Santiago

Ordem e progresso

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A capital do Chile é o espelho perfeito da trajetória recente do país.

Limpa, ordeira, afável,  moderna – Santiago é um modelo de eficiência. Constatar a existência de uma cidade tão civilizada nas nossas latitudes já vale a viagem. Se bem que, quando o fog dá uma trégua e deixa entrever a Cordilheira ao fundo, o adjetivo que vem à sua cabeça é: linda.

O Centro ainda conserva alguns prédios históricos, e praticamente monopoliza as atrações turísticas. Continuando pela Alameda chega-se a Providencia, um importante bairro comercial. Mais adiante, El Golf e Vitacura revelam a nova Santiago, de avenidas amplas e prédios moderníssimos; é a região dos negócios e do lazer da elite.

O Chile inteiro não cabe numa viagem só. Aproveite para descobrir um pouco mais de Santiago a cada visita.

283 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Taciana Rêgo
Taciana RêgoPermalinkResponder

Olá, Bóia! Pretendo ir ao Chile em fevereiro /2015, aproveitar o feriado do carnaval. É um destino recomendado para quem viaja sozinha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Taciana! Não existe Carnaval no Chile e a cidade funciona normalmente. Se você curte viajar sozinha, por que não? wink

Rafael
RafaelPermalinkResponder

oi Taciana eu tb estou indo em fevereiro de 2015 no dia 3 ao dia 8,estou indo sozinho,tava atras de companhia pra nao ficar sozinho na cidade,se vc quizer ,meu email,rafaelreal2013@hotmail.com Facebook;Rafael Ribeiro Real,se quizer companhia,bjs.

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Estarei indo a Santiago em Maio de 2015 e ficarei por 7 dias.
Estou procurando um local para ficar pelo airbnb, pois já utilizei estes serviços e gostei muito.
O bairro nos arredores da estação Tobalaba é seguro? Como vcs poderiam classificar essa região?
Desde já sou grato pela atenção.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! Use as dicas da seção "Onde ficar" deste guia para ver os bairros que recomendamos em Santiago.

Neftali
NeftaliPermalinkResponder

Bom bairro, seguro, no limite entre Providencia e Las Condes. Movimentado e comercial perto da estacao e da avenida principal (Providencia e Apoquindo, sua continuacao). Ao lado de El Golf e Isidora Goyenechea, e do shopping Costanera Center.

Diego Menezes
Diego MenezesPermalinkResponder

Olá boia, quero ir em 2015, qual o período certo de encontrar neve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! A temperada de esqui normalmente começa no final de junho e vai até meados de setembro. A melhor chance de ver neve é em agosto. Mas sem garantias.

karina
karinaPermalinkResponder

Olá, estou indo em fevereiro periodo de carnval aqui no Brasil, poderias me informar com relaçao a temperatura nesse período????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Lá também é quente. Veja mais informações na seção "Quando ir":

http://www.viajenaviagem.com/quando-ir-santiago

Rafael
RafaelPermalinkResponder

karina estou indo em fevereiro de 2015 do dia 3 ao dia 8,estou indo sozinho,tava querendo companhia,pra nao ficar sozinho na cidade,se vc quizer meu email e rafaelreal2013@hotmail.com e meu facebook e https://www.facebook.com/raphaelribeiroreal

Luciane
LucianePermalinkResponder

BOM DIA!!!
Ficarei em Santiago de 9 a 16 de dezembro e estou bem perdido em quanto levar de dinheiro, se levo dollar, peso chileno ou real, ou ainda se divido e gasto um pouco no cartão de crédito...
Quanto à hospedagem, achei um Hostel, que parece ser tranquilo, serve café da manhã e jantar, além de serem muito atenciosos e ágeis para responder os emails...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciane! Para tirar suas dúvidas sobre que moeda levar, veja: http://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá,

Vou para o Chile com minha família agora em dezembro e gostaria de uma sugestão. Passaremos 8 dias em Santiago e como será muito tempo, queria passar uma noite em Viña del Mar ou Valparaíso. Gostaria de fazer aquele roteiro- Viña, Valparaíso e Isla Negra. Meus pais são um pouco tradicionais, onde seria melhor a hospedagem?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Seria em Viña, então. De carro alugado, vocês podem fazer um desvio a Isla Negra no dia de voltar a Santiago.

Patricia Esteves

Vou ao Chile em 18/02 e volto dia 28/02 , estou na duvida se fico primeiro em Santiago e passo o final de semana lá ou em Valparaiso/Vina del Mar ??? Pretendo visitar Isla Negra e Cajon de Maipo ... já li algumas dicas aqui mas a duvida persiste !!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Recomendamos Valparaíso no fim de semana.

Flávia Cocoza

Olá,

Farei uma viagem para a Santiago entre os dias 31/12/2014 e 08/01/2015. Chegarei às 23:05 do horário local, próximo a virada do ano novo. Seria mais seguro agendar um trasnfer para o hotel? Ficarei hospedada no Ibis Santiago Manquehue. Vocês indicam algum serviço deste tipo? Desde já agradeço o auxílio, Flávia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Com certeza é indicado marcar um trânsfer. Peça ajuda para o seu hotel. Eles poderão indicar uma empresa de confiança.

Adriana Tischer

Olá! Tudo bem? Embarco neste próximo sábado para Santiago, e gostaria de saber como é o clima nessa época do ano. Adorei suas dicas! Parabéns!!
Obrigada!
Abrçs.
Adriana Tischer

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! As temperaturas são amenas, mas você já pode pegar algum calor. Acompanhe a previsão do tempo smile

ELZA MARIA MORO ZETOLA DELAGE

Gostaria de saber o que é interessante e mais vantagem de comprar em Santiago.
Em qual dos grandes magazins vale comprar roupas??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elza! Dê uma lida no item "Compras" da seção "O que Fazer" do guia de Santiago - http://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer-santiago