Suíça no Viaje na Viagem

Guia da Suíça

Suíça

Roteiros pela Suíça

Destinos na Suíça

Trens panorâmicos pela Suíça

Tutorial de viagens à Europa

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    499 comentários

    Ricardo Freire/Boia. Boa tarde. Vamos então a fase Suíça. No dia seguinte ao Bernina Express embarcamos de Milano Centrale para Zürich com ticket da Trenitalia adquirido no Brasil. Monitorando o portal da RFI observei que o trem para Zürich HB partia sempre entre os “Binarios” 6 à 8. Naquele dia indicava o 8 se bem me lembro. Até aí tudo bem. Só que a composição (trem Suíço) no Binario indicado não abria as portas (que devem ser apertado um botão para abrir as portas) até que o alto falante cantou um “speech” em italiano apenas (que não entendi bem num primeiro momento) e todos correram (e nós também) para outra formação mais adiante no mesmo Binário. Este sim abria as portas e embarcamos dez minutos antes do horário de partida. O fiscal italiano cobrou o bilhete que estava impresso e em Chiasso (primeira cidade suíça) subiu o fiscal suíço e cobrou também o ticket. Pouco antes de Chiasso nos três idiomas suíços mais em inglês informava que estávamos entrando na Suíça e poderia ser solicitado Passaporte e verificação de bagagem. Ninguém pediu nada em todo o trajeto. Chegando em Zürich fomos logo para o Hotel Walhalla que ficava ao lado da Estação Zürich HB e em frente ao estacionamento de ônibus onde saiam todos os passeios. No três dias seguinte tínhamos tours já adquiridos no Brasil. No primeiro dia tour para Grindelwald e Interlaken onde pegamos neve (e já estávamos em horário de verão na Suíça). No segundo dia Heidiland e Liechtenstein e no terceiro dia Tour Lindt Home of Chocolate. Todos muito bacana mas aqui vai uma dica: Indo a Zürich e só puder fazer um desses passeios não deixe de fazer o Tour Lindt Home of Chocolate. É simplesmente “imperdível”. Em outro comentário a fase Genebra (Geneve como os suíços chamam).

    Ricardo Freire/Boia. Bom tarde. Fizemos a viagem à Milão (Itália) e Suíça e foi simplesmente “memorável”, são lugares lindíssimos. Vou me ater mais a comentar sobre as “cascas de bananas” que devem ser evitadas. Vamos lá. Pousamos em Milão às 09:00hs e já tínhamos comprado pela internet ainda no Brasil o trecho de trem “Malpensa TI/Milano Centrale” para às 10:43hs. Foi muito rápido o desembaraço no aeroporto e pude estar pronto para embarcar no trem das 09:43hs. Surgiu a dúvida: Posso embarcar antes? Simplesmente mostrei o ticket impresso ao fiscal da ferrovia que apontou para o trem: “imbarcarsi”. Detalhe: Na Italia toda a viagem de trem passa um fiscal. Presenciei um turista se enrolar todo com o celular. Impresso com o QR Code é mais “antigão” mas não dá chabu. Chegando em Milano Centrale comprei numa tabacaria “due biglietti tre giorno” para usar nos bondes. Ficamos três dias em Milão no NYX Hotel Milan ao lado da estação. Tínhamos comprado tour ao Duomo (Catedral de Milão) para o dia seguinte. No hotel todos alertavam: “Cuidado com a praça do Duomo que é o principal local de assalto em Milão”. Quase abortei este passeio. Chegando no Duomo corri para o nosso Tour e fizemos a visita subindo de elevador no terraço. Lindíssimo. Mas encerrado o tour me afastei do local o mais rápido possível. No dia seguinte ônibus para Serravale Outlet, tudo muito caro mas um bonito passeio. No outro dia em ônibus saindo de frente ao hotel, tour para o Expresso Bernina, o Trem Vermelho, de St Moritz (Suiça) à Tirano (Itália), este tour sim, “memorável”. Só quem já fez pode descrever. Vamos encerrar este comentário por aqui para não ficar muito grande e enfadonho. A parte da Suíça segue em outro(s) comentários.

    Olá bóia!

    Consigo chegar nas cidades de montanha (ex Lauterbrunnen) de carro ou só de trem?

      Olá, Marcela! Acredito que dê para ir de carro, mas só fomos de trem.

    Boa noite! Gostaria d uma informação pq achei meio confuso o site do passeio do Classic Rigi….N consegui v, p.e.,horários d inicio do passeio…Gostaria d fazer um passeio de meio período, por conta própria,por Lucerna e depois seguir para o Classic rigi….Vc acha viável fazer isso? Obrigado!

    Boia/Ricardo Freire. Agradeço as preciosas dicas de detalhes que vão surgindo durante o planejamento da viagem. Vou de Swiss Travel Pass contínuo de seis dias para passeios saindo de Genebra. Mesmo nos dias de Tour dá para pegar um trem e jantar em Villeneuve ou outro local e seria frustrante deixar de fazer mais um passeio por conta de uma pequena economia. Através do “timetable” do site do SBB tenho acompanhado as rotas e os horários dos trens e planejando o que fazer. O que não estou querendo é ficar consultando app para validar o Travel Pass ou algo assim e então pretendo comprar o Travel Pass diretamente na loja SBB da estação Zurich HB no dia da viagem para Genebra e, no ato da compra, já validar com o agente que me vender. Me parece ser este o modo mais prático de fazer a compra do Travel. Penso em solicitar o QR Code do Travel Pass impresso além do QR Code no Celular que pode falhar e me deixar na mão. Agradeceria receber alguma sugestão à acrescentar quanto a este planejamento.

      Olá, Tulio! A gente não foi à Suíça recentemente, então não sabemos se essa opção ‘física’ ainda é válida. Acredito que o que vá acontecer é o agente configurar o app para você. Depois conte para a gente.

    Boia/Ricardo Freire. Agradeço as orientações. É uma viagem de 15 dias em voo que chega e parte de Milão, Itália e visitaremos Suíça, França, Lichstenstein e, se formos à Basiléia, uma tarde na Alemanha. Estamos com os Passaportes em dia mas não me preocupei com vistos. Ou devo me preocupar com isto?

      Olá, Tulio! Brasileiros não precisam de visto para a Europa, apenas passaporte válido por 3 meses depois da data informada da volta, passagem de ida e volta, hospedagem reservada por toda a viagem, seguro-viagem com cobertura de 30.000 euros e comprovação de meios de subsistência (65 euros por pessoa por dia, pode ser no saldo/limite do cartão).

    Boia/Ricardo Freire. Bom dia. Agradeço as dicas sobre cartão Wise porém vou comprar o Travel direto na loja da SBB na Estação de Zurich HB devido a já ter adquirido Francos Suiços em espécie. A minha dúvida é se decidir pelo Swiss Travel Pass contínuo eu posso comprar um ou dois dias antes e “começar a valer” na primeira utilização ou, no ato da compra, os seis dias que pretendo adquirir já estarão contando.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito