Desconto de IVA no Uruguai

Guia de Montevidéu

Uruguai com desconto de IVA: ganhe 9% em restaurantes e locadoras

Para estimular o turismo estrangeiro, o Uruguai oferece desconto de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras com cartão internacional (seja crédito ou débito).

Os descontos atuais estão programados para vigorar até 30 de abril de 2024.

Nesse período, contas de restaurante e locação de carros pagas com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) têm um desconto de 9%, relativos ao estorno de IVA (o ICMS deles).

9% de desconto em restaurantes e locadoras

A devolução de 9% de IVA no Uruguai em restaurantes e locadoras de carro é válida apenas para pagamentos com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago).

Esse desconto compensa os 5,38% de IOF cobrados pelo Brasil sobre gastos internacionais no cartão de crédito ou os 1,1% do IOF dos novos cartões de débito internacionais.

Como é feita a devolução do IVA no Uruguai

Restaurantes e locadoras informam a conta pelo valor total. Ao pagar com cartão internacional, o sistema efetua a devolução dos 9% de IVA.

Se o desconto é de 9%, por que a devolução é de apenas 7,4%?

Na verdade o que você ganha é a isenção de 9% de IVA no Uruguai. O cálculo precisa ser feito em cima do valor da conta antes do imposto.

Quando a conta do restaurante vem, o IVA total (de 22%) já está acrescido à conta. Uma conta de 100 pesos vira 122 pesos. Pagando com cartão, 9 pesos (9% sobre a conta de 100 pesos) vão ser estornados na hora.

Só que, no momento do estorno, esses 9 pesos não serão mais 9% de 122 pesos. Serão 7,4% de 122 pesos. Mas a isenção foi de 9% sobre 100 pesos.

Use cartão de débito de conta internacional para fugir do IOF brasileiro

Não é mais preciso perder tempo e passeios procurando uma boa cotação em casas de câmbio.

Os novos cartões de débito de contas internacionais (como Wise, Nomad, C6, BS2 Go) têm o mesmo IOF de dinheiro vivo (1,1%) e oferecem um câmbio melhor do que o das casas de câmbio no Brasil ou mesmo no Uruguai.

E no caso dos restaurantes e locadoras, permitem que você ganhe o desconto de 22% sem morrer com os 6,38% dos cartões de crédito ou pré-pagos convencionais.

Leia sobre os novos cartões de crédito vinculados a contas internacionais e veja por que você deve mudar o seu jeito de fazer pagamentos durante suas viagens. (Atenção: não é merchã, não ganhamos nada com isso, não tem cupom nem promoção.)

Isenção de IVA em hotéis

Nos hotéis não há devolução: há isenção.

Isso significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a sua conta não vem com IVA incluído. O valor que aparece em sites como o Booking, por exemplo, é o valor que você vai pagar, sem IVA.

Para ter direito a essa isenção, basta ser estrangeiro. Não é mais preciso mostrar a papeleta de entrada no Uruguai.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Outros descontos de IVA na América do Sul

    Dos grandes destinos turísticos da América do Sul, só o Brasil não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.

    Veja o quanto você economiza na hospedagem em países da América do Sul:

    Uruguai: 10% (qualquer meio de pagamento)

    Argentina: 21% (apenas para pagamento com cartão internacional)

    Chile: 19% (pagamento em cartão internacional ou dólar vivo)

    Peru: 18% (qualquer meio de pagamento)

    Colômbia: 19% (válido apenas para viajantes a lazer; qualquer meio de pagamento

    Mas note que, de todos esses países, só o Uruguai devolve o IVA também em restaurantes e locadoras de carros.

    222 comentários

    Boa Tarde,
    Boia, tudo bem?
    Gostaria de alugar uma carro em Pelotas e ir ate o Uruguai, mas pelo que estou vendo as locadoras não faz a travessia da fronteira tem alguma indicação de locadora que faça?
    Obrigado

    Olá Boia,
    Qual a melhor forma de reservar um veículo no Uruguai?
    Meu medo é não reservar pelo site e chegar lá o preço com desconto ser bem superior ao anunciado no site.
    Obrigado!

      Olá, João Licas! Saia com o carro reservado mas nunca pré-pago. O desconto do IVA só acontece se a locação for cobrada em maquininha uruguaia.

    Boa noite! Uau você arrasa nas dicas! Estou me preparando para passar uns dias em Punta/Montevideo, sobre essa questão do descontos ela se aplica a qualquer estabelecimento voltado a alimentação? Por exemplo, uma lanchonete também terá desconto?

      Olá, Anielle! Sim.

      Los servicios comprendidos son:

      01 Servicios gastronómicos, cuando sean prestados por restaurantes, bares, cantinas, confiterías, cafeterías, salones de té y similares

    Oi A Boia, boa tarde,

    estou indo eu, minha esposa e minha filha de 10 meses para Montevidéu, tu sugeres que o translado do aeroporto até o hotel em Pocitos seja feito no dia da chegada no Uruguai, usando o táxi, ou seria mais seguro reservar com antecedência um serviço de shuttle? Gostaria de saber qual o mais barato?

    E obrigado pelo excelente trabalho,
    Mancini

    Olá Ricardo boa noite,
    Estou indo próximo mês para Uruguay e gostaria de saber uma estimativa de custos para 07 dias com refeição, passeios , combustível . É tranquilo de receberem real ? Se for cambiar , consigo boas taxas lá ou melhor já sair daqui cambiado?

    Se puder dar uma dica de uma vinícola para almoço agradeço.

    Obrigada desde já 😊

    Boa noite Ricardo Freire.

    Estou programando uma viagem de carro com minha família (Eu, minha mulher e minha filha de 18 anos), para Buenos Aires em janeiro de 2020, seguindo o roteiro abaixo:

    – A viagem se iniciará em São Paulo – Bairro do Tatuapé – SP, passarei por Morretes/PR e seguirei para passar a virada de ano em Florianópolis/SC;
    – De Florianópolis seguirei até Chui/RS (deverei realizar pelo menos duas pernoites ou mais, neste trajeto);
    – De Chui/RS seguirei até Punta Del Leste;
    – De Punta Del Leste Seguirei para Colonia Del Sacramento, onde pegarei o Farry Boat para Buenos Aires.

    Temos disponibilidade o mês de janeiro de 2020 inteiro e ainda estou traçando em quais locais e tempo de hospedagem em cada parada. Mas tenho dúvidas e preocupações a saber:

    1. Meu carro foi adquirido por meio de consórcio e está alienado – Preciso de alguma autorização do agente financiador, por estar saindo do Brasil com o Veículo?
    2. Preciso de alguma autorização específica para trafegar com o meu veículo pelo Uruguai e Argentina? Se, sim quais seriam essas autorizações e onde consegui-las?
    3. Os Equipamentos de segurança do veiculo exigidos hoje no Brasil, (Macaco, Chave de Roda, Triangulo [Extintor hoje é opcional aqui no Brasil], etc…), são os mesmo exigidos pelas autoridades Uruguaias e Argentinas?
    4. Outras Dicas que você achar necessárias.

    Observação: Temos Passaportes válidos e RG Emitidos com menos de 10 anos.

    Acompanho sempre sua coluna na Band News FM e Peço para que Você Viaje na nossa Viagem, please?

    Abraços
    Alexandre Baeto.

      Olá, Alexandre! Quem responde é A Bóia. Os documentos do carro precisam estar no nome do motorista. Você precisa comprar um seguro Carta Verde com a sua seguradora. Deixe o carro no estacionamento em Colonia. Em Buenos Aires o carro vai só atrapalhar — e tanto o transporte no buque como os estacionamentos em Buenos Aires são bastante caros.

    Boa tarde, escutei hoje na Band News (14/10) um roteiro de 21 dias de carro pelo Uruguai, Paraguai e Argentina e não estou encontrando no BLOG. Ainda vai ser publicado ? Agradeço pela resposta.

      Jorge, legal que você gostou. Fiz sob medida para um ouvinte, mas na hora pensei que daria um bom post. Infelizmente não tenho como parar para fazer algo muito detalhado.

      Mas em termos gerais é:
      – SP-Litoral SC (escolha entre Balneário Camboriú, Bombinhas e Floripa) – 2 noites no destino escolhido

      Litoral SC-Aparados da Serra pela BR 101 – 2 noites em Cambará do Sul

      Cambará do Sul-Chuy – chegada à noite, só para dormir

      Chuy-acesso a Cabo Polonio – 2 noites em Cabo Polonio

      Cabo Polonio-Punta del Este 2 noites

      Punta-Montevidéu 2 noites

      Montevidéu-Colonia 2 noites (tire um dia para vinícolas em Carmelo

      Colonia-Salto (termas) 1 noite

      Salto-Posadas (Argentina) 1 noite.

      Na manhã seguinte, faça check-out, deixe malas na recepção e atravesse ao Paraguai (Encarnación) para visitar as ruínas de Trinidad.

      Volte, pegue as malas e chegue antes de 18h em San Ignacio Miní, a tempo de assistir ao show de som e luzes. Durma em San Ignacio.

      Saia cedo para Puerto Iguazú. Visite o lado argentino do parque, deixando malas no guarda-volumes do parque.

      Atravesse a Foz do Iguaçu, já será noite. Passe três noites para ter mais doia dias de passeio.

      Volte a São Paulo pernoitando em Ponta Grossa. Visite a aldeia holandesa de Carambeí no último trecho.

    E os combustíveis ?? Uruguay sempre incluía, visto que carro(proprio ou locado) é provavelmente o meio de transporte mais utilizado pelos turistas…

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito