Guia de Santo André da Bahia
Onde comer em Santo André da Bahia
O que não falta a Santo André da Bahia são boas mesas. O lugar é pródigo em restaurantes de qualidade, com preços um pouco mais camaradas do que Trancoso ou Caraíva.
Numa viagem curta, você vai ter mais boas mesas do que dias disponíveis para experimentar todas.
Antes de ir a um restaurante, entre na página do Instagram para conferir o horário de abertura. Na alta temporada, sempre vale a pena reservar.
Veja nossas dicas de onde comer em Santo André.
A Bóia recomenda:
- À beira-rio: Benza | Gaivota | Píer João de Tiba | Luz de Minas | Biri Biri
- Na praia: Flor de Caju | Vila Araticum
- Em outras praias: Maroca Praia (Santo Antônio) | Maria Nilza (Guaiú) | Recanto do Sossego (Coroa Vermelha)
- No cais de Cabrália: Seu Beira-Mar | Novo Trigo
Onde comer em Santo André da Bahia
Você vai encontrar bons restaurantes à beira-rio, nas praias e também no cais de Santa Cruz Cabrália.
Restaurantes à beira-rio
A beira-rio é o centrinho de Santo André. Aqui você vai encontrar restaurantes e lanchonetes a uma curta distância uns dos outros.
Gaivota
A mais gostosa varanda debruçada no rio está no Gaivota. É panorâmica de dia, agradabilíssima à noite.
O cardápio traz ceviche, tartare de atum, moquecas e peixe fresco (além de massas e opções carnívoras).
A carta de vinhos e bebidas é excelente – os proprietários também operam a Adega Santo André nos fundos do restaurante.
Abre diariamente das 12h às 21h. Na temporada, reserve.
- Gaivota | Beira-rio | Tel (73) 99804-3898 | Instagram
Benza
Com mesas no salão, na varanda e no jardim à beira-rio, o Benza é agradável para almoçar, jantar ou petiscar.
O cardápio é enxuto mas bem diverso.
Na seção de entradas e petiscos, tem ceviche de peixe branco à moda nikkei, burrata com pesto de rúcula, bolinhos de feijão fradinho ao molho de castanhas e batatas fritas com parmesão ralado.
Entre os pratos principais, filé de peixe ao molho de moqueca com purê de banana da terra, camarão thai com leite de coco e curry e o “mignon de sol”, medalhão curado selado na manteiga com mousseline de aipim e farofa de castanha do pará.
Caso prefira, também dá para pedir uma moqueca para compartilhar.
Abre de 3ª a sábado das 13h às 21h e domingo das 12h às 20h.
- Benza | Pousada Oribá, Beira-rio | Tel.: (73) 93962-0679 | Instagram
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Píer João de Tiba
Originalmente o Píer João de Tiba funcionava apenas como um ponto de apoio aos velejadores que passavam por Santo André. Foi repaginado e se tornou um belo restaurante – aonde se pode chegar de barco, se quiser.
Dá para usar como bar (e até aproveitar as espreguiçadeiras junto ao rio). Tem drinks espertos e caipis bem feitas – eu pedi caipivodka de cacau servida no próprio fruto.
Aqueça os motores com camarões empanados no coco, um carpaccio de badejo ou uma frigideirinha de queijo coalho.
Continue com uma moqueca de peixe em folha de bananeira, um filé de peixe em crosta de linhaça dourada com purê de batata doce roxa ou um medalhão de mignon com fritas e vinagrete de feijão de corda.
Abre de 3ª a sábado a partir das 14h e domingo a partir das 12h. Fecha 2ª.
- Píer João de Tiba | Beira-rio | Tel (31) 98167-5417 | Instagram
Luz de Minas
No Luz de Minas você pode se sentar na área coberta, no deck ou na prainha de areia.
Os donos são mineiros, mas o cardápio é variado. O siri vem numa casquinha de queijo crocante. O ceviche, avisa o cardápio, é “melhor que no Peru”.
Entre os pratos principais, o mais pedido é o polvo grelhado com batatas rústicas e cebola caramelizada, que dá para duas pessoas e chega à mesa fumegante na panela de ferro.
Outro destaque é a língua recheada com parmesão e bacon ao vinho, que já ganhou 1º lugar num festival Comida de Boteco em Minas.
O Luz de Minas também produz brigadeiros (inclusive de pote) e chutneys (como o de rapadura) que dão ótimos souvenirs e presentinhos de Santo André.
Experimente um brigadeiro na sobremesa, acompanhado de um “café mineirim” passado em coador.
- Luz de Minas | Beira-rio | Tel (31) 99958-7965 | Instagram
Biri Biri
Na divisa entre a beira-rio e a beira-mar, o restaurante da Pousada Ponta de Santo André é comandado pelo chef Thiago Paixão, formado na Suíça e com uma passagem pelo D.O.M. de Alex Atala.
Thiago usa produtos locais, além de legumes e hortaliças cultivados em sua horta orgânica.
O menu muda conforme o que está disponível, mas espere encontrar pratos como o atum com purê de inhame e espinafre e balsâmico com frutas; a moqueca de dourado com banana da terra, e o gnocchi de batata, batata doce, inhame, mandioquinha e cenoura com molho de camarão.
Ligue para confirmar o funcionamento.
- Biri Biri | Pousada Ponta de Santo André | Tel (73) 99996-9008 | Instagram
Onde ficar em Santo André
Nas praias
Fora da vila, os restaurantes funcionam em hotéis, pousadas e barracas de praia.
Flor de Caju (Campo Bahia)
Uma reserva no Flor de Caju permite que você dê uma espiadinha no luxuoso resort Campo Bahia.
Peça para tomar um drink Champions Bar, tematizado com fotos históricas de Copas do Mundo. O cardápio rejuvenesce clássicos incluindo ingredientes brasileiros.
Na seção de entradas, tartare de carne de sol; tabule de quinoa; carpaccio de polvo com aroeira. O gnocchi de abóbora leva pesto de manjericão e castanha do pará.
A costeleta de cordeiro vem com creme de milho. O peixe do dia é assado na crosta de castanha do pará e servido com purê de banana da terra.
O salmão grelhado traz pupunha assado, melaço e tamarindo.
De sobemesa, cheesecake de maracujá.
- Flor de Caju | Hotel Campo Bahia | Tel (73) 3198-4200 | Site
Vila Araticum
A pousada Vila Araticum tem um gostoso bar de praia pé na areia e um bem-montado restaurante, ambos abertos a não-hóspedes e com preços simpáticos. Comece com uma porção de bruschettas ou um polvo salteado acompanhado de hommus.
Continue com um arroz de polvo, um bobó de camarão, um mignon com ervas ou uma massa — combine o formato (spaghetti, penne ou ravioli) com 6 opções de molho.
Há também as woks orientais, de frango, peixe, carne, camrão ou legumes, acompanhados de arroz branco. Para terminar, doce de banana prata caseiro ou frutas flambadas com sorvete.
Se não estiver hospedado na pousada, reserve pelo zap.
- Pousada Vila Araticum | Avenida Beira Mar, 2550 | Tel (73) 99812-6612 | Site
Mala de bordo nas medidas certas
Maroca Praia (Praia de Santo Antônio)
Na praia de Santo Antônio, a 8 km da vila de Santo André, o Maroca Praia funciona como clube de praia e restaurante: dá para petiscar na areia e comer nas mesas do ar livre ou no salão.
Entre os pratos individuais, destaco o baião de dois de frutos do mar (com polvo caramelizado no melaço de cana), o risoto de moqueca de cação (com farofa de panko e dendê) e o filé mignon grelhado (ao molho de mostarda dijon em grão, linguine na manteiga e sálvia crocante).
Para dividir, arroz de polvo, moquecas (com farofa de panko e dendê, banana da terra e pirão) e mariscada (com arroz de amêndoas e vatapá). O serviço é bastante profissional. Chegue cedo para conseguir uma das espreguiçadeiras sob o quiosque da praia. Fecha 2ª feira.
- Maroca Praia | Praia de Santo Antônio | Tel (73) 99910-2156 | Instagram
Restaurante Maria Nilza (Praia do Guaiú)
Não é de hoje que Maria Nilza é famosa. No fim da década de 90, ela chegou a ganhar uma estrela do Guia 4 Rodas. Seu arroz de polvo, sozinho, já valeria a travessia de quantos rios se interpuserem no seu caminho – João de Tiba para quem está em Porto Seguro, mais o Buranhém para quem está hospedado do Arraial d’Ajuda para o sul.
Por melhor que seja, porém, a comida é só parte da experiência. Maria Nilza é muito chique, e consegue criar requinte na rusticidade. É o lugar mais elegante que eu já frequentei com roupa de banho. (Em algum lugar você já ganhou uma mini luvinha de plástico para espremer o limão sem correr o risco de manchar a mão? A Maria Nilza pensa nessas coisas.)
Tudo é feito no fogão a lenha, porque não há energia elétrica no Guaiú. Antes do arroz do polvo, peça uma porção de pastéis (de siri, camarão ou queijo), um polvo à vinagrete ou um catado de siri com farofa.
O arroz de polvo, assim como as moquecas (de budião ou de budião com camarão) e o bacalhau dão para duas pessoas. Casais com gostos diferentes podem partir para os pratos individuais: bobó, peixe frito, carne de sol, arroz com camarão ou arroz com siri.
Maria Nilza chegou a vender o restaurante, mas não consegue se aposentar. Umas quatro vezes por semana ela ainda aparece por lá, fazendo as honras da casa. Depois da sobremesa e do cafezinho, a dama do Guaiú aparece uma última vez à sua mesa para que você sorteie um bilhetinho da sorte. E depois vai dar o último mimo: um trevo de quatro folhas que ela cultiva no jardim.
O trevo é totalmente redundante: você já teve a sorte de comer na Maria Nilza. Dali pra frente, é lucro.
Abre todos os dias para almoço até as 17h.
- Restaurante Maria Nilza | Praia do Guaiú | Tel (73) 99985-0149 | Instagram
Em Cabrália
Deixe o carro junto à balsa e atravesse a pé ao entardecer para passear no cais do porto de Santa Cruz Cabrália e jantar num dos restaurantes do centro histórico.
Também vale a pena atravessar de carro mais cedo, combinando com uma visita Reserva da Jaqueira e à Cidade Histórica de Porto Seguro.
Seu Beira-Mar
Aberto em meados de 2024, o Seu Beira-Mar é sem dúvida a casa mais bem montada de toda a região.
Um casarão centenário na quina da praça do cais do porto de Santa Cruz Cabrália foi transformada num restaurante com vários ambientes (e uma loja de design nos fundos). Você só não vai achar que está em Trancoso porque não vai sentir nenhuma afetação no ar.
O chef (e também um dos sócios) é Viko Tangoda, banqueteiro de vários camarotes da Sapucaí e de áreas vips dos paddocks do GP de Fórmula 1 de São Paulo.
O menu de petiscos é um pequeno catálogo de delícias, com pastéis (de queijo com mel, bobó de camarão ou arraia), salpicão de camarão sobre crisp de shari e sriracha de siri, tulipinhas de frango ao shoyu com gengibre e crocante de tapioca, croqueta de siri e aïoli de dendê e polvo no azeite com páprica defumada.
Como prato principal, escolha entre as opções do mar (lagostas pescadas localmente, peixe com arroz cremoso ao leite de coco, polvo na brasa), da terra (chuck eye grelhado com sauce bearnaise de coentro, picadinho, picanha de sol) ou de massas (ravioli dal plin de chèvre, sorrentino de ossobuco com parmesão, tortelli de abóbora com manteiga de sálvia e amêndoas).
Nas sobremesas, a crême brûlée leva fava de baunilha de Madagascar, e o sagu é de leite de coco com manga picadinha.
(Ah, sim: não deixe de procurar, ao final do cardápio, a história do nome da casa. Beiramar é o elo de ligação entre Ogum e Iemanjá.)
Abre de 3ª a 6ª das 18h às 23h, sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 18h. Fecha 2ª.
- Seu Beira-Mar | Praça Álvares Cabral esquina R. Campos Tourinho – Cabrália | Tel (73) 99851-6793 | Instagram
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para Porto Seguro e outros destinos no Brasil
Novo Trigo (Cabrália)
Em frente ao cais do porto de Santa Cruz Cabrália, o italiano Paolo Gioggi joga em todas as posições: faz as massas caseiras, cozinha e ainda atende as mesas.
Você escolhe uma massa (spaghetti, penne, talharim, taglionini, pappardelle ou gnocchi recheado com mussarela) e combina com o molho da sua preferência – pomarola, arrabbiata, carbonara, matriciana, sorrentina, ragú, queijos, camarão…), a preços camaradas: R$ 60 o prato.
A massa, como não poderia deixar de ser, vem al dente e os molhos são generosos.
De sobremesa, sorvete de pistache. Abre para jantar – e aos sábados, também para almoço.
- Novo Trigo | Praça Álvares Cabral, 316 – Cabrália | Tel (73) 99961-4587
Recanto do Sossego (Praia de Coroa Vermelha)
Há 12 anos na região, o chef Michele “Micky” Morselli é especialista em massas artesanais. Faz seus próprios raviólis e talharins, que podem ser bicolores ou tricolores, homenageando o Bel Paese.
Há boas saladas de entrada (como a caprese e a salada do mar) e camarões na chapa grelhados no ponto certo. Os pratos são individuais. De dia, aproveite a praia em frente, que é ótima. À noite, o Recanto serve pizza.
- Recanto do Sossego | BR 367, km 76 | Tel (73) 99923-2654 | Instagram
Guias de praias do Sul da Bahia
Comentários
Estou indo para Santo André agora em fevereiro 2023. Gostaria de ter dicas para quem vai viajar sozinho.
Olá, Welton! É um lugar ótimo para descansar. Não espere muita vida social.
Encantada c/a Maroca! Uma das melhores lagostas q já comi! Camarão VG saborosissimo! Pudim de leite q lembra o da minha avó! Produtos de alta qualidade! Atendimento nota 10 do Wellington, recepção calorosa da Juliana e comida mto bem feita pelo Danilo (casado c/a Juliana), e d. Marta, sua mãe, q é filha da d. Maroca, q dá nome ao restaurante. Tudo num ambiente simples na beira da praia.
Ricardo Freire sempre salvando nossas férias! Estamos aqui no sul da Bahia no meio dessas chuvas malucas…fomos no restaurante da Nilza e no Maroca graças às suas dicas e amamos. Obrigada por ser sempre tão acertivo! Feliz 2022
A pousada Corsario fechou em 2020 e o local está a venda. Uma lástima pq o visual da pousada eh espetaculat. Consequentemente o restaurante não existe mais. O Sant’annas tb nao existe mais, o dono faleceu neste ano de 2021.