Travessia dos Andes: até junho, prefira ir de Mendoza a Santiago

Ônibus Santiago-Mendoza

O trajeto de ônibus entre Santiago e Mendoza não é uma viagem rodoviária qualquer. As paisagens sempre impressionantes fazem das seis horas de estrada um super passeio. Por isso mesmo, escolher um horário diurno é fundamental — o que, nos próximos meses, só será possível no sentido Mendoza-Santiago. Veja o alerta enviado pela Patricia:

Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente o trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a informação aqui com outros eventuais interessados.

A estrada que liga Santiago e Mendoza estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda não comprou passagens de avião, reservou hotel etc., e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente!

Obtive a informação num fórum do Trip Advisor que, por sua vez, dá o link para uma notícia. E os horários disponíveis no site da Andesmar e da Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando… De repente, até lá, os prazos das obras são cumpridos ou até terminam antes, hein?! 😉

Obrigada pelo aviso, Patrícia!

A alteração no tráfego vai acontecer para obras de repavimentação dos Caracoles, realizáveis apenas fora do período de inverno. Entre 8 e 19h os veículos podem passar na fronteira no sentido Mendoza-Santiago. Entre 20h e 7h, no sentido Santiago-Mendoza. Nesses períodos, as vias do chamado Camino Internacional Los Andes-Mendoza funcionarão como mão única.

O leitor Russel foi pego de surpresa e decidiu fazer o trajeto de avião:

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante a noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado).  Já que vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), conseguiremos ver a paisagem de qualquer maneira.

Valeu, Russel!

Leia também:

Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


198 comentários

Carmen
A minha ida para Santiago é só dia 06 de março, portanto, Boa Viagem e não deixe de retornar para contar como foi a experiência da travessia e outas dicas devidamente experimentadas e aprovadas.
Bóia
Acredito que quase todos que estão fazendo a travessia por ônibus foram influenciados pelo post e pela oportunidade de ver lindas paisagens e não pela economia.

Provavelmente eu vá no horário das 17:00 ou das 23:45. No horário das 17:00 se o onibus atrasar para sair, pelo que a Bóia relatou perde-se o encanto. Já no horário das 23:45 se atrasar vc vai pegar um pedaço do trecho argentino ao amanhecer.

Boa travessia a todos e não esqueçam de voltar para relatar a aventura.

Valeu Bóia. Do jeito que estão os atrasos, melhor não inventar muita coisa e fazer o mais lógico e racional. Depois volto pra contar como foi.

Abraço,

    Também quero saber o teu retorno, Carmem.
    Quero fazer essa trip (de carro) em maio e quero mais informações acerca desse trajeto, se há plena segurança, etc.

    Obrigado e fico no aguardo!

Olá
Boa tarde. Alguém conhece a cidade de Playa Ancha no Chile? Estou pensando em passar um período por lá (coisa de 2 meses). Queria saber sobre a cidade e moradia por lá. Se alguém puder me ajudar agradeço muito. Obrigada.
Débora

    Olá, Débora! Se você que quer morar lá não sabe o que tem na cidade, imagina a gente, que nunca ouviu falar…

Maria Aparecida.
Obrigada pelas dicas. Talvez o mais viável para nós seja sairmos as 23:45 e chegarmos de manhã a Mendoza, guardar as malas no hotel e começarmos a explorar a cidade.
Ainda não compramos as passagens, sem virifeid da pra comprar no site da Andesmar. Estamos na duvida dos horários, vamos comprar passagens no começo de fevereiro.
Maria quando vc vai estar por lá? Se der post as novidades.

Abraço,

    Olá, Carmen! Olá, Maria Aparecida!

    A única paisagem de tirar o fôlego no sentido Chile-Argentina é a dos Caracoles. Se você não chegar a este trecho ainda com luz, não verá nada.

    Com certeza a viagem de ônibus nesse sentido só está valendo a pena pela economia; acrescente ao perrengue tradicional da aduana o novo perrengue da estrada em construção.

    Há bancos brasileiros que participam do Verified by Visa. A aprovação ou não das compras com esses cartões, porém, é uma incógnita até hoje para nós.

Olá Carmen e tripulantes,

Andei pesquisando no site da Andesmar e as saídas mais concorridas agora de janeiro são as das 16:30 horas e das 22:30 horas, mas as 23:45 também está bem procurada. Esse horário das 16:30 só tem em Janeiro, a partir de fevereiro começa só as 17:00.

Se está havendo grandes atrasos nas saídas, conforme divulgado acima, talvez mesmo comprando a saída das 17:00 horas se o atraso for grande, não vai adiantar.

A propósito gostaria de saber se o trecho entre Santiago e a fronteira é bem interessante, pois a unica vantagem de sair as 17:00 é poder curtir esse visual.

Carmen no site da Cata realmente informa que cartões fora da Argentina só se tiver o VBV, portanto, vamos aguardar a reposta do colega.

A Bóia bem que poderia abrir um perguntódromo de como está a vida dos tripulantes que estão utilizando os ônibus para fazer a travessia entre Santiago e Mendoza. Creio que muitos desistiram dos ônibus e partiram para a via aérea.

Abraços

Estou em Valparaiso neste momento. Realmente a estrada esta fechada durante o dia para ir de Santiago a Mendoza. Vai ser tudo de noite. Levem algo para comer pois não há nada no caminho. O tempo de espera na fronteira e de duas horas aproximadamente, pois estou de carro. A quem fizer de carro abasteça na saída de Santiago pois não há nenhum posto até Mendoza. Demorei na vinda, cerca de oito hs, creio que a volta levara umas 10 hs. Como a fronteira só abre as 20 hs, pretendo sair as 16 hs de Santiago para não pegar fila muito grande. Quando vim para cá, no termino da serra, estava uma fila monstra e ainda faltava duas hs para a estrada abrir. Mas a travessia e maravilhosa. Venham com cuidado, curtam o visual e agradeçam a Deus essa oportunidade, pois e fantástica!!!!!!

Orli
Você comprou suas passagens no site da Cata com cartão de crédito com Virifeid by Visa?
Vi no site que só aceitam cartão de outro país desde que tenha o VBV.

Abraço

Josenildo e Maria Aparecida
Também estou no time dos sem vista para os Andes. Acabou atrapalhando boa parte do planejamento. Pensando na questão de ser dia 24 de fevereiro nossa travessia dos Andes e ter entrada no hotel dia 24 em Mendoza, e com relato de que podemos no horário das 17 horas ver alguma coisa dos carracoles, talvez compense chegar em Mendoza de madrugada já que temos hotel pra dormir. Bóia será que compesa fazermos isso?
Ah Maria os preços da Lan só para o trecho de ida esta bem caro, só compensaria se fosse ida e volta que estava por 164 dolares dias atrás.
Estarei em Santiago de 19 a 24 de fevereiro, caso alguém esteja na mesma data por lá.

Abraços,

pois bem, voltei há dois dias do mochilão…
de fato a estrada está em obras e confirmo o dito acima; fiz de ônibus e o grande pé no saco é a passagem pela aduana: preparem-se e tenham paciência.
na ida santiago-mendoza, meu ônibus atrasou quatro horas para sair[o que tem sido comum]; o que me permitiu amanhecer na cordilheira [um bônus!]. na volta, saiu pontualmente, mas permaneceu 4h na aduana… tais fatos tem feito os percursos beirarem 11h de viagem de ônibus, aproximadamente.
ainda assim, recomendo…
comprei a passagem pelo site da cata internacional, foi seguro e correto.

aproveito para indicar a mariana denise ([email protected]) como remis em mendoza; apesar de estar mochilando, optei pelo “luxo” desse passeio. sai caro de fato (cerca de 120 dólares, o dia), mas é garantia de chegar seguro nas vinícolas e ter pleno conforto durante o dia. é possível enviar email para os diversos remis indicados no blog; costumam responder prontamente e ae iniciam-se as negociações, escolhas dos passeios e tal!

boa viagem!!

    Olá Orli, a que horas vc saiu de Santiago? Estava muito frio na passagem pela alfandega? Na ida quanto tempo mais ou menos demorou na alfandega?

    Inicialmente minha viagem estava programada com saida de Santiago às 09:00 horas, mas com as restrições atuais estou em duvida se saio às 17:00 horas ou se saio no ultimo horário as 23:45 horas ou se mudo tudo e vou de avião pela LAN.

    Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito