Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

André Luiz
André LuizPermalink

Pessoal, Vou pra portugal em setembro, acho que vou pegar sao paulo - barcelona, pela singapore, depois barcelona-lisboa pela spanair, mas minha dúvida é, vou com visto de estudante, obtido ainda no Brasil, resolve na imigração? Vou com carta convite do meu pai, que vou ficar na casa dele (ele é naturalizado português, ou seja, cidadão europeu) e ele vai ser responsável pelos meus gastos, além de bolsa de estudos brasileira, fica menos problemático? mas a maior dúvida é se ir com o visto de estudante no passaporte já aqui do Brasil resolve esse problema na imigração em barcelona?…valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Se você vai com visto de estudante, tem a sua situação já resolvidinha, não se preocupe!

Ana
AnaPermalink

Acabei de voltar da Espanha, tendo entrado pelo Barajas. O tratamento na imigração foi super tranquilo, só nos perguntaram qtos dias iríamos ficar.
Logo após passar pelo controle de imigração, há um controle das malas. Estávamos com outro brasileiro que conhecemos na conexão em Lima e ele perguntou se viajámavos juntos. Dissemos que não, e, de qualquer forma, o funcionário quis revisar a minha mochila e do outro brasileiro após passar pelo Rx (a do meu namorado não). Mas foi tudo super rápido e educado.

Na volta, já foi mais caótico. MUITO desorganizado. O aviso dos números dos desks para check-in no painel do aeroporto não correspondia com a realidade e havia uma fila imensa nesse grupo de desks apenas para a funcionária da Ibéria dizer que não era ali e não nos sugeriu ir nos balcões logo atrás, mas sem muita certeza de que era isso que deveríamos fazer (nisso perdemos bem uma meia hora...).
Na hora do embarque nunca vi fila tão desorganizada. Aliás, não tinha fila! Eram centenas de pessoas amontoadas ao redor do embarque. Nunca tinha visto coisa tão deselegante!!! Preferimos ficar no free-shop até todo mundo entrar. Nesta questão, pontos muitos positivos para a organização da LAN em Lima: exemplar. Eram 4 filas divididas pela numeração dos assentos, entrando, claro, os primeiros do fundo. O embarque foi o mais rápido que já vi.

Jonathan
JonathanPermalink

Pessoal, queria a opinião de vocês. Vou a Portugal em agosto numa viagem de 15 dias. Eu (29 anos), minha esposa(31 anos, mãe e sogra. Comprei as passagens pela Ibéria (não sabia da fama da empresa e da imigração) e farei conexão e consequentemente imigração em Madrid. A diferença na passagem era grande, partindo de Recife tava de 600 reais por pessoa de diferença para as outras. Tenho um irmão que mora legalmente em Portugal fazendo mestrado. A minha pergunta é: Devo pedir que ele faça a tal Carta - Convite ou é melhor reservar hotel? Já ouvi que falar que quem tem parente lá mesmo com Carta Convite é um complicador e gera mais perguntas e desconfiança na hora da entrevista. O que acham?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jonathan!

Em primeiro lugar, é preciso entender que a caixa de comentários deste post está estatisticamente distorcida. A imensa maioria das pessoas não tem nenhum problema ao passar pela imigração em Madri, como você pode ver nas primeiras páginas da caixa de comentários:

https://www.viajenaviagem.com/2010/11/ja-entrou-na-europa-por-madri-como-foi-a-imigracao/comment-page-1/#comments

Depois o post começou a bombar no Google e hoje tende a atrair mais histórias tristes.

Ainda assim, não temos feedback de quem tenha tido problemas com carta-convite. Desde que feita como deve ser (peça para seu irmão pegar todo o procedimento oficial com as autoridades), é um documento válido.

Raissa
RaissaPermalink

Olá! Vou a Europa com meu namorado e um casal de amigos. Nunca estive por lá e não sei como é a imigração. Nos EUA, você só pode ir acompanhado no guichê da imigração se for parentes. Vocês saberiam me informar se terei que fazer a imigração sozinha ou posso ir com ele? Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raissa! Você pode tentar passar junto, mas pode ser que mandem um de vocês esperar.

Daniel oliveira
Daniel oliveiraPermalink

ola gente boa tarde,primeiramente quero parabenizar pelo site muito exclarecedor,minha duvida e sobre esta tal carta convite e seguro viajem,no meu caso tenho endereço comprovado aonde irei ficar(no caso barcelona)mais nao tenho a carta ,sera mesmo nescesaria??e sobre seguro aonde poço conseguir??e por ultimo peço que me falem um pouco mais sobre a imigraçao em barcelona pois vi mais comentarios sobre madri obrigado ...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Os itens mencionados no texto são os requerimentos fundamentais para a imigração, tanto em Madri quanto em Barcelona. Se você tiver com tudo em cima, não há por que se preocupar. Mas, sim, a carta-convite é necessária e deve ser registrada pelo anfitrião junto à polícia. Peça para quem for hospedá-lo que se informe direitinho com as autoridades locais.

Há alguns seguros disponíveis no mercado e você pode comprar até pela Internet. Indicamos a Travel Ace, que é anunciante no Viaje na Viagem: http://www.travelace.com.br/site/

Rafael
RafaelPermalink

Ola,
Estou indo para portugal no final do mes agora, e a passagem com escala em Madrid e mais barata.
Corro algum risco de ser barrado? Mesmo tendo comprovante q vou embarcar de novo para portugal?

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! É só estar com toda a documentação necessária e você não terá problemas! A imigração será feita em Madri.

Cássia
CássiaPermalink

Vou dia 29 de São Paulo para Lisboa fazendo escala em Madrid (voo pela Iberia).
Eu vou ter todas as minhas reservas e passagens para viajar pela Europa, assim também como o Visa Travel Money, 2 cartões de crédito e o seguro de 30.000 euros.

Se eles quiserem ver o meu limite no cartão de crédito eu tenho que mostrar algum documento? Que documento? Eu peço no banco? Ou eles simplesmente entram em contato com o Visa?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cassia! Imprima extratos recentes dos seus cartões. Ali constam os limites.

Ronaldo
RonaldoPermalink

Olá "A BÓIA" tenho 22 anos e estarei fazendo minha primeira viagem internacional. Aliás, mais que isso: SOZINHO. Irei para Paris com uma conexão em Lisboa de 1:40...
O tempo de conexão é suficiente?
Há chances de encontrar problemas na imigração mesmo levando comprovante de passagem de regresso, 2 cartões internacionais, dinheiro em espécie, reserva de hotel? Como é a imigração em LISBOA(Não encontrei nada à respeito no blog).Passarei apenas 6 dias por lá e retornarei no começo da manhã do 7º dia, quando a imigração me questionar quantos dias ficarei no país devo contar o dia do regresso?
Será que é muito arriscado fazer uma viagem como essa só?( é uma vontade) Dá pelo menos para pedir a alguem para bater uma foto ou é melhor não se aventurar? rsrs
Acho que já perguntei demais, não é?rs
Parabéns pelo blog!

Patsy
PatsyPermalink

Oi Ronaldo,
Eu já viajei para Lisboa sozinha e não tive problemas na imigração e eu não tinha hotel, fiquei na casa de um amigo, tinha dinheiro em mãos e cartão de credito, bem como o seguro saúde, e também já fiz o caminho de Paris (com imigração tranquila) e voo para Lisboa.
Eu acho que viajar sozinho é bem legal, vc faz amizades, fica mais acessivel para conversar com outras pessoas, eu fiz uma amizade com uma sueca que estava em um onibus comigo, e ajudei ela falando portugues, e como falo ingles conversamos um pouco e resolvemos passear juntas, olha que experiencia bacana, acho que tem que ir e ver se gosta da sua própria companhia smile bjks

Juliana
JulianaPermalink

Passei pela imigraçao em Madrid (barajas) em 2008 e 2009. Só me perguntaram o que iria fazer. Eu disse que iria passar férias. Nao me pediram mais nada nas duas vezes. Foi super tranquilo.
Juliana 32 anos.

Eliana Barbosa
Eliana BarbosaPermalink

Ano passado, em setembro, voando TAP eu e amigos perdemos a conexão em Lisboa, mas o nosso tempo entre os vôos era de 1 hora. Eles queriam nos colocar em um vôo para Paris bem mais tarde. Nós batemos o pé e eles nos acomodaram em outro vôo umas 2 horas depois, Na próxima viagem vou prestar mais atenção na hora de marcar vôos com conexão tão apertada.

Yvan Leonardo Barbosa Lima

Informação. Em 2008, fui pra Europa via Barajas. Não tive nenhum problema na ida. Sequer passei por entrevista. Contudo, na saída - por conta da má vontade e má edução da autoridades madrilenhas - passei por um canseira tremenda para conseguir a liberação do Tax Free.

Por favor, onde consta o dispositivo legal que exige a comprovação de 60 euros por dia por pessoa? É uma construção prática ou tem algum regulamento? Grato, Yvan.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A informação está aqui:
http://www.consuladobrasil.es/requisitos/

No original:
http://www.mir.es/SGACAVT/derecho/or/pre/orpre1282_2007.html

Note que não há necessidade de ser em espécie:
2. La disponibilidad por los extranjeros de los medios económicos señalados se acreditará mediante exhibición de los mismos, en el caso de que los posean en efectivo, o mediante la presentación de cheques certificados, cheques de viaje, cartas de pago, o tarjetas de crédito, que deberán ir acompañadas del extracto de la cuenta bancaria o una libreta bancaria puesta al día (no se admitirán cartas de entidades bancarias ni extractos bancarios de Internet) o cualquier otro medio con el que se acredite fehacientemente la cantidad disponible como crédito de la citada tarjeta o cuenta bancaria.

Ou seja, é necessário levar um extrato enviado pelo banco pelo correio.

Yvan Lima
Yvan LimaPermalink

Muito obrigado Ricardo. Estou fazendo uma pesquisa para o trabalho. Encontrei um Comunicado de esclarecimento da Comissão Européia de Turismo que trata do Espaço Schengen (só não consegui encontrar o documento original).

Marcos Goffredo
Marcos GoffredoPermalink

Olá!

O valor atual é de €64,14, haja vista que deve corresponder a 10% do "salario minimo interprofesional". O mínimo a ser apresentado, independentemente da estadia, é de €577,26.

Absssssssssss

Yvan Leonardo Barbosa Lima

Caro Ricardo Freire, como não encontrei forma mais direta, e reservada, vou mandar por aqui. Recentemente, você foi citado como referência, no Apelação nº 9133551-79.2007.8.26.0000. A decisão não é definitiva, pois pode haver recurso para os tribunais superiores em Brasília. De qualquer forma, fica o registro.

Fernanda Simm
Fernanda SimmPermalink

Caros colegas do VnV, boa tarde!
Embarco em 1º de julho para Salamanca, onde eu e mais um grupo de estudantes universitários faremos um curso de espanhol por três semanas. Já fomos informados que a carta-convite da Universidad de Salamanca e o comprovante do seguro-saúde serão entregues antes da viagem. A alimentação e o alojamento serão feitos na própria universidade, e imagino que essa informação já conste da carta-convite.
A partir daí, ficam duas dúvidas:
- existe algum outro documento que seja relevante para apresentação na imigração (ex: comprovante de matrícula na universidade do Brasil)?
- o que seria recomendável fazer em relação aos euros? A cota de EUR 60 ainda é necessária?
Agradeço desde já!
Abs,
Fernanda.

nina dantas
nina dantasPermalink

ola, primeiro gostaria de elogiar os organizadores deste site, que sempre me esclarece duvidas pertinentes sobre futuras viagens. tendo dito isso, gostaria de contar minha experiencia ao passar pela imigração em madri hj dia 16. Tenho 22 anos, viajava sozinha, sou mulher e iria passar um periodo de dois meses viajando, portanto eu estava no grupo de risco, porem o policial da imigração, que foi muito simpatico diga-se de passagem, limitou-se a me perguntar se minha viagem tinha motivo de passeio ou profissional, quando eu disse que era passeio ele apenas perguntou se eu tinha aonde ficar e se tinha bastante dinheiro. falei que ficaria em albergues e que tinha alem de cartões internacionais e algum dinheiro em cash, mas não tive que mostrar nenhum comprovante disso, se eu tivesse mentido teria dado no mesmo, so fez essas duas perguntas em menos de um minuto e carimbou meu passaporte. O que eu tenho a dizer sobre toda esse nervosimo das pessoas e o meu tbm antes de passar por essa situação: se estiver rasoavelmente bem vestido e responder as perguntas com coerencia e firmeza nao havera problemas, mas e muito importante estar munido de todo tipo de precausão, no meu caso uma pasta cheia de documentos, com seguro saude, reservas etc... vão ao consulado espanhol, eles sao otimos e dão muito suporte, alem de tirar muitas duvidas. ao que estão indo, desejo sorte e digo que fiquem calmos pois não e nenhum bicho de sete cabeças, vi pessoas indo pra famosa salinha, mas eram pessoas mal vestidas e sem documentação necessaria, quem tiver com tudo certinho nao tem com o que se preoculpar e esqueçam este negocio de faixa de risco. e por ultimo a minha coxeçao era bem curta e apesar de o voo atrasar e eu so ter 40 min entre um e outro não tive problemas, tudo bem sinalizado e muitas informaçoes...

Camilla
CamillaPermalink

Olá!
Há cerca de 3 semanas atrás eu tive uma confirmação de que irei estudar na Espanha, em Madrid. Eu estudo em uma faculdade pública do Rio de Janeiro e farei um intercâmbio através da mesma.
A partir de então, venho buscando informações a respeito de tudo, para poder ter tempo de resolver todas as burocracias exigidas para entrar no país, já que vou daqui há dois meses.
Estava lendo os comentários anteriores e estou com um pouco de medo do Aeroporto de Barajas!!
Eu vou cursar 2 períodos em uma universidade em Madrid, ou seja, ficarei 1 ano por lá.
É provável que eu tenha mais problemas para entrar na imigração, certo? Ainda mais porque não pretendo sair daqui com um piso compartido pré-determinado. A própria universidade sugere que os alunos de intercâmbio cheguem à cidade e se hospedem em hotel/hostel e a partir daí achem um piso para compartir, conforme suas necessidades, o lugar que achar melhor e etc. Eles mesmos sugerem sites, que possuem acordo com a universidade, para pesquisarmos um piso.
A minha pergunta é a seguinte: alguém já foi pra Madrid estudar mais de 3 meses? É legal eu tentar o visto no consulado antes de ir, mesmo sabendo que ele não vai valer pra todo o meu período de estadia na cidade? E como eu, morando um ano por lá, vou comprovar renda? Estou ficando mega preocupada!!!
Camilla

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camilla! Você vai ter que solicitar um visto de estudante aqui no Brasil, antes de sair.
Informe-se com o consulado espanhol.

angelica
angelicaPermalink

Ola gostaria de tirar algumas duvidas por favor, sou brasileira estou indo para lisboa no final de julho recebi a carta convite por e-mail será que ela é valida? Como é que tem de sr feita a carta convite? Irei ficar do dia 31 de julho até dia 24 de agosto na casa de meu tio que é portugues. Meu primo é quem vai me buscar no aeroporto e não meu tio devido a idad avançada, será que terá algum problema, outra coisa ele colocou na carta que ficarei na casa deles e todas minhas despesas serao pagas por ele. Mas mesmo asssim levarei em torno de 600 euros, esse valor ta bom ou é pouco? Gostaria de ajuda pois nunca viagei para fora do brasil e estou com um pouco de medo e receio não tenho cartao internacional, nem seguro saude. Me ajudem por favor

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angélica! Peça para seu tio mandar fazer outra carta, registrar em cartório e mandar pelo correio.

Maria Aparecida
Maria AparecidaPermalink

Bom Dia Bóia e tripulantes, acabei de chegar de Madri, por onde entrei para visitar a própria Madri e também Paris e Barcelona. Estava um pouco preocupada com a imigração e após pegar todas as dicas aqui no site e ir munida de todos os documentos possíveis e imaginários, dinheiro em cash, cartão de créditos a mão e também o Visa Travel Money, lá fui eu com meu marido e com um casal de amigos para Madri. Confesso que fiquei até um pouco decepcionada, pois, o funcionário da imigração sequer conferiu a minha foto no passaporte, sisplesmente bateu o carimbo e liberou, ultra rápido. Com meus amigos foi a mesma coisa, inclusive, no caso deles, nem pegaram a declaração de entrada, tudo muito tranquilo.
Abraços

angelica
angelicaPermalink

A carta ela pode de ser escrita na mão, ou tem ser escrita por computador???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angélica! A carta precisa ser assinada a mão, com firma reconhecida.

A Bóia
A BóiaPermalink

Angélica, o seu parente tem UM MÊS para escrever uma carta, registrar num cartório e enviar por Federal Express.

Como o André falou, não é possível chamar ninguém para tirar você de enrascada nenhuma. Nem parente, nem o consulado.

angelica
angelicaPermalink

Obrigada A boia mas acho que isso não será possivél, e nem dará tempo mas tera uma pessoa me esperando no aeroporto meu tio mandara meu primo la. caso eu nao tiver a carta posso pedir para chama-lo né. sra que corro risco d ser deportada estou preocuppada por isto.

Andre L.
Andre L.Permalink

Não. Vc não pode chamar alguém que esteja te esperando no aeroporto como substituição a eventual prova documental.

lidiane
lidianePermalink

olá!
estou indo para portugal em julho e sairei do espirito santo com conexão em madri,irei sozinha estou preocupada com o tempo de espera de 5 horas no aeroporto nao conheço nada essa será minha primeira viagem internacional,gostaria de saber tbm como é a imigração nessa epoca do ano,estou com carta convite 80,euros para cada dia e ficarei por la por 15 dias,oq devo fazer todo esse tempo parada em madri?la tem posto de atendimento ao turista para me orientar sobre o proximo local para embarque?

Danilo
DaniloPermalink

Quanto a imigração relaxe, é o que o pessoal ja disse ai em cima, sem stress. E fique tranquila, pois certamente vai ter gente p/ te orientar no aeroporto, não tem erro, ainda mais pq vc vai ter tempo de sobra na conexão. Dê uma pesseada no free-shop, compra uma boa revista e relaxe na poltrona até a hora do voo.
Boa viagem!

Ítalo Teixeira
Ítalo TeixeiraPermalink

Boa noite!
Eu postei uma mensagem aqui dia 28 de maio de 2011 e quero falar que minha entrada em MADRI - Barajas foi muito tranqüila. Muito simpáticos comigo e nada me pediram carimbaram meu passaporte e eu fui correndo atrás do portão de embarque. Cheguei lá em cima do voo. Porém, deu tempo suficiente de embarcar tranquilo e calmo. Agradeço pelas dicas informadas aqui nesse site.

Abraços em todos!

Ítalo Teixeira

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ítalo! Obrigada pelo fidibeque!

Uilson
UilsonPermalink

Em agosto do ano passado eu e minha irmã fomos para Portugal de Iberia,via Madri. Fiquei surpreso pela tranquilidade para passarmos pela imigração, já que os comentários na época não eram nada animadores e não tínhamos hotel resevado, já que íamos ficar em casa de parentes.
Houve problema na volta, pois como o aeroporto de Barajas é enooooooooooooooorme, o voo Porto-Madri da minha irmã acabou atrasando e ela perdendo a conexão. Voltou no mesmo voo Madri-Rio que o meu, que partí de Portugal no dia seguinte.
Definitivamente não recomendo conexão em Barajas a pessoas idosas ou com problemas de locomoção, nem que se compre voo com poucas horas para conexão nesse aeroporto.

zuzu
zuzuPermalink

Saiu hj no Uol que nós, brasileiros, somos o povo mais barrado nas fronteiras aéreas da UE, vejam:

http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/06/27/brasileiros-foram-os-mais-barrados-nas-fronteiras-aereas-da-ue.jhtm

Juliana
JulianaPermalink

Oi pessoal,

Acabei de voltar da Europa, tendo entrado por Madri, em Barajas. Tenho 25 anos e fui com meu noivo, de 32. Sabia que seria tranquilo, mas sou prevenida e levei todos os documentos possíveis e imagináveis - reservas, seguro, comprovante de cartão, contracheque, extrato da conta corrente e aplicações, etc.

Fomos nós dois juntos no mesmo guichê, o atendente falou 'hola', pegou os passaportes, carimbou e devolveu sem olhar na nossa cara nem perguntar mais nada. Já tinha feito imigração em Madri outra vez, em 2006 (na época tinha 22 e fui sozinha no guichê, apesar de estar com um grupo), e o guardinha até engatou uma conversa em italiano comigo ao ver meu sobrenome. Enfim, super tranquilo.

Como o Ricardo sempre diz, se você está com todas as exigências em dia e não vai fazer nada errado, não tem nada a temer. Na imensa maioria das vezes quem é barrado estava com algum problema.

Catarina
CatarinaPermalink

Riq e pitaqueiros, viajo para Londres no dia 24/07 e minha escala é em Lisboa. Entre no site da Embaixada Portuguesa (http://www.embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-visto.php)e me deparei com o seguinte item sobre "documentação necessária a apresentação às autoridades fronteiriças portuguesas": documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência).

Dúvidas:
1. Como não vou ficar em Lisboa, e sim em Londres, preciso apresentar isso também?
2. Com relação à carta-convite: a que minha prima me enviará por e-mail é suficiente?

Obrigada!

PS.: Parabéns pelo site, ele é esclarecedor. E os pitaqueiros são
sensacionais! =D

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Catarina! Peça para que a sua amiga registre a carta-convite junto às autoridades britânicas e mande pelo correio.

Se quiser levar um comprovante de vínculo empregatício, leve, mas registrar em cartório parece exagerado.

Marcos Goffredo
Marcos GoffredoPermalink

Olá, você não passará pela imigração em Lisboa, haja vista que o Reino Unido não faz parte do tratado de Schengen.

Passei pela imigração inglesa em 2008 e a atendente, muito jovem, foi muito simpática e nada perguntou. Porém, ao voltar para Inglaterra via Eurostar, a atendente (bem mais velha) foi ultra chata, demorei mais ou menos uns 10 minutos falando com ela (embora parecesse ter demorado muito mais...)

Abs

Larissa
LarissaPermalink

Cheguei na Europa por Barajas. Era somente uma conexão, estava indo para Paris. Não me pediram nada além do passaporte, mas fizeram cara feia demais. E falaram um inglês que quase ninguém entendia, de propósito e ainda. Pra mim, entrar em Londres foi pior. Fizeram mais perguntas, mais cara feia, pediram mais coisas.

Diego Marin
Diego MarinPermalink

Ola.

Minha namorada pretende ficar por 3 meses em Madri para aprender espanhol, e depois disso quer passar dois meses na Inglaterra para reforçar o Ingles. Se na imigracao ela apresentar ao inves da passagem de volta para o Brasil, uma passagem de ida para a Inglaterra dentro dos tres meses que ela pode ficar na espanha, e depois de mais dois meses uma passagem (ai sim) de Londres para SP, a imigracao entenderia que ela esta com a passagem de volta comprada?? Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Ela teria que apresentar também a passagem da saída do Espaço Schengen para a Inglaterra.

É uma situação bastante peculiar -- no total são 5 meses na Europa, e dois meses "para melhorar o inglês na Inglaterra" -- e se o fiscal quiser implicar, pode encrencar, sim.

O ideal é sair do Brasil pelo menos com o visto de estudante para esses três meses de Espanha, e mais a passagem de saída do Espaço Schengen para a Inglaterra.

Mari
MariPermalink

Diego, conheço pelo menos duas pessoas que fizeram o contrário: 3 meses no UK e 3 na Espanha, e deu tudo certo, não encrencaram nem no UK e nem na Espanha...

cate
catePermalink

olà...estou aqui pra contar minha experiencia por barajas,e sinceramente foi tranquila,antes estava nervosa por alguns comentarios negativos,eu mostrei meu passaporte e ele me perguntou pra onde eu iria,falei que iria a casa de meu namorado na italia,e que estava com a carta convite, ele pediu pra olhar a carta e as passagens,olhou rapidinho carimbou o passaporte,achei normal,apesar que em algums caso eles nem isso pedi...e fui esperar 7 horas pra o proximo voo pra ir a italia,que depois se tornaram 8 horas,pois o voo atrasou...eu acho que nao tem porque temer se estiver com tudo certinho...beijos e boa viagem...*viajei no ultimo dia 21/06

Marco Aurélio Simonassi

Olá! Eu fui a Madrid em Novembro passado com minha noiva e um grupo de amigos (3 pessoas), e em nosso trip saímos de Barcelona (vindos da França) e fomos ao Marrocos (Marrakech) e de lá para Madrid e não tivemos problema algum na imigração. Não nos perguntaram nada, só carimbos nos passaportes e mais nada! Nem em Barcelona nem em Madrid e não notamos nenhum brasileiro tendo problemas tb não.
Acredito que quem não deve não teme e os oficiais de imigração são altamente treinados para buscar pessoas que não possuam perfis de turistas!

Victor Castro
Victor CastroPermalink

Olá! Tenho 20 anos e vou para a Europa com minha namorada (mesma idade) dia 14 de Julho, o roteiro é Londres, Paris, Amsterdã e Barcelona. Meu voo vai para Barcelona onde vou pegar um Easyjet para Londres no mesmo dia, porém ele faz escala em Madri. A minha dúvida é quando o agente me perguntar quantos dias vou ficar, devo dizer que vou apenas fazer uma conexão ou digo a quantidade de dias que vou ficar na Europa no total? Estou levando para a imigração na Espanha 350 euros em cash, mais 700 no VTM, também tenho comprovante de emprego e de universidade no Brasil, seguro de viagem da World Nomads, passagens para os outros países da Europa e reservas dos hostels que vou ficar hospedado. Devo temer alguma coisa? Obrigado e parabens pelo post.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Victor! Diga a quantidade de dias que vai ficar no total e fale que está indo para a Inglaterra.

O Ricardo Freire desrecomenda totalmente pegar vôo low-cost no mesmo dia. Se um vôo atrasar, você perde a sua passagem seguinte.

Arthur
ArthurPermalink

Estou indo para lisboa estudar dia 8 de setembro e farei conexão em Madri.Atualmente a Espanha não tem mais conveinio com o seguro do INSS PB4 aqui do Brasil.Entretanto vou com o seguro aprovado somente para Portugal.Gostaria de saber se existe a necessidade de eu comprar um seguro para ficar na espanha por um dia para fazer apenas esta conexão.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Arthur! Não é interessante chegar em Madri sem o seguro exigido pela Espanha. O agente de imigração tem total autonomia para decidir o que bem entender. Se você não vai com visto de imigrante, faça um seguro Schengen, não é caro e pode poupar dissabores.

Se quiser um parecer mais abalizado, consulte o consulado espanhol.

Renata
RenataPermalink

Olá, estarei viajando pela primeira vez para a europa sozinha dia 08/07 pela Iberia. Tenho 22 anos e irei visitar um casal de amigos em Madri,temo passar pela imigração do Barajas. Estou levando reserva de hotel, seguro, declaração de que estou de férias da universidade, dinheiro em espécie. É necessário eu levar algum cartão internacional? Estou aflita com muitos depoimentos de casos de deportação de brasileiros ao chegarem na espanha, mesmo com a documentação em dia.
Obrigada.

Andre L.
Andre L.Permalink

Renata,

Os depoimentos de brasilerios com entrada recusada com documentação em dia são mínimos e esparsos. Pode conferir. Sempre existe um porém - "mas eu ia participar de um evento quye nào enviou o convite", "mas a pessoa que ia me receber disse que a carta era simples" etc.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Concordo totalmente!

Daniela Rocha
Daniela RochaPermalink

Oi,

Estou indo para a Irlanda agora no dia 21/7 e pegarei o vôo SP - Madri e de lá comprei uma conexão no mesmo dia para Dublin.
Estou levando carta da escola, carta de acomodação, seguro saúde do governo da Irlanda e tenho:

Passagem de ida para Irlanda (saindo de Madri)
Passagem de volta para o Brasil (saindo também de Madri)

Por favor me ajudem! Devo levar mais alguma coisa? Algo que a Espanha exija?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Você precisa provar que tem US$ 65 por dia enquanto permanecer no Espaço Schengen.

Michelle
MichellePermalink

Ola gente.. gostei bastante do site.. to com uma duvida enorme..
estou indo passar 3 meses na italia e vou me hospedar na casa do meu namorado, ele sera responsavel por todas as minhas dispesas.Vi um modelo de carta convite que justamente vem falando que ele sera responsavel por estadia alimentacao, emfim todos os gastos.Faltam 3 semanas e acho q nao vai dar tempo ele me mandar a carta convite por correios.. vai ter q ser por email mesmo.. sera q seria um problema`? se sim onde le poder ir autenticar esta carta convite na italiae me enviar o mais rapido possivel? vou entrar por Lisboa, seriainteressante a carta vir nas 2 linguas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelle! Tem problema sim. Por email a carta não tem valor. Faça com que ele mande por Federal Express, DHL ou outro courier do gênero.

Michelle
MichellePermalink

Ricardo... essa carta teria que ser autenticada ou algo do tipo? se sim onde pode sr feito isso na italia?
e seria interessante essa carta vir nas 2 linguas port italiano?

Michelle
MichellePermalink

desculpa se to te enchendo de perguntas... mas algumas pessoas ja me disseram que seria melhor comprar a passagem de volta para 1 mes, que 3 meses seria mais arriscado ser barrada na imigraçao e depois fazer a alteraçao dessa passagem de volta para a data que eu queria.. sem passar dos 90 dias.. O que voce acha disso?

Obrigada Ricardo.. muito bom seu site, ajuda bastante a gente que nao tem tanta experiencia...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelle! Na Itália parece que não é necessário registrar a carta. Na Espanha deve-se registrar numa delegacia de polícia.

Este é o modelo:
http://www.noticiasdabota.com/2008/07/modelo-carta-convite.html

Peça para seu namorado autenticar a firma e enviar cópia da carteira de identidade.

Michelle
MichellePermalink

eu estarei indo para italia, mas a parada é em lisboa... em Lisboa voce acha que vai ta valendo essa sem autenticar?
e quanto a passagem o que voce acha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelle! Aqui quem responde é A Bóia. Esse negócio de carta-convite é potencialmente encrencado. Quanto mais aparência oficial, melhor. Quanto à duração da passagem, não há problema.

Antonio Carlos Coelho
Antonio Carlos CoelhoPermalink

Olá, irei para Lisboa com minha esposa em outubro,será nossa primeira viagem internacional, a companhia é a Ibéria e faremos conexão em Madri, com intervalo de 2:00 horas; é tempo suficiente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio Carlos! É apertado, sobretudo porque o aeroporto de Madri é muito grande; mas há muitos vôos nesta rota. Se a passagem for vinculada, é responsabilidade da cia. aérea colocar vocês no vôo seguinte caso vocês percam. Aumenta a chance de haver problemas com a bagagem. O ideal, nessas conexões que envolvem antes uma passagem pela imigração, é um intervalo mínimo de 3 horas entre vôos.

Antonio Carlos Coelho
Antonio Carlos CoelhoPermalink

Olá, Eu e minha esposa temos dupla cidadania,passaporte português; para saír do Brasil apresentaremos o passaporte brasileiro, e chegando em Madri qual passaporte deverei apresentar, precisa ser carimbado a entrada na espanha no passaporte brasileiro, posso usufruir da dupla cidadania na imigração?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio Carlos! Saia e regresse ao Brasil com o passaporte brasileiro; ingresse e saia da Europa com o seu passaporte europeu!

Antonio Carlos Coelho
Antonio Carlos CoelhoPermalink

Bóia, mais uma pergunta, numa conexão Madri/Lisboa,com passaporte europeu existe maior rapidez na imigração,e em sendo assim 2 horas é um tempo suficiente para tal?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

De Madrid para Lisboa não há imigração.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio Carlos! Sim, quem passa pela imigração nos guichês para "comunitários" enfrenta bem menos fila do que os que não têm passaportes europeus. Ainda assim as dimensões do aeroporto de Madri são consideráveis, e você precisa torcer para o seu vôo não atrasar.

Guilherme de Carvalho
Guilherme de CarvalhoPermalink

Vou para a Espanha entrando por Barajas em agosto e vou ficar 18 dias para visitar a minha namorada que está morando em Jaén com a mãe dela, infelizmente a minha namorada está ilegal mas a mãe dela está em processo de legalização, ja está com os papéis mas ainda não recebeu o DNI. Por esse motivo ela não pode registrar a Carta-Convite no cartório para ficar na casa dela e como maneira alternativa, aluguei um hotel perto da casa dela por 18 dias para mostrar para a imigração. Como é a minha primeira viagem internacional e meu passaporte é completamente limpo, tenho a certeza que vão me fazer algumas perguntas básicas, mas apenas uma me preocupa :

1 - Caso perguntem se tenho amigos na Espanha digo que sim ou não ?
2 - Não seria uma contradição eu dizer que sim? Pois não teria sentido eu ficar em um hotel sendo que a conheco em Jaén.
3 - Caso digo que sim, que conheço a mãe dela e perguntem seu nome, isso não seria uma suspeita no sistema que ela entrou ilegal e hoje está legal e o mesmo poderia acontecer comigo?

Estou levando 1500 euros em dinheiro, cartão de crédito com limite de 5.000 reais(que não vou usar, apenas em extrema urgência), passagens de ida-volta, seguro-viagem, certificado da faculdade, contrato da minha banda e as reservas de hotel.

Obrigado desde já !

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Eu não comentaria nada sobre sua namorada. Diga apenas que está viajando a passeio, sem detalhes. Sua documentação está boa e acho que não haverá problemas.
Certifique-se apenas que o seguro seja de, no mínimo, 30 mil euros.

Daniela Franco
Daniela FrancoPermalink

Acabo de voltar de Lisboa e fui de Iberia via Madrid. A conexao tbem era de 2 horas tanto na ida quanto na volta: é tempo mais do que suficiente se o voo inicial sair no horario.
Na volta, o voo de Lisboa atrasou uma hora e havia uma pessoa da Iberia que levou todos os passageiros juntos ate o finger para a saida para Sao Paulo e consequentemente o voo atrasou uma hora.
Quanto a imigracao foi super tranquila: nem olharam na nossa cara ou fizeram perguntas.

Francisco Nascimento
Francisco NascimentoPermalink

Bom... atendendo à essência do post, responderei como foi minha primeira e única passagem pela imigração em Madri. Em 2007, no "auge" das inadmissões espanholas para com os Brasileiros, eu fui à Lisboa via Madrid. Estava acompanhado dos meus pais. Entramos nós 3 pelo guichê, munidos de todos os documentos exigidos, e sequer perguntaram nada! O agente simplesmente carimbou o passaporte, deu um simpático sorriso e disse "buenos dias!"

Voltarei à Lisboa em Dezembro, para passar as festas na casa da minha sogra, brasileira com visto de permanência, que mora lá há mais de 10 anos. Irei eu (31 anos), minha esposa (26a) que já morou lá e tem o visto vencido no passaporte e um amigo (25a) que nunca foi à Europa. Meu sogro, que é padrasto da minha esposa e é português, nos mandará uma carta convite com os nossos nomes, traduzida em espanhol e registrada em cartório. Porém, eu tenho dupla cidadania e até lá terei o passaporte italiano, já que tenho agendada a visita no Consulado em SP.

Agora, vem uma dúvida... Eu posso ir com eles à fila de imigração de cidadões europeus? Ou seria melhor eu acompanhá-los na fila "Não Schengen" mesmo com passaporte italiano? Eu sou casado e minha esposa está com o nome de casada no passaporte. Porém, pelas leis italianas, ela não tem direito a cidadania. Todos nós (inclusive eu, por receio) levaremos seguro saúde e dinheiro em espécie. Creio que não teremos problemas na imigração, já que a minha esposa até tem uma "carta de condução" portuguesa, dentro do prazo de validade. No passaporte do meu amigo tem carimbos de passeios que ele fez no Caribe como turista... creio que também não terá problemas.

Obrigado pelo ótimo site, e peço desculpas pela longa mensagem!

Grande abraço!

Francisco

Antonio Carlos Coelho
Antonio Carlos CoelhoPermalink

Dúvida!!,tenho dupla cidadania, passaporte europeu, saíndo do Brasil com passaporte brasileiro,destino Madri, no retorno terei que apresentá-lo constando o carimbo da imigração espanhola?
Abraços
Antonio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antônio Carlos! Ninguém na volta no Brasil procurará carimbo nenhum no seu passaporte. Todos os que têm dupla cidadania apresentam o passaporte brasileiro no Brasil e o europeu na Europa.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Olá, estarei viajando para Europa via Madrid em setembro com minha esposa (27 e 26 anos respectivamente). Vamos ficar 3 semanas, sendo 6 na Espanha, 8 na Itália e 6 na França. Minha dúvida é se perguntarem quanto tempo vou ficar, digo que são 3 semanas sendo só 6 dias na Espanha e os outros dias em outros países???

Outra dúvida é com relação ao seguro saúde. Tenho cartão Platinum e a Visa fornece seguro viagem gratutitamente atendendo o padrão Schengen. Esse seguro do Visa é aceito?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Pode dizer a verdade e mencionar o seu roteiro, sem grilo. Veja se a cobertura do cartão equivale aos 30.000 euros exigidos. Se cobrir, está tudo certo wink

Guilherme de Carvalho
Guilherme de CarvalhoPermalink

Ahh só mais uma pergunta, eu não entendo muito de espanhol, apenas o básico mas falar eu não sei quase nada. Eu posso engatar a conversa em Inglês mesmo ou é melhor tentar o portunhol?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Os funcionários vão saber falar Inglês. Você pode perguntar "May I speak English?", para ser mais simpático wink

Marcela
MarcelaPermalink

Rodrigo, eu sempre usei para entrar os seguros do cartão Platinum (tanto Visa como Amex) e nunca tive problemas! Ligue para o cartão e eles te mandam o certificado por email!

Lívia Maria
Lívia MariaPermalink

À Bóia e aos que me ajudaram, gostaria de relatar que a conexão que fiz em Lisboa para Roma, apesar de meu vôo ter saído de Salvador com atraso de 20 minutos, foi super tranquila. Contando, 1:20 min... Sim, tive que andar rápido, só havia um funcionário sonolento na imigração, a fila já estava bem grande quando colocaram mais dois funcionários, mas deu tudo certo, passamos eu, marido e filho numa boa, o funcionário que nos atendeu apenas perguntou quantos dias ficaríamos viajando, carimbou nossos passaportes, sorriu e nos deu bom dia. Deu tempo, e ainda ficamos esperando cochilando para embarcar. Mas que eu estava estressada com o horário apertado, estava ...

neiva neli alves da c.ramos

oi a minha pergunta e que me expliquem alguem que foi para o t4s e madri pq eu sou brasilheira e estou aqui em barcelona e vou pegar um voo aqui em barcelona e vou descer no aeroporto de madri para pegar outro voo para sao paulo iberia como fazer para ñ me perder e madri aerororto alguem pode me explicar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neiva! Verifique os dois vôos são vinculados.

O aeroporto é bem sinalizado, qualquer dúvida pergunte ao pessoal de terra.

Mauricio
MauricioPermalink

Neiva, fique tranquila: Barajas é enorme, mas muito bem sinalizado, com cores e letras. É muito difícil se perder. O que vc tem que prestar atenção é que no bilhete de embarque sá vão ter as 3 letras que identificam o terminal (p. ex. HJK). O portão de embarque propriamente dito vc só vai ver no painel quando chegar lá (p. ex. portão K29). Nós chegamos do Brasil no T4S e tínhamos que pegar o voo para Paris no T4. Todo o deslocamento (desembarque do avião da hora em que encostou no finger, andada até a imigração, decida ao 2º ss, viagem de trem, subida aos portais de segurança, e - ufa! - chegada ao portão de embarque) durou 50 minutos. Vc só vai ter que andar - e muito!

Chris
ChrisPermalink

Olá todos!

Estou muito feliz por encontrar esse espaço para esclarecimentos de dúvidas! Parabéns!!!!

Bem, estou com passagens para Italia Ida 08/09, volta 08/11. A minha preocupação é a conexão em Madrid onde pegarei um vôo para Roma. Ficarei na casa do meu namorado durante todo esse período. (minha primeira viagem internacional e vou sozinha, tenho 34 anos)

Ja solicitei que ele faça a carta-convite com o carimbo e junto cópia da identidade dele. Na carta ele dirá que será responsavel pelas despesas... hospedagem... alimentação...

Além da carta do que mais precisarei para não ter problemas com a imigração? Precisarei de levar quantos euros nas mãos. E como faço esse seguro, é muito caro? preciso levar cartôes de crédito? Meu limite não é lá essas coisas toda!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Chris! O seguro é indispensável. Você pode fazer online ou com agente de viagem. Alguns dos fornecedores: Travel Ace, Mondial, GTA, Assist Card... Os preços se equivalem.

O agente de imigração espanhol pode pedir comprovação de US$ 65 por dia de permanência na Europa.

Chris
ChrisPermalink

Mesmo com a carta-convite eu preciso levar esse dinheiro todo??? São 2 meses!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Chris! Estou apenas repassando as instruções da embaixada espanhola. O agente de imigração pode se apegar a qualquer detalhe. Pode inclusive barrar mesmo com todos os requisitos preenchidos. Ele tem total autoridade naquele momento.

Kátia
KátiaPermalink

Olá, meu marido e eu estamos indo agora dia 30 para Madrid, com conexão em Roma, ficaremos 30 dias na casa da minha cunhada. Estamos com o dinheiro suficiente e também cartões de crédito, mas mesmo assim, estou com medo da imigração em Roma. Tem algum documento a mais que deveriamos levar? Não pegamos a carta convite, mas temos o seguro e as passagens de volta.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! Em Roma eles são bem menos encrenqueiros do que em Madri. Mas que teria sido prudente você ter pedido a carta-convite, teria.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Ano passado nem olharam para minha cara em Roma... passei em 10 segundos!

Kátia
KátiaPermalink

Oi.. seria prudente, então, eu reservar hotel, para ter mais garantia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kátia! A essa altura é mais útil você pedir para que eles façam uma carta-convite, reconheçam firma, scaneiem, mandem por email; você imprime e leva caso eles impliquem.

aline
alinePermalink

Olá...vou fazer doutorado sanduiche em Lisboa, com conexão em Madri, e vou c visto de estudante, ja aluguei apartamento, mas n tenho como comprovar, a não ser um e-mail da proprietaria reservando p mim, tenho a carta aceite do orientador portugues, declaração de bolsa e o seguro medico... Vou ter algum problema?