Onde ficar em Arraial do Cabo e Cabo Frio 1

Guia de Arraial do Cabo e Cabo Frio

Onde ficar em Arraial do Cabo e Cabo Frio

Mesmo com as praias mais bonitas, Arraial do Cabo tem a hospedagem mais em conta da região.

Mas hospedar-se em Arraial do Cabo vem com uma pegadinha. É preciso garimpar para encontrar pousadas que ofereçam algo além do básico – e que estejam com a manutenção nos trinques.

Por isso, ao pesquisar onde ficar em Arraial do Cabo, considere também casas e apartamentos de temporada e as boas opções de hospedagem na vizinha Cabo Frio.

A Bóia recomenda:

Onde ficar em Arraial do Cabo: mapa

Casas de temporada em Arraial do Cabo

Devido à escassez de boas pousadas, a alternativa de alugar uma casa é muito tentadora em Arraial do Cabo.

É possível encontrar, verificar disponibilidade, saber preços e alugar essas casas sem burocracia na página de casas de temporada em Arraial do Cabo no Booking.

As casas para alugar se espalham por toda a região central. Caso queira acesso fácil à praia, a melhor localização para pesquisar é a Prainha. Dê preferência a casas que tenham histórico de notas, e confira se há ar condicionado em todos os cômodos.

Arraial do Cabo tem bons supermercados e farmácias na área central. Depois de efetuar sua reserva, você terá um canal direto com o anfitrião, que vai poder passar o contato de arrumadeira, cozinheira e babá, se você precisar.

Pousadas na Praia dos Anjos

A localização mais conveniente para se hospedar em Arraial do Cabo é no canto esquerdo da Praia dos Anjos, próximo à Praça do Cova. Embora não seja um trecho de praia bom para banho, é dali que saem os passeios de barco e os barco-táxis, e onde começa a trilha que leva à Praia do Forno.

Restaurantes, agências de passeio e lojinhas de souvenir estarão a passos de distância, e todas as conveniências do centro da cidade (bancos, supermercados, farmácias), a poucos minutos de caminhada.

Com a cidade cheia, porém, pode haver barulho à noite.

Pousada Casa da Praia

Pertinho do embarque de táxis-barcos e passeios de barco, a Pousada Casa da Praia tem quartos compactos mas agradáveis.

Hotel Praia dos Anjos

Pequeno e bastante simpático, o Hotel Praia dos Anjos já passou por reformas. Os quartos e ambientes sociais são os mais bem decorados da cidade.

Pousada Costa Dourada

Bem simples, a pousada Costa Dourada tem quartos básicos e serviço elogiado. Fica próxima ao embarque dos passeios de barco.

Pousada Canto da Canoa

Situada num costão com vista para a Praia dos Anjos, a Pousada Canto da Canoa tem quartos cozinha compacta e vista vertiginosa para o mar.

Orlanova Boutique

A maior qualidade do Orlanova Boutique Hotel é a amplidão dos seus quartos (todos chamados ‘suíte’), com vista para a Praia dos Anjos. A decoração é clean.

Pousada Canto da Baleia

No canto esquerdo da Praia dos Anjos (longe do ponto de saída dos passeios de barco), a Pousada Canto da Baleia oferece quartos confortáveis, com boa relação custo x benefício.

Pousadas na Prainha

A Prainha fica na entrada do Arraial do Cabo, antes do Centro. É um bairro com ocupação densa e desorganizada. Mas a praia tem o padrão Arraial do Cabo de qualidade, e haverá comércio no local.

A Praça do Cova e o píer dos passeios de barco estão a 20/25 minutos de caminhada, ou 5 minutos de Uber.

Pousada da Prainha

Na Prainha está a pousada mais bacana de Arraial do Cabo – a Pousada da Prainha. É uma pousada antiga na cidade, mas que passou por uma boa reforma.

Com décor de bom gosto e inspiração náutica, tem piscina para aquela refrescada de fim de tarde e restaurante aberto para almoço e jantar. Fica a duas quadras da Prainha, e a 20 minutos de caminhada da Praia dos Anjos.

Ocean View

Para se hospedar com vista para a praia, escolha um dos quartos com sacada do Ocean View. O hotel tem um terraço agradável, com piscina para adultos e crianças.

Pousadas na Praia Grande e Pontal

As pousadas da Praia Grande também estão a uma distância caminhável da praia e têm comércio nas redondezas.

Ficam perto também da entrada para o condomínio do Pontal do Atalaia, que incluímos nesta seção.

Caminho do Sol

A rústica Caminho do Sol é a melhor pousada da Praia Grande, com um elogiado restaurante e muito verde rodeando a piscina e as áreas de convivência. Desde a categoria mais básica há quartos com varanda. Na categoria mais alta, as suítes têm banheira de hidromassagem no quarto.

Pousada Timoneiro

Na Pousada do Timoneiro, os quartos do segundo andar têm rede na varanda, para descansar depois de um dia de inteiro de praia. A piscina é ótima.

Varandas do Mar

Na simplesinha Varandas ao Mar, o luxo é a localização – é só cruzar a rua e você já está no calçadão da praia.

Vista Turquesa

A Vista Turquesa é a pousada mais próxima das Prainhas do Pontal do Atalaia, já dentro do condomínio do Pontal do Atalaia. A piscina tem vista panorâmica; os quartos também oferecem vista para o mar.

Por que ficar em Cabo Frio?

Cabo Frio é a maior cidade da Região dos Lagos, no litoral fluminense. Tem sete vezes a população de Arraial do Cabo, e é bastante mais urbana do que Búzios.

Cabo Frio compensa a falta de singeleza de um vilarejo de praia com outras qualidades: a infra-estrutura dos quiosques moderninhos da Praia do Forte, o charme antigo do bairro da Passagem e o polo de restaurantes do Boulevard Canal.

A cidade tem hospedagem, na média, melhor do que Arraial do Cabo, além de muitas casas e apartamentos de temporada.

Arraial do Cabo está pertíssimo, de carro, táxi ou Uber (ou ainda, se você não se importar com o aperto, ônibus).

Casas de temporada em Cabo Frio

Para uma cidade do seu porte, Cabo Frio tem relativamente poucos hotéis e pousadas. O mercado de casas e apartamentos de temporada, porém, é enorme — e supertradicional.

É possível encontrar, verificar disponibilidade, saber preços e alugar essas casas e apartamentos sem burocracia no Boooking. Para facilitar, a busca é separada por tipo de hospedagem: você pode pesquisar apartamentos de temporada em Cabo Frio ou, se preferir, casas de temporada em Cabo Frio.

A melhor localização para apartamentos é a Praia do Forte, cujas quadras perto do mar são repletas de edifícios. Já as casas podem ser encontradas em toda a cidade. As do bairro da Passagem estão próximas a bons bares e restaurantes. Se você escolher a Praia do Peró, porém, vai ficar fora de mão para ir ao Arraial do Cabo todos os dias — fique por lá se você quiser pegar praia no próprio Peró.

Dê preferência a apartamentos e casas com histórico de notas, e sempre confira se há ar condicionado em todos os cômodos.

Hotéis e pousadas no Bairro da Passagem

Para se hospedar em hotel ou pousada, recomendamos o bairro da Passagem, que fica às margens do canal de Itajuru e é o cantinho mais gracioso de Cabo Frio.

Barquinhos coloridos de pescadores enfeitam a paisagem, e o casario tombado em volta do Largo de São Benedito ajuda a contar a história do lugar – já são mais de 400 anos desde a fundação de Cabo Frio, e a urbanização da cidade começou por ali.

Há bons restaurantes e bares nas redondezas.

Tanto a Praia do Forte quanto o Boulevard Canal estão a 15 minutos de caminhada.

Do bairro da Passagem, em Cabo Frio, à Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, são cerca de 16 km. Até as Prainhas do Pontal do Atalaia, 21 km.

Solar do Arco

A pousada mais sofisticada de Arraial do Cabo é a Solar do Arco, uma beleza de hotel-boutique em um casarão erguido apenas nos anos 50, mas que tem tudo a ver com as construções mais antigas do bairro.

Do mesmo grupo da Pousada Literária, em Paraty, o Solar do Arco tem ambiente e serviço de hotel cinco estrelas, com preços extremamente razoáveis para o que oferece (começando pela área da piscina, que é deslumbrante).

Se estivesse em Búzios, as tarifas custariam pelo menos o dobro…

Bravo Pousada + Design

Inaugurada em 2017, a Bravo Pousada + Design é a mais estilosa da cidade.

Os quartos são compactos (mesmo os mais luxuosos, com hidro, não passam de 20m²), mas as áreas sociais são bastante charmosa. A piscina é tudo de bom, com vista para o canal do Itajuru e a Ilha do Algodão.

Das pousadas bacanas do bairro da Passagem, a Bravo é a mais próxima para ir a pé à Praia do Forte.

Recanto da Passagem

Na charmosa Pousada Recanto da Passagem, vale a pena bancar uma das suítes com varanda e vista panorâmica para o canal, que têm também banheira de hidromassagem. A pousada oferece bicicletas gratuitas para os hóspedes passearem por Cabo Frio.

Hotel-Boutique Recanto da Passagem

O Hotel-Boutique Recanto da Passagem é uma unidade mais exclusiva do grupo, com quartos de ares românticos.

Tem uma agradável área de jardim, piscina e sauna. O empréstimo de bicicleta também está incluso na diária.

Paradiso del Sol

Para quem viaja em família, o Paradiso del Sol, ex-Best Western, é o hotel que oferece mais estrutura, com piscina infantil e kids club. Embora os quartos sejam meio caretas, as áreas externas são bastante bonitas.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.