Quando ir a Arraial do Cabo 1

Guia de Arraial do Cabo e Cabo Frio

Quando ir a Arraial do Cabo

Graças a seu clima árido, Arraial de Cabo é visitável o ano inteiro.

De todo o litoral fluminense, a Região dos Lagos – onde estão Arraial do Cabo e Cabo Frio – tem o microclima mais seco. Frentes frias, no entanto, podem trazer alguma chuva em qualquer época do ano.

Mais até do que o clima, o que determina a época mais proveitosa para viajar a Arraial do Cabo é a ocupação da cidade.

A melhor estratégia é visitar Arraial do Cabo durante a semana, fora de feriados e férias escolares. Assim você evita a superlotação e ainda consegue tarifas menores para hospedagem.

Aproveite nossas dicas de quando ir a Arraial do Cabo e aproveite sua viagem ao máximo.

A Bóia recomenda:

  • Para evitar lotação máxima, hospede-se entre 2ª e 5ª
  • Os meses com tempo mais firme são maio, junho, julho e agosto
  • Os meses com tempo mais instável são novembro e dezembro
  • Quer encontrar Arraial do Cabo vazio até no fim de semana? Viaje em agosto

Arraial do Cabo em janeiro

Tempo bom com alguma chuva e cidade lotada.

Na ponta do lápis, janeiro é um dos meses mais chuvosos do ano em Arraial do Cabo, com 140 mm de precipitação na média histórica. Mas isso é metade do que chove em Paraty ou Angra dos Reis (e um terço do que chove em Ubatuba) na mesma época.

O maior problema de janeiro é a superlotação: até o dia 15 de janeiro e nos fins de semana até o fim do mês você vai precisar disputar lugar na areia da praia, nos passeios e nos restaurantes.

A temperatura média mínima de janeiro é de 24ºC, e a temperatura média máxima, de 27ºC.

Arraial do Cabo em fevereiro

Tempo bom com pouca chuva e cidade lotada no Carnaval e nos fins de semana.

Em fevereiro chove sensivelmente menos que em janeiro em Arraial do Cabo: a média histórica é de 92 mm de chuvas. Fevereiro costuma ser o mês mais quente do ano, com máximas de 28ºC.

O fluxo de turistas de verão continua intenso, incluindo muitos visitantes de um dia só. A cidade fica intransitável no Carnaval e superlotada nos fins de semana.

Arraial do Cabo em março

Tempo bom com alguma chuva.

Em março o volume de chuvas em Arraial do Cabo aumenta um pouquinho, mas continua baixo: 120 mm. As temperaturas variam entre 23ºC e 27ºC.

Nos fins de semana a cidade continua cheia, mas nos dias úteis o movimento é de baixa temporada.

Arraial do Cabo em abril

Tempo firme com pouca chuva.

Passado o verão, começa a época mais seca na região de Arraial de Cabo. Chove menos de 80 mm em abril. As temperaturas ficam entre 23ºC e 26ºC.

A cidade ainda lota nos fins de semana e nos feriadões de Tiradentes + São Jorge e de Páscoa.

Arraial do Cabo em maio e junho

Tempo firme com pouquíssima chuva.

Maio e junho são meses excelentes para viajar ao Arraial do Cabo. Chove muito pouco (55 mm em maio, 42 mm em junho), e as temperaturas são bastante agradáveis, entre 21ºC e 25ºC.

A cidade só lota nos feriados de 1º de Maio e Corpus Christi. Fora deles, até os fins de semana ficam encaráveis.

Arraial do Cabo em julho

Tempo firme, pouquíssima chuva, lotação moderada.

Arraial do Cabo é um bom destino para as férias de julho. Chove bem pouco: menos de 50 mm. A temperatura desce até 19ºC à noite, mas sob o sol chega a 24ºC.

A cidade fica cheia nas férias, mas é uma lotação sensivelmente menor do que a de janeiro.

Arraial do Cabo em agosto

Tempo firme, pouquíssima chuva, baixa ocupação.

Quer pegar Arraial do Cabo vazio? Venha em agosto. No auge do inverno (e fora das férias), pouca gente pensa em viajar para a praia.

Quem vai, aproveita: o tempo costuma estar ensolarado. Agosto é o mês menos chuvoso do ano: a precipitação é de apenas 45 mm.

À noite a temperatura cai a 20ºC (não precisa ar condicionado). A temperatura média máxima é de 24ºC.

Arraial do Cabo em setembro e outubro

Tempo bom, pouca chuva. Lotação máxima nos feriados.

No início da primavera, Arraial do Cabo tem tempo predominantemente bom, com média histórica de chuvas de 75 mm em setembro e 90 mm em outubro. A temperatura oscila entre os 20ºC e os 24ºC.

Se não quer pegar a cidade superlotada, evite os feriadões. A partir de setembro muita gente volta a pensar em praia, e o Arraial do Cabo está muito na moda.

Arraial do Cabo em novembro e dezembro

Tempo instável, com alguma chuva. Lotação máxima nos feriados e no fim do ano.

Os últimos meses do ano trazem um pouco mais de chuva à Região dos Lagos. As frentes frias são frequentes e podem prejudicar o tempo justamente na sua vez de viajar.

Costuma chover 120 mm em novembro e 170 mm em dezembro (o mês mais chuvoso do ano em Arraial do Cabo). A temperatura vai dos 22ºC aos 26ºC.

Nos feriadões de novembro e no fim do ano a cidade fica bastante cheia.

Arraial do Cabo em feriadões e férias

Em feriadões e no auge das férias de verao, Arraial do Cabo superlota – mas sem a badalação de balneários como Búzios, Florianópolis ou Punta del Este para compensar o perrengue.

São garantidos: falta de vagas para estacionar, longos engarrafamentos no acesso às Prainhas do Atalaia e poucos lugares disponíveis nos melhores barcos de passeio.

Problemas no fornecimento de luz e no abastecimento de água também podem acontecer.

Se puder viajar apenas em feriados ou férias de verão, é melhor se hospedar na vizinha Cabo Frio, e fazer os passeios saindo de lá. Veja nossas dicas de hospedagem em Cabo Frio.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.