Praia em julho: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Praia em julho: Jericoacoara

Querendo pegar praia em julho, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Foto: Lagoa de Jijoca (Jericoacara)

  • Barra amarela | Praia no Brasil
  • Barra lilás | Praia no exterior

Praia em julho: Praiômetro

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em julho. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro... Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em julho, depois a do Caribe.

Praia em julho no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC: pense bem
  • Floco de neve | Temperatura média máxima abaixo de 20ºC: não vá!

Vá!

No Brasil, a melhor região para pegar praia é lá em cima, na costa nordestina voltada para o norte. O verão chega mais cedo no Maranhão, no Piauí e no Ceará (Jericoacoara e Fortaleza). Se você quer sol e calor garantidos em julho, voe para lá.

Para quem não faz questão de calorão, o trecho do Sudeste entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro (incluindo Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty) também tem histórico de tempo firme. Mas se passar uma frente fria, o tempo não vai ficar só nublado ou chuvoso -- vai fazer frio, também.

Pode ir:

No Nordeste, Fernando de Noronha sai da estação das chuvas.

No norte da Bahia, o trecho entre Costa do Sauípe, Imbasssaí e Praia do Forte registra menos chuvas do que a vizinha Salvador.

Já o centro e o sul da Bahia mantêm a toada das chuvas equilibradas, entre 100mm e 200mm por mês. São boas apostas para as férias de julho Ilhéus (incluindo Itacaré e Barra Grande) e de Porto Seguro (Santo André, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).

Melhor não ir:

Com histórico de mais de 200mm de precipitação no mês, vá a Natal, Pipa), Aracaju, Salvador, Morro de São Paulo e Boipeba consciente de que pode chover.

Em São Paulo, o Litoral Norte -- tem tempo relativamente firme, mas a temperatura média máxima é inferior a 24ºC; vá apenas se você curte praia no inverno.

Não vá!

Último mês de chuvas mais pesadas em algumas das praias mais cobiçadas do Nordeste. O almanaque manda evitar Paraíba, Pernambuco e Alagoas -- deixe João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió para mais tarde.

Abaixo de São Paulo, o tempo não é ruim, mas com temperaturas médias máximas inferiores a 20ºC, não vai dar praia na Ilha do Mel, nem em Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa), em Torres ou em Punta del Este.

Praia em julho no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!

Vá!

Em julho o tempo é quente e firme na maior parte da região (incluindo algumas ilhas que têm tempo instável entre maio e junho). Apesar de começarem as férias no hemisfério norte, os preços não são altos como no início do ano (porque os americanos, em particular, acham a época quente demais).

Registram menos de 100mm de precipitação no mês as ilhas de Aruba, Curaçao, Los Roques, Turks e Caicos, St. Maarten, St. Barth e Anguilla -- mais os balneários de Cancún e Punta Cana, além da cidade histórica de Cartagena.

Pode ir:

Apesar de chuvas entre 100mm e 200mm (mas bem mais próximas dos 100mm do que dos 200mm), não tenha receio de ir a Cuba, Barbados, Tobago ou Miami.

Por sua vez, Bahamas e o Panamá ainda estão nesta faixa, porém mais próximos dos 200mm.

Melhor não ir:

A ilha colombiana de San Andrés, na costa da Nicarágua, está no limite de 200mm; se chover, não dá para reclamar.

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

16 comentários

suami azevedo
suami azevedoPermalinkResponder

Estaremos em Floripa de 15 a 20 de julho. Com família.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Sol e calor no brasile e fora também!obrigada!

Otavio pantuzzo

Excelente publicação foi de grande ajuda.
Obrigado

Cacilda
CacildaPermalinkResponder

Amo praia em Julho, Sol não é muito forte e praias vazias. Somos melhor atendido.
Hoje choveu à noite Ubatuba, mas na provisão termos vários dias pela frente de sol.

Maria Clara
Maria ClaraPermalinkResponder

Boia, em Julho é uma boa época para ir a Buzios - por ser inverno, o clma ainda continua quente, bom para praia? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! A época costuma ter dias quentes e noites amenas. Caso apareça uma frente fria, porém, vai realmente esfriar. Mas de maneira gereal é uma época mais agradável do que o verão, e as férias de julho são bem menos cheias do que as de janeiro.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/buzios/#quando

Rúbia
RúbiaPermalinkResponder

Bóia, em Ilhéus, o tempo é melhor para praia no início ou no final do mês de julho?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rúbia! O sul da Bahia tem chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Espere pegar sol e chuva em qualquer época.

Kamila Maia
Kamila MaiaPermalinkResponder

Olá, o que diria de ir para Arraial do Cabo, perto de Búzios no final de julho? Será muito arriscado pegar tempo frio?

Ana paula
Ana paulaPermalinkResponder

Queria ir pra Ilha Grande, Angea dos Reis, com crianças pequenas em início de julho. Não chove normalmente, mas será q a água é muito fria pra eles aproveitarem? Ou muito frio pra praia nesta data? Alguém já foi em início de julho pra lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! O mar no Rio de Janeiro não é morninho que nem no Nordeste, mas em Angra não chega a ser gelado. Dá para entrar.

Julio Kener Marinho Bilac

Boa noite.
vou com criança para o Rio do dia 13/07 a 18/07 vou ficar na Barra, a água é muito fria né....tem alguma sugestão de alguma praia la perto com a temperatura da água mais quente?
Pelo que vi no gráfico acima pelo menos chuva não vou pegar...rsss
alguma sugestão?
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julio! O mar no Rio costuma ser frio, mas dependendo das correntes dá para curtir.

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Bom dia , quero ir pra Angra dia 27 de julho ,lá vai estar muito frio ? E a água muito gelada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! A água é fria. O tempo, imprevisível. Se não passar frente fria, dá praia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar