Guia de Curitiba

Guia de Curitiba

Curitiba

Organizar o trânsito, encontrar uma fórmula eficiente para o transporte público, multiplicar os espaços verdes não foi o bastante. Ao tornar-se uma metrópole-modelo, Curitiba aproveitou também para se lançar como uma cidade turística.

Junto com os corredores de ônibus e os parques vieram novos cartões postais, como a Ópera de Arame, o Palácio de Vidro do Jardim Botânico – e, recentemente, o Museu Oscar Niemeyer. As tradicionais cantinas de Santa Felicidade hoje são apenas um fecho folclórico para tours repletos de atrações.

A trabalho ou a passeio, é um prazer descobrir que existe uma grande capital brasileira que funciona tão bem.

Quando ir

O inverno é bastante frio e relativamente seco. Uma excelente combinação para curtir a culinária dos imigrantes ucranianos, poloneses, alemães e italianos – e tomar um submarino, o chope com um petardo de steinhäger tradicional do Bar do Alemão, no Largo da Ordem.

Na primavera e no verão a umidade aumenta, trazendo mais chuva.

O outono é perfeito para curtir os parques e pegar o tempo mais firme no litoral, a pouco mais de uma hora de viagem.

O maior evento cultural acontece em março: o Festival de Teatro de Curitiba.

Como chegar

O aeroporto fica em São José dos Pinhais, a menos de 20 km. Recebe vôos diretos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Campinas, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Brasília, Assunção, Buenos Aires e Miami.

Por via rodoviária a cidade está a 400 km de São Paulo (apenas 30 kmnão estão duplicados). Joinville está a 110 km; Balneário Camboriú, a 210 km; e Florianópolis, a 300 km.

O melhor acesso à Ilha do Mel é no Pontal do Sul, a 120 km; desça pela estrada para Paranaguá.

Onde ficar

Há grande concentração de hotéis entre o Centro velho e as imediações da Estação Rodoferroviária. Perto da estação (que tem um shopping anexo) ficam os minimalistas-baratinhos CWB Express e Ibis Budget Curitiba Centro, além do Slaviero Conceptual Rockefeller, que faz a linha hotel-butique.

A zona hoteleira mais nova e agradável, porém, está na região do Batel. Por ali você vai estar junto ao comércio mais sofisticado e à vida noturna mais animada da cidade. Na zona mais bacana estão o Quality Hotel Curitiba, o Slaviero Conceptual Full Jazz, o Transamerica Prime Batel, o Bourbon Batel Express, o Radisson, o Mercure Sete de Setembro e o Ibis Curitiba Batel. Nem tão no miolinho, mas ainda em lugar agradável, encontram-se o Pestana Curitiba, o Slaviero Executive Batel e o Four Points by Sheraton.

Existem também hotéis na região do aeroporto, como o Bourbon Dom Ricardo, o Tulip Inn São José dos Pinhais, o Howard Johnson e o Ibis Curitiba Aeroporto, próprios para quem vai trabalhar na região metropolitana.

Em qualquer uma dessas regiões as diárias baixam no fim de semana.

O que fazer

A Linha Turismo, um ônibus turístico de dois andares, vai do Centro a Santa Felicidade, passando por todos os parques e museus (não perca o Museu Ferroviário, o Museu do Perfume e o Memorial Ucraniano).

À noite tome a direção do Batel, um bairro central com inúmeros bares e restaurantes, muitos deles lado a lado na rua Bispo Dom José (continuação da avenida Batel).

Na primeira oportunidade que tiver, pegue o Serra Verde Express, que vai serpenteando pela Serra do Mar até a cidade histórica de Morretes (onde você pode experimentar o autêntico barreado).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Curitiba no Viaje na Viagem

    204 comentários

    Olá, vou no feriado de 12/10 com meu filho de 7 anos tenho 04 dias e quero fazer o passeio de Trem, ficando em Morretes uma noite consigo ir alguma praia próxima? OU compensa voltar no mesmo dia para Curitiba e aproveitar mais os parques?

      Olá, Aressa! Sem carro vai ser bem complicadinho. E no feriado talvez não seja tão interessante. Volte para Curitiba, há muito o que ver por lá.

    Oi pessoal, para quem quiser mais dicas sobre Curitiba, visitem o Comer, Dormir e Viajar. Gostaremos da visita! 🙂

    Olá, adoro Curitiba e já tive o prazer de ir algumas vezes. Estive lá semana passada e me hospedei no Hotel Trevi (Rua Ébano Pereira/Centro). Eu adorei o hotel, principalmente pela localização, pois fica a poucos passos do famoso calçadão da XV de Novembro e também bem próximo do Largo da Ordem.
    Para quem vai a passeio, dá pra conhecer vários pontos turísticos, fazer compras e curtir as belezas do centro de Curitiba à pé. Foi o que eu fiz!

    Oi, gostaria de saber se alguém conhece um hotel perto da Expotrade. Estou indo para um congresso e me falaram que não tem ônibus direto para lá, do centro. E fiz reserva no Hotel Blumenau. Obrigada.

      Olá, Larissa! O Slaviero Executive Pinhais está a 3,5 km do Expotrade. Segundo o Google Maps, o ônibus C25, que você pega a 7 minutos de caminhada do hotel, leva 20 minutos até o centro de convenções.

    Olá, gostaria de ir com minha família a Curitiba nas férias de julho(um casal, uma criança de 9 anos e um rapaz de 18).faz muito frio nessa época???Há uma programação interessante para todos?? Grata desde já.

      Olá, Adriana! O frio é um dos charmes de Curitiba, e durante o dia, se estiver sol, a temperatura pode chegar à casa dos 20ºC. (Com tempo nublado ou com frente fria atuando, porém, poderá descer a menos de 10ªC. Veja no item “O que fazer” e nos posts linkados nesta página tudo o que é possível ver e fazer em Curitiba, em qualquer estação.

    Iremos a Curitiba em maio deste ano entre 21 e 26, ficaremos hospedados no Ibis Batel e gostaria de saber como costuma ser a temperatura no final de maio??? Tomara que seja frio…rsrsrs…obrigada e aguardo resposta!!!!

      Olá, P. Medeiros Pires! Pode fazer um friozinho de manhã e de noite, algo em torno de 15ºC ou menos.

    Fiquei hospedado no Mercure da Sete de Setembro e gostei da localização e do preço que conferi.

    Usei o serviço da Linha Onibus Turismo e combindo esse Onibus Turismo com Onibus de Linha e eventuais Taxis voce cobre a cidade facilmente.

    Comi muito bem no Batel e no Santa Felicidade. Adorei os Parques.

    Estive em Curitiba no Carnaval juntamente com familiares e o que se viu no transporte da linha turística foi uma total desorganização. Ônibus absurdamente lotados, muitos circulando sem cobertura em dias de muita chuva, uma total falta de respeito aos turistas.

    Curitiba é sensacional ! Charmosa, limpa, povo educado (alguns os acham introspectivos, mas não são!) e uma cena gastronômica que deixa muitas cidades da Europa incomodadas. Não deixe de ir até Santa Felicidade e à torre da Oi. O passeio de trem até Morretes é legal, mas não é rápido. Coma em um restaurante na avenida das torres e perceba o quanto você paga caro em sua cidade. Não deixe de ir ao mercado municipal. O lugar é incrivelmente limpo (deixa o de PoA no chinelo umas 1.000 vezes), tem tudo de tudo e é uma ótima pra quem gosta de cozinhar. Procure pelo Só Peixe e vá comer uma tilápia. Duvido que não volte. Pelo peixe e pela cidade.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito