Santiago

Ordem e progresso

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas. Continuando pela Alameda chega-se a Providencia, um importante bairro comercial. Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos; é a região dos negócios e do lazer da elite.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

188 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
laura alves
laura alvesPermalinkResponder

Vou ao Chile em fevereiro e ficarei 7 dias. Fiz reserva no Hotel Íbis da Estacion Central ao invés da comuna de Providência, tentei trocar mas não consegui. Estou preocupada com a comuna de Estacion Central. Poderia me dar algumas dicas? É de fácil acesso? É muito afastado do centro? Posso usar o metrô a noite tranquilamente ? Grata Laura

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Não é uma região agradável quanto tantas outras de Santiago. Não vale a pena ficar lá. Se puder cancelar sua reserva, busque outro hotel.

Kátia Krauel
Kátia KrauelPermalinkResponder

Quando o Ricardo Freire esteve em Santiago, Chile?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! A última vez em 2011. Depois disso, a cidade foi visitada por outras pessoas da equipe.

Maria Aparecida Soares

Vou viajar com um grupo para Santiago de 04 a 09 de abril de 2015.
Estou preocupada com o clima. Será a minha primeira viagem para lá.
Poderia informar a temperatura nesse período ? Hospedaremos no Hotel RQ Santiago Suites. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Aparecida! Para saber as médias históricas de temperatura em Santiago no período da sua viagem, veja o World Weather Online: http://www.worldweatheronline.com/Santiago-weather-averages/Region-Metropolitana/CL.aspx

Sil
SilPermalinkResponder

Estive lá neste período, inicio de maio, e achei bem frio à noite. Gelado!

kelly
kellyPermalinkResponder

Olá! Vou para Santiago...pretendo pagar o hotel em dólares...pergunta... eu preciso de passaporte para pode pagar o hotel em dólares? pois li num post abaixo.
Grata
Kelly

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Você precisa apresentar passaporte ou carteira de identidade brasileira acompanhada do comprovante de entrada no Chile para obter isenção do IVA de hotéis, ao pagar em dólar ou cartão internacional.

Nathan Dias
Nathan DiasPermalinkResponder

Olá! Bóia vou ao Chile em novembro e quando eu deveria levar ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathan! Não precisa repetir sua pergunta em vários posts. Nós respondemos todas.

Veja: http://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/comment-page-6#comment-440465

Veridiano Cerqueira de Andrade

Bom dia!
Estou planejando ir com minha esposa para Santiago (1ª vez) no dia 19/01/2015 e voltar no dia 24/01/2015. que dicas você pode me dar para aproveitar este pequeno, período? (Hotel, passeios, restaurantes)...

abraço.

Veridiano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Veridiano! No guia acima você pode clicar no link Primeira Viagem a Santiago. E mais abaixo, veja a seção Mais Santiago, onde damos dicas de hotéis, restaurantes e passeios. wink

Laís
LaísPermalinkResponder

Boa noite,
Queria saber qual a melhor vinícola para passear no Chile?
Grata, Laís

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laís. Existem inúmeras vinícolas no Chile. Para conhecer algumas próximas a Santiago, leia as dicas da seção "O que fazer" deste guia.

http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-santiago

Ana
AnaPermalinkResponder

Oi! Vou para o Chile dia 26/dez e gostaria de saber qual a melhor moeda para levar, peso chileno ou dólar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Leve reais ou dólares, se já tiver em casa.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Olá, vou passar o Réveillon deste ano em Santiago. Vou me hospedar no Time Suite, alguém conhece? Sabem se a localização é boa? Obrigada!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Localização ótima, em Las Condes quase na fronteira com Providencia. Rua bonita, lugar seguro, 2 quarteirões de estação de metrô (El Golf), 4 quarteirões da linda Avenida Isidora Goyenechea, com muitos restaurantes, 10 minutos caminhando para o shopping Costanera Center.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Bom dia, vou para o Chile em Fevereiro, gostaria de dicas sobre telefonia. Qual a melhor operadora para comprar um chip pré pago? Não vivo sem internet e preciso me counicar qd chegar. Rs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! Já respondemos sobre chip de celular no Chile para outro leitor. Leia aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/chip-local-no-exterior/comment-page-4#comment-404687

Cintya
CintyaPermalinkResponder

Apareceu uma oportunidade de viajar para o Chile já agora, no dia 3/11, vou ficar até dia 8 por lá. 5 dias seriam suficientes para conhecer um pouco mais da Cidade? Queria fazer uma visita a alguma vinícola, recomendações? Vale a pena visitar as estações de esqui nessa época do ano? Ainda há neve?

Obrigada,
Cintya

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cintya! Em novembro não haverá neve nas estações de esqui. Se a intenção é ver e tocar neve, não vale a pena enfrentar a estrada cheia de curvas.

Todas as dicas estão no texto. Veja a seção "Mais Santiago".

Karine
KarinePermalinkResponder

Olá! Estou indo ao Chile em Dezembro, ficarei do dia 26 à 31. Me hospedarei no HorizonGroup, na rua Merced, Lastarria. É uma boa localização? E a respeito da vida noturna, como é em Santiago? Outra dúvida é com Viña del Mar, é uma praia bem frequentada? Obrigada.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Sim, é uma boa localização, o Ricardo Freire recomenda a hospedagem no Bairro Lastarria e você estará ao lado, assim como perto do metrô.
Viña del Mar é uma cidade, junto com Valparaíso as duas juntas tem quase um milhão de habitantes, mas são bem diferentes. A praia "melhor frequentada" de Viña é Reñaca. Viña e Valparaíso valem a pena conhecer, mas sinceramente, para nós brasileiros, como destino de praia não é grande coisa, não é o forte do Chile. As praias até que são bonitas, mas não faz tanto calor e o mar é congelado, mesmo no verão. Você vai nadar com os lobos-marinhos...

Maria Regina
Maria ReginaPermalinkResponder

Olá estou indo com 03 amigos para Santiago pela primeira vez no feriado da Consciência Negra e não queremos ficar presos ao guia da excursão. Teremos 3 dias apenas. O que você sugere? Contratar um motorista que faça mais passeios direcionados?
Um abraço,
M.Regina

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

Olá Bóia,

Fui ao Chile em maio de 2014 e as suas dicas de roteiro no blog ajudaram muito na minha viagem! Relatei um pouco da minha viagem aqui:
http://liveforexperiences.blogspot.com.br/2014/10/blog-post.html

Viajei pra Europa em setembro/outubro de 2014 e também peguei informações preciosas aqui no seu blog. Ainda pretendo relatar também essa viagem. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! Legal saber que ajudamos! smile Escreva sim seu relato da viagem pra Europa!

Raimundo Neto
Raimundo NetoPermalinkResponder

Olá, tudo bem?

Esterei no Chile entre 2 e 8 de Julho de 2015. Vale a pena dividir a hospedagem em dois bairros, por exemplo: Mercure Centro de onde posso ver a parte mais histórica e outro hotel numa outra área como o Ibis Manquehue que fica mais perto das saídas para os passeios de neve.
Obrigado.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Vale não, os dois hotéis estão só uns 20 minutos de distância um do outro, de metrô. Pra que enfrentar dois check in e dois check out?

Moacir Antonio Rorato

Olá pessoal !
Se servir de ajuda: Em janeiro/14 eu e minha esposa (Moramos no interior do Paraná) e viajamos de carro pelo Atacama até Puerto Montt. Ficamos 4 dias em Santiago. Optamos por um Flat no centro, com estacionamento, proximo da Catedral, Museu, Mercado...etc. Foi bom e nao foi caro. Para quem se aventurar de carro e tiver interesse posso passar algumas dicas.

Virgínia Bittencourt

Olá,
Vou para Santiago e Viña no início de novembro, é melhor trocar os reais por pesos aqui ou lá? Achei o valor da operadora daqui muito acima do valor que pesquisei. Chegarei lá por volta da meia-noite, no aeroporto de Santiago tem casa de câmbio que funcione 24hs? Pesquisei no site do aeroporto, mas não encontrei. Desde já agradeço pela ajuda! Virgínia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Virginia! O táxi do aeroporto aceita cartão de crédito. Há casa de câmbio aberta 24 horas no aeroporto, mas a cotação será ruinzinha. Leve reais para trocar nas casas de câmbio de lá, use cartão de crédito (a cotação é boa, a diferença vai dar uns 4% com relação ao dólar, não 6,38%), habilite o seu cartão de banco para saques internacionais (idem). Pague o hotel em dólar ou em cartão internacional para ter direito à isenção de IVA.

Rejane
RejanePermalinkResponder

Todos que conheço voltam maravilhados do Chile! Antes era surpreendente pra mim, mas hoje posso enxergar o porquê. O investimento em turismo e organização parece fazer do Chile um destino encantador!

Jair Dias
Jair DiasPermalinkResponder

Olá. Estarei em Santiago no final do ano. Gostaria de saber se vocês tem alguma dica de loja de equipamento fotográfico na cidade (equipamento mais de porte profissional). Obrigado.

Marcelo Fontes Monteiro

Olá, boa tarde, estou indo em fevereiro para Chile, passar 7 dias, farei visitas a Vina Del Mar e Val Paraiso e Vinicolas, ficarei hospedado no Hotel Panamericano. Gostaria de saber se localização é boa ? Se periodo é agradavel? Indicam mais alguns passeios? Gostaria tb de saber quais melhores lugares para compras.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O Hotel Panamericano fica no Centro, que é meio ermo à noite. Gostamos mais de outros bairros, como Lastarria e Providencia. Para mais dicas e informações de Santiago, clique nos links deste guia.

Odilon Moraes
Odilon MoraesPermalinkResponder

Vou a Santiago entre 30/12/2014 e 05/01/2015. Me indicaram para ficar no Lastarria 43-61
È uma boa opção ? é seguro (vilonecia) ?Quero ficar em um local proximo a bares e restaurantes e que não fique longe dos pontos turisticos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Odilon! O Lastarria 43-61 é um dos hotéis que o Ricardo Freire recomenda. Leia mais aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/