Santiago

Ordem e progresso

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas. Continuando pela Alameda chega-se a Providencia, um importante bairro comercial. Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos; é a região dos negócios e do lazer da elite.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

328 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Taciana Rêgo
Taciana RêgoPermalinkResponder

Olá, Bóia! Pretendo ir ao Chile em fevereiro /2015, aproveitar o feriado do carnaval. É um destino recomendado para quem viaja sozinha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Taciana! Não existe Carnaval no Chile e a cidade funciona normalmente. Se você curte viajar sozinha, por que não? wink

Rafael
RafaelPermalinkResponder

oi Taciana eu tb estou indo em fevereiro de 2015 no dia 3 ao dia 8,estou indo sozinho,tava atras de companhia pra nao ficar sozinho na cidade,se vc quizer ,meu email,rafaelreal2013@hotmail.com Facebook;Rafael Ribeiro Real,se quizer companhia,bjs.

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Estarei indo a Santiago em Maio de 2015 e ficarei por 7 dias.
Estou procurando um local para ficar pelo airbnb, pois já utilizei estes serviços e gostei muito.
O bairro nos arredores da estação Tobalaba é seguro? Como vcs poderiam classificar essa região?
Desde já sou grato pela atenção.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! Use as dicas da seção "Onde ficar" deste guia para ver os bairros que recomendamos em Santiago.

Neftali
NeftaliPermalinkResponder

Bom bairro, seguro, no limite entre Providencia e Las Condes. Movimentado e comercial perto da estacao e da avenida principal (Providencia e Apoquindo, sua continuacao). Ao lado de El Golf e Isidora Goyenechea, e do shopping Costanera Center.

Diego Menezes
Diego MenezesPermalinkResponder

Olá boia, quero ir em 2015, qual o período certo de encontrar neve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! A temperada de esqui normalmente começa no final de junho e vai até meados de setembro. A melhor chance de ver neve é em agosto. Mas sem garantias.

karina
karinaPermalinkResponder

Olá, estou indo em fevereiro periodo de carnval aqui no Brasil, poderias me informar com relaçao a temperatura nesse período????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Lá também é quente. Veja mais informações na seção "Quando ir":

http://www.viajenaviagem.com/quando-ir-santiago

Rafael
RafaelPermalinkResponder

karina estou indo em fevereiro de 2015 do dia 3 ao dia 8,estou indo sozinho,tava querendo companhia,pra nao ficar sozinho na cidade,se vc quizer meu email e rafaelreal2013@hotmail.com e meu facebook e https://www.facebook.com/raphaelribeiroreal

Luciane
LucianePermalinkResponder

BOM DIA!!!
Ficarei em Santiago de 9 a 16 de dezembro e estou bem perdido em quanto levar de dinheiro, se levo dollar, peso chileno ou real, ou ainda se divido e gasto um pouco no cartão de crédito...
Quanto à hospedagem, achei um Hostel, que parece ser tranquilo, serve café da manhã e jantar, além de serem muito atenciosos e ágeis para responder os emails...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciane! Para tirar suas dúvidas sobre que moeda levar, veja: http://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá,

Vou para o Chile com minha família agora em dezembro e gostaria de uma sugestão. Passaremos 8 dias em Santiago e como será muito tempo, queria passar uma noite em Viña del Mar ou Valparaíso. Gostaria de fazer aquele roteiro- Viña, Valparaíso e Isla Negra. Meus pais são um pouco tradicionais, onde seria melhor a hospedagem?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Seria em Viña, então. De carro alugado, vocês podem fazer um desvio a Isla Negra no dia de voltar a Santiago.

Patricia Esteves

Vou ao Chile em 18/02 e volto dia 28/02 , estou na duvida se fico primeiro em Santiago e passo o final de semana lá ou em Valparaiso/Vina del Mar ??? Pretendo visitar Isla Negra e Cajon de Maipo ... já li algumas dicas aqui mas a duvida persiste !!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Recomendamos Valparaíso no fim de semana.

Flávia Cocoza

Olá,

Farei uma viagem para a Santiago entre os dias 31/12/2014 e 08/01/2015. Chegarei às 23:05 do horário local, próximo a virada do ano novo. Seria mais seguro agendar um trasnfer para o hotel? Ficarei hospedada no Ibis Santiago Manquehue. Vocês indicam algum serviço deste tipo? Desde já agradeço o auxílio, Flávia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Com certeza é indicado marcar um trânsfer. Peça ajuda para o seu hotel. Eles poderão indicar uma empresa de confiança.

Viviane Fernandes

Oi Flávia! Vou nesse mesmo dia no voo da Tam.

Adriana Tischer

Olá! Tudo bem? Embarco neste próximo sábado para Santiago, e gostaria de saber como é o clima nessa época do ano. Adorei suas dicas! Parabéns!!
Obrigada!
Abrçs.
Adriana Tischer

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! As temperaturas são amenas, mas você já pode pegar algum calor. Acompanhe a previsão do tempo smile

ELZA MARIA MORO ZETOLA DELAGE

Gostaria de saber o que é interessante e mais vantagem de comprar em Santiago.
Em qual dos grandes magazins vale comprar roupas??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elza! Dê uma lida no item "Compras" da seção "O que Fazer" do guia de Santiago - http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Vou passar o Natal com a família em Santiago. Qual a sugestão para a ceia no dia 24 e/ou almoço no dia 25?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Legal que sua família vai estar junto, mas vale dar uma lida neste post - http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem/

Emerson Silva
Emerson SilvaPermalinkResponder

Tenho pretenções em ir para o Chile em março e passar o mês inteiro por lá, tenho pretenções de passar uma semana no Atacama, quero ter noção de custos com acomodação, comida... As matérias do site são muito bem elaboradas, já tirei muitas dúvidas e já anotei várias dicas, obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emerson! Dê uma olhada nos nossos posts sobre a região - http://www.viajenaviagem.com/destino/atacama e leia este aqui, sobre os dois tipos de hospedagem na área, para pesar prós e contras de cada um - http://www.viajenaviagem.com/2011/12/atacama-onde-voce-ficou-com-quem-fez-os-passeios

mirtes
mirtesPermalinkResponder

Estou em Santiago, cheguei no dia 18 e fico ate 28. Hospedada no Hyatt Place em Las Condes. Muito bom.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Estou pensando em ir ao Chile em fevereiro/2015, passando primeiro por Santiago (uns dois dias), e seguindo para a Patagônia (Torres del Paine). É um passeio recomendado para quem vai viajar sozinho? Qual a faixa de idade das pessoas que frequentam esses lugares?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Leia sobre Torres del Paine aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/torres-del-paine

Procure se encaixar em passeios de grupo, para ter companhia durante esse trecho da viagem. Há pessoas de todas as idades smile

Ivan Yoshio
Ivan YoshioPermalinkResponder

Avaliação Santiago

Segunda vez que vou a Santiago e como sempre consulto o Blog, Excelente!

Data da viagem 23 à 29/10/2014, fui a trabalho com família.

Hotel Orly
- Excelente Hotel, é a segunda vez que ficamos. Na primeira vez nos colocaram no Flat em frente quando fiquei sabendo não gostei. Depois que entramos no quarto Adoramos! Dessa vez reservei o Flat, excelente com criança, berço e infra-estrutura do quarto.
Portanto a dica é ficar no Flat principalmente se vai com crianças, é enorme, tem banheira, microondas, lava-roupas, geladeira média, tábua de passar, ferro, secador de cabelos e água a vontade de garrafa, cortesia.

O quarto do hotel é excelente, a localização melhor ainda. Como fomos com criança 1 ano e meio, saímos apenas 1 noite, as demais comprava pizza numa pizzaria na esquina ou lanche tb na outra esquina. A vantagem tb é o desconto de 25% por levar e não comer no lugar.
Fica próximo ao metro, várias casas de câmbio, ao Castaño, supermercado, local para chamada internacional, Aqui é o Coco, etc.
Dá próxima vez que for ficarei lá novamente...

Passeios
- Fiz Vale Nevado na outra ida, foi início de outubro ainda tinha neve, vale a pena, fiz com a empresa Souzas Tour.
- Tb da outra vez fiz Valparaiso e Viña de Mar, esses dois fomos até Viña del Mar por conta e pegamos o turismo lá, bem mais em conta.
- Fiz novamente Concha y Toro, mas dessa vez apenas para passear e ir ao restaurante. O passeio é o mais turístico mas não é a vinícola mais bonita, tem que reservar. Da primeira vez fomos de metro e taxi, dessa vez só taxi, muito caro.
- Aluguei carro na Chilean Rent a car para irmos ao Vale Casa Blanca na vinicola Casas del Bosque, a melhor de todas, muito bonita, e Viña del Mar. Compensa muito alugar carro para esses passeios, super fácil de dirigir na cidade, muito bem sinalizada a estrada. Na dúvida pare e pergunte.
- Fomos ao Museo Interativo, obrigatório para quem vai com crianças, passa o dia inteiro lá,
- Fomos ao Parque Bicentenário tb muito legal com criança, principalmente porque estava tendo um evento no dia que fomos.
- Faça tudo de Metro, muito fácil andar lá, evite empresas de turismo, apenas para Vale Nevado.

Dica
- Tome cuidado com os taxis, mesmo os que parecem corretos podem ser falsos. Como saber? Não dá para saber, mas desconfie dos que ficam esperando nos passeios, prefira pedir um no hotel ou parar um que esteja andando. No horário de pico é difícil conseguir.
- Leve reais, não compensa levar dólar e nem trocar antes por peso, troque 50 reais no aeroporto para emergência e pague o taxi do aeroporto com cartão. Depois se precisar troque nas casas de câmbio da cidade. Compensa muito comprar com cartão devido ao acordo do governo em devolver o imposto direto no cartão.
- Lá se gasta bem para comer se quiser ir em bons lugares. Algo como 200,00/ 300,00 por casal com vinho. Claro que dá para economizar se quiser tb.
- Não compensa comprar eletrônicos e nem roupas, é praticamente o mesmo preço do Brasil, não vale a pena perder tempo com isso, se quiser compre no Freeshop da ida ou da volta no Chile.

Restaurantes:
- Aqui está o Coco,
- Bar Liguria,
- Astrid y Gaston,
- Del Cocinero,
- Restaurante da Vinicola Concha y Toro,
- Restaurante da Vinicola Casas del Bosque.
(Exceto o Bar Liguria, os outros se deve reservar)

Flávia Alves
Flávia AlvesPermalinkResponder

Olá Bóia, me ajude por favor.
Vou em janeiro para Santiago, porém vou chegar a meia noite de lá. Estou com dúvida se me hospedo em Santiago e depois vou para Valparaíso ou se faço o inverso, porque não achei em num lugar sobre $$$ do aeroporto até Valparaíso. Como ficarei seis dias, gostaria de aproveitar bem sem perder dinheiro com estadias que não usarei.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Valparaíso é bacana no fim de semana. Chegando tão tarde, é melhor dormir em Santiago.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá,

Vou ao Chile no início de dezembro. Compensa visitar o Vale Nevado mesmo sabendo que não vou encontrar neve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! No verão os hotéis fecham, mas dá para aproveitar atrações como trekking, passeios a cavalo, rapel e observação de condor (mas entre em contato antes para confirmar o que está sendo oferecido). Há dicas bem legais de como aproveitar o verão no Chile neste post - http://www.viajenaviagem.com/2014/01/chile-lagos-andinos-verao-dicas

luiz barbeiro
luiz barbeiroPermalinkResponder

boia, minha pergunta é a seguinte: vale a pena viajar para Santiago do chile no final do mês de maio ?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Duas novidades em Santiago. O Trem do Vinho, que sai aos sábados de Santiago com destino ao Vale de Colchagua, volta a funcionar no próximo 6 de dezembro, depois de estar paralisado por quase 5 anos, desde o terremoto de 2010:
www.rutadelvino.cl/product/tren-de-colchagua/
E no verão deve ser inaugurado o mirante da Torre Costanera em Santiago, o prédio mais alto da América do Sul, com 300 metros, superior ao Cerro San Cristóbal:
http://www.plataformaurbana.cl/archive/2014/11/27/torre-costanera-inaugurara-en-verano-el-primer-mirador-con-vista-de-santiago-en-360/
Para quem viaja a Santiago em 2015, recomendo muito esse mirante, especialmente depois de uma chuva, quando Santiago passa a ser uma das cidades mais lindas do mundo. Saludos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Neftalí! Já encaminhei pro Ricardo Freire e certamente teremos um post sobre o Trem do Vinho muito breve!

MEIRY
MEIRYPermalinkResponder

Boa tarde, estou indo para o Chile dia 03 de Abril e retorno dia 12 vou para a Maratona de Santiago, vou ficar no Plaza suite flat vou voltar no mesmo dia da corrida você sabe me dizer como é o transito na cidade nesses eventos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Meiry! Sendo um domingo, você não deve encontrar grandes complicações no trânsito. Informe-se ao chegar.

Leoluiz
LeoluizPermalinkResponder

Vou pra Santiago de 8 a 14 de Abril pra Maratona de Santiago.. Alguma sugestão de hotel pra ficar??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leoluiz! Dê uma olhada no link "Onde ficar" do guia para selecionar qual bairro é mais interessante para você - http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago
Lá também há links de sugestões do Ricardo Freire de hospedagem.

LILIA GARCIA
LILIA GARCIAPermalinkResponder

Vou para Santiago no período de 27/12/2014 a 03/01/2015 com minha família e gostaria de dicas para passagem do réveillon.
Vamos ficar bairro de recoleta é um bairro seguro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilia! Temos dicas para o Réveillon aqui: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Bom dia Ricardo,

Gostaria de fazer um tour pelo Mercado Central, Plaza de Armas e Museus próximos, porém não gostaria de almoçar no Mercado. Que outro restaurante você me aconselharia? Um que tenha comida típica chilena?
Obrigada.

Erica Alves
Erica AlvesPermalinkResponder

Ola, vou viajar para o chile dia 08 e estou com muitas duvidas para fazer meu roteiro. Primeiro, o que tem pra fazer em uma segunda-feira no chile? Vale a pena ir ao Valle Nevado nessa temporada? Somente tem lugares animados para sair a noite nos fins de semana? Para sexta a noite, melhor Santiago ou Val Paraiso?
De qualquer forma, suas dicas ja estou me ajudando muito. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! Há boas dicas para você neste post - http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago

Matheus Silva
Matheus SilvaPermalinkResponder

Olá! Chego dia 3 de Janeiro e fico até dia 17. Vou sozinhonum programa de intercâmbio de 2 semanas ficando em casa de família. As famílias são receptivas como em outros países?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Peça dicas para a cia. de intercâmbio smile

karina rezende

olá!! eu e meu marido pretendemos ir ao Chile em agosto/2015 (meados) para conhecer em especial uma vinícola. Será uma viagem curta pois deixaremos as pequenas com a vovó... É uma boa época? tens dicas de vinícolas próximo a Santiago? eu já conheço Santiago mas fui há muito tempo. meu marido não conhece nada.. Que parte sugeres ficarmos (bairro)? obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Para dicas de onde ficar em Santiago, veja:
http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/onde-ficar-santiago

E para vinícolas, veja:
http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago

Jorge Carvalho

Karina,

Eu estive agora em Santiago e posso dizer que os passeios para as vinícolas estão muito caras.
Para você ter uma idéia, tem empresa de turismo cobrando entre 80.000 a 115.000 pesos por pessoa pelo tour, a depender logicamente da distância para as vinícolas.
Por isso, para fugir das empresas de turismo, na qual ficamos na dependência do horário das empresas, contratei um remis, o qual me cobrou 160.000,00 pesos (o casal). Isso incluiu as seguintes vinícolas: Emiliana, Casa Del Bosque (imperdível por conta do restaurante Tanino) e Veramonte (todas vinícolas no Valle de Casablanca) e Isla Negra (casa de Pablo Neruda). O nome dele é Oscar Bagú - (e-mail: oscarpablobagu@gmail.com - tel. 6-2181872 e 25486591) Muito cordial, simpático e conhecer de vinhos. O passeio durou 12 horas, no meu ritmo e visitamos as vinícolas que eu queria. A enotour no Pátio Belavista possui vários pacotes, também, exclusivos, mas com preços bem mais salgados.

Caio Paoli
Caio PaoliPermalinkResponder

Olá Bóia! Estou indo a Santiago dia 24 de dezembro. Alguma sugestão para o dia 25, já que é feriado de natal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caio! Um leitor deixou uma dica neste post: http://www.viajenaviagem.com/2014/09/onde-passar-natal-viagem-ceia-festa-dicas

Anette
AnettePermalinkResponder

Boa noite Ricardo, vou com minha família (marido e dois filhos de 19 e 13 anos) passar 10 dias em Santiago - incluindo o Ano Novo. Você teria uma sugestão de onde poderíamos jantar na noite de Ano Novo sem gastar "os tubos"?

Fatima Cassiano

Olá eu estou indo para Santiago no feriado de Páscoa, ouvi dizer que tudo é fechado por lá, museus, vinícolas... é isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fatima! O comércio e museus fecham. Temos relatos de leitores que passaram o feriado por lá: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/ja-passou-a-pascoa-no-exterior-conte-pra-gente

André Paes
André PaesPermalinkResponder

Olá, como estará o clima em fevereiro? Tem neve? Qual roteiro vc me indica para um belo passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Fevereiro é verão e faz calor. Navegue por este guia para ver dicas e montar o seu roteiro:
http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago

Jorge Carvalho

Pessoal, cheguei de Santiago agora em novembro e deixo a seguinte dica: A melhor cotação que eu achei foi na Afex na Av. Apoquindo em Las Condes. 1 real = 220 pesos.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá, estou indo com mais 5 amigos dia 30 /12 e retorno dia 03/12.
Ficaremos em Santiago e gostaríamos de visitar Vina del Mar e Valparaíso.
Qual seria o dia em que corremos o risco de pegar menos transito na estrada, dia 01 ou dia 02?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Dia 2.

Heloisa Penteado

Olá!!
Me caso em outubro de 2015 e pretendemos ir para o Chile. Compramos passagens de 19 a 28/10/2015.
Pelo que vimos, não há gelo na Patagônia e então a opção seria Santiago e Deserto do Atacama. Concorda?
Quais as dicas de passeio e hospedagem para lua de mel?

Muito obrigada!!

Heloísa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heloisa! O Atacama é um bom destino no ano inteiro. No final de outubro as estações de esqui chilenas já terão encerrado as suas atividades. Com mais tempo de viagem, você poderia combinar Puerto Natales com El Calafate (há gelo o ano todo!) e retornar ao Brasil pela Argentina. Veja dicas para o seu roteiro aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago