Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Gabriele
GabrielePermalink

Gente, como já havia comentado aqui, fui para Madrid em final de janeiro, regressei ao Brasil a pouco. Minha entrada em Barajas foi hiper tranquila, mesmo sendo brasileira, jovem e solteira (as que costumam ter maiores problemas). Porém, claro, eu tinha visto de permanência de 6 meses e toda a documentação certinha. As únicas palavras que eu disse foram: Buenos días e gracias - depois de ouvir o Bienvenida a España e o barulho do carimbo no passaporte!
Na volta ao Brasil o policial me fez mais perguntas, pois como meu namorado ficou lá para mais meio ano, eu estava aos prantos.. então acho que despertei mais atenção! Mesmo assim, o policial foi super atencioso e educado, apenas me perguntou o que eu havia estudado, disse que estudei espanhol, e ele - super gentil - disse que dava para notar, pois eu falava muito bem o idioma smile vale, venga!
A quem vai, tranquilidade! Não é aquele horror que todos falam! E se seu destino final for Madrid, aproveitem pois é uma cidade encantadora! La echo de menos :/

Mauricio
MauricioPermalink

Pessoal / Bóia,
Cheguei sábado de viagem. Fui a Paris e Madri de Ibéria e fiz a imigração em Barajas. Foi realmente muito tranquilo. Chegamos no guichê sem fila (corremos muito pq o voo atrasou 15 minutos e ficamos com medo de perder a conexão... enfim, fomos tão rápido que chegamos na imigração antes dos outros, rsrs). Entreguei os passaportes e disse que estávamos em conexão a Paris. Os únicos documentos que pediu para ver foram as passagens. Ele perguntou se era "vacaciones" e respondi que sim. Perguntou tb quantos dias e disse que eram 10, sendo 7 noites em Paris e 3 noites em Madri. Ele fez então a única pergunta que achei "diferente", provavelmente um teste: em que hotéis ficaríamos. Como eu respondi de pronto, carimbou os passaportes e nos desejou boa viagem. Não sei se seria diferente se tivesse titubeado na resposta, mas o fato é que ele foi bastante cordial. Perguntei sobre o formulário que deram no avião e ele explicou que não precisava pq estávamos de conexão (fica a dica) e ainda nos explicou como ir para a conexão (descer, pegar o trem, etc.). Aproveitando o post, devo dizer que, ao contrário das manifestações negativas a respeito da Ibéria, não tivemos contratempos. As malas chegaram em Paris direitinho. Depois, voamos de Paris a Madri e ficamos uns dias e tb não tivemos problemas com a bagagem. Por fim, as malas chegaram no Galeão sem problemas tb.

Daniela
DanielaPermalink

Maurício, ler seu post foi um pequeno alento, acabei de fechar passagens para Paris, fazendo conexão em Madrid e só li reclamações em relação à Ibéria, fiquei muito apreensiva. Mesmo assim, acho que fechei uma conexão muito apertada de 1h03min, de qto tempo foi a sua?

Mauricio
MauricioPermalink

Oi Daniela,
Nossa conexão, inicialmente, era maior. Mas, como eu comprei a passagem com muiiiita antecedência p garantir um bom preço (comprei no fim do ano p viajar em julho) os voos foram remarcados. Fiquei com mais ou menos 1 h e 50 min de janela de conexão. Realmente 1 h e 3 min está bastante apertado... Faça o seguinte: no site da Iberia tem um video (vc pode procurar tb no youtube) que ensina a fazer a conexão: se vc souber exatamente o que fazer, vai ganhar um tempão, não vai ficar perdendo tempo no terminal procurando. Quando chegar, sai direto p imigração, p não pegar fila. O resto é rápido. Mesmo assim, se vc perder a conexão, a Iberia tem q te acomodar em outro voo, p Paris tem de 2 em 2 horas.

Daniela
DanielaPermalink

Obg pela dica, vou procurar!

Guilherme
GuilhermePermalink

Galera estou aqui para dar o meu depoimento.

A minha imigração foi hoje (02 de agosto) e estava muito encucado, pois sou jovem, 22 anos, tudo para perguntarem zilhões de coisas. Ao chegar na imigração todos os agentes eram mulheres e caí na fila do único agente homem. Ao chegar no agente eu disse "Buenos Dias", ele respondeu igualmente e apenas olhou para o meu rosto, carimbou meu passaporte e disse "Gracias". Ele não me fez nenhuma pergunta, nenhuma cara feia e é meu primeiro passaporte, minha primeira viagem internacional e ainda por cima sozinho. Vi algumas pessoas sendo questionadas, principalmente as mulheres jovens sozinhas tendo que mostrar vários comprovantes.

A minha dica? Se for jovem e estiver viajando sozinho, leve todos os comprovantes em uma PASTA CATALOGO, como já foi dito anteriormente, pois eles reparam nisso. Use uma roupa condizente à estação do ano e não adianta nada ter muito dinheiro e ir viajar desleixado pois isso levanta suspeitas.

Gracias !

Pedro Cunha
Pedro CunhaPermalink

Entrei por Barajas em janeiro de 2008, no auge da crise das deportações Brasil - Espanha. Eu tinha 29 anos e minha namorada tinha 20, ambos estávamos com os passaportes em branco. Eu estava na fila suando frio, pois tínhamos todo o perfil para sermos deportados.

O oficial da imigração foi extremamente educado. Perguntou se podia falar conosco em espanhol e perguntou o que íamos fazer na Espanha. Respondemos que estávamos de férias e que íamos fazer turismo. Ele perguntou se ficaríamos só na Espanha. Respondemos que não, que íamos também até a Itália e a França. Ele pediu para ver as passagens, no que prontamente mostramos para ele. Ele perguntou então o que fazíamos no Brasil, no que eu respondi que éramos professores. Ele olhou os passaportes, carimbou e nos desejou boas férias. Sempre com muita educação e gentileza.

Marcela Fernandes
Marcela FernandesPermalink

Entrei na Espanha por Barajas a 10 dias atrás. Tinha uma fila média, cerca de 15 min. de espera, mas o guarda apenas pegou meu passaporte e a passagem do outro voo que pegaria até Pamplona, perguntou: estudios? eu concordei. Ele carimbou e boa. Não pediu o formulario que entregaram no avião...Eu tenho visto de estudios/investigaciones de 6 meses.

Também tinha um pouco de receio por ser mulher, jovem, sozinha. A típico brasileira que poderia estar indo a espanha trabalhar de prostituta, mas sem problemas.

Não vi ninguem tendo problemas.
Na hora de passar no raio-x, só me mandaram tirar o tenis do pé, e o computador da mochila, e passar tudo pelo raio x...
Vale, sem problemas.

Mara
MaraPermalink

Marcela,

Eles só te perguntaram isso? se era estudos e pronto? Estou te perguntando pois em Dezembro eu vou pra Madrid,com visto de estudo de 6 meses também. Mas também tenho o receio por ser mulher, jovem e ir sozinha.

Não perguntaram aonde vc ficaria? Estou pensando em pagar o alojamento do curso só no primeiro mês e depois procurar um apto por minha conta mesmo, mas acho que eles podem encrencar com o fato de eu não estar com o local fixo pelos 6 meses de estudo..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mara! Se você já chegar como seu visto de estudante concedido no passaporte, não haverá problemas na entrada. Todas as exigências serão feitas no processo de concessão do visto.

Mara
MaraPermalink

Obrigada Boia!

Mas o visto de estudante concedido, por si só, já é garantia de entrada?

De qualquer forma, vou levar todos os docs exigidos, tudo certinho conforme manda o figurino.

Ah! ADOREI esse site! Vou sempre passar por aqui pra tirar minhas dúvidas...

Laura
LauraPermalink

Entrei hoje por Barajas, mas tinha conexão para Orly. Sou mulher, 24 anos e estava sozinha, e acho que foi a imigração mais rápida que já fiz! Só tinha uma pessoa na frente. Ele pegou meu passaporte e meu bilhete, disse que eu não precisava de formulário, carimbou e deu boa viagem. Acho que não foram nem 10 segundos.

rodrigo
rodrigoPermalink

Pessoal,
viajarei para Madrid na proxima semana, para ficar por seis noites. Somente hoje (falha gravíssima, imperdoável mesmo), vi a data de validade de meu passaporte... acontece que ele vale por exatos seis meses a partir da data de entrada em Madrid. Sei que há uma exigência de validade de passaporte para entrada na Espanha, mas não consigo encontrar uma informação segura, pois em alguns lugares falam em seis meses e em outros, em três meses... E mais: alguém saberia informar se o prazo é contado da entrada na Espanha? Ou da estimativa de retorno? Agradeço qualquer ajuda, vez que já não há tempo para renovação do passaporte... Obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! É a partir da entrada no país. De mais a mais, brasileiros só podem ficar no máximo 90 dias a cada 180 dias corridos no espaço Schengen.

rodrigo
rodrigoPermalink

Bóia, liguei pra embaixada espanhola em Brasília e eles confirmaram que os seis meses se contam da entrada na Espanha e que tendo seis meses no dia da entrada, o que terei, estará preenchido o requisito. Obrigado pela ajuda!

Rodrigo_SA
Rodrigo_SAPermalink

Pessoal, estou viajando para Europa quinta-feira,descendo em Madrid. Vi no site da embaixada da Espanha a exigencia de 65 euros por pessoa por dia. No meu caso, vou ficar 6 dias na Espanha, 8 na Itália e 6 na França, total de 20 dias. Estamos indo eu e minha esposa e levando 2000 euros em dinheiro além de 2 cartões de crédito com limite total de R$ 25.000 além de cartão de débito com R$ 10.000,00 de saldo em c/c. 130 euros x 20 dias dá 2600 euros. Precisam ser em dinheiro ou pode ser misto entre cartões?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Se você seguir a recomendação ao pé da letra, teria que levar dinheiro vivo.

Se você passar em revista os outros 605 depoimentos deste post, vai ver que praticamente ninguém relatou ter precisado mostrar dinheiro vivo. Leve extratos dos seus cartões de crédito enviados pelo correio ou tirados no caixa eletrônico, além do recibo de carregamento do seu VTM, caso esteja levando um.

Renata Goncalves
Renata GoncalvesPermalink

Ola, estou embarcando para Barcelona na proxima semana. Vou ficar apenas 8 dias e retorno ao Brasil. Tenho tudo que necessário: passaporte, dinheiro, seguro viagem e reserva em hotel. Duvida, minha reserva é apenas para 3 dias pois vou visitar uma amiga, eles podem questionar o perdioro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Sim, se eles encasquetarem com você e quiserem ser pentelhos, podem questionar, sim. O ideal teria sido você ter uma carta-convite da amiga registrada na polícia mais próxima da casa dela.

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalink

Renata,

Reserve no site da Accor, imprima a reserva e despois cancele-a....vc tem uma 'prova" da reserva de x dias e não terá problemas, ou então monte um roteiro básico pela Catalunha do mesmo jeito usando o booking ou hoteis.com

Leonardo_JB
Leonardo_JBPermalink

Olá pessoal!
Vou pra Genebra em dezembro, e comprei a passagem por Madrid. Tenho duas dúvidas.
1. Como consigo os tickets oficiais das passagens, inclusive as de volta? Pq tenho receio de que só apresentar um papel impresso do meu computador com a ida Madrid-Genebra e a volta Gen-Mad-Brasil não seria muito convincente, não? Vou pela Air Europa, emitida pelo Submarino Viagens, e depois pela Swiss pra Genebra. Nenhuma das companhias tem sede em Brasília, acho. Como faz?
2. Sou total perfil de risco. Tenho 21 anos, não trabalho, vou passar 63 dias lá, nunca saí do Brasil, e meu passaporte tem, nesse momento, 10 dias, hehe. Vou visitar minha namorada, que cabou de ir pra lá pra fazer mestrado. O que me prende no Brasil é a universidade e o contracheque dos meus pais. Estou preparando toda a documentação do jeito mais oficial e certinho possível (carta-convite registrada na Suíça e traduzida por tradutor juramentado pro espanhol, comprovante da minha universidade e da dela de que estamos de férias, dinheiro e cartao de credito com bom limite, curso de francês que vou fazer lá, passagens pra roma e paris no natal e reveillon, etc). O ponto é: tenho a opção de que um grande amigo da minha tia emita a carta-convite pra mim. Ele é do Consulado brasileiro em genebra. Será que é melhor que eu diga que ele vai me hospedar (eu nunca nem vi a cara dele) do que que achem que eu vou querer ficar lá pra casar (O.o)? E mesmo que a carta seja da minha namorada, digo que ela é só amiga quando perguntarem? (Aliás, tem alguma palavra pra "namorada" nessa bendita língua que não seja sinônimo de "a pessoa com quem pretendo me casar", no caso "novia"?... hehe

Afinal, com essa complicação toda, vale a pena tentar trocar a passagem, sabendo que sairia uns 1000 reais entre cancelar e comprar pra outro destino (não por coincidência a Brasil-Espanha é mais barato que qqr outro canto da Europa...¬¬).

Valeu pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Não existem mais passagens "oficiais". O eticket é a passagem.

Peça a carta-convite do seu amigo, porque ela virá registrada como deve.

Leonardo_JB
Leonardo_JBPermalink

Bóia, a carta também virá registrada certinho da minha namorada, que é residente lá. O problema é como explicar por que vou passar 60 dias na casa de um "amigo" (lembrando que eu não conheço ele, podem me apertar se perguntarem demais). Ao mesmo tempo, apesar de mais fácil entender pq passar 60 dias na casa da minha namorada, podem achar que vou querer passar mto mais tempo do que posso. Das duas opções, qual a menos pior? Alguém já teve que responder perguntas demais pq estava indo ver namorado(a)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Dificilmente recebemos relatos aqui de gente que tenha passado por qualquer encrenca! O importante é você ter todos os comprovantes necessários.

Mariane
MarianePermalink

Oi gente, estou embarcando para Madrid dia 1 de dezembro para ficar 20 dias, fazendo mochilão. No roteiro de viagem está incluso também Portugal, França e Inglaterra. É minha primeira viagem para Europa, portanto passaporte em branco. Estou indo com mais 3 amigos e todos temos na faixa de 23 anos.
Li alguns dos comentários e fiquei um pouco mais tranquila, já tinha tido a ideia de fazer uma pastinha com TODOS os documentos necessários (comprovantes, seguro, hospedagem, passagem de volta), mas mesmo assim sempre dá um nervoso e apreensão da possibilidade de ser barrada, afinal sou mulher, solteira e jovem.
Espero, sinceramente que tudo ocorra da melhor maneira possível, pois consigo me comunicar bem em inglês e razoavelmente em francês, falo muito pouco do espanhol, mas acho que dá pra dar uma "enrolada".
Acho que é isso, aceito algumas dicas, caso não tenham postado nos comentários ainda!

Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Mariane! Com os documentos todos em ordem não tem o que temer smile

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá!

Entrei pelo Barajas dia 4.9.2011 para viajar só pela Espanha e não tive nenhum problema. Também foi a imigração mais rápida pela qual passei! Não vi nenhum dos brasileiros ter qualquer tipo de problema.
Com todos os documentos (não tive que mostrar nenhum)acho que não há mesmo motivos para preocupação.

cristiano teixeira
cristiano teixeiraPermalink

to indo pra espanha agora dia 29 estou com um pouco de medo
pq eu nao falo espanhol...
vou ficar la na casa d uma amiga minha la..

Rodrigo Santos
Rodrigo SantosPermalink

hola!

Bom, a situação é a seguinte: eu vivo em palma de mallorca e minha ex namorada, porque agora vai ser mulher (porque eu fui num cartório aqui e fiz um documento de matrimonio autorizando meu pai a assinar por mim) e nesse documento diz que ela pode residir aqui comigo com uma carta convite. Minhas dúvidas são: ela precisa comprar passagem de ida e volta? precisa comprovar que tem a quantidade de dinheiro necessária? E a carta convite é melhor eu fazer no meu nome ou no nome de um amigo que já está aqui legalizado?

Desde já agradeço e parabéns pelo post!

Andre L.
Andre L.Permalink

Ela precisa de visto de reunificação familiar. Se eu entendi, vc reside na Espanha e ela reside no Brasil e o casamento foi celebrado no Brasil.

Se for isso mesmo, vc precisa pegar o casamento celebrado no Brasil, transcrevê-lo na Espanha segundos os trâmites oficiais e aí solicitar um visto de reunificação familiar (ela socilita na embaixada espanhola do Brasil).

Rodrigo Santos
Rodrigo SantosPermalink

entendi, então acredito que seria mais cômodo e fácil, ela comprar passagem de ida e volta (e perder a de volta), e meu amigo que já é residente legal aqui fazer uma carta convite pra ela, concorda?

rosa
rosaPermalink

Entrei na Europa 2 vezes pela Espanha (Barajas). a primeira vez fiquei com muito receio, nao havia recebido a carta pelo correio, entao levei uma copia impressa via email. quando sai do aviao havia 2 oficiais esperando 2 moças que estavam no aviao e as levaram a um lugar reservado antes mesmo de passar pela imigraçao. Achei que se estavam esperando por elas, alguma informaçao do Brasil foi enviada.
passei pela imigraçao.... perguntaram onde ia - Italia....quanto tempo? - 3 meses.....tem carta convite? mostrei a copia fingindo naturalidade.... ele olhou e disse.... isto nao tem valor algum....
engoli em seco... dai acrescentou....da proxima vez peça ao seu amigo mandar uma carta oficial.... benvenuta a uniao europeia.
que alivio. nao pediu mais nada, nem passagem de volta, nem seguro, nem dinheiro....
fui outra vez por Portugal foi ainda mais tranquilo
da ultima vez em junho fui novamente por Madrid, nao perguntaram nada, mostrei aquele formulario que dao no aviao onde esta escrito que ia pra Italia devolveram e carimbaram o passaporte

pedro victor
pedro victorPermalink

pessoal, vou fazer minha 1ª viagem internacional (passaporte em branco, 21 anos, estudante universitário) estou embarcando dia 08/12 para madri.irei passar 87 dias. minha namorada está lá fazendo intercâmbio, mas não irei ficar na casa dela pq já está cheia. vou fazer a reserva num hostel em santiago, e também nas cidades europeias que quero visitar...
vcs tem alguma sugestão pra me dar?

fran techio
fran techioPermalink

Pessoal,
Vou à Paris agora em outubro, conexão por Madrid-Paris Orly. E estou receosa qto ao controle.
Vou ficar 3 meses, para estudos francês+arte. Sou jovem, primeira viagem internacional (passaporte em branco), mulher, solteira e viajo sozinha.
Em mãos:
eticket-idaevolta;
promessa de locação de um studio, pois o contrato assinarei no dia que chegar;
dinheiro em especie + cartao credito + Visa travel money
inscrição do curso
Recomendações?
Melhor opção falar inglês ou espanhol?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fran! Você está com todos os documentos na mão, não se preocupe. Leia a partir da primeira página de comentários e você verá que a passagem é tranqüila.

Sérgio
SérgioPermalink

Olá, entrei na Europa por Barajas no dia 01/10/11, juntamente com minha mãe e meu irmão. Não foi feita qualquer pergunta, simplesmente o oficial abriu nossos passaportes e carimbou. Estava com um calhamaço de documentos e ainda bem que não precisei deles, ficaram guardadinhos na mochila. Li tanta informação negativa, tanta complicação, que eu só esperava o pior. A lição que tive é que prudência é o oposto de neurose.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sérgio! Esse é exatamente o espírito deste post. Estamos sempre pedindo às pessoas que leiam os depoimento espontâneos da primeira página de comentários; ali está demonstrado que a passagem é bem mais tranqüila do que a fama.

Danielle
DaniellePermalink

Olá,
Devo dizer primeiramente que, graças aos comentários deste site, conseguirei dormir tranquila hoje. Comprei minha passagem de ida e volta para a Bélgica, onde pretendo passar 6 dias (embarco no dia 26 de outubro e retorno no dia 02 de novembro). O problema é que faço conexão em Madrid, já que viajo pela Iberia, e tinha lido informações negativas a respeito da imigração lá. Sou funcionária pública, tenho 27 anos e pretendo passar a semana na casa de uma amiga belga. Vcs acham que somente com a carta-convite emitida por ela é tranquilo ou seria melhor fazer uma reserva "fake" num hotel ou albergue? Estou realmente muito preocupada. E mesmo tendo todos os documentos necessários e a quantia pedida por dia, cheguei até mesmo a pensar em cancelar a passagem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Peça a carta-convite e leve documentos que provem que você é funcionária pública. Nenhum espanhol achará que você é louca o suficiente de largar um emprego público no Brasil para se aventurar na crise da Europa! grin

Felipe L.R
Felipe L.RPermalink

holá, minha namorada está vindo pra Espanhã em Novembro, e tem todos os documentos: reserva em hotél, passagem de ida e volta, dinheiro necessário... só que com muitos comentários que vejo por ai estou um pouco apreensivo dela vir por Madri, seria melhor ela comprar a passagem pela TAP e passar pela imigração em Portugal, já que é o mesmo idioma e facilitaria para responder as perguntas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! No fim das contas, os relatos aqui são muito mais positivos do que negativos. Se ela estiver com a documentação toda certinha, não tem por que achar que vai dar errado wink

Cássius
CássiusPermalink

Estou indo para a França em novembro. Sei que tenho que apresentar reserva de hotel, mas tenho uma dúvida: Parte da reserva já deve estar paga?
Cássius

Luiz Henrique
Luiz HenriquePermalink

Ola pessoal tudo bem?

Sou marinheiro de primeira viagem.
Quero esclarecer umas duvida com vocês!!
Vou viajar com cinco pessoas, sendo eles, minha namorada, sogra, sogro e dois cunhados. Podemos nos apresentar juntos no guiche da imigração? Já que as reservas de hotel, carro, barcos e dinheiro estão em meu nome? O extrato do Visa travel money é aceito como comprovante de dinheiro na imigração? Tambem vou levar cartão de credito. Como devo provar o limite do cartão? Para ficarmos 22 dias quantos precisamos levar? Sera 04 dias na espanha, 08 na frança e 08 na italia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Henrique! Tente passar junto, si. Famílias normalmente passam juntas. Se não considerarem você da família, vão pedir para você dar um passinho atrás. Nada grave.

Não há nenhum documento oficial sobre os extratos, mas eles só não valerão se o oficial estiver muitíssimo desconfiado de você. Mas entrando assim em bando familiar não se preocupe, não vão encher o saco não.

As exigências oficiais estão todas no post grin

Leonardo Moura
Leonardo MouraPermalink

Eu fui para Madrid no carnaval de 2011. No avião deram uma ficha para preencher e entregar na imigração. Eu não tinha caneta, não preenchi nada. Ao desembarcar, pedi uma caneta emprestada para um policial e mostrei que era para preencher tal ficha. Ele falou para eu não me preocupar com isso. Segui em frente e ao chegar na imigração, esse mesmo guarda que me atendeu. Ele simplesmente deu bom dia, carimbou meu passaporte e me devolveu. Só falei bom dia e fui embora. Eu estava de calça jeans e uma camisa sem marca e 2 mochilas, que era a minha câmera.

Minha namorada chegou em outro voo. Para ela fizeram algumas perguntas. E ela esqueceu o papel do hotel na mala e não lembrava do nome. A oficial ficou com cara feia, mas a liberou.

Na volta eu simplesmente esqueci de tirar os celulares e chaves antes de passar no detector de metal. O guarda me revistou, mas me liberou sem nenhum problema. Pedi desculpas pelo incidente, mas ele não falou nada.

Nicole
NicolePermalink

Estou me perguntando se vale a pena economizar uma graninha e comprar passagem da Ibéria, correndo um maior risco de ser barrada, ou se é melhor pagar um pouco mais caro pela TAP sem correr tanto risco.

De qualquer forma, tenho justamente o pior perfil possível, sou brasileira, jovem, solteira, viajando sozinha e com o passaporte zerado (na verdade tenho um passaporte vencido, com visto pros EUA vencido, mas carimbado, pelo menos - ajuda se eu levar?).

Sou estudante de Direito, e faço estágio. Estágio conta como vínculo empregatício? Como explico isso pra imigração?
Estou com verdadeiro terror de ser barrada na entrada, porque estou planejando minuciosamente a viagem, e fazendo bastante sacrifício para economizar money.

Ah, meu cartão de crédito normal do Itau-Mastercard (internacional) vale normal na Europa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nicole! O seu cartão vale na Europa, sim.

A possibilidade de ser barrada é baixíssima. Mas na Espanha é maior. A gente aqui infelizmente não tem como garantir nada. Mas se você está encucada, é muito melhor chegar por qualquer outro lugar. Sono tranqüilo não tem preço!

LuisaMSC
LuisaMSCPermalink

Olá!

Em outubro de 2009,eu e meu marido, entramos na Espanha por Madri,vindo do Rio pela Ibéria, a imigração foi muito tranquila, mas levei tudo o que deveria ser pedido por eles na mão e logo que cheguei no guichê já fui colocando tudo lado a lado, passaporte, hotel, seguro ...e ele fechou tudo, me entregou os papéis,carimbou meu passaporte e me desejou uma feliz estada, nem me perguntou quanto tempo iria ficar.Adorei...como adorei Madri de Hoje ,já que tinha estado lá ainda adolescente e não tinha gostado muito....Madri me encantou...desde o aeroporto....

Em outubro de 2010,entramos na Europa por Lisboa,vindos do Rio pela Tap,mais uma vez levei nas mãos o passaporte,seguro, reserva do hotel em Lisboa e as passagens do Cruzeiro marítimo que faríamos na Itália,fomos para o guichê juntos.Apesar de falarmos a mesma língua o senhor da imigração não queria papo...perguntou quantos dias ficaríamos na Europa,carimbou os passaportes e tchauuu....

Agora em 2011, fomos passar o Carnaval em Paris, viajamos pela Tam,a imigração em Paris foi mais cansativa....filas enormes ...vôo não muito bom....mas a imigração tb tranquila , nada foi perguntado,ele olhou os documentos...e carimbou...sendo assim.......

Mês que vem estamos indo para Roma ,motivo pelo qual vim parar no Blog...agora iremos pela Alitalia (prefiro vôos diretos) Logo estarei contando como entrei na Itália.....Até lá!!

Renata Rocha
Renata RochaPermalink

Estou com uma duvida. Fiz a aquisição de um seguro viagem p França e Inglaterra pela Travel Ace (My assistance) pelo telefone e recebi no meu e-mail um voucher com os meus dados e a cobertura em português do plano. Alguém sabe se é só esse documento que precisa apresentar lá? Será que lá na França eles vão entender que esse voucher é do seguro viagem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Vão sim, não se preocupe grin

Pedrita
PedritaPermalink

Olá "A Bóia", parabéns pelo site e pela total atenção e assistência que voce dá a quem te escreve.
Desculpe por escrever pra você já que não estou para a Europa por Madrid (que é o tópico aqui). Gostaria muito de ouvir sua opinião.
Vou para Suécia pela segunda vez neste ano para visitar meu namorado. Fui em Julho e voltei no início de agosto. Levei carta-convite e passei na imigração da Holanda sem problemas.
Vou em dezembro e novamente quero levar carta-convite. Vou passar na imigração de Frankfurt. Será que podem criar algum caso por esta segunda visita num espaço curto de tempo? Levarei dinheiro e cartão de débito e crédito, como fiz antes e passagens de ida e volta.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedrita! Brasileiros têm direito a permanecer 90 dias por semestre na Europa. Não se preocupe; na Espanha, na Inglaterra e na Irlanda é que parece que os agentes trabalham com uma meta de deportação...

Elis Ctba
Elis CtbaPermalink

Olá Bóia... achei ótimo o site me tirou muitas dúvidas pois estou indo terça-feira para Espanha entrada por Barajas, estava nervosa de tanto escutar coisas negativas de pessoas que nem passaram por lá, confesso que ainda sinto um frio na bariga de saber que vou passar pela imigração.. mas estou com tudo solicitado acredito, que não vou ter mais problemas.... assim que eu voltar posto como foi minha viagem! Parabéns pela iniciativa do site!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Elis! Temos muito mais relatos positivos do que negativos aqui wink Se está com todos os documentos e comprovantes, viaje sossegada!

Tânia
TâniaPermalink

Bom dia;

Passei por Barajas em janeiro e tudo foi surpreendentemente rápido e fácil. Não fizeram perguntas, não pediram comprovantes. Apenas olharam o passaporte e fizeram a revista em bagagens de mão. Claro tive de tirar os sapatos,casacos, coisas de metal, mas só.

Havia muitas pessoas, mas ninguém foi barrado.

Barajas é muito lindo!!
Tânia

cleiton
cleitonPermalink

Olá!

A Boia..

Poderia me tirar uam dúvida?

estou indo pela primeira vez para a Europa, façoa imigração em Lisboa, mas vou a Madri, Barcelona, Paris , Bruxelas, Apartir o momento que eu passar pela imigração em Lisboa estou livre para trafegar pela Europa ou em todo pais tenho q passar por esse sufoco de ser barrado ou noa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleiton! Não há fronteiras entre os países que pertencem ao Espaço Schengen. Você só se apresentará à imigração se for para a Inglaterra.

Nilmara
NilmaraPermalink

Quero fazer uma viagem em janeiro para Espanha e a chegada está prevista por Madri. Meu marido e meus 03 filhos têm o passaporte europeu (dupla cidadania brasileira e italiana) e eu não. Minha dúvida é se na hora de comprar a passagem via internet devo informar como documento o passaporte italiano?
E segunda: Eles não precisam do seguro obrigatório (contrato Schengen)?

Obrigada

Andre L.
Andre L.Permalink

1- Eles devem informar os dados do passaporte que usarão para entrar na Espanha, qual seja, o italiano. Lá, vcs devem todos entrar na fila de não-europeus, juntos, e nào o contrário (vc na fila de europeus)

2- Legalmente, não precisam. Mas se não tiverem a TEAM (Tessera Europea de Assicurazione Malatia) válida, serão atendidos mas terão de pagar. A TEAM (ou suas versões nacionais em cada país europeu) é o documento que dá a europeus o direito de ser atendido no sistema público de saúde de outros países europeus. Teoricamente, é possível pedir reembolso das despesas, mas desde que vcs sejam residentes oficiais na Itália.

Nilmara
NilmaraPermalink

Muito obrigada André, foi ótima sua resposta. Valeu!

Pedro
PedroPermalink

Galera,
Chego em Madri dia 09/12. Estou programando um mochilão. A minha dúvida é se posso sair do Espaço Schengen e voltar logo em seguida. O negócio seria: chego em Madri 09/12, vou para o Marrocos 11/12 e volto para madri no dia 13/12. Isso seria possível?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! Não tem problema nenhum. O único perrengue é ter que encarar a simpática imigração espanhola uma vez mais grin

Brasileiros podem permanecer 90 dias no Espaço Schengen num espaço de 180 dias.

Agora: se fosse o Ricardo Freire respondendo a sua pergunta, tenho certeza que ele sugeriria que você não gastasse esses dois dias num bate-volta internacional. Que tal deixar para ir ao Marrocos quando você realmente for ao Marrocos? grin

Pedro
PedroPermalink

Ufa! Que bom! Pensei que a qualquer momento que eu saísse do Espaço Schengen, teria que esperar noventa dias para retornar! Dessa forma, não iria poder ir pro Marrocos num "bate-volta"...
Quanto a enfretar a imigração em barajas pela 2ª vez, acho que deve ser até mais fácil pq já terei o 1º visto de entrada... eu acho né? vai lá saber o que se passa na cabeça desse povo!

Andre L.
Andre L.Permalink

O importante é sempre manter o limite máximo de 90 nos últimso 180 dias dentro do Espaço Schengen.

Francisco
FranciscoPermalink

Vou para istambul no dia 02/01, e farei conexão em Frankfurt... lá pedem quase a mesma coisa que pedem em Madrid (pedem 100 euros/dia ao invés de 65). Será minha primeira viagem, tenho 26 anos (aparento ter uns 18, 19), solteiro, e irei sozinho.

Passagem, voucher do hotel, o certificado do seguro, os extratos... precisam ser documentos oficiais? Porque todos eu pego pela internet. O voucher mesmo, só tenho como levar se eu imprimir o e-mail que o hotel me enviou. Isso vai servir?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco! A entrada pela Alemanha é tranqüila; pode levar extratos de internet sim.

eliette
eliettePermalink

muito legal estas dicas , obrigado
mas ficou uma duvida : vou para italia com meu filho (veneza -firenze - roma ) 12 dias ,meu voo é pela iberia (que medo rs) e uma conexao de 12hs em madrid . Eles falaram que as malas vao direto pra veneza.
1- posso sair do aeroporto ?, penso em comprar roupa de frio la .
2-so tenho reserva para os 3 primeiros dias e os trez ultimos em roma .Vou ter problemas na imigraçao ?
obs tenho 53 bem vividos rs e meu filho 27
viajo dia 07-12 .
Aguardo sua dica

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliette!

Faça as reservas para os demais dias. É melhor não apenas para a imigração, como também para a sua viagem. Não perca seu precioso e caro tempo no exterior à procura de hotel.

Você vai poder sair do aeroporto, sim. Há um ônibus que leva a Cibeles, no centro de Madri. A Fuencarral, uma transversal da Gran Vía, é um bom lugar para compras. Esteja de volta ao aeroporto uma hora antes do seu embarque; os procedimentos de segurança podem levar tempo.

Eliette
EliettePermalink

muito obrigado pela atençao . Agora abusando rs

estou sem reserva de hotel porque pensamos alugar um carro de Firenze ate a chegada em Roma ( 3 dias 500km ) ai pensamos em dormir em Arezzo ,Assis e outras cidades simpaticas . É a primeira vez que viajo fora do pais.Voce acha melhor tirar esta parte do carro ? e ficar entre trem e onibus com datas marcadas ?
Eu vi no google maps as estradinhas e fiquei com muita vontade de conhecer .....

obs eu ja li todo seu site rs e estou adorando .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliette! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas.

Tanto de trem quanto de carro as reservas são essenciais para você não perder seu preciosíssimo tempo no exterior procurando hotel.

Carro é ideal para a Toscana e Úmbria, mas só funciona quando você tem tempo para perder pelas estradas vicinais. Com pressa, trem e ônibus funcionam melhor.

Acompanhe a viagem do Ricardo Freire pela Itália nesta página: https://www.viajenaviagem.com/category/italia

Veja roteiros de trem pela Itália neste post: https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Vani
VaniPermalink

Ola, vou a Porto-Portugal dia 09/12/2011 e ficarei la 3 meses a passeio, e vou ter uma escala em Madri-Barajas, so vou levar meu passaporte, passagem de ida e volta e a carta convite que meu amigo Portugues ira me enviar, tenho mto receio de ser barrada, e gostaria de saber tenho de passar pela imigraçao em Madri?(nao entendo mto bem espanhol, pois falam rapido demais)ou sera que serei direcionada direto ao embarque para o Porto? tenho medo de nao entende-los e ser barrada...me ajudem..tenho 25 anos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vani! Brasileiros podem ficar até 90 dias na Europa a cada 180 dias. Sua imigração vai ser mesmo em Madri. O seu perfil é realmente o mais visado pela imigração, e sua viagem não é a do turista comum. Se você quer dormir bem até a viagem, sugerimos que troque a passagem para entrar por algum ponto mais tranqüilo da Europa, como Paris, Amsterdã ou Frankfurt.

Gyuri
GyuriPermalink

Olá. Tenho 25 anos. Vou fazer minha primeira viagem em dezembro. De 14 de dezembro a 5 de janeiro. Até agora de concreto mesmo o que já fiz foi apenas comprar a passagem. Vou para Itália, Eslovênia, Hungria, talvez Polônia. Vou ficar mais tempo en Budapest, onde pretendo alugar um apartemto por temporada. Desembarco em Orio Al Serio, com conexão em Roma. Daí vou pra Vicenza, ondei ficarei hospedado na casa de amigos. A imigração é em Roma, certo? É tranquilo? Tomei o cuidado de deixar duas horas e meia entre a chegada e a partida em Roma. Vou providenciar logo a tal carta-convite, porque já está bem tarde.
Qualquer dica será muito bem vinda.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gyuri! Se você vai para Orio al Serio, seu vôo deve ser Ryanair. Certifique-se de que o seu aeroporto de chegada em Roma é o mesmo da partida. Os vôos provenientes do Brasil chegam em Fiumicino, enquanto os vôos da Ryanair partem de Ciampino. Duas horas e meia é um tempo muito exíguo para fazer a imigração, trocar de aeroporto e chegar a tempo do check-in. É melhor trocar esse vôo, mesmo que você perca o que já pagou.

Gyuri
GyuriPermalink

Olá, Bóia.
Muito obrigado. Para esclarecer o voo é todo pela Alitalia sen troca de aeroporto.
Ida: GIG-FCO-BGY
Volta: LIN-FCO-GIG
Na verdade escolhi Orio por um equívoco. No meio de tanto Linate, eu não percebi o danado do Orio. Fiquei um pouco preocupado no começo, mas no fim não parece ser nada aterrorizante.
Dá pra fazer bate-volta Vicenza-Veneza? E quais outros lugares interessantes para vizitar nesse intermezzo? Depois en Veneza pego em trem para Ljubliana ou Maribor.
Obrigado.

karine
karinePermalink

Oi Gente alguem pode me ajudar vou para Portugual dia 5 de novembro fico 2 meses lá na casa do meu namorado que é português..... Ouvi muitos comentarios estou morrendo de medo de ser deportada,pois sou nova 19 anos e vou ir sózinha. eles fazem muitas perguntas pedem todos estes comprovantes de dinheiro e isso. Me ajudem por favor!

Vani
VaniPermalink

Ola Karine
Olha ja fui 3 vezes a portugal ver meu namorado tbem, e todas vezes foi super tranquilo e sempre fui por LISBOA, nunca por Madri..se vc for por Madri nao sei como é...mas se for por Lisboa tranquilo, qdo fui tbem estava encanada e com medo, pois um País que nao é o nosso, entao levei todos documentos(seguro de saude, dinheiro e carta-convite e termo de responsabilidade), isso foi a primeira viagem que fiz a Europa e qdo cheguei na imigraçao a moça disse que minha carta nao valia nada, e o termo vale mto mais so que nao estava reconhecido a assinatura:S, pensei "lascou tdo", mas ela foi boa gente e disse que da proxima teria de ter o termo reconhecido assinatura..entao Karine nao fica bolada nao..leve o termo reconhecido assinatura..e se puder levar algum em dinheiro, mas eles nunca me pediram nada de dinheiro..e responda tudo com seriedade..das 3 vezes que fui so apresentei o termo e mais nada..e olha que tava durinhaaaaaa kkkkkk, ainda bem que nao pediram nenhum dim dim, e nao diz que é namorado diz que é um amigo, isso se te perguntarem é claro..e do resto saia contente e seja felizzzzzzzz

karine
karinePermalink

Obrigada Vani mas se não for encomodo me diz uma outra coisa?
Como seria este termo! Meu namorado esta lá como faria isso?

karine
karinePermalink

Obrigada Vani mas se não for encomodo me diz uma outra coisa?
Como seria este termo! Meu namorado esta lá como faria isso?

Nelson Camanho
Nelson CamanhoPermalink

Eu tenho 69 anos de idade e sou aposentado da Petrobras e tenho dupla nacionalidade brasileira e portuguesa.
Minha companheira de 33 anos tem 62 anos de idade e também é aposentada da Petrobras mas tem nacionalidade brasileira somente.
Nossa filha de 31 anos de dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa, é engenheira formada em Lyon na França e trabalha na empresa L'Oreal de Paris. Ela foi transferida no mês de outubro para Madrid e nos convidou a irmos a Madrid para passar o Natal e Ano Novo com ela, hospedados em sua casa.
Recebemos a notícia que minha mulher poderá ser impedida de entrar na Espanha quando chegar pelas novas leis espanholas de imigração.
Isso é possível?
Já compramos passagem pela Ibéria de ida e volta e chegaremos em Madrid em 08 de dezembro de 2011 e retornaremos ao Rio de Janeiro em 13 de fevereiro de 2012.
Gostaríamos de saber o que devemos fazer para que minha mulher ao chegar em Madrid seja impedida de entrar na Espanha e tenha que retornar ao Brasil.
Atenciosamente

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nelson, todo brasileiro pode ser barrado ao entrar na Europa, por qualquer aeroporto. Na Espanha eles são mais encrenqueiros. Mas a possibilidade de barrarem a sua esposa é negligível. Passe com ela no guichê para todas as nacionalidades, mesmo com o seu passaporte europeu.

Elis Ctba
Elis CtbaPermalink

Oiii voltei ontem... entrei agora dia 19 em Madrid por Barajas... Fui sozinha tenho 24 anos e estava preocupada pq estava indo visitar minha Tia que mora em Bilbao e não tem tempo hábil de me encaminhar a carta convite, fiz uma reserva num hotel por garantia.
Fui num guichê que um rapaz estava atendendo, ele perguntou para aonde eu seguiria, Falei que Bilbao, perguntou por qual motivo, se eu tinha passagem de volta, quanto em dinheiro eu estava levando, e mostrei mais meu cartão Visa Treval, logo após com toda educação Espanhola (rude) entregou o passaporte carimbado.
Sorte que tudo o que ele perguntou eu respondi com muita segurança e muita educação (em espanhol).

O aeroporto é lindo e vale muito apena viajar, porem nada estar no nosso pais que por pior que seja, somos educados e simpáticos!

Rafael R.
Rafael R.Permalink

Fiz imigração em Madrid pela primeira vez na semana passada. E por incrível que pareça foi a única vez que não me perguntaram absolutamente nada, nem mesmo para onde eu ia ou o motivo da viagem. Claro que isso não é regra, mas talvez deixe mais tranquilos os que tem essa preocupação toda em fazer imigração na Espanha.

Andrea
AndreaPermalink

Li tantos depoimentos que estou preocupada... Estarei desembarcando dia 14/11/11 em Barajas com conexão para Paris. Sou mulher, jovem, solteira,viajando sozinha, porém tenho meu passaporte carimbado de outras viajens, inclusive com 2 entradas em Paris, sendo a última no final do ano passado, será que isso ajuda? Realmente me dá pânico em imaginar ser barrada na imigração. Levarei tudo direitinho, dinheiro, reserva de hotel passagem com vôo de volta marcado... Será que adianta? Ou vai muito deles irem com a cara do passageiro? Como pode ser esse o critério?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Se estiver com todos os documentos e comprovantes necessários, não há com o que se preocupar. Aqui há muito (muuuuuuito!) mais relatos positivos do que negativos.

Jose
JosePermalink

Na Espanha já fiz a imigração tanto por Barcelona, quanto por Madri. Fiquei com a impressão de que em Barcelona o pessoal é mais chato. Em Madri passei direto sem explicações, já em Barcelona tive que mostrar passagens e reservas de hotel, isto que meus 20 e poucos anos já se passaram a mais de 20 e tantos anos.
Pelo que me disseram, a carta convite para entrar na Espanha é um documento emitido pela Polícia depois de averiguar a situação do anfitrião. Antigamente bastava uma carta do anfitrião com firma reconhecida fazendo o convite.
Outro coisa, pela legislação espanhola, se solicitado o viajante deverá comprovar fundos suficientes para manutenção dentro do período da viagem (64,14 euros por pessoa por dia) e deverá portar pelo menos 577,26 euros em espécie. Segue o link:

http://www.maec.es/ES/MENUPPAL/CONSULARES/SERVICIOSCONSULARES/INFORMACIONAEXTRANJEROS/REQUISITOSDEENTRADA/Paginas/requisitosentradaespaña.aspx

Fabíola
FabíolaPermalink

Olá, vou para Espanha no final de dezembro, dia 26. Mas vou pela TAP, passarei pela imigração em Lisboa e 3 horas depois pego um voo para Málaga.
Estou com dúvidas sobre a imigração. Passarei pela imigração em Lisboa e direi que estou fazendo uma conexão para Málaga, quando chegar em Málaga teria que passar pela imigração novamente? Segundo o acordo Schengen não neh?
Tenho voucher "fake" de dois hotéis na Espanha, mas na verdade ficarei em casa de amigos. Seria melhor ter uma carta-convite? Pelo oq li para fazer essa carta convite meu amigo teria que ir na polícia na espanha e preencher um formulário oficial, pagar uma taxa e assumir total responsabilidade por mim durante a estadia. E a carta pode demorar até 2 meses para sair, esta meio em cima da hora.
Será que ele pode fazer uma carta de próprio punho, sem ser oficial? Alguém sabe? já passou por isso?
Obrigada.

Andre L.
Andre L.Permalink

Fabíola, apresentar documento falso ("voucher fake") na imigração pode te complicar - bastante -.

A carta-convite na Espanha deve seguir o que a legislação de lá determina.

Thiago Martins da Cruz
Thiago Martins da CruzPermalink

Ola... estou indo p Madrid ficar 6 dias,comprei um pacote, com passagem de volta e hotel tudo nos conformes, e comprei uma passagem de ida e volta no msm dia p barcelona so para conhecer, eu preciso de algum visto p poder embarcar p barcelona ou coisa parecida??? ou posso viajar normal depois q tiver o carimbo no meu passaporte?
obrigado
Thiago Cruz

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! A imigração vai ser feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar na Europa. Depois todos serão vôos domésticos, você só mostrará seu passaporte no check-in.