Introdução aos Lençóis Maranhenses

Guia dos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil.

Mas de “deserto”, os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre: é o que faz as lagoas encherem, ano após ano.

Lá por junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Entre junho e setembro você pode ver de perto essa paisagem única no mundo de lagoas entre dunas. Mas além de acertar no timing, vale a pena planejar a sua movimentação pelos Lençóis Maranhenses.

São três bases possíveis para se chegar aos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Enquanto Barreirinhas pouco mudou nos últimos anos, Atins e Santo Amaro sofreram muitas transformações (a maioria delas, positiva).

Entender o perfil de cada base dos Lençóis Maranhenses vai ajudar você a fazer a viagem mais redonda possível.

A Bóia recomenda:

  • Venha entre junho e setembro para encontrar lagoas com volume e sol constante
  • Se ficar até 3 noites, hospede-se numa única base
  • Com 4 a 5 noites, durma em duas bases
  • A partir de 6 noites já dá para ficar nas três bases
  • Acredite: Barreirinhas não é essencial
  • Não deixe de fazer os passeios de Santo Amaro
  • Atins é a base ‘cool’ (mas o kitesurf é mais importante que as lagoas)

Barreirinhas não é base obrigatória

Barreirinhas é a “capital” dos Lençóis Maranhenses. Por ser a base de acesso mais fácil e ter a melhor estrutura, muita gente acha que é indispensável ficar aqui.

Não é. Barreirinhas é a base mais econômica e que oferece os melhores passeios não relacionados a lagoas. Os circuitos de lagoas visitados a partir de Barreirinhas são lindos, mas dão trabalho para chegar – é preciso atravessar o rio de balsa e ainda rodar 30 a 40 minutos por estradinhas de areia.

Por isso, antes de bater o martelo na sua estada em Barreirinhas, leia sobre as vantagens e desvantagens de Barreirinhas, e informe-se sobre Santo Amaro e Atins.

Santo Amaro é o filé dos Lençóis Maranhenses

É incrível como tanta gente nunca ouviu falar de Santo Amaro do Maranhão. Na minha primeira viagem aos Lençóis Maranhenses, em 2005, um leitor me deu a dica: não perca Santo Amaro! As lagoas mais bonitas estão lá!

De fato, Santo Amaro está praticamente dentro do parque nacional. As lagoas estão pertíssimo do povoado, e sua localização permite acesso fácil a lagoas situadas no miolo do parque – as que demoram mais a secar.

Santo Amaro continua com vida social zero, mas o acesso agora não deve nada a Barreirinhas: a estrada está asfaltada e uma ponte, inaugurada em 2021, permite que qualquer carro chegue até o centrinho da vila.

A questão de hospedagem, que sempre foi o fraco de Santo Amaro, já está evoluindo. Hoje o povoado já tem uma meia dúzia de opções dignas (e algumas, até charmosas).

Leia sobre as vantagens e desvantagens de Santo Amaro.

Atins é o lado cool dos Lençóis Maranhenses

Situada na foz do Rio Preguiças, Atins é o único vilarejo dos Lençóis Maranhenses com praia. Graças aos ventos que sopram forte entre agosto e janeiro, Atins há muitos anos virou point de kitesurf.

Kitesurfistas sempre fazem surgir pousadas e restaurantes bacanas onde velejam, e Atins não fugiu à regra. Pelo contrário: Atins sempre foi o lugar com a hospedagem mais charmosa dos Lençóis.

Nos últimos tempos, porém, Atins deixou de ser apenas um point de kite para se tornar um vilarejo de praia badalado. É a versão maranhense de São Miguel do Gostoso: um lugar de praia em que a praia não chega a ser bonita, mas atrai um público descolado (e junto com eles, os riquinhos também).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A mudança de perfil não afetou a aparência do povoado: as ruas continuam de areia, e o combo esquadrias + blindex ainda não é norma. Mas mudou bastante a hospedagem e a vida social.

    A nova geração de pousadas tem ar condicionado (e algumas, piscinas), novos restaurantes abriram, e a praia ganhou um beach lounge que seguidamente recebe superlanchas vindas de Barreirinhas.

    A temporada de lagoas é mais curta que em Santo Amaro, mas a temporada do kite se estende até depois do Réveillon (que, por sinal, é bastante procurado).

    Leia sobre as vantagens e desvantagens de Atins.

    557 comentários

    Também tô indo em 15/06 com 2 amigos mas pretendemos fazer a travessia dos lençóis a pé… Se souber guias com preços em conta avisa… Pq alguns estão cobrando absurdos…
    Qualquer coisa e não achar guia vamos fazer sozinhos com GPS…

      Olá, Aldo! Atravessar um deserto sem guia não é algo que pessoas sensatas fariam. Sua vida vale menos que a diária de um guia?

    Olá! Estou com viagem marcado para os Lençois e descobri que estou grávida. Agora estou em dúvida se vou ou não, pq os passeios envolvem muita caminhada nas dunas né? Enfim, nao tenho muito ideia… o que acha? É uma viagem recomendada para uma grávida? Abraço.

      Olá, Maria Antonia! Converse com seu médico. Blogueiros de viagem e internautas leigos não são bons consultores de assuntos de saúde.

      Olá! Ótimos os posts sobre Lençóis!! Estou na mesma situação, grávida e querendo ir para lençóis nas primeira quinzena de junho (estarei de 18 semanas). Minha médica liberou caminhadas e praia, então o que estou pesquisando é sobre o quanto de socos posso ter nos trajetos, já que isso seria desconfortável. O último trecho para chegar a Santo Amaro que não está terraplenado, como é a qualidade? É areia, por isso precisa de 4×4, ou é estrada ruim cheia de buracos? A opção que vocês falam no outro post: São Luís-Santo Amaro de van + carro de linha, iria possível fazer van + transporte fretado 4×4? Ou para transporte fretado 4×4 (que me parece mais confortável que jardineira) somente saindo desde São Luiz? Sobre Atins estou desistindo já que a opção é fazer o passeio do rio preguiças e depois pedir para a pousada esperar com quadriciclo, o quadriciclo não me parece uma boa ideia. Então pensei em fazer só Barreirinhas e Santo Amaro mesmo (a não ser que os 10min finais de SA sejam muito roots), fazendo o passeio do Rio Preguiças sem ir a Atins. Mais uma dúvida: existe algum motivo especial para vocês recomendarem Lençóis depois Jeri? Estou pensando em fazer o sentido contrário (usando a Rota Combo), já que minhas férias são nas duas primeiras semanas de junho, final do período chuvoso, pelo que eu vi Jericoacora tem menos precipitação histórica que Barreirinhas então pensamos em fazer primeiro Jeri para tentar reduzir o risco de chuva nos Lençois… Obrigada!!

      Olá, Mariely! Não tem nenhuma contra-indicação em fazer o roteiro no sentido contrário. Os últimos 10 km de Santo Amaro são na areia. O nível de solavanco vai depender da velocidade do motorista. Se ele estiver exagerando, reclame.

    Ola estou pretendendo ir agora em junho no feriado dia 15 gostaria de saber se e uma boa epoca e se tem chovido bem na regiao

      Olá, Julio! Esse ano tem chovido, sim. As perspectivas são boas.

    Buscando informações sobre o nível das lagoas, vi que o próprio site oficial do parque atualiza mensalmente o estado atual do nível das águas no link: https://parquelencois.com.br/lencois-maranhenses-lagoas/
    Talvez seja de alguma ajuda aos que têm dúvidas sobre a condição do parque em uma data próxima à da visita!

      Olá, Priscila! Não é um site oficial, é de uma agência de turismo receptivo, mas parece ser confiável.

      Estamos acompanhando a situação das chuvas, está chovendo bastante desde o início do ano! A temporada de 2017 promete.

    Não deixem construir estrada de asfalto de sangue a Santo Amaro, vai acabar o sossego…Santo Amaro é uma magia e nao pode acabar o encanto deste lugar…Lençois Maranhense acho que nunca estive em um lugar tão lindo.

    Estive lá com minha namorada na primeira semana de setembro (2016) e realmente boa parte das lagoas já estavam secas, mesmo assim o lugar é maravilhoso. Recomendo em Santo amaro ir até a Betânia, andorinha tb.
    Em relação ao transporte, tivemos um contratempo com o Carlos (Transfer Malheiros telefone 98-98826-5232, que nos levaria de são luiz até santo amaro)) prometeu nos buscar na madrugada (2h30) e o motorista simplesmente furou e não avisou. Td isso pq eu tinha passado o endereço do hotel e ligado pra ele diretamente as 19h do dia anterior. Perdemos um dia de viagem pq os transportes só saem em horários específicos e sendo assim só fomos pra lá as 12h. Portanto, não recomendo.

    Antes das minhas viagens sempre entro aqui para ler sobre os locais. Este ano resolvi conhecer os Lençóos, fui para Barreirinhas no período de 13/09 até o dia 17/09/16, adorei realmente uma beleza indescritível, mesmo lendo que não seria um bom período resolvi arriscar. As lagoas que encontrei cheia depois de muita caminhada valeu muito. Assisti ao por do sol nas dunas, fiz o passeio da voadeira pelo Rio Preguiça, flutuação na Cardosa e fui Atins.
    Um bom local para se conhecer.

    Olá, iremos para os Lençois Maranhenses em setembro/2016, estou pesquisando os passeios, ainda não definimos bem qual fazer, o tempo lá será curto, 3 noites e 2 dias apenas então como estaremos em 5 adultos e 4 crianças pensamos em fazer lagoa azul ( no turno da tarde) e no outro dia o passeio do rio preguiça, essas seriam as melhores opções para fazer com criança?
    Outra duvida, a pousada já está reservada, é necessário reservar os passeios também com antecedência?

    Obrigada

      Olá, Lisiane! Se você puder, deixe essa viagem para o ano que vem. Este ano choveu pouco e as lagoas devem secar ainda em agosto.

      Como este site me ajudou bastante, gostaria de deixar minha contribuição.

      Bom… essa história de ir aos lençóis só quando as lagoas estão cheias é pura bobagem. Aquele lugar é lindo com lagoa cheia ou seca. Deve-se apenas evitar o período das chuvas. Além disso, há lagoas que nunca secam.

      Santo Amaro: esse é o lugar!!! Simplesmente deslumbrante!!! Não se pode deixar de fazer Espigão (caminhando pelo rio) até Betânia (e lá ver o por do sol). Agora… lagoas da sonda, das pedras, das cabras, das emendadas, bela e murici… são indescritíveis! Você verá algumas das paisagens mais belas desse nosso planetinha azul!

      Barreirinhas: Depois de Santo Amaro realmente perde um pouco a graça. Vale muito a pena fazer o passeio pelo rio Preguiça (Caburé e Vassouras). Uma dica: peça para o barqueiro avançar até o encontro das águas do rio com o mar (ao lado de Atins), pois a paisagem é fantástica.

      Atins: Muito bonito e paisagens rústicas, mas não sei se vale a pena ficar mais do que um dia lá. Comi o tal camarão (seu Antonio) e não achei maravilhoso como dizem e ainda me fez mal.

      Infelizmente (ou felizmente para alguns) esse ano será o último de sossego em Santo Amaro, pois a estrada já está prestes a ser asfaltada. Uma pena! Diferentemente de Barreirinhas, SA ainda é um paraíso pouco explorado pelas hordas de turistas. Tive oportunidade de estar diante de cenários lindíssimos e completamente desertos. Sem exagero, senti que estava no paraíso (e realmente estava).
      Sobre SA quero deixar as seguintes dicas:
      quem puder vá ainda este ano;
      faça os passeios pela cooperativa (fale com a Débora – ela é muito atenciosa – pelo nº 9888617358);
      para fazer as dunas procurem pelo Tourinho (conhece tudo daquele lugar).
      abraços e boas viagens a todos!

      Alexandre, mas como já diz no inicio do post, vc sai de tão longe pra não ver as lagoas é ruim, por mais que seja lindo de qualquer forma, acho que uma viagem deve ser feita sim na melhor época e aproveitar td.

      Alexandre, tudo bom? Obrigado pelos seus comentários. Você poderia me passar mais informações, por favor? Quantos dias é indicado ficar nos Lenções Maranhenses, 4 dias é pouco? Quanto dias em Santo Amaro e Barreirinhas? Onde você se hospedou em Santo Amaro, não achei hotel. Obrigado! Marcos.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito