5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Revoada de flamingos no deserto do Atacama

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível fazer uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

Veja 5 roteiros práticos para visitar Argentina e Chile na mesma viagem:


View Argentina e Chile na mesma viagem in a larger map

Santiago + Mendoza

Ônibus de Santiago a Mendoza

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires -- mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes -- tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar). Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião -- seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só. Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos. O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno). Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda -- retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente -- e relativamente tão perto entre si -- que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal). É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem). Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso -- o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Leia mais:

659 comentários

Lucia Carvalho

Gostaria de saber se meados de novembro é uma boa éopoca p/conhecer os lagos chilenos. Disponho de 10 dias e gostaria de conhecer B Aires e os lagos. Quaal a sua sugestão de roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Você terá que voar a Bariloche e lá pegar ou o Cruce de Lagos ou um ônibus para Puerto Varas.

Sawllus
SawllusPermalinkResponder

Eu e a patroa estamos começando a planejar uma viagem de 15 dias para fim de junho de 2013. Meu plano inicial é passar por Bariloche, sul do Chile, Pucon e Santiago. Vale a pena fazer o cruce dos lagos andinos nessa época? Qual o melhor roteiro: Chile-Argentina ou Argentina-Chile?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sawllus! No inverno o Cruce envolve um pernoite em Peulla, pago à parte. É melhor fazer o passeio de barco do lado argentino (lago Frías e Puerto Blest), então atravessar de ônibus e fazer o passeio de barco do lado chileno (que vai a Peulla, sem pernoite). Ou o oposto. Peulla é um tédio, não se deve passar a noite lá.

Deixe para o final a cidade pela qual você nutre mais expectativa, seja Santiago ou Buenos Aires.

Mendonça Júnior

Bóia e Sawllus, eu também sabia que no inverno a travessia dos lagos era feita com pernoite obrigatória em Peulla. Quando fui ano passado, em agosto, ou seja, pleno inverno, contudo, por causa do vulcão chileno que estava em atividade, a travessia também estava sendo feita em um dia, eu mesmo fiz em um dia apenas. Um amigo que foi agosto deste ano consegui fazer também em um dia apenas.
Sugiro que entre em contato com empresa responsável pela travessia para confirmar a informação.
Segue o link do site: http://www.cruceandino.com/br/
Espero ter ajudado.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Alguém por acaso fez a pouco tempo a Rota dos Sete Lagos de carro em Bariloche?Como está a condição da estrada?
Muitos kms sem asfalto?
Ouvi falar que estavam asfaltando o restante...
Obrigada
Luciana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Salvo tenha havido alguma nevasca tardia, a estrada deve estar trafegável. Seria uma pena se asfaltassem tudo, o cascalho empresta charme ao passseio.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Obrigado, porque irei em abril e tenho dúvida se faço por agências ou de carro.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá Bóia e Ricardo,
Estou começando a organizar minha viagem para patagônia argentina e chilena, vou com meu marido e meus filhos de 7 e 10 anos e temos 15 dias de férias em janeiro de 2013. Como já conhecemos Buenos Aires, pensamos em chegar por Santiago, mas estou perdida... Não quero fazer nada corrido, quantos dias em cada cidade vcs sugerem? Desde já, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Seus filhos vão gostar mais de Ushuaia e El Calafate. Torres del Paine é para andarilhos. A melhor combinação Argentina + Chile para essa faixa etária é entre Bariloche e Lagos Andinos chilenos.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá ! Estou indo para o Chile no dia 22, e me interessei muito por conhecer Mendonza, minha dúvida é, se eu pegar um ônibus, quando chegar lá como visito os locais? e puder me passar o valor do onibus aproximado. Como estou indo sozinha, fico com receio de ir à Mendonza e chegando lá não conseguir os passeios.

fatima
fatimaPermalinkResponder

Eu,meu marido e uma amiga gostarámos de conhecer Santigo para visitar a cordilheira e buenos aires.Gostaria de conhecer mendonza também.Gostarámos de fazer um pouco do trajeto de onibus para economizar um pouco.Moro em belo horizonte.Qtos dias seriam necessários?O que você noos aconselha?E sobre hospedagens,podem nos dar umas dicas? obrigado

David Galo
David GaloPermalinkResponder

Alguém tem alguma sugestão de programação de passeios para 5 dias em Puerto Varas (já estou com a passagem comprada)?. Vi vários posts, pesquisei diversos sites, mas ainda estou em dúvida de alguns passeios, apesar de já ter definido outros. Estou pensando em dar uma passada rápida em Bariloche (chegar em um dia e voltar no outro), mas não sei se vale a pena, pois estou pensei em ir de ônibus de Puerto Varas para lá e depois retornar a Puerto Montt para pegar o vôo para Santiago. E como andam os problemas das cinzas em Bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, David! Bariloche é um destino para pelo menos 3, 4 dias.

Em Puerto Varas faça os passeios do Lago Todos Santos, vá aos saltos de Petrohue, vá a Frutillar, vá a Puerto Montt, vá ao Osorno. Se quiser fazer um passeio com pernoite, vá à ilha Chiloé.

Angelo Conrado

Ola, irei a Buenos Aires em Janeiro de 2013 e gostaria de saber a distancia para Santiago do Chile e se tem ônibus direto de Buenos Aires a Santiago. Também quero saber se o tempo é propício para viajem tanto Buenos Aires quanto Santiago e se 7 dias da pra conhecer so as duas cidades.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelo! De Buenos Aires a Santiago são 22 horas de ônibus. Não faça isso -- principalmente se só tiver uma semana de viagem.

David Galo
David GaloPermalinkResponder

Pessoal, boa tarde!
Estou com viagem marcada para Puerto Varas para jan/2013, vou com minha esposa e meu filho de 7 anos. Já estou com programação para 4 dias, mas tenho 5 dias livres. Alguém tem alguma sugestão para o 5º dia? Segue a programação:
1º dia: VULCÃO OSORNO – Lago Llanquihue/ Parque Nacional Vicente Pérez Rosales/ Lago Todos Los Santos/ Saltos del Petrohué/ Volcán Osorno + PUERTO MONTT (para completar o dia, pois não vi nada de interessante).
2º dia: VUELTA AL LAGO LLANQUIHUE – Puerto Varas/Frutillar/Puerto Octay/Puerto Fonck/Cascada/Ensenada
3º dia: PEULLA + atividades por lá (tirolesa, safári 4 x 4, cavalgadas, etc)
4º dia: CHILOÉ – Ancud/Caulin/Puñihuil
5º dia: ???????????????????????????????

Obrigado

elisete
elisetePermalinkResponder

Olá, boa noite!

Estou de viagem marcada para o chile no dia 17/11, gostaria de conhecer os lagos andinos. Quantos dias são necessários para fazer a travessia dos lagos? Penso em ficar uns 8 dias.Será que vc oderia me fazer um roteiro?

Muito obrigada!

Elisete.

antonio girardini

11/11/2012 Boa tarde - pretendo fazer o chile via barilohe entrar na ruta austral em esquel- trevelin futaleufu. ir ate villa 'o higgins, voltar ate cochrane eentar sentido rodolfo
roballos saindo na ruta 40 em baixo caracoles ir descendo
visitando todos sitios enteressantes ir para puntas arenas
e tentar chegar no faro san izidro. retorno entro na ilha del fuego
por porvenir ate ushuaia. Retorno pela argentina pela ruta 3.
Pretendo sair começo de janeiro eu e minha esposa, minha
preocupação ventos fortes e hoteis ja que é ferias escolares.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Recomendamos que você procure foruns de viagens rodoviárias pela Patagônia, por aqui não temos experiência para te ajudar em percursos tão longos.

Mineira Andina

Antonio talvez possa lhe ajudar tenho essa rota com referência de hotéis.Lá no meu blog vc pode me mandar um email e te respondo sem problemas suas dúvidas!

Lidiane
LidianePermalinkResponder

Estou de viagem marcada junto com a minha familia,para Buenos Aires/Santiago, no dia 01/01/2013,estamos pensando no seguinte roteiro,(via de ônibus)- Buenos Aires 01/01 até 05/01,segue para Mendoza 06/01 a 07/01, SantiagO 07/01 até dia 10/01. Santiago/Temuco de trem, Temuco/Valdivia (via de ônibus),de Bariloche tenho que voltar para Buenos Aires novamente.

Renata Vidal
Renata VidalPermalinkResponder

Olá! Estou querendo fechar uma viagem com minha filha de 10 anos para Santiago em Fevereiro. Temos 6 dias e quero muito fazer os Lagos e mais ainda ver o vulcão. Qual seria a melhor dica para mim e roteiros? Aguardo as sugestões. Obrigada!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Vá direto a Puerto Montt, então. Faça base em Puerto Varas.

Maria cristina lippel

Olá! Eu e meu marido estamos pensando em fazer os Lagos Andinos em março 2013 , mais ou menos de 9 a 18 de março . É uma boa época do ano p/ fazer esse percurso ? Com 7 ou 8 noites seria um bom tempo p essa viagem ?
Teria algum roteiro ideal para esse nº de dias ?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Com 8 dias você pode dividir a estada entre Puerto Varas e Bariloche.

Leia mais:

https://www.viajenaviagem.com/category/lagos-andinos

https://www.viajenaviagem.com/2010/03/bariloche-sem-neve-bonito-de-todo-jeito/

Maria cristina lippel

Obrigada Bóia pelas dicas !
E quanto a época do ano , março é uma boa época p/ se fazer esse passeio ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Se não quiser pegar neve em Bariloche, o fim do verão, passando as férias escolares, e o início do outono são mais indicados.

jane
janePermalinkResponder

Oi Boia...pretendo ir com meus filhos (9 e 12 anos) e marido para Santiago no final de junho para esquiar... Mas, tenho vontade de fazer passeio nos lagos (sul), a data é apropriada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jane! Em junho a neve é provável, mas não é garantida. Fique monitorando as nevascas. O sul é viável, basta ter 4 dias disponíveis (se quiser atravessar a Bariloche, onde dificilmente haverá neve nessa época, separe oito dias).

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Aloha Bóia! Terei disponível 10 noites em Santiago em julho de 2013 e gostaria de conhecer os lagos andinos. Vc acha que vale a pena e dá tempo? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Dá tempo, embora a melhor época para fazer este passeio seja no verão. Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Lílian Quariguasi

Bom dia... saindo de Buenos aires quais a cidades proximas que posso visitar...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lílian! Você pode combinar Montevidéu, Colonia del Sacramento e Buenos Aires. Outras sugestões na página-guia da cidade, na seção "Daqui pra onde": https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire/

Humberto
HumbertoPermalinkResponder

Olá,
Estarei em Santiago em março. De lá penso em voar para El Calafate. Há locadora de automoóveis por lá? De El Calafate a Puerto Natales e volta, é uma boa opçao?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Humberto! Vá de ônibus entre Natales e Calafate e depois volte voando por Buenos Aires.

karol
karolPermalinkResponder

Novembro é uma boa época para fazer o roteiro Santiago/Mendonza/Buenos Aires? Não faço questão da neve, só me preocupo com as chuvas!
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karol! Respondi a sua dúvida aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/comment-page-9/#comment-253536

Em Mendoza e Santiago chuva é raridade nessa época. Se for pegar alguma chuva, vai ser em Buenos Aires. Estará calor; é primavera.

Costa
CostaPermalinkResponder

Ola' Boia - pretendemos,eu e minha esposa,conhecer o Chile(Santiago,Valparaizo,Vina del Mar e tb campo de esqui) e junto passar por Mendonza. Qual a melhor epoca?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Costa! Para pegar neve no Chile você precisa ir entre fim de junho e início de setembro.

armando
armandoPermalinkResponder

Olá Bóia, gostaria de saber se e possível a viagem em um dia, de carro, de Bariloche a Puerto Varas via Paso Cardenal Antônio Samore no mês de julho. Tenho pouquíssima esperiência em dirigir na neve.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amando! Não recomendamos. Além da possibilidade de neve, há os problemas de alugar carro para atravessar a fronteira e os perrengues de imigração com carro. Vá de ônibus.

Santiago do Chile – em busca da neve « A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

[...] Leia: 5 roteiros para combinar Chile e Argentina na mesma viagem [...]

Iza
IzaPermalinkResponder

Olá, Bóia!

Eu e meu marido queremos conhecer o roteiro Santiago-Buenos Aires, nas duas últimas semanas de maio/2013, mas estamos com uma criança de 2 anos e meio. Será apropriado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iza! Leia as dicas dos nossos leitores para viagens "adultas" com crianças:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/destino-adulto-com-criancas-onde-voce-ja-foi

Veja as dicas do Viajando com Pimpolhos:
http://viajandocompimpolhos.wordpress.com/antes-de-viajar/qual-a-idade-ideal-para-viajar/

Deyse B
Deyse BPermalinkResponder

Ola Bóia!!

estou com viagem marcada para final de Abril até dia 15 de maio/2013 e gostaria de saber se nesta epoca não vamos conseguir desfrutar nem um pouco das estações de esqui ?? aonde eu posso ir no chile para curtir neve nesta epoca?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deyse! Talvez haja neve em Ushuaia, na Argentina, mas a estação não terá aberto.

Deyse B
Deyse BPermalinkResponder

Sério que não haverá nada de neve? nossa agora eu fiquei super desanimada!

Isabela Bastos

Olá! Pretendo viajar no feriado de Corpus Christi em 30/05/2013. Será que nessa altura conseguimos encontrar neve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! Provavelmente não!

Ricardo Rafael Nogueira

Ola Boia! Estamos pensando em viajar para Santiago e buenos aires, no inicio de Abril. A Duracao seria de 08 dias. Podemos fazer esse trajeto de carro ? As estradas então em boas condicoes? O caminho e interessante turisticamente?
Outra opcao seria Montevideo a buenos aires, tambem de carro. O que voce sugere? Estamos em dois casais.
Obgdo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! É muito difícil alugar carro num país e levar a outro. Buenos Aires está a 1.600 de Santiago. A estrada que corta os Andes está em obras e as retenções têm sido grandes.

Para roteiros de carro, recomendamos alugar o carro num país, fazer o que precisa ser feito, devolver o carro, atravessar a fronteira, alugar outro carro no outro país.

O roteiro Buenos Aires-Santaigo em 8 dias é totalmente insano.

Com 8 dias é possível combinar Buenos Aires com Colonia e Montevidéu:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/5-roteiros-para-combinar-argentina-e-uruguai-na-mesma-viagem/

Edna Rodrigues

Olá!

É possível fazer em 30 dias Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile (não necessariamente nessa ordem)?
Existe algum roteiro? Não sei por onde começar, qualquer ajuda é bem-vinda!

Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edna! Não pense em países, pense em lugares que queira visitar. 5 a 7 dias para grandes capitais, 3 a 4 para capitais menores, 2 a 3 dias para outros lugares. Cada dia de deslocamento é um dia perdido.

Felipe Rodrigues

boa noite,
Vale a pena ir a El Calafate em Agosto???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Talvez alguns passeios, como o minitrekking, não estejam funcionando. Para aproveitar melhor, vá na temporada, entre novembro e março.

Lucas Antônio

Ficar hospedado em Puerto Montt e combinar Bariloche e Puerto Varas no verão em 4 dias é possível? Vale a pena ir até Frutillar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Bariloche fica na Argentina, não é um bate-volta de Puerto Montt. Recomendamos ficar em Puerto Varas, é muito mais bonito. Quatro dias são suficientes para passear pelo lado chileno mas insuficientes para incorporar o lado argentino. Reserve pelo menos uma semana para os dois lados; 10 dias é o ideal.

Priscila Pereira Gualberto

Olá Boia! Muito bom o site, muitas informações, esclareceu muita coisa. Estou indo ao Chile em Março, tinhamos programado ir a Santiago, alugar um carro e seguir para Mendoza, voltar por Santiago. Porém, já li ak que a estrada estará em reforma, será que ainda vale a pena começar a viagem em Buenos Aires, voar até Mendoza e fazer o trajeto até Santiago de onibus? Temos +/- 10 dias de viagem. Ou será melhor ir apenas para a região dos lagos e vulcoes? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Até junho não recomendamos Santiago-Mendoza por terra por nenhum meio. Melhor voar.

Magda
MagdaPermalinkResponder

Olá Boia, Parabéns pelo blog
estou com uma dúvida, será que eu consigo um pacote turístico que sai de buenos aires, atravessa os lagos andinos e termina em santiago? Se sim, quanto será o preço mais ou menos? Será um percurso de quantos dias? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Magda! Consulte uma operadora smile Por aqui tratamos de viagens independentes.

fatima
fatimaPermalinkResponder

Gostaria de ir ao Chile em maio e atravessar a cordilheira dos andes de onibus.É uma boa época.Ouvi dizer que as estradas estão em reforma.O que me aconselha.Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fatima! A estrada está em reforma até junho, não recomendamos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/obras-travessia-andes-mendoza-santiago/

Moacir
MoacirPermalinkResponder

Bom dia, parabens pelo blog.
em julho quero ir para algum lugar da america do sul.
ja viajei 8 vezes mas sempre de aviao.
eu gostaria de voar de aviao ate um certo local e de la alugar um carro e "rodar" uns 2 mil km...
pensei ir de pucon ate bariloche, ou de santiago ate pucon.. mas minha duvida é eu conssigo andar de carro nessa epoca?
vc tem algo mais interessante para me dar de dica?
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Moacir! O Ricardo Freire, dono do blog, é super reticente com dirigir na neve. Acha bastante arriscado. Atravessar a fronteira com carro alugado também é encrenca.

Em julho uma boa viagem de carro é ao sul da Bahia.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Olá, vamos para Buenos Aires no dia 01/06, ficaremos 4 dias, em seguida pegamos um vôo para Santiago do chile, qual roteiro vc indica em cada cidade passo a passo,e somente com o Portugês, conseguimos nos virar por lá?

Marco Capila
Marco CapilaPermalinkResponder

Olá à todos!
Gostaria de saber se alguém já fez de carro Brasil - Chile. Estou programando com amigos (serão 3 casais e minha filha de 6 anos) uma viagem de Belo Horizonte - MG à Torres Del Paine. Estamos querendo ir de carro, será um desafio e não estamos querendo abrir mão de fazer dirigindo. Algém já fez? Estamos querendo idéias do melhor caminho à percorrer e evitar o máximo possível as temerosas estradas de rípio. Inicialmente pensei em atravessar em Uruguaiana e depois seguir a "Ruta 40" na Argentina até Cerro Castillo. Mas já me disseram que vou pegar muitos, mas muitos Kms de rípio. Mas ninguém sabe falar se são 10 ou 500km de rípio, ou se no trecho citado é tudo asfalto ou se existe outro caminho que seja viável.

Obrigado!

Marco Capila
marco.capila@gmail.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Sempre que nos perguntam isso, pedimos aos perguntadores que procurem foruns de jipeiros. Nossa praia é turismo; uma viagem de 5.200 km (via Buenos Aires e El Calafate) ou 7.400 (via Mendoza e Santiago) é algo que foge completamente à nossa competência.

Marco Capila
Marco CapilaPermalinkResponder

Obrigado pela atenção!

Nay
NayPermalinkResponder

Olá, estou com mochilão marcado pra dezembro/13, sugere alguma rota economica da Argentina-Chile. Quais lugares não posso deixar de conhecer que sejam acessíveis e de fácil locomoção? tenho de 15 dias em cada País.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nay! Rota econômica é qualquer uma que você queira fazer, usando ônibus e albergue.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Olá,
Eu e meu namorado estamos programando uma viagem para 28/07 a 07/08/13. Vamos e voltamos de avião a Buenos Aires. Estamos pensando em passear por B.A., San Martin de los Andes, Mendoza e talvez Bariloche.

Você tem alguma dica para nos dar? Não sei se teremos tempo para passear por tudo, então roteiro seria legal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! O Ricardo Freire fala sobre as dobradinhas possíveis a partir de Buenos Aires neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/
Se vocês gostarem de atividades de inverno, aproveitem Bariloche e/ou San Martín de Los Andes e Villa La Angostura.

Welington Fernandes

Olá!!!! Tudo bem? Estou me programando para ir à Argentina e ao Chile, no mês de Agosto. Esta é uma boa temporada? Ainda pegarei neve? O que posso fazer durante esse mês? Desde já, muito obrigado pela atenção!! Abraço

Bel
BelPermalinkResponder

Boa noite!!!
Vou para BUE e Chile nas próximas semanas. Qual é a melhor forma de chegar a Bariloche partindo de Santiago de onibus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bel! Você teria que ir a Puerto Varas (11 horas de ônibus) e lá ir para Bariloche (5 horas).

Lúcia
LúciaPermalinkResponder

Alguém sabe me informar o preço da passagem aérea de Mendonza para Santiago ida e volta?
Aguardo,
Lúcia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lúcia! Simule em algum site como o Skyscanner: http://skyscanner.com/

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Oi Bóia!

Estou pensando em seguir sua dica sobre a promoção da Aerolineas Argentinas e fazer o trecho que sugeriu nest post, começando por Ushuaia, passando por Torres del Paine e terminando em El Calafate.
Porém, tenho duas pequenas dúvidas.
- Quais são os serviços de Cruzeiro/ônibus conhecidos para o trecho Ushuaia até Punta Arenas?
- O trecho inverso também seria recomendado? (Começando por El Calafate e terminando por Ushuaia) Ou há alguma razão em especial por você sugerir o início por Ushuaia?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! A razão do Ricardo Freire sugerir terminar pelo Calafate é que ali está a paisagem mais bonita de toda a região. Você não verá nada de tirar tanto o fôlego quanto o Perito Moreno.

O Crucero Australis não opera nesta época. Entre Punta Arenas e Ushuaia você só teria o ônibus, mesmo. Nesse caso, é melhor fazer um bate-volta com pernoite do Calafate a Puerto Natales do que precisar ir até Punta Arenas, onde há pouco para ver e fazer. O trajeto de ônibus não terá as belezas da rota do cruzeiro.

Ludmila
LudmilaPermalinkResponder

Boa noite!
Estou planejando uma viagem Para Argentina e Chile de 15 dias e gostaria de mais algumas dicas.
Vamos para Buenos Aires, Atacama e Santiago.
Entre Buenos Aires e Santiago, qual delas possui mais atrativos?Qual devemos reservar mais tempo?
Vamos na primeira quinzena maio,e pelo que li a temporada de ski não terá começado.. vale a pena tentar ir em Valle Nevado mesmo assim?
Obrigada!

Renata
RenataPermalinkResponder

Boia
Blz?
estou pesquisando e nao acho nenhum topico falando de há onibus direto de Cordoba para Salta. O Pato econominco citou que foi de onibus mas parou em cidades. Vc sabe se ha? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Andesmar, Veloz del Norte e Tramat oferecem o trajeto. A viagem leva entre 12 e 14 horas.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá. Gostaria de saber se setembro é uma boa época para fazer Ushuaia+El Calafate+Puerto Natales. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O melhor é fazer entre novembro e março, quando está menos frio e há mais passeios funcionando.

Ana
AnaPermalinkResponder

Obrigada! Vou mudar meus planos então. Será que Lima-Cusco-Machu Picchu seria uma opção melhor para setembro. Obrigada de novo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! É uma boa época. Leia mais em https://www.viajenaviagem.com/category/peru

Crislaine
CrislainePermalinkResponder

Boa noite,

Estamos decidindo nossa lua de mel. Nos casamos dia 01/06 e pretendemos viajar para Santiago e Mendoza (uns 9 dias). Gostaria de saber se essa data é propícia para se ter o mínimo de contato com a neve. Vc sugere outros destinos para esse período? Desde já agradeço as dicas do site.....mtoooooooooooo boas, leio sempre!

Att,

Crislaine

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Crislaine! Para neve, só a partir de julho!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar