Londres

Tate ModernGo east | Ricardo Freire

Primeiro, na virada do milênio, aconteceu South Bank: na margem sul do Tâmisa, em torno da roda gigante LondonEye, instalou-se um corredor turístico completo, entregando uma nova cidade para quem já tinha dado a Londres clássica por vista.

Na última década Londres revelou mais um canto ao forasteiro: Shoreditch e Hoxton, os primeiros bairros de East London, colados à City. Apareça por lá à noite e você vai se sentir como no Soho nova-iorquino de vinte anos atrás — um lugar que está acontecendo mas que ainda dá a impressão de ser fora do circuitão.

Não bastasse toda essa renovação, Londres ainda oferece outra novidade irresistível: o real nunca valeu tanto contra a libra. Sabendo escolher hotel e comendo nos (ótimos) restaurantes de rede, Londres pode sair mais em conta do que Paris ou Roma.


Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
londres-city londres-londoneye londres-east londres-stpancras
Céu nublado e chuvisqueiro fazem parte da paisagem londrina. Incorpore um guarda-chuvinha ao seu equipamento de sair, ou aproveite para desenvolver a indiferença (ou seria fleugma?) britânica ante a água que cai do céu.

Sabendo disso, o inverno não parece tão feio, já que o termômetro raramente chega a zero e a intensidade de chuvas não aumenta.

E o verão não tem contra-indicações: você faz mais coisas na rua e dificilmente passa calor. Com exceção das über-atrações turísticas, como Palácio de Buckingham, LondonEye e Tower Bridge, não há filas absurdas (os museus, gratuitos, são bico para entrar).

A British Airways voa direto de São Paulo e do Rio; a TAM, direto de São Paulo. Todas as outras cias. européias levam a Londres com uma conexão.

Chegue de trem se você vier de Paris ou Bruxelas (2h20 de viagem pelo Eurostar). Vindo de outros pontos da Europa, é melhor pegar o avião. Tente incluir escala em Londres na sua passagem transatlântica.

Caso resolva usar a grande oferta de vôos low-cost (a irlandesa Ryanair e a britânica easyJet, as duas gigantes do setor, são ‘locais’), lembre-se de não programar conexões com vôos convencionais. Se um vôo atrasar, nenhuma companhia se responsabiliza pela continuação da sua viagem.

Londres tem hotéis espalhados pela cidade inteira. Perto de estações, como Victoria e Paddington, há bolsões de hoteizinhos e bed & breakfasts em que a concorrência faz o preço baixar.

Duas áreas especialmente agradáveis, e com hotéis em conta, são South Kensington (perto do metrô Earl’s Court) e Bloomsbury (mais central). Se é para ficar perto de estação, eu ficaria em Euston, nas proximidades de King’s Cross/St. Pancras (a estação do Eurostar).

Quem quer turistar menos e curtir mais East London pode ficar em Hoxton e Shoreditch na boa. Para alugar, considere também Notting Hill e Chelsea.

Cambridge está a 50 min. de trem; Oxford, a uma hora. Num dia bonito – e se você tiver tempo sobrando – vale fazer um passeio a Brighton (1h10), a praia mais próxima.

As termas romanas de Bath estão a 1h30 de trem. Para ir a Stonehenge você precisa ir de trem a Salisbury (1h30) e então pegar o ônibus local. Há tours que conseguem fazer Bath e Salisbury no mesmo dia.

A bela Edimburgo, na Escócia, está a 4h30 de trem, e dá boa continuação de viagem. Tendo coragem de dirigir na mão inglesa, há roteiros belíssimos para fazer nas ilhas britânicas – as Highlands na Escócia, as Cotswolds no sul da Inglaterra, o interior da Irlanda.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Londres por Ricardo Freire


1.635 comentários para “Londres”

  1. Olá Boia!

    Estou indo para Londres em Agosto, e gostaria de uma dica sobre uma localização.
    Os arredores da estação de Tottenham Court Road é um bom lugar para se hospedar?

    O hotel fica em Bloomsburry, a 1 minuto da estação.
    http://centrallondon.stgiles.com/default.aspx?pg=hotel

    Até mais.
    Obrigada.

    1. Olá, Fernanda! Esta é uma área recomendada na seção “onde ficar” logo acima. ;)

  2. Olá, Bóia!

    Pretendo ir a Roma e gostaria de aproveitar a viagem para conhecer Cittá S.Ângelo, cidade natal de meu avô.
    Fica na província de Téramo. Não consegui descobrir como chegar até lá de transporte público. Parece-me que devo ir até Pescara de trem e daí não sei como continuar.
    Será que você poderia ajudar-me?

    Obrigada

    1. Olá, Zenaide! A ARPA faz a ligação rodoviária entre as duas cidades:

      http://www.arpaonline.it/arpaonline/en/

  3. Olá,
    Meu nome é Fernando Coura, sou Diretor da Tam Transfer Londres, empresa de transporte e passeios em Londres, e agora também em Paris. Temos parcerias com outros sites e blogs que divulgam nossa empresa, e gostaríamos de convida-los para uma parceria promissora, na qual trabalhamos com comissões sobre os serviços vendidos.
    Alguns dos nossos clientes indicaram o seu site, e gostaríamos de fazer uma parceria, pois vemos que apresentam conteúdos interessantes e dicas importantes sobre Londres. Queremos ser a referencia de transporte e passeios em seu site. Trabalhamos com transporte privativo do aeroporto ao hotel e passeios em geral em Londres e Paris. Oferecemos passeios e city tour personalizados, de acordo com o desejo e necessidade do cliente, além de oferecer um serviço de motorista 24 horas a disposição, que inclui restaurantes, teatros, shows e muitos outros. Todos os nossos motoristas são brasileiros bilíngues e a nossa frota conta com veículos novos e variados, com vans para até oito passageiros. Atuamos no mercado desde 2008 para garantir conforto, segurança e agilidade no receptivo. Valorizando nossos clientes, nossa empresa é regularizada no mercado e conta com autorização legal para atuar no Reino Unido. Trabalhamos com uma central que atua 24 horas a disposição do cliente, via e-mail, Skype e telefone.

    Conheça um pouco mais da nossa empresa e dos blogs que nos anunciam através nosso site: http://www.tamtransferlondres.com.br

    Me coloco a sua disposição para eventuais duvidas.

    Atenciosamente,

    Fernando Coura
    Diretor
    Tam Transfer Londres
    Tel: 00XX447795425380
    Skype: fernandotcoura
    E-mail: contato@tamtransferlondres.com.br

  4. Olá Bóia,

    Estou indo em agosto para a Inglaterra com a minha filha e estou com algumas dúvidas, ela irá estudar em Bristol, ficarei uns 18 dias com ela, pensei em ficar 5 dias em Bristol para ajuda-la na organização das coisas e então depois conhecer Londres (5 dias), Irlanda( 3 dias) e Escócia (3 dias)! Você pode me dizer como faço para ir de um lugar para o outro, qual a maneira mais fácil? Como vou sozinha com a minha filha, estou meio confusa! Aceito dicas!!!!!!
    Obrigado

    1. Olá, Marcia! Não se conhece “a Irlanda” nem “a Escócia” em 3 dias! (É como conhecer “a Bahia” em 3 dias, ou “o Paraná” em 3 dias!)

      Você pode passar 3 dias em Edimburgo e 3 dias em Dublin. Voe entre as duas cidades.

      Veja um roteiro mais redondo pela Escócia:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/08/roteiro-londres-edimburgo-highlands/

    2. Oi Márcia!
      Pense na possibilidade de trocar a Escócia (que merece muito mais tempo do que 3 dias) por pequenas cidades perto de Bristol.
      Vc e sua filha poderão ir juntas a Bath, Wells, Stonehenge e outras de trem ou ônibus (mais barato e pode usar a empresa First que
      faz o trajeto dentro de Bristol e em todo SouthWest) Existem passagens promocionais no verão qdo 2 ou mais pessoas viajam juntas.
      E estudante tem desconto.
      Aproveite a região, é muito interessante e aproveitada pelos turistas britânicos.
      Bristol é uma cidade incrível, vcs vão gostar muito!
      Ótima viagem

  5. Uma otima dica e sempre procurar e se possivel comprar ingressos antecipados antes de viajar. Hoje em dia todos os teatros do West End ja permitem a compra antecipada pela web, voce imprime o eTicket e apresenta pra entrar ou retira na portaria, dependendo do evento. Veja mais informacoes em:
    http://londreseshow.com.br/2013/10/como-comprar-ingressos-para-shows-em-londres/

  6. Adorei o Casa Mirian London, principalmente a localização. Agora eles também estão fazendo tour pela cidade, achei muito bacana! Recomendo para quem gosta de Hostel http://www.casamirianlondon.com.br

  7. Olá!!!

    Estamos indo em agosto para Barcelona, e depois gostaríamos de ir para a Alemanha, de trem.

    Qual empresa sugere???

    Obrigada pela atenção.

    1. Olá, Dina! É muito longe para ir de trem. Vá de avião.

  8. Boia você sabe se a região de Pimlico perto da Estação Victoria é boa para se hospedar?
    Obrigada.

    1. Olá, Carol! Em Londres você sempre estará longe de algumas atrações. Ficar na área central, e não na periferia, é o fundamental. Veja as zonas de que mais gostamos no item “Onde ficar?”, nesta mesma página.

  9. Bom dia!
    Queria uma ajuda/confirmacao. Vou viajar em abr/14 para Londres e ficarei uma semana. Meu passaporte vence em Jun/14, portanto menos de 3 meses depois do meu regresso. Entretanto, li no site do aeroporto Hearthrow que no caso do Reino Unido, por não fazer parte do Tratado de Schengen.
    É isso mesmo? Posso viajar tranquilo?
    Muito obrigado
    Carlos

    1. Olá, Carlos! O melhor é tirar um passaporte novo em regime de urgência. A cia. aérea pode implicar com a validade tão curta e não deixar você embarcar. A praxe é viajar com passaporte com pelo menos 6 meses de validade para qualquer lugar do mundo. Os Estados Unidos são a exceção.

  10. Olá….Bom dia!!! Tenho uma conexão de 9 horas em Londres. Você acha que dá para eu fazer um passeio rápido, pegando o Heathrow Express, depois pegar metrô? Ir até o Big Ben…..Vou ter que passar pela imigração na saída e entrada do aeroporto? Existe perigo com essa saída, minhas malas não seguirem o percurso normal da minha viagem? grata

    1. Olá, Sol! Você deve levar 1h30 para fazer a imigração.

      Temos um post sobre o assunto:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

      1. Oi Bóia, obrigada por me convencer…rsss, depois de ler tudo que você colocou no post, vi que realmente não vale a pena arriscar.Obrigadinha…Uma boa semana para vocês.

        1. Oi Sol,

          Se o avião não atrasar e você não levar 1,5 h na imigração, pode dar para ver o Big Ben. Veja nossa sugestão: http://www.londresparaprincipiantes.com/conexao-em-heathrow-da-para-conhecer-londres/

  11. Oi Bóia,
    Qual o Ibis mais bem localizado em Londres? Acho que vi em algum comentário aqui que é o ibis Londres Euston St Pancras?
    Obrigada!

    1. Oi Bóia, fiz uma revisão de todos os posts sobre hotéis e encontrei a resposta: é o ibis london euston mesmo.
      Desculpe!
      Obrigada!

  12. Olá! Vou à Londres em novembro e fiquei com 2 possibilidades de hotéis:
    - Um em Kensington, pertinho do metrô Gloucester Rd
    - Outro pertinho do Metrô Barbican

    Minha dúvida é quanto ao entorno desses hotéis:
    - Buxixo próximo?
    - Mercadinhos ou supermercados?
    - Área deserta/segura?

    1. Olá, Alexandre! Gloucester Road é central para tudo. Mercadinhos você encontrará em toda Londres. Mesmo áreas desertas são seguras em Londres. O perigo na Europa está nas aglomerações e nos pontos turísticos, quando agem os espertinhos.

      Barbican está próximo da muvuca de East London:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/07/londres-shoreditch-dicas-roteiro/

  13. Boa tarde
    Poderia me dar uma dica?
    Irei pra Europa e farei o trecho Londres – Paris
    Qual a melhor opção: aéreo, eurostar ou ferry ???

    Obrigada desde já!!!

    1. Eurostar

    2. Olá, Bianca! O Neftalí está certo :) Mais dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

  14. Olá,

    Preciso de um guia em Londres no dia 13 de maio. Por favor, vc poderia me indicar um? Infelizmente a Beatriz (que foi indicada no site “Londres para principiantes” não poderá me atender.
    Se puder me ajudar , ficarei muito grata!

    Isabel

    1. Olá, Bel!

      Veja se você encontra algum indicado neste post ou nos comentários:

      http://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/

  15. Boa tarde Bóia.

    Estarei em Londres por 6 dias completos com minha namorada em Agosto. Eu já morei lá por 4 meses, mas ela nunca foi.
    Você acha que é viável ou compensa tirar um dia para fazer um Daytrip para cidades próximas como Oxford, Cambridge, Bristol ou Brighton, etc…? Para apenas um bate e volta, qual seria um passeio legal que me recomendaria ?

    Obrigado desde já!
    Mauro.

    1. Olá, Mauro! É viável, sim! O Ricardo Freire indica esses passeios como bate-voltas a partir de Londres na seção “Daqui pra onde?” desta página-guia. Veja lá no alto!
      Os passeios não são “obrigatórios”, porém. Londres tem atrações o bastante para encher esses 6 dias. Decidam juntos. ;)

  16. Ola, estou querendo viajar em agosto para paris ou para londres, oque voces recomendariam..esses paises é muito calor em agosto:, como é a temperatura nesses paises em agosto:
    fico no aguardo, pois estou na duvida em qual país ir..
    obgd!!

    1. Olá, Mohamed! São ótimos destinos para a época. Não recomendamos o sul da Europa em agosto.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/09/onde-ir-reveillon-janeiro-carnaval-julho/

      Por favor: não saia fazendo a mesma pergunta em vários posts. Isso atrapalha bastante o nosso trabalho. Obrigada.

  17. Olá, Boa noite!

    Estou me programando para viajar a Londres entre Janeiro e Fevereiro, gostaria de sua opinião referente aos meses, pretendo ficar entre 10 a 15 dias.
    Sobre as Hospedagem não irei me preocupar, tenho uma Tia que mora na cidade a 10 anos.
    Referente a chegada em Londres, “Imigração” como está? está tranquilo? Quais as questões que devo me preocupar ao e me programar ao chegar no aeroporto para passar pela Imigração.

    Desde já agradeço!

    Att,
    Marcelo Amaral

    1. Olá, Marcelo! Você precisa levar carta-convite da sua tia e passagem de volta.

      Janeiro efevereiro são bastante frios, você pegará freqüentemente temperaturas próximas do zero. Os dias serão curtos. Mas tudo estará aberto e funcionando.

  18. Olá!!! estou querendo comprar passagens para Londres, inicio de Setembro 2014, e será que conseguirei preços melhores até junho??? atualmente vejo por $1.080…por pax.Abs!!!

    1. Olá, Jorge! Não temos como saber se o preço da passagem irá subir ou não. Ou ainda se a cotação do dólar vai ficar estável. Para dicas, veja: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais/

  19. Olá, estou planejando ir aLondres em Agosto ,o problema é que estou c dificuldades com as passagens pq sairemos do Rio de Janeiro mas na volta, minha mãe volta p o Rio e eu, filho e marido volta,os p Miami onde moramos. Preciso encontrar vôo Rio – Londres – Rio e Rio – Londres -Miami, mas que seam da mesma companhia aérea para que possamos ir no mesmo avião, e tô confusa, as companhias q saem do Brasil p Londres n?o voam p Miami. Acho q vi um da TAM e uma outra mas n?o tô sabendo resolver isso. Tentei indo p Paris mas lá mesmo é q n?o achei CIA q voe Brasil e USA . Se puder me dar uma luz eu agradeço, será um presente p minha mãe q tá sozinha no Brasil desde q vim morar em Miami. Obrigado.

    1. Olá, Sabrina! Orce esta viagem no http://www.kayak.com.br , que tem opção multidestinos. Vocês vão voar por uma combinação de cias., provavelmente da mesma aliança aérea.

1 ... 13 14 15

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!