São Jorge 2024

Guia de Gramado

Gramado

Nenhum destino turístico brasileiro funciona tão bem quanto Gramado.

A região abraçou a idéia do turismo de massa com a mesma eficiência germânica usada tempos atrás para se transformar Gramado num vilarejo alpino.

A hospedagem teve um extraordinário crescimento, e hoje não fica nada a dever a nenhum destino do litoral. A cena gastronômica se diversificou, e vai muito além do fondue e do café colonial.

Você pode visitar Gramado como o destino de montanha que ainda é, com todos os prazeres associados – o friozinho, a lareira acesa, a sequência de fondue. (Para uma experiência serrana mais autêntica, hospede-se na vizinha Canela.)

Mas cada vez mais gente sobe a Serra para fazer uma viagem estilo Flórida, com uma agenda repleta de parques temáticos e atrações superproduzidas, tanto em Gramado quanto em Canela.

Para se divertir, por exemplo, na estação de esqui coberta Snowland, no incrível Museu da Moda, no test-drive de carros esportivos e no mirante de vidro Skyglass.

Entre novembro e janeiro, então, Gramado encarna para valer um espírito disneyano, na decoração das ruas e nos espetáculos do seu Natal Luz.

O bom é que essas duas Gramados – a roots e a das grandes atrações – não são excludentes. Podem ser curtidas na mesma viagem, na dosagem que você preferir.

Este guia foi feito para você descobrir a sua Gramado – e curtir a viagem ao máximo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A Bóia recomenda:

    232 comentários

    Nossas últimas férias foram de 05 a 15/dez16, com as criancas (11 e 9 anos)
    Como sempre, usamos praticamente TODAS as dicas aqui do site 🙂
    Compartilhando um pouco da nossa experiencia e outras dicas:
    Bento Gonçalves
    – infra-estrutura nos surpreendeu, passeios excelentes nas vinícolas Casa Valduga, Cave Geisse, tudo agendado previamente. Vinicola del Pizzol tem um espaco (antiga olaria), com museu, restaurante (aos fins-de-semana), lago e bichos soltos (pavao, quero quero, gansos, cisne), que as criancas (ao menos as minhas) amam. Reservem dinheiro e espaço nas malas para trazer algumas garrafas (dizem que até 6 por adulto, em voos domesticos).
    As criancas simplesmente amaram a Casa da Ovelha, no Caminho de Pedra, que permite amamentação das ovelhinhas e tem show de pastoreio e falcoaria. Mais do Caminho de Pedra: Casa da Erva Mate, onde há uma fábrica antiga para a moagem da erva, e também a Casa das Cucas (se chegarem no horário correto, aquele aroma de cuca saindo do forno é irresistível). Atenção aos horários dos restaurantes, que usualmente funcionam apenas no almoóo.
    Dica: pegar o folder dos respectivos ‘caminhos turisticos` e ai se programar, pois há muitas opçoes. O que foi mais dificil foi a reserva da Maria Fumaca, concorrido nesta época do ano. Se possível, tentem o vagão turístico, cuja decoraçao é da época. Show Epopeia Italiana (incluso normalmente), também nos surpreendeu positivamente.
    Nao tao conhecido é o Caminho do Vale das Antas, onde fomos conhecer o alambique da Casa Bucco (e degustar capirinhas e licores, claro!) e fizemos um lanchino na Tenda do Teco (uma ‘barraca-vendinha’ na beira da estrada, com vista da Ferradura). Sui generis: paga o peso.

    B) Gramado e Canela
    Ficamos hospedados em Canela, carro alugado, passeios diários em Gramado, conforme as dicas do viajenaviagem. Restaurantes de Canela mais baratos que os de Gramado. Sempre olhamos as avaliacoes dos restaurantes também no tripadvisor (ex. Galangal é ótimo indiano, mas não japones).
    Snowland realmente é top, mas preparem-se para gastar além do ingresso comprado no site. E, se possível, levem mesmo suas próprias roupas de neve (luva, gorro, meia de neve). É MUITO frio lá dentro, mesmo com a roupa alugada, que é inclusa no ingresso.
    Como estávamos de carro, algumas dicas para estacionamento em Gramado: apenas no centrinho é necessário o parquimetro. Portanto, as vezes vale a pena estacionar a uma ou duas quadras do centrinho, porque é seguro e obriga a caminhada de volta (depois do almoço ou jantar). Ah, e uma dica que descobrimos apenas no último dia (e nao usamos): apenas com os guardinhas de transito (que vendem a ‘zona azul’ deles, é possível comprar um cartao de alguns dias de parquimetro. Deve valer a pena – ao menos para nao ficar voltando e renovando o ticket do parquimetro.
    Para os shows do Natal Luz: tem de comprar com antecedencia mesmo. A meia-entrada se esgota e ponto. E o estacionamento na ExpoGramado (local dos shows): + R$ 20,00. E tem transito. Programem-se para chegar com antecedencia, pois os shows sáo pontuais.
    Tentem obter a programacao do Natal Luz nos quiosques do centro. Há diferenca do “Acendimento da Cidade” e do “Show de Acendimento” (este último, com teatrinho e uma surpresinha no final).
    Ao lado da rodoviária, se nao me engano na Praca das Etnias, há uma casa grande que vende paes, cucas, sequilhos e afins fresquinhos. Nao anotei o nome, mas é tudo superfresco e ideal para um lanche, caso nao queiram repetir rodizios tradicionais.
    Por falar em rodizios e almocos: sugiro verificarem o tamanho dos pratos. No nosso caso, descobrimos, depois de algum tempo, que o prato que vale para 2 servia nossa familia inteira! Um exagero. Em todos os lugares.
    Ultima dica para crianças: a Pizzaria Rodizio Cara de Mau. OK, nao há pizza melhor do que em SP, mas esta pizzaria é temática (garcons piratas, decoracao pirata e até o maior dos piratas aparece nas mesas!). Imperdivel.
    (em canela, há uma que se chama Casa da Bruxa, mas nao fomos. Suponho ser da mesma linha).
    Acho que é isso!
    Como sempre, amamos a dica do site e demais blogs!
    Até a próxima viagem!

    Olá pessoal, o roteiro é incrível. Fiz a compra de ingressos para os meus passeios no site: serragaucha.superingresso.com.br. A compra foi fácil e não tive nenhum transtorno. Nesse site é possível visualizar várias atrações da região de forma centralizada. Seria interessante se nesse site fossem incorporadas mais atrações, principalmente na região de Bento Gonçalves e Garibaldi.

    A compra dos ingressos para o Natal Luz realizei no site oficial de vendas: natalluz.superingresso.com.br. Juntamente com o meu ingresso realizei a compra do estacionamento.

    No espetáculo Grande Desfile de Natal, fica a sugestão de melhorias na saída do evento. Como haviam muitos carros no estacionamento, o tempo para sair do estacionamento foi de 30 minutos.

    Realmente a Serra Gaúcha é um espaço para os amantes. Muito bem estruturada no que diz respeito a atrações, culinária, hotéis e pousadas. A segurança na cidade faz você achar que está em outro país.

    Para os que tiverem a oportunidade, aproveitem.

    Olá RIcardo Freire e bóia! Estou indo a Bento Gonçalves passar 2 dias e meio na cidade. Vocês acham que vale a pena pegar 1 dia e dar uma esticada em gramado ou melhor só explorar a cidade de Bento mesmo?

      Olá, Ricardo! Quem responde é A Bóia. Você vai precisar de dois dias inteiros em Bento para fazer o Vale dos Vinhedos num e os Caminhos de Pedra no outro. E um dia em Gramado não serve para quase nada.

    Boa tarde
    Para avisar que os ingressos para o Natal Luz deste ano já começaram a ser vendidos, tanto pelas agências quanto pelo site oficial. Clientes Bradesco têm 20% de desconto nas compras feitas com os cartões de crédito do banco, nos ingressos inteiros, até o dia 30.09. Abraços!

    Ola. Viajo em julho com a família. Temos duas filhas, 5 e 6 anos, que se cansam facilmente em passeios a pe. Atrações como o zoo e o lago negro demandam muita caminhada? Vale a pena usar carrinho tipo umbrella com elas em gramado? Obrigada.

      Olá, Laura! O circuito do zoológico pode levar umas duas horas, parando a todo momento.

    Quais os programas com mais “cara de Alemanha” de Gramado?

      Olá, Kamila! Se você tiver a atenção e o cuidado de entrar na página O que fazer, verá que há passeios rotulados como “Clássicos”. Esses passeios “Clássicos” têm a alma germânica de Gramado.

      Esta página agora é apenas a introdução do destino. Por favor consulte os capítulos específicos.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito