5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem 1

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível combinar Argentina e Chile em uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Santiago + Mendoza

combinar argentina e chile na mesma viagem

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires — mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes — tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar).

Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião — seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só.

Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos.

O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno).

Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda — retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente — e relativamente tão perto entre si — que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal).

É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem).

Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso — o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    754 comentários

    Márcia, veja os post sobre a reabertura, inesperada, do aeroporto de Bariloche, já postei um comentário sobre a situação da cidade e das vizinhanças lá.

    Eu, honestamente, não arriscaria programar uma viagem àquela região antes do vulcão cessar totalmente sua atividade. Se o teu lance é curtir neve, há de encontrar outro local para isso, sem correr o risco de encarar horas de ônibus até o aeroporto mais próximo e o céu coberto de cinzas.

    Ademais, como o próprio Riq sempre fala “ao que consta, Bariloche continuará no mesmo lugar pelas próximas décadas”, então dá para esperar um pouquinho mais para conhecer as belezas da região livre das cinzas… Boa sorte, Gianna

    Fiz Santiago – Mendoza em 2010. Foi super fácil fazer por conta própria. Fiquei 5 dias em Santiago. De lá fui a Vinã del Mar e fiquei 3 dias em Vinã ( no verão a cidade é linda e vale muito mais que um bate volta de Santiago). De Vinã fiz um bate e volta a Valparaiso. Em seguida fui de Vinã para Mendoza e fiquei 3 dias lá. Depois voltei a Santiago.

    Gianna, você acha que a temporada de Bariloche para ski este ano está comprometida? Ano passado comprei um pacote para Bariloche e tive que cancelar. Será que este ano não vou conseguir ir de novo??

      Olá, Marcia! A temporada deve acontecer, as cinzas só se fazem presentes ocasionalmente, não é o tempo todo. O que dificilmente vai ocorrer é a reabertura do aeroporto. Se você pensa em ir a Bariloche, considere chegar de ônibus desde Buenos Aires ou então ir por Puerto Montt, no Chile.

    William, cheguei ontem a Bariloche, vindo de ônibus de Puerto Varas-depois de 2 semanas de viagem pelo Chile. Ja em Puerto Varas as cinzas nos tiraram a vista do Vulcão Osorno, que, segundo nos disseram, um dia antes estava majestoso e imponente…A volta das cinzas àquela região estava na capa do jornal da região, inclusive.

    Mas nada se compara ao que vimos pela estrada: é desalentador….Villa Angustura está literalmente embaixo de cinzas, parece uma cidade fantasma!

    Em Bariloche, a situação não é tão critica. Segundo nos disseram, era a tal mudança nos ventos, que fez com que as cinzas voltassem a aparecer com mais intensidade. Não se vê cinzas acumuladas nas ruas, elas ficam no céu, se confundindo com uma neblina forte. Assim, não há vista nenhuma de nada…sequer do lago! Vamos ver que passeio é possível fazer hoje e depois conto mais alguma coisa.

    Ah! Segundo os jornais daqui, os, geólogos estão prevendo que a atividade do vulcão deve continuar por pelo menos mais 6 meses, de modo que antes de 2013 a situação deve permanecer a mesma. Quem insistir na viagem deve levar em conta também que os vôos vão continuar suspensos…e aqui é longe para dedéu de tudo… Gianna

    Alguém que esteve recentemente em Bariloche poderia comentar como está a situação da cidade, bem como nas cidades vizinhas?

    As dicas de roteiros são ótimas , estou voltando exatamente de uma viagem que fiz para o Chile, porém, pretendo voltar e explorar ainda mais a região e fazer a Região dos Lagos . Continuem assim o site realmente é muito bom .

    Vou ficar de olho nesse post que me interessa muito. Só estou tentado vencer o medo da altitude para programar uma super viagem à Argentina e Chile.

    Os roteiros citados são super bacanas!
    Minha sugestão é de Pucon a San Martin de los Andes!
    Alguém tem alguma dica de empresa de ônibus que faça o trecho Temuco/San Martin de Los Andes?
    Thanks!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito