Santiago

Ordem e progresso

A capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas. Continuando pela Alameda chega-se a Providencia, um importante bairro comercial. Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos; é a região dos negócios e do lazer da elite.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Parabéns pelo postar, me ajudou muito.

Denis
DenisPermalinkResponder

Eu e minha esposa estivemos em Santiago entre 10 e 15/08/16. Seguimos as suas recomendações e saiu tudo perfeito. Chegamos na quarta no final da noite, utilizamos a Van compartihada,nos hospedamos no RQ Bosque Tobalaba (tivemos um pequeno problema com a água do chuveiro que não esquentava mas resolveram logo nosso problema nos trocando de quarto,na quinta pela manha pegamos o metro e fomos ate a Ski total para um dia em Valle nevado, na sexta Farellones, sabado regiao central, La chascona, Fenucular, Cerro San Cristovao,Cerro santa Lucia, Patio Bella Vista,La Moneda,domingo Concha y Toro + almoço no Bella Almoço+Sky Costaneira, os preços de tudo estavam um pouco alem do que esperavamos vai valeu a pena. Ahhhh!, na Van da Ski total em que estavamos haviam mais 2 casais , um do Curutiba e outro do Rio que tambem estavam seguindo as suas dicas. Parabens e obrigado,e por favor, mantenha atualizadas as dicas para Morro de São Paulo por que este será nosso proximo destino, rsrsrs....

Ylsef
YlsefPermalinkResponder

Santiago é uma cidade encantadora. Lindos monumentos, friozinho delicioso (principalmente pra quem vive no nordeste do Brasil, rsrsrs), ótima gastronomia, ótimos vinhos. Montamos o roteiro (eu e minha esposa) alicerçados pelas suas sugestões e o resultado... ADORAMOS! Muito obrigado por todas as dicas, foram-nos muitíssimo úteis. Fizemos quatro novos amigos (dois casais de Recife) e já estamos programando juntos um novo passeio.
Minha avaliação negativa sobre a cidade são (como já foi relatado aqui) os taxistas. Rotas maiores que o habitual, taxímetro que "rodava" mais rápido, enfim táxi em Santiago é coisa complicada.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Acabo de voltar de Santiago . Viajei com duas amigas. A cidade vale a pena: comida boa, praças bonitas.Se puder escolher um bairro pra ficar: fique na Providência ou Lastarria. Vá preparado pra gastar muito dinheiro, pois tudo é muito caro . Viste o máximo de vinícolas que conseguir , todas valem a pena. Nunca pegue ônibus. Somente táxi e metrô. USE DOLEIRA sempre, pois fui roubada no metrô e minha bolsa estava fechada, até agora não sei o que aconteceu, os bandidos são profissionais e muito'' mão leve''.

NeftalíPermalinkResponder

É isso aí, Gabriela. Apesar do Chile ser, depois do Canadá, o país menos violento das Américas, os batedores de carteira chilenos são de excelência. É preciso estar atento, principalmente nos transportes e em restaurantes, e nunca perder a bolsa de vista, pois esses ladrões geralmente andam bem vestidos. Turistas brasileiros são alvos pois são mais relaxados, por estarem acostumados a crimes mais violentos. Mas eu prefiro andar de ônibus que metrô, para aproveitar a paisagem e conhecer mais.

Marília
MaríliaPermalinkResponder

Realmente é bom estar atento. Também fui furtada no metro e perdi mais que um bem: todas as fotos da viagem. No mais, adorei a cidade. Fiquei no Bellas Artes, em frente à estação do metrô. É perto do centro e do Bella Vista, dava pra ir andando pra ambos.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Fui novamente a Santiago e voltei ainda mais encantado. Cidade organizada, transporte público funciona, cheia de atrações...e ainda tem o Valle Nevado ali pertinho.

Gostei demais da vista do Sky Costanera!!!

Mauro Jose
Mauro JosePermalinkResponder

Ola a todos!! acabamos de voltar de Santiago, fomos dia 30 e voltamos dia 03/09, passeio em familia, minha terceira vez em Santiago, objetivo era ver neve, porem, em Farellones, acabou ....somente em Vale Nevado, e para iniciantes é muito limitado, mais os filhos adoraram. Conforme a dica alugamos os serviços da Sousas Tour, desde transalados Aerop/Hotel e passeios, foram pontuais, atenciosos e preços justos. Ficamos na regiao da Las Condes, no hotel Plaza El Bosque San Sebastian, excelente localização, perto de restaurantes, metro, Costanera Center, casas de cambio...tem duas a 100m, consegui cotação no real a 191 e dolar a 670 no dia 2/09, uma dica, faça um teste com o cartao de debito do seu banco, no meu, mesmo com IOF, saiu uma cotação de 186, assim, evitamos sair com money...No hotel, alugamos uma suite com 2 quartos, o de casal ok, mais o com duas camas de solteiro, é muito pequeno, nao tem Tv, Ar condicionado( ainda bem que estava frio) o banheiro deste quarto é minusculo( lembra o de um cruzeiro)

Sylvia Lavor
Sylvia LavorPermalinkResponder

Oi gente. Cheguei hoje - 14/09/16, em Santiago. Meu voo chegou por volta das 5.30 pm. Demorei um pouco na imigração pq só tinham dois atendentes pra muitos passageitos! Mas depois colocaram mais dois atendentes e a fila andou mais rápido. Saí do aeroporto por volta das 6.30pm. Fiquei impressionada com o engarrafamento. Cheguei no hotel panamericano um pouco mais de 19.30. O tempo tava nublado. Tá um pouco de frio, mas agradável, 18°. Fui ao shopping cantonera de metrô. Super fácil com as dicas daqui! Comprei o chip pré pago da Virgin. Paguei 2mil pesos pelo chip mais mil pesos na recarga na farmácia. Super fácil! Não fui no mirante pq já estava escuro e quero ir no final da tarde. Voltei de metrô pro hotel por volta das 21.30. Não achei o Centro morto como muitos disseram. Tinha bastante gente na rua. Super tranquilo. Amanhã vou fazer o city tour. Espero poder ajudar com as minhas dicas....abraços

Desculpa, o nome do shopping é costanera e não cantonera...erro do corretor ortográfico rsrsrs

Sylvia Lavor
Sylvia LavorPermalinkResponder

Fiz um city tour panorâmico pelo Centro de Santiago em uma excursão na quinta, 15.09. Confesso q não goste muito pq o passeio foi mais andando de ônibus e isso prejudicou conhecer os lugares e tirar fotos. O Centro de Santiago é perfeito pra se fazer a pé! E é isso a vou fazer amanhã.. . Quem puder, recomendo seguir as dicas daqui pra conhecer a cidade andando, no seu tempo, e não na correria da excursão. A tarde fomos pela vinícola concha y toro. É bem bacana lá, mas como estamos em setembro, as videiras não estavam na época da colheita e só vemos caules plantados. Vou voltar em dezembro só pra ver a colheita.. .rsrsrs. ganhamos uma taça após a degustação. Gostei tanto q comprei mais quatro taças a estavam em promoção: 6 mil pesos pelas quatro. O valor individual era 2 mil pesos. Não comprei vinhos lá pq saem mais caro q comprar no supermercado. A não ser q queira comprar vinhos mais especiais, q nem vendem em supermercado. Bom, é isso por hj ; )

NeftalíPermalinkResponder

Oi Sylvia! Ótimos comentários. Mas não volte em dezembro, pois a colheita (vendima) das uvas no Chile vai do começo de março à primeira semana de abril. Todos os vales produtores aproveitam para organizar Fiestas de la Vendimia, sendo a principal em Santa Cruz (Colchagua). A Vendimia de Mendoza também é ótima.

Duvida
DuvidaPermalinkResponder

A CNH vale para entrar no pais?

Olá, Duvida! Não vale.

mila
milaPermalinkResponder

Olá, Ricardo e Boias!
Irei para Santiago em novembro e meu passaporte brasileiro venceu. Posso entrar (e sair do Brasil) com passaporte português? Ou só RG dá? O meu é de 2004; será que tem problema (está bem novinho)? É melhor fazer outro RG (passaporte provavelmente não ficará pronto a tempo, pelo que tenho ouvido)?
Desde já agradeço a atenção de vocês, a quem recorro sempre. Obrigada!

Olá, Mila! Pode usar o RG. Leve o passaporte português para o caso de encrencarem com a data do RG no embarque aqui no Brasil.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Olá! Estou pensando em ir para Santiago em Novembro (ainda estou em dúvida entre Chile e Uruguai), e observo alguns comentários que Santiago é uma cidade cara. Podem me dar exemplos do que é considerado caro?

Obrigada.

Olá, Elaine! Tanto Santiago quanto Montevidéu são cidades atualmente com custo de vida parecido com São Paulo. A reclamação de preços tem duas causas:

1) quando o real estava sobrevalorizado, ambos lugares pareciam menos caros que as cidades caras do Brasil (já Punta del Este sempre foi mais cara)

2) reclamar de preços é o esporte preferido do turista

Quem começa a viajar para o exterior normalmente tem como referência viagens ao Nordeste, onde é praxe dividir pratos e os passeios são muito, muito baratos. No exterior os pratos são sempre individuais, os passeios têm preços internacionais e itens como refrigerante, água e cafezinho custam bem mais caro do que no Brasil.

Se você procura lugares na América do Sul com custo de vida menor do que no Brasil, pense em Peru e Colômbia, que são ligeiramente mais baratos. (Os passeios, porém, continuarão mais caros do que os do Nordeste.)

Lucas Roedel
Lucas RoedelPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia!

Vou para Santiago no finalzinho de novembro, ficarei de segunda a sexta na cidade e então partirei para Valparaiso onde ficarei até domingo. Reservei, pelo Airbnb um apart hotel em Bellavista, bem próximo ao Patio. É uma região tranquila quanto à segurança para transitar, principalmente, à noite? Para visita às vinícolas, seria necessário reservar com quanta antecedência. Já tentei no site da Concha y Toro e não está disponível a reserva..
Muito obrigado!
Lucas.

Olá, Lucas! Santiago é uma cidade mais segura do que qualquer uma no Brasil, mas as precauções habituais devem ser tomadas em qualquer lugar do mundo. Tente fazer reserva por Skype daqui ou por telefone ao chegar.

Tatiane Moraes

Ola não sei se essa informação será útil, mas a Gol está mudando os horários de voo para santiago, assim quem comprou para viajar em janeiro/17 tem uma olhada. Novamente a Gol cancela e muda horários sem pensar nós clientes. Desculpa o desabafo, mas pensei em avisar... sad

Gilson de Almeida Lobato

Muito boa as dicas

mila
milaPermalinkResponder

Olá, pessoal!
Obrigada pela dica! Como sempre vocês ajudam muito no planejamento de viagens. Vi o comentário do Lucas e acho que posso dar uma dica: tente marcar uma visita por e-mail. Eu não consegui visualizar dia disponível na página inicial do site, mas procurei o e-mail e achei uma ficha. Preenchi, mandei e já recebi confirmação da Concha y Toro por e-mail. Espero que ele consiga.
Abraços!

Fany Oliveira Vilela

Adorei Santiago.
As dicas foram fundamentais.
Pontos importantes para quem vai por agora.
Usar protetor solar no rosto e corpo pois o clima é quente e seco.
Deixar as mochilas para frente principalmente no centro de Santiago.
No mais é se divertir e aproveitar a cidade

Janaina Monteiro

Santiago.... simplesmente voltei encantada!
Primeira coisa que faço ao decidir viajar é vir aqui no blog e pegar várias dicas. Bóia brigada!!!!!!!!
Cajon surpreendeu muito, segui todas as dicas!
Brigaaaaaada!

NeftalíPermalinkResponder

Aleluia! Depois de 7 anos, finalmente o teleférico do Parque Metropolitano volta a funcionar. Está novinho e o passeio é muito bonito, vale a pena!

Samantha Politano

Eu e meu esposo estamos em Santiago para uma segunda Lua de mel de 4 dias. Temos seguindo o site e ele tem sido sensacional. Todas as dicas sao muito ricas e assertivas. Escolhemos ficar na Providencia por conta de dicas do site tambem e tem sido perfeito. So uma dica para quem gosta de sair para jantar tarde como nos, depois das 24h as opcoes caem dramaticamente. So bares ate estao abertos mas apenas para servir bebidas, as cozinhas se encerram pontualmente. Para quem tiver fome de um maravilhoso sandwich apos as 24h aqui na Providencia tem um local chamado Vittamina (esta junto com outros bares) Que recomendo. E muito perto da AV Pedro de Valdivia. Perto da estacao (5minutos a pe) com o memo nome.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Estou tentando planejar uma viagem para Santiago, mas eu não falo nada de espanhol. Apenas com o português, gestos e boa vontade é possível se comunicar bem e aproveitar a viagem?

Olá, Luciana! Sim.

Renata
RenataPermalinkResponder

Bóia e time Viajenaviagem,
Terei uma escala de 4:40 em Santiago, para troca de avião para Punta Arenas.
Pelo que sei, o cambio na Patagonia é bem menos favoravel. Pensei em pegar um onibus comum até alguma estação mais proxima com uma loja de cambio. Sera que é muito arriscado?Quando fui para Santiago, só achei cambios na Providencia e centro. Obrigada!

Olá, Renata! Leve dólares e cartão de crédito ou pré-pago.