Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marcio
MarcioPermalink

Bóia,

Estou indo para Paris com escala (e imigração) em Madrid. Como ficarei na casa de um familiar em Paris, estou levando uma attestation d'accueil.
Eles aceitam um documento francês na imigração de Madrid sem problemas?
Obrigado!!

Vinicius
ViniciusPermalink

Obrigado Bóia! grin
Mas na verdade é um voo dentro de um mochilão, ou seja, é só um voo que faz a rota Paris - Madrid, nada de voos vindo do Brasil.
Só queria saber se eles tem imigração pra esses tipos de voos dentro da Europa.
Supondo também que eu faça o mesmo esquema, mas vindo de Londres (que é separado da união européia, certo?) > tem ou não imigração, já que estaria vindo do Reino Unido?
Se souber, fico agradecido!!
Vinicius.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! O vôo Paris-Madri então será doméstico e você não passará pela imigração novamente. No caso de Londres-Paris ou Londres-Madri, você faria imigração, já que a Inglaterra não faz parte do Espaço Schengen.

Erik Galdino
Erik GaldinoPermalink

Entrei na Europa por Madrid em setembro de 2010 e foi muito tranquilo. Cheguei no guichê e a moça não olhou pra mim, tampouco respondeu meu boa tarde dado cordialmente em espanhol. Carimbou meu passaporte e pronto, nenhuma pergunta.

Nesta mesma ocasião vi má garota sendo deportada, de longe não sei o que conversaram, mas apenas notei as negativas cm a cabeça dadas pelo agente da imigração. Ela estava indo para trabalhar ilegal, ouvi ela comentando isso no shuttle que nos levou da aeronave para o desembarque.

Pode até ocorrer equívocos, mas eles são treinados e trabalham com isso, sabem melhor do que ninguém quem é um imigrante ilegal. Nunca ouvi uma história convincente de alguém que tenha sido inadmitido equivocadamente. As historias sempre possuem questões duvidosas.

carolina real
carolina realPermalink

Erik, infelizmente você está equivocado. Sou pesquisadora da área de humanas e tenho muitos exemplos de pessoas que tiveram que voltar e foram muito mal tratadas mesmo com comprovação de que cursavam doutorado no Brasil e estavam indo apresentar seus trabalhos em congressos! Basta ele ver alguém jovem um pouco fora dos padrões do completo mauricinho que eles mandam de vota sim, é só não ir com a cara. Um amigo que é doutor em sociologia passou 24h a base de água na sala de migração. É uma completa falta de respeito!

Vinicius
ViniciusPermalink

Muito obrigado, era isso mesmo que queria saber!
Aproveitando, vou tentar sanar mais uma pequena dúvida:
Por acaso você sabe se tem imigração de Londres para Paris, porém de ÔNIBUS? Porque pretendo fazer esse roteiro de ônibus, achei que compensa mais. Porém, PRECISO da imigração... kkk
É que quando estiver fazendo este percurso, meu visto de estudante da Inglaterra estará quase vencendo, por isso preciso ficar registrado no sistema que ''saí'' do Reino Unido, entende?
E tenho medo de fazer isso de ônibus e não ter nenhum controle na estrada, daí complica...

A pergunta já está fugindo um pouco do assunto do tópico, mas tudo bem... Se souber algo relativo, me ajuda... grin
Muito obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Se você vai passar de um país ao outro, vai passar por imigração wink

Jefferson
JeffersonPermalink

Vim para a Holanda em dezembro do ano passado e como todos os brasileiros que cruzam o Atlântico pela primeira vez, tive muito medo da temida imigração no Aeroporto de Barajas.
Minha passagem pela imigração foi super tranquila, a fila estava minúscula e perdi se muito dois minutos no balcão.Um rapaz muito simpático perguntou qual era o destino final, quanto tempo ia ficar lá, perguntou se eu tinha passagem de volta, pensou por uns segundos e carimbou meu passaporte.
Observei que todas as pessoas que saíram do voo comigo passaram ilesas pela imigração
No momento que você atravessa o guichê, a sensação é de alívio.

Gisele
GiselePermalink

Olá Bóia ! Desembarquei em Barajas no dia 18/12/2011, sozinha, sem carimbos no passaporte novo. Confesso que estava apavorada. Levei uma pasta com tudo que eu podia e não podia (roteiro completo, reservas de hotéis em duas cidades, carta convite para outra, docs de vínculo com o Brasil, enfim...tudo). No final das contas, cheguei, não havia fila, eu disse "bom dia", o guardinha respondeu buenos dias, abriu meu passaporte e simplesmente carimbou enquanto conversava com o guardinha do lado. Foi coisa de segundos. Não perguntou nada e não olhou nada. Deu um tremendo alívio quando passei. Boa sorte para quem passar por lá, mas com certeza será tranquilo. Abçs

Marcio
MarcioPermalink

Poxa bóia, nem pra me dar atenção...
Vou postar de novo pra ver vc me ajuda. Brigadão!!

Bóia,

Estou indo para Paris com escala (e imigração) em Madrid. Como ficarei na casa de um familiar em Paris, estou levando uma attestation d’accueil.
Eles aceitam um documento francês na imigração de Madrid sem problemas?
Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! Eu tinha respondido sim, mas a resposta não subiu, desculpe eekops:

Sim, pode passar com o documento em francês, sim.

Rita M.
Rita M.Permalink

Olá Bóia!
Existe algum outro post com comentários sobre a imigração em outras cidades européias? Por qual cidade é melhor entrar, menores filas, menor burocracia?
Obrigada!
Rita

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Os lugares mais embaçados são Madri e Londres. Zurique, Frankfurt e Amsterdã parecem ser os mais tranqüilos.

Dri
DriPermalink

Na minha primeira viagem internacional, entrei primeiro por Londres, onde não tive nenhum problema (apesar de estar sozinha, ter apenas 23 anos, nenhum carimbo no passaporte). Quando fui de Londres para Amsterdã, passei o maior perrengue imigratorio da minha vida (contando as entradas posteriores nos EUA e na Europa de novo)! Para vocês terem noção, fui inclusive obrigada a citar 5 pontos turísticos de Amsterdã que eu estivesse indo conhecer e a explicar toda a minha "suposta" pesquisa de Mestrado com a proteína do prion... Fiquei mais de uma hora com o oficial de imigração, que depois só carimbou o passaporte do meu namorado, sem perguntar nada...

Daniele Cunha
Daniele CunhaPermalink

Olá!!!
Adorei todos os posts, estão me ajudando muito!

Como eu e meu marido estamos querendo fazer um mochilão pela europa, estamos pesquisando bastante como funcionam as coisas. Queria saber como funciona o seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen, não tinha lido sobre isso em lugar nenhum. E os hoteis como eu comprovo que estão reservados? (imprimi do email a confirmacão de reserva? Outra duvida, não sabemos por qual cidade começar a viajem (paris a passagem da 5 mil cada e Madri ta dando 5mil para os dois isso so a ida) o que vc acha ta caro? ou no preço?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniele! O seguro-assistência pode ser feito online. Recomendamos a Mondial. (clique aqui)

Para montar sua viagem à Europa, comece por este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Andre L.
Andre L.Permalink

Danielle, eu recomendo para meus amigos e parentes que em para cá a seguradora AXA-Europe, que oferece o mesmíssmo seguro por preços 40% mais baratos que as sediadas no Brasil. O senão: é bom ter um inglês razoável-zinho se precisar usar.

Carlos
CarlosPermalink

Olá, sabe me informar como funciona para adquirir o seguro viagem gratis para Europa com o visa platinum? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Compre a passagem com o cartão, ou pelo menos a taxa de embarque (se emitir a passagem com milhas), e então entre em contato com o emissor do cartão para emitir o certificado.

Sabrina
SabrinaPermalink

Ola, irei estudar em Portugal, porém comprei minha passagem e farei conexão em Barajas! Estou lendo coisas horríveis pela internet, será que a situação melhoreu hj em dia? Estou com o visto de residencia para Portugal, passagens de ida e volta, seguro, convite de moradia, declarações que serei bancada por meus pais... Será que posso ficar tranqüila, depois de tanto trabalho para conseguir o visto português de residencia?
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sabrina! Quem tem visto tem entrada garantida, não se preocupe.

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Acabei de voltar de Madrid. Super tranquilo a entrada por Barajas. Durou menos de de um minuto e três perguntas: qual o objetivo da viagem? Quantos dias ficará na Espanha? Posso verificar sua reserva de hotel e sua passagem de volta? Tudo bem rápido e educado. A Espanha está mergulhada em uma forte crise e eles precisam do dinheiro dos turistas rsss Podem ir sem medo nenhum..

Gustavo
GustavoPermalink

Estou indo para Strasburg (França), porém minha conexão é em Madri. Vou ficar na casa da minha namorada em Strasburg durante 1 semana e posteriormente iremos viajar (roteiro já definido, etc)...Minha passagem de volta sairá de Amstedam.
Estou preocupado em relação a minha imigração.. Vocês podem me ajudar?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Você pode precisar apresentar as reservas de hotéis. Sua amiga precisa fazer uma carta-convite (lettre d'accueil).

Gustavo
GustavoPermalink

Olá, "A Bóia"! Primeiramente gostaria de agradecer pela sua resposta! Seu blog é demais!

Como eu comprovo as reservas dos hotéis?

Abraços,

Gustavo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Imprima todos os recibos ou vouchers e organize numa pastinha! grin

Cynthia
CynthiaPermalink

Bom dia!
Primeiro quero falar que adoro este blog! Estou montando minha primeira viagem à Europa com as dicas tanto dos posts quanto dos comentários, que são bem ricos!

Infelizmente eu só vi esse post sobre a imigração em Madrid agora. E já comprei minha passagem para Paris, com conexão em Madrid, voando pela Ibéria.

Só terei 1h30 de conexão.. é o bastante para passar pela imigração? Tem que retirar as bagagens em Madrid e fazer novo check in?? Ou eles vão mandar minhas malas direto pra Paris?

Se o vôo atrasar para sair do Brasil é muito provável que eu perca a conexão né? Que droga.. já estou preocupada meses antes do embarque. Alguém sabe se é fácil encaixar em outro vôo no mesmo dia caso eu perca Madrid - Paris? Preciso pagar taxas extras pra isso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cynthia! Se as duas passagens forem vinculadas, é de responsabilidade da cia. aérea arranjar outro vôo para você.

Não é preciso retirar as malas nem fazer novo check-in. Você já sairá do Brasil com o cartão de embarque do vôo seguinte. Uma hora e meia é apertado, mas não é impossível. Se você perder o vôo, procure um balcão da cia. aérea.

Cynthia
CynthiaPermalink

Que resposta rápida! Obrigada!

Fernanda
FernandaPermalink

Olá!

Gostaria tbm de elogiar o blog, tem dicas par absolutamente tudo!

Viajo no final de janeiro para Barcelona e meu voo faz escala em Madri. Vou visitar várias cidades, fico uns dias em Barcelona, mas volto para Madri, onde fico 4 dias antes de partir pra Amsterdã. Enfim minha dúvida é quanto ao modelo de carta e a necessidade efetiva desta, já que na maioria das cidades ficarei hospedada na casa de amigo brasileiros.

FLAVIO
FLAVIOPermalink

OLA, ESTOU INDO PARA PARIS VIA AMSTERDAN, TENHO DUAS DUVIDAS: COMO COMPROVO A RESERVA DO HOTEL? PODE SER PELO BOOKING.COM??? E OS BILHETES AEREOS, COMO COMPROVO A PASSAGEM DE VOLTA, POIS É TUDO ELETRONICO, ANTES VINHA TIPO UM TALAOZINHO DE CHEQUE .... ISSO NAO EXISTE MAIS???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavio! Você pode fazer a reserva em qualquer um dos grandes sites de reservas de hotéis. Sites como o http://www.tripadvisor.com comparam as tarifas disponíveis em agências confiáveis.

Imprima o seu e-ticket, é o comprovante que você tem passagem de volta.

Elaine Cauneto
Elaine CaunetoPermalink

Bom dia, Vou para Zurique em julho por Madri, vamos ficar rg diasa lá hospedadas na casa de uma cunhada, sou funcionaria publica federal e sou casada. Vai eu, minha mãe, minha irma e minhas duas sobrinhas crianças, com o detalhe q minha mãe e minha irmã tem cidadania italiana. Estou com mto medo da imigração em madri pois li q eles geralmente barram jovens brasileiras. Preciso de dicas urgentes, estou mto ansiosa, as passagens estao compradas pela iberian

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine! Siga as recomendações do Comandante. Se você estiver com os documentos necessários, não há por que viajar preocupada! Veja os últimos relatos dos leitores. Eles não têm tido problemas wink

jordania
jordaniaPermalink

olá.. estou adorando o blog!
Preciso que me esclareça duvidas: em julho estou indo para Bulgaria com o meu sogro, com conexão em Madrid. Fiquei com muuito medo quanto as história de imigração por lá. Tenho preocupaçãoo quanto ao idioma, pois, não falo ingles e espanhol. na verdade, ele é bulgaro e tem faamilia lá, vaamos apeenas visitar. Achas que é tranquilo? Prreciso de carta dos parentes bulgaros? Abraçõs, aguardo retorno, pois, n vou dormirrr!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jordania! A Bulgária não pertence ao Espaço Schengen, então provavelmente você não fará imigração em Madri. Se as suas passagens forem vinculadas, você ficará na zona de trânsito internacional e só fará imigração em Sofia.

natalia matheus
natalia matheusPermalink

ola pessoal...

ESTOU SUPERNERVOSA E ASSUSTADA COM OS DEPOIMENTOS...ESTOU COM A PASSAGEM DE IDA E VOLTA PARA MADRID, PARA O DIA 30/01, NÃO VOU FICAR EM HOTEL, MAIS NA CASA DE UMA PRIMA MINHA, Q TEM CIDADANIA ESPANHOLA, POR SER CASADA NO PAPEL COM UM ESPANHOL, TENHO PASSAGEM DE IDA E VOLTA...PASSAPORTE E SEGURO VIAGEM, VOU PEGAR O MESMO VOO QUE ELA, POIS ELA ESTA NO BRASIL, ENTÃO EMBARCAREMOS JUNTAS...NÃO TENHO CARTA DE VISITA NEM NADA, PRECISO REALMENTE DISTO???TENHO 24 ANOS, E A PASSAGEM DE VOLTA É PARA O DIA 15 DE FEVEREIRO... ME AJUDEM...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Natalia, infelizmente não somos nós que fazemos as regras. Se o fiscal quiser ser fuinha, vai pedir a sua carta-convite ou as suas reservas de hotel.

Sua prima pode tentar registrar uma carta-convite no consulado espanhol aqui no Brasil.

Rick
RickPermalink

Bom dia, legal suas dicas. Pode me ajudar? Minha namorada e eu estamos indo para o Japão. No fim de Abril e voltando no fim de Maio. Faremos uma escala em Madri e outra em Londres. Madri por 12 horas + ou - e Londres por umas 2 horas. Se estivermos com os vistos de todos os 3 países com passagens ida e volta, carta convite para o Japão e mesmo se não, quisermos sair do aeroporto é possível que, eles neguem a continuação da viagem ? E como retiro o visto Espanhol e Inglês, consigo fácil fazer isso aqui no Brasil ? Seria até melhor né? Tendo todos os documentos em mãos. Fico agradecido desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rick! Em princípio, tanto em Madri quanto em Londres vocês não passam pela imigração. Vão ficar na área de trânsito.

Para sair do aeroporto em Madri vocês precisarão então passar pela imigração. Apresentem os documentos que comprovam a continuação da viagem ao Japão. O máximo que pode acontecer é o agente não deixar vocês passarem.

Lembrem-se de sair de Madri de volta para o aeroporto umas quatro horas antes do embarque. Os procedimentos de segurança tomam tempo.

Luis Borghi
Luis BorghiPermalink

Olá, Pessoal! Há um tempo eu postei aqui dúvidas quanto a minha viagem à Madrid. Eu tenho passaporte italiano e minha esposa não tem. Eu até gostaria de compartilhar a experiência que eu teria em Madrid, porém meu voo da Iberia foi cancelado pela greve dos pilotos em 18/12/2011 e eu fui realocado em um voo da Lufthansa até Munique. A imigração na Alemanha foi a mais tranquila possivel. Estávamos com um casal de amigos com passaporte brasileiro e eles não foram questionados em absolutamente nada. Simplesmente apresentaram o passaporte e tiveram o carimbo. Em tempo... obrigado pelas dicas e pelo ótimo blog! Grande abraço

Marcelo
MarceloPermalink

Estive em Madri em jan 2010. Ao desembarcar do avião uns funcionários da imigração espanhola já estavam gritando "passaportes em manos" e simplesmente escolheram as 15 ultimas pessoas a sairem do avião para o "pente fino". Tomaram o meu passaporte e do meu amigo inclusive e pediram para nós segui-los. No meio do caminho um guardinha q parecia chefe perguntou se eramos japoneses, respondemos q somos brasileiros, mas somos descendentes.
Nesse exato momento ele pediu aos oficiais para nos devolverem nossos passaportes. Fomos os 2 liberados. Já os outros ultimos 13 do avião eu não sei oq deu.
Só posso afirmar que eles são extremamente grosseiros e q estão cagando para nós. Enfim... a lei da reciprocidade poderia ser aplicada. A Espanha é um país bem legal... mas com uns oficiais daqueles e um governo tosco q trata mal os seres humanos... fala sério. Q se dane a Espanha. Boicotem a Espanha!!! não precisamos deles!!! Pq vcs acham q as passagens da Iberia são em geral mais baratas??? comprem uns chocolates a menos no free shop e entrem na europa por outra via.

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Marcelo,
Com certeza a crise na Espanha fez eles mudarem um pouco o comportamento. Chegei de lá a alguns dias. Fiz a imigração em Barajas e demorou menos que um minuto. Foram três peguntinhas básicas: qual o motivo da viagem? Quantos dias? e posso verificar as reservas do hotel e a passagem de volta ao Brasil? com a crise eles baixaram a bola......

Andre L.
Andre L.Permalink

Valdinho Pellin, mesmo no auge da "crise", 90% dos brasileiros, desde muito tempo, sempre passaram pela imigração como você.

A questão é que quando algo dá certo, ninguém sai comentando para a família inteira ou indo aos jornais. Receber um visto americano aprovado, passar rapidamente pela imigração - tudo isso é um não-evento. Daí ficarmos com a impressão de que TODO mundo é parado e escrutinado nos aeroportos internacionais - oq ue seria impossível.

Alberto
AlbertoPermalink

Vamos para Europa eu e minha esposa que possuimos passaporte italiano e dois casais amigos com passaportes brasileiros. Fizemos todas as reservas nos hoteis através de sites do próprio hotel e booking.com, locação de veículo, temos os comprovantes de compra de moeda, seguro viagem, passagem de ida e volta, cartão Travel Money, cartões de crédito internacionais. Na ida faremos conexão em Madrid (Barajas) com destino a Roma e no retorno embarcaremos novamente em Madrid depois de giro por Italia, França e Espanha em trem e avião. Que cuidados temos de ter na imigração em Madrid na entrada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alberto! Os que têm passaporte europeu passarão pela fila dos "comunitários". Os demais só precisam ter os documentos organizados para apresentar caso perguntem. Não se preocupem.

thiago
thiagoPermalink

vcs vao dia 29? eu tb farei este percursoo vou dia 29 as 17:50;

Rana
RanaPermalink

Bom dia!

Vou fazer um curso de frances em Lyon a partir de Março, por 10 semanas, e depois pretendo viajar por 15 dias pela Europa. Não tenho visto, pois este processo ocorrerá em menos de 90 dias. Tenho a comprovação do curso e de onde vou ficar neste primeiro périodo de 10 semanas, vc acha que eles irão encrencar com esses outros 15 dias que ainda não tenho comprovação??? Seria melhor eu já ir fazendo reservas de hotel???

Muito Obrigada mesmo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rana! É aconselhável ter as reservas de hotel para apresentar, sim.

Luiz Rodolpho
Luiz RodolphoPermalink

Olá “ A bóia” pesquisando na internet achei seu blog que está sendo muito instrutivo, mas tenho as minhas duvidas.
Vou sair daqui do Rio dia 30 de junho/12, com destino ao Porto e escala em barajas (retornando dia 20 de julho), tenho já em mãos as passagens, o seguro, cartão de credito internacional e o equivalente a 150 euros por dia, a única coisa que não tenho é essa carta convite pois vou focar hospedado na casa em que meu primo está, pois o mesmo está estudando no Porto . Posso ter algum tipo de impedimento com isso?
Desde já agradeço a sua ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Rodolpho! Peça para os anfitriões do seu primo registrarem essa carta-convite. Se o agente de imigração em Madri quiser criar caso com você, a falta desse item pode complicar a sua situação.

Carolina
CarolinaPermalink

Fiz um vôo em fevereiro de 2011 para Paris com escala em Madri (pela Ibéria. Como todo mundo estava com um pouco de medo da imigração no aeroporto Barajás, mas ocorreu tudo bem, tínhamos todos os documentos em mãos, mas a única coisa que nos perguntou foi para onde iriamos depois de Paris, que no nosso caso era Londres.
Mas de simpatia eles não tem nada!
Carolina

Fabia
FabiaPermalink

Ola. Chegarei em Madri 18/02 e voltarei 25/2. Tenho apenas 8 dias na Espanha. De Madri eh melhor ir de trem ou avião para Barcelona?.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabia! De trem são 2h30 no direto, ou 2h45 no que pára em Zaragoza. Compre o quanto antes para pegar tarifas descontadas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/comprando-no-site-da-renfe-os-macetes-do-achados/

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Trem AVE com certeza. Menos de 2 horas e com vários horários.

Melissa Sumi
Melissa SumiPermalink

Olá, tenho passagem marcada para a Holanda, sábado 28/01/2012 e volta dentro de três meses. Dinheiro ok, cartão ok, seguro saúde estou pensando em fazer na Holanda e a carta como está em cima da hora,talvez não dê tempo para chegar. Com uma carta enviada por ele por email, assinada e tudo mais terei problemas passando por Madrid? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Melissa! Não é o ideal. O perfeito seria ele conseguir registrar essa carta-convite em cartório ou delegacia na Holanda (como funcionar por lá) e enviar por FedEx urgente. Em dois dias chega.

Fabrício Gomes
Fabrício GomesPermalink

Olá como vai? Estou indo para Paris no final de Abril. Tenho passagem de ida e volta, seguro, cartão visa pré pago, reserva em hotel paga. Minha Namorada tem visto americano. Em 2010 foi a Paris e Londres e não tive problema algum na imigração. Como está a imigração em Madri agora?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabrício. Está mais tranqüila. Leve todos os documentos organizadinhos, incluindo extrato do cartão, para não dar nenhum chabu. Sua namorada, mesmo com visto americano, também precisa dos mesmos documentos.

Chris
ChrisPermalink

Oi amigos

Esse site é uma beleza!!!! Vou relatar a minha experiencia:
Desembarquei numa conexão em Madri para Roma no dia 09/09/2011 e regressei ao Brasil no dia 09/11/2011.

Tanto na ida e volta não tive problemas em passar na imigração. Na ida o policial me perguntou para onde eu ia, eu respondi Roma. Ele carimbou olhou a passagem e meu deu boa viagem! Olha que eu tinha uma pastinha com seguro viagem, carta convite, dinheiro e travel card. Mesmo assim não me pediu nada. Chegando no Rx um funcionário senhore simpatico perguntou de onde eu era eu respondi: Bahia, ele ele sorriu e disse baiana!

Só que agora no dia 02/02/2012 preciso retornar a Roma, pois vou casar em março lá. A pergunta é:

SERÁ QUE TEREI PROBLEMAS PARA PASSAR NA IMIGRAÇÃO, VISTO QUE REGRESSEI A POUCO TEMPO E LEVEI 2 MESES LÁ? Detalhe: levo comigo as documentações que o consulado de Roma pede para o matrimonio e estou gravida de 10 semanas....

Alguem pode me dizer se é correr riscos uma viagem nessa situação?

Agradeço muito!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Chris! Brasileiros podem passar até 90 dias no Espaço Schengen a cada 180 dias. Você ainda tem direito a passar 30 dias até o dia 9 de março.

Chris
ChrisPermalink

Obrigada Bóia pelo esclarecimento, você me tirou grande dúvida e preocupação. Se acaso me perguntarem que farei lá, posso ser clara e dizer que vou casar?

Agradeço mais uma vez!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Chris! Desculpe, não percebi que você não tinha passagem de volta. Neste caso, é melhor o seu futuro marido pedir instruções oficiais às autoridades italianas para saber a documentação necessária para não te barrarem na Espanha.

SIMONE GOMES DE SOUSZA
SIMONE GOMES DE SOUSZAPermalink

hola boia boa noite eu gostaria de saber uma coisa olha eu estou d eviagem marcada para dia 27 agora desse mes entao eu gostaria de saber o ceguinte eu vou visita um amigo que mora na espanha bilbao eli enviou uma carta convite pra mim assumindo paga todas minhas despezas enquanto eu permanecer por la vou fica 25 dias la estou com passagem ida e volta e levando um pouco de dinheiro sera que a imigraçao vai chia obgd espero sua resposta boa noite

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! Vá com passagem de volta emitida e com o seguro-assistência exigido pela Comunidade Européia. O fato de não comprovar os 65 euros por dia exigidos pela Espanha pode dar problema, sim.

SIMONE GOMES DE SOUSZA
SIMONE GOMES DE SOUSZAPermalink

bom dia boia obgd pela resposta

SIMONE GOMES DE SOUSZA
SIMONE GOMES DE SOUSZAPermalink

hola boia desculpe mas tenho mais uma pergunta estou levando seguro d eviagem e passagem de volta e tambem irei fica hospedada na casa de um amigo mesmo assim posso ter poblema ? pq o meu amigo emviou uma carta convite mim convidando pra fica na casa deli e eli ir aassumi todas minhas despezas enquanto permanecer por la mesmo assim posso ter poblema ? obgdo pela atençao

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! Teoricamente está OK, mas se os fiscais quiserem implicar, eles implicam mesmo com toda a documentação certinha.

Debora Alonso
Debora AlonsoPermalink

oi, eu já entrei na Europa por Madri. foi a maior decepção... não cheguei a ter problemas de comprovar 60 euros por dia e nem o seguro viagem, pq eu estava indo pra Londres. mas a imigração mexeu na minha bolsa de mão, nos meus produtos q estavam no saco plastico, mandou tirar a bota, revistou meu casaco e ainda perguntaram pra onde estava indo e onde eu ficaria. achei tao sem noção! eu não estava indo pra Madrid e pouco importavam pra eles pra onde eu estava indo.
enfim, a passagem foi bem barata, mas se for fazer escala prefira outra capital: Paris, Amsterdã, Lisboa... não compensa o mau humor espanhol.
abraços, debora

SIMONE GOMES DE SOUSZA
SIMONE GOMES DE SOUSZAPermalink

obgd boia mas uma vez

Bruna
BrunaPermalink

Na ida para Londres, passei por Madri, e mal olharam para mim.... na verdade só pediram pra tirar a bota, mas até uma garrafa de água eu estava carregando e... entrei com ela! hahahaha
Na volta tbm fiz escala lá, e perdi minha conexão. Como foi por culpa da própria companhia, ficamos num hotel, e para sair, lá vou eu passar pela imigração de novo...
o funcionário dessa vez foi MEGA simpático, e até brincou "olha, nesse hotel que vcs vão ficar tem piscina, aproveitem que o calor tá uma delícia!!" hahahahaha

Só tenho a reclamar dos funcionários (em geral! de guichês a guardas, de varredores a fiscar, qq um!) imprestáveis para dar qq informação, inclusive um "não sei" - eles só gritavam "não peça infos pra mim, não quero saber!!!!"

Cilene Mendes
Cilene MendesPermalink

Olá!
Nossa viagem (eu, marido, dois filhos adolescentes homens e mais um casal de amigos) é para a Europa e a partida estava marcada para o dia 09/02, porém fomos obrigados a alterar nosso roteiro, pois íamos iniciar por um cruzeiro, o Costa Concórdia, mas infelizmente o navio foi à pique!
Como estamos em cima da hora, optamos por substituir a semana do cruzeiro por Madrid e Barcelona. Em seguida teremos Lisboa, Londres e Paris. O período será de 11 a 28/02. Como não conhecemos nenhuma dessas cidades, gostaríamos de receber dicas sobre o que visitar, incluindo programas que atendam os adolescentes. Também sobre as providencias que precisamos tomar, tipo: imigração, temperatura, o que não deixar de levar, etc...enfim, o que for importante conhecermos. Gostei muito do site!! Abçs

Andressa
AndressaPermalink

Boa noite, embarco para Italia no próximo dia 05, desembarcamos em madri e pegamos outro voo para Roma, estamos levando todos os documentos impressos, passagens, reservas, seguros, passes de Roma, vou deixar meus filhos de 06 e 07 anos no Rio, será que ainda assim corremos riscos na imigração, devo levar a certidão de nascimento deles??? desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andressa! Fique tranqüila, a imigração tem estado bem mais tranqüila. Leve os documentos organizadinhos e nada acontecerá.

Andressa
AndressaPermalink

Obrigada pela atenção, pode deixar que depois passo aqui pra dizer como foi, abçs.

Leonardo
LeonardoPermalink

Olá Bóia,

Eu e minha esposa vamos fazer nossa primeira viagem para a Europa, e vamos para Paris, Amsterdam, Bruxelas e Londres, mas a nossa entrada vai ser por Madrid. Quer dizer, compramos pela Ibéria a passagem Rio/Madrid/Paris... Na verdade vamos só fazer a conexão em Madrid. Não vamos nem sair do aeroporto.

A pergunta é: mesmo assim iremos passar pela imigração Espanhola, ou iremos passar pela imigração somente em Paris??

Muito obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Sim, a imigração será feita em Madri mesmo. Mas não precisa ter medo: é só estar com todos os documentos exigidos, e não haverá encrenca. wink

Carolina
CarolinaPermalink

Olá Ricardo! Seu site é sempre minha referência em viagens! Em abril vou embaracar na maior delas - 1 vez na Europa! Então não poderia deixar de tirar umas dúvidas com o meu guru...rs! Já li o post sobre a primeira viagem para Europa, mas em relação a imigração ainda tenho díuvidas!
Meu primeiro voo é Rio- Paris com conexao em Lisboa pela TAP. Será em Lisboa ou em Paris que passarei pela imigraçaõ? Depois irei a Itália e de lá para Portugal (Porto).Em cada um desses países volto a passar pela imigração?
Outra coisa, no Porto ficarei hospedada na casa de parentes preciso da carta convite ou não é necessário? E só mais uma dúvida, quando era criança tirei minha cidadania italiana porém esta está vencida há mais de 15 anos, será que vale levar o passaporte italiano de quando era criança ou pode complicar mais?

Super, super obrigada desde ja! E como sempre parabéns a toda a equipe pelo site fantástico!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Aqui quem responde é A Bóia! A imigração será feita em Lisboa e você não terá mais que passar por imigração, já que todos os países que visitará fazem parte do Espaço Schengen.
Você precisa de carta-convite, sim! Os outros requisitos para entrada na Europa estão descritos no texto acima.
Apenas documentos válidos servem para a imigração.

Carolina
CarolinaPermalink

Muito obrigada pela resposta! Que rápida! =)

Quanto a carta convite o que deve conter, além claro, do convite para me hospedar lá? Existe algum modelo determinado, dados que não podem faltar?
Já li que tem que ser registrada e enviada pelo correio.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Costumam existir modelos pré-determinados, sim. Informe-se junto ao consulado ou embaixada de Portugal sobre como deve proceder para que sua família registre a carta: http://www.embaixadadeportugal.org.br/

Éverton
ÉvertonPermalink

Olá, Bóia!

Vou ficar um mês na europa e vou para 4 lugares países: Inglaterra, França, Bélgica e Holanda.

Vou desembarcar do Brasil para Londres primeiro e depois vou para Paris de trem. Vou passar 2x pela imigração? (Brasil x Londres e Londres x Paris).

Quando eu partir de Paris para os outros destinos da Europa, eu vou ter que passar pela imigração também ou não será necessário?

A Imigração em Londres costuma ser tranquila?
Obrigado.

Att,
Éverton L.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Éverton! É isso mesmo. De Paris em diante você não passa mais pela imigração.
Estando com todos os documentos você não precisa se preocupar com a imigração em nenhum lugar wink

mario
marioPermalink

mas é obrigatorio esse seguro de vida

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mario! Não é um seguro de vida, mas um seguro-saúde! Turistas também se acidentam smile

Amanda
AmandaPermalink

Olá Bóia!!
Vou para Paris em junho e depois para Bilbao na Espanha em um congresso...
Devo me preocupar com a imigração?
Tenho 25 anos e meu passaporte esta saindo do forno para esta viagem...
Li as mensagens e fiquei com uma pontinha de medo, pois minha ida a Paris vou devido a economia nas passagens (cerca de R$700,00 de diferença do que ir direto para Bilbabo).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Em Paris a imigração costuma ser mais tranqüila do que em Madri. Não esqueça do seguro-assistência Schengen, é obrigatório na França.

Fabiana
FabianaPermalink

Boa noite
Vou para a Itália e vou ficar 3 meses na casa de amigos, meu voo faz escala em Madri.
Tenho passagem de volta, dinheiro, cartao e seguro viagem
e carta convite (que foi enviada por e-mail,o meu amigo Italiano disse que nao vou ter problemas mas li que a carta tem que ser original e registrada
É isso mesmo? como faço? estou preocupada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! Sim, peça para quem convidou autenticar a "lettera d'invito" num "notaio" (cartório).

Juliana
JulianaPermalink

Olá Boia!
Boa noite!

Vou com meus pais e meu esposo para Espanha e Portgual, meu voo inicial é Tap para Madri, no entanto, haverá conexão de 1:45hrs em lisboa,vc acha q daria para eu fazer a imigração por lisboa?Estou com bastante medo da imigração na espanha, apesar de estar com voos de ida e volta, hospedagens pagas tanto em madri qto em lisboa, e demais documentações q eles sugerem. Mas uma deportação seria estragar nova viagem extamente no começo!!

Obrigadaaaaa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Se a sua passagem é Tap, você vai fazer imigração em Lisboa. A conexão Lisboa-Madri será um vôo "doméstico" intra-europeu.

O intervalo é apertado, mas não é impossível. Às vezes há um funcionário que vai chamando quem está para perder vôo para uma fila preferencial. Caso você perca o vôo é obrigação da cia. colocar você no próximo vôo disponível.

Nelma
NelmaPermalink

Juliana, já fizemos um vôo pela TAP para Paris com conexão em Lisboa, super curta. Tinha uma van nos esperando no desembarque, nos levaram junto com outros passageiros em igual situação. Passamos por uma imigração num outro prédio, e nos colocaram direto no embarque da conexão. Nós também estávamos preocupadas, mas como a cia aérea tinha feito esta conexão, acabou dando super certo! E muito rápido .Vá tranqüila!

Juliana
JulianaPermalink

Pessoal obrigada pela resposta!! Muitoooooo rápida, só deu tempo eu tomar um sorvete, rsrsrrsrs!!
Mas me deixou muito tranquila!!