Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Nunca entrei por Madri,mas pretendo fazer isso ano q vem, então esse post foi uma mão na roda! Entrei na Europa as duas vezes por Paris, na primeira, não perguntaram nada, mas esse ano, qdo fui sozinha, me pediram para ver as reservas de hotéis e quiseram saber qto tempo eu ia ficar. Talvez porque eu esteja no “grupo de risco”, pois sou mulher, na faixa dos 30 anos e estava viajando sozinha…
bjs

Entramos por Madri em Julho/2008, bem na época em que houveram várias deportações. Estávamos com medo mas não tivemos problemas.

Comandante, chamado bem na hora!
Acabei (com o respectivo) de voltar da Europa (do dia 10/out ao 27/out, semana passada!); fui e voltei por Barajas. Fomos em voos separados (ele de TAM, eu de Air China).
Não tivemos problemas para entrar; para mim apenas perguntaram o que eu ia fazer na Espanha. Respondi que estava a turismo, e o agente carimbou o passaporte (nem me perguntou quanto tempo eu ficaria por lá, ou onde eu ficaria…).
Mas, como o Adolfo citou, eu e o respectivo temos o visto para os EUA, e alguns carimbos de lá; e também já tínhamos ido à Europa uma vez; o que pode ter facilitado na entrada na Espanha.
Fomos também a Portugal (entrada via Lisboa e saída via Porto), e não tivemos nenhuma ocorrência do tipo.

    PS: Como alguns também falaram, temos menos de 30 anos e não tivemos problemas.

Riq,

entrei por Barajas há pouco mais de um mês, no dia 30 de outubro.

Não tivemos problema algum, mesmo sendo jovens. Claro que “escolhemos” a fila do agente de menos idade e com cara de mais simpático. Ele apenas perguntou quanto tempo ficaríamos e se tínhamos a passagem de volta para o Brasil, mas nem pediu para vê-la, como aconteceu na entrada em Londres.

Abs.

Riq,
Meu mochilão pela europa começou em Portugal, no Porto, mas aproveitando a promoção da Ibéria na época ( dez 2009)desembarcamos em Madri e mesmo não sendo o destino final passamos pela imigração por lá. Foi um medo danado, o passaporte brasileiro em branco, nunca utilizado, mas as reservas, seguro, dinheiro, declaração de férias estavam todas impressas. Passamos os 4 viajantes juntos falamos um espanholzinho bem sem vergonha com a oficial da imigração. Ela fez as perguntas básicas: onde e qto tempo ficarão, tem passagem de volta, tem reserva,etc. Quando dissemos que seriam mais de 40 dias ela perguntou porque pretendiamos ficar tanto tempo na Espanha e respondemos que iríamos para outros países tbm. Perguntamos se ela precisava ver as reservas mas ela nem quis. Carimbou e pronto! Foi muito tranquilo, achei as pessoas muito receptivas inclusive e o aeroporto de Barajas é lindão!

Riq, querido,
a julgar pelo mau humor crônico do povo aqui em Barcelona, acho que é bom continuar indo por Madri!
Beijos!

Entrei na Espanha pelo aeroporto de Barajas, vindo de Paris. Nem olharam meu passaporte, tampouco o carimbaram.

E as pessoas que viajam na 1 classe, tem melhor tratamento nos aeroportos ?

    Em princípio não. Mas caso o agente peça, se mostrarem uma passagem 1a. classe, normalmente causarão boa impressão (a não ser que estejam sob suspeita de serem mafiosos ou traficantes, hehe).

Entrei, em 2008, por Madri, num voo oriundo de NY, eu e meu marido (na época, namorado). Não tivemos nenhum problema, não fomos questionados em nada, nem precisamos apresentar nenhum comprovante. Passamos ilesos!

As únicas vezes que eu peguei imigração em Madri eu estava vindo da Suíça. Não sei se por isso, mas foram imigrações super tranqüilas. As viagens foram em 2007 e em 2008.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito