Londres

Tate ModernGo east | Ricardo Freire

Primeiro, na virada do milênio, aconteceu South Bank: na margem sul do Tâmisa, em torno da roda gigante LondonEye, instalou-se um corredor turístico completo, entregando uma nova cidade para quem já tinha dado a Londres clássica por vista.

Na última década Londres revelou mais um canto ao forasteiro: Shoreditch e Hoxton, os primeiros bairros de East London, colados à City. Apareça por lá à noite e você vai se sentir como no Soho nova-iorquino de vinte anos atrás — um lugar que está acontecendo mas que ainda dá a impressão de ser fora do circuitão.

Não bastasse toda essa renovação, Londres ainda oferece outra novidade irresistível: o real nunca valeu tanto contra a libra. Sabendo escolher hotel e comendo nos (ótimos) restaurantes de rede, Londres pode sair mais em conta do que Paris ou Roma.


Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
londres-city londres-londoneye londres-east londres-stpancras
Céu nublado e chuvisqueiro fazem parte da paisagem londrina. Incorpore um guarda-chuvinha ao seu equipamento de sair, ou aproveite para desenvolver a indiferença (ou seria fleugma?) britânica ante a água que cai do céu.

Sabendo disso, o inverno não parece tão feio, já que o termômetro raramente chega a zero e a intensidade de chuvas não aumenta.

E o verão não tem contra-indicações: você faz mais coisas na rua e dificilmente passa calor. Com exceção das über-atrações turísticas, como Palácio de Buckingham, LondonEye e Tower Bridge, não há filas absurdas (os museus, gratuitos, são bico para entrar).

A British Airways voa direto de São Paulo e do Rio; a TAM, direto de São Paulo. Todas as outras cias. européias levam a Londres com uma conexão.

Chegue de trem se você vier de Paris ou Bruxelas (2h20 de viagem pelo Eurostar). Vindo de outros pontos da Europa, é melhor pegar o avião. Tente incluir escala em Londres na sua passagem transatlântica.

Caso resolva usar a grande oferta de vôos low-cost (a irlandesa Ryanair e a britânica easyJet, as duas gigantes do setor, são ‘locais’), lembre-se de não programar conexões com vôos convencionais. Se um vôo atrasar, nenhuma companhia se responsabiliza pela continuação da sua viagem.

Londres tem hotéis espalhados pela cidade inteira. Perto de estações, como Victoria e Paddington, há bolsões de hoteizinhos e bed & breakfasts em que a concorrência faz o preço baixar.

Duas áreas especialmente agradáveis, e com hotéis em conta, são South Kensington (perto do metrô Earl’s Court) e Bloomsbury (mais central). Se é para ficar perto de estação, eu ficaria em Euston, nas proximidades de King’s Cross/St. Pancras (a estação do Eurostar).

Quem quer turistar menos e curtir mais East London pode ficar em Hoxton e Shoreditch na boa. Para alugar, considere também Notting Hill e Chelsea.

Cambridge está a 50 min. de trem; Oxford, a uma hora. Num dia bonito – e se você tiver tempo sobrando – vale fazer um passeio a Brighton (1h10), a praia mais próxima.

As termas romanas de Bath estão a 1h30 de trem. Para ir a Stonehenge você precisa ir de trem a Salisbury (1h30) e então pegar o ônibus local. Há tours que conseguem fazer Bath e Salisbury no mesmo dia.

A bela Edimburgo, na Escócia, está a 4h30 de trem, e dá boa continuação de viagem. Tendo coragem de dirigir na mão inglesa, há roteiros belíssimos para fazer nas ilhas britânicas – as Highlands na Escócia, as Cotswolds no sul da Inglaterra, o interior da Irlanda.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Londres por Ricardo Freire


1.708 comentários para “Londres”

  1. Boa noite Boia.
    Sou fan de seu site !!
    Estou planejando minhas próximas férias por 2 semanas para Paris, Londres e Edimburgo. Qual mês é melhor para viajar . Agosto ou Setembro? Escutei que Agosto e mês de férias na Europa e tudo é lotado e mais caro. E isso mesmo ? procuro com o melhor clima e preços em conta.

    Obrigada

    Alejandra.

    1. Olá, Alejandra! É isso mesmo — agosto são férias européias. Setembro é um ótimo mês para viajar, com clima ameno e menos muvuca. :mrgreen:

  2. Olá Boa noite. Vou para Londres em Julho e gostaria de saber se a ordem e a quantidade de pontos turísticos está leal para um dos dias do meu roteiro de viagem. Teria mais alguma coisa imperdível por perto que esqueci? Obrigada

    Saint Paul Cathedral
    Tate Modern
    The view from the Shard
    Ponte de Londres
    Torre de Londres
    Tower Bridge

    1. Olá, Cintia! Normalmente programamos mais coisas do que é possível cumprir num dia só. O seu roteiro faz sentido logístico, mas cumprir todos os objetivos dependerá do seu ritmo e das filas. Compre ingresso com hora marcada para a Torre de Londres, poque as filas são extensas. Procure começar pelas atrações pelas quais você tem maior expectativa; normalmente nos demoramos mais nas duas primeiras atrações do dia, e depois vamos apressando o ritmo até chegar correndo na última parada.

  3. Desculpa, esqueci de outro detalhe. Achei o ingresso da London Eye muito caro, mas acredito se não comprar o fast pass a fila deve ser enorme em julho. Esse ingresso eu consigo mais barato combinando com outros pontos turísticos?

    Obrigada

    1. Olá, Cintia!

      Esses são os ingressos combinados com a LondonEye:

      http://www.londoneye.com/TicketsAndPrices/CombinationTickets/

  4. Boa Tarde pessoal.

    vou para Londres em 27/12 e ficarei até dia 30/12/14, chegarei por St. Pancras. Alguém me recomenda algum hotel naquela região que seja BBB (bom, bonito e barato)? Preferi ficar por perto do trem, pq no dia 30 saio de lá para Amsterdam.

    Oque acham?

    Obrigada

    1. Olá, Fernanda! Veja os hotéis recomendados pelos leitores aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/02/hoteis-em-londres-o-relato-dos-leitores/

  5. Olá bom dia.

    É viável deixar para comprar o ticket do Castelo de Windsor no local? Corre o risco de estar lotado e não conseguir entrar? E a fila no início de Julho, costuma ser muito grande? Obrigada

    1. Olá, Cintia! Vale a pena comprar com antecedência, sim.

  6. Bom dia gostaria de saber preço passagem trem de Londres para Escócia para dia 27 de julho 2014?
    Agradeço pela atenção
    Betania

    1. Olá, Maria Betânia! Veja em http://www.thetrainline.com . Para preços descontados, compre com antecedência.

1 ... 14 15 16

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!