Precisa carro em Gramado?

Guia de Gramado

Precisa carro em Gramado?

Numa cidade bem servida por transporte como Gramado – onde ônibus de city-tour, táxi, Uber e trânsfers de passeios funcionam muito bem – estar de carro é quase uma questão de gosto.

Mas existem razões objetivas para escolher usar (e também escolher não usar) carro em Gramado.

Veja quando você precisa carro em Gramado e qual a melhor estratégia para andar de carro na cidade.

A Bóia recomenda:

  • Use carro em Gramado
    • Se você faz questão de autonomia total
    • Se está num grupo que não cabe num Uber só
    • Se você vai dividir a viagem entre Gramado e Bento Gonçalves
  • Não use carro em Gramado
    • Se você não quer subir e/ou descer a serra sob neblina
    • Se você não quer passar perrengue para estacionar no centro
    • Se não faz questão de dirigir e está habituado a Uber ou transporte compartilhado

Gramado em carro próprio

Indo a Gramado com o seu próprio carro, você economiza o trânsfer e evita o pinga-pinga de hotel em hotel na hora de distribuir ou pegar os passageiros.

Caso você se hospede no Centro, porém, verifique se há estacionamento próprio no hotel, ou há estacionamento gratuito na rua. O estacionamento na rua é pago (ao menos durante o dia) na maior parte do centro de Gramado.

Estando hospedado num bairro, quando precisar ir ao Centro você talvez prefira deixar o carro no hotel e chamar um Uber, para não sofrer com a procura por vaga.

Veja mais abaixo nossas recomendações para usar o carro para fazer os passeios e ir ao centro.

Gramado em carro alugado

Do ponto de vista econômico, alugar carro em Porto Alegre deve sair mais barato do que comprar trânsfers privativos na ida e na volta – mas vai sair mais caro do que comprar trânsfers compartilhados.

Do ponto de vista prático, se você estiver viajando num grupo de 5 pessoas, alugar carro vai ser mais simples do que chamar dois táxis ou dois Uber a cada saída.

Veja mais abaixo nossas recomendações para usar o carro para fazer os passeios e ir ao centro.

Nosso parceiro Rentcars oferece aluguel de carro com pagamento em até 12 vezes:

Vai chegar em Porto Alegre à noite?

Considere se você quer mesmo chegar cansado do longo voo e ainda ter que dirigir serra acima (com possibilidade de pegar neblina).

Nesse caso, considere a seguinte estratégia: reserve a noite de chegada no Ibis Aeroporto, que fica ao lado do aeroporto e oferece traslado gratuito.

Se já quiser entrar no clima da Serra, chame um táxi para jantar na filial porto-alegrense da galeteria Casa di Paolo do shopping gastronômico Boulevard Laçador (do outro lado do aeroporto, aberto até as 23h30).

O Ibis é vizinho de porta da locadora Movida, onde você pode pegar seu carro na manhã seguinte (faça uma cotação na RentCars).

Saindo no dia seguinte depois do café, às 11h da manhã vocês já estão passeando em Gramado

Precisa carro em Gramado para fazer os passeios?

Não há dificuldade para chegar a nenhuma atração fora das áreas centrais. Em algumas atrações o estacionamento será cobrado, mas é quase certo que esteja disponível.

Nas atrações centrais, porém, você vai sofrer para estacionar (veja abaixo).

É possível também fazer os passeios também de Uber, táxi e trânsfer.

Precisa carro em Gramado para ir ao Centro?

Se você estiver hospedado fora do Centro, pode sofrer um pouco ao usar o carro para sair para jantar ou visitar a região central (incluindo atrações centrais como o Lago Negro e o Mini Mundo).

O estacionamento na rua é escasso e pago (a prefeitura usa parquímetros). Em estacionamentos fechados, é bem caro. Leia mais aqui.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.