Lisboa: atalho ao Castelo

Lisboa: como subir ao Castelo de elevador (de graça)

Lisboa: atalho ao Castelo

O Castelo de São Jorge é o melhor ponto de partida para uma primeira visita a Lisboa. De suas muralhas você pode tem uma visão ampla do centro histórico. Depois, pode descer se perdendo no labirinto mouro das ruas de Alfama, o mais pitoresco dos bairros lisboetas.

O problema está em como subir ao Castelo.

Indo a pé ladeira acima, você chega acabado. E se for de bonde (o eléctrico), você se arrisca a chegar sem carteira ou celular (as carreiras 12 e 28, que levam ao Castelo, são as mais visadas pelos batedores de carteira, veja aqui).


Lisboa: como subir ao Castelo de elevador (de graça) 1
Boa noite, Lisboa

Lisboa: o atalho de elevador para o Castelo

Amigos que moram na região do Castelo, porém, me contaram o atalho usado pelos lisboetas para evitar tanto a caminhada quanto o eléctrico. Compartilho agora com você.

Lisboa; atalho ao Castelo

Se você está no Chiado, entre no acesso à estação de metro Baixa-Chiado do Largo do Chiado. Você vai usar a estação como uma passagem subterrânea, sem entrar no metrô. Desça pelas escadas rolantes, percorra todo o vão (passando ao largo das catracas) e suba as escadas rolantes do outro lado. Você vai sair pelo acesso da Baixa da mesma estação.

Lisboa: atalho ao Castelo

Muito bem: esta saída do metro dá direto na Rua da Vitória, que é um calçadão de pedestres. No fim da rua fica o Elevador do Castelo, escondido num prédio comum e com sinalização muito discreta. Ao contrário de outros elevadores famosos, como o de Santa Justa, da Glória ou da Bica, este é gratuito. É como entrar num elevador de prédio, só que leva para uma rua acima.

Lisboa: atalho ao Castelo

Você vai sair do elevador pela rua de trás. Vire à esquerda. Passando o prédio branco da praça, você vai encontrar à sua direita um supermercado Pingo Doce. Ali está a segunda etapa do elevador do Castelo. Também é grátis.

Lisboa: atalho ao Castelo

De novo, você vai sair pela rua de trás. Daí é só seguir pela direita (e virar à esquerda mais adiante). Esse trecho, de pouco menos de 10 minutos, é ladeira acima, infelizmente. Mas você terá sido poupado de muita subida.


Lisboa: onde comer
Comer bem é preciso

Veja mais dicas de Lisboa na página O que fazer em Lisboa.

Leia mais:


Sintra dicas

17 comentários

Tem um ônibus que chama 737 castelo que deixa na boca do arco do castelo (um tico antes da bilheteria). Ele custa dois euros mas se vc tem o passe de dia todo vale mais a pena ainda (o passe custa 6,40 e vale para metrô ônibus elevador santa justa e todos os elétricos – siga o 28 e pare em todos os mirantes antes de pegar o 737 castelo)

Durante o dia em julho c Lisboa lotada, peguei bonde, ônibus, trem, táxi e Uber, sem problemas, mas a noite,depois das 23:00 hs não aconselho pegar o bonde, o moradores falam q é só turistas e os gatunos atacam.Saia c a família e voltava c Uber, bem melhor e tranquilo

Obrigada pela dica do atalho para chegar ao Castelo. Mas ficou uma dúvida: é possível ir de taxi até a porta do castelo?! Pergunto isso pois irei com minha mãe e, talvez, mesmo com o atalho a caminhada seja longa para ela!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.