Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia Gaspar
Sylvia GasparPermalink

Merci.....

Sylvia.

Gabriele
GabrielePermalink

Olá pessoal!
Estou embarcando p/Madrid no próximo dia 29!
Vou para fazer um curso de espanhol (pq yo no hablo nada, haha) por 4 meses! Encaminhei a papelada para o visto e foi emitido para 6 meses!
Tenho toda a documentação certinha, confirmação da escola, residência alugada p/o primeiro mês, passagem de ida e volta, declaração de que meu pai vai me manter $$ durante o período, VTM, EUR, cartões, etc..
O único porém é que tenho 23 anos.. e sei que brasileira e jovem eles complicam!
Será que mesmo com visto e tudo certo eles ainda podem me barrar?? ããi! Já li tanta coisa que fico até com medo.. mas como meu destino final é mesmo Madrid, quis o voo mais direto possível!

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriele! No te preocupes! Você tem o visto e tudo o mais, vai dar tudo certo. wink

Beth Bloes
Beth BloesPermalink

Olá Gabriele,
Me conta como foi sua chegada, pretendo ir e o visto parece meio complicado o seu foi assim? o que te exigiram? qto tpo demorou? minha passagem é para 29 de abril, estou preocupada q não vou conseguir!!!Dá algumas dicas por favor!!
Abraços
Beth

lorenna
lorennaPermalink

ahh concertezaa, vai dar certo, tbm estou pensando em ir para madri, mais intercambio de 4 meses é tão caro : /
queria algo mais barato .. mais da um frio na barriga , mais se já esta tudo ajeitado, não tem porque se preocupar vaii e depois nos conta como foii para quando nos formos sabermos como é
Deus te abeçoe

Mariana
MarianaPermalink

gabriele, fique tranquila, quem não deve não teme, você tem tudo o que eles exigem mais um pouco então na hora fique fria, fale a verdade e aproveite a estadia! bjos

Rosa
RosaPermalink

esses 60 euros diários são para estadia em países da Europa? Porque irei para África também!!!
Grata
Rosa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosa! São só pra permanência na Europa!

Sofia
SofiaPermalink

Olá, pessoal.
Dentro do assunto "Chegando em Madri", planejo para o início de julho viajar para a Espanha e vi que as tarifas da Air China são as melhores. Alguém já teve a experência de voar com eles?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sofia! Vou pedir para o Comandante botar a pergunta no Perguntódromo. Mas você pode ler bastante sobre a Air China no Aquela Passagem:

http://www.aquelapassagem.com.br/tag/air-china/

O Fred e a Natalie Marvila viajaram recentemente de Air China:
http://sundaycooks.com/2010/06/28/noodles-airways/

Evelyn
EvelynPermalink

Sofia,

numa super promo comprei o trecho SP/Madrid pela Air China e viajei em setembro do ano passado. Veja, o avião ñ era muuuito moderno, mas a programação das telinhas incluía vários filmes novos(audio em inglês, sem legendas em português). As aeromoças eram um pouco bruscas e falavam um inglês beeem básico, só p/ comunicarem o essencial. A comida era mediana (sabor típico de comida de avião). Também ñ capricharam muito na limpeza das poltronas e travesseirinhos, nem no vôo de ida, nem no de volta. Apesar de tudo isso, pelo preço que paguei, eu viajaria SEM SOMBRA DE DÚVIDA pela Air China de novo. Achei todos esses incômodos bem suportáveis.

Tatiana
TatianaPermalink

Evelyn,

Você lembra se a Air China foi muito rígida no limite de bagagem? No site fala em 20kg, mas não tô conseguindo fazer minha mala chegar nisso de jeito nehum! Rs

Obrigada,

Tati.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Sofia, eu viajei de Air China GRU-MAD-GRU em julho do ano passado. Não é uma super companhia, longe disso; mas também já vi bem piores. Meu voo foi pontual, na ida e na volta, e ambos voos foram bem tranquilos, por sinal (exceto pelo MESMO bebê que viajou ao meu lado na ida e na volta, num caso surreal que já contei aqui wink ). O serviço é fraco, mas comigo foi bem prestativo. A comida é fraca, mas já peguei coisa bem pior na Alitália, por exemplo. Eu achei que valeu pelo preço promocional que paguei. Se encontrasse de novo a mesma tarifa (R$1500,00 em pleno verão europeu) iria outra vez certamente - aliás, já até andei buscando, mas não tenho dado tanta sorte dessa vez sad

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Sofia,
Voei de Air China, não aprovei não. Meu relato aqui:

http://viajarepensar.blogspot.com/2010/10/minha-experiencia-em-solo-ou-ares.html

Tem aqui meus detalhes.

Juliana X
Juliana XPermalink

Voei com a Air China de Londres para Pequim em 2009 e achei muito ruim. E olha que eu estava voando de executiva, onde os serviços costumam ser muito superiores. A programação de bordo só tinha dois filmes com legendas em inglês: Titanic e Procurando Nemo!! O resto tudo em mandarim. A comida servida também era péssima, só tinha opção de comida chinesa e só o aspecto ja era de tirar o apetite.

Maryanne hotelcaliforniablog.wordpress.com

Sofia, viajei de Air China de sao francisco pra pequim. Achei bem normal, a unica coisa que odiei foi a comida chinesa. comida de aviao ja e ruim,mas comida chinesa de aviao é abaixo de qq critica!

Regina
ReginaPermalink

Olá pessoal. Uma dúvida: indo através de intercâmbio (4 semanas apenas), na entrevista deve-se dizer que irá a turismo, estudo, ou logo ambos de uma vez? Outra dúvida, ficarei em casa de família, como é normal através desses intercâmbios. Espero que na hora de comprovar estadia isso não dê problema. Obviamente estarei com todos os documentes e comprovantes. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Regina! O pessoal do intercâmbio deve providenciar toda a papelada. Sobre a entrevista, é mais seguro informar-se diretamente com eles sobre o que falar!

Regina
ReginaPermalink

Mariana e Bóia, obrigada. Verei com a agência os procedimentos necessários.

Mariana
MarianaPermalink

Regina, fale sempre a verdade! Diga que irá fazer um curso, mostre a carta de matrícula, e se for o caso, diga que depois voce ira passar um tempo viajando... bjos

Charles
CharlesPermalink

Ricardo,
Estou trazendo minhas dúvidas aqui, já que este é o local devido para os meus questionamentos.
Vi que é imprevisivel, que cada caso é um caso, mas espero que o meu e da minha esposa dê certo.
Pelo que eu vi alguns bancos cobram para fornecer o Visa Travel money. o seguro saude de R$ 30.000,00 pelo que eu vi da pra obter facilmente.
Pra ficar uma semana não precisa de visto, certo ? A entrevista é em espanhol ? Só minha esposa fala... Poderei ter problemas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Charles! Não precisa de visto, não. O oficial de imigração fala espanhol. A segunda língua costuma ser o inglês. Não fique preocupado demais, você vai conseguir se comunicar!

Patricia
PatriciaPermalink

Oi, gente!

Queria ajuda de vocês!
Estou indo pela 2ª vez à Espanha (Madrid). Em Jan/2010 fui com minha mãe e a imigração foi super tranqüila. Passamos juntas e o oficial limitou-se a pedir o comprovante de passagem de volta.
Agora vou sozinha, estou de férias e irei visitar meu namorado.
Estou com todos os docs OK: Passagens, Valor obrigatório de 60 euros por dia em espécie (+ cartões de crédito para emergências), seguro saúde de 30.000 euros, reserva em Hotel (a Carta convite é muito complicada, optei por Reservar o Hotel no Booking.com e confirmei a reserva por e-mail direto com o Hotel), cópia do comprovante de férias da empresa em que trabalho + cópia da minha carteira de trabalho e também um itinerário dos lugares onde estarei, tudo de acordo com meu planejamento de férias.

Será que encontrarei algum problema por estar ir sozinha e ser jovem?
Irei ficar só 12 dias....

Outro detalhe: Meu passaporte além do visto em 2010 para Espanha, tem também na Argentina onde estive em Agosto/2010. Poxa se eu já entrei no país uma vez, não tem pq não entrar de novo, né?

Queria saber de vc’s se houve alguma alteração neste ano...

Bjs!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Com todos os documentos e todos os comprovantes em mãos, vai ser difícil encrencarem na imigração! Viaje tranqüila!

Luana
LuanaPermalink

Ola pessoal.. uma duvida.. Moro na Espanha 3 anos.... tive que fazer outro passaporte o digital... cheguei no Brasil em dezembro... estou voltando nos proximos dias em fevereiro... Minha conexao é em Portugal.... eles deram um carimbo de saida quando voltei... Estou levando comigo meus documentos para casar.... tenho plano de saude privado na espanha... e tenho Empadronamento( um documento valido somente na espanha que consta que voce reside naquele endereço) Tenho minha passagem de volta ao Brasil por preveniçao.. Sera que terei algum problema na imigraçao? se me perguntarem falo a verdade? irei me casar... e mostro os papeis? me ajudem porfavor¹¹ meu medo é em portugal... em Madrid estou mas tranquila... Meu noivo esta la me esperando.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luana! Infelizmente este aqui é apenas um forum para viajantes. Essas questões complicadas de permanência são melhor discutidas em foruns específicos.

Luana
LuanaPermalink

Ola pessoal... faço conexao em Portugal para Madrid... ficarei 4 horas esperando proximo voo..... quero saber se posso sair do aeroporto; dar uma volta na cidade, e depois tenho que passar pelo guiche com minha mala? me responda pf...

fabian
fabianPermalink

alguem sabe ( viagem na viagem tb!) se há maiores exigencias para um stop over de apenas 10 horas para city tour pelo centro de madrid ? pois na volta de moscow vou ficar em madrid por este tempo !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabian! Se você precisar passar pela imigração as exigências serão as mesmas; a vantagem é que se eles quiserem te deportar o teu vôo sai dali a 10 horas! grin

Susi
SusiPermalink

Olá

Viajei para Madrid em dezembro de 2009 e não me deixaram entrar.
A carta convite enviada que me foi enviada po r um residente em Espanha estava errada ,não havia sido feita na Policia,por um erro de informação no Consulado do Brasil em Madrid,só informaram para que me enviasse a carata e não que esta carta é feita na Policia,então ele enviou uma carta feita do seu prórpio computador e ela,claro,não foi aceita.Agora estou indo novamente preenchando todos os requisitos e com a carta correta e dinehiro mas que o suficiente para passar or 15 dias lá.Devo levar algo mais? Alguém já leu algum relato,ou conhece alguém que teve a entrada em Madrid denegada por duas vezes? Eu busquei muito na internet e encontri muiiitos depoimentos com pessoas que passaram peplo que passei,menos que´uma mesma pessoa tivessse passado por isso duas vezes e ainda por cima com a carta convite .
Aguardo resposta o quanto antes,pois viajo começo de março.
Desde já agradeço

Vinicius Fortin
Vinicius FortinPermalink

Alguém pode me dar uma ajuda? Programei um curso em Munique e antes de pesquisar comprei a passagem mais barata, que é claro, faz escala em Madri. Desde que ouvi a coluna do Ricardo na BandNews que não paro de pensar nisso, também porque é a minha primeira viagem pra fora.
Ficarei 25 dias na Europa, destes 15 serão estudando e os demais viajando e passando inclusive pela Espanha (Barcelona). Madri vai ser só pra imigração mesmo.
Tenho os comprovantes do curso, passagem de ida (indicando que só estou de passagem lá por 2h), passagem de volta, declaração de vínculo empregatício da empresa que eu trabalho (trabalho na Siemens, empresa de grande porte alemã), cerca de EUR 1.500 + cartões. Por isso minhas dúvidas são:
1) Por não ter reserva em hotel em Munique (vou ficar na casa de amigos) posso ter problemas? Como faço pra ter essa carta convite?
2) Vou ter reservas em hotéis de outras cidades que passarei. Isso ajuda?
3) Já ouvi que por trabalhar em empresa alemã e mundialmente conhecida isso ajuda. É verdade?
4) Como faço pra conseguir esse VTM e o seguro?
5) Há algum outro documento que eu posso levar pra garantir que estou só de passagem e que vou (e quero) voltar pro meu país ao fim das minhas férias? Exemplo: documento de carro no meu nome, etc.?

Desde já agradeço a ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Não se preocupe, está tudo em cima com você.

1) Aqui você encontra um formulário.
http://www.viver-na-alemanha.de/forum/viewtopic.php?t=4513&highlight=carta+convite
Seus anfitriões precisam registrar essa carta junto às autoridades antes de enviar a você.

2) Ajuda, claro!

3) Sim!

4) VTM você compra de corretoras como a http://www.cotacao.com.br . O seguro pode comprar na internet, google as palavras seguro viagem e Schengen.

5) Não é uma entrevista de visto, o agente não tem condições de analisar toda essa papelada!

Mas fique tranqüilo, leia os depoimentos anteriores, a imensa maioria não precisou mostrar nada!

Vinicius Fortin
Vinicius FortinPermalink

No dia 16 de fevereiro escrevi minha dúvida aqui, fui tranquilizado com a resposta do portal e hoje volto pra contar como foi: Ridículo.
Segui todas as dicas, fui arrumadinho, camisa colorida de quem estaria de férias (apesar do curso que tinha de uma semana), barba feita, etc. e tinha documentação suficiente pra fazer o Bin Laden entrar nos EUA. O policial, com cara de quem tinha acabado de acordar, perguntou o que eu estava fazendo na Espanha. Quando eu disse que era conexão pra Munique ele carimbou o meu passaporte e disse a doce palavra "Go!" e fez uma cara de "Alemanha, vc que se dane com esse trouxa". E assim foi minha imigração.
Tive muito mais problemas com as aeromoças da Ibéria do que com a imigração.
Por falar em Ibéria, o vôo de ida, que me preocupava, foi super pontual. Pra voltar, tive que cruzar o aeroporto correndo feito um louco porque o primeiro vôo (Munique-Madri) atrasou 3h. No segundo trajeto (Madri-São Paulo) conversei com uma família que na ida pra Paris o vôo deles atrasou 10h horas. Já um amigo meu, que foi pra Roma e voltou de Paris não teve problema nenhum com horário. Então, reserve um bom intervalo para as conexões porque voar com a Ibéria é sempre uma caixinha de surpresa.
Espero ter ajudado e tranquilizado os mais aflitos.
Boa viagem a todos.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Vinicius Fortin: seu relato já me ajuda nos preparativos para 'aguentar' a Ibéria, obrigada.

valter
valterPermalink

estou querendo ir para espanha o que preciso para entrar sem ser barrado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valter! Comece lendo o post wink

Fernanda Moreira
Fernanda MoreiraPermalink

Dúvida urgente!!!
Hoje, no boa viagem, veio falando que a maioria dos países exige uma validade de 6 meses do passaporte!
Entrei em pânico, porque vou viajar dia 12 de maio, com retorno no dia 26, e meu passaporte vence no dia 02 de outubro...
Tentei agendar a renovação do mesmo, e só estou conseguindo para maio.
Li em alguns sites que, na verdade, para a união européia, eles exigem validade mínima de 3 meses (terei mais de 4 meses mesmo para a data de retorno), pois é o tempo que se pode permanecer como turista nesses países...
Há alguma informação mais concreta a respeito disso? devo ligar para o consulado? o rio está numa situação caótica para a renovação dos passaportes... faltam 3 meses pra minha viagem e nao vou conseguir!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! A gente aqui sempre recomenda contatar os consulados, porque vem uma informação acima de qualquer suspeita.

Mas essa informação dos três meses faz todo o sentido, sim, porque esse é o tempo máximo que podemos permanecer no Espaço Schengen.

Fernanda Moreira
Fernanda MoreiraPermalink

também foi o meu raciocínio... acabou que hoje eu consegui agendar minha renovação pra março... acho q teve alguma desistencia... so q agora vou ter um passaporte novo, sem carimbos...
talvez seja melhor levar o antigo tambem, com os carimbos antigos, inclusive pra madri... pra correr menos risco de nao me deixarem entrar...

Juliana Mendes
Juliana MendesPermalink

Olá,

Vou ficar 1 ano em Barcelona para fazer pós e entro por Madri. Já estou com meu visto de estudante tipo D que eles dão validade por 3 meses para que lá eu vá em outro lugar que me dará uma carteirinha que servirá como meu visto e terá a validade do meu curso. Tenho todos os documentos que tive que apresentar para o visto. O que está me preocupando é que vou voltar em março/12 mas comprei uma passagem de volta com uma agência, com tarifa especial para estudante, para outubro/11 e tenho até junho/11 para mudar a data de volta sem pagar taxa. Será que na imigração eles vao encanar com isso de a passagem não estar batendo com a data do fim do curso?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Você já está com o seu visto, é tudo o que eles vão querer ver grin

Carol
CarolPermalink

Olá Ricardo!!
A reserva do booking serve como comprovante de hoteis reservados, apesar de não ter sido pago nada??
Quem está fazendo só escala pela Iberia tb pode passar por todos esses questionamentos??
O visto que o pessoal está comentando é necessário para turistas tb?

Brigadinha smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Mesmo sem pagar antecipadamente, as reservas são válidas, sim.

Isis
IsisPermalink

Fui para Roma, Fiz imigração em Madrid.
Deu meu passaporte, mostrei meu bilhete e policial (lindo) perguntou se eu estava indo para Itália eu disse que sim ele carimbou meu passaporte. Pronto foi só isso.

A moça do meu lado, policial fez mais perguntas mas eu não fiquei para ver o que houve com ela.

Fernanda Moreira
Fernanda MoreiraPermalink

Estou preocupada com uma coisa... consegui agendar minha renovação do passaporte para março (o meu vence em outubro, e como viajo em maio, teria menos de 6 meses de validade).
A minha apreensão vem do fato q meu passaporte atual, tem varios carimbos da europa, inclusive de madrid, o q me ajudaria a entrar sem problemas...e o novo, q terá a validade maior q 6 meses, nao...
o q vcs acham melhor?
Mostrar o antigo, com carimbos, porem menos de 5 meses de validade... mostrar o novo, sem os carimbos... ou entregar logo os dois???? Keria ter o carimbo no novo, para facilitar uma entrada futura...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Você pode levar o novo também, mas não se preocupe demais. Todo mundo vai para a Europa pela primeira vez em alguma vez! Sua entrada não seria impedida apenas por mostrar primeiro um passaporte "descarimbado". smile

Fernanda Moreira
Fernanda MoreiraPermalink

Valeu Boia! de qualquer forma, estarei bem protegida com os dois, rs!

Larissa
LarissaPermalink

Olá!
Vou pra Alemanha no final de março e vou fazer conexão em Barajas. to com medo de ser barrada na imigração.
Vou para uma universidade na Alemanha, tenho a carta de aceitação, visa travel money, cartão de crédito internacional, contrato de aluguel, comprovante de pagamento do primeiro mês de aluguel, seguro-saúde.. Preciso de mais alguma coisa? O fato de eu ter cara de 'alemã' pode me 'ajudar'?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Nada a temer! Viaje tranqüila!

Paolo
PaoloPermalink

Saudações,

Vou fazer pós na Espanha e ficarei por 84 dias. Não precisarei de visto por ser espaço Schengen. Tenho passaporte válido, seguro saúde nos termos do requerido, carta da universidade comprovando matrícula, passagem de ida e volta, comprovante do hotel feito na internet, declaração de que sou funcionário público estadual há mais de 3 anos e aufiro uma renda razoável para o Brasil, sem contar que vou levar VTM, 2500 euros em espécie e cartão internacional. Será que com isso posso ficar sossegado para entrar na Espanha sem problemas na imigração? Abrssssss PS - Se alguém foi recentemente enfrentar Barajas poderia falar como estão as coisas por lá.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paolo! Leia os comentários anteriores, por favor!

Mariana
MarianaPermalink

Na volta da minha viagem a Asia, pegarei o voo de Hong Kong com destino a Madri. Mas terá uma parada em Paris. A imigraçao sera em Paris? A diferenca de voo (chegada em Paris e saida para Madri) é de uma hora pela Air france. É pouco?
Obrigada

Adolfo
AdolfoPermalink

Mariana,

Sua imigração será em Paris. Uma hora é muito pouco, ainda mais se os voos estiverem em terminais diferentes do CDG. Guarde umas 2 horas pelo menos entre as conexões.

Maria Thereza
Maria TherezaPermalink

Estou indo para Paris na semana santa com minha mãe e minha irmã e passaremos pela imigração em Madri, pois estaremos viajando pela Iberia.
Ano passado fomos à Portugal, entrando pelo Porto, e apesar da atendente ter nos feitos várias perguntas e sido extremamente ríspida e desagradável, ela nos deixou entrar depois de ver nossos travel cheques.
A minha maior preocupação em Barajas é com o comprovante de reserva de hotel, pois o fizemos pela booking.com e lá eles não debitam nenhum pagamento. Será que eles exigirão o comprovante de pagamento da reserva??

Obrigada desde já pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Thereza! Muitas reservas de hotel funcionam assim! Leve o comprovante e bastará (junto com os demais documentos necessários, é claro).

cyro
cyroPermalink

entrei por madri em minha primeira ida à europa. fui de BRA em 2007 com uma amiga. levamos tudo que era preciso. fui o primeiro a ir ao guichê, o guarda carimbou meu passaporte direto e nem ligou para minha cara de árabe. fiquei esperando ele dizer alguma coisa, mas ele simplesmente gritou para que eu saísse. já minha amiga teve que mostrar um cartao de credito, o dinheiro e o comprovante do hotel em que ficaria. ele ficou nervosa, voltei para ajuda-la e disse que estavamos juntos, o guarda a liberou sem verificar nada do que tinha pedido...

cyro
cyroPermalink

curiosamente londres foi o aeroporto mais simples, um senhorzinho simpatico perguntou se eramos casados, desejou boa viagem e um bom retorno, nao verificou nada...

jaque
jaquePermalink

gente é o seguinte.. eu e mais 6 amigas vamos fazer um mochilão em julhor e vamos entrar por madri bendita.. estou com um medao por sermos todas jovens e juntas.. vamos levar passagem ida-volta, dinheiro, cartao com extrato, seguro saúde, reserva dos hostels e passagens dentro da europa, matricula na univesidade, cópia da carteira de trabalho pou termo de estágio. o que mais podemos fazer? arriscar? sera melhor passarmos pela imigração separadas ou duas a duas para não chamar mta atenção? serão 20 dias por varios paises.

agradeço a opiniao de voces wink

Andre L.
Andre L.Permalink

O melhor é dizer a verdade, nada de chicanas do tipo "vamos nos separar para disfarçar". Isso significa ficar junto na mesma fila, mas ser entrevistada individualmente.

Adolfo
AdolfoPermalink

Concordo com o André. Melhor dizer a verdade, mesmo que estranha (olha o post de Bilbao), do que tentar inventar e ser pega na mentira ! Aí complica de vez.

Vocês têm tudo que é pedido pela imigração, ou seja, não há o que temer.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jaque! Estando com toda a documentação exigida em mãos, não se preocupe!

jaqi
jaqiPermalink

eu em nenhum momento falei em mentir..e nem teria o pq. só gostaria de aumentar as chances de eles não encrencarem, pois como todos ja devem ter ouvido, mesmo com todos os comprovantes de que não vamos ficar ilegal em pais nenhum,e que vamos retornar, se o tiozinho quere encrencar pronto.. ainda mais com um bando de brasileiras de 23 anos. mas agradeço a opinião.

jaqi
jaqiPermalink

Alias, fiquei tão ofendida com o do tipo chicana (sei la o que isso significa) que vai aqui meu protesto contra esse tipinho brasileiro que acaba deixando qualquer brasileiro com má fama.. eu morei na alemanha e ja viajei a europa inteira, mesmo sendo loira de olho azul, sofri mto tipo de preconceito por ser brasileira.. comentarios do tipo haa e ai? já arrumou namorado? poxa.. eu até ja tinha o meu no brasil... e realemente a maioria das brasileiras que conheci todas estavam atras de maridos. lamentavel. concordo muito com o rigor da imigração.. só tenho medo de ser injustiçada.

Márcio
MárcioPermalink

Estou com viagem marcada para o início de abril, com destino a Itália, e passarei pela imigração em Madrid. Não sabia dessa dificuldade toda para entrar na Europa quando passamos pela Espanha. Mas estou indo para ficar apenas uma semana. Tenho 23 anos, sou jornalista e fui convidado para ministrar cinco palestras numa faculdade. Meu namorado mora na Itália e disse que não preciso comprar o seguro sáude, me garantindo que posso utilizar o dele. Então embarco com carta-convite, já que irei ficar na casa dele, passagem de volta, passaporte, dinheiro em especie, cartão de crédito, comprovantes que tenho emprego fixo e estudo no Brasil, além de documentos comfirmando me vínculo com uma empresa de rádio na minha cidade e, por isso, não posso me ausentar por muitos dias. Mesmo assim estou com medo. Se eu sobesse, teria comprado outro voo, sem passar por Madrid. Corro muito risco?

Andre L.
Andre L.Permalink

Se vc entra pela Espanha, precisa ter seguro-saúde. Não interessa que vc possa utilizar outro seguro na Itália. E eu, que já morei na Itália, te GARANTO que nào é bem assim "qualquer um pode usar", não. Qualquer um será atendido, mas depois há de se pagar - a menos que vc tenha nacionalidade italaiana ou de outro país da UE, claro!

Márcio
MárcioPermalink

Obrigado pela ajuda. Não tenho nacionalidade italiana nem de nenhum país da Europa. Confesso que estou assustado... Queria trocar o voo, mas não consigo. Vou enfrentar a imigração, não tem jeito.

Luciana Bordallo Misura

Compre um seguro-saúde que não é má idéia. Você tem uma carta da universidade convidando pra fazer as palestras? Na minha opinião seria melhor do que uma carta-convite de um namorado, que pode deixar a pessoa da imigração preocupada que você vai ficar. Mas imigração é sempre sorte no final, você pode ter toda a documentação e nem olharem e pode pegar um chato que vai olhar tudo e pegar no seu pé. Boa sorte.

Susi
SusiPermalink

No dia 15 de fevereiro fiz uma pergunta que até agora não foi respondida.Será que alguém poderia respondé-la?
Desde já agradeço
Boa noite

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Susi! Provavelmente nenhum tripulante tinha alguma história parecida para compartilhar! Estando com toda a documentação necessária para entrar na Europa, não há motivo para preocupação. A sua parte estará feita!

Márcio
MárcioPermalink

Luciana.. Obrigado pela atenção. Vou seguir suas dicas então...melhor que passar stress... pelo que vejo, é questão de sorte..mas depois de passar 9h num avião, melhor não contar só com a sorte.

Sineiva
SineivaPermalink

Estou em desespero com os posts aqui!! Minha mãe e eu iremos em maio a Londres com conexão em Barajas...sou funcionária pública e minha funcionária pública aposentada.
Será necessária uma carta convite de familiares(que moram em Londres), aliás, isso tem algum valor?
Outra coisa, é preciso contratar um seguro-saúde??
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sineiva!

Sim, é bom ter a carta-convite; peça para seus familiares informarem-se OFICIALMENTE junto às autoridades como proceder. Não pegue essas informações na internet.

Seguro saúde não é obrigatório na Inglaterra, mas é obrigatório na Espanha, então você vai precisar. Além do quê, não se deve nunca sair do Brasil sem seguro-assistência!

Leia a primeira página de comentários deste post, você vai ver que com a imensa maioria das pessoas não há problemas na imigração.

Sergio
SergioPermalink

Vou passar por Madri vindo de Pequim. Pernoito em hotel perto do aeroporto pego o voo para o Brasil no dia sequinte pela mesma companhia (Air China). Preciso passar pela imigração?

Na ida ficarei 10 dias na Espanha e depois sigo para a China.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio!

É impossível deixar o aeroporto sem passar pela imigração!

grin

Márcio
MárcioPermalink

Ai gente... juro que estou com receio depois de ter lido esses posts.. até desanimei... pior que não consigo trocar a conexão...

sad

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Tenha os documentos exigidos e o dinheiro necessário que não haverão problemas. A maioria dos que são barrados não cumpriram alguma exigência.

Clemilson
ClemilsonPermalink

Essa é a minha primeira viagem para Europa e tenho uma dúvida: Irei de São Paulo a Portugal (Lisboa) onde passarei 7 dias e de Lisboa irei para Madrid. Terei que passar pela imigração duas vezes (uma em Portuigal e outra na Espanha)?

Andre L.
Andre L.Permalink

Somente em Portugal.

Luciano
LucianoPermalink

Estarei indo para Londres pela Ibéria então farei conexão em Madrid. Minha dúvida é: Li alguns relatos na internet de pessoas que foram redirecionadas para área internacional devido a Inglaterra não estar no acordo Schengen.

Ao chegar em Madrid terei que passar pela imigração espanhola ou serei conduzido para uma área internacional e a imigração será feita somente em Londres?

Desde já, meu obrigado a todos e aguardo retorno.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciano! Ainda não temos nenhum depoimento de leitor que tenha feito essa conexão, mas o que você relata faz todo o sentido.

Você conta pra gente como foi? Obrigada!

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

Tenho cidadania italiana... Se usar o passaporte italiano preciso mesmo assim do seguro saúde?
No mais, vou na cara e na coragem enfrentar o Barajas em maio! smile
(Prometo vir comentar aqui minha experiência! wink

Andre L.
Andre L.Permalink

De forma alguma, Ana. Se você tem nacionalidade de algum país da UE, pode entrar livremente sem qualquer comprovação/documento.

Mesmo assim, a menos que vc tenha a Tessera Europea de Assistenza Sanitaria, você deve comprar seguro-saúde para o fim principal do mesmo: te ajudar a resolver eventual problema que venha a ter. E torcer, claro, para voltar para casa sem ser usado.

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

OBS: Vou com medo de complicarem com o namorado... razz

Andre L.
Andre L.Permalink

Vá com ele para a fila de não-europeus. O seu namorado precisará de toda a documentação.

Amadeu
AmadeuPermalink

Eu e minha mulher vamos para Europa em abril e minha imigração será em Madri. Pretendo passar 20 dias, e não ficarei apenas na Espanha, por isso não gostaria de levar muito dinheiro vivo devido às trocas de hoteis, será que na imigração eles aceitaram o limite internacional de meu cartão de crédito como parte destes 60 euros por dia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amadeu! Leia o texto, o Ricardo Freire acredita que sim! Quando eles querem implicar, eles implicam até com quem tem dinheiro vivo!

Luciano
LucianoPermalink

Amadeu,

No site do Ministério do Interior da Espanha consta o seguinte texto:

2. La disponibilidad por los extranjeros de los medios económicos señalados se acreditará mediante exhibición de los mismos, en el caso de que los posean en efectivo, o mediante la presentación de cheques certificados, cheques de viaje, cartas de pago, o tarjetas de crédito, que deberán ir acompañadas del extracto de la cuenta bancaria o una libreta bancaria puesta al día (no se admitirán cartas de entidades bancarias ni extractos bancarios de Internet) o cualquier otro medio con el que se acredite fehacientemente la cantidad disponible como crédito de la citada tarjeta o cuenta bancaria.

Ou seja, no caso de cartão de crédito deve ser levar um documento que comprove o limite de crédito do mesmo e você terá que apresentar também um comprovante bancário confirmando que você possui o valor do crédito. Ao menos foi isso que eu entendi.

Claudinei
ClaudineiPermalink

Olha pessoal, eu nunca passei por imigração em madrid, mas em minha primeira viagem à europa a fiz em milão e ainda assim ao chegar em madrid pediram pra eu preencher um formulário e me deixaram passar... como já foi dito algumas vezes são 4 as principais exigências pra se permanecer ou passar por solo espanhol, (Dinheiro, seguro, hotel, passagem de volta) pelas 9 imigrações q ja fiz sendo 6 na europa e 3 no méxico, pude perceber o seguinte fator... o mais importante na maioria das vezes não é completar (nesse caso) essas exigências, mas sim estar seguro de si, se tem q mentir ou ocultar algo, seja confiante ao responder o oficial de imigração. Uma dica boa e tentar fazer seu voo o mais tranquilo possível, como se estivesse em solo brasileiro, não adianta fazer nove horas de voo carregado de tensão, pois isso pode refletir na hora H. Sou leigo em assunto de Barajas, pois das 6 vezes, uma foi em Milão e 5 em Paris (por opção própria), mas mesmo assim se tiver de enfrentar ir por lá, a minha conduta seria a mesma e acho q não teria maiores problemas, e na maioria dos casos oq vão te perguntar é sobre a reserva de hotel, quanto tem d dinheiro, sendo q qse nunca pedem pra ver os comprovantes, e o passagem de volta... muito raramente te pedirão o seguro. creio q qto mais transpareça nervosismo, mais irão te indagar algo...

Uma última coisa... só perca as esperanças caso esteja voando de volta para o brasil (em caso de deportação), até que provem o contrário é vc quem tem a razão...

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalink

Prezado Ricardo,

Estive em outubro, dezembro e fevereiro em Barajas.
Nas duas primeiras para conexão e na última para Espanha.
Em resumo, somente na primeira vez em direção a Paris que estava com minha esposa e com um passaporte "novo" sem nenhum carimbo do espaço Schengen nele( somente do Uruguai e Argentina) é que me perguntaram de hotel, para onde ia, passagem de volta comprada,quanto tinha de dinheiro VIVO e cartão ,CONTUDO NÃO PEDIRAM PARA VER NADA, SÓ PERGUNTARAM E QUANDO FIZ MENÇÃO DE PEGAR OS DOCS. O AGENTE DA MIGRACCIONES DISSE OK PODE IR.
Na segunda indo para Lisboa nem sequer perguntaram o que fazia ali...rsrs, estavam eu, esposa e minhas filhas de 03 anos.
Na terceira fui sozinho e até me preocupei, mas foi tranquilo demais, nenhuma pergunta me foi feita, só olhou as entradas anteriores como se somasse as datas de estadia na Europa.

2 sugestões: entregue o passaporte e não fale mais nada , só se te perguntar.
use roupas minimamente apresentáveis, como calça social e camisa de botão com manga dobrada, infalível passa fácil...homens com barba feita,por favor e mulheres com o cabelo dentro do possível arrumadinho, nada de exagerar na maquiagem ou em roupas chamativas( estereótipo horrível as brasileiras possuem).
jamais confiem na pontualidade da Iberia, marque conexão com umas 03 horas entre chegar em Barajas e o outro voo , mesmo que represente esperar no aeroporto, se for com 01 hora de tempo de conexão tem tudo, tudo para dar errado a começar da saída do Brasil.

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalink

Em relação a pergunta da viagem para Inglaterra-Londres feita anteriormente você é direcionado para as portas HJK , ou seja as mesmas do Schengen , em raríssimos casos você vai para a porta de embarque M.
Isto tem no site da Iberia na parte AEROPORTO DE MADRID.

Por fim mostrar um cartão fidelidade da Iberia facilita muito a entrada, esqueci de mencionar que o mostro junto com o passaporte.

Apesar de ser uma empresa muito aquém das demais em termo de conforto, basta olhar os preços da econômica da Ibéria e comparar com as demais que você passa a conhecer cada cantinho de Barajas pois o preço compensará a conexão, o senão, claro sempre existe é que bagagem no porão com a Ibéria em conexão de menos de 02 horas / 02 horas e 30 minutos é quase certo que você chegará ao destino , mas sua bagagem não....uma dor de cabeça até o próximo voo vindo de Madrid que pode atrasar sua viagem. um exemplo clássico: se você for usar Orly só para fazer um leasing de carro (ótima opção se gosta de viajar de carro, tem tempo e quer conhecer o leste europeu sem pagar o exagero de seguros extras que te cobram na Alemanha e Áustria) e pegar o voo de 12:10 de Madrid x Paris, após chegar por lá às 10:15.Você vai chegar, pegar o carro e esperar até 16:15 qdo chega o outro voo de Paris, esta eu já aprendi e fico em Barajas sempre mais tempo para não correr riscos.

carla carminati
carla carminatiPermalink

Olá,
Tenho 19 anos e pretendo iniciar minha viagem pela europa por Madrid.
Estou providenciando todos os documentos, seguro viagem, 60 euros diários etc..
Mas, fica sempre aquele frio na barriga de passar por Barajas :/
Nunca fui para a europa, mas tenho um visto estudantil ainda válido para os eua e gostaria de saber se é um bom indicativo de que sim, irei voltar para casa.
Além do mais, meu portunhol é muito fuleiro, há oficiais que falam inglês na imigração?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Não precisa se preocupar se estiver com toda a documentação necessária! Não é assim esse bicho de sete cabeças wink

Paolo
PaoloPermalink

Hola, Cheguei ao interior da Espanha essa semana. Passei por Barajas na segunda e foi hipertranquilo. Não me perguntaram nada, questionaram nada. Só pediram o passaporte e carimbaram. Também estava com blazer, calça jeans, camisa social, barba aparada e tenho um visual de tudo menos brasileiro tanto que aqui acham que sou alemão. Não pediram carta da universidade, dinheiro, travel money, comprovante de hospedagem, nada. Foi muito sossegado, mas vi um peruano que teve problemas e ficou lá esperando. Espero que tenha dado certo para ele também. Cheguei no primeiro vôo de brasileiros para Barajas, logo, não tinha tanta gente assim. Ademais disso, não posso reclamar da Iberia quanto a pontualidade tive que esperar 3h para pegar conexão, mas antes esperar do que ter que brigar na companhia. Bom pessoal é isso minha experiência em Barajas. Sucesso a todos.

ELIANE TOME
ELIANE TOMEPermalink

!Holá!Pessoal, passei por Barajas (Madrid) em dezembro de 2011, minha primeira viagem internacional ...durante a fila percebi (q haviam 3 cabines uma c policiais mulheres e homemns) o da mulher muitas mulheres(novas e desacompanhadas) iam p uma sala(achei estranho)eee na aglomeração da fila mudei p a cabine do policial homem( as Espanholas são asperas com as latinas os homens nos tratam melhor no dia-a-dia na Espanha irá sentir) tive que apresentar o passaporte e comprovante de hotel e profissão no fim (dinheiro em especie e seguro não pediram) mas em compensação muitas perguntas...o policial era novo (fazia algumas perguntas um tanto fora do padrão ex.: Quem irá lhe apresentar a España)ainda bem q hablo un poco,entonces dice q tengo un amigo (ele perguntou a idade do meu "amigo",se era apenas meu amigo e se eu tinha interesses em namorar com ele!?Endereço e ainda bem que eu tinha tudo até local em que ele trabalha (ele teve a coragem de puxar no computador) lista de profissionais da saúde (pensei acabou) daí outra pergunta perguntou minha profissão no Brasil (minha sorte que levava minha carteira de Assistente Social e outro documento q comprovava funcionalismo público).

Meu conselho é manter a calma, mulheres devem estar bem vestidas, isto é, nada de roupas que chamem atenção como já dito em outros depoimentos um jeans,camisa social, brincos (decentes),cabelo arrumado e leve maquiagem...durante o meu interrogatorio pude ver algumas meninas "novas" (eu tenho 32 anos,mas as pessoas pensam que tenho uns 25 anos)indo para outra salinha e confesso que morri de medo,mas lembrei que não tinha q demostrar medo e depois de responder as perguntas do policial ,dava um sorriso tipo to desencanada(Tenho todas as resposta na ponta da lingua e comprovantes)ele pegou tanto no meu pé ( pior em periodo de festas fim de ano o aeroporto tinha fila) eu pensava fala logo sim ou não(rs) fui levando na esportiva , minha primeira ida na Espanha e sempre q ele falava algo vinha acompanhado c VALE!(desconhecia essa expressão) ou venga!Segura!Só sei que eu fui ficando desencanada mesmo, tudo que eu respondia no meu portunhol ( soltava um VALE!!)ele dava risadas tb,, só sei que no fim ele seja bienvenida en la Espanã!!Carimbou meu passaporte!!!hehehe