Toscana

Toscana

Toscana sem carro: 5 bate-voltas de trem ou ônibus, saindo de Florença

Toscana de carro: um dia entre Cortona, Arezzo e Lucignano

Toscana de carro: um dia entre Monteriggioni, San Gimignano e Volterra

Toscana de carro: um dia no Val d’Orcia

Roteiro de 14 dias pela Itália (inclui a Toscana)

Onde ficar na Toscana

50 hotéis no interior da Toscana comentados pelos leitores

Como é o hotel Laticastelli, em Rapollano Terme

60 hotéis em Florença comentados pelos leitores

Torre de Pisa: como chegar, como subir, com que destinos combinar

Assis, um pit-stop redondinho de trem entre Roma e Florença

Florença: como furar fila na Uffizzi e na Accademia

Compras na Toscana: os outlets Valdichiana e Space (da Prada!)

Trem na Itália: como comprar passagem na Trenitalia e na Italo

Primeira vez na Itália: dois roteiros práticos de 8 e 14 dias

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    245 comentários

    Oi Bóia,
    Em junho desse ano sairei de Roma (de carro) às 9h e irei a Sovicille (para ficar em um Borgo a 10 Km de Siena) onde montarei base para explorar a Toscana. Para o trajeto Roma – Sociville qual o melhor caminho a fazer entre esses dois destinos considerando a paisagem e cidades que vamos encontrar pelo caminho? (vi que há opções de irmos pelo litoral ou pelo interior). E que cidade daria um bom pit-stop para o trajeto?

      Olá, Junior! Pense num pit-stop em Orvieto. Mas cuide para deixar o carro num estacionamento com vigilância, estacione com a traseira para a parede ou muro e não deixe absolutamente nenhum vestígio de bagagem à vista. No seu lugar, eu iria rápido à base da Toscana e usaria o tempo par explorar mais a região, sem bagagem.

    Olá! Iremos em 2 casais para a Itália em maio. Chegaremos por Milão e voltaremos por Roma. Vc acha que 5 dias em Florença dá para aproveitar a própria cidade e as vizinhas? Por ser a primeira vez, será prático alugar um carro, ou usar trem/agência de turismo para se locomover nesse período, a dúvida é se não perderemos muito tempo procurando roteiros e estradas, já que não conhecemos nada na região. Agradeço!!!

      Olá, Lucia! Não se aluga carro em Florença, é contraproducente sair e voltar de carro todos os dias, e o risco de ser multado é enorme.

      Leia nossos posts sobre passeios de trem e ônibus a partir de Florença e roteiros de carro para fazer com base nos arredores de Siena. Estão todos linkados nesta página, clique.

    Li muitas dicas daqui e montei meu roteiro pela Toscana, mas estou em duvida em relação à ordem das cidades. Chego e saio por Roma e, como a chegada é a noite, pensei em pernoitar próximo ao aeroporto e alugar o carro no dia seguinte pela manhã, indo para as pequenas cidades (6 dias), devolvendo o carro em Pisa. Daí seguiria de trem para Florença (3 dias) e depois para Roma (3 dias), voltando para casa. Me disseram que seria decepcionante deixar Roma para o final e que eu deveria começar por ela para me ambientar. Vocês acham que procede?

      Olá, Denise! Roma é monumental e indispensável, mas é provável que você acabe gostando mais da Toscana. Você pode dividir a estada em Roma em dois dias na chegada e um dia na volta. Siga de trem a Florença, faça o bate-volta a Pisa de trem. Pegue o carro na saída de Florença, siga pela Chiantigiana até a sua base nos arredores de Siena ou no Val d’Orcia. Faça todos os passeios e devolva o carro em Roma. Durma em Roma na véspera de pegar o vôo para não ter stress de estrada + horário de vôo.

    Gostaria de uma informação. Irei para Itália em setembro e terei um trajeto até CINQUE TERRA e depois seguirei pra VENEZA. Estou com dificuldade de achar hotel em la spezia e trem para veneza. Os horários não batem muito. Gostaria de saber se vocês tem dica de hoteis e como chegar a veneza mais rápido sem ser de trem convencional.

    Ricardo, sane minha dúvida cruel! Vou, com meu digníssimo, para a Itália em outubro. Ficarei três dias em Florença. Pensei em destacar um dia e ir de Florença a Siena e Pisa mas, pelo que pesquisei, não há como conciliar as duas cidades usando transporte público.A solução seria contratar uma empresa com o pacotão ‘conheça Pisa, Siena e San Gigminano em 1 dia’. Acha que vale a pena ou seria melhor ir apenas em Siena e continuar a conhecer Pisa pelos postais? Confio muito em suas ponderações, o ouço sempre pela rádio BandVale e espero sua ajuda para decidir o que fazer!

      Olá, Denise! Com três dias em Florença, tire um dia e meio (e mais as três noites) para curtir a cidade, uma manhã ou uma tarde para ir a Pisa e um dia inteiro para ir a Siena.

    Preciso de um HELP! vou com meu namorado para a italia no fim de setembro. Roma – Toscana. Gostaria de indicação de guias para nos levarem para um passeio em alguma vinicola bacana, com preço justo. O ultimo orçamento que tive beirava os R$700,00 sem almoço.

      Olá, Camila! 700 reais parece muito dinheiro mas são 185 euros. Se o passeio inclui transporte privativo, é o preço mesmo. Para pagar menos, você vai precisar se encaixar num passeio em grupo comprando numa agência por lá.

    Estou pensando ir para as cidades pequenas na Italia.Voce poderia me dizer quais as que não teve terremoto?

    Oi Sérgio, moro na Itália e pensei em deixar uma informação para os leitores do Viaje na Viagem que pretendem comprar passagens para trens regionais no país. Como a Bóia disse, o sistema mudou. Desde 1 de agosto o processo de vendas da Trenitalia sofreu variações. Agora, as passagens para trens regionais compradas nos guichês, máquinas self service, agência de viagens ou tabaccherie só poderão ser usadas até as 23h59 do dia específico programado para a sua viagem. Antes elas duravam 2 meses até ser validadas. De qualquer maneira, os clientes poderão, eventualmente, mudar a data programada na passagem (sem pagar multa) até o dia anterior à viagem.
    A novidade não vale para as passagens compradas antecipadamente on-line.

    Bom dia, Ricardo!
    Hoje, 12/09/2016, entrei no site da Trenitalia e simulei uma viagem de Florença x Pisa, ida e volta (data 11/10/2016).
    Estranhei, pois, segundo suas dicas, as passagens regionais só estarão disponíveis no intervalo de 07 dias.
    Entretanto, o site disponibilizou a compra para a supracitada data (Trens Regionais).
    Você saberia dizer-me se houve mudanças na metodologia de emissão de passagens.

    Abraços

      Olá, Sergio! Quem responde é A Bóia. Se você achou a passagem no sistema, é porque deve ter mudado. O importante é que o preço não muda em trechos regionais. Você pode comprar agora ou ou na hora sem problema.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito