Desconto de IVA no Uruguai

Guia de Montevidéu

Uruguai com desconto de IVA: ganhe 9% em restaurantes e locadoras

Para estimular o turismo estrangeiro, o Uruguai oferece desconto de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras com cartão internacional (seja crédito ou débito).

Os descontos atuais estão programados para vigorar até 30 de abril de 2024.

Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 9%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).

9% de desconto em restaurantes e locadoras

A devolução de 9% de IVA no Uruguai em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago).

Esse desconto compensa os 5,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito ou os 1,1% do IOF dos novos cartões de débito internacionais.

Como é feita a devolução do IVA no Uruguai

Restaurantes e locadoras informam a conta pelo valor total. Ao pagar com cartão internacional, o sistema efetua a devolução dos 9% de IVA.

Se o desconto é de 9%, por que a devolução é de apenas 7,4%?

Na verdade o que você ganha é a isenção de 9% de IVA no Uruguai. O cálculo precisa ser feito em cima do valor da conta antes do imposto.

Quando a conta do restaurante vem, o IVA total (de 22%) já está acrescido à conta. Uma conta de 100 pesos vira 122 pesos. Pagando com cartão, 9 pesos (9% sobre a conta de 100 pesos) vão ser estornados na hora.

Só que, no momento do estorno, esses 9 pesos não serão mais 9% de 122 pesos. Serão 7,4% de 122 pesos. Mas a isenção foi de 9% sobre 100 pesos.

Use cartão de débito de conta internacional para fugir do IOF brasileiro

Não é mais preciso perder tempo e passeios procurando uma boa cotação em casas de câmbio.

Os novos cartões de débito de contas internacionais (como Wise, Nomad, C6, BS2 Go) têm o mesmo IOF de dinheiro vivo (1,1%) e oferecem um câmbio melhor do que o das casas de câmbio no Brasil ou mesmo no Uruguai.

E no caso dos restaurantes e locadoras, permitem que você ganhe o desconto de 22% sem morrer com os 6,38% dos cartões de crédito ou pré-pagos convencionais.

Leia sobre os novos cartões de crédito vinculados a contas internacionais e veja por que você deve mudar o seu jeito de fazer pagamentos durante suas viagens. (Atenção: não é merchã, não ganhamos nada com isso, não tem cupom nem promoção.)

Isenção de IVA em hotéis

Nos hotéis não há devolução: há isenção.

Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. O valor que aparece em sites como o Booking, por exemplo, é o valor que você vai pagar, sem IVA.

Para ter direito a essa isenção, basta ser estrangeiro. Não é mais preciso mostrar a papeleta de entrada no Uruguai.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros descontos de IVA na América do Sul

    Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.

    Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:

    Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)

    Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)

    Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)

    Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)

    Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento

    Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.

    220 comentários

    Prezados, vou para Buenos Aires e fiquei na dúvida sobre a isenção do IVA de 21%. Vou pagar com cartão internacional. A dúvida é que fiz reserva pelo Booking.com. Tenho que fazer reserva direta no hotel?
    Agradeço retorno.
    Gracinha

      Olá, Gracinha! Não, na Argentina toda reserva paga com cartão dá direito à isenção. No Uruguai basta ser estrangeiro e estar no país há menos de 60 dias.

    Olá! Para ter o desconto/isenção do IVA usando cartão WISE, o pagamento deve ser feito na moeda do país? Digo, preciso abrir uma “conta” na moeda do país na minha conta WISE ou posso usar a conta WISE em R$?

      Olá, Sylvia! O seu cartão Wise – nenhum cartão de débito global – funcionará no exterior se estiver carregado apenas com reais. É preciso carregar com moeda estrangeira. No caso do Wise, pode ser com pesos uruguaios ou com dólares, dá praticametne no mesmo.

    LUDMILA, boa tarde! Queria saber como se deu este desconto. Reduziram os 22% do valor da conta ou gerou um crédito em seu cartão?

      Olá, Claudio! Esse é o desconto do IVA que sai na hora. Pensávamos que estava em 9%, mas pelo jeito voltou ao patamar anterior de 22%.

    Olá
    Wise passando sem problemas em Montevideo e nos restaurantes vem automático o desconto de 22% agora em Colônia nenhum lugar que usei deu o desconto,mas notas inclusive o valor do desconto era somado na compra ,e vinha escrito que a lei não se aplicava

      Por favor, você utilizou o cartão físico ou virtual? Não vai dar tempo de chegar o físico, queria saber se o virtual funciona.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito