Travessia dos Andes: até junho, prefira ir de Mendoza a Santiago

Ônibus Santiago-Mendoza

O trajeto de ônibus entre Santiago e Mendoza não é uma viagem rodoviária qualquer. As paisagens sempre impressionantes fazem das seis horas de estrada um super passeio. Por isso mesmo, escolher um horário diurno é fundamental — o que, nos próximos meses, só será possível no sentido Mendoza-Santiago. Veja o alerta enviado pela Patricia:

Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente o trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a informação aqui com outros eventuais interessados.

A estrada que liga Santiago e Mendoza estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda não comprou passagens de avião, reservou hotel etc., e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente!

Obtive a informação num fórum do Trip Advisor que, por sua vez, dá o link para uma notícia. E os horários disponíveis no site da Andesmar e da Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando… De repente, até lá, os prazos das obras são cumpridos ou até terminam antes, hein?! 😉

Obrigada pelo aviso, Patrícia!

A alteração no tráfego vai acontecer para obras de repavimentação dos Caracoles, realizáveis apenas fora do período de inverno. Entre 8 e 19h os veículos podem passar na fronteira no sentido Mendoza-Santiago. Entre 20h e 7h, no sentido Santiago-Mendoza. Nesses períodos, as vias do chamado Camino Internacional Los Andes-Mendoza funcionarão como mão única.

O leitor Russel foi pego de surpresa e decidiu fazer o trajeto de avião:

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante a noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado).  Já que vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), conseguiremos ver a paisagem de qualquer maneira.

Valeu, Russel!

Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

ola,estou em Santiago e acabo de tentar fazer a travessia de onibus para Mendoza. Nao conseguimos, o onibus retornou apos 3 hrs de viagem, pois caiu uma barreira e a estrada esta interditada! Nao sabemos se a estrada sera liberada amanha… quem estiver por aqui ou pretendendo fazer a travessia de onibus é melhor se informar. Estava com tudo planejado e engatilhado e agora voltei ao Hotel Mito, que alis é uma graça e nos recebeu super bem e vou tentar replanejar daqui… abs Monica

Riq e outros viajantes,

Eu e meu marido vamos para Buenos Aires em abril, de lá desejamos ir para Mendoza e seguir para Santiago de onibus, como vocês relatam acima provavelmente de dia, que ótimo! Quem pode informar como compro as passagens de onibus Mendoza-Santiago por aqui? Alguém sabe valores?
Cândida

oi ricardo,a travessia de mendoza até santiago de van é uma boa ou não, se for é preciso reserva antecipada.
grato
iracy

Olá, Iracy! Não temos relatos recentes sobre esse serviço. Nos parece um pouco precário e menos confortável do que o ônibus.

Note que a estrada está em obras até junho e está bem complicado fazer a travessia, com atrasos e filas. Neste semestre, faça a travessia de avião.

Final: A volta de Mendoza

Três dias depois e após várias Bodegas, almoços e vinhos mais que merecidos (recompensas para a chegada às 5:30 da manhã), partimos de volta para Santiago. Isso mesmo: carro alugado no Chile tem que ser devolvido no Chile. Não achei uma locadora que fizesse diferente. Como havia lido aqui algumas dicas sobre a estrada velha (https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/ – comentário da Marcela de 10 de setembro de 2012 às 10:09) e o GPS (esse GPS!!!) nos indicava novamente este caminho, resolvemos arriscar. Saímos cedo de Mendoza, pela parte norte (e feia) da cidade. Não tivemos dificuldade de encontrá-la. Até o hotel Villavicencio, a estrada é muito boa. Corta-se neste trecho a Reserva Natural de mesmo nome. Como a estrada é extremamente vazia, pode-se trafegar devagar e, com o vidro aberto, você ouve o canto e vê os belos pássaros da reserva. Após o hotel, a coisa muda: a estrada é de terra até Uspallata. São mais ou menos 50 km de estrada de terra (na verdade, é formada por mini-pedras), onde se corta o que eles chamam de Caracoles argentinos (nem se comparam com a parte Chilena). Mas é também muito interessante: avistamos várias famílias de um certo animal muito parecido com as lhamas (não sei se eram elas exatamente) e desfrutamos de paisagens belíssimas. De dia, fantástico. Mas se fosse de noite, na vinda de Santiago… (esse GPS!!!) Fim da estrada de terra, chegamos em Uspallata e almoçamos no Hotel Los Conderes, seguindo viagem depois. Pudemos desfrutar das belas vistas da estrada que não foi possível na vinda em função da escuridão. Passamos pela estação de esqui de Penitentes e logo depois paramos para ver a impressionante Puente Los Incas, comprando artesanato local. Em seguida, paramos no nosso maior objetivo: o Parque Provincial do Aconcagua. Paga-se 10 pesos para entrar. Já dentro do parque, rodasse uns 2km de carro para chegar até o ponto do início da trilha que permite ver a Laguna de Horcones (cheia e linda com seus patos) e a Laguna Espejo (que estava praticamente seca), chegando-se ao mirante do Aconcagua. Pegadinha do destino: normalmente de tarde o tempo fecha e o Aconcagua fica escondido pelas nuvens. Foi possível apenas avistar a cadeia principal onde ele se aloja, mas não foi possível avistá-lo. Ficou a certeza de que ele ficou para a próxima vez . Detalhe: na trilha o frio é de rachar em função do forte vento. Chuto que a sensação térmica seja bem próxima de zero. Desfrutamos mais uma vez dos vários picos próximos cobertos de neve e voltamos para o carro. Pegamos a estrada e partimos para a fronteira. Como chegamos próximo ao final da “janela (penso que chegamos ali por volta de 17:00 horas) não pegamos a fronteira cheia. Acho que uma hora depois já seguíamos de volta para o Chile, buzinando no Túnel Cristo Redentor ao avistarmos a placa de bem vindos ao Chile em função de nosso carro chileno (na ida: foi um buzinaço tremendo dos argentinos ao avistarem a placa de bem vindos à Argentina). Logo após a fronteira, avistamos uma fila enorme de caminhões para descer Los Caracoles. Como os carros têm preferência, vamos cortando com cuidado (até porque teoricamente não vem carro no sentido oposto, mas sim, há carros de serviço das obras no sentido oposto) até um ponto em que a fila se torna, de fato, única, já bem perto do ponto de descida de Los Caracoles. Esta parte da estrada está toda quebrada e o trânsito é feito em meia pista (por isso somente pode ser num sentido). Após a descida, ainda paramos na belíssima estação de esqui de Portillo, com seu lago e seu clássico hotel fechado – apenas o restaurante estava aberto. Tomamos um expresso e seguimos para Santiago. Quando passei por Guardia Vieja já eram mais de oito horas da noite e ainda havia muitos carros e caminhões para descer. Ficamos pensando que horas a estrada abriria para Mendoza naquele dia e imaginamos que isso não ocorreria antes das 10 da noite.
Uma aventura. Maravilhosa com certeza!
Abraços e boas viagens a todos!

Continuação:
A fila anda muito lentamente, permanecendo parados a maior parte do tempo. Como vi várias pessoas saindo dos carros e caminhando (não sabia para onde), resolvi arriscar também e caminhar, deixando minha esposa na direção. Após algumas centenas de metros, chega-se no posto da fronteira (algo próximo a um galpão de vistoria do DETRAN aqui do Rio), onde consegui comprar algo para comer e beber e ir, finalmente, ao banheiro. Tendo finalmente chegado de carro neste ponto, lembrei-me de um antiga música do balão mágico: tem que ser selado, carimbado, … se quiser voar! Haja carimbo, buRRRRRRocracia do carro alugado, seguro, passaporte,…)Resultado: às 3 horas da manhã (portanto 5 horas depois de ter chegado ao segundo engarrafamento), saímos da fronteira. Portava ainda um papel (tipo papel de pão) contendo a placa do veículo e carimbos indicando que naquele carro havia 2 pessoas. Pasmem: este papel é para ser entregue a um infeliz que fica a uns 15 km a frente, no meio da estrada, de madrugada, num frio de rachar os ossos (e era verão!!). Tive certeza de ainda estar no terceiro mundo. O tempo que levei não se deveu ao carro alugado, mas sim a enorme fila. Após anoitecer, é so breu e somente se consegue ver a estrada. Alguns km a frente, há um posto de gasolina salvador na localidade de Uspalata. Parada rápida para banheiro, café e lavar o rosto com água gelada. Ali, vi várias pessoas dormindo em carros. Não sei se derrotados pelo cansaço ou se aguardando a abertura da estrada no sentido inverso (que ocorre, teoricamente, às 8:00 da manhã (Uspalata é o ponto de retenção na Argentina, o que seria o correspondente a Guardia Vieja no Chile, porém é, de fato, uma localidade com outras ruas que não a estrada, tendo até hotel – Guardia Vieja é meramente uma parada com uma lanchonete/restaurante no meio da estrada e só para quem parou perto dela, o que não foi o meu caso). Continuando na estrada, chegamos (quase mortos) ao hotel em Mendoza às 5:30 da manhã. Ainda não havia amanhecido. Atenção: o meu GPS (“esse GPS!!!”) em Uspalata me indicava a estrada velha para Mendoza. Como já tinha ideia do caminho e já escaldado por outras de suas pegadinhas, não obedeci. E foi minha sorte, como veremos no caminho de volta. Se faria de novo? Sim, se não houvesse outra forma – no meu caso já havia pago aluguel do carro, taxa de fronteira, hotel em Mendoza,…, portanto, era inadiável!
Fiquei com a impressão (mera sugestão) de que talvez fosse melhor sair de Santiago de madrugada, pegando o final da “janela” de horário no sentido Mendoza. A estrada fecha às 7:00 da manhã. Talvez chegar em Guarda Vieja por volta de 5:00 da manhã. Apenas uma alternativa.

Caros Viajantes,

Sobre este tópico, vou dar o relato de minha recente viagem DE CARRO(!!!) (janeiro/2013) em agradecimento a ter 24 horas antes de minha viagem ter sabido do “fechamento da estrada”, o que permitiu me programar melhor (embora não sem problemas, como será lido a seguir).
Ciente da abertura do sentido Santiago-Mendoza às 20:00 horas, sai de Santiago para chegar em Guardia Vieja às 19hs no dia 21/01(ponto de interrupção ainda no Chile – joguem no GoogleMaps: Los Andes – Guardia Vieja e deêm uma olhada, fica alguns km após a saída de Los Andes) Objetivo atingido. Porém, mesmo chegando 1 hora antes, fiquei a 3 km do ponto de interrupção. Na estrada, com vários outros carros (a enorme maioria argentinos) e ônibus sem qualquer estrutura (não há vendedor de biscoito Globo nem de água mineral – você não está mesmo no Brasil!) Banheiro? Ecológico, é claro! Os caminhões são retidos num apêndice paralelo à estrada. Mas depois, com o acúmulo de veículos, o engarrafamento vai além da entrada deste apêndice e fica tudo na mesma fila. Às 20:30, a fila começou a andar e pegamos Los Caracoles ainda de dia (mas já anoitecendo). Um espetáculo! Às 22 horas, paramos num engarrafamento enorme já de noite. Ao ver um brilho no céu, me deparei com a lua (quase totalmente cheia) iluminando um trecho das cordilheiras coberto de neve. Deslumbrante! Sim, há muita neve nos topos das montanhas. Não tinha ideia disso e por isso repito: há muita neve para se ver (não dá obviamente para tocar)no topo das montanhas. Fim do sonho – início do pesadelo!

Bóia, vou seguir os demais tripulantes e também vou optar em ir de avião, para evitar futuros problemas.
Somente uma duvida: Já comprei o trecho São Paulo/Santiago e Mendoza/São Paulo para o inicio de março. Tem algum problema comprar o trecho Santiago/Mendoza ida e volta, colocando a volta somente em abril, pra obter uma melhor tarifa, mesmo sabendo que não vou utilizar a volta? Tem chance de dar algum problema, especialmente porque vou comprar o trecho Santiago/Mendoza pela mesma companhia que já comprei os outros.

Obrigado

Olá, Maria Aparecida! Não há problema em não utilizar a volta, se a passagem não for vinculada à sua volta ao Brasil. Se fosse, daria problema.

Obrigada Bóia.

Por favor, desculpe se a pergunta é primária, mas como nunca aconteceu isso comigo, bate aquela preocupação.

Fiquei preocupada, pois minha volta de Mendoza para São Paulo está comprada para o dia 16 de março e as passagens que vou comprar no trecho Santiago/Mendoza a volta será dia 02 de abril.

Como estou comprando os trechos separados e em datas diferentes, então eles não são vinculados e não terá problema correto?

Abraços

oi, vou viajar pra santiago dia 14 de fevereiro. vamos pra mendoza de onibus dia 17 e voltaremos de mendonza dia 20 no onibus das 6:30 da manha. o nosso voo de volta para o brasil sai de santiago as 20:50 do dia 20. sera que a gente corre o risco de pegar o onibus e perder o voo de volta as 20:30? ja que ha relatos de viagem de onibus com duraçao de 11 horas? o que vc pode recomendar pra gente?

Olá, Daniel! Sempre é uma temeridade sair de uma cidade distante para ir pegar o vôo de volta em outra. O que recomendamos, em qualquer caso, é pernoitar no lugar onde você vai pegar o vôo. Ainda que tudo dê certo, perder um dia nesse stress é terminar a viagem de forma pouco auspiciosa.

Estou indo para santiago em março, fico 5 dias em santiago e 4 dias em mendoza. Desisti dessa travessia, compro uma passeio la em mendoza para ver a montanha. Vou comprar de avião mesmo, está quase o mesmo valor de onibus. E ganho tempo para passear mais. Pela aerolines consegui ida e volta em voo direto por 274,00 reais. Sei que o avião não é lá essas coisas, mas são 35 minutos de voo.