5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem 1

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível combinar Argentina e Chile em uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Santiago + Mendoza

combinar argentina e chile na mesma viagem

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires — mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes — tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar).

Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião — seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só.

Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos.

O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno).

Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda — retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente — e relativamente tão perto entre si — que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal).

É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem).

Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso — o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    754 comentários

    Pessoal, boa tarde!
    Estou com viagem marcada para Puerto Varas para jan/2013, vou com minha esposa e meu filho de 7 anos. Já estou com programação para 4 dias, mas tenho 5 dias livres. Alguém tem alguma sugestão para o 5º dia? Segue a programação:
    1º dia: VULCÃO OSORNO – Lago Llanquihue/ Parque Nacional Vicente Pérez Rosales/ Lago Todos Los Santos/ Saltos del Petrohué/ Volcán Osorno + PUERTO MONTT (para completar o dia, pois não vi nada de interessante).
    2º dia: VUELTA AL LAGO LLANQUIHUE – Puerto Varas/Frutillar/Puerto Octay/Puerto Fonck/Cascada/Ensenada
    3º dia: PEULLA + atividades por lá (tirolesa, safári 4 x 4, cavalgadas, etc)
    4º dia: CHILOÉ – Ancud/Caulin/Puñihuil
    5º dia: ???????????????????????????????

    Obrigado

    Ola, irei a Buenos Aires em Janeiro de 2013 e gostaria de saber a distancia para Santiago do Chile e se tem ônibus direto de Buenos Aires a Santiago. Também quero saber se o tempo é propício para viajem tanto Buenos Aires quanto Santiago e se 7 dias da pra conhecer so as duas cidades.

      Olá, Angelo! De Buenos Aires a Santiago são 22 horas de ônibus. Não faça isso — principalmente se só tiver uma semana de viagem.

    Alguém tem alguma sugestão de programação de passeios para 5 dias em Puerto Varas (já estou com a passagem comprada)?. Vi vários posts, pesquisei diversos sites, mas ainda estou em dúvida de alguns passeios, apesar de já ter definido outros. Estou pensando em dar uma passada rápida em Bariloche (chegar em um dia e voltar no outro), mas não sei se vale a pena, pois estou pensei em ir de ônibus de Puerto Varas para lá e depois retornar a Puerto Montt para pegar o vôo para Santiago. E como andam os problemas das cinzas em Bariloche?

      Olá, David! Bariloche é um destino para pelo menos 3, 4 dias.

      Em Puerto Varas faça os passeios do Lago Todos Santos, vá aos saltos de Petrohue, vá a Frutillar, vá a Puerto Montt, vá ao Osorno. Se quiser fazer um passeio com pernoite, vá à ilha Chiloé.

    Olá ! Estou indo para o Chile no dia 22, e me interessei muito por conhecer Mendonza, minha dúvida é, se eu pegar um ônibus, quando chegar lá como visito os locais? e puder me passar o valor do onibus aproximado. Como estou indo sozinha, fico com receio de ir à Mendonza e chegando lá não conseguir os passeios.

    Olá Bóia e Ricardo,
    Estou começando a organizar minha viagem para patagônia argentina e chilena, vou com meu marido e meus filhos de 7 e 10 anos e temos 15 dias de férias em janeiro de 2013. Como já conhecemos Buenos Aires, pensamos em chegar por Santiago, mas estou perdida… Não quero fazer nada corrido, quantos dias em cada cidade vcs sugerem? Desde já, obrigada!

      Olá, Renata! Seus filhos vão gostar mais de Ushuaia e El Calafate. Torres del Paine é para andarilhos. A melhor combinação Argentina + Chile para essa faixa etária é entre Bariloche e Lagos Andinos chilenos.

    Alguém por acaso fez a pouco tempo a Rota dos Sete Lagos de carro em Bariloche?Como está a condição da estrada?
    Muitos kms sem asfalto?
    Ouvi falar que estavam asfaltando o restante…
    Obrigada
    Luciana

      Olá, Luciana! Salvo tenha havido alguma nevasca tardia, a estrada deve estar trafegável. Seria uma pena se asfaltassem tudo, o cascalho empresta charme ao passseio.

    Bóia e Sawllus, eu também sabia que no inverno a travessia dos lagos era feita com pernoite obrigatória em Peulla. Quando fui ano passado, em agosto, ou seja, pleno inverno, contudo, por causa do vulcão chileno que estava em atividade, a travessia também estava sendo feita em um dia, eu mesmo fiz em um dia apenas. Um amigo que foi agosto deste ano consegui fazer também em um dia apenas.
    Sugiro que entre em contato com empresa responsável pela travessia para confirmar a informação.
    Segue o link do site: https://www.cruceandino.com/br/
    Espero ter ajudado.

    Eu e a patroa estamos começando a planejar uma viagem de 15 dias para fim de junho de 2013. Meu plano inicial é passar por Bariloche, sul do Chile, Pucon e Santiago. Vale a pena fazer o cruce dos lagos andinos nessa época? Qual o melhor roteiro: Chile-Argentina ou Argentina-Chile?
    Obrigado!

      Olá, Sawllus! No inverno o Cruce envolve um pernoite em Peulla, pago à parte. É melhor fazer o passeio de barco do lado argentino (lago Frías e Puerto Blest), então atravessar de ônibus e fazer o passeio de barco do lado chileno (que vai a Peulla, sem pernoite). Ou o oposto. Peulla é um tédio, não se deve passar a noite lá.

      Deixe para o final a cidade pela qual você nutre mais expectativa, seja Santiago ou Buenos Aires.

    Gostaria de saber se meados de novembro é uma boa éopoca p/conhecer os lagos chilenos. Disponho de 10 dias e gostaria de conhecer B Aires e os lagos. Quaal a sua sugestão de roteiro?

      Olá, Lucia! Você terá que voar a Bariloche e lá pegar ou o Cruce de Lagos ou um ônibus para Puerto Varas.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito