Travessia dos Andes: até junho, prefira ir de Mendoza a Santiago

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Ônibus Santiago-Mendoza

O trajeto de ônibus entre Santiago e Mendoza não é uma viagem rodoviária qualquer. As paisagens sempre impressionantes fazem das seis horas de estrada um super passeio. Por isso mesmo, escolher um horário diurno é fundamental -- o que, nos próximos meses, só será possível no sentido Mendoza-Santiago. Veja o alerta enviado pela Patricia:


Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente o trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a informação aqui com outros eventuais interessados.

A estrada que liga Santiago e Mendoza estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda não comprou passagens de avião, reservou hotel etc., e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente!

Obtive a informação num fórum do Trip Advisor que, por sua vez, dá o link para uma notícia. E os horários disponíveis no site da Andesmar e da Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando... De repente, até lá, os prazos das obras são cumpridos ou até terminam antes, hein?! wink

Obrigada pelo aviso, Patrícia!

A alteração no tráfego vai acontecer para obras de repavimentação dos Caracoles, realizáveis apenas fora do período de inverno. Entre 8 e 19h os veículos podem passar na fronteira no sentido Mendoza-Santiago. Entre 20h e 7h, no sentido Santiago-Mendoza. Nesses períodos, as vias do chamado Camino Internacional Los Andes-Mendoza funcionarão como mão única.

O leitor Russel foi pego de surpresa e decidiu fazer o trajeto de avião:

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante a noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado).  Já que vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), conseguiremos ver a paisagem de qualquer maneira.

Valeu, Russel!

Leia também:

Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


198 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Warley Vieira
Warley VieiraPermalink

Bóia,

Pretendo fazer a viagem à Mendonza/Santiago em ago/13. Até lá será que a estrada estará liberada? Existe algum site onde podemos cunsultar este tipo de informação?

At,

Warley

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Warley! Bons termos para buscas são:
- Obras Caracoles (Caracoles é o nome do ponto que está em obras)
- Paso Cristo Redentor (é o nome do ponto da fronteira)

Silvio Carlos Cury
Silvio Carlos CuryPermalink

Olá companheiro viajante.
A estrada que liga Santiago do Chile a Medonza (Argentina) cruza a cordilheira dos Andes. Passeio bonito. Caso vá de ônibus compre com antecedência e pegue o primeiro banco da frente no andar superior. Têm várias empresas.
Sobre as nevascas com interrupção do tráfico, é muito comum nessa época do ano. Funciona mais ou menos assim: como têm várias estações de esquis nessa rodovia e todo o escoamento do comércio, vindo do pacífico, é feito por caminhões, o monitoramento das condições do tempo realizada constantemente. Assim sendo, não dá para prever com antecedência quando e por quanto tempo as interrupções devidas às nevascas.
Abraços,

Carol
CarolPermalink

Oi bom dia!!! Preciso de ajuda. Estarei indo para Mendoza agora dia 5 de novembro com meu esposo e ficaremos ate o dia 10, se pudessem nos indicar o que fazer, não ingerimos álcool, se pudessem nos indicar outros tipos de passeio, uma vinícola pelo-, pode ser a melhor, para conhecermos o processo, queria fazer o passeio de treno, mas n sei se terá neve! Se alguém puder noa ajudar. Agradecemos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Não há neve em Mendoza, nem no inverno. Faça o passeio à Alta Montanha. Há também passeios de cavalo. Ao chegar, procure uma agência de turismo receptivo e escolha seus passeios. Mas a motivação principal para se ir e ficar tanto tempo em Mendoza são os vinhos.

Camila Alvarenga
Camila AlvarengaPermalink

Gente, acabo de voltar de Santiago e Mendoza. A viagem foi ótima, mas vou registrar aqui meu relato, sobre essa travessia de carro.
A estrada ainda está em obra, e a previsão pelo que tem nas placas na estrada é terminar no ano que vem - 2014.
O tempo gasto na aduana, de Santiago a Mendoza à noite, foi de umas 3 horas (tinham uns 5 ônibus na nossa frente), e na volta, foi mais rápido, mas o engarrafamento de caminhões é uma coisa absurda. Tinha uns 70 PARADOS pra passsar pela aduana, e depois que se passa dela, há esse engarrafamento imenso pelos Caracoles... a viagem era pra durar 7 horas, durou 9.
É desgastante, a paisagem nessa época não é tão bacana quanto se tivesse com neve (acho que a melhor época de ir deve ser em outubro/novembro, pois aidna tem neve mas ainda não está no verão).
O ônibus El Rapido semi cama é razoável em termos de conforto, mas tem gente de todo tipo... tem um cheiro estranho de coisa velha, chulé, algo assim... fomos nas primeiras poltronas do andar de cima, mas ele tem um adesivo com furinhos (acho que para proteger um pouco do sol) que atrapalha totalmente a vista.
Vimos no terminal de ônibus uns ônibus da Cata e da Andesmar luxo, que pareciam muito melhores. Aconselho pesquisar nessas empresas, tarifas e etc...
A paisagem é bonita, mas não compensa. Acho que a vista do avião deve ser inclusive mais bacana, e tanto em Santiago quanto em Mendoza, existem passeios à Cordilheira em que se pode ver uma paisagem tão bonita quanto a que vimos, sem precisar ficar horas na estrada. O mico da viagem foi esse.
Se eu fosse novamente na região, não faria a viagem. Faria passeios às montanhas desde as duas cidades, certamente é menos desgastante, a vista é tão bonita quanto, e aproveita-se mais a viagem.

malu farrenberg
malu farrenbergPermalink

Riq
Vou à Mendoza em julho (4 dias). Gostaria de pernoitar numa vinicola ( Salentein vale a pena?) e pernoitar em algum hotel proximo ao Aconcágua ou o mais proximo possivel da Cordilheira( vc sabe de algum ?).Qto à viagem Mendoza - Santiago, pelo que li nos blogs vale a pena contratar 1 motorista e ir apenas até o Parque Aconcágua?Adora suas dicas e sigo sempre

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Malu! Quem responde é A Bóia.

Pernoitar ou mesmo basear a sua estada em Mendoza num hotel de vinícola é uma idéia charmosa, sim. Não há hotéis na região do Aconcágua. Para lá se vai em tours intinulados Alta Montanha. Se quiser você pode contratar um chofer para fazer esse passeio privativo, em vez de pegar os tours.

Leia sobre guias e degustações em Mendoza:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/degustacoes-guias-mendoza/

malu farrenberg
malu farrenbergPermalink

Obrigada Boia.
Estou fechando a viagem, na volta conto.bj

Andreia
AndreiaPermalink

Malú dormi na pousada Verde Oliva, fiz o passeio com a Internacional Mendoza, pessoal bem bacana! tem varios hoteis e pousadas na parte de Luján e Maipú. Muito lindas e algumas ate mais em conta que a mesma Salentein. brasil@intermza.com! Boa viagem pra vc!

Junior
JuniorPermalink

Estou indo em agosto, pelo que encontrei no google, a obra terminará em maio para regressar em outubro. Gostaria de saber como consigo comprar as passagens aqui no Brasil ou somente no Chile?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junior! Compre com antecedência.

Veja como:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/

Cleide Sales
Cleide SalesPermalink

Oi Pessoal!!
Informações espetaculares.
Estou indo agora em 30.AGO.13, nesse percurso Santiago/Mendonça/Santiago. Tenho 2 dias e meio a mais em Santiago e resolvi conhecer esse lado. Será muito puxado? As condições climáticas nesse período, ajuda na estrda, etc?
Gratissima.
Cleide

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleide! Se nevar, a estrada fica fechada por um tempo. Ir para voltar no dia seguinte é puxado demais. O jeito mais esperto de fazer essa viagem é chegando por um país e voando de volta do outro.

Fernando e Patricia Cassoli

O passeio até o Aconcagua foi a experiência mais emocionante que já tivemos, chegar na fronteira entre a Argentina e o Chile numa altura de 3.600 metros, é literalmente estar próximo a DEUS, o azul do céu e o contraste de picos tão altos é de tirar o fôlego, fizemos fotos fantásticas, ainda mais contando com guias como Carol e Santiago da Argentina Travelpacks, que nos fizeram sertir em casa, com muita paciência e atenção nos explicaram todos os detalhes do trajeto, como por exemplo Ponte dos Incas, uma paisagem natural de grande beleza, vale cada minuto do percurso, reserve o dia todo para fazê-lo, ainda mais se seus guis forem tão legais e conseguirem a travessia do Túnel para o Chile e poder tocar a neve com as mãos.

DANIELE
DANIELEPermalink

oi!!!!
Gostaria de saber se no Chile tem voos lowcost. Gostaria de fazer o trajeto santiago-mendonza de aviao.
Vcs tem alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniele! Seria um vôo internacional. Não há cias. low-cost operando vôos internacionais na América do Sul. Dentro do Chile tente a SkyAirline.

Jairo
JairoPermalink

Gostaria de deixar algumas dicas sobre mendoza: a travessia so esta sendo feita de ambos países pela manha . Em relação a alugar um carro ou um motorista, sem duvida que a primeira opção será melhor e muito mais barata, pois os precos do chofer é um absurdo; consegui com muita facilidade conhecer todos os lugares e bodegas desejadas usando somente um GPS com o mapa da Argentina e outro, pego na pousada, para auxiliar os nomes das ruas, resumindo, se quer viajar sem ser explorado, fuja dos motoristas particulares !! Espero que ajude em sua ida a mendoza, pois confesso que vim para cá , com muito receio de ficar perdido, pois os sites de viagem nao tinham experiências de viagens usando gps.

TATIANA
TATIANAPermalink

Oi Jairo,
Sobre a viagem de Santiago paa Mendoza de carro... me diga. Que achou? vale a pena? ou melhor de ônibus? tempo que gastou até a Argentina?
Estou muito em dúvida..se vou a Chillan ou mendoza.
help!!!

Paulo Roberto Fuganti
Paulo Roberto FugantiPermalink

Tatiana, a viagem de Santiago a Mendoza é linda. Saia de madrugada porque vai parar muitas vezes para fotos. Ponte do Inca e outros locais interessantíssimos (Los Caracoles nem falar)o Aconcagua só de longe. Para Mendoza sugiro o Hostel Alamo, agradável, barato e tem um Carrefour na frente. Peça um apto dos fundos se for em 2 pessoas. O Hostel tem convênio com um estacionamento e fica no centro da cidade. Não esqueça de parar em Uspallata e pedir um chocolate quente em qualquer lanchonete. Fui em umas termas próximas a Mendoza e achei incrível, rusticas ao extremo com neve ao lado.

Darly
DarlyPermalink

Olá, vou com a família para Mendoza agora em julho e de lá faremos por terra até santiago, meu sonho é conseguir os 4 primeiros lugares do andar do ônibus, e de tudo o que lemos, a Cata parece a melhor opção de ônibus, porém não consigo encontrar uma maneira de comprar, no site de compras sempre aparece serviço indisponível de Mendoza à Santiago, será que a Cata parou de operar neste itinerário? Como faço para comprar em reais um serviço em peso? Há venda por boletos bancários?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Darly! Compre em http://www.andesmar.com.ar . Infelizmente estrangeiros só podem comprar com cartão de crédito internacional.

Bárbara Mariah
Bárbara MariahPermalink

OláVinícius! Também estou tentando realizar a compra da passagem de ônibus do trecho Bs. As. para Santiago,porém, mesmo pelo site da andesmar, não há possibilidade, somente aparece a opção de compra de Bs. As. para Mendonza, a minha dúvida é se existe essa opção de compra. Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! De Buenos Aires a Santiago são 22 horas de ônibus. Recomendamos ir de avião.

Vinicius
ViniciusPermalink

Boa tarde ,
Estou indo mes que vem ao Chile e irei fazer o trajeto Santiago-Mendoza, to com uma duvida, no site da Andesmar, nao ha nenhuma informacao a respeito de qual assento e na frente ou na parte de tras do onibus, tu sabe especificar qual é qual ?

Ja quero ver o quanto antes a passagem e quero mt estar na frente pra poder ver as paisagens .

Obrigado pela ajuda !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Você deve comprar as primeiras poltronas do andar de cima, que têm janelas à frente e nas laterais!

Vinicius
ViniciusPermalink

Muito obrigado pela resposta. Meu unico problema e que a configuracao no site que compro , nao esta informando onde e frente e onde e a parte de trás.

Na configuracao das poltronas no site, por nao informarem deixam a pessoa que vai comprar um pouco confusa e justamente por isso to tentando ver com alguem que ja tenha comprado pra me certificar de nao fazer besteira .

No site eles dao a entender que a parte de cima as poltronas na frente sao os ultimos numeros , indo contra o que eu pelo menos tenho habito de comprar aqui no Brasil.

Edmar
EdmarPermalink

Prezado(as), bom dia!
Estou com planos de viajar para Santiago e gostaria muito de aproveitar as dicas de descer para Mendoza de carro aproveitando a viagem ao máximo com minha esposa. Estamos planejando viajar em agosto/2013 e gostaríamos de dicas de pontos imperdíveis, estadias com bom custo/benefício e alertas, pois pelo que andei vendo, a viagem é um pouco perigosa neste período devido as nevascas.
Agradeço desde já a atenção e o tempo disponibilizado.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edmar! A gente recomenda fazer o trajeto de ônibus. Para alugar, você vai precisar encontrar uma locadora que aceite que a devolução do automóvel seja feita em outro país, o que é bem difícil, e encarar eventuais perrengues na hora de atravessar a fronteira.

Veja os pitacos dos leitores: https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/comment-page-2/#comment-105074

oscar rabelo
oscar rabeloPermalink

Edmar estou indo agora em agosto tambem em dois casais de automovel. O que mais vc descobriu e trajetos e hteis que ja pesquisou?

sa
saPermalink

Estou no chile nesse momento e comprei a passagem santiago-mendonza e era para eu estar agora no onibus mas tem um trecho com 2m de neve .Queria saberse alguem ja teve experiencia parecida nao sei se espero ou não

Paola
PaolaPermalink

Boa noite, estarei indo a Santiago na segunda quinzena e eu e meu marido pensamos em fazer a travessia santiago-mendoza de carro. Gostaria de dicas, pois iremos retornar. Quero conhecer alguns vinhedos e gostaria de saber se esta época é boa. Agradeço!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paola!

Leia sobre Mendoza:
https://www.viajenaviagem.com/category/mendoza

Cinthia
CinthiaPermalink

Olá todos!
Olá Boia!

Gostaria de saber se a travessia Santiago/Mendoza e vice-versa é sempre demorada assim ou está sendo somente por conta das obras? Tería alguma cidade com um hotel charmoso onde eu pudesse pernoitar com a minha família durante a travessia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cinthia! Não precisa de pernoite, não! Veja o post sobre o percurso aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/

Diego Gomes
Diego GomesPermalink

Olá Boia, pretendo alugar um carro em Santiago para passar 3 dias em Mendoza e voltar para Santiago. Iremos na primeira quinzena de outubro. Vou retirar a PID (permissão inter. para dirigir). A estrada ainda está em obras? Aconselha ficar quanto tempo em Mendoza?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! As obras foram interrompidas em maio e voltam em outubro. Poupe-se de perrengues. Vá de do Brasil avião a um dos destinos, faça a travessia de ônibus, volte de avião do outro ao Brasil.

Diego Gomes
Diego GomesPermalink

Que pena, ja tenho as passagens de ida e volta para santiago. Pensei nessa viagem com intuito de ir até mendoza e voltar pr santiago de carro. Vc acha que posso arriscar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Recomendamos ir de avião e voltar de ônibus.

Gege A
Gege APermalink

Olá....estou indo viajar para Santiago/mendoza/buenos Aires em out/2013, gostaria de saber se vale mais a pena ir para mendoza de ônibus ou de avião?!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gege! Em outubro as obras devem ter recomeçado. No sentido Mendoza, será melhor ir de avião.

Larissa
LarissaPermalink

Olá a todos!
Estou indo a Santiago agora em agosto e gostaria de ir a Mendoza também. Porém, já comprei as minhas passagens de ida e volta, ambas por Santiago. Gostaria de saber se é muito cansativo ir e voltar a Mendoza de ônibus, visto que a passagem áerea de Santiago para lá é muito cara...

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! O ideal é ir por um país e voltar pelo outro, para fazer o trecho apenas uma vez.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/

Larissa
LarissaPermalink

Obrigada!

E tenho mais duas duvidas:
- minha mãe tem um pouco de medo de altura, durante o trajeto Santiago-Mendoza ou o passeio Alta Montanha, há trechos em penhascos ou que dão um pouco de medo?
- estava olhando o hotel Íbis para ficar, mas vi alguns comentários que fica longe do centro. Mas como imagino que vamos ficar o dia inteiro fora, você acha que essa questão é limitante?

Obrigada novamente!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! O trajeto de Santiago a Mendoza é pelos Caracoles; algumas pessoas mais sensíveis podem enjoar. Veja a imagem aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/
Veja fotos também do passeio de Alta Montanha para ver se sua mãe se sentiria bem. É menos vertiginoso. Tem um post lá no Nos no Mundo: http://www.nosnomundo.com.br/2011/11/mendoza-alem-dos-vinhos-bem-proximo-da-cordilheira-dos-andes/

O Ibis Providencia, em Santiago, é bem localizado! O Ibis em Mendoza é muito afastado de tudo.

Sisi
SisiPermalink

Bóia, viajo sozinha, pretendo ir a Mendoza em setembro, terei apenas 4 dias, de 5a a domingo,
minhas questoes sao:
-este é um destido possivel para uma pessoas sozinha?
-o destino é Mendoza , podendo chegar por Santiago, 4 dias seria suficiente incluindo uma parte de onibus, Santiago / Mendoza, ou ao contrario?
-quais os melhores passeios nessa época do ano.
Se puder me judar te agradeço.
Abr.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sisi! Com apenas quatro dias, fique em Mendoza. Faça o passeio Alta Montanha, que vai até o pé do Aconcágua.

Leia mais sobre Mendoza:
https://www.viajenaviagem.com/catgory/mendoza

roseli tomba
roseli tombaPermalink

Olá...vi vários comentários sobre a viagem de carro Mendoza a Santiago. Gostaria de saber se em 15 setembro/2013 há horários para descer los caracoles ou se pode ser o dia todo para descer e também gostaria de saber se ainda esta com neve a estrada dos caracoles.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roseli! As obras foram concluídas. A gente recomenda fazer o trajeto de ônibus, porque alugar carro para devolver em outro país costuma ser complicado e muito caro.

André
AndréPermalink

OLá,

estou pensando ir e voltar de carro de santiago para mendoza.

Gostaria de parar para tirar fotos. O onibus faz quantas paradas ou só pit stop para lanches e banheiros?

Garto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Do ônibus você só conseguirá tirar fotos pela janela. Não há parada em nenhum lugar panorâmico/estratégico, é um ônibus de linha.

Nivaldo Araújo
Nivaldo AraújoPermalink

Desejamos fazer Mendonza/Santiago/Buenos Aires. Como vc sugere?

Rafael
RafaelPermalink

Olá!
Estarei em Santiago, e penso em ir a Mendoza em uma terça-feira de manhã, voltando na quinta-feira de manhã pois meu voo de volta ao Brasil (de Santiago) está marcado para as 16h45. Você acha que dá para voltar a tempo? Tens informação sobre as obras, se há algum impedimento no trajeto?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Não planeje essa viagem dessa maneira. A estrada pode ser interditada por uma nevasca. Não é ajuizado.

Aline
AlinePermalink

Oi Bóia, você pode confirmar se as obras na estrada já terminaram? Planejo viajar em outubro/2013, de Santiago para Buenos Aires.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! As obras foram interrompidas para o inverno e serão retomadas em outubro.

christine elizabeth cury

Olá,
Gostaria de uma orientação sobre qual a melhor opçao:Santiago x Mendonza ou Mendonza x Santiago.Qual destas opções seria a mais indicada.A estrada caracoles estará liberada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Christine! As obras estão suspensas durante o inverno, voltam em outubro. Tanto faz o sentido nesta situação.

Paula
PaulaPermalink

Olá, Bóia! Não sei se vc poderá me ajudar, mas lá vai: em janeiro próximo será possível fazer a travessia para Mendoza a partir de Santiago? Se sim, vc poderia indicar o site de uma companhia chilena onde eu possa pesquisar os preços?
Desde já agradeço. Um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! É impossível saber, daqui do Brasil onde estamos, se uma estrada entre o Chile e Argentina estará em obras daqui a 7 meses.

Leia sobre a travessia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/

Diego
DiegoPermalink

Olá. Li que as obras retornam em Outubro. Saberia me dizer se tem dia exato para isso ? Já estou com carro alugado para ir de Santiago a Mendoza no dia 6, e voltar de Mendoza para Santiago no dia 8. Um abraço

Diego
DiegoPermalink

Creio que aqui mesmo está a resposta:
http://www.losandes.com.ar/notas/2013/8/22/paso-chile-perez-quiere-horario-dividido-este-verano-733679.asp

Para resumir, desta vez o trafego sera 24h para ambos os sentidos, mas a famosa "bandeirinha" será adotada, tal como em muitos pontos do nosso Brasil.

gilson
gilsonPermalink

Ola pessoal,vou para o chile em final de marco,mas o unico dia que terei disponivel por la,para gazer algo,seria numa segunda feira,gostaria de fazer um trajeto,ida e volta no mesmo dia,pois meu voo esta marcado para as 20hs,sera que aguem sabe se existe um trajeto mais curto,para a cordilheira,pa mim sair cedo,e voltar a tempo do meu voo...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gilson! Deixe para uma próxima.

Alceu
AlceuPermalink

Gilson
Se o seu objetivo não é ir até Mendoza e sim somente até a Cordilheira, acho que você consegue um passeio de um dia até Portillo ou mesmo para Valle Nevado. Como é fora de temporada de neve talvez tenha que contratar um privado, ou um passeio de trekking comum nesta época. Só é meio difícil pisar na neve pois nesta época somente os trekkings de alta montanham chegam até ela.
Para Portillo talvez seja mais fácil encontrar passeios por causa da Lagoa Inca, e fica quase na divisa com a Argentina, passando pelos Caracoles. Desta forma você teria uma pequena amostra da travessia.

Diego
DiegoPermalink

Somente para confirmar aos interessados. Fui ao Chile, dia 30 de setembro, retornei dia 10. Aluguei um carro e sim, é possível atravessar a estrada entre Santiago e Mendoza em qualquer horário. Ela está em obras ainda no trecho de caracoles, mas o que acontece é que eles trancam o transito em um dos lados, para que o outro passe, e depois fazem o inverso. Isso várias vezes ao dia. Então, o máximo que acontece é você ficar parado na estrada por até 1h e com váriso caminhões te fazendo companhia(eu fiquei 45 minutos em uma das paradas). Por isso minha dica, se irão fazer esse passeio, saiam até as 10h da manha, para aproveitar bem!

cecilia
ceciliaPermalink

Oi Gente!!! ali deixo minha pagina moro aqui em Mendoza e sempre me preguntan por paseios, fazo as reservaçaos etc. Quando gostasem me escrevem e fazo direitinho para voçes!! Beixos!!!

Gervásio
GervásioPermalink

Moro em Brasília, estou pensando em ir até Mendoza de avião, e de Mendoza até Santiago de ônibus, eu e minha esposa.
Pretendemos ir no início de abril de 2014.
Iremos correr em Santiago no dia 06/04/14. Que dia você aconselha que partamos de Mendoza?
Essa época do ano tem neve na estrada?
Obrigado
Gervásio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gervásio! Até lá as obras já devem estar concluídas. Não haverá neve em abril.

Leia sobre Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Leia sobre Mendoza:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/degustacoes-guias-mendoza/

Djalmo da Silva
Djalmo da SilvaPermalink

Bom dia! Vamos fazer a trilha inca no Peru. Vc sabe me informar uma rota mais curta saindo de ônibus do sul do Brasil? Queremos chegar até Santiago, no Chile, e de lá seguir até Cusco, no Peru.

Por gentileza, informe no meu e-mail.

Att;

Djalmo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Djalmo! Não respondemos por email. Quantos meses você tem para essa viagem? Recomendamos ir de avião a Cusco, via LIma, e fazer a trilha inca a partir de lá.

Leia sobre o Peru:
https://www.viajenaviagem.com/category/peru

Marcos
MarcosPermalink

Ola boa noite.
Alguem sabe me dizer o horario para cruzar a fronteira de santiago/mendoza?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Parece que as obras reiniciaram mas agora não há um turno específico para cada país. Funciona no esquema pare-siga.

Marcos
MarcosPermalink

Obrigado, saio de Santiago agora pela manha.
Depois dou noticias

Carlos Bernaud
Carlos BernaudPermalink

Marcos,

Como foi a viagem de Santiago x Mendonza?qts horas demorou?
Quero fazer essa viagem dia 31.
Obrigado

Marcos
MarcosPermalink

Respondi.
Olha no forum

Marcos
MarcosPermalink

Ola carlos.
Amanha?
Entao, vamos la.
Semana que vem faco um relatorio melhor.
Carlos caso vc va amanha vou fazer um resumo rapido.
Boia, obrigado pela dica, a subida das curvas esta funcionando no siga e pAre,
Parei as duas vezes, meia de 50 minutos parado e depois libera para vc.
Santiagoxmendoza. Assim que subir tem a alfandega chilena, pode passar diteto, vai para depois do tunel para alfandega argentina. Vai com a carta de permissao do carro, caso contrario nao passa.
Demorei 8 horas, parei para comer logo depois da alfandega argentina (incas) rest. Muito simple porem bom.
Uma dica: se voce for retornar para santiago, nao va ate mendoza, achei que nao vale a pena. Sao mais duas horas e nada de interresante. Tem uma visa chamada ursualla se nao me engano. Fica la e retorna.
Abs. Mais a noite escrevo mais.

PAULO DOS SANTOS
PAULO DOS SANTOSPermalink

boa tarde,

gostaria de saber sobre aluguel de bicicletas em Santiago? Tem referencias de Sites, lojas, sistema publico, enfim, alguma ajuda, por favor.

Grato

Paulo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Esse site indica diversas empresas de aluguel de bicicleta em Santiago: http://cl.loogares.com/santiago-de-chile/categoria/arriendo-de-bicicletas

Marcos
MarcosPermalink

Nao sei como funciona mas tem aquelas bikes do itau que tem aqui no brasil tb.

Ronaldo e Cíntia
Ronaldo e CíntiaPermalink

No dia 4-11-2013 fizemos a travessia Mendoza-Santiago. Saímos às 7h30 do hotel. Tomamos a ruta 7, caminho da alta montanha. O dia estava claro com muito sol e sem nuvens, a temperatura era de 28º. Contratamos um REMIS para nos levar. Viagem cara, mas menos da metade de uma passagem de avião, com a vantagem de atravessar a cordilheira dos Andes e apreciar seus encantos, que não são poucos. Nosso remis foi o Leonardo Harth - (0261) 153.416.397 - muito experiente nesta travessia. Isto é muito importante, facilita muito, evita-se pequenos problemas. O caminho até a fronteira com o Chile é muito agradável. Depois, a história é outra. Do lado argentino, paisagem de tirar o fôlego, picos gelados, o "pé" do Aconcágua. Uma ponte Inca com um antigo hotel destruído por um terremoto. A última parada para lanches e abastecimento deve ser em Uspallata. Depois, só no Chile. O controle na fronteira pode demorar mas não tem jeito, tem que passar ali. Não leve alimentos, pois não entrarão no Chile com eles. Deverão ser descartados. Assim que se cruza a fronteira, começa oque chamamos de "montanha russa com muita emoção": uma sequência de 30 curvas de 180º para despencar de 3300 para 1000 metros de altitude. Há pessoas que passam mal. Este é outro motivo para contratar um remis com experiência nesta estrada. Nosso guia Leonardo perdeu a conta das vezes que fez este trajeto, oque nos dava muita segurança. Uma vez embaixo, nos deparamos com uma paisagem muito....feia! Nada de picos, nada de gêlo. Apenas vegetação nativa e algumas casas. Para ter uma ideia: do lado argentino tiramos 122 fotos, do lado chileno apenas 6 até Santiago, acreditem! A chegada na cidade é meio tensa. Se não conhecer um pouco, pode-se perder horas no trânsito frenético de Santiago. Novamente contamos com a experiência do Leonardo que, por rotas alternativas, uma espécie de rodo-anel, chegamos rapidamente ao hotel. Mutchas gracias.

Mariana
MarianaPermalink

Olá! Eu estou montando um roteiro para fazer um mochilão pela america latina, queria saber se sabes alguma companhia de ônibus que faça o trajeto mendoza-santiago e se tem alguma que faça santiago-cordobá. Obrigada

Pedro
PedroPermalink

Boa tarde,

Eu pretendo fazer mendonca Santiago de carro partindo de São Paulo.
Como não tenho uma data certa, gostaria de saber qual seria o período mais seguro de se realizar essa viagem considerando toda essa obra concluída.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! Esse turismo tipo rallye não é a nossa praia; não temos experiência nem autoridade. Sabemos que as obras seriam reiniciadas em outubro e que, nesta segunda fase, funcionaria no sistema pare-siga, sem turnos definidos para um país ou outro.

Edgard
EdgardPermalink

Olá pessoal!
Estou tentando comprar passagem de onibus de Mendoza a Santiago, mas não consegui. O site da empresa diz que devo pagar a "tasa de habilitacion de salida" da Argentina. O que é isso e o que devo fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edgard! Moradores do Mercosul estão isentos desta taxa.

Edgard
EdgardPermalink

Obrigado! Consegui comprar a passagem!

Samanta
SamantaPermalink

Olá, gostaria de saber se a travessia Santiago- Mendoza ainda só está acontecendo a noite...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samanta! Está ocorrendo 24 horas, no modo pare-siga.

Lili Pestana
Lili PestanaPermalink

Olá pessoal!

Eu contratei um passeio privado de Mendoza até a fronteira com o Chile.

Passamos por Potrerillos, Uspallata, Penitentes, Villa Cuevas, Parque Nacional Aconcágua, Puente del Inca.

Foi um passeio super completo. Chegamos bem perto do túnel que separa os dois países, um túnel de 3km de extensão.

Para quem não sabe, embora haja muita "guerrinha" entre argentinos e brasileiros por causa do futebol, politicamente e diplomaticamente falando, a relação entre Brasil e Argentina é boa.

O mesmo não se pode dizer entre Argentina e Chile, que ainda mantêm uma relação estremecida por causa do apoio que o Chile deu à Inglaterra na época da Guerra das Malvinas, o que gerou muito atrito entre estes países.

Em todo caso, percebi que a fronteira, além das aduanas normais, estava tranquila.

O passeio pela montanha vale muito a pena e a estrada estava muuuuito melhor do que eu esperava. Posso dizer que estava boa. Fui no verão, no final de dezembro de 2013.

Espero ter contribuído aqui com o grupo!

Abs.
Lili

Talles
TallesPermalink

Lili,

Pode indicar a empresa a qual fechou o passeio e o contato? Pretendo viajar de Mendoza para Santiago de ônibus, e adoraria fazer um passeio desse. Foi muito caro? Vou em agosto e estará frio, vale à pena? Dá umas dicas aí...
Obrigado

Talles

Julio César Biesdorf
Julio César BiesdorfPermalink

Bom dia,
Farei uma viajem a Santiago em Julho/2014 de carro, vou passar pela cordilheira via Mendoza. Minha preocupação é a passagem pela cordilheira nesta época do ano. Como é tradicionalmente este trecho de estrada? Há perigo de ficar interditada pela neve? Tenho que comprar correntes para os pneus do carro?

Abraço

Julio

Neftalí
NeftalíPermalink

Bom dia, Julio. Sim, existe a possibilidade do Paso Los Libertadores estar fechado, e geralmente é exigido o porte das correntes, mas é raro que seu uso seja necessário. As vezes o Paso fica fechado por vários dias, já vi até por mais de uma semana, fica uma fila gigante de caminhões. Mas em compensação, se você conseguir passar, o visual é maravilhoso, com muros de neve ao lado da estrada.
O problema é que se estiver fechado, existem poucas opções de cruzar os Andes. Os únicos pasos que sempre estão abertos são os da Patagonia chilena, no extremo Sul do Chile, ou o Cardenal Samoré (Puyehue), perto de Bariloche, um pequeno desvio de 2 mil kms.
O conselho é ficar de olho na previsão do tempo, que costuma acertar muito. Se chove em Santiago no inverno (estação mais chuvosa), a estrada para Mendoza fecha.

Leide
LeidePermalink

Boa noite.
Quais os documentos solicitados na travessia?
Digo na alfandega.
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leide! RG ou passaporte.

Marcelo
MarceloPermalink

Boa Noite,

Vou pra Santiago no dia 09/05 e estou programando de fazer a viagem para Mendoza, de ônibus, no dia 15/05 pela manhã.

Gostaria de saber o seguinte:

- a estrada ainda está em obras?
- quanto tempo em média está durando a viagem?
- qual a melhor empresa de ônibus(não tem problema ser caro) que não tem adesivos no vidro da frente que atrapalham a visão?

Obrigado.

Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Não sabemos se as obras já terminaram, não. Sabemos que, na continuação das obras, o esquema seria diferente desse início, quando havia os turnos para ir e para voltar.

Leia sobre a viagem:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/

Neftalí
NeftalíPermalink

As principais obras já terminaram, e a estrada está com trânsito para as duas direções. Porém sempre existem trechos com manutenção. A partir do final de maio começa o horário de inverno e a estrada fica fechada a noite, geralmente a partir das 20 horas.
É importante comentar que, por tratar-se de uma estrada de alta montanha, é necessário sempre ter um plano B, e evitar, por exemplo, pagar antecipadamente o hotel do outro lado da Cordilheira, pois nunca se sabe quando ela pode fechar. Pode se ter uma idéia consultando a metereologia alguns dias antes. Obviamente nos meses mais frios a possibilidade é maior, mas em Fevereiro passado, por exemplo, o Paso Los Libertadores fechou por mais de um dia devido a uma tempestade, e muitos argentinos que aproveitam as praias chilenas ficaram retidos. No final do feriadão chileno de 18 de Setembro, no ano passado, a estrada fechou por mais de 2 dias por uma tempestade de neve que complicou a volta de 15 mil chilenos que foram aproveitar o feriado em Mendoza.
Nesse site é possível consultar o estado e horários do Paso Los Libertadores, entre outros: www.pasosfronterizos.gov.cl
De qualquer maneira eu recomendo essa travessia, é muito bonita, parece que estamos em outro planeta. Un gran saludo!

Marcelo
MarceloPermalink

Olá Neftalí,

Você pode me informar qual a melhor empresa de ônibus para se efetuar a travessia?
Qual ônibus não tem aquele adesivo na parte frontal que atrapalha a visão?

Grato.

Marcelo

Neftalí
NeftalíPermalink

Olá, Marcelo.

Santiago tem várias rodoviárias, te dou o link da que tem as saídas para Mendoza, com as empresas que fazem o trajeto, incluindo as que tem microonibus e táxis coletivos:

www.terminaldebusessantiago.cl/index.php?option=com_content&task=view&id=20&Itemid=35

Como você chega no dia 9, pode comprar a passagem no dia seguinte. O Terminal Santiago fica a um quarteirão do metrô Universidad de Santiago. Todas as empresas são bem parecidas, não saberia recomendar uma e nem sei sobre esse adesivo, mas não espere grandes luxos. Saludos

Osmar Baroni
Osmar BaroniPermalink

Olá Marcelo. Os ônibus da CATA não tem o adesivo. Os da Andesmar possuem o dito cujo (infelizmente usei este...). Boa viagem.

Marcelo
MarceloPermalink

Valeu Osmar!

Luis Carlos da silva
Luis Carlos da silvaPermalink

Seria viável viajar de aéreo São Paulo -Mendoza-arg,e depois p/Santiago de ônibus,reservando 4 dias em cada cidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis Carlos! Perfeitamente.