Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Eu e minha esposa viajamos para Europa em 2008. Fomos de Iberia (ECA) e entramos por madri. Fomos para o guiche juntos. Para minha mulher não perguntou nada e para mim só deu uma olhada mais demorada no meu passaporte e só. Ainda disse bienvenidos!!! Eu estava de bermuda,camiseta e tenis.
Em 2009 em londres a imigraçao perguntou se erá ferias e quantos dias ficariamos. E só.

Em 2007 entramos, eu e meu marido, por Barajas. Nenhum problema mas não fazemos parte de nenhum grupo de risco.
Agora em Outubro,em Londres, o negócio foi diferente. Eu estava sozinha e mesmo já tendo completado 30/40 anos há alguns bons anos,foi complicado. Perguntou se eu era casada, se tinha filhos, se eu trabalhava e no final perguntou o motivo de eu estar viajando sozinha.Quando pediu para ver a passagem de volta e eu mostrei a minha pasta catálogo com passagens, reservas de hotéis, passagem do Eurostar,e-mails dos hoteis confirmando a reserva, certificado de Schengen emitido pelo Personnalité Platinum mais seguro saúde extra, cada item em uma folha, ele ficou admirado.
Carimbou e desejou felicidades. Mal sabe ele que sou organizada assim mesmo e não tinha feito daquele modo só para entrar na Inglaterra.

    Adorei o detalhe da “pasta catálogo”! Eu faço a mesma coisa pq me dá segurança. Acho também que normalmente causa grande impressão na imigração quan do eles veem aquele monte de documentos.
    Sempre entrei por Paris e nunca tive problemas. Em 2008 meu amigo foi “pescado” logo na saída do finger por uns guardas avançados, mas a apresentação dos documentos e o francês dele o desembaraçaram rapidamente.
    Agora em 2010 fomos para a Inglaterra e a funcionária da imigração inglesa na Gare de Nord fez muitas perguntas, mas foi muito educada e, no fim, nos liberou sem problemas.
    Engraçado foi na saída da Inglaterra quando minha irmã e uma amiga nossa foram “fuziladas” de perguntas. Só quando eu consegui me desembaraçar da revista minunciosa do London City Airport e ele viu que éramos um grupo, ele sossegou e nos liberou.
    Preconceitos à parte, nossa amiga, que já passou bastante da idade alvo da desconfiança do guardas da imigração, “adorou” que ele tivesse achado que ela tivesse idade pra isso!

    Eu tb faço isso em todas as minhas viagens! Mas sou só organizada para as viagens mesmo, pq no dia a dia… rsrsr

    Minha pasta tb tem tudo o que vc listou, que vem separados em tópicos: passagens aéreas; hospedagem; passeios; reserva de carro e etc. Fica bem organizado! E ainda ensinei a minha madrasta a fazer a dela!

    Ab,
    Cinthia.

Entrei por Madri em maio de 2008, bem na época das notícias sobre deportação… Estava morrendo de medo. Estava com minha mãe e minha irmã, com todos os documentos, dinheiro pedidos, extrato do cartão de crédito. Algumas perguntas sobre, se era turismo, quanto tempo ficariamos, local de hospedagem, etc. mas quando o rapaz com cara de poucos amigos abriu o nosso passaporte, bem no visto americano… sem mais perguntas, carimbou na hora a entrada.
Quando entrei no mesmo ano, em dezembro, também por Madri, a primeira coisa que olharam foi o visto americano e o carimbo de entrada em Madri em maio. Economia de palavras e explicações. Nenhuma pergunta.

    Ah! Passei também pela imigração de Barcelona. Na viagem de dezembro de 2008, numa confusão no desembarque vindo de Madri, eu e minha amiga fomos parar na imigração de novo… (deveriamos ter ido para outro terminal sem passar na imigração), enfim, o rapaz não entendeu o motivo de estarmos ali, fez várias perguntas para nós e para os colegas dele e nos deixou entrar.
    Para piorar o stress, nossas malas estavam na esteira do outro terminal (claro!) e tivemos que sair para o saguão do aeroporto de Barcelona e convencer o guarda no embarque que nossas malas estavam na esteira daquele terminal (com pouco espanhol e nenhum catalão). E não é que conseguimos!!!! Mas foi um susto e tanto…

Eu e o namorado entramos por Madri em 2006, época do início das noticias sobre os problemas c/ a imigração. Envolvida c/ a viagem resolvida em cima da hora, não dei atenção p/ isso (o namorado menos ainda) e só me dei conta do risco quando voltamos. Era uma conexão p/ Paris. Foi muito tranquilo, não perguntaram absolutamente nada. O roteiro não estava definido, só tínhamos a passagem de volta 30 dias dp e as primeiras noites de hotel em Paris. Passaportes renovados, zero km. Minha preocupação era perder o vôo p/ Paris pq a fila era imensa. Me chamou atenção algumas pessoas aguardando numa sala e outras sendo encaminhadas p/ lá.

Ricardo, vc disse que acredita que um extrato do VTM do dia anterior bastaria p/ comprovação de fundos. Pode ser os impressos em casa mesmo, eu deve ser aqueles de caixa eletronico (se é que é possivel tirar o extrato do VTM em caixa eletronico)??
Obrigado

    De casa mesmo. Mas veja: isso não é garantia. Aliás, nada é garantia. Mas como dá para ver pelos outros comentários, a coisa é bem mais tranqüila do que parece. Até agora não apareceu ninguém para dizer que foi exigido mostrar dinheiro vivo (alguns falam em cartões, sem mencionar extratos).

Tive problemas na segunda vez…em maio passado fui para um casamento em Barcelona e entrei por Madri. Meu marido e meus filhos tem passaporte italiano e sempre vamos pela fila da UE. Eu não tenho, mas sempre passamos como uma famíla, todos juntos. Eu tenho visto americano, canadense, mexicano…não adiantou nada! O infeliz queria que eu mostrasse uma certidão de casamento italiana ou não poderia entrar!Detalhe: não adiantou nada falar que eu tinha o mesmo sobrenome deles…O que resolveu foi meu marido começar a falar em italiano que era cidadão europeu e não admitia ser tratado assim…resolveu na hora…rss
Mas neste mesmo dia vi duas brasileiras moçinhas e sozinhas serem barradas, morri de dó!

Eu entrei por Barajas no final de Agosto, estava sozinha e foi meio embaçado, pq a burrinha aqui esqueceu que ia ficar os 4 primeiros dias na cada de uma amiga em Barcelona e não tinha carta convite, dai que tive que mostrar um monte de coisas, todas as reservas que tinha na Croacia, Budapeste, Alemanha, passagem de volta, seguro de 30 mil, etc., ainda perguntou qto dinheiro eu tinha e quis ver meus cartões (óbvio que tambem esqueci as faturas) e detalhe: tenho visto para os EUA e já tinha ido 2 vezes para lá em 2010, no final de tudo, ele ainda tascou “o que uma mulher sozinha vem fazer na Europa”, engoli a vontade de dar uma resposta atravessada e disse que ia encontrar meus amigos que já tinham chegado, depois de olhar tudo de novo, me liberou, ufa!

Entrei por Barajas em dez. 2007 e ninguém me pediu nada, só carimbaram, estava levando um cão e não me pediram nenhum dos vários atestados sanitários que são exigidos para entrar com cães na U.E.Acho que o fato de terem muitos vôos chegando no mesmo horário ajudou.

É só ter um visto americano! E melhor do que isso: é só ter um carimbo de entrada nos EUA. Aí, ninguém faz nenhuma pergunta e te deixa entrar na Espanha tranquilamente.

Já entrei por Madri pelo menos 5 vezes, indo pela empresa e por conta própria para turismo. Somente na primeira vez, o agente da imigração me perguntou o que eu ia fazer lá, e mais nada. Das outras vezes, mal olharam na minha cara, simplesmente carimbaram o passaporte e mandaram passar.

Achei super tranquilo…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito