Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Clemilson
ClemilsonPermalink

Olá. Riq, Boia e amigos. Essa é minha primeira viagem para Europa. Na compra das passagens no site da Tap eles exigem o preenchido do campo "Nome" e "Sobrenome". Meu nome é - Clemilson Rodrigues da Silva - como deveria ser preenchido esses campos?
O nome nas passagens aéreas não precisam ser completos?
Não utilizo o nome do meio? Posso ter algum problema em relação a isso? Conto com a ajuda de vocês. Obrigado

Clemilson
ClemilsonPermalink

Corrigindo: Os campos exigidos são "Nome" e "Último Nome":

Clemilson
ClemilsonPermalink

Liguei agora no 0800 da TAP e um atendente disse que deveria preencher assim:
Nome: Clemilson Ultimo Nome: Silva

Liguei novamente depois de alguns minutos e outro atendente disse que deveria preencher assim:
Nome: Clemilson Ultimo Nome: Rodrigues da Silva.

ou seja nada resolvido.

Nelma
NelmaPermalink

Clemilson.
voce tambem pode colocar: nome: Clemilson Rodrigues sobrenome: Silva. É como eu preencheria.
Algums lugares pedem o nome do meio.
Tenho tambem dois sobrenomes, e nunca tive problema em colocar só o nome e o ultimo sobrenome.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Primeiro e último nome. Apenas isso. É como sempre uso! Simples assim!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Acabei de tirar meu passaporte espanhol e com ele surgiu um problema de nomes - meu nome 'original' é A C F D (e assim estão todos os meus cartões de crédito), mas no registro espanhol passou a incluir o nome do meu avô materno e ficou A C F R.

Para fazer reservas de vôos/trens/hotéis na Espanha-Inglaterra-Holanda-França devo usar meu nome brasileiro (que bate com meus cartões) ou meu nome como aparece no passaporte espanhol?
Cheguei ao cúmulo de fazer uma reserva de hotel usando a soma de sobrenomes: FDR.

Se alguém mais tiver diferença entre sobrenomes pode me dizer como faz?

*obs: eu já nem adotei o sobrenome do marido quando casei para não ter problema e agora que achei que as viagens ficariam mais fáceis, preciso aprender a lidar com esta diferença de nomes.

Outra pergunta: será que indo comigo a parte da imigração fica facilitada para o marido? Vamos passar um mês viajando e se só um dos dois tiver que apresentar 60euros/dias já ficará mais fácil.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana!

Se os nome e o sobrenome que você usar nas reservas estiver contido nos seus documentos, isso basta. Nos países anglo-saxões, na Itália e na França ninguém usa mais do que um prenome e um sobrenome. Nos países latinos, na Espanha o nome do meio é mais importante, em Portugal é o último nome, então tudo é uma confusão mesmo! Mas repito: basta que os dois nomes que você forneceu constem no seu documento ou cartão de crédito.

Como você deve ter lido nesta caixa de comentários, é raro que peçam a comprovação de dinheiro para a estada. O Ricardo Freire não aconselha levar o dinheiro vivo, e sim extratos com limites de cartão de crédito e saldo de cartão de débito. Não vão pedir isso de você com seu passaporte espanhol.

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalink

Clemilson,

Use só o primeiro e o último.

Vai sair SILVA CLEMILSON na sua passagem, se usar os dois coloque logo RODRIGUES DA SILVA que irá sair RODRIGUES DA SILVA CLEMILSON.

Não tem muita importância isto, se o nome for o mesmo do passaporte.

Problema é no caso da mulher quando casa , troca o nome e depois não troca o passaporte , aí sim pode dar problema ...

Camila Said
Camila SaidPermalink

Estive o ano passado em Madri e não tive problema nenhum na chegada em Barraras. O atendente apenas nos cumprimentou,fui simpática e ele desejou uma boa viagem, sem pedir ou perguntar absolutamente nada. Para os amigos que me acompanhavam foi perguntado o motivo da viagem, quantos dias ficariam e só. Sem nenhum problema apesar de terem feito terrorismo dizendo que muita gente estava voltando de lá. Por via das dúvidas fomos previnidos com documentos do Brasil, comprovante de endereço, documentos da empresa (pois somos empresários), extrato do visa travel... Não custa previnir...

Paulo
PauloPermalink

Prezados(as)

Se houver outra alternativa de escala/voo que não passe por Madri eu recomendo. Estive em barajas fazendo escala com destino pra Lisboa no dia 11/03 e retornando tambem de Portugal com escala em Madri pra Salvador Bahia. Optei pela Air Europa (operado pela IBERIA) por ser mais economico do que um voo direto pela TAP. Mas sabem aquele ditado: " o barato sai caro". Pois bem ja sabiamos da fama de Barajas então seguimos a risca e levamos todos os documentos exigidos pela imigração e valor em euros com cartão internacional. O guarda da imigração conferiu tudo e nos liberou rispidamente. Quando chegamos naquela parte do detetor de metais a funcionaria espanhola, a qual me parecia despreparada para lidar com as pessoas, desorientada não conseguia organizar uma fila, então revoltados com a demora um grupo de italianos e alemães começaram a reclamar da desoganização, explicavam que iriam perder o voo de conexão , então a citada funcionaria ficou nervosa e começou a gritar com todos (ainda bem que não dava pra entender o que dizia), mas depois de muito tumulto conseguimos passar. Segui viagem pra Portugal sem problemas e retornei ao Brasil, infelizmente fazendo escala por Madri. Minha impressão de Barajas é essa:

Banheiros do aeroporto sujos, os espanhois deveriam manter um minimo de higiene sanitaria no aeroporto ja que que é de sua capital.

Os funcionarios deveriam tomar um curso de relacionamento pessoal e melhorar um pouco seu nivel de ingles. Se no idioma deles (espanhol no caso) algo em torno de 1000 palavras por minuto,é uma coisa, mas outros idiomas são mais pausados.

Existe diferença entre ser exigente e ser mal educado eles deveriam sei la revisar esse aspecto, que espero não seja cultural.

resumindo se não tiverem como evitar passar por lá sigam ao pé da letra tudo o que pedem pra passar pela imigração e se for possivel sejam diretos e respondam todas as perguntas com seriedade e objetividade, estar bem vestido tambem é importante na hora da entrevista pelos guardas da imigração.

Boa sorte a todos.

Charles
CharlesPermalink

Bom dia a todos.
Antes de viajar a Madrid, vi os comentários deste post e inclusive fiz perguntas, devido a este receio da imigração no aeroporto de Barajas. Cheguei lá em Madrid em 20/03 e fomos eu e minha esposa na mesa da imigração. O responsável olhou nossos passaportes e simplesmente falou "pode ir". Não mostramos nada. Tinha uma amiga da minha esposa junto com a gente (ela foi na mesa sozinha). No caso dela, perguntaram onde ela ia, ela mostrou os papéis comprovando, e passou tbm. Ou seja, se a pessoa for com tudo em ordem (passagem ida e volta, seguro, euros...), não acho que terá problemas. Inclusive, da próxima vez que eu for, certamente ficarei menos tenso.
Abraços,
Charles.

Charles
CharlesPermalink

Apenas mais um comentário que faltou: na volta, quando passamos pelo detector de metal, só faltou o policial mandar tirar a calça... Tem que tirar botas, cintos, jaquetas, relógios, colares... Mas tbm passei sem problemas. O aeroporto de Barajas parece uma cidade de tão grande... mas achei os acessos tranquilamente...

Lucas
LucasPermalink

boa tarde.

bom, eu vou pra madri no fim do ano, e vou ficar la por dois meses. minha duvida é, por esse longo tempo que ficarei la, os policiais de imigração podem implicar com isso ? e se pegando um voo com escala em outro pais da europa, e passando pela imigração la, eu tenho q passar pela imigração de novo em Barajas ?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Escolha Portugal e será menos problemático. Você pode sim ter problema por ficar dois meses lá.
Vindo de outro país dentro do Espaço de Schengen a imigração em Madrid não acontecerá.
Minha sugestão: Compre passagem na TAP, entre por Lisboa e depois siga para Madrid.

Lucas
LucasPermalink

obrigado pela ajuda gabriel. vou seguir seu conselho.

Lucas
LucasPermalink

mais uma duvida, sera que vou ter problemas também em Lisboa pelo tempo que vor ficar la?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas!

Brasileiros têm direito a permanecer 90 dias no Espaço Schengen a cada 180 dias. Ao chegar, por qualquer aeroporto na Europa, vão perguntar quantos dias você vai ficar.

Quando você responder 60 dias, o agente de imigração pode querer saber o que você vai fazer, por onde vai andar, etc. Essas perguntas devem ser mais rígidas em Madri, um pouco menos em Portugal, mas podem acontecer em qualquer lugar.

Uma coisa é fazer um mochilão e apresentar uma pasta de reservas de hostel em cidades diferentes para pelo menos as primeiras semanas. Outra coisa é dizer que vai ficar estacionado numa cidade sem nenhum motivo (curso, por exemplo). A segunda explicação aumenta muito mais as suspeitas de que você é um candidato à imigração ilegal.

Qualquer que seja a sua explicação, ela precisa estar documentada. Se você vai ficar em casa de amigos, tem que apresentar carta-convite. Se for fazer curso, tem que ter a comprovação. Sair do Brasil com visto de estudante é uma boa política.

Lucas
LucasPermalink

ola boia,

esse visto de estudante, tal como qualquer outro com estadia abaixo de 90 dias, é conseguido no aeroporto mesmo, certo? ou o visto de estudante eu peço aqui no consulado brasileiro antes de ir para a espanha ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! Não se concede visto de entrada na imigração. Se você realmente vai estudar na Espanha, entre em contato com a sua escola e veja a documentação recomendada. Ou procure o consulado. Se você chegar à Europa dizendo que vai estudar e não tiver nenhuma prova disso, é grande a chance de ser mandado embora no ato.

Lucas
LucasPermalink

oi boia, entao, estarei comprando um pacote de 1 mes e meio de curso de espanhol, e depois passar 15 dias passeando, nao vou ficar la mais que 2 meses rs. entao quando compro o pacote de curso de espanhol eles mandam um certificado de matricula ou alguma coisa, que valeria de documentação na imigração, certo ?

Andre L.
Andre L.Permalink

Informe-se no site da embaixada da Espanha no Brasil. Cada país tem suas normas. Na Itália, por exemplo, cursos de curta duração (até 90 dias) não precisam de visto, mas a escola tem de te registrar oficialmente na autoridade policial do local onde funciona. Na França, dependendo do tipo de escola é necessário visto mesmo para estudar menos de 90 dias.

Pergunte, também, para a escola sobre eventual necessidade de vistos.

Larissa
LarissaPermalink

Gente, passei por Barajas hoje de manha. Foi super tranquilo. Nao vi ninguem indo para aquela famosa salinha. Todos que vi passaram. O oficial foi bem antipatico. Eu falei "hola", entreguei o passaporte e ele nao respondeu nada. Depois perguntou onde eu ia, respondi alemanha e ele carimbou meu passaporte. e pronto!
depois no detector de metais, tirei a bota e a mulher revirou minha bagagem de mao toda. taambem achei o aeroporto muito bem-sinalizado

Patricia
PatriciaPermalink

Boa tarde, gostaria de saber se tem como ser barrada sendo casada com um brasileiro com cidadania portuguesa? Ja estive em Portugal 3 vezes, so que desta vez farei escala em Barajas.
Pelo que eu li eles não tem muito critério,se cismarem com a cara da pessoa eles barram.To muito nervosa, vou em junho.
Obrigada!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Não há como saber. Esteja com todos os documentos exigidos. Muitos brasileiros são barrados por não cumprirem com a documentação. Ela poderá não ser exigida, mas se for e você não tiver, será problemático.
Da próxima vez emita a passagem pela TAP, ao invés da Iberia. Assim você não ficará nervosa. Paga-se um pouco a mais, mas em compensação evita-se esse estresse com a imigração.

Aline
AlinePermalink

Pessoal,

Estou indo para Madri, vindo do Porto, para ficar 3 dias na casa de uma amiga. Alguém tem modelo de como seria essa carta-convite? Não terei reserva de hotel, por isso a minha preocupação!
Obrigada,

Aline

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Vindo de Portugal você não fará imigração em Madrid.

Aline
AlinePermalink

Gabriel, Obrigada pela resposta rápida...
E na imigração em Portugal? Ficarei na casa da minha irmã em Porto, preciso da carta-convite? Se positivo, você sabe como deve ser essa carta?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Eu entrei por Lisboa no começo do mês. Fiquei hospedado na casa da minha sogra e não levei documento nenhum. Se fosse em outra cidade da Europa, teria levado. A imigração em Portugal é ótima para nós brasileiros. Não perguntam nada normalmente.
Não sei como tem que ser a carta-convite. Aquo tem uma espécie de modelo: http://www.embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-visto.php

Aline
AlinePermalink

Obrigada, mais uma vez!

André T.
André T.Permalink

Bóia e Riq, need your help.

Seguinte: viagem planejada para Espanha, passagem já comprada via Madri (saída dia 26 de abril). Hotéis e albergues reservados etc.

Período de estadia: 20 dias.

Ocorre que estive no espaço Schengen de 26 a 29 de dezembro do ano passado, mais especificamente na Grécia.

A dúvida é: deveria esperar 6 meses a partir da última entrada para poder entrar novamente, ou tá tranquilo, considerando que não "esgotei" os 90 dias de permanência a que tinha direito como turista?

Já sei, já sei, devo contatar o consulado/embaixada da Espanha, mas hoje é domingo e a ansiedade em descobrir se as férias vão ter que ser repensadas/canceladas é muito grande!!

Tks

Andre L.
Andre L.Permalink

André T.,

A regra é a seguinte: a qualquer momento, em qualquer dia, vc NÃO pode ter permanecido no Espaço Schengen mais de 90 dias dentre os últimos 180.

Não há necessidade de esperar 6 meses para voltar para a Europa, MAS o total de dias em que vc permaneceu lá jamais pode ultrapassar 90 nos últimos 6 meses. Como vc só permaneceu 3 dias em dezembro, até 24 de junho de 2011 ( quando começa a "vencer" o prazo de 180 dias de sua viagem à Grécia) vc pode permanecer outros 77 dias.

André T.
André T.Permalink

André L., obrigado por salvar meu domingo hehehehehe.
Essa era uma das interpretações que eu tive do artigo 20.1 do acordo Schengen, e me parecia ser a mais lógica e sensata.
MAS, considerando que no assunto imigração pela Espanha a coisa sempre funciona em desfavor de nós, sabia que somente algum trip mais viajado poderia solucionar a dúvida.
Obrigado

Liciene
LicienePermalink

Ola estou anciosa por voltar para espanha. Pos meu filho es espanhol e ficou la com o pai que es espanhol. Entoa minha pergunta es: vou viajar pela tap por lisboa e logo para madri levarei todos meus documento. Si eles pedem algo posso mostrar tambem o livro de familha dele. Obrigada.

Luciano
LucianoPermalink

Olá Liciene,

Conforme dito pelo Gabriel Dias, como seu vôo irá primeiro para Portugal, a imigração será feita lá, sendo assim, você não fará imigração em Madrid.

De qualquer forma, acredito que melhor que apresentar um álbum de família, é o pai do menino providenciar uma carta convite.

Maiores informações sobre este assunto podem ser obtidas em: http://www.mir.es/SGACAVT/extranje/regimen_general/Carta_de_invitacion/requisitos.html

Segue abaixo um pequeno trecho:

•El particular que pretenda obtener una carta de invitación a favor de un extranjero deberá dirigir su solicitud a la Comisaría de Policía de su lugar de residencia, que será la competente para su tramitación y expedición.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

livro da família não é um álbum de família, mas um registro, quase como a "árvore genealógica". Ex: um dos meus tios (brasileiro, neto de espanhol) tem cidadania espanhola, viaja com seu passaporte espanhol e sua esposa (que não tem cidadania) usa o "livro de família" para provar que é casada com ele e facilitar a imigração. Não é como se ela ganhasse a cidadania, mas facilita.

joao carlos
joao carlosPermalink

ola estou meio tenso,minha viagem esta marcada para dia 12 de abril
e estou com a passagem de vouta hospedagem em hotel paga o seguro saúde pago ,mas tem um porém,nao estou levando muito dinheiro mas estou com cartao de creditos mas nao estou indo sozinho estoy indo com um amigo meu q es espanhou de la mesmo,nos compramos a passagem juntos e vamos no mesmo voo pela iberia e vau ter q passar pela imigraçao de madrid será q vou conseguir,pois nao vou sozinho ?

Naiara
NaiaraPermalink

Olá. Vou para a França participar de uma escola de verão na Universidade de Nantes por 10 dias. Comprei uma passagem que passa por Roma e Milão. Gostaria de saber como é a imigração nestes lugares. Além disso, como vou ficar numa residência universitária, não terei reserva de hotel nem carta-convite de ninguém de lá. Tenho pelo menos uma carta da Universidade dizendo que vou participar desta escola de verão. Será que vão me barrar por isso?
E para finalizar, se eu levar dinheiro em espécie equivalente a menos que 60 euros por dia, mas levar a fatura do meu cartão de crédito em português mesmo dizendo que meu limite é grande o suficiente, será que terei problemas?
Muito obrigada!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Qual é sua cidade de chegada na Europa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Naiara! A imigração é feita uma vez só!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Depende. Se ela entrar pelo Reino Unido, por exemplo, fará duas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Mas ela falou Roma e Milão wink

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

'Que passa'... ficou indefinido para mim, por isso perguntei. Às vezes entra por outro lugar, passa por Roma e Milão. Muitos acham que é necessário realizar imigração em cada país.

Gustavo Bonelli
Gustavo BonelliPermalink

Ola trips,

estou indo para Israel e Egito via Iberia e farei conexao em Madrid, no temido Barajas. Como chegamos de manha e so voamos de novo a noite, pensamos em sair do aeroporto e almocar na cidade. Mas lendo esse post acho que estou sendo ingenuo ou otimista demais com essa possilidade. O que acham? Alguem ja fez algo parecido por la? Mesmo tendo que pagar a taxa de embarque acho que valera a pena nao ter que ficar o dia todo no aerporto. Opinioes pliss!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Com um dia inteiro para passar, vale a pena sair e dar um rolê em Madri, sim. Sugiro você fazer um tapeo nos bares de tapas da Cava Baja, perto da Plaza Mayor!

Note que este post está desvirtuado. Seu valor está na primeira página de comentários:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/ja-entrou-na-europa-por-madri-como-foi-a-imigracao/comment-page-1/#comments

Quando perguntadas espontaneamente sobre como foi sua entrada em Barajas, a imensa maioria das pessoas relatou não ter tido problema nenhum.

Depois, com o tempo, este post virou um ímã de experiências malsucedidas e perguntas aflitas. Mas isso é o efeito Google, que reflete a cauda longa e a busca especializada.

Recomendamos a todos os aflitos que leiam a primeira página de comentários. Vou linkar de novo:

https://www.viajenaviagem.com/2010/11/ja-entrou-na-europa-por-madri-como-foi-a-imigracao/comment-page-1/#comments

grin

Junior
JuniorPermalink

Fiz isso na quinta feira passada (07/03). Chegamos em Barajas as 14:00 e o próximo voo era somente as 00:40. O cara da imigração fez mais perguntas do que quando passamos lá na ida, mas foi tranquilo. Expliquei que tínhamos 10 horas na cidade e iríamos até o centro conhecer a plaza mayor e almoçar. Ele liberou sem pedir nenhum documento.
Barajas é ótimo pra fazer isso porque é bem perto de Madrid e servido por metrô. O deslocamento até o centro é bem fácil. Só não esqueça que o ticket de metrô na volta tem que ser o de 2 euros, com o extra por estar indo até o aeroporto.
Acho que vale a tentativa sim, o máximo que eles podem fazer é negar sua entrada, aí você esperaria o próximo voo no aeroporto mesmo, então, acho, não há muito a perder.

Gustavo Bonelli
Gustavo BonelliPermalink

Boia e Junior,

Muito obrigado pelas dicas! Depois conto como foi.

Abs.

Mauro
MauroPermalink

Olá amigos, vou com a minha namorada dia 07 de julho e como não conhecia a fama, comprei o vôo chegando em Barajas. É melhor ou pior apresentarmo-nos como namorados? Conta alguma coisa levar documentação que comprove férias do trabalho? A passagem de volta é para 27 de julho também por Barajas, pretendo ir com algumas passagens do roteiro compradas (até Amsterdã, Londres, Paris).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauro! Estando com a documentação em mãos e certinha, não precisa se preocupar! O principal é o citado neste post; leia atentamente. O comprovante de férias não é primordial, mas mal não faz levar. smile
Na hora, quem solicitará os documentos é o funcionário da imigração - você não precisa sair mostrando tudo que levou!

Gabriela
GabrielaPermalink

Irei a Portugal pela Ibéria passando pelo temido Barajas. Não é minha primeira vez, mas meu medo em ser deportada é igual ao da minha primeira viagem como turista rumo a Europa. Ano passado fiz esta mesma viagem (turista) e perguntei ao guarda da imigração quanto aos documentos. Ele disse que o mais importante é dinheiro, isso me deixou revoltada porque aqui no Brasil, no aeroporto, me obrigaram a fazer o seguro-médico, mas ele disse que isso não era importante e sim o dinheiro. Comigo não criaram caso. No entanto, acredito que o fato de eu já ter morado na Europa durante 1 ano com visto de estudante para Portugal e Espanha possa ter ajudado.
Assim, tendo dois questionamentos:
1- Você já viu alguém ser deportado por não estar com seguro-médico. E caso impliquem com isso, posso fazer um na hora, no aeroporto? Depois desta experiência no ano passado, resolvi arrsicar e não farei esse ano já que ficarei apenas 13 dias.
2- O fato de ter dois vistos de estudante, um para Portugal onde estive estudando 6 meses na Universidade de Coimbra e outro para Espanha onde estive estudando 6 meses na Universidade de Huelva, faz com que eles me vejam com outros olhos, uma vez que a documentação exigida para este tipo de visto é bastante exigente?
Por fim, minha insegurança é fundamentada no meu próprio perfil. Sou jovem, mulher, brasileira, de boa aparência e estarei viajando sozinha. Características visadas pelos guradas da imigração, uma vez que segundo a guardia civil, dados de 2008, o maior número de mulheres exercendo a prostituição é de brasileiras. No entanto, falo perfeitamente espanhol e sou branca, características também que ajudam, pois sei que eles criam maiores problemas com pessoas de cor e que aparentam ter menos cultura ou conhecimento de linguas o que não é o meu caso.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela!

Não desdenhe o seguro-saúde só porque UM funcionário de imigração disse isso para você. Até porque seguro-saúde não é só importante para passar pela imigração; é algo indispensável para o viajante.

Leia os comentários anteriores, sobretudo os da primeira página. Pouquíssimos pedem para ver o dinheiro. Na verdade os agentes só pedem documentos de quem eles têm alguma suspeita. Se a suspeita for enorme, podem mandar a pessoa de volta mesmo com todos os documentos em dia.

Cada agente de imigração tem autoridade absoluta sobre o que está fazendo naquele momento. Infelizmente não há como recorrer. O mais sensato é ir com todos os documentos exigidos.

https://www.viajenaviagem.com/2010/11/ja-entrou-na-europa-por-madri-como-foi-a-imigracao/comment-page-1/#comments

Andre L.
Andre L.Permalink

Gabriela, não é possível fazer seguro-saúde no aeroporto e como o Riq, a Boia, outros trips e eu já dissemos, o principal objetivo do seguro não deve ser nem o "estar em dia com imigração" mas se precaver para problemas.

Sei que gente com o perfil como vc mesmo descreveu em geral acha "uma bobagem" comprar seguro-saúde estando saudável e tudo o mais, mas basta um escorregão e pé quebrado para uma conta de uma viagem chegar a fáceis € 3, 4, 10 mil.

Lembre-se que se vc não terá os benefícios que tinha do seu visto de estudante.

Lucas
LucasPermalink

Caros,

Minha passagem é São Paulo-Berlim, pela Iberia, com uma conexão de duas horas. É tempo suficiente para passar na imigração sem perder o voo Madrid-Berlim?

Estarei com meu namorado, que tem passaporte italiano. A fila dele é outra, certo? Há o risco de um de nós perder a conexão e o outro não?

Aliás, ele, com passaporte italiano, precisa se preocupar com seguro saúde, 60 Euros por dia e todo o resto?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! O tempo realmente é curto, e seu namorado vai por uma fila diferente da sua. Se os dois vôos forem vinculados, a cia. aérea embarca você no primeiro vôo que puder caso você perca o que está reservado.

Diego Dama
Diego DamaPermalink

Ola,
acabei de voltar de Dublin, Irlanda, via Madri - Bajaras. Li bastante sobre a imigração neste aeroporto e confesso que fiquei bastante assustado, mas quem nao deve, nao teme. Correto? corretíssimo!
Ao chegar em Madri, logo na saída do finger (ponte de acesso as aeronaves) tinha dois funcionários da imigração que olhavam os passaportes dos passageiros (apenas olhava) e questionava se Madri era seu destino final ou se haveria outro destino. Respondi que seguiria para Dublin e apresentei meu bilhete de imigração. Ele apenas me indicou o caminho e fiquei esperando a famosa imigração.... Que nada... não vi nada! a IBERIA em Madri - Bajaras atua no novo terminal do aeroporto o "T4". Neste terminal, somente faz a imigração que tem Madri como destino final ou quem nao quiser ficar na imensa area de embarque esperando a conexão...
O que acontece? Quando vc desembarque, se vc nao tem Madri como destino final, eles encaminham o passageiro direto para a area de embarque, ou seja, vc ainda esta em "transito". É uma imensa area com free shops, café, toaletes...
A imigração mesmo eu fiz em Dublin, lá sim me foi concedida a entrada na união europeia. De lá fui para Liverpol, Londres e Bruchelas. No retorno para o Brasil, teria um dia inteiro de conexão em Madri, e fiz isso propositalmente para conhecer a cidade. Entao pensei: vou passar pela imigração. Se eles não deixarem o que vao fazer?? me fazer passar um dia inteiro na sala de embarque... tudo bem. Prestem atenção: Logo que pousamos em Madri a tripulação do voo anunciou que os passageiros em conexões para os voos "tal tal tal e tal" deveriam desembarcar pela porta TRASEIRA da aeronave. Ou seja, de acordo com o anuncio, eu deveria desembarcar pela porta traseira (pois meu voo foi anunciado). Qual a jogada? A IBERIA pega vc na porta traseira, vc NAO passa pela imigração (achei super estranho) e vai direto para o portao de embarque do seu voo. Sacou? Eu fiz bem ao contrário. Banquei o loco e desembarquei pela dianteira da aeronave. Susto na saída do finger: imigração, mas não era os dois guardinhas que eu comentei la em cima.. era imigração mesmo.... Fiquei calmo, apresentei meu passaporte e a o meu bilhete de conexão! o que aconteceu? absolutamente nada! e ele ainda falou: "só um dia em Madri? Não vou ao Rio para passar um dia!" hahaha super simpático... (mas o Brasil é mais que o Rio, pensei) Foi tudo super tranqüilo. Todo esse alarde que as pessoas comentam de Bajaras, comigo nao rolou. Foi bem de boa.
Só fiquei atento que for de Ibéria... esse anuncio que eles fazem abordo com relação as conexões... a noite, já na sala de embarque fiz uma amizade e tals e comentei que estava andando pela cidade e tal. Ela ficou surpresas pois estavaa "presa" na area de embarque. Comentei o que eu fiz e ela gostou da ideia. Mas olhem que estranho. No meu passaporte tem a entrada e saída de Madri, no dela, apenas a entrada de Dublin, e não consta a saída... Será que está correto?
Espero ter ajudado smile

Leonardo
LeonardoPermalink

"Só faz imigração em Madrid quem tem destino final em Madrid". Mas provavelmente o seu voo de ida já ia direto para o terminal 4.

Estou indo para Lisboa com escala em Madrid. Não estou preocupado com a imigração propriamente dita, pois tenho 40 e estou indo com mulher e 2 filhos, não creio que criarão problemas. O que me preocupa é o tempo de conexão. A diferença é só de 1:20. Se estiver rolando esse esquema de ligação direta, melhor. Alguém mais viu isso?

Obrigado,
Leo.

Mauro
MauroPermalink

Olá amigos. Algumas pessoas mencionam como necessidade para entrar na Europa o cartão de vacinação atualizado. É balela? Estes quatro itens mencionados pelo ilustríssimo blog são suficientes?

abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Mauro! Pode confiar nos quatro itens do ilustríssimo blog wink

zuzu
zuzuPermalink

Acabei de voltar de Madri e a imigraçao foi super tranquila. Me pediram as reservas de voo e hotel e perguntaram quantos euros eu levava(cash)e se tinha cartao de crédito, mas nao checaram o $ e cartoes, só as reservas, bem rapidamente.

Paulo
PauloPermalink

Galera fiz faculdade em Madrid, fui pra lá em 2008, bem na época que Barajas tava recusando adoiado a entrada de brasileiros. Eu entrei na Europa pela França, foi sussa, quando desembarquei em Barajas nem passei pela imigração. Minha mãe foi diversas vezes me visitar sem problemas, passou tranquila...e todos os meus amigos brasileiros da faculdade ( cerca de 80 pessoas) não tiveram problemas, nem seus familiares...
O segredro e ser natural, estar com tudo certinho, daí nao tem como dare galho, nunca.

Walter
WalterPermalink

Acabei de voltar da Europa e entrei por Barajas e não tive nenhum problema. O agente de imigração não fez nenhuma pergunta e não demorou mais de 20 segundos para nos liberar, eu e minha esposa. Observei as demais pessoas das filas e nenhuma teve problemas. As mais jovens aparentemente demoravam um pouco mais, mas todas eram liberadas.

Maria Thereza
Maria TherezaPermalink

Depois de muito ler os depoimentos daqui tentando me acalmar sobre a imigração na Espanha, me sinto na obrigação de informar vcs sobre a minha experiência por lá.
Entrei na União Européia por Barajas no dia 16/04. Foi a imigração mais tranquila pela qual já passei: o agente foi simpático, pegou meu passaporte,abriu na página do visto americano e só me perguntou o motivo da viagem. Respondi que estava aproveitando o feriado da semana santa com minha mãe e minha irmã e ele já carimbou os nossos três passaportes!

Difícil mesmo foi aturar um vôo com as "aerovelhas" insuportavelmente mal educadas da Ibéria e chegar a Paris sem minha mala, q ficou em Barajas devido ao atraso no voo que saiu do Brasil. Iberia nunca mais, nem de graça!!!!!

Sam Mezostein
Sam MezosteinPermalink

Bom, a minha chegada em Madrid foi péssima! De cara a polícai tirou me passaporte e depois tive que ir buscar na salinha da PF deles, daí fui pra fila e mais perguntas, devo ter demorado uns 20 minutos respondendo a tudo.

Isso tudo foi muito dinâmico e acabei seguindo viagem até Barcelona. Mas fiquei meio revoltado porque a coisa é subjetiva demais e só de pensar na possibilidade de ter sido recusado, fico mal.

cate
catePermalink

olà gente

gostaria de saber se a carta convite que eles pedem tem que ser escrito em espanhol e tem que ser a carta oficial? pois eu ja fui pra europa 3 vezes mas nunca entrei por madrid,e converso que fiquei preocupada com a imigraçao,alguèm sabe me informar sobre essa carta,pois sempre fui com a carta da italia pois onde vai ser meu destino final,mas nao sei se posso passar por la com essa carta..alguèm pode me ajudar? desde ja agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cate! Se você vai pra Itália, a carta-convite pode ser escrita em italiano, sim.

Raquel
RaquelPermalink

Eu não tive problema algum. Fui morrendo de medo, pois li muita gente contando da salinha, histórias de gente que foi barrada e tal, mas deu tudo certo. Meu voo chegou às 5:00 e o funcionario mal olhou na minha cara, apenas destacou a ficha e carimbou passaporte. Mesmo assim tinhamos toda a documentação que era exigida além de comprovantes de que trabalhamos aqui.
Eu voltaria numa boa, mas independente de qual for o país/ cidade de entrada acho melhor levar tudo o que eles pedem e de preferencia, organizado e a mão.

Marcia Abrantes
Marcia AbrantesPermalink

Eu tbm entrei por Madrid com meu marido e não tive problema nenhum com a migração, mostramos o nosso passaporte e passamos. Na hora de passar pelo detector de metais tive que tirar as botas e as meias, mas todo mundo que estava de botas tbm teve que tirar. Depois me pediram para abrir meu netbook e passar com ele aberto. Eu acho o aeroporto ótimo, com várias opções para comer e passear. Entraria por Madrid novamente numa boa.

zerial1
zerial1Permalink

Boa tarde!
Estive na Europa em 2008 e passei pela imigracao em Madrid, foi super tranquilo e rolou tudo numa boa!
No prximo mes viajo novamente so que agora levando minha irma, que nunca esteve la.
Devemos passar juntos na imigracao??

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zerial! Familiares podem passar juntos, sim.

Priscila
PriscilaPermalink

Boa noite!!

Minha prima está com passagem comprada para Noruega com escala em Madri e em Londres, no próximo dia 11 pela Iberia. Gostaria de saber se ela vai passar pela imigração em Madri ou em Londres? O tempo de conexão em madri é de 2:30 hs, será q ela consegue pegar o vôo pra Londres?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Passará pela imigração em ambos os países. O tempo de conexão é grande, então não deve haver problemas.

Priscila
PriscilaPermalink

Obrigada pela resposta, já me ajudou bastante.

João Paulo Carvalho
João Paulo CarvalhoPermalink

Eu e um amigo estamos indo para Madrid em agosto e faço escala em Lisboa. Chegamos em Lisboa às 7 da manha e seguimos viagem somente as 20 horas!!! Será que é possível sair do aeroporto de Lisboa e conhecer a cidade??? Ao entrar em Madrid, caso me peçam para comprovar minhas condições econômicas de permanência, tenho que ter 60 euros,por dia na europa, em dinheiro vivo??? Me ajudem, tô muito preocupado e também não quero andar com muito dinheiro por lá.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Paulo!

Você poderá sair do aeroporto, sim. O vôo de Lisboa a Madri será "doméstico", você terá feito a imigração em Lisboa.

nina dantas
nina dantasPermalink

olá, mes que vem estarei indo para Huelva, cidade próxima a sevilla, econtrar com meu namorado que está fazendo intercambio na universidade de huelva e está em uma residencia fixa. como faço escala no temido aeroporto de madri e tenho apenas 1:15h para pegar a conexão para sevilla, fiquei bastante preoculpada. gostaria de saber se uma carta convite feita por meu namorado é válida, já que ele não é cidadão europeu apesar de ter o visto de estudante. outra questão é se terei problemas para pegar o voo pra sevilla considerando o pouco tempo e a imigração. como nunca viajei de avião antes e nunca fui pra fora do brasil, estou bastante nervosa, o fato de eu não ter nenhum carimbo atrapalha? além de levar dinheiro, cartões, ter o seguro e passagens internas compradas, que outros documentos posso levar para facilitar minha entrada, já que sou jovem e estarei viajando sozinha? como irei ficar um período de quase dois meses, será que isso poderá ser um problema??
por favor, gostaria muito de palavras de sabedoria para que eu pudesse ficar mais calama em relação a isso.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nina! Peça para seu namorado se informar sobre a carta-convite com as autoridades locais. Na Espanha a carta precisa ser registrada na polícia.

O tempo de conexão é curto, mas se a passagem doméstica for vinculada à internacional a companhia acomodará você no próximo vôo disponível sem custo adicional. É mais garantido fazer conexões com pelo menos 2 horas e meia de intervalo entre vôos.

nina dantas
nina dantasPermalink

valeu Boia, vou pedir pra ele se informar por lá. quanto aos documentos, é preciso levar cópia de extrato bancário junto? será que eles encrencam por eu ser nova (22 anos) e estar viajando sozinha? já estou com a passagem comprada, será que consigo aumentar o tempo de conexão parao outro voo com a companhia antes de ir?

Samir
SamirPermalink

Bom dia,

Gostaria de fazer uma pergunta.
Eu e minha noiva estamos indo para Lisboa dia 3/06 e faremos escala em Madri-Barajas.
Minha noiva tem dupla nacionalidade Brasileira/portuguesa , minha duvida é no momento de passar pela imigração podemos ir juntos no mesmo guiche???

grato e parabens pelo website.

Att
Samir.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Só se vocês fossem casados, Samir, e tivessem o mesmo tipo de passaporte, poderiam passar juntos, no guichê adequado.

Namorados, noivos, amigos... cada um de uma vez.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

casados podem ir junto? Eu com passaporte espanhol posso ir com o marido? Serve levar só a certidão de casamento brasileira ou precisa do registro no consulado (não vai dar tempo de fazer)?

esta é uma dúvida que eu tb tinha! Cheguei até em cogitar a ir junto com o marido usando o passaporte brasileiro mesmo -

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ops, foi a pressa. Casados podem passar juntos desde que ambos tenham o mesmo tipo de passaporte válido naquele guichê. Vou consertar.

No caso de vocês, vale a pena os dois passarem juntos no guichê "todos os passaportes".

Andre L.
Andre L.Permalink

Pessoas com nacionalidade europeia sempre podem, e até devem, acompanhar seus cônjuges não-europeus na fila deles. O contrário é que é problemático (não-europeu na fila de europeus).

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Riq e André: muito obrigada! Vou passar na fila de "não europeu" acompanhando o marido, aí exibo o vermelinho-espanhol e até nossa certidão de casamento. Nesse caso, para controle, as regras de provar dinheiro vivo valem só para ele? Vamos passar mais de um mês viajando e pretendo fazer saques e compras no cartão, então só compramos o suficiente para garantir 1 pessoa x 60€/dia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Carolina! Aqui quem responde é A Bóia. O Comandante não entende esses 60 euros/dia como dinheiro vivo, necessariamente. Veja o comentário no texto acima!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

obrigada, Bóia, é que sou bem apavorada e me atrapalho até com as informações que já tenho... mas esta de que posso usar o passaporte espanhol e acompanhá-lo na fila de não-europeu já me alivia. smile

nina dantas
nina dantasPermalink

Galera, alguém sabe alguma história de gente nova, viajando sozinha e sendo mulher entrando sem problemas, pq sempre que escuto uma história de alguém barrado é sempre dentro dessa faixa. por favor, se alguém teve uma experiencia postiva, avise-me, pra eu ficar mais calma!!
valeu

Andre L.
Andre L.Permalink

Nina, todo anos dezenas de milhares de pessoas na sua situação usam a Espanha como porta de entrada sem maiores problemas. O que acontece é que os poucos casos em que pessoas com motivações realmente legítimas acabam tendo a entrada recusada por um "detalhe burocrático" ganham uma repercussão imensa, deixando pessoas apavoradas país afora.

Mulher nova viajando sozinha forma um perfil de "maior risco"? Sim, aos olhos do oficial de imigração. Mas não é o fim do mundo ou da viagem: certifique-se de levar a documentação exigida no site da embaixada, e dê mais valor à informação oficial do que ao disse-que-me-disse que pulula em certas agências de viagem.

nina dantas
nina dantasPermalink

valeu andré, estou tentando não pensar muito na imigração, concordo com vc, vou levar tudo o que for necessario referente a documentação e até o que não for, só por precaução, sei que mesmo com tudo em cima ainda há chance do cara simplesmente não ir com a sua cara e pronto, mas vou tentar ser o mais natural possível e só responder o que ele pergunatr sem mais delongas e não sair mostrando todos os documentos sem ele pedir. só espero não perder meu voo de conexão pra sevilla, além do mais acho que não tem muitos brasileiros indo pra cidade que eu vou (huelva) acho que isso deve ser um ponto positivo. bom vou ficar na ansiedade e quando passar, conto como foi, até pra outras pessoas que passam pela mesma aflição, se acalmarem um pouco.

CARLOS & MONICA-RIO CLARO-SP

André,
Esta será a tercira vez seguida que iremos à Europa. Fomos à Itália em 2009, e Paris em 2010. Ocorre que na volta de Paris nao carimbaram nosso passaporte. Isso pode nosm razer problemas na imigração espanhola? Estaremos em Barajas em trânsito, com destino final à Atenas, em 13 de junho agora (2011). Ah, nosso tempo de conexão de de cerca de menos de 2:00 hrs. Como proceder caso perca o vôo de conexão: basta ir ao balão Ibéria e remarcar? E a bagagem? Em nossa primeira vez entramos por Lisboa (rumo a Milão), mas a atendente consguiu retirar as bagagens e passar para nosso próximo vôo.
Muitíssimo obrigado e parabéns pelo auxílio que presta a todos que necessitam deste tipo de informações.
Sucesso!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Se perguntarem sobre a falta de carimbo, explique. Mas não ficam fuçando essas coisas não. Caso perca o vôo e esteja ainda na área de trânsito, procure por qualquer funcionário da companhia. Se já estiver no saguão, procure o guichê de vendas da companhia aérea, fora da área de check-in.

Adolfo
AdolfoPermalink

Carlos, pode ir tranquilo, e não acredito que irão lhe perguntar pela falta de carimbos. Já entrei por Paris e não teve carimbo, já saí e também não e jamais tive problemas como : vc não tem o carimbo.

Luciano
LucianoPermalink

Minha esposa e eu passamos por Barajas em 30/04. Havíamos embarcado no Rio de Janeiro pela Ibéria com destino final Londres.

Ao chegarmos em Barajas o funcionário da Ibéria nos mandou para o controle de passaporte, mas quando chegamos até o oficial de imigração fomos informados que para o nosso portão de embarque não havia necessidade de passar pelo controle de passaporte então ele nos indicou onde deveríamos ir e pronto. Não vimos ninguém ser barrado, apenas pessoas sozinhas (homens e mulheres) demoraram mais do que pessoas acompanhadas.

Ao chegarmos em Heathrow, a entrevista durou cerca de 2 minutos, tudo muito cordial e rápido, apenas perguntas básicas e nenhum documento solicitado.

Ao chegarmos em Berlin, caimos em um guinchê onde havia um oficial sendo treinado então demorou bastante (eles ficaram olhando as fotos do passaportes e olhando para nós, olharam bastante para os carimbos contidos em nossos passaportes, pediram para ver comprovante de reserva do hotel, passagem de saída da Alemanha (porque depois ainda iríamos para França), passagem de volta para o Brasil, fizeram algumas perguntas em relação ao nosso roteiro), mas no final deu tudo certo.

André
AndréPermalink

Galera...vou pra portugal e ainda não decidi por qual cia. aérea, ou klm, ou air france ou ibéria, mas indiferente, minha dúvida é, vou com visto de estudante, obtido ainda no Brasil, resolve na imigração? Vou com carta convite do meu pai, que vou ficar na casa dele (ele é naturalizado português, ou seja, cidadão europeu) e ele vai ser responsável pelos meus gastos, além de bolsa de estudos brasileira, fica menos problemático? mas a maior dúvida é se ir com o visto de estudante no passaporte já aqui do Brasil resolve esse problema da imigração...valeu

Flavia
FlaviaPermalink

Recentemente (abril/2011) passei pela imigração em Madrid. Foi ridiculo. O carinha da imigração nem olhou pra minha cara. Carimbou o passaporte e pronto.
Passei por Londres tambem. Nesse caso deu um pouco de trabalho. Tive que responder umas perguntas. As perguntas de sempre. Motivo da viagem, se viaja sozinha, em que trabalha, passagem de volta... essas coisas. Depois das perguntas de praxe, carimbou o passaporte.
E finalmente, saindo de Londres, passei pela imigração em Barcelona. Mesmas perguntas que em Londres. Novo carimbo. smile
Estava tão preocupada em relação a Madrid e no entanto tive mais trabalho em Londres e um pouco em Barcelona. grin

Ítalo Teixeira
Ítalo TeixeiraPermalink

Olá Boa noite!
Estou indo para Estocolmo pela Ibéria via Madri dia 7/06/11 e a conexão do meu voo é com tempo de 1:10hs será que eu farei imigração em Madri ou em Estocolmo? Estou morrendo de medo, vou pra casa de uma amiga na Suercia mais estou levando dinheiro, cartao de credito internacional, seguro viagem e meu passaporte já tem outras viagens. Alguém pode me dar dicas? Estou com medo.

Abraços

Andre L.
Andre L.Permalink

O controle imigratórios será feito apenas em Madrid.

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Fique tranqilo, mas verifique com sua amiga, se as leis na Suceia prevem algum tipo de registro obrigatorio na polcia, ou de declaração a ser feita por ela, neste caso. Creio que a embaixada da Suecia, pode lhe ajudar também. Faça um contato por e-mail, e imprima. E, não se esqueça de viajar bem vestido.

Ítalo Teixeira
Ítalo TeixeiraPermalink

Obrigado pelas dicas...Com certeza irei bem vestido! Entrei em contato com a embaixada e não é nescessário carta convite para entrar lá pois faz parte dos paises Sheren (Não sei se escreve assim). Mais obrigado pelas dicas...já fui outras vezes a Europa mais entrei via Paris e outra vez via Roma. Primeira vez via Madri.

Valew

Ítalo

Má
Permalink

Estou indo para Paris dia 2 de julho fazer um curso de verão de 15 dias, mas vou de Ibéria,fazendo escala em Madrid. Estou super apreensiva,com medo de me barrarem,pois sou mulher e vou sozinha...
Já providenciei um certificado do meu emprego,passagem de volta marcada, seguro no valor de 30.000, mais do que a quantia exigida em euros e visa travel e a agência de intercâmbio me entregará cartas da escola e da casa de família onde eu ficarei. Será que assim tem menos perigo de me barrarem???

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Quem é barrado, na maioria dos casos, está com falta de documentação. Você, pelo visto, está com tudo em cima. As chances de problemas são mínimas.

nina dantas
nina dantasPermalink

olá,
as reservas feitas pelo booking.com são válidas para a imigração em barajas? reservei todos os albergues do meu mochilão que começa e termina em sevilla por esse site.
obrigada

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Sim!

humberto amorim
humberto amorimPermalink

Ola!!
Gostaria de uma grande informação, estive morando na europa(portugal)durante 1ano, neste tempo fui pego pela imigração 2 vezes, fui julgado pra ter um prazo pra que eu me regularizase.Na volta foi dado um carimbo igual ao que eu entrei no pais.gostaria de saber se eu teria algum problema em esta retornando ao pais novamente.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Difícil saber... você vai entrar por Portugal? Pode ser que haja alguma informação sobre isso no sistema.
Eu faria imigração em outro país neste caso.

PEDRO
PEDROPermalink

Olá, estarei indo para Paris, via TAP(isto é, fazendo conexão em Lisboa). Tenho 21 anos e estarei indo só. Afinal, é uma vontade minha. Minha dúvida é sobre o tempo de conexão(apenas 1:20) e sobre a possibilidade de ter algum problema na imigração. Vale salientar que estou levando euros, 2cartões internacionais gold e platinum, seguro viagem e reserva de hotéis com a permanência de 7 dias. Sei que tudo depende do agente da imigração. Mas diante de todos esses documentos é PROVÁVEL que eu tenha algum problema? Ah! sou universitário e estarei levando uma cópia do comprovante de matrícula.
Grato,
Pedro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! O tempo de conexão é muito curto mesmo. O ideal é que você tenha duas horas e meia, no mínimo, entre os vôos, e que essas passagens sejam vinculadas.
Mas Lisboa oferece um quebra-galho interessante: um funcionário fica cantando os vôos que vão fechar e tirando os passageiros da fila principal para uma fila expressa. Só dá chabu se o seu vôo atrasar muito!

Sobre a documentação, se está tudo certinho, não é nada provável ter problemas. Verifique se o seu seguro-saúde tem a cobertura necessária. Para mais detalhes, veja o texto acima.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Em Lisboa é muito improvável ter problemas.

PEDRO
PEDROPermalink

Valeu ae pelas respostas. fico mais traquilo agora. Imigração sempre nos deixa um tanto tensos.
Abraços

Nelma
NelmaPermalink

Pedro, já fizemos este voo, tambem com conexão curta, até Paris via Lisboa, pela Tap. Estavamos preocupados tambem, mas como a nossa passagem foi comprada conforme a cia. aérea sugeriu, ou seja, com a conexão curta, achamos que estava certo. Aconteceu que já no desembarque tinha uma pessoa nos esperando, entramos numa van que nos levou direto para uma imigração separada, e depois direto para o avião para Paris. Foi super fácil e tranquilo. A bagagem só retiramos em Paris.
Isto foi uns 3 anos passados, não sei como está agora, mas na ocasião, funcionou muito bem.
Toda vez que viajamos com conexão curta, eu fico preocupada, meu marido nem se incomoda, ele diz que se a cia. aérea vendeu assim, eles devem saber o que estão fazendo!!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

E, se você perder o voo, a companhia aérea que tem que resolver TUDO sem te cobrar NADA.

Lívia Maria
Lívia MariaPermalink

Pessoal,

A Bóia me deu a dica, já li esses relatos, e pergunto se alguém aqui já perdeu conexão em Lisboa por causa da demora na imigração.
Vou a Roma pela TAP, trocando de avião em Lisboa, com 1:40 hs entre os vôos. A cia sugeriu essa conexão. Agora, depois de tudo pago, emitido, assentos marcados, etc e tal, me dei conta de que é pouco tempo. Não tenho tempo nem mais paciência prá tentar trocar os vôos, pagar possíveis diferenças de tarifas, etc., pois minha viagem já está em cima.
Sei que a cia aérea recoloca, paga tudo, mas não paga o estresse, o tempo perdido, a preocupação com minha bagagem que foi naquele vôo e eu não.
Alguma dica, sugestão, conselho, prá que eu não perca meu bom humor logo na chegada ?
Muito grata mesmo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lívia! O Ricardo Freire já relatou que existe um funcionário do aeroporto que vai chamando os passageiros dos vôos que estão para fechar.

O problema é que, se o seu vôo do Brasil atrasar, este funcionário não vai adiantar.

Você está pensando alto! Se você quer tranqüilidade total, mude o vôo! É muito provável que o seu vôo saia e chegue no horário, mas ninguém neste fórum pode te dar uma certeza absoluta disso grin

Lívia Maria
Lívia MariaPermalink

Fiquei mais tranquila.
Agora é rezar pro Senhor do Bonfim !
Muito grata

PEDRO
PEDROPermalink

Pois é, Nelma. De fato estou um POUCO mais tranquilo com o que li à respeito do tempo. Parece que de fato, a companhia sempre encontra uma maneira para que o passageiro não perca o voo. De qualquer forma, nao irei mais remarcar voo. Seja lá o que Deus quiser, não é mesmo?
Há de terminar tudo bem...
Abraços.