5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Revoada de flamingos no deserto do Atacama

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível fazer uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

Veja 5 roteiros práticos para visitar Argentina e Chile na mesma viagem:


View Argentina e Chile na mesma viagem in a larger map

Santiago + Mendoza

Ônibus de Santiago a Mendoza

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires -- mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes -- tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar). Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião -- seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só. Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos. O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno). Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda -- retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente -- e relativamente tão perto entre si -- que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal). É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem). Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso -- o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Leia mais:

656 comentários

Bethania Villela

Boa noite, Marcos,

Estou impressionada com o nível de detalhamento de tudo que vc conhece sobre como viajar na Patagônia. Parabéns!!!
Li todos os posts e, é claro,descobri muita coisa, inclusive que não devo ir em setembro,quando pretendia ir!!!

A viagem será um presente para meu filho e não tenho problema com tempo, tenho até 30 dias. Ele nunca esteve em Santiago e pensei em começar por lá, descendo e fazendo os passeios típicos e chegar a Ushuaia. Gostaria de ir a Torres Del Pane, El Chalten, El Calafate, Punta Arenas, fazer um trekking pelo Perito Moreno. Estou perdida pra montar esse roteiro.
Queria sua opinião e agradeço se puder retornar.
Abraços,
Bethania Villela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bethania! Veja tudo o que você pode fazer a partir de Santiago neste post:

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

(Infelizmente não temos como montar roteiros individuais para todos os leitores que nos pedem.)

Suely Epsztein Grynberg

Olá. Porque não se deve ir à Patagônia em setembro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suely! Não é que não se deve. O tempo está mais agradável no verão e haverá mais passeios em operação.

Bethania Villela

Me desculpe, acabei de lhe chamar de Marcos!!!

Você é o Bóia!

Perdão....

Bethania Villela

Olá Ricardo,

Obrigada pelo link. Na verdade já tinha ido até ele par ler e valeu muito. Peguei diversas informação. Não vou à Santiago há anos.

Quanto a roteiro, é claro que não pretendia

Bethania Villela

continuando...não pretendia isso. Queria apenas sua opinião sobre a viabilidade de dar início via Argentina/Ushuaia e seguir subindo até Santiago, ou o contrário.
Sei que os passeios que mais quero, demandam entradas e saídas entre Chile e Argentina.
Será que me daria bem deixando a viagem para novembro ou início de dezembro? Meu filho e eu não precisamos da apresentação à neve e creio que escapar do auge da alta temporada de verão, pode nos dar um pouco mais de paz e relaxamento.
Você concorda? É uma boa época? Na certa haverá neve, ainda, em alguns locais, mas o frio não chegará a atrapalhar os passeios.
Aguardo seus bem humorados comentários.
Abraços,

Bethania

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bethania! Quem responde é A Bóia.

Você pode voar a Santiago, de lá a Punta Arenas, ir de ônibus a Puerto Natales, ir de ônibus a El Calafate, voar a Ushuaia, voltar por Buenos Aires.

bethania vullela

Oi, Bóia,

Obrigada pela resposta direta e rápida. Vou ver se consigo esses vôos apenas com uma das duas empresas, Lan ou AA, ou se terei que ir numa e voltar na outra.

Além de El Calafate quero ir a El Chatén, não posso deixar de chegar próximo ao Fitz Roy!!! Assim como não quero deixar de fazer umas 2 a 3 trilhas em T. Paine.
Essa é a parte do quebra cabeça do meu roteiro.Pelo que li, e estou lendo muiiito, parece que Puerto Natales ou El Calafate, têm que ser a base para acesso ao Parque. É isso, mesmo?

Quero ficar uns 3 dias hospedada dentro do P.T. Paine e não quero fazer nada na correria. Vc sabe se há transporte fácil para e do Parque a outras cidades? Ou só mesmo El Calafate ou Puerto Natales?

Acho que agora compreendi o sentido da Bóia.....acabo de segurar nela...rsrsrs

Abraços,

Bethania

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bethânia! O parque de Torres del Paine fica a pouco mais de 1h de Puerto Natales, e a pouco mais de 4h de El Calafate. Há transporte regular desde Puerto Natales, mas desde El Calafate só ônibus de excursão. El Chaltén só tem transporte a partir de El Calafate.

Eliana
ElianaPermalinkResponder

Bóia, olá!
Você acha que para comprarmos as passagens de ônibus nos trechos de Punta Arenas a Puerto Natales e a El Calafate seria necessário reservarmos com antecedência e comprarmos, já no Brasil ou é possível comprarmos as passagens na hora? Pretendemos viajar a estes lugares com a família no final de dezembro ou no inicio de fevereiro.
muito obrigada, abraços,
Eliana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! Não dá para comprar daqui do Brasil. Compre ao chegar.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Olá a todos! Em Janeiro vou passar 10 dias no Chile pela primeira vez. Serão 4 dias em Santiago, 3 em Pucon e 3 em Puerto Varas. Vou de avião até Temuco(Pucon) e retorno de avião de Puerto Montt no fim da viagem. Alguém já alugou carro pela Budget ou utilizou o Expedia.com para isso? Cotei no site pegando o carro em Temuco e devolvendo em Puerto Montt e foi cotado um ótimo preço pra 6 dias. Gostaria de saber se alguém já fez algo parecido? Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! A Budget é uma locadora conhecida smile O Expedia também é um site grande e estabelecido.

Celso
CelsoPermalinkResponder

Eu fiz, em 2011, uma viagem a Mendoza e Santiago... Resolvemos (família) ir de ônibus (Mendoza-Santiago) para admirar a paisagem e passar pelos famosos "caracoles" (descendo dos Andes a estrada é um zigue-zague total) e consegui reservar pela internet as poltronas da frente no segundo andar... A experiência foi válida, mas assim, NUNCA MAIS faria essa viagem de ônibus novamente. Porquê? Dizem que demora 6 horas, mas, na realidade, demora umas 10, 11 horas... Fica-se parado na aduana chilena por horas e horas, primeiro dentro do ônibus em uma fila de ônibus esperando a vez de descer e passar pela imigração e não pode descer do ônibus (essa fila de ônibus deve ter durado coisa de 1h30m, 2hs). Depois, na imigração do chile, temos de tirar TODAS as malas do bagageiro e de dentro do ônibus e passar por raio-x, uma por uma, de todo mundo do ônibus, sem contar a saída da argentina e a imigração chilena, ambas demoram bastante também! Até aí tudo "tranquilo", a vista da paisagem é realmente bacana, mas depois de umas 2hs você simplesmente cansa de ver montanhas... Morrendo de fome, não tem como comprar nada para comer durante o caminho, e, no ônibus, servem um lanchinho terrível... Mas o pior são os tais dos "caracoles"... Eu que nunca passo mal em viagem (ônibus, avião etc.) quase morri nessa estrada, sem contar o medo de o ônibus virar, despencar... Realmente, em uma próxima viagem faria, sem pensar duas vezes, o trajeto entre Mendoza e Santiago em um vôo que não deve chegar a 1 hora! Sem contar que você chega em Santiago na rodoviária, super estranho o lugar... Nem gosto de lembrar! hehehe

maria christina

Vou viajar em outubro e fazer o roteiro Patagonia Chilena e Argentina, durante 12 dias, saindo de Santiago e voltando por Buenos Aires.
Gostaria de dicas sobre a temperatura, pois sinto muito frio.
Dá para aguentar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Christina! A Patagônia é uma região superfria, mesmo no verão. Espere encontrar temperaturas máximas abaixo de 10ºC nesta época. Compre um casaco adequado em lojas como a http://www.decathlon.com.br .

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um/

andre bromel
andre bromelPermalinkResponder

Estou querendo ir para o chile,ushuais e patagônia.Estou pensando em fazer um cruzeiro com saída em valparaiso até o Rio de Janeiro.Queria sua opinião,devo fazer o cruzeiro? é possível ver todas essas coisas? ou seria melhor traçar outro roteiro (aéreo e terrestre)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andre! Veja se as paradas e atividades do cruzeiro são as do seu interesse.

José Henrique

gostei demais dos comentários e dicas meu velho. parabéns.
Gostaria de saber se existe algum transporte alternativo direto de buenos aires pra santiago.. e se alugar carro ficaria caro..obrigado..abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Henrique! As cidades ficam a 1.600 km de distância.

ALVANI SANTIAGO PEREIRA

Olá, boa noite,

Já estivemos no Chile em 2010 e adoramos o Sul. Quando estivemos no Chile passamos 03 dias em Santiago e o restante do tempo (4 dias) em Puerto Varas. Fizemos a travessia dos Lagos Andinos e retornamos para Puerto Varas e, no dia seguinte, retornamos (passamos 8 dias no total). Estamos pretendendo viajar no máximo 15 dias (22/11 a 02/12, previsão) e dessa vez queremos passar pela argentina (Bariloche - para conhecer) e, em seguida, retornar para o Brasil via Florianopolis, para irmos novamente a São Joaquim/SC.
Dessa vez, pretendemos ficar o menor tempo possível em Santiago para fazer a travessia e voltar pela Argentina.
O que vocês nos sugerem como roteiro?
Um grande abraço,
P.S.: Estamos saindo de Natal/RN/Brasil

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alvani! Se você não tem interesse em Santiago, o melhor é ir via Buenos Aires a Bariloche. Em novembro ainda não haverá vôos diretos de Buenos Aires a Florianópolis, que só acontecem na temporada de verão.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Oi, por favor você poderia me informar se no início de março é um bom período para ir para EL CALAFATE + PUERTO NATALES+USHUAIA + PUNTA ARENAS+ Buenos Aires ou Santiago do Chile. Não sei se estes lugares seriam viáveis faze-los no mesmo período.
Se possível, aceito sugestões sobre roteiro que eu possa anos ver um pouquinho de neve, pinguins, etc com duração máxima de 20 dias.
Aguardo retorno.
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Se você tem 20 dias, não dá para fazer as duas capitais; cada uma consumiria pelo menos 4 dias, e cada dia de deslocamento entre as escalas é um dia perdido para passeios.

Se seu objetivo são pingüins, inclua Punta Arenas, onde há uma pingüinera até março.

Roberto Dantas

Parabéns pela página. Fiquei bastante interessado na sugestão de roteiro "Voo até Ushuaia - cruzeiro a Punta Arenas - ônibus a Puerto Natales - visita a Torres del Paine - ônibus a El Calafate - retorno de avião de El Calafate"
Pretendo ir em janeiro e não posso fazer grandes caminhadas.
Favor informar qual seria o tempo necessário para fazer este percurso.
Grato, Roberto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! 3 noites em Ushuaia, 3 noites no cruzeiro, uma noite em Punta Arenas, duas ou três em Puerto Natales, três em El Calafate.

Daniele
DanielePermalinkResponder

Ola,
viajarei em lua de mel setembro de 2014.
eu e meu noivo pensamos em ir para Santiago - Mendonza... porém não sabemos qual seria outra cidade depois me Mendonza. queremos ficar dois últimos dias finalizando em Buenos aireis.
alguma sugestão.
Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniele! A dobradinha Santiago + Mendoza já é redonda smile Note que as estações de esqui costumam ficar abertas só até o início do mês de setembro.

Caso queira incluir Buenos Aires no roteiro, prefira ir de avião. A viagem de ônibus dura 12 horas.

Marilza
MarilzaPermalinkResponder

Estou pretendo ir no inicio de outubro e fazer Argentina e Chile mas são só oito dias . O que devo fazer para aproveitar melhor o dinheiro e o passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilza! Combine Bariloche com Puerto Varas.

valeria martins

Olá, temos passagens já compradas (pontos) para Buenos Aires de 14 a 26 de dezembro, mas nosso interesse mesmo é a Patagônia, principalmente Ushuaia.
Não sabia que os vôos dentro da Argentina eram tão caros. O pior é que minha filha gostaria de ver as baleias e isso parece q só acontece em Puerto Madryn, cidade longe de Ushuaia. Não estou sabendo como conjugar estas cidades no passeio e não li até agora ninguém q tivesse feito esse trajeto. Vc acha q seria viável? De que forma, aviâo? De onde pra onde? Teria que ser comprado desde já, aqui do Brasil? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valeria! As distâncias são enormes; se não usar o avião, você vai passar mais de um dia viajando.

De Ushuaia a Puerto Madryn você terá que pegar dois ônibus. Um até Río Gallegos (12 horas), outro de Río Gallegos até Puerto Madryn (19 horas).

Pesquise trechos no site da Aerolíneas Argentinas.

Cacilda
CacildaPermalinkResponder

Olá A bóia, parabéns mesmo pelo site, show.
Vê só, pretendo viajar em janeiro com a família,contudo estou um pouco perdida, o que pretendiamos de inicio era Buenos Aires e Santiago, mas estamos interessado em Bariloche. Outra, incluindo compras em ambas capitais. Qual sua sugestão? Qual a melhor opção, chegarmos por Santiago ou Bueno Aires?

Gilberto
GilbertoPermalinkResponder

Eu quero agradecer pelo seu site, muito informativo e com riquezas de detalhes. Quero fazer Foz do Iguaçu - Assunção - Buenos Aires e por fim Chile. Tem como fazer tudo de ônibus? Tenho tempo livre.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilberto! Sim, é possível. Serão viagens longas, mas dá para fazer.

jocelita
jocelitaPermalinkResponder

Olá Boia, Fiz uma viagem em maio para a Europa toda montada com dicas deste site maravilhoso, percorri muitos sites e conclui com certeza que este é o mais seguro e completo.
Agora novamente venho solicitar informações de vocês, vou com minha família do Paraná a Santiago - Puerto Montt - Bariloche - Paraná, gostaríamos de fazer um roteiro combinando carro, avião e ônibus de forma que fique mais barato, o que nos sugere,
Att
Jocelita

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jocelita! Tudo vai depender de quanto tempo você tem e do que quer ver no Chile.

De Santiago a Puerto Varas você pode ir de avião, ônibus (12 horas) ou carro (se quiser parar no Vale de Colchagua e em Pucón).

De Puerto Varas a Bariloche o melhor é fazer o Cruce de Lagos.

De Bariloche a Buenos Aires vocêm seguem de avião (o ônibus leva 20 horas).

Carros podem ser alugados localmente no Chile (pegando e devolvendo em Puerto Montt, ou pegando em Santiago e devolvendo em Puerto Montt) e na Argentina (pegando e devolvendo em Bariloche).

Gleide
GleidePermalinkResponder

Olá Bóia,

Estou querendo fazer uma viagem, pela primeira vez , para Chile e Argentina.
Gostaria que vc. Indicasse um roteiro que seria ideal para ver em 10 dias . Lí tanta sugestão e dicas que fiquei encantada, mas qual fazer. Me ajude! Sou marinheira de 1 viagem.; (eu , marido e filha).
Grata!
Gleide

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gleide! Com dez dias, faça a dupla Santiago + Mendoza ou a combinação Bariloche + Lagos Andinos.

jocelita
jocelitaPermalinkResponder

Caros amigos, em maio viajei para a Europa com as dicas maravilhosas deste site, todas as decisões foram baseadas na opinião de vocês, muito obrigada.
Agora estou planejando ir do Paraná para Santiago, Puerto Montt e Bariloche, como poderia deixar a viagem mais econômica, quais companhias aéreas tem melhor preço para esses lugares.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jocelita! Veja trechos internos com Lan e Sky Airline no Chile, Aerolíneas e Lan na Argentina.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Ricardo, estou planejando uma viagem de 33 dias com os seguintes destinos: santiago, atacama, ilha de pascoa, regiao dos lagos no chile, bariloche, punta arenas, puerto natales, el calafate, ushuaia e buenos aires. Fiz cotação com algumas agências de viagem, por achar a logística muito complicada, e, como esperado, cotaram uma pequena fortuna: US$ 8 mil, por pessoa em quartos duplos, com todos os passeios inclusos, exceto nas capitais, que preferi deixar os dias livres. Voce acha que tem condições de fazer um roteiro desses por menos, e sem auxílio de uma agência de viagens, considerando que sao 33 dias (o que limita a utilizacao de onibus para longas distancias)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Só existe uma maneira de descobrir: orçando os hotéis cidade por cidade e descobrindo o custo passeio por passeio. Infelizmente a gente não pode fazer isso por você.

Mas só para você saber: o Ricardo Freire fez um zig-zag desses sem Ilha de Páscoa e levou 45 dias. E ele só fez todos esses destinos de uma vez só porque precisava do conteúdo para o site. Se você não está a trabalho, não vale a pena encavalar tantos destinos sensacionais numa viagem só.

Aline
AlinePermalinkResponder

Ricardo Freire,

Boa noite, eu gostaria de saber quantos dias eu gastaria para fazer 5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem
Santiago+Mendoza Bariloche+Lagos Andinos calafate+Puerto Natales Ushuaia+Punta Arenas Salta+Atacama
E quantos dias eu ficaria em cada lugar?
Estou curiosa para conhecer esses lugares e eu gostaria de saber tambem quanto voce acha que sairia o custo dela para 1 pessoa.
Fico grata desde ja.
Aline

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Pense em pelo menos 10 dias para cada combinação.

Joseane Silva
Joseane SilvaPermalinkResponder

Olá, Boia!
estou indo para Patagonia Argentina em novembro , tenho um roteiro por alto,mas ainda nada definido, o que tem me deixado um pouco aflita. hahaha...
Por isso, gostaria de sua opinião.
Comprei passagens do Rio para Ushuaia vou ficar lá uns 3 dias, de lá seguirei para El Calafate, ficarei na região por 8 dias, sei que é pouco, mas você acha que ficaria muito corrido ir para Torres del Paine por dois dias e El Chatén por mais dois dias e os outros 4 dias ficar em El Calafate?! Se eu tiver que escolher entre Torres e El Chaten, qual seria melhor conhecer?!

Não posso dizer que suas dicas são sensacionais, e estão me ajudando muito!
Parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joseane! El Chaltén é para andarilhos; só vá se você quiser fazer trilhas.

carlos staachs

Ola tenho interesse em cruzar o chile de bike saindo de florianopolis sta catarina porem estou na duvida da logistica nao quero ir de aviao pois percebi que ta mto mais alto em relacao a onibus
Meu intuito era de comecar em rio galeno e rumar p punta arenas?
Meu foco era partir de baixo para cima no mapa, ou seria mais vantajoso ir de onibus de floripa x santiago do chile e depois pegar aviao p punta arenas? Se puder me auxiliar sera uma gigantesca ajuda para eu podrr estruturar um projeto logistico sem falhas
Fazendo certo terei mais possibilidade de influenciar no patrocinio que estou buscando, mto obrigado desde ja

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Não existe ônibus de Santiago a Punta Arenas. Há ônibus até Puerto Montt, de lá você pega outro, que leva mais de 24 horas.

http://www.torresdelpaine.com/ingles/secciones/06/a/directorio.asp

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá,

Pretendo fazer uma viagem de 15 dias para Argentina saindo de São Paulo. É viável alugar carro e ir de Buenos Aires até a Patagônia?Vale a pena o percurso? Ou seria melhor ir para Montevideo e de lá ir de carro para a Patagônia?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Você iria de São Paulo a Belém de carro? São 3 mil km. A El Calafate são 5 mil km. O avião foi inventado para esse tipo de viagem.

carlos staachs

Ola gostaria de saber se saindo de torre del paine onsigo onibus p el calafate?

Artur Butierrez Aranha

Olá!
Quanto tempo é necessário para fazer o roteiro "USHUAIA + PUNTA ARENAS (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)"? Pretendo ir em março ou abril, como é o clima nesta época? não prtendo ir para esquiar, mas nesta época ja tem neve na região?
Pretendo iniciar e retorna por Santiago, (voo Santiago-Punta Arenas)
grande abraço!
Artur Butierrez Aranha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arthur! Dificilmente haverá neve em abril.

Pense em 3 dias para cada escala.

Michelle
MichellePermalinkResponder

Olá!
Vou passar 4 dias em San Martin de Los Andes em abril/14. Vou para uma prova de corrida (http://www.patagoniarun.com/)e minha intenção era estender até Bariloche para esquiar e andar de snowboard uns dois dias, após, descer para Punta Del Leste para encontrar amigos e passar o final de semana.
Porém, fiquei sabendo que as estações de esqui em Bariloche estarão fechadas em abril. É verdade?
Tens sugestões de quais passeio/locais eu poderia visitar sem gastar mais? Regiões próximas que eu pudesse me deslocar com alguma facilidade e que tivessem atrativos bacanas? Estarei sozinha, a princípio.
Muito obrigada.
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelle! Punta del Este fica bem longe da Patagônia e não tem agito fora da temporada. As estações de esqui de Bariloche só abrem no inverno.

A região onde fica San Martín de Los Andes é lindíssima. Aproveitar para conhecer os lagos andinos é uma ótima idéia.

Danilo Vassari

Olá pessoal!
Primeiramente, Parabéns pelo trabalho do site, muito bom ^^

Pesquisei bastante a respeito da Patagônia e estou muito entusiasmado pela natureza! Vou pra lá em fevereiro de 2014 e gostaria de tirar algumas dúvidas

Quero fazer o trajeto Buenos Aires- El Calafate- Puerto Natales- Punta Arenas- Santiago; Tenho por volta de 20 dias

Li que era melhor na ordem inversa, mas a passagem de Santiago- São Paulo (volta) já foi comprada... Me prejudico muito por isso?
O roteiro é bom mesmo pra quem não é fã de longas caminhadas? Queria passar em Ushuaia também, mas não sei se tenho pique pra mais uma extensão da viagem(tanto pelo cansaço quanto pelo financeiro)... perco muito não indo lá?
O tempo (20 dias) é suficiente? Pensei em +/- 5 pra cada capital e 3 pras cidades patagônicas

Desde já muito grato!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! O único desses lugares que oferece caminhadas é Torres del Paine, em Puerto Natales. Mas mesmo lá você pode fazer o passeio de ônibus da cidade até o parque, e passeio de barco ao Glaciar Grey.

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Bóia, help me!!
Pretendo ir na época do Natal a Santiago (21 a 28/dez) - alguma combinação legal pra aproveitar melhor essa semaninha e não ficar limitada apenas a Santiago?
Parabéns pelo profissionalismo e dicas incríveis do site!!!

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Quais sites posso pesquisar preços entre Buenos Aires para Santiago do Chile ? Grata.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Me refiro de ôNIBUS ok? Por alguma razão não estou encontrando no google.....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! O site http://www.plataforma10.com traz as empresas que fazem a rota e os preços. Para reservar, você vai precisar ir aos sites das cias., porque o Plataforma 10 não aceita cartões estrangeiros.

No site, pesquise Buenos Aires como "Retiro", que é o nome da estação rodoviária central.

izadora
izadoraPermalinkResponder

Fico 7 dias em El Calafare, em abril, o que considera imperdivel ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izadora!

Leia o que temos sobre El Calafate:
https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

Leia também sobre Torres del Paine:
https://www.viajenaviagem.com/category/torres-del-paine

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá Bóia,

Gostaria de saber se é tranquila a viagem de avião de Buenos Aires a Santiago. Me refiro a questões de documentação.

Grata,

Camila

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Não há nenhum problema.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá, Bóia

Conheçi Santiago do Chile no verão e tenho família na cidade. Esse ano queremos um passeio para Agosto com neve. Dúvida sobre qual melhor destino: Chile (outras locais) ou Bariloche? Temos 10 dias. Obrigada!

Samanta
SamantaPermalinkResponder

Olá, queria uma indicação de onde é garantido ver neve (suficiente pra fazer bonecos, anjinho, etc rsrsr Explico: será meu primeiro contato com neve), na America do Sul em meados de junho. Na verdade tenho 20 dias contando a partir de 23 de junho...E gostaria de gastar o menos possivel com trechos aéreos. Temos milhas suficientes para ir e voltar à Buenos Aires ou Santiago nessa época. Considerando essas informações, pra onde podemos ir?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samanta! Só é garantido em Ushuaia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/neve-2013

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Boa noite,
Me caso em agosto estamos pensando em ir na lua de mel para o Chile para 15 dias no máximo, que roteiro mais romântico me indicaria com montanhas, vales, geleiras e paisagens assim deslumbrantes e não estivesse muito lotado por causa da estação de ski.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreza! Os lugares de neve que valem a pena nesta época são os de esqui. As paisagens patagônicas (geleiras, etc.), mais ao sul, devem ser vistas no verão. Se você quer ver essa paisagem no meio do ano, pense na Suíça:

https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Bóia,

Dá para ir a El Calafate e Ushuaia na segunda quinzena de outubro?
É uma época muito ruim?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! A melhor época é o verão (dezembro/março). Mas em outubro já não estará tão frio quanto no inverno e a maioria dos passeios deve estar funcionando.

Perla
PerlaPermalinkResponder

Olá Bóia. Estou tentada a combinar os roteiros Santiago Mendoza com os Lagos andinos, mas gostaria de saber qual a viabilidade de deslocamento entre Bariloche e Mendoza. Quantos dias você acha necessário para cumprir os dois roteiros, ou seja, Santiago, Puerto Montt, Cruce Andino, Bariloche, Mendoza, Buenos Aires? Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Perla! De Bariloche a Mendoza você precisa voar, com conexão em Buenos Aires.

É uma viagem para pelo menos 3 semanas.

Perla
PerlaPermalinkResponder

Obrigada Bóia. Tinha esperança de não ter de ir a Buenos Aires, mas fazer o que?

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Olá,vou viajar do dia 22/07 a 29/07 (7dias) pra Buenos Aires,e depois 29/07 a 11/08 (12 dias) a Bariloche pela lan.Vamos as duvidas ,gostaria de associar a segunda cidade com outro pais,mas estou sinceramente perdida ,pensei no Chile (Mendoza)lembrando que sairia de Bariloche.e retornaria pra ela ,pois meu vôo sai de lá .O que e melhor alugar um carro,ou ir de onibus apesar que perderia muito tempo.Descobri que nao tenho o dom de organizar nada ou talvez me falta paciência e tempo,Agradeco toda ajuda possível.....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Só existe um caminho entre Bariloche e Mendoza: o avião, com conexão em Buenos Aires.

O lógico e prático para quem precisa pegar o avião de volta em Bariloche é atravessar para a região dos lagos chilenos.

Em julho não há previsão de vôos entre Bariloche e El Calafate ou Ushuaia.

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Olá, Bóia!

Tentei fazer a consulta/reserva do ônibus de Puerto Varas para Bariloche e apareceu a mensagem de que só tem disponível até a data de 07 de maio. Isso é comum? Devo aguardar? A data pretendida é 12 de maio de 2014.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Sim, reserve com uma antecedência menor.

Lourdes Bortoli

Ola pessoal.
Já fui ao Chile e Argentina há 4 anos atrás. Tenho várias amigas que pretendem ir em setembro ou outro deste ano. A gente goataria de ir com um grupo e q

Lourdes Bortoli

Ola pessoal.
Vocês conhecem alguma empresa de turismo de Santa Catarina ou Porto Alegre que fasa escursão em grupos para estes dois países?
Caso conheçam, por gentileza, peço mandar endereço delas, pois várias amigas minhas tem interesse em viajar pelo Chile mas, de preferência de ônibus.

Fico no aguardo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lourdes! Desculpe, nosso forte são as viagens por conta própria.

kathleen Camargo

Olá pretendemos viajar em julho com alguns amigos saindo de Palmas-Pr e indo a Argentina e Chile de carro, no momento pensamos nas capitais e gostaria de um roteiro, seriam 10 a 12 dias.Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kathleen! Desculpe, não fazemos roteiros personalizados! Use as dicas do post acima! wink

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Olá Boia.
Travessia entre Puerto Varas e Bariloche...
1. É interessante fazer reserva?
2. Entre as empresas Cruz del Sur, Via Bariloche e Andesmar, alguma é mais recomendada?
A Via Bariloche não faz o trecho Puerto Varas - Bariloche, apenas Perto Montt - Bariloche.
A Cruz del Sur oferece vários pontos de saída partindo de Puerto Varas. Algum é mais recomendado e/ou de acesso mais fácil?

Mayara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Reserve a que você conseguir, não deve haver grandes diferenças.

Ivonete
IvonetePermalinkResponder

Ola!
Eu gostaria de fazer a travessia dos Lagos Andinos. Fazer a cordilheira de ônibus, ir a Machu Picchu.

marisinha
marisinhaPermalinkResponder

ola gostaria q vcs m ajudassem a montar um passeio gostaria d conhecer neve estou tentando planejar uma viagem a Bariloche em agosto mas não sei nem q data e melhor tenho 8 dias pra planejar isso não sei nem por onde começar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisinha! Agosto é um ótimo mês para visitar Bariloche. As estações de esqui já estarão funcionando.

Dicas de como montar o seu roteiro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar