Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Em relaçao a passar separados ou juntos, temos as reservas de hotel no mesmo quarto, alem disso meu amigo nao fala espanhol (o meu e ruim, mas melhor que o dele). Mesmo assim e melhor passarmos separados? Quanto a entrar via Barcelona ou Madri, existe algum diferença importante quanto a imigraçao?

Tks

    Olá, Alexandre! Vocês podem tentar, mas normalmente mandam quem não é parente voltar para antes da linha amarela.

    Levem todos os documentos em duplicata. Não temos relatos da chegada em Barcelona, o vôo é muito recente.

    Repetindo: se você está com muito medo da Espanha e não comprou as passagens, entre por outro ponto.

Ola, em julho irei para Praga, Munique e Viena, com conexao em Madri ou Barcelona (ainda nao defini). Estou eu e um amigo, temos mais de 35 anos, pretendemos levar toda documentaçao necessaria (seguro saude, 60, oo euros por dia, reservas de hotel pelo booking.com nas 3 cidades, bilhetes de trem, voucher do transfer em Praga). Ainda assim estou preocupado com a conexao na espanha (2 hs). Podemos passar pela imigraçao juntos? Os extratos de cartao de credito e de vinculo empregaticio devem ser originais? Ja li relatos de agentes que nao aceitaram os documentos de vinculo e extrato por estarem em portugues.
Akguem ai pode me tranquilizar?

    Olá, Alexandre! Só parentes podem passar juntos.

    Os agentes de imigração podem alegar o que quiserem, têm autoridade absoluta. Podem duvidar de uma declaração de vínculo empregatício em espanhol, também.

    Mas leia os comentários anteriores, a encrenca tem sido mínima, leve seus documentos de viagem organizadinhos e não haverá problema.

    Se ainda ficar encafifado, entre por qualquer outro lugar na Europa.

Bóia, eu desço do avião em Madrid e algumas horas depois pego o voo para Londres no Barajas mesmo. Mesmo assim a imigração é em Londres? Mesmo estando já no aeroporto em Madrid? Obrigado desde já!

    Olá, Marcos! A Grã-Bretanha não faz parte do Espaço Schengen. Ao chegar avise o pessoal de apoio que você está em trânsito para Londres, e será encaminhado para lá sem passar pela imigração. O vôo Madri-Londres é “internacional”. Se fosse para qualquer destino do Espaço Schengen, seria doméstico.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.