Roma

Cidade aberta

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão. No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

Só a Alitalia voa direto a Roma, saindo de São Paulo. A TAM só voa a Milão (também de São Paulo). Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem, que agora tem um tronco norte-sul ultra-rápido. Caso você desçar em Milão e fique uns dias por lá, vale a pena continuar a Roma pelos trilhos: são 2h59 na linha rápida direta.

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano).
Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de bumba.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Roma no Viaje na Viagem

122 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Luciano
LucianoPermalinkResponder

Antes de mais nada, parabéns pelo novo visual. Tudo bem que o conteúdo de vocês fica bem até em papel de pão, mas nada como unir beleza exterior e interior smile.

Estou me antecipando um pouco, mas tive um incidente nas férias deste ano que me fizeram ficar em casa então estou com apetite para planejar as do ano que vem. Vou à Itália em julho/agosto do ano que vem (férias dos meninos, fazer o quê?) e planejo ficar entre 10 e 15 dias. Considerando que vou com 2 crianças, de 11 e 3 anos, então meu ritmo é mais lento, minha dúvida é: Roma-Florença-Veneza ou Roma-Florença-Costa Amalfitana/Capri?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Com poucos dias e com crianças, o ideal seria fazer Roma-Florença-Veneza. Costa Amalfitana envolve mais deslocamentos e muito sobe-e-desce de escadas, além de ficar superlotada de turistas nessa época do ano.

Para dicas de como montar o seu roteiro, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Bóia,

era isso que eu temia... sad
Quanto ao bate-volta a Pompéia, você acha que dá para fazer?

Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! É um passeio puxado! Como não precisa ser comprado com antecedência, você pode deixar para decidir in loco, de acordo com o ritmo da sua turminha smile http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

Ricardo Mangold

Luciano...com crianças, vale conhecer o parque temático romano, o Cinecittà World, inaugurado agora.

Juliana C Leite

Boia et al.,

Pretendo fazer Roma a Madrid de carro, mas estou com dificuldades de achar locadoras de carro que permitam pegar o carro em Roma e devolver em Madrid. A rota prevista eh Roma, Cinque Terre, Monaco, Nice, Avingnon, Lourdes, Madrid.

Alguma dica de locadora ou site para ajudar na pesquisa?

Obrigada!

Juliana
World, Surprise me: http://world-surpriseme.blogspot.com/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Por favor não repita perguntas em posts diferentes. Já respondemos no post da Côte d'Azur.

http://www.viajenaviagem.com/2014/07/hoteis-provence-cote-dazur-dicas/comment-page-1/#comment-430814

Juliana C Leite

Para complementar minha pergunta anterior: ate encontro aluguel de carro em agencias como Budget, mas nao sei se os precos fazem sentido - aluguel em torno de US$500 e taxas de US$2000! Eh isso mesmo?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! É o que eu disse na resposta à mesma pergunta que você postou na Côte d'Azur. Não é um tipo de viagem que se faça. (E por favor, não repita perguntas em lugares diferentes).

Roberta Gullo
Roberta GulloPermalinkResponder

Olá!!! Gostaria de uma ajudinha, por favor.
Um amigo me informou que vários pontos turísticos em Roma estão em obra: Fontana de Trevi, Coliseu, Praça de Espanha...
Fiquei um pouco frustada, uma vez que tô com viagem marcada para novembro.
Vocês têm informações sobre essas obras e sabem me dizer se, mesmo em obras, vale à pena a viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Em qualquer momento sempre haverá monumentos importantes em obras em qualquer, qualquer, qualquer lugar da Europa.

Nina
NinaPermalinkResponder

Roberta, o Coliseu já teve sua restauração concluída. Inclusive, há algumas áreas liberadas para visitação que antes estavam fechadas. A Fontana di Trevi está desligada para restauração, mas você pode visitar e, inclusive, chegar mais perto das esculturas, por causa das passarelas instaladas para a restauração que podem ser usadas pelos turistas. E Roma não é a cidade eterna, é a cidade infinita. Existem centenas de outras atrações que valem muito a pena, pode apostar!

Iracy Oliveira

Olá Roberta, também irei à Roma em novembro e parece que vamos estar num canteiro de obras. Que pena.

GEISUN
GEISUNPermalinkResponder

Boa noite! Estamos indo para a Espanha / Itália em setembro e gostaria de saber se é necessário tomar alguma vacina? Valeu mesmo e obrigado pelas informações.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geisun! Não precisa, não!

jaqueline
jaquelinePermalinkResponder

ola o que voce me sugere em minha viagem onde saio do rio para roma e que ir parando ate chegar a munique no período de 20/09 a 04/10. gostaria muito daquelas cantinas bem artesanais também.

Cleia zeminian

Olá,Luciano!!vou em dezembro para Milâo,quero ir para Roma de trem rápido,tenho uma duvida!!!!vc saberia me informar qual tamanho de mala daria para levar?sei que o espaço é pequeno,mala média daria? Obrigada cleai

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleia! O ideal é viajar com uma mala média, de até 65 cm de altura quando em pé. Maior que isso, você se arrependerá.

Açucena
AçucenaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Eu ia justamente fazer o trio Roma-Florença-Veneza em 7 dias (6-14/11), com 3 dias inteiros em Roma, 2 em Florença e 2 em Veneza, isso porque eu ainda tenho um voo pra Paris pra ficar só mais 2 dias, visto que meu voo de volta é por Paris. Nessas condições, acho que vou ter que sacrificar Florença ou Veneza. Eu sei que isso vai muito da pessoa, mas o que você me recomenda sacrificar, Veneza ou Florença?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Açucena! Como o seu tempo é curto, em Roma fique 4 dias inteiros. Depois, com apenas 3 dias, sendo um com deslocamento, sobra pouco tempo para rodar pela Toscana. Por isso, talvez seja melhor ir para Veneza. Com 2 dias inteiros, dá pra passear bastante. E de lá, existe vôo direto para Paris.

Açucena
AçucenaPermalinkResponder

Obrigada Bóia, seguirei exatamente as dicas! smile

Felipe Alves
Felipe AlvesPermalinkResponder

Olá! Estou de passagem comprada para a Europa no mês de novembro. Passarei 12 dias ao total, sendo dez dias completos. A viagem se inicia em Roma e termina e Paris. Qual roteiro seria mais proveitoso na sua opinião? Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Recomendamos um mínimo de 5 dias, idealmente 7, numa primeira visita a Paris. Você pode dividir a estada entre as duas cidades (voando entre elas) ou encaixar Veneza ou Florença entre as duas (voe de qualquer uma delas a Paris).

Alessandra Penha

Olá! Primeiramente preciso dizer que eu adoro seu site! Parabéns!! Agora, tenho algumas perguntas, estou pensando em fazer uma viagem para Itália, em janeiro, tenho pouco tempo para viajar, basicamente 1 semana, sendo que um dos destinos certos é Veneza!
Na sua opinião, qual seria outro destino?? Gostaria de saber também se os invernos são muito rigorosos, com neve, afugentando os turistas ou se dá para curtir as cidades!
Obrigada

marcia de freitas cortez

Olá, escrevo para agradecer as inúmeras dicas que muito facilitou a viajem que eu e minha família fizemos em junho pela Itália .Começamos por Veneza onde a chegada de barco táxi recomendada pelo site funcionou de forma impecável.Em Florença fizemos um passeio pela Toscana com a empresa Viator. Passeio honesto e muito organizado. Concordo que em Roma é necessário ter preparo físico. A cidade é enorme e com inúmeras atrações imperdíveis.Contratamos os serviços da Elmocar transfer e turismo que facilita de forma impecável os passeios pela maravilhosa Roma.O passeio noturno é imperdível !!!!! Mais uma vez o meu muito obrigado pelas dicas. Abraços, Márcia

Luiz Aquino
Luiz AquinoPermalinkResponder

Estarei chegando em Roma dia 17 de Janeiro de 2015 e ficarei até 19. Já estive em Roma três vezes. Depois vou a Florença, Sorrento e Verona. Estou preocupado com o frio. Não estou muito acostumado. É verdade que por volta das 16 horas começa a escurecer? Chove muito nestas cidades nesta época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Os dias de inverno são realmente mais curtos; vai começar a anoitecer lá pelas 17h. Não chove muito, não. Veja como se abrigar do frio: http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

Iracy Oliveira

Olá, antes de tudo quero agradecer às dicas de voces, tanto no blog como nos comentários, já que tiro mts dúvidas.
Em novembro farei o circuito Roma-Florença-Veneza retornando de navio. Acho que será uma linda viagem, pois será a 1ª vez na Itália e já anotei várias dicas de vcs. Mas agora pintou uma dúvida. Recebi um email do Booking informando sobre um imposto citadino em Roma, que será aplicado a partir de setembro a todos os clientes de hotelaria.
Vc sabe me informar que imposto é esse?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iracy! Não consegui localizar essa informação na internet. Mas se o Booking diz que tem, tem.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Iracy, também recebi esse email, e por isso enviei uma mensagem para o hotel que vou me hospedar em outubro. A resposta deles confirma o email do booking.com, e a partir de 01/09 a taxa cobrada será de 3 euros por dia.

Açucena
AçucenaPermalinkResponder

Bom, como eu disse eu outro post daqui, estou indo à Roma em novembro e já li todos os relatos sobre a região do Termini.. Já sei que não é uma área bonita, que é a mais barata e como você disse, é mal encarada.. Uma amiga minha que esteve em Roma há umas três semanas me disse pra eu ficar pelo menos umas cinco quadras longe do Termini, porque dá pra ir andando de dia sem problema e de noite, não fica muito próximo. Eu queria saber se essa informação da minha amiga procede, Bóia, Ricardo.. Até agora não consigo resolver o lance da hospedagem...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Açucena! O perigo na Europa está nas aglomerações turísticas durante o dia e no transporte coletivo.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/europa-inseguranca-turismo

Nina
NinaPermalinkResponder

Açucena, eu prefiro me hospedar em outras regiões, como o Prati e até mesmo o Vaticano. Você pode ir de Metro, com tranquilidade. Acho mais tranquilo, mais seguro e com preços melhores. Acho que dá pra evitar a muvuca da região da Termini.

Mônica Chatel

Bóia, gostaria de uns pitacos na minha viagem.
Agora em setembro vou para Milão, Veneza, Florença e Roma.
Roma é o X da questão.
Chego na 6a feira dia 19 de manhã e fico até dia 27 a noite, ou seja tenho 7 dias cheios.
Já agendei visita noturna ao Museu do Vaticano e Capela Sistina para o dia da chegada.
Penso em ir na Galleria Borghese no dia 25 e comprar o ingresso pelo site, já com horário agendado - não usar o Roma Pass
Talvez um bate e volta para Pompéia e Nápoles dia 21, depende da disposição, na hora vejo.
Capri estou para desistir, acho que fica muito cansativo e frustante, provavelmente ficará para a próxima.
Qual roteiro voce me sugere pra ver Roma bem vista, com calma, tomando uns capuccinos vendo a vida passar , no esquema de separar por bairros?
E quanto ao uso do Roma Pass, compro? Passe de ônibus? Compro o Roma Pass lá?
Obrigada mais uma vez, pessoal!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! No post sobre o Roma Pass a gente dá um roteirinho com as principais atrações da cidade. Dá uma olhada lá wink

Kelly Fernandez

Olá!
Gostaria de deixar uma dica para quem procura um passeio diferente em Roma. Que tal um passeio de bike pela Via Ápia Antiga? Essa é a estrada mais antiga da Roma, fiz um relato no meu blog contando essa experiência, com mapa e distâncias dos diversos pontos turísticos: http://mochilahiperativa.com.br/2014/08/14/roma-passeio-de-bike-via-apia-via-appia-antica/

rita
ritaPermalinkResponder

oi .. Ricardo vou para Itália final de outubro..e gostaria de saber se vale a pena visitar Milão..? ou Roma seria mais interessante pois terei apenas 9 dias para passera..e ainda uero conhecer veneza..e tb nao sei qual melhor lugar e mais em conta para se hospedar em roma.. e vc acha qu consigo ir em 1 dia e volar em veneza?...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Quem responde é A Bóia.

Veja roteiros de 9 dias na Itália:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Yuri
YuriPermalinkResponder

Olá Bóia e pessoal,

estou viajando para Roma no dia 15 de outubro. Consegui através do site de vocês as dicas para a visita a Necrópole e já consegui reservar o dia. Estou com algumas dúvidas de roteiro e queria pedir muito a ajuda de vocês.

Chego dia 16 (quinta) e saio dia 19 (domingo)
Quinta: seria um dia morto, pois chegaríamos pela tarde provavelmente exaustos. Teria algo que poderíamos fazer bem light sem usar o Roma Pass?
Sexta: Vaticano e Necrópole
Sábado: Coliseu e tudo que envolve a primeira gratuidade do romapass.
Domingo: Galeria Borghese e (noite) ir embora da cidade

Minhas dúvidas são:

- falam que domingo e quarta são os dias em que o papa fala. Sabe a hora que ele faz isso? É possível visitar a galeria borghese (se eu conseguir agendar o horário mais cedo de domingo) e depois dar um pulo para ver o papa falar?
- Não vi no site de vocês dicas para comida (me corrijam se eu que não consegui ver). Vocês indicariam alguns lugares em conta para comer? Adoraria provar da culinária Italiana, mas no meu roteiro ainda estou perdido nesse quesito.
- Há algum lugar que possa se visitar à noite? Como chego na quinta poderia ver algo pela noite. Vocês indicariam algum lugar free?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yuri! No dia da chegada, passeie a esmo pelo centro histórico, sem consultar mapa, para se perder mesmo e se surpreender com o que aparecer no seu caminho.

À noite, vá ao Campo de Fiori ou Trastevere.

Não temos dicas específicas de onde comer. Evite restaurantes com "menu turistico" ou menu em 4 línguas na porta. Tanto no Campo de Fiori quanto no Trastevere você encontrará esse tipo de restaurante.

As bênçãos papais acontecem quarta-feira às 10h30 (é preciso requerer ingresso) e domingo às 12h (não é preciso ingresso). As coordenadas estão nesta resposta:
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/tour-secreto-do-vaticano-o-peesse-fez/comment-page-2/#comment-346212

Mais dicas de como escolher restaurante em viagem:
http://www.viajenaviagem.com/2012/09/7-dicas-escolher-restaurantes

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

Olás uma pergunta , vou viajar pela Itália 15 dias agora em Setembro e sempre me sinto insegura com os taxis desde que fui passada para trás em paris . Como são os taxis na Itália ? Na maioria honestos ??? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valeria! Na maioria, em todo lugar, são honestos. Isso não significa que você não possa pegar um enrolão.

Roberta Biasutti

Olá Bóia!
Estou indo pra Itália em novembro, chego dia 07 e parto dia 19, então terei 11 dias inteiros. Me deslocarei entre Roma - Florença - Veneza - Milão, pois meu voo de volta sai de Milão. Ficarei hospedada em hostels e sou bem econômica em todos os sentidos, gosto de passear a pé, andar de trem, comer na rua.. E o que eu gostaria de saber é se 2000 euros é o suficiente pra esses dias, pois é o meu orçamento entre $ e VTM, além do cartão de crédito. Não tenho muita noção pois é minha primeira viagem fora da América.

Roberta Biasutti

Ah, e estou viajando sozinha.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Veja como estimar gastos de viagem:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

MariaCristina
MariaCristinaPermalinkResponder

Olá, Bóia.
Chegarei à Roma, de avião, na manhã do dia 11, às 7h. Acredito estar livre, após acomodação no hotel, após as 10h. Pensei em caminhar buscando local para comer e depois visitar o Coliseo, o Fórum Romano e o Monte Palatino. Li por aqui, em algum lugar, que posso e devo usar o Roma pass para estas 3 visitas ( que contam como 1 só ) , como primeira atração não paga. Gostaria de saber qual a duração aproximada para estas 3 visitas, pois pretendo iniciar às 13 h e quero calcular o que fazer depois. Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! As visitas contam como uma só no Roma Pass, sim:
http://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass

A visita ao Fórum é bastante exaustiva. Se for o seu dia de chegada, lembre-se de que não terá dormido direito e terá um fuso de 5 horas contra você. As três visitas são possíveis numa tarde longa, mas não programe nada para depois que não seja um jantar.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Olá. Bom dia.
Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao tópico 'Daqui pra onde', pois estou indo para Itália em janeiro..ficarei 21 dias por lá. Em relação aos bate-volta entre as cidades..quais as opções de transporte para se fazer isso? E os preços?
Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Você pode fazer os bate-voltas de carro ou de trem.

Para saber preços de aluguel de carro, veja:
Rentalcars

E para passagens de trem, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/passo-a-passo-como-comprar-passagens-de-trem-online-na-trenitalia

Clovis Pereira Correa

Olá!!! Gostaria de uma ajuda, por favor. Somos uma família de 10 pessoas e pretendemos viajar por 18 dias pela Itália partindo de Roma. Ainda não sabemos ao certo a data nem o roteiro. Pretendemos alugar uma van pela internet e contratar um motorista para dirigir por todo o percurso. Será que conseguimos? Vc poderia nos ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clovis! Desculpe, não sabemos como ajudar. Procure um agente de viagem.

Claudia Lacerda Soares

Na verdade é uma pergunta: é necessário retirar Visto para viajar para a Itália?
Desde já obrigada e saiba q o site me ajudou mto a planejar a viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Brasileiros não precisam de visto para viajar a países da Europa Ocidental.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Vou passar o natal em Roma, poderias me ajudar indicando restaurantes para eu jantar naquela noite com minha esposa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Recomendamos você pedir indicações ao seu hotel para saber os restaurantes que estarão abertos nesta data e também para eles te ajudarem com a reserva.

Ou, se preferir, o Ricardo Freire dá uma dica de Natal fora de casa, aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/12/noite-feliz-pra-viagem-como-passar-o-natal-fora-de-casa

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Olá,

Amei todas as dicas do site. Estou super seguindo como base para me programar.
Vou visitar uma amiga que está morando em Amsterdã. A partir daqui, vi um outro link sobre algo que estava pesquisando: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/
Mas os comentários estão encerrados.
Tinha dúvidas quanto a carta-convite, que neste link afirma: " Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail". Gostaria só de uma confirmação: a validade dessa informação. Sabem me dizer se, HOJE, ainda é aceita a carta escaneada por e-mail?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Não sabemos de nenhuma nova diretriz. O importante é que seja assinada.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Boa noite, Bóia!
Queria saber se vou pegar muito frio se for pra Roma em março, penso em ficar lá por uma semana no meio do mês... também queria tirar uma dúvida: tô quase fechando um apartamento pelo Airbnb localizado na Via Norico (uns 15 minutos a pé do Coliseu e Circo Maximo, bairro San Giovanni). É legal por ali?

Muito obrigado smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Março ainda é inverno, estará bastante frio. San Giovanni é um bairro animado. Tem restaurantes baratos e também tem a rua que é o point GLS de Roma.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Acho que vou alugar esse mesmo, então. Obrigado pelas dicas! Sempre que vou pra fora me baseio nas dicas de vocês. smile

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Boia, olha eu aqui de novo. Queria tirar uma dúvida. Lá em Roma (e em Paris) existem aqueles chips pré-pagos que você usa internet 3G no iPhone e tudo mais, igual fazem em NY? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Em quase todo lugar tem. Veja aqui as dicas: http://www.viajenaviagem.com/2012/03/chip-local-no-exterior

Fernando Almeida

Bom dia, estarei viajando em outubro com minha esposa mais dois casais e iremos passar por Lisboa, Madri, Barcelona, Nice e Roma, as viagens serão sempre aéreas sendo que alugamos uma Van em cada cidade. Gostaria de saber se fiz a coisa certa, já que nenhum de nós já fez este passeio, ou se seria melhor abandonar a locação do carro e contratar empresas locais para nos guiarem. Teria como nos ajudar nos roteiros? Serão praticamente de dois a três dias em cada cidade.
Agradeço desde já a atenção dispensada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Carro é dispensável nessas cidades. Se as passagens não estiverem compradas ainda, considere passar mais tempo em cada lugar e cortar um ou dois destinos. Veja: http://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

osman junior
osman juniorPermalinkResponder

Estou indo a Roma em novembro próximo e gostaria de dicas:
Como comprar ingressos para o Museu Vaticano?
Onde comer bem e com preço acessível?
Vale a pena ir ao Coliseu? e onde comprar ingresso?

Obrigado pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Osman! Clique nos posts que estão ao pé do texto ("Roma no Viaje na Viagem"), você obterá todas essas informações. Obrigada!

Ariane
ArianePermalinkResponder

Olá Bóia!
Primeiramente, gostaria de registrar que o site me ajudou e ainda está ajudando muito a fazer o roteiro por Roma e Florença, viagem que eu e meu marido iremos realizar em novembro/2014.
Tenho algumas dúvidas quanto ao Vaticano, tenho 2 possíveis dias para visitá-lo, sábado ou domingo e gostaria de saber qual desses dias é o mais indicado? No domingo corremos o risco de estar muito lotado? E o museu do Vaticano abre nesses dias?

Desde já agradeço o retorno!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ariane! Se quiser visitar o museu (lembrando que a visita deve ser reservada com antecedência, para evitar filas), vá no sábado. O museu do Vaticano fecha aos domingos.

Para mais dicas, leia: http://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york

Juliana
JulianaPermalinkResponder

A respeito das chuvas em Roma no mês de novembro: qual a intensidade? Chove muito? Chove forte? Costuma durar o dia todo? Pretendia visitar a cidade na primeira quinzena de novembro, possivelmente na primeira semana. Não tenho medo de frio, mas passear pelas ruas da cidade com chuva e frio não dá!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Não são chuvas torrenciais. Você pegará chuvisqueiros e chuvas em todo lugar na Europa praticamente o ano inteiro. Apenas no sul da Europa (centro e sul da Itália, Grécia, Espanha, Portugal) você pegará três meses de estiagem garantida no verão.

lumarzola.y@gmail.com

Olá, gostaria de receber dicas de roteiro para natal e ano novo na Italia, começando por Roma e terminando em Milão. Estou perdida, sem saber onde passar o ano novo... obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lumarzola! Não fazemos roteiros personalizados. Entre Roma e Milão, os locais mais visitados pelos nossos leitores são Florença/Toscana e Veneza. Monte o seu roteiro que depois podemos ajudar e dar os nossos palpites.

Para ajudar, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
http://www.viajenaviagem.com/destino/veneza/
http://www.viajenaviagem.com/destino/florenca
http://www.viajenaviagem.com/destino/toscana
http://www.viajenaviagem.com/destino/milao

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Boa tarde,
Achei muito interessante suas colocações e seus comentário foram muito úteis, mas fiquei com uma dúvida.
Viajarei com meu marido para roma em novembro, numa sexta e chegarei no sábado a noite, portanto não dará para aproveitarmos muito deste dia. No domingo tem algum ponto turístico que poderíamos conhecer, ou eles só abrem dia de semana? O q fazer num domingo? Ficaremos apenas até a terça seguinte, quando viajaremos para Alghero no período da tarde...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Você pode consultar o horário de funcionamento de cada atração nos respectivos sites. O Coliseu abre domingo wink

Flavia Santos
Flavia SantosPermalinkResponder

Bom dia Boia,

Estou fechando minha viagem São Paulo - Paris
Paris- Itália, minha duvida é se seria interessante, ao sair de Paris, eu chegar em Veneza e sair por Roma ou o contrário.Ficarei na Itália 15 dias e farei a Toscana de carro.
Obrigada
O que sugere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Tanto faz começar por Veneza ou por Roma, deixando a Toscana no meio. Mas se quiser uma dica, deixe para o final a cidade que tem mais vontade de conhecer. wink

Andre
AndrePermalinkResponder

Ola Ricardo.

Estou programando uma viagem para Roma.

Tem algum blog específico de Roma que você indique?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Quem responde é A Bóia. Dê uma olhada no Turismo em Roma: http://turismoemroma.com/

Luciana Rodrigues - Turismo em Roma

Grazie pela indicação smile

Vivian
VivianPermalinkResponder

Boa noite!

Gostaria de uma ajuda para um roteiro de 20 dias na Itália, não sei por onde começar e nem quantos dias ficar em cada lugar. Essa será minha primeira viagem ao exterior.

Carolina Arfelli

Boa tarde,
Estamos com passagem comprada ida por Roma, dia 20out, e volta por Paris dia 02nov. Pretendemos ficar em Roma 4 dias (até 24out), assim como, ficar em Paris do dia 30out ao dia 02nov. O problema está sendo em distribuir os 5 dias entre Roma e Paris (25out à 29out). Nossa vontade é conhecer Florença, Veneza e Zurique. É possivel Boia? Como podemos fazer o roteiro? Melhor de trem ou carro? Tenho lido vários posts nos ultimos meses, mas ainda não conseguimos definir.... Ademais, obrigada pelo site que ajuda a realizar sonhos de viagem!!

Neftali
NeftaliPermalinkResponder

Carolina, de Roma vá para Florença de trem (1h20) e fique 3 dias, aproveitando para ir a Pisa e a Siena (e San Gimignano..). Logo vá para Veneza de trem (2 horas) e fique 2 dias. De Veneza a Paris vá de avião, há diversas ofertas boas, eu fiz o mesmo trecho por Air France em maio e custou uns 70 Euros, com mala incluída. Desista de Zurique, é fora de mão, a cidade não tem graça nenhuma e você não tem tempo. Deixe a Suiça para a próxima. É a minha sugestão. Os trens na Itália compre em www.trenitalia.com ou www.italotreno.it

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Neftali, muito obrigada, nos deu uma luz imensa!!! (marinheiros de primeira viagem). Já vamos tirar Zurique do roteiro! O que vc acha de fazer o trajeto de Roma - Florença - Veneza de carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Este post aqui pode ajudar: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Bóia, faltou um detalhe. Temos que ir de Veneza a Paris no dia 29/out, mas a tarifas aéreas estão caríssimas!! Já vi em outro post que vc acha loucura fazer o techo de trem noturno.....Mesmo que eu pegue uma primeira classe, é loucura?......

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Carolina. Não acho caríssimo pagar entre 64 e 90 Euros pelo trecho Veneza-Paris, voando Ryanair, EasyJet ou Transavia, em 29 de outubro .De trem vai ser muito mais caro, e esse trem é péssimo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! De trem, são mais ou menos 11 horas de viagem. Será extremamente cansativo, mesmo de primeira classe.

Numa pesquisa rápida, achamos tarifas a partir de 234 reais para voar de Veneza até Paris, sem escalas. Use sites como o Submarino Viagens e Kayak para pesquisar tarifas de vôos entre Veneza e Paris.

Luciana Rodrigues - Turismo em Roma

Por que não tirar Zurique e incluir Bolonha ou Milão no seu roteiro? De Milão há seis ou sete trens por dia que chegam em Zurique em 4 horas de viagem e custa cerca 32 euros. Acho contra-mão, mas de repente você pode querer muito ir a Zurique.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Lu, não fazemos questão de Zurique, foi uma amiga que sugeriu, mas já estamos tirando do roteiro...rs Talvez seja melhor aproveitar mais em Roma - Florença - Veneza, e não fazer roteiros corridos mesmo. Você tem razão, é contra mão... Obrigada!!! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Roma, Veneza e Florença pedem pelo menos 10 dias de viagem. Zurique não cabe no roteiro. Use essas dicas para montar sua viagem: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Carolina Arfelli

Obrigada Bóia!!

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Bóia, olha eu aqui de novo.

Esqueci de perguntar uma coisa importante. Tenho um daqueles Travel Money em casa, que usei em NY sem nenhum problema. Quando fui a Paris em 2011 não usei (levei apenas cartão de crédito e dinheiro em espécie). Dessa vez, vou pra Roma e Paris... queria saber se lá também dá pra usar sem problemas e se eu posso sacar dinheiro nos caixas eletrônicos quando precisar.

Como não canso de falar: parabéns pelo site e obrigado pelas dicas! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Pode usar sim na Europa, sem problemas. wink

Emerson Romão da Silva

Impossível viajar sem antes consultar o oráculo Viaje_na_viagem...
Estou planejando para o próximo ano o roteiro Roma-Croácia (10 d itália + 5d croácia). Quero aproveitar a relativa proximidade e atravessar o Adriático em busca das belezas Croatas.Quais as suas recomendações. Pretendo ir e voltar por Roma, com voo da Alitalia direto do Galeão.
Grande abraço e parabéns!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emerson! As dicas publicadas sobre a Croácia no Viaje na Viagem estão aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/croacia

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Boa tarde!!!
Gostaria de tirar uma dúvida.
Vou chegar em Roma no sábado dia 11 e como sei que no domingo o Vaticano não abre, preciso agendar meu tour para o Vaticano para o dia da chegada (11). Como meu voo chega as 7 da manhã, pensei em agendar pras 13 hs (até chegar ao hotel que fica meio longe, deixar as malas e pegar o metrô para o Vaticano precisamos de bastante tempo). Só que para esse horário não tem mais no site visita com audioguia.
Minha dúvida é: Dá pra comprar o ingresso para os Museus, Basilica e Capela Sistina adiantado e adquirir um audioguia na hora em português ou espanhol sem ficar nas filas? Ou o audioguia é vendido juntamente com os ingressos e eu preciso necessariamente ficar na fila?
Muito obrigada mais uma vezsmile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Eu testei aqui e dá pra comprar visita + audioguia nesse dia e horário, sim. smile

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Obrigada mais uma vez Bóia pela imensa ajuda. Só uma dúvida: Quando na parte do preenchimento do cadastro aparece opções de linguas (ingles ou italiano), quer dizer que o meu audioguia será nessa língua? Ou eu escolho na hora?
Preferia espanhol, mas caso não tenha opção, vou pegar ingles mesmo...rs..
Obrigada mais uma vezsmile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Escolha o audioguia em inglês e na hora tente trocar pelo em espanhol. wink

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Obrigada!!!

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Olá Bóia! estou com passagens fechadas para Roma de 20/12/2014 a 01/01/2015. Gostaria de saber como é o ano-novo em Roma e o que há de interessante para se fazer na cidade. também estou vendo um apto pelo homeaway nas cercanias da Piazza San Salvatore in campo (próximo ao Campi de Fiore). É um lugar tranquilo para se ficar?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! As dicas dos leitores para o Réveillon estão aqui: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

O Ricardo Freire recomenda justamente Campo de’ Fiori para alugar apartamento em Roma. Use o Google Maps para espiar a vizinhança.

Go Hip Girl
Go Hip GirlPermalinkResponder

Roma é realmente uma das cidades mais lindas do mundo! Estive lá em fevereiro desse ano para curtir o dia dos namorados (moro em Viena), foi demais smile Também tenho um blog de viagem: www.gohipgirl.com. Fiz um post com o meu Top 10 em Roma, dá uma olhada e veja se também concorda wink

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá Boia!! Tou com uma baita dúvida.. Eu comprei vários bilhetes pela TrenItalia e queria saber se entro nos trens só com o pfd impresso ou tenho que trocar na bilheteria? Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Basta levar o bilhete impresso. wink

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Boa noite! Comprei ingressos pela internet para os museus do Vaticano, o Scavi Tour e o Coliseu. Em todos eles há um aviso para que eu apresente no local um documento de identidade com foto e o comprovante do ingresso. Posso apresentar meu RG e uma cópia do meu passaporte ou eles só aceitam o passaporte original?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O seu RG e a cópia do passaporte servem.

Nina
NinaPermalinkResponder

Eu levei a Carteira de Motorista e cópia do passaporte. Mas não olharam nenhum dos dois! rs rs Só passaram o código de barras no leitor e mandaram entrar.

Angela V
Angela VPermalinkResponder

Olá pessoal, quero parabenizar pelo site, é ótimo. Vou à Itália em fevereiro de 2015, vou ficar do dia 12/02 ( saída de São Paulo ) à 01/03 ( saída de Roma), sendo que de 14/02 à 21/02 estarei com um grupo pela Sicília, no período de 21/02 à 01/03, eu e meu marido queremos fazer Roma- Florença e Veneza, vocês podem nos sugerir se é melhor ir de Palermo a Roma, começando por Roma ou iniciar por Veneza, indo de trem ou avião de Palermo a Veneza?
Obrigada,
Angela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angela! Com 9 dias, uma viagem entre Roma-Florença-Veneza, será bem corrida. Mas temos uma dica de roteiro aqui (apenas troque Milão por Roma):
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Se o seu vôo de volta sai de Roma, voe de Palermo até Veneza e venha descendo. wink

sheila souza
sheila souzaPermalinkResponder

Voces poderiam me informar se a compra pelo EDREAMS para passagens em voos internacionais e confiavel? O Submarinoviagens faz pesquisas e compras multidestinos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! O Submarino só orça multidestinos por telefone.

Edreams é uma agência grande e, a essas alturas, tradicional.

O http://www.kayak.com.br tem uma ótima ferramenta multidestinos.

Matteo
MatteoPermalinkResponder

Amo Roma! Sou italiano mas moro no Brasil e acho uma das cidades mais bonitas do mundo! Aqui um roteiro de 2 dias em Roma! http://embarqueprioritario.com/2014/10/17/roma-2-dias-na-capital-da-italia/

Rejane
RejanePermalinkResponder

Esse é o destino dos sonhos da minha mãe! Um dia conheceremos Roma, juntas! smile

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá!

Gostaria de saber se é possível despachar vinho na volta pela Alitalia, e, se sim, qual a quantidade de garrafas por passageiro. No site da Cia. não tem muitas informações. Por telefone, cada atendente fala uma coisa. Li na internet relatos de passageiros que não conseguiram despachar por essa empresa. Alguém já voou pela Alitalia e conseguiu trazer?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! O problema não deve ter sido o vinho, mas a embalagem. Se você despachar em um contêiner específico ou dentro da mala, não deve haver problema. Veja se nos depoimentos que você leu há alguma referência ao invólucro.

A alfândega brasileira permite que você traga até 12 litros de bebida. Tudo o que exceder US$ 500, porém, será tributado.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá, Boia! Obrigada pela atenção!

Aparentemente não foi a embalagem: "Tudo embalado nas melhores caixas que já vi. De verdade. Compro vinho e despacho no mundo todo, New York, Londres, Paris. Nenhuma loja jamais embalou com o cuidado deles: caixas realmente resistentes, com proteção interna de isopor, toda travada com fita, e amarrada por fora com aquelas fitas plásticas que fecham caixas de geladeiras e televisores. Sinceramente, nunca vi nada igual, nas várias dezenas de caixas que já trouxe ao longo dos anos."

Luciana Rodrigues - Turismo em Roma

Marina, vou procurar a lei para poder dar respaldo à resposta. Parece que a questão é que para transportar bebidas alcoolicas, elas devem ser compradas e embaladas pelo duty free. Eu não despachei e comprei no duty free e o limite de garrafas era de 2 por passageiro. Há cias aéreas que vc compra a bebida e elas te entregam a garrafa na porta do avião para evitar que o passageiro supere o limite.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Obrigada, Luciana!