Travessia dos Andes: até junho, prefira ir de Mendoza a Santiago

Ônibus Santiago-Mendoza

O trajeto de ônibus entre Santiago e Mendoza não é uma viagem rodoviária qualquer. As paisagens sempre impressionantes fazem das seis horas de estrada um super passeio. Por isso mesmo, escolher um horário diurno é fundamental — o que, nos próximos meses, só será possível no sentido Mendoza-Santiago. Veja o alerta enviado pela Patricia:

Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente o trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a informação aqui com outros eventuais interessados.

A estrada que liga Santiago e Mendoza estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda não comprou passagens de avião, reservou hotel etc., e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente!

Obtive a informação num fórum do Trip Advisor que, por sua vez, dá o link para uma notícia. E os horários disponíveis no site da Andesmar e da Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando… De repente, até lá, os prazos das obras são cumpridos ou até terminam antes, hein?! 😉

Obrigada pelo aviso, Patrícia!

A alteração no tráfego vai acontecer para obras de repavimentação dos Caracoles, realizáveis apenas fora do período de inverno. Entre 8 e 19h os veículos podem passar na fronteira no sentido Mendoza-Santiago. Entre 20h e 7h, no sentido Santiago-Mendoza. Nesses períodos, as vias do chamado Camino Internacional Los Andes-Mendoza funcionarão como mão única.

O leitor Russel foi pego de surpresa e decidiu fazer o trajeto de avião:

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante a noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado).  Já que vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), conseguiremos ver a paisagem de qualquer maneira.

Valeu, Russel!

Leia também:

Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


198 comentários

Olá Bóia e tripulantes, também entrei na lista dos sem vista para os andes.
Pesquisando no site da Andesmar, tem um horário que sai de Santiago às 17:00 horas.
Será que saindo esse horário vou conseguir ver alguma paisagem interesssante. Na passagem pelos Caracoles já vai estar de noite?
Se eu for nesse horário vou ter que pagar uma diária a mais na cidade de Mendonza, visto que já fechei todos os hotéis com tarifas não reembolsáveis. Se não compensar posso ir no último horário das 23:45 que só chega em Mendoza de manhã. Aí posso guardar as malas no hotel e passear pela cidade enquanto aguardo o Check In.
Se alguem puder ajudar, desde já agradeço.

    Olá, Maria Aparecida! Se for ainda no verão, você pegará alguma luz nos Caracoles.

    Estou nesse mesmo caso, Maria!
    Vou pegar esse das 17hrs também para não perder alguma visão, pelo menos, dos Andes. Ao chegar em Mendoza vou arrumar um lugar pra dormir e no dia seguinte partir para Buenos Aires.

Olá! Alguém saberia informar se nesses horários o trânsito estará completamente fechado, mesmo para carros de passeio, ou se vão operar no sistema Pare/Siga, e estão recomendando os horários apenas para reduzir o fluxo de veículos? Me parece bastante imprudente permitir o tráfego vindo do Chile somente no período noturno e durante a madrugada.

Estamos indo pra Santiago no final do mês… e estávamos nos planejando pra visitar Portillo… O caminho é esse q está interditado???

    Olá, Danilo! De dia, de noite está livre.

    Só haverá neve lá por junho.

    Justamente por não ter neve, estávamos pensando em fazer um bate volta… mas pelo jeito acho q não vai rolar… Valeu…

Passei de carro em 2009 no sentido Mendoza – Santiago durante o dia (a viagem foi Santiago – Atacama – Norte da Argentina – Mendoza – Santiago). Nunca recomendaria a ninguém fazer o trecho á noite pois os caracoles assustam. Além do que, sair de Mendoza e poder ver a beleza daquele rio de águas verdes claro serpenteando as pedras, almoçar em Uspalatta, passar pela Puente del Inca (muitas fotos), Los Penitentes(prédios da estação de esqui que no verão estão fechados), paquerar o Aconcágua (em uma curvinha ou outra dá para ver), fazer a chatíssima alfândega (sentido Chile – não levar nada de carnes, lácteos ou frutas, pois vai pro lixo), atravessar o túnel internacional Cristo Redentor, descer aquelas perigosas curvas fechadas e ainda dar uma paradinha em Portillo (hotel – estação de esqui) para fotos do lago. Muitas saudades dessa viagem. Recomendo muito a todos. Só pularia o trecho norte da Argentina. De Salta/Jujuy (vale a pena conhecer Purmamarca e arredores) eu pegaria um vôo para Mendoza.

O trajeto é lindo mesmo, recomendo. Fizemos num 1º de janeiro e na divisa estava bem friozinho, e havia alguns poucos lugares com gelo junto à estrada.

Para quem pretende atravessar de carro é uma boa notícia. Não cruzar com caminhões enormes naquelas curvas estreitas…

Meu marido e eu fizemos Santiago/Mendoza/Santiago em Maio de 2011. Fomos de carro e o aluguel é bem caro devido as taxas para cruzar a fronteira. É lindo, mas infelizmente não havia nadinha de neve.
Mendoza é uma cidade encantadora.
Quero deixar uma dica de hospedagem B&B Plaza Itália
http://www.plazaitalia.net, lugar charmoso, bem localizado, fomos muito bem recebidos. Vale a pena.
Consta em nosso blog https://viagens-porai.blogspot.com.br, no índice Chile – Atacama/Santiago.
Abraços
Quênia

Irei fazer essa travessia (Mendoza-Santiago) no final desse mês e queria saber qual o nome e a localização do terminal rodoviário de desembarque em Santiago.

Ai ai… Lá se vai meu planejamento para fevereiro ! Vou chegar do Atacama cedo, estava planejando para chegar em Mendoza no mesmo dia. Uma péssima noticia pra mim, que não vou conseguir ver o trajeto. Mas enfim, faz parte !

Já fui de mendoza até santiago pela ANDESMAR. Maravilha.
Consegui comprar pela internet as poltronas da frente, em cima.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito