Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro 1

Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente.

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Quantos dias na Highway 1?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho.

Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles. Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é a melhor parte?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur. Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar. Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo.

Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico. No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs. Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas. Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach — onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho. Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar.

Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata.

Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia — fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street. Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Leia também:

Passagens mais baratas para San Francisco no Kayak

Encontre seu hotel em San Francisco no Booking

Encontre seu hotel em Los Angeles no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em San Francisco em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões pela Califórnia com a Viator

1458 comentários

Pretendo ir a são Francisco amplos Angeles de carro 2 dias, depois ficar em Los Angeles 1 dia depois ir para honolulu 4 dias, tenho algumas duvidas mei de Junho é uma época boa para esta viagem? Vocês acham que acrescentar honolulu nesta viagem é uma boa idéia?

    Olá, Silvana! Quatro dias para uma viagem tão longa não é bom negócio. Invista mais na Califórnia.

Vamos para Los Angeles dia 21 de dezembro,estou pretendendo passar Natal em Los Angeles e Reveillon em San Francisco,mas retornamos p o Brasil
dia 6 de janeiro por Los Angeles,qual o melhor trajeto,como vamos com as crianças é melhor mais tempo em Los Angeles?
Quais as cidades que vale a pena parar?
Obrigado

Bom dia…estamos planejando férias para janeiro de 2012 ,pensamos no roteriro S.Francisco, Los angeles e Lãs Vegas,será que vamos aproveitar devido a estação ,temperatura e clima”? Obrigada.

    Olá, Olga! Estará frio. Mas este é um roteiro para apreciar a paisagem. Não dá praia nunca.

Olá Boia,

Minha familia (eu, meu marido e meu filhote de 6 anos) está com passagens compradas para Los Angeles entre os dia 13/01/13 e 25/01/13. Nosso roteiro vai priorizar os parques da região (Disney, Legoland, Universal, talvez Sea World), conhecer uma praia e uma estação de ski da região (passeios bate e volta, e também fazer uma visita a uns conheciso em Placentia. Estamos na dúvida entre montar base só em Anaheim e fazer todos os passeios a partir de lá ou também ficar alguns dias em LA, San Diego ou mesmo Carslbad.Tenho dúvidas quanto a San Diego e tenho medo de não conseguirmos dirigir em LA. Eu e meu filho estivemos em Orlando no ano passado, mas será a primeira vez nos EUA para o meu marido. Por favor, nos ajude!!

Abs

    Olá, Smara! Subimos sua pergunta para o Perguntódromo. Com GPS, dirigir em Los Angeles é como dirigir em Orlando.

    Smara, não tenha medo de dirigir em LA e região com GPS.
    Achei Anahein bem sem graça fora da programação Disneyland, foi até difícil encontrar lugar para jantar.
    Recomendo que divida sua estadia em mais de um lugar.

    Maira, obrigada pela dica. Eu sempre vejo comentários sobre o quão é complicado dirigar em LA, então fico receosa. Além do mais, o carro nos EUA é automático e aqui no Brasil só dirigimos cambio manual…Mas vamos arriscar, sim.

    Smara, eu ficaria em Carslbad com esse roteiro que você falou porque é mais central. San Diego seria muito sul, Anaheim sem graça e LA norte demais. Se você dirigiu em Orlando com GPS vai dirigir em LA e em qualquer lugar dos EUA do mesmo jeito, é tudo muito parecido (eu moro no Texas, já morei em Michigan e Washington e já viajamos muito de carro pelos EUA afora, as estradas são bem padronizadinhas).

    Obrigada pela dica, Luciana. Eu ja havia dado uma olhada em seu blog, parabéns! Seus filhos são muuuito fofos…

Olá Bóia,
estarei fazendo de SF até Los Angeles em 10 dias a partir do dia 25/04. As dicas por aqui me ajudaram bastantes e espero aproveitá-las.Já programei as pernoitadas em Monterrey e Santa Barbara, assim que retornar irei contribuir com novas informações sobre o roteiro.

Abs
Luciano Barros

Oi Bóia e Mirella! Obrigado pelas respostas.
To vendo que não vai ser desta vez que vou a SF. Não tenho dias suficientes para hospedagem durante o caminho. A intenção era ir e voltar apenas com paradas de 30mints em média (comida, banheiro, gasolina)
Meu roteiro tá assim:
05/08 – Chego em Las Vegas
09/08 – Los Angeles
17/08 – Volto do L.A.X para São Paulo

Estava planejando em ia pra SF (de carro) no dia 13 até 16. Mas pelo que andei pesquisando a viagem é bem puxada e acho arriscado voltar de SF praticamente encima do vôo de volta.
Mas valeu pelas dicas!

Olá Ricardo, parabéns pelo post!
Vou fazer essa viagem em agosto e pretendo ir de Los Angeles para San Francisco de carro, não quero pernoitar, vou numa tacada só… claro, tem as paradas para comer e tal, mas vou e volto os 730km direto. Ficarei em San Francisco 3 noites.

Voce acha que consigo chegar com pernas lá?? rsrs.. ou realmente vc aconselha a dormir no meio do caminho?

Abçs

    Oi Alex,
    Me metendo aqui na resposta, pela Hwy 1 (aquela que vai costeando o mar) é praticamente impossóvel e perigoso… tem a opção de ir pela estrada por dentro, a Hwy 5, que aí é ‘plausível.
    Mas sério, pelo preço que vai pagar de carro + gasolina, eu iria de avião 🙂

    Olá, Alex! Aqui quem responde é A Bóia, assistentente do Ricardo Freire. Este roteiro é para ser feito com dois a quatro pernoites pelo caminho.

Boa tarde Bóia!

Vou com minha mulher para California em julho e faremos o trajeto de carro LA-SF (sei que SF-LA seria melhor, mas por questões de logísticas, terei que fazer esse sentido).

Baseado em preciosas informações do VnV e de blogs sugeridos, montei um roteirinho que eu gostaria de saber se está plausível.

grande abs,
Fabio

1° dia: chegada em LA de tarde e aluguel de carro

2°, 3°, 4° dia: LA

5° dia: pela manhã: saída de LA, paradas em Santa Monica, Malibu e Camarillo Outlet (que, mesmo a gente achando que vai ser rapidinho, dificilmente toma menos de 3h). Chegada em Santa Barbara no final do dia, entrada no hotel e passeio em State Street à noite.

6° dia: saída do hotel de Santa Barbara e visitas às missões de Santa Barbara, a Solvang e a uma vinícola de Santa Ynez. Depois seguimos para San Luis Obispo e depois para Cambria, onde nos hospedamos
Dúvida: como fui às missões de sta. Barbara, será que não se poderia “limar” San Luis Obispo e ir direto para Cambria? (cidade pequena, que já está na porta da “Big Sur” para o dia seguinte).

7 dia: Acordamos em Cambria, seguimos ao norte pela CA-1, visitamos Hearst Castle (talvez) , e continuamos (sem pressa, apreciando a paisagem) pela Big Sur até Carmel (fim de tarde). Entrada no hotel e uma volta pela cidade.

8° dia: Saída de Carmel e ida até Monterrey pela 17-mile drive (também sem pressa alguma). Em Monterey visita ao Aquário e mais um ou outro lugar. De lá seguimos para Santa Cruz (dar uma parada rápida) e seguimos até San Francisco.
dúvida: Depois de ter visto as partes mais bonitas do litoral (Big Sur) será que já não era melhor, de Santa Cruz, “ir por dentro”, ou o melhor seria continuar pela CA-1 ao máximo até San Francisco? (ou mesmo um meio termo Santa Cruz- Half Moon Bay, pela CA-1, e depois “ir por dentro”?). Chegada em San Franciso, devolução do carro e hospedagem.

9°, 10°, 11° e 12° dia: San Francisco

13° dia: deixar hotel cedo, alugar carro de novo e ir para Yosemite. Entrada no hotel de yosemite e passeio, se for possível.

14° dia: saída do hotel, passeio em Yosemite e ida para SF por volta de 17h. Chegada no aeroporto de SF ás 21h, devolução do carro e voo para NY por volta de 23h.

    Olá, Fabio! Santa Monica e Malibu estão em Los Angeles, você provavelmente vai passar por elas nos dias anteriores. Não há o que “conhecer” em San Luis Obispo; se você gostar mais dos hotéis de Cambria, fique em Cambria. O roteiro está redondinho.

    Obrigado! Dessa forma devo ficar em Cambria ou San Simeon. grande abs! Fabio

    Alô Bóia!

    Achei que chegaria em LA num dia mas vou chegar um dia antes. Por essa total desatenção, tenho que fazer mudança em reserva. Eu ía ficar 3 dias inteiros em LA (sem contar o dia de chegada e o dia de saída) e depois 1 dia em Sta. Barbara, 1 dia em Cambria, 1 dia em Carmel, e depois 4 dias em São Francisco. Com essa mudança, estou na dúvida se fico mais um dia em LA e mantenho tudo como está depois ou se, por exemplo, ganho esse “dia extra” em Sta. Barbara, que é o segundo destino e eu não faria tantas alterações de reserva. Qual seria a melhor escolha?

    Dormir em Carmel eh roubada! A cidade nao tem iluminacao publica e Monterey tem bares e restaurantes bem legais!
    Acabamos de voltar de la!

Animado com a previsão do tempo postado no blog Hotel California, marquei minha viagem para setembro, rabisquei o roteiro LV/SF/LA (com Carmel e Santa Barbara) e emiti os bilhetes aéreos. Quando parti para reservar a hospedagem, percebi que “quebrei a cara”: os hotéis indicados pelo Comandante ou pelos viajantes estão cerca de 3x mais caros que os preços que foram referidos aqui! Acho que, sem querer, acabei pegando alta (altíssima) estação…

Quanto a LV já li aqui que é melhor esperar até cerca de 3 meses antes da viagem para reservar a estadia, só me resta então aguardar para ver se pego alguma “rebaja”.

Já em relação ao restante da viagem, SF, Carmel, Santa Barbara e LA, é que vem a grande dúvida: é melhor reservar logo para garantir o preço ou deixar para fechar mais próximo à viagem e correr o risco pagar preços ainda mais caros?

    Olá, Marcelo! Reafirmamos o que sempre dizemos: as tarifas promocionais nos sites de reservas aparecem 3 meses antes da data. Ainda assim, não se atenha apenas a hotéis indicados. Há uma infinidade de hotéis em todos os destinos e sempre haverá hotéis bons com preços interessantes em cada destino.

    Valeu Bóia! É que os relatos não deixavam explícito (à exceção de LV) que se tratavam de tarifas promocionais e por isso, equivocadamente, entendi que aqueles eram os preços “de tabela”.
    Por outro lado, ler no blog Hotel California que o mês de setembro era o mais ensolarado e menos chuvoso me deixou a impressão de que era alta estação, o que justificaria os preços mais altos.
    Sendo assim, vou esperar mais um pouco para ver se consigo pegar as tarifas promocionais.
    Mais uma vez obrigado e um abraço!

    PS. Ficar em hotel que não tenha uma indicação da “comunidade” é meio complicado já que em outros sites encontramos as avaliações mais díspares possíveis, o que acaba mais confundindo do que ajudando.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito