Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Em Agosto desse ano, indo para Praga, tive minha primeira experiência em Barajas, e confesso que fiquei com medo de voltar, o guardinha pediu tudo o que tinha direito, inclusive conferiu se tínhamos “metálico” – cartão de credito – depois de alguns instantes nos analisando resolveu que podíamos passar, isso porque era apenas uma conexão. Barajas nunca mais ! Aproveito para dizer que sou uma leitora assídua do seu site, acho seu jeito de escrever uma graça !! Um abraço, Juliana

Eu estarei indo de Praga ! So Nao sei se vou direto para Barcelona ou Madri!
Em Barcelona a imigração e igual a Madri ou e mais tranquilo!

Minha irma foi com meu cunhado ano passado e Nao tiveram problema nenhum!
Mas como vou sozinha fico receosa com a imigração !

    A República Tcheca está fora agora faz parte do Espaço Schengen. Você vai passar pela imigração, sim não vai precisar passar por nova imigração. Mas não se preocupe, leia os depoimentos anteriores.

Em agosto de 2008 eu e meu marido fomos a Madri (Air Europa, partindo de Salvador). Levamos tudo e mais um pouco do que falavam que precisaríamos para sermos “aceitos” por lá. Nada foi pedido. Apenas perguntaram se éramos casados e quanto tempo ficaríamos no país. O interessante mesmo foi depois, quando uma atendendente do aeroporto (outro setor) nos perguntou se éramos brasileiros e, com a resposta positiva, ela se assombrou de termos passado tão rápido pelo guichê da imigração. É isso!

Vou ano que vem e tenho uma dúvida!!!
Por acaso alguém sabe, se quando você chega em Madri , vindo de outros países, o risco de não ser “aceito” é o mesmo de quem chega diretamente do Brasil?!

    Eu acho que vindo do Brasil o controle (ou desconfiança) pode ser maior. Dependendo do país que você venha não é necessário fazer imigração em Madrid.

    Se esse outro país é do Espaço Schengen europeu, você já terá feito imigração nele.

Prezado Arthur,

O passaporte oficial de serviço, emitido pelo Itamaraty à servidores e empregado públicos, serve para viagens à serviço e não deve ser utilizado para turismo.

Sobre essa questão de imigração e possíveis dificuldades / facilidades, uma dica: quem trabalha em algum órgão público pode aproveitar qualquer viagem ao exterior (a serviço) para pedir o passaporte oficial ao Ministério das Relações Exteriores. Assim já se fica com um documento “melhor” para quando se for a passeio para países mais complicados. https://scedv-mre.serpro.gov.br

Só passei por Barajas uma vez indo para Lisboa. Comigo foi fácil demais, tão fácil que o oficial da imigração esqueceu de carimbar o meu passaporte. Só percebi o erro porque estava com o passaporte do meu marido (canadense) na minha bolsa e tive que voltar para mostrar o passaporte dele no outro guichê de imigração. Quando vi o meu marido recebendo o carimbo, falei que não tinha recebido o meu e que queria ter Barajas no meu passaporte mesmo que só tivesse de passagem…. O oficial que atendeu o meu marido ficou ao mesmo tempo feliz por eu ter sido tão legal, mas com raiva do colega de trabalho.

Enfim… facinho facinho passar por Barajas!

PS.: RIcardo, como faço pra te mandar um email? Quero dividir uma novidade com você!

comigo sempre foi tranquilo, só perguntavam se estava a passeio ou negócios, e quando dizia que estudava la, perguntavam que curso e que universidade. that´s it.

Já entrei por Barajas 4x e nunca, jamais tive qualquer tipo de incidente. Sempre aquele esquema, olha o passaporte, carimba e não fala um A. Brasileiro viajando ao exterior costuma ser meio arrogante e gosta de ser diferente – tem cara que chega barbado, de bermudão de skatista, trata o cara mal, e ai reclama. Se não for pedir demais, sugiro fazer a barba, colocar uma camisa e ser educado. Acredite, não mata ninguém.

Ah, em nenhuma das vezes pediram para ver dinheiro vivo, nem comprovantes de hotéis. Na segunda vez, mostrei a passagem de volta, pq entreguei junto com os passaportes. Não sei se pediriam. O oficial só me perguntou se eu tinha cartão de crédito internacional. Respondi que sim e perguntei se ele queria ver. Ele disse que não e carimbou os passaportes.
Ab,
Cinthia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito