Semana passada, o Philipp deixou numa caixa de comentários algo que intitulou, modestamente, Pequeno guia gastronomico de Lisboa e arredores. Só que o adjetivo "pequeno" não se aplica nem à extensão, nem à estatura do belíssimo guia que ele produziu, já com links e tudo. Sem dúvida uma das contribuições mais luxuosas já feitas a este site. O blogueiro e as Bóias, boquiabertos, agradecem e transcrevem na íntegra. Vai pelo Phillip:
--> Campo de Ourique, Amoreiras, Campolide (fora da Lisboa mais turística)
Coelho da Rocha: restaurante tradicional na rua de mesmo nome. Empadão de perdiz e carneiro.
O Bitoque: restaurante bem simples na rua Ferreira Borges. Leite-creme, a versão portuguesa da crème brûlée.
A Charcutaria: para bacalhau espiritual. (Tambem há na rua do Alecrim – a que vai do Largo Camões ao Cais do Sodré).
Cataplana & Companhia: ótimas cataplanas e bom carneiro.
Casa dos Passarinhos: restaurante tipicamente “alfacinha”.
Natraj: indiano na Rua do Sol ao Rato. Ambiente simples, mas com muitas receitas de Goa (com leite de coco), meu indiano favorito.
La Trattoria: Italiano com ambiente trendy, preco muito bom para o almoço.
--> Largo do Rato
La Brusketta: varios tipos de bruschettas
Os Tibetanos: uma das poucas opcoes para os vegetarianos.
--> Avenida da Liberdade e arredores
Ribadouro: marisqueira tradicional na Avenida da Liberdade.
Solar dos Presuntos: o nome diz tudo, é para comer presunto cru, mas tambem conta com outros pratos. É meio que para turista, mas ainda assim vale a pena.
--> Bairro Alto
Bota Alta: no meio do Bairro alto, uma opcao para comer e depois curtir o Bairro, fazendo um ‘bar hopping”.
As Salgadeiras: como acima, outra opção para comer e depois curtir o Bairro. Bons peixes.
A Tasca do Chico: IMPERDÍVEL, não pela comida mas pelo fado vadio (fado improvisado) de quartas e domingos (confirme isto antes). Mas vá com boa disposição e paciência (e de prefêrencia chegue cedo), pois muitas vezes fica MUITO cheio e a tasca é pequenita. Na minha opinião, muito melhor que as casas de fado que vendem para turista.
Pap'Açorda: Um dos mais famosos da cidade, mas prepare o bolso. A mousse de chocolate é imperdível.
--> Príncipe Real
Chafariz do Vinho-Enoteca: muito bom para tomar bons vinhos com petiscos, recomendo a tosta com queijo de cabra.
--> Chiado
La Brasserie de L’Entrecôte: Você escolhe se quer carne normal ou de seitan (opção veggie), escolhe o ponto e o vinho. Simples e delicioso. Muito próximo ao Largo Camõees. Ha uma filial no Parque das Nações.
Cervejaria Trindade: proximo às Ruinas do Carmo, esta cervejaria conta com salao enorme e excelente selecao de frutos do mar. Almêijoas à Bulhão Pato de entrada é minha dica, aos mais corajosos os percebes ou, à época, os caracóis.
Sacramento: no Chiado, tem ótimo bacalhau com broa.
Casa do Alentejo: decoração alentejana (mourisca) e comidas típicas da região de onde recebe o nome. Se não vai visitar Évora, vale a pena passar por aqui para ter um gostinho do Alentejo (e ficar com vontade de voltar a Portugal para visitar Évora).
--> Miradouro de Santa Catarina
Noobai Café: É um “sitio” perfeito para o final de tarde [a foto do post é de lá, N. do E.]. Sangria com uma tosta de queijo de cabra com vistas espetaculares.
--> Alfama & Castelo
Chapito: Se o orçamento está apertado e dá somente para um bom restaurante (leia-se caro), este é o lugar. Reserve com antecêdencia uma mesa “com vista” para o Tejo, de preferência ao pôr do sol.
--> Docas de Santo Amaro ao Cais de Sodré
Nas docas de Santo Amaro, não há nada de destaque pela gastronomia, são restaurantes turísticos médios, porém o visual junto ao rio Tejo e a Ponte 25 de Abril compensa a comida mais-ou-menos.
Tromba Rija: tradicional grupo que dispensa apresentação aos alfacinhas.
Meninos do Rio: junto ao rio Tejo, otimo para um dia de sol, nem que seja somente para umas “imperiais” (como eles chamam a draft beer) ou para umas tacas de vinho. Proximo há a Kapital e Kremlin (acredito que ambos do grupo K) que eram baladas boas, mas vale perguntar o que está na moda. Perguntem sobre o Urban Beach, um lugar super trendy que fizeram ano passado, mas que era apenas para temporada assim como era antes o Kubo.
--> Belém
Portugalia: uma rede. A localizacao proxima ao Padrão dos Descobrimentos, faz com que uma visita à pequena Torre de Belém, Padrão dos descobrimentos, Centro Cultural Belém (CCB), Palácio de Belém, Museu Nacional dos Coches e, claro, Mosteiro dos Jerónimos, termine ou comece no almoõo -- o que torna tudo mais conveniente. Não coma sobremesas aqui, deixe para comer os verdadeiros pastéis de Belém (se possível com um vinho do Porto).
Piazza di Mare: Italiano junto ao Tejo. Boas pizzas e durante o verao vale tambem o ambiente aberto junto ao rio para tomar uns drinks. Para os baladeiros, uma esticada ao BBC que esta logo ao lado e’ recomendavel.
--> Outros locais em Lisboa
A Tapadinha: Russo muito bom, fora do circuito turistico. Sempre que vou a Lisboa e tenho tempo passo por lá. Destaque para o bife tártaro (steak tartare), as ótimas cervejas russas e os drinks com vodka.
A Casa do Bacalhau: não preciso explicar o que comer aqui, várias opções do peixe mais consumido pelos lusitanos com um ambiente interessante. Única atração turística relativamente próxima é o Museu Nacional do Azulejo.
Portas do Sol:ótimo para um cha frio ou sangria no final de uma tarde quente, vistas sensacionais para o Tejo.
--> A 30 km, para quem realmente gosta de bacalhau:
Em Arruda dos Vinhos, uma cidadezinha a 30 km do aeroporto de Lisboa, o restaurante O Fuso é talvez a meca dos que gostam de bacalhau à lagareiro. Talvez uma boa pedida para quem estiver voltando a Lisboa pela A1.
Claro que há outras opções, mas queria aqui recomendar os que eu realmente gosto; sempre que volto a Lisboa (quase que todos os anos pois tenho familiares e muitos amigos lá) visito pelo menos um desta lista.
A lista motivou muitas contribuições. Vamos a elas -- e viva a blogagem participativa
--> Adendos da Eunice:
Cervejaria Ramiro (para frutos do mar) - Restauradores
Casa da Mó (pela sobremesa) - São Nicolau
Terraço do Bairro Alto Hotel (pela vista) - Chiado
--> Adendos do JotaPê:
Churrasco (para frango à pil-pil) - Baixa
A Valenciana (grelhados) - Campolide
Obrigadinho!
Leia também:
Página-guia de Lisboa no Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
75 comentários