5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Revoada de flamingos no deserto do Atacama

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível fazer uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

Veja 5 roteiros práticos para visitar Argentina e Chile na mesma viagem:


View Argentina e Chile na mesma viagem in a larger map

Santiago + Mendoza

Ônibus de Santiago a Mendoza

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires -- mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes -- tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar). Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião -- seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só. Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos. O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno). Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda -- retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente -- e relativamente tão perto entre si -- que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal). É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem). Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso -- o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Leia mais:

656 comentários

erika
erikaPermalinkResponder

Olá, estarei indo para santiago e bariloche, ficando 4 dias em cada um. Gostaria de alguma opção para dpois de bariloche. Pensei no Ushuaia, ficando 3 dias, é suficiente? . Carro,onibus ou avião? Iremos em abril de 2014.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erika? Tem certeza que você pensou sobre a logística dessa viagem? Combine Chile e Argentina aos pares próximos: Santiago com Mendoza, Puerto Varas com Bariloche, Calafate com Torres del Paine, Ushuaia com Punta Arenas (ou Calafate).

Mila Santos
Mila SantosPermalinkResponder

Olá Bóia, tudo bem? Post sensacional, mas como uma legítima libriana ainda estou algumas dúvidas. Para conciliar com a facul, minha ideia é tirar 15 dias em julho. Gostei do roteiro Ushuaia - Punta Arenas - Puerto Natales - Torres del Paine - El Calafate. Consigo visitar todos estes lugares em apenas 15 dias?
Onde posso comprar as passagens de onibus antecipadamente?
Se não der pra conhecer todas os locais, gostaria de conhecer Ushuaia e El Calafate, em julho é bacana? Tem como fazer este trajeto de onibus?
Abraços!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mila! Não faça esse pinga-pinga de ônibus no inverno, não. O inverno é insanamente frio; a temporada para ir à Patagônia é no verão.

No inverno Ushuaia se converte numa estação de esqui.

GUSTAVO G. ROCHA

- Gostaria de saber se é viável fazer o trecho puerto natales para el calafate em setembro, no inverno.E se é também viável ir de ônibus de punta arenas a puerto napoles em setembro, no inverno.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! O trecho Puerto Natales-El Calafate é oferecido por agências de turismo. Não sabemos se é oferecido nesta época, que é baixa temporada. O trecho Punta Arenas-Puerto Natales é regular.

Dorotea
DoroteaPermalinkResponder

COMO IR ATE EL CALAFATE..
Eu fui de Puerto Natales a Torres del Paine e la fiquei hospedada 3 dias. De Torres del Paine tem uma van ate El Calafate. Leva umas 6 horas +-.
Parece que tem um onibus tambem que vem de Puerto Natales.

Lili
LiliPermalinkResponder

Olá! Pretendo ir em agosto e ficar 4 noites em buenos aires, depois 2 noites em mendoza, e por fim, 4 noites em santiago. o que vc acha? acha que é melhor mendoza-santiago ou santiago-mendoza? ou tanto faz? aceito sugestões e dicas, tô perdida. obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lili! Faz mais sentido chegar por Buenos Aires e voltar por Santiago ou vice-versa. Deixe por último a cidade pela qual você tem mais expectativa.

Dani
DaniPermalinkResponder

Oi, gostaria de uma indicação de companhia áerea que faça essa ponte Santiago - Mendoza..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dani! Aerolineas Argentinas e Lan fazem o trecho.

Dorotea
DoroteaPermalinkResponder

Dani
Se nao foi ainda, sugiro que va de onibus.
Sao 7 horas(porque gasta muito tempo na fronteira) e a paisagem vale a pena. So nao é recomendado fazer este trecho terrestre no inverno porque os tuneis podem fechar.
Na entrada do Chile passa pelos Caracoles. Muito legal. lindas fotos que ira perder se for de aviao.
Fica a dica !!

luci
luciPermalinkResponder

oi, estarei indo para El Calafate em abril de 2014, mas gostraia de acrescentar o Ushuaia e Santiago na viagem. Qual a melhor ordem dos destinos? Estarei saindo de São Paulo. Vale a pena ir para estes destinos em Abril?

Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luci! Incluir Ushuaia é fácil, há vôos entre El Calafate e Ushuaia, e de qualquer um dos lugares você voa de volta para Buenos Aires. Recomendamos El Calafate para o final.

Não há vôos entre Ushuaia ou El Calafate e Santiago. Não é uma viagem lógica. Você teria que pegar um ônibus de Ushuaia a Punta Arenas (12 horas) ou um ônibus de El Calafate a Puerto Natales (6 horas) e outro de Puerto Natales a Punta Arenas (3 horas) para então voar a Santiago.

Voe desde Buenos Aires ou -- o que recomendamos -- deixe para a próxima.

Mariana Almeida

já conheço bem Bariloche, Buenos Aires e tb Santiago...Gostaria de saber se é possível combinar Mendoza com os lagos andinos em uma viagem de uma semana. Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Você escolheu dois destinos em dois países diferentes, bastante distantes um do outro, e sem ligação por via aérea. Não dá.

O texto é claro: combine destinos na mesma latitude. Lagos Andinos com Bariloche. Mendoza com Santiago. Torres del Paine com Calafate. Atacama com Salta. Esses são os pares que dão certo. Qualquer outro par, você arranjará uma encrenca logística.

Paty
PatyPermalinkResponder

Olá queria indicação de companhia aérea que faça Montevidéo a Buenos Aires e desta para Bariloche.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paty! A Aerolíneas e a Buquebus (flybqb.com) voam entre Montevidéu e o Aeroparque em Buenos Aires.

A Aerolíneas e a LAN voam entre Buenos Aires e Bariloche.

Karla
KarlaPermalinkResponder

Olá,
Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo blog. Fantástico.
Estou indo para Santiago no dia 29 de junho (5 dias) e depois sigo para Puerto Montt p/ fazer o Cruce Lagos e ficar 4 dias em Bariloche. Gostaria de saber sobre o retorno para o Brasil. É perigoso retornar de ônibus para Puerto Montti por conta da neve e depois seguir para Santiago? Ou é melhor pegar um voo para Buenos Aires e depois Brasil?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Caso você consiga uma passagem com bom preço, é mais interessante voltar via Buenos Aires sim. Caso fique muito caro, programe o Cruce para logo que chegar, deixando os dias de Puerto Montt para o final (assim você consegue contornar algum eventual atraso por conta de interdição de estrada). Mas é raro cair neve em junho e em altitudes baixas.

daniel
danielPermalinkResponder

Estou indo para Santiago no mes de setembro 2013, gostaria muito de conhecer San Fernando(Casa Silva) como chegar saindo de Santiago e qual o melhor meio de transporte.
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Até San Fernando é possível ir de trem.

http://www.tmsa.cl/link.cgi/

marcolima
marcolimaPermalinkResponder

alo gostaria de subir de onibus ate santiago a partir de ushuaia sera que es possivel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcolima! Não é não. Você pode voar a Punta Arenas (4h e meia) e continuar de ônibus (12h), mas aviagem não faz sentido logístico.

Luiz Aureliano

Complementado minha pergunta,
Procuro dicas de onde ficar em Valparaiso em um periodo curto 01/06/2013 ate 02/062013
procuro percursos proximos e agradeço opiniões.
Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Aureliano!

Neste post há indicações:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/valparaiso-surpreendente/

Pablo
PabloPermalinkResponder

Olá. Li numa dúvida anterior, mas gostaria de confirmar isso: Esse roteiro que você sugeriu –> USHUAIA + PUNTA ARENAS (com extensão a Puerto Natales e El Calafate) no inverno é realmente muito ruim de se fazer? Estava pensando em ir em Agosto. O que você acha?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pablo! Recomenda-se a Patagônia no verão. É quando o frio é menos intenso e todos os passeios estão disponíveis. No auge do inverno a recomendação é esquiar em Ushuaia.

SHIRLENE COSTA JUNQUEIRA

Olá, em janeiro irei até Buenos Aires de carro, e dê lá seguirei até Mendoza, gostaria de fazer os passeios de ônibus,viniculas, city tour, ir até santiago, alguem poderia me indicar uma operadora.
Quais desses passeios é possivel fazer de carro ou onibus sem utilizar avião

OBEDE PINTO SANTANA

Ola sera que existe possibiladade de unir o ultl e o agradavel, ou seja, fazer uma viajem para conhecer buenos aires, e esquiar e ir a patagonia no verao

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Obede! A temporada de esqui em Ushuaia começa no fim de junho e vai até começo de outubro. No verão você verá gelo.

Junia
JuniaPermalinkResponder

Olá! Ótimo blog!!!

Preciso de uma ajuda...
Estou viajando em Setembro para o Chile e no dia 21 sairei do deserto do atacama. Gostaria de conhecer a patagônia argentina, para ser mais exata, queria conhecer El calafate e Peninsula Valdez, terei até dia 25, e pego vôo de volta a BH por Santiago no dia 26.

Estou com dificuldades no trajeto de atacama (forma de chegar até a patagônia), em qual lugar passar primeiro, e o trajeto entre El calafate e Peninsula Valdez, já q estaremos no inverno.

Consegue me indicar um roteiro? Vi q tens bastante experiencia...

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junia! Infelizmente 4 dias para El Calafate e Pensínsula Valdez, saindo do Atacama e tendo que voltar a Santiago, é impossível. Deixe para ir à Patagônia quando você for à Argentina.

Renan
RenanPermalinkResponder

Olá! Primeiramente o post está muito bacana, parabéns! Aproveitando estamos planejando uma viagem para Jan ou Fev/14 e gostaria de saber sobre o translado Ushuaia até Punta Arenas. É tranquilo? São 12h mesmo? Não é caro? O que você recomenda conhecer de Punta Arenas? Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renan! Se a gente tivesse a informação de que não são 12 horas, não teria escrito 12 horas.

Veja os passeios disponíveis em Punta Arenas:
http://www.interpatagonia.com/puntaarenas/paseos.html

Ana Mae Barbosa

Vou a Santiago a trabalho posso passar 3 noites e quatro dias viajando .Quero uma tour Pode me indicar Tenho dificuldade de locomoção por problemas nos joelhos a data será de 18 a 21 de maio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Mae! Existe um ônibus hop-on hop-off da Turistik, que também faz outros tipos de passeios. A TurisTour é a maior agência. A Enotour faz bons passeios privativos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Gaby Costa
Gaby CostaPermalinkResponder

Estou indo para Santiago em agosto e gostaria de saber se é viável ir até Valle Nevado e voltar no mesmo dia e se existem ônibus que façam este percurso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gaby!

As informações estão todas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Bom Dia!
Estou planejando uma viagem com amigos de carro, queremos ir até mendoza na Argentina de carro e depois pensei onibus para conhecer o chile. alguma dica de roteiro!?
Obrigado

monica
monicaPermalinkResponder

Estamos planejando uma viagem ao Chile/Argentina na 2ª quinzena de julho. A ideia seria Santiago - Puerto Montt de avião, Cruce de Lagos até Bariloche e finalizar em Buenos Aires. Li que no inverno há possibilidade de chuvas na região dos lagos. Você acha que vale a pena conhecer essa região em Julho? A incidência de chuvas é realmente alta?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Chove bastante no sul do Chile o ano inteiro. A maior inconveniência desta época é ter que necessariamente dormir em Peulla, se você fizer o Cruce. O bônus é ter a chance de pegar neve em Bariloche.

regiane Souza
regiane SouzaPermalinkResponder

Gostaria de saber um trajeto de Mendoza ao deserto de atacama...cerca de 15 dias de carro. É possível?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regiane! Se você pegar um carro na Argentina e passar para o Chile, terá que voltar com o carro para a Argentina. Isso significa que você terá que fazer todo o trajeto de volta, exatamente por onde veio. Nâo é legal...

Nádia Elias
Nádia EliasPermalinkResponder

Estamos planejando uma viagem ao Chile/Argentina em Julho/Agosto. A ideia inicial seria Santiago – Puerto Montt de avião, Puerto Varas e fazer Cruce de Lagos até Bariloche de (de ônibus) Você Sabe quanto custa?. Pensamos em esticar até San Martin, que eu e meu marido fizemos ano passado junto com Bariloche. Desta vez um casal vai conosco, por isso a repetição.
Você acha que 2 dias em Puerto Varas é muito? Será que nessa época dá para ir ver Torres Del Paine?
Li que no inverno há possibilidade de chuvas na região dos lagos. Você acha que vale a pena conhecer essa região em Julho?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nadia! Há chuvas o ano inteiro no sul do Chile. Para ir a Torres del Paine desde Puerto Varas é preciso pegar um avião a Punta Arenas, e depois ir a Puerto Natales de ônibus (3h). O parque fica a 1h da cidade. No inverno é geladíssimo, a época de ir à Patagônia austral é no verão.

Fique pelo menos três dias inteiros em Puerto Varas.

Leia sobre preços do Cruce de barco e de ônibus:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/bariloche-puerto-montt-cruce-de-lagos-ou-onibus/

Keila
KeilaPermalinkResponder

Olá!!! Tudo bem? Eu e meu esposo estamos planejando em viajarmos em agosto a Bariloche e Lagos Andinos. Por onde é melhor começar a viagem. e qual companhia você indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Keila! Você pode voar a Bariloche por Lan ou Aerolíneas, atravessar, voltar e pegar o vôo de volta ao Brasil via Buenos Aires, ou seguir viagem a Santiago pela Lan voltando ao Brasil.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Olá! Pretendo ir a Santiago e Buenos Aires nos dias 01 e 03 de Maio de 2014, respectivamente. Vou para assistir shows nas duas cidades, mas terei algum tempo livre. Pode indicar algo que eu possa visitar ou a melhor forma de fazer o trajeto Santiago x Buenos Aires?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Entre as duas capitais, vá de avião. De ônibus dá 24 horas de viagem.

Leia sobre Buenos Aires e Santiago:

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

Mário Roberto

Olá, gostaria de fazer uma viagem de 15 dias em janeiro entre Buenos Aires e Santiago. Sei que a distância é grande entre as duas cidades, mas em 15 dias haveria algum roteiro terrestre interessante para uma travessia entre os dois pontos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mario! Indicamos uma parada em Mendoza.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Santiago a Mendoza. Qual a melhor época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Se você for de ônibus, fora do inverno, quando a estrada pode fechar.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/vindima-no-chile-quem-ja-participou/

Natali Back
Natali BackPermalinkResponder

Oi Bóia!
Eu e meu noivo estamos planejando nossas ferias e até compramos as passagens hoje fazendo Santiago, Bariloche e Buenos Aires, mas no trecho entre Santiago e Bariloche não compramos a passagem aérea pois deixamos para ir no passeio pelos lagos andinos e um amigo nos disse que era possível fechar esse passeio qdo estivéssemos lá, agora pesquisando mais sobre isso vimos que é preciso ir de Santiago até Puerto Montt e a distancia é de 1000km, já fechamos nossas passagens.
Perguntas:
Existe como não ter que ir a Puerto Montt para fazer esse passeio ou não temos outra saída?
O que vc recomenda?
Tem como fechar lá direto mesmo?

Queremos fazer bom proveito da viagem mas sem gastar tanto, por favor nos de dicas! smile
Parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natali! Você precisa voar ou ir de ônibus a Puerto Montt. De ônibus são 12h, há ônibus noturnos. O Cruce de Lagos pode ser reservado ao chegar em Puerto Montt ou Puerto Varas. No inverno há um pernoite obrigatório em Peulla. Sempre cheque todo o seu itinerário antes de comprar uma passagem aérea.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá Bóia!

Parto em agosto para um mochilão Uruguai, Argentina e Chile com o namorado. de Buenos Aires até Santiago iremos parar em Mendoza, porém comprei a volta de BsAs e a volta do chile queria fazer de ônibus (pois vôos estão muuuito caros) por outro caminho... sugere algo??? Temos 20 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Se você não atravessar de volta entre Santiago e Mendoza, terá que descer até Pucón e atravessar a San Martín de los Andes, voltando de lá. Temo que você não tenha tempo para tudo isso.

Viviane Pires
Viviane PiresPermalinkResponder

Olá Bóia! Gostaria de contar com sua ajuda, eu e meu marido
estamos desejando fazer uma viagem em agosto 2013 para Argentina/Chile e não conhecemos nada. Gostaria de sua indicação
para esta nossa viagem pois pude perceber através das perguntas
anteriores que você conhece muito!!
Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Argentina e Chile são imensos smile O que vocês têm em mente? Essa época é boa para ir curtir a neve.

valeria
valeriaPermalinkResponder

Olá Bóia, gostaria de visitar os seguintes lugares:

Ushuaia / Puerto Natales(com Torres del Paine) / El Calafate / Buenos Aires / Salta / San Pedro Atacama e Salar de Yuni.

É possível fazer este roteiro ou é loucura? Qtos dias seriam necessários e como seria melhor retornar de Salar de Yuni pra Brasil? Vc sugere mudança no roteiro? Início de setembro é viável?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valéria! Você precisaria de pelo menos 30 dias. Os deslocamentos sairão bastante caro.

Roseli
RoseliPermalinkResponder

oi, Boia.
Estaremos indo ao Atacama em agosto. Nossa dúvida é sobre o trajeto entre Salta e São Pedro do Atacama. Não sabemos se vamos por Jujui, Ruta 52 ou por S Ant de los Cobres, Ruta 51 que é mais perto. Diminui uns 200km mas, pelo que lemos, todos indicam ir por Jujui. O que me diz?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roseli! O mais interessante é por Jujuy.

Saul Claudino Jr;

Por Jujuy, vc passa por Purmamarca, interessantisso. Mas Santo Antonio de Los Cobres é mais surreal.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá!

Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para dezembro de 2014 para Argentina/Chile... Gostaríamos de conhecer Mendoza, el calafate e Ushuaya. Essa época do ano é indicada?? Conseguimos unir os 3 destinos? E gostaríamos de fazer a travessia da cordilheira de carro. O que você pode me indicar? Que roteiro devemos seguir?

Obrigada,
Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Localize esses pontos no mapa, e você verá que é um roteiro bastante ambicioso. Os roteiros sugeridos neste post são mais racionais.

Neusa Maria Alves Costa

Olá!
Estou querendo viajar ao Chile,e Argentina...Fazer Santiago, Puerto Montt, Puerto Varas, Pacon, Bariloche....O que me sugerem no percurso para que eu possa aproveitar mais os meus poucos 13 ou 15 dias. Viajo sózinha e não gostaria de excursões que são sempre muito cansativas. Com seria mais fácil eu me descolar para conhecer estes pontos? Avião, onibus, pois não dirijo em estradas desconhecidas...Entro Por Santiago ou Argentina? Grata pela ajuda e sugestões, Neusa Costa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neusa! Voe do Brasil a Buenos Aires, de lá a Bariloche, atravesse para Puerto Varas, siga de ônibus a Pucón e a Santiago, voe de volta de Santiago ao Brasil.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Oi Bóia, tudo bem?
Eu e minha irmã sairemos de férias agora em Agosto e como cabeçudas que somos, só estamos pesquisando nossa viagem agora.. cabecudisses a parte! rs
A 1ª ideia e de viajar de Cordoba até Mendoza.
2ª de Buenos Aires para Mendoza
3ª Santiado e ir de lá para Mendoza.

Considerando principamente o custo, o que você acha mais apropriado, ja que nunca fomos para Argentina e tudo será novidade?
Muito obrigada.
Raquel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Santiago e Mendoza funcionam bem, pois são cidades mais próximas. A questão é que no inverno a estrada às vezes fecha, por conta da neve. Seria mais garantido ir de avião.

Falamos da dobradinha Mendoza e Buenos Aires aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

Saul Claudino Jr;

Como é a passagem de carro ou ônibus entre a Bariloche e Puerto Montt, no mes de agosto ?

Dorotea
DoroteaPermalinkResponder

SALTA - ATACAMA

Nao encontrei o roteiro mencionado acima. Voce pode me ajudar ??
att

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dorotea! Há ônibus entre as duas localidades. Você pode fazer Brasil-Buenos Aires-Salta//Calama-Santiago-Brasil de avião.

Dorotea
DoroteaPermalinkResponder

Olá Bóia!!
Peço que responda minhas perguntas :

Concordo com a sequencia sugerida para o aereo, especialmente no caso de BH onde os voos no sentido BH para Calama tem conexões com longas esperas.

Eu quero fazer Salta - Atacama a principio no final de outubro.
1) É a melhor época ??
Depois de minhas pesquisas já estou querendo incluir a Quebrada de Humahuaca e nesse caso Pumamarca. Parece que ha ônibus de Pumamarca a San Pedro de Atacama .
2) Vc confirma ? sabe dar alguma inf adicional ?
Gostaria de encontrar uma empresa em que eu pudesse contratar este trecho de forma mais turística, ou seja, que parasse nos pontos mais interessantes para observação e fotos, ao invés de ônibus regular que vá direto sem direito a paradas em pontos imperdíveis do caminho.
3) Vc saberia me orientar nesse sentido , de forma que eu faça este trecho da melhor maneira possível sem me ver obrigada a entrar num tour fechado com passeios inclusos nos dois lugares.
4) Vc saberia me informar se o Salar de Uyuni é realmente imperdivel , mesmo para quem tiver feito a travessia de Salta a Atacama ( passando por salares) e depois ido ao Salar do Atacama ? Parece-me que mesmo podendo ser mais bonito que os outros salares talvez eu viesse a percorrer paisagens muito proximas gastando tempo e $ em coisas quase repetitivas. Qual a sua opniao ?
5) Alguma outra sugestão ??
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dorotea! O Ricardo Freire não foi ao Salar de Uyuni. Mas não há nenhum depoimento aqui no site dizendo que o Salar de Uyuni é repeteco de qualquer outro salar. Provavelmente será como dizer que Iguaçu não vale a pena depois que você viu alguma outra cachoeira de grande porte.

A linha Salta-San Pedro passa por Jujuy e Purmamarca.
4http://www.sanpedrodeatacama.net/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Olá a todos! Estou pensando em programar Buenos Aires - Santiago - Ushuaia em setembro. Pelo que já li, é muito frio nesta época... Os passeios são limitados...enfim, lógico que é bem melhor no verão, porém minhas férias serão em setembro.... Minha dúvida: Levo ou não meu filho de 3 anos e 8 meses??? Fico pensando no quão frio é, porém, se bem agasalhado... Boa tarde a todos!!!

luiz carlos
luiz carlosPermalinkResponder

Queria ir de Belém, Buenos Aires 3 dias, esta parte aérea e depois para Mendonça 03 dias, esta parte aérea e, depois quero ir a Santiago via rodoviária, pois desejo desfrutar das paisagens, há sugestões.
( ida 07 setembro retorno 16 setembro)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Carlos! Seria bacana você estender um pouco a sua viagem, vai ficar corrida. Clique nos links indicados no pé do texto para ler mais.

Fatima
FatimaPermalinkResponder

Ola, estamos planejando um roteiro para junho, julho de 2014, montevideo, buenos aires, mendoza, bariloche e santiago. Qual o melhor roteiro?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fatima! É uma viagem bastante cara, acho que quando você orçar vai desistir.

Em todo caso, o melhor roteiro seria ir a Montevidéu, de lá de ônibus a Colonia e barco a Buenos Aires, então avião a Bariloche, então travessia a Puerto Varas, então ônibus ou avião a Santiago, então ônibus a Mendoza, então ônibus ou avião a Buenos Aires. Reserve pelo menos 30 dias para o percurso.

Aline CC Facundo

Olá, tudo bem?
Estou indo ao Chile de 26 de outubro a 2 de novembro de 2013. Onde vamos para Mendonza e Santiago!
O que vc sugeria?
Somos 2 casais, e pretendemos conhecer vinícolas.
O clima, como pode esta? Para saber o que devemos levar! wink
Obrigada pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Veja aqui dicas para Mendoza e Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/
https://www.viajenaviagem.com/category/mendoza/

Será primavera; você deve pegar um clima bom durante o dia, e friozinho pela noite.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Olá, Tenho 7 dias para uma viagem à Patagônia em Dezembro. Qual seria o melhor roteiro neste tempo: El Calafate + Torres del Paine ou El Calafate + Ushuaia? Quanto tempo dispensar para cada local? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Pense em 3 dias para cada lugar. Você perderá um dia em deslocamento, seja para onde for. A viagem El Calafate + Puerto Natales é mais barata porque envolve menos deslocamento aéreo.

Vivianne
ViviannePermalinkResponder

Olá Bóia!!

Eu, meu marido e meus filhos estamos indo em julho para Argentina de Carro, saindo de Minas Gerais. Tem como ir da Argentina para o Chile de Carro no inverno. O carro tem que ter tração nas 4 rodas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Mais importante do que tração são correntes para a neve.

Procure foruns de jipeiros e estradeiros. Não somos nem queremos ser especialistas sobre viagens de carro de longo curso.

Vagner
VagnerPermalinkResponder

gostaria de saber qual o melhor roteiro para conhecer chile bariloche terra do fogo e qual o melhor mês outubr o abraço aguardo respostaso ou novembro gostaria de fazer com excursão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vágner! Para ver neve em Bariloche, vá preferencialmente em agosto. Para aproveitar melhor a Terra do Fogo, vá no verão (dezembro a fevereiro).

Ricardo Lago
Ricardo LagoPermalinkResponder

Olá, Bóia! Ficarei 8 dias em Puerto Varas agora em agosto, e vou dar um pulo em Bariloche, ficar dois dias. Para ganhar tempo e economizar, pretendo ir e voltar de ônibus. O risco da estrada fechar em decorrência da neve é grande? Fico preocupado pois já reservei todos os hotéis.
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Não é uma estrada de montanha, então só vai fechar se acontecer uma nevasca muito forte.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber se 15 dias são suficientes para fazer uma viagem de carro saindo de Florianopolis(SC) ir a Santiago e depois Ushuaia e voltar? Seria um bom passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! São 7.000 km para ir e 4.800 km para voltar. Você teria que dirigir umas 10 horas por dia, todos os dias da viagem.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá!

Gostaria de fazer uma viagem para os Lagos Andinos com Bariloche, El Calafate, Ushuaia e quero muito ir para Stanley nas ilhas malvinas. Como é possível chegar até as ilhas malvinas? E é viável fazer tudo isso no inverno? Quero ver muita neve e curtir MUITO frio!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Recomendamos a Terra do Fogo no verão, quando todos os passeios estão disponíveis. Só há vôos para as Malvinas a partir de Punta Arenas, no Chile, aos sábados, pela Lan.

Celso Cesar
Celso CesarPermalinkResponder

E de Mendoza para Buenos Aires? Qual é a melhor pedida? Avião, carro, onibus? Faremos a primeira perna Santiago-Mendoza de ônibus.
Agradeço as sugestões.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celso! Avião: 1h20. Ônibus: 13h.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá!

Estou indo para a Patagonia em outubro, pretendo conhecer EL calafate, El chalten e Puerto Natales. O acesso para Puerto Natales é somente por Calafate certo? Vou ter que fazer um "zigue-zague"?
SP-Calafate-Chalten-Calafate e Calafate-Puerto Natales-Calafate-SP..?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Sim, é isso.

marcos
marcosPermalinkResponder

Olá Bóia.

Como o VnV foi essencial na montagem de meu roteiro de viagem a Paris e Lisboa no ano passado, recorro novamente a vocês.
Dessa vez, pretendo ir com minha esposa no final do ano de 2014 (novembro ou dezembro???) ao Chile e depois, Bariloche.
Por favor, gostaria da opinião de vocês sobre o roteiro que estou montando, porém estou na dúvida quanto aos dias em cada local. São muitos? São poucos? O que vocês mudariam?
Meu roteiro é flexível. São não faço tanta questão de ficar em Buenos Aires, pois já conheço a cidade.
Vamos ao Roteiro:
Dia 1 - Saída Rio de Janeiro / Santiago.
Dia 2 - Santiago
Dia 3 - Passeio a Santiago Val Paraíso / Vina del Mar (com pernoite)
Dia 4 - Retorno Val Paraíso para Santiago
Dia 5 - Vôo Santiago / Puerto Montt - Pernoite em Puerto Varas
Dia 6 - Puerto Varas
Dia 7 - Travessia Crue Andino até Bariloche
Dia 8 - Bariloche
Dia 9 - Bariloche
Dia 10 - Vôo Bariloche / B. Aires. No mesmo dia, travessia B. Aires até Colônia (Já conheço B. Aires e gostaria de pernoitar em Colônia e ir para Montevidéo no dia seguinte de ônibus.
Dia 11 - Colônia / Mondevidéu (de ônibus.
Dia 12 - Montevidéu
Dia 13 - Vôo Montevidéu / Rio de Janeiro.
Obrigado pela ajuda.
Marcos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! É muita coisa para pouco tempo, e são muitos deslocamentos, o que vai encarecer bastante a sua viagem. Deixe Montevidéu e Colonia del Sacramento para outra oportunidade.

Veja dicas completas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

marcos
marcosPermalinkResponder

OK Bóia.
Obrigado. Vou pesquisar as dicas que você mandou.
Abraço.
Marcos.

marcos
marcosPermalinkResponder

Bóia.
Só mais uma pergunta: Retirando Montevidéu e Colônia do roteiro, os demais dias estão de acordo? O que vocês mudariam?
Abraço.
Marcos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Recomendamos redistribuir os dias. Santiago pede uns 4 dias, para poder conhecer a cidade e fazer os passeios nos arredores. Puerto Varas, 3 dias para quem vai fazer a travessia. Clique nos links e leia as dicas do Ricardo Freire para montar o seu roteiro. Está tudo explicadinho. smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar