Viagem à Bélgica: onde ficar

Guia da Bélgica

Bélgica

A Bélgica é uma escala irresistível para quem faz aquelas contas de quantos-países-dá-para-fazer-numa-mesma-viagem à Europa. Basta uma paradinha em Bruxelas ou Bruges, seja num esquema bate-volta desde Paris, seja num pit-stop entre Paris e Amsterdã, e voilà: está acrescentado um país.

Você vai ver que existem maneiras menos The Flash de visitar o país. A Bélgica pode ser diminuta, mas tem muito a oferecer – e não falo só de cerveja, mexilhões, batata frita e chocolate.

Escolha sua base na Bélgica

Como tudo é muito perto, qualquer das cidades principais serve como base para bate-voltas. Veja abaixo os tempos de viagem de trem entre as principais cidades da Bélgica.

  • Bruxelas está a 50 minutos de Ghent
  • Bruxelas está a 1h15 de Bruges
  • Bruxelas está a 50 minutos de Antuérpia
  • Bruxelas está a 1h50 de Colônia (na Alemanha)
  • Bruges está a 25 minutos de Ghent
  • Bruges está a 1h15 de Bruxelas
  • Bruges está a 1h25 de Antuérpia
  • Ghent está a 25 minutos de Bruges
  • Ghent está a 50 minutos de Bruxelas
  • Ghent está a 1h de Antuérpia

Consulte horários e preços das passagens de trem na Bélgica em The Train Line.

Ghent como base

Qual é a melhor cidade base (a mais prática) para explorar a Bélgica? É… Ghent!

Uma cidade quase tão fofa quanto Bruges, só que com mais vida própria (é maiorzinha e tem uma comunidade de estudantes, o que garante noites mais animadas).

Dá para passear nas outras cidades de dia e voltar para aproveitar a noite numa cidadezinha perfeitamente caminhável (e cortada por canais).

  • Bruxelas: 50 min de trem
  • Bruges: 25 min de trem
  • Antuérpia: 1h de trem

Onde ficar em Ghent

Há bons hotéis próximos à estação de trem de Ghent, como o Expo 13 e o Astoria.

No miolo do centro histórico, cacife o charmoso Pillows Grand Hotel Reylof ou economize no bem-localizado Ibis Centrum Opera.

Bruxelas como base

Bruxelas é a melhor base para explorar a Bélgica para quem gosta de um ambiente mais urbano.

  • Bruges: 1h15 de trem
  • Ghent: 50 min de trem
  • Antuérpia: 50 min de trem

Onde ficar em Bruxelas

Em Bruxelas, evite se hospedar no entorno da estação Bruxelles-Midi (ou Brussel-Zuid), onde param os trens de alta velocidade Eurostar e Thalys. Há hotéis bons e novos na vizinhança, mas a região morre à noite.

A sua passagem dá direito a seguir viagem de trem local à estação Central, que fica a três minutos da Grand’Place, a praça mais linda da Europa e o coração turístico de Bruxelas.

Há vários bons hotéis entre a estação e a Grand’Place, como o Pillow Brussels City Centre, o Ibis Brussels Off Grand’Place e o Novotel Brussels Off Grand’Place. Ainda no centro histórico, o estiloso Radisson Collection Grand’Place oferece um contraste moderno bacana.

Querendo se hospedar numa parte menos turística da cidade, considere o eixo da Avenue Louise, que divide a área eminentemente residencial de Ixelles da boemia de St.-Gilles. Por ali, considere o colorido The Scott Hotel Brusels, o divertido Vintage, o aconchegante Neufchatel e o minimalista Ibis Styles Louise (antigo White).

Bruges como base

Bruges é o destino preferido para bate-voltas na Bélgica. Será que vale a pena se hospedar na cidade?

Se você gosta de lugares bucólicos e supertranquilos à noite, Bruges é para você. Para saber um pouco mais sobre a cidade, leia nosso miniguia de Bruges.

Ao escolher seu hotel, leve em conta que a estação fica fora do centro histórico.

  • Bruxelas: 1h15 de trem
  • Ghent: 25 min de trem
  • Antuérpia: 1h25 de trem

Onde ficar em Bruges

Colado à estação existe um Ibis Budget Brugge Centrum Station.

Hotéis com boa relação custo x charme x benefício perto dos canais: Malleberg, Biskajer, Marcel, Boterhuis.

Quer pesquisar mais opções de hospedagem? Veja Bélgica: 50 hotéis em Bruxelas, Bruges e Ghent comentados por leitores

Planejando viagem à Europa?

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    131 comentários

    Boa tarde. Acompanho você desde as pequenas dicas na TV. Parabéns por todas informações e atenção conosco!
    Meu marido e eu temos 7dias livres (6 noites) entre Amsterdam e Paris. Pretendo ficar 3 dias (2 noites) em Amstedam e as restantes, dividir entre cidades da Bélgica no trajeto que farei de trem até Paris, porém não sei como dividir bem esses dias e em quais cidades. O quê você me sugere? Muito obrigada!

      Olá, Rosangela! Você experimentou dar uma lidinha no texto desta página?

    Optei em ir SP-Paris com Air France. Vou de trem a Bruges, Ghent e Bruxelas, voltando por lá para SP. Porém o voo faz conexão de uma hora e meia em Amsterda, que já conheço. Preocupa: nessa uma hora e meia, tem algo de imigração, ou será que tudo é feito em Bruxelas. Achei meio apertado, porém a lógica é que se faça tudo em Brux. ???

      Olá, Elisabete! A imigração de saída é rapidinha, e se as passagens forem vinculadas você já chega a Amsterdã com cartão de embarque e malas despachadas.

    Fui em 2018 e fiquei em Ghent, adorei! A hospedagem tende a ser um pouco mais barata que em Bruges.

    Ola! Esses deslocamentos de trem e caminhos a pé seguem sendo bem viável em Janeiro, devido ao inverno?
    Outra duvida, não desejo ir a Paris, que ja fui 2 vezes e preciso retornar por Lisboa, qual seria a melhor estratégia para finalizar esse roteiro e voltar de avião pra lá? Muito obrigada pela ajuda, amo essa pagina!

      Olá, Daniela! Por que trem não funcionaria no inverno? Voe de Bruxelas a Lisboa. Durma em Lisboa pelo menos na véspera de pegar o voo de volta.

    Sempre aprendendo com vocês!
    Vou da Holanda para Bélgica de carro.
    Passarei por Antuérpia, objetivando conhecer os principais pontos turísticos a pé e prosseguir viagem.
    Para isso, preciso de estacionamento.
    É muito difícil os blogs abordarem este assunto.
    Pensei em começar o roteiro pela Estação de trem e estacionar ali perto.
    Vocês poderiam me ajudar?
    Antecipadamente, agradeço.
    Mônica

      Olá, Mônica! A gente só viajou de trem pela região também. Porque é a melhor maneira de viajar pela região. Porque andar de carro e entrar em cidades médias e grandes na Europa é furada. Porque o trem é o mais europeu dos meios de transporte.

      Mas você pode encontrar informação de estacionamento googlando o nome da cidade e a palavrinha parking, vai conseguir até reservar lugar. Escondda bem as malas no carro, não deixe nenhuma peça à vista, para evitar furtos.

    Salve!
    Irei para Colônia (prioridade para ficar com neto mais tempo!) no final de abril (retornando final de maio) e gostaria de fazer pequenos passeios em países próximos. Bélgica, Holanda e Luxemburgo estariam nesse roteiro. Quero dedicar uns 10 dias para essas pequenas viagens, desde que sejam econômicas e seguras (sozinha). Pode me ajudar com suas dicas sempre maravilhosas? 😃

      Olá, Cris! Quem responde é a Bóia.

      O nosso conteúdo sobre Bélgica você encontra nesta página mesmo.

      Sobre Amsterdã:
      https://www.viajenaviagem.com/destino/amsterda/o-que-fazer/

      Trem entre Holanda e Bélgica:
      https://www.viajenaviagem.com/pit-stop-dicas/

      Infelizmente não temos conteúdo sobre Colônia ou Luxemburgo.

      Para sair de Colônia você vai usar trens Thalys (necessariamente via Bruxelas) ou Intercity/ICE (da Deutsche Bahn). Em ambos você precisa reservar com antecedência para pegar tarifas descontadas. Comprar na hora significa pagar tarifa cheia. O Thalys não leva passageiros em pé, todas as passagens têm reserva automática de lugar. O Intercity e o ICE levam, por isso não esqueça de reservar assento para garantir a viagem sentada.

    Olá bóia!

    Estou indo para uma viagem Holanda+Bélgica com minha esposa e filha de 4 anos. Por conta da conveniência com a pequena e malas para uma viagem mais longa, estamos planejando deslocamentos de carro ao invés de trem. Acho q o valor total deve ficar semelhante, inclusive.

    Porém todo livro, artigo ou vídeo que vejo, só o trem é mencionado. Má ideia a minha de fazer de carro?

    Além disso, na Bélgica vamos às 4 cidades citadas, e a ideia é se hospedar 2 dias em Antuérpia, 2 dias em Bruxelas e 2 dias em Ghent (para fazer bate e volta em Bruges um dia). Acha melhor selecionar uma base só?

    Muito obrigado e você carimba com seus textos e dicas todas as nossas viagens!

      Olá, João Pedro! CArro é um estorvo em qualquer cidade de porte médio na Europa. O trem é muito mais prático. O custo de estacionar, o custo das multas que vão chegar para você na volta, o tempo que você vai perder tentando achar vagas e se deslocando a pé do estacionamento até o local em que você deixou a sua família são fatores que não aparecem numa comparação de preço. Ir a Europa, numa região em que o trem funciona à perfeição, e desdenhar essa que é a grande marca registrada da Europa é um erro, na nossa opinião. Deixe o carro para a Flórida.

      Poxa, você fez a mesma pergunta que eu queria saber e “A bóia” não respondeu! hehe…
      Estava pensando em me hospedar 2 noites em cada cidade, mas agora estou na dúvida se é melhor ficar em uma só e fazer bate e volta….

    Olá, Boia! Estou me programando para fazer o roteiro Paris, Bruxelas, Guent e Amsterdã em maio. Mas estou na dúvida onde devo comprar o trem de Guent para Amsterdã. Não localizei a saída por Guent pela Thalis. Seria por qual empresa? Obrigada desde já.

    Inicialmente gostaria de agradecer este blog pela imenso conteúdo prático é aplicável q me ajuda a muitos anos em minhas aventuras.
    Gostaria de informar que na estação de trem de Ghent onde existia um guarda volumes com funcionários atendendo pessoalmente , já não opera desta forma, agora o guarda volumes é self service com pagamento em cartão e oferecem possibilidade para todo tamanho de malas, aluguei um espaço XXL q acomodou 2 mala médias e uma mochila no valor de 12 euros por dia. Oferecem assistência para operação do aluguel via telefônica ( número em evidência no totem digital de aluguel) espero q estas informações sejam úteis para quem seguir as recomendações de fazer uma parada nesta bela cidade no caminho de algum outro destino! Muito obrigado

    Oi Bóia!

    Fiquei curiosa: Voce desconsideraria Antuérpia como base ?

      Olá, Priscila! A base mais central é Ghent. Antuérpia fica um pouco menos à mão do que Bruxelas como base, mas se você quiser, pode escolher sim.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito