Praia em abril: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Praia em abril: Ferradurinha, Búzios

Querendo pegar praia em abril, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Foto: Praia da Ferradurinha, Búzios

  • Barra amarela | Praia no Brasil
  • Barra lilás | Praia no exterior

Praia em abril: Brasil

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em abril. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro... Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em abril, depois a do Caribe.

Praia em abril no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC pense bem
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

No Brasil, o trecho que melhor combina tempo firme (até 100mm de precipitação) e temperaturas convidativas a pegar praia é a parte mais alta do Sudeste, entre Vitória, no Espírito Santo, e Búzios, no Rio de Janeiro.

No Sul, Florianópolis tem o seu mês mais ensolarado; Torres, no Rio Grande do Sul, também costuma oferecer dias mais secos do que no verão.

Pode ir:

No Nordeste, a melhor aposta é o sul da Bahia, com as praias da região de Porto Seguro (Santo André, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado) recebendo visitantes com areias desimpedidas e bons preços.

No Sudeste e no Sul, o outono costuma ser mais ensolarado do que o verão. O Rio de Janeiro tende a ser bastante aproveitável e Angra dos Reis aparece pela primeira vez com menos de 200mm de chuvas no mês.

No Sul, dá para escolher Ilha do Mel, no Paraná, e Balneário Camboriú, Bombinhas e Garopaba/Praia do Rosa com boa probabilidade de sucesso climático.

Melhor não ir:

Aqui ficam as regiões cujo registro histórico de chuvas fica entre 200mm e 300mm. Então, se chover, não dá para reclamar.

No Nordeste, estão nesta categoria o Rio Grande do Norte (Natal, Pipa), o arquipélago de Fernando de Noronha, a faixa entre Aracaju e o extremo norte da Bahia (Costa do Sauípe, Imbasssaí, Praia do Forte) e, mais ao sul, a região de Ilhéus (incluindo Itacaré e Barra Grande).

No Sudeste, Paraty, São Sebastião e Ubatuba ainda não estão no seu melhor momento.

Fora do país, Punta del Este, no Uruguai, terá tempo seco (nível "Vá!"), mas estará meio mortinha (ainda mais este ano, que a Páscoa, quando a cidade dá seu último suspiro antes de hibernar, vai cair no finzinho de março). A não ser que haja veranico, as temperaturas tampouco devem estimular a pegar praia.

Não vá!

Já é inverno no Nordeste. Por isso, esqueça São Luís, Jericoacoara, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi, Maceió, Salvador e Morro de São Paulo.

Praia em abril no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Abril tem tempo perfeito no Caribe. E depois da Páscoa os preços costumam cair bastante. (Como em 2016 a Páscoa vai ser no fim de março, o mês inteiro estará na melhor época).

É só decidir entre Aruba, Curaçao, San Andrés, Turks e Caicos, Ilhas Cayman, Barbados, Tobago, Bahamas, St. Maarten, St. Barth, Anguilla, Cuba, Cancún, Punta Cana, Los Roques e Cartagena.

Cidade do Panamá e Miami também contam com tempo seco.

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

9 comentários

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Bóia, querida, uma dica para quem quer saber a temperatura da água/mês http://www.seatemperature.org/ Eu não suporto a água gelada do Rio, mas há quem goste wink

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Lu. É verdade, tem gosto pra tudo. Já eu não gosto da água quente do Nordeste e do Caribe, pra mim não refresca, parece piscina infantil. Mas também não gosto do mar gelado de partes do Sul, e do Pacífico no Chile e na Califórnia, é de doer os ossos.
Pra mim, a temperatura da água no Rio é simplesmente perfeita.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Neftalí,
Te entendo wink
O que eu acho estranho é que algumas pessoas associam a temperatura quente da água a água poluída!!!!

Chico Alves
Chico AlvesPermalinkResponder

Olá, vi este post no final de março e por conta dele quase cancelei minha viagem para Salvador e Morro de SP, ainda bem que não fiz isso!?

O sol apareceu forte todos os dias entre 11/04 e 17/04, e nem vi a cara dá chuva. Graças a Deus! ?

Não há receita de bolo para viagem e quem pensa demais não vai pra lugar algum...

Faça as malas e vá! Boa viagem a todos...⛵??✈

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chico! A sorte de um pode ser o azar do outro. Mesmo na época de tempo seco, o tempo pode virar. O que a estatística faz é proporcionar alguma base para a decisão. Todos os dias tem gente viajando para lugares onde está avisado que vai chover e chove -- e ninguém volta aqui para dizer que se ferrou. É errado estimular o desdém às informações disponíveis. A chance de dar errado é maior do que a de dar certo.

Jorge Luis santos de campos

Poxa, fiquei 6 dias em Maceió com minha noiva no meio de abril deste ano. Fomos duas x para Maragoggi e não teve um dia que não estivesse com sol perfeito. Acho q demos sorte!!! smile

Silvania
SilvaniaPermalinkResponder

Em abril/2017 fui a fortaleza... fiquei 10 dias, fez muito calor, mas choveu bastante tbm. aff.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Quero viajar en inicio de abril para o nordeste mas nao quero chuva. Pra Fortaleza bao porque as duas vezes q fui so choveu. Nao quero nem saber de ir naquele lugar

Sueli Gonçalves

Saio do Rio para Miami dia 25 agora de Março, aproveito um pouco de Miami e dia 32 embarco para um Cruzeiros de 15 dias pelo Caribe Leste e depois Oeste. Alguns lugares já conheço, como Bahamas, Nassau, Punta Cana, Arruba, e outros vou conhecer agir: Ilhas Cayman, Jamaica, Porto Rico, Cozumel,; Escolhi este mês de Abri justamente porque quero Sol e espero encontrar!!?, Volto a Miami e fico mais uns dias, e dou uma passadinha em Orlando, para curtir minha neta na Disney. Espero ter bom clima neste mês todo de Abril. Vou torcer, porque escolhi este tipo de Cruzeiro porque este navio so vai para onde tem Sol. Vamos pagar para ver!???

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar