Carne em Buenos Aires: 5 parillas especiais 1

Guia de Buenos Aires

Carne em Buenos Aires: 5 parillas especiais

Considero as parrillas de Buenos Aires uma atração tão importante quanto a Casa Rosada, o estádio do Boca Juniors ou os shows de tango.

Com a diferença que, em uma segunda viagem, talvez você não sinta necessidade de bater ponto na Plaza de Mayo ou no Caminito outra vez. Mas já na La Cabrera

Não vamos nos atrever aqui a fazer um ranking de melhores parrillas em Buenos Aires – come-se muitíssimo bem em dezenas de endereços pela cidade.

Mas selecionamos 5 churrascarias que valem a visita pelo conjunto da obra, com bom atendimento, ambiente agradável, localização conveniente e, claro, excelente carne.

A Bóia resume:

  • Quer se dar bem em todas as churrascarias da cidade? Leia o beabá da parrilla
  • Parilla 50 Best Restaurants: Don Julio (chegue na hora de abrir e ponha o nome na fila)
  • Parrilla com (ótimos) acompanhamentos incluídos: La Cabrera
  • Parrilla com cortes diferentes (alguns, defumados): La Carnicería
  • Parrilla categoria elegância: Cabaña Las Lilas
  • Parrilla descolada pertinho da Casa Rosada: Elauge Hnos.

Beabá da parrilla porteña

parrillas buenos aires

Os nomes aos bois

Nas churrascarias argentinas, no lugar da picanha fatiada bem fininha e dos espetos que passeiam pelo salão, você vai encontrar bifes bem altos, servidos à mesa em tábuas de madeira, travessas de metal ou direto no prato.

São comuns os cortes como o ojo de bife e o bife de chorizo (que vêm do que aqui conhecemos por contrafilé), o asado de tira (uma ripa da costela) e o lomo (nosso filé mignon). Chorizo é como chamam a linguiça por lá.

O nosso chouriço, na Argentina, é morcilla.

‘Parrillada’ não é qualquer parrilla

A parrillada não é uma chapa mista qualquer – costuma incluir partes como riñones (rins) e chinchulines (intestino delgado), que em castelhano são chamados de achuras.

Os acompanhamentos

A provoleta, queijo derretido com casquinha crocante, é das entradas favoritas no churrasco argentino. De acompanhamentos, ensalada mixta (alface, queijo, cebola), papas (batatas) fritas e vegetales a la parrilla.

Além do chimichurri, molho à base de ervas, também é comum haver salsa criolla – nada mais, nada menos, do que o parente argentino do nosso molho vinagrete. E salada de batata com maionese, quando há, é ensalada rusa.

Nem precisa dizer, né? Não espere arroz nem farofa.

Os pontos das carnes

Nas churrascarias mais famosas de Buenos Aires, os garçons estão bastante habituados à presença dos brasileiros, e compreendem bem o nosso portunhol.

Mas se quiser fazer bonito, peça o ponto da carne em castelhano. Mal passado é jugoso (diga: rugôço). Ao ponto é a punto. Bem passado é bien cocido.

Dá para dividir?

Um ojo de bife ou um bife de chorizo pode ser suficiente para duas pessoas, ou até três, dependendo do tamanho (há alguns de até 800g).

Os acompanhamentos também costumam ser bem fartos. Consulte o garçom antes de fazer o pedido.

Não quer ficar na fila? Reserve!

Fazer reserva é mais do que recomendado, especialmente para almoços e jantares no final de semana. As filas nas parrillas de Buenos Aires podem ser imensas.

Use canais de reserva online como o aplicativo Meitre (tem sempre link nas páginas do Instagram dos restaurantes).

O mapa das parrillas

Don Julio

don julio buenos aires restaurante parrilla

Lindo, lindo, lindo lugar. Mas difícil, difícil, difícil de conseguir uma mesa, desde que ganhou lugar cativo na lista dos 50 Best da revista Restaurant.

Você precisa reservar com meses de antecedência as poucas mesas disponíveis para reserva – ou chegar cedíssimo, na abertura da casa (11h30 no almoço, 19h no jantar) e pôr seu nome na lista de espera. A espera será aplacada por espumante e empanadas de cortesia.

Mas vamos aos motivos de tanto hype.

A parrilla Don Julio funciona em um casarão de esquina em Palermo, com um pé direito altíssimo, azulejos hidráulicos no piso e garrafas de vinho enfeitando as paredes. Quem diria: a sua ida à churrascaria pode, sim, ser um programinha romântico.

O ojo de bife, generoso e macio, dá pra dois com folga, e o bife de chorizo vem preparado ao gosto do freguês – alto (ancho), fino (angosto) ou aberto ao meio (mariposa).

Uma boa escolha para acompanhamento são os legumes a la parrilla, como a abóbora que chega à mesa com as marquinhas da churrasqueira, coberta por sementes assadas e crocantes.

O excelente atendimento é um dos trunfos da casa, e o público se divide entre turistas e porteños.

  • Don Julio | Guatemala, 4691 esquina Gurruchaga | Tel.: +54 11 4831-9564 | Site | Reservas

La Cabrera

la cabrera norte buenos aires restaurante parrilla

Favorita entre os brasileiros, a La Cabrera é uma festa. Mesmo depois de expandir a rede (andou abrindo muitas filiais, incluindo uma no Rio – já fechada – e uma versão pocket para aeroportos e shoppings), a experiência continua ótima.

Qualquer corte de carne vem acompanhado por guarnições em mini porçõezinhas, para você descobrir uma nova combinação favorita a cada bocada.

Tem creme de milho, alho confitado, vários molhinhos e purês, e quando você já está feliz da vida, lá vem a garçonete trazendo novidades. A carne na La Cabrera é sempre impecável, e, apesar de a casa ter dois endereços (nos dois lados da mesma esquina), é comum haver fila na porta em ambos.

Para escapar da espera, faça sua reserva. Para dias de semana você consegue com alguns dias de antecedência, mas para fins de semana é melhor reservar várias semanas antes.

Entre 18h30 e 20h o La Cabrerá oferece 40% de desconto do 40% de desconto (é necessário reservar).

Outra maneira de pagar menos é aproveitar o menu promocional de almoço, servido de segunda a sexta, com entrada, prato principal e sobremesa.

Não está viajando para fazer economia? Pois bem: aproveite os cortes de wagyu ou experimente o ojo de bife maturado.

  • La Cabrera | Cabrera, 5127 e 5099, esquina Thames – Palermo Soho | Tel.: +54 9 11 55861435 | Instagram | Reservas

La Carnicería

la carnicería buenos aires restaurante parrilla

A La Carnicería é distinta de todas as outras centenas de parrillas que existem em Buenos Aires, investindo em defumados, carnes menos convencionais e acompanhamentos diferentões.

Os mais destemidos vão se divertir muito, e já desde as entradas – o chorizo defumado com batata, ervilhas e dois ovos fritos, e também a provoleta são as mais discretinhas delas (de resto é morcilla, língua, timo).

Nos pratos principais, as guarnições são fixas, e o que varia são os cortes do dia. São quatro opções em cartaz, uma para cada categoria: carne de boi, javali, porco, e uma opção defumada, que não vai à churrasqueira.

Sempre vai haver ojo de bife ou bife de chorizo, na companhia de purê de abóbora e chimichurri – mas dê uma chance ao jabalí; você não vai se arrepender.

No quesito bebidas, a novidade é a harmonização de churrasco com gin tônica (Príncipe de Los Apóstoles, que tem erva-mate na composição). Com todo respeito, quem é que sente falta de um malbec numa hora dessas?

A La Carnicería tem apenas 30 assentos e funciona em dois turnos, às 20h e às 22h30. Aos sábados e domingos também abre para almoço. É um sucesso absoluto e está cheia sempre. Imprescindível reservar.

  • La Carnicería | Thames, 2347 – Palermo Soho | Tel.: +54 11 3053-8514 | Instagram | Reservas

Cabaña Las Lilas

Parrilla da Cabaña Las Lilas

A Cabaña Las Lilas é a mais cara das parrillas de Buenos Aires. Se você conseguir guardar na memória apenas o quão suculenta é a carne, com aquela crosta torradinha perfeita, e esquecer o valor da conta, possivelmente vai achar que a experiência valeu a pena.

E a verdade é que, passado o susto do preço, não há como um brasileiro não se sentir à vontade ali: no cardápio tem picanha, no couvert vem pão de queijo, e a casa pertence ao grupo Rubaiyat, conhecido por suas churrascarias em São Paulo, Brasília e Rio.

É um restaurante mais frequentado por executivos em almoço de negócios e por turistas em família, e dá para emendar na visita uma caminhada pelo Puerto Madero (para onde se tem, da varanda, uma bonita vista). Prepare o bolso e seja feliz.

  • Cabaña Las Lilas | Alicia Moreau de Justo, 516 – Puerto Madero | Tel.: +54 11 3559-9199 | Instagram | Reservas

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Elauge Hnos.

    elauge hnos buenos aires restaurante parrilla

    Pedimos licença a La Brigada, El Mirasol de La Recova, La Choza, El Pobre Luis e tantas outras parrillas elogiadas de Buenos Aires para dar espaço aqui à Elauge Hnos.

    Inaugurada em 2016, seria apenas mais um lugar para se comer bem na cidade, não fosse sua providencial localização: pertíssimo da Plaza de Mayo e da Casa Rosada, até então um deserto de bons restaurantes.

    Ou seja, dá para fazer comprinhas na calle Florida e visitar a Casa Rosada sem necessariamente precisar ir até Puerto Madero para almoçar, caso você queira fazer uma refeição mais bacana.

    A Elauge Hnos. tem uma onda industrial-moderninha, boa carne, e uma batata frita em estilo canoa que é campeã.

    Seus vizinhos de mesa serão funcionários de escritórios cercanos, e também um ou outro turista. (Em tempo: “Hnos.” está para “hermanos” assim como “Bros.” está para “brothers”. Pescou?).

    • Elauge Hermanos | Hipólito Yrigoyen, 640, entre Perú e Chacabuco – Centro | Tel.: +55 11 6010-5510 | Instagram

    50 comentários

    Prezado Bóia, acabei de chegar de BA, como cheguei de noite 20:30, a melhor opção é pagar o taxi Ezeiza com cartão, o preço foi de 100 reais, bem mais razoável que trocar dinheiro no Banco a 34 pesos por real, nos arbolitos pagam 70 pesos por real!!
    A recomendação do restaurante Elauge Hnos foi ótima, excelentes a provoleta, o ojo de bife e as batatas. O vinho Melbec de Mendoza ótimo. As meninas que servem perguntarem como conheciamos o local, falei de voce e do site….ganhamos um sobremesa maravilloso, de graça!!
    Obrigado Bóia

    Olá, sempre venho aqui buscar informações antes de viajar. Estou em Buenos Aires e quero dar uma dica de lugar para comer no Centro: Santos Manjares. Por fora ninguém dá nada, mas o lugar é excelente. Melhor parrilla que comemos até agora, e isso porque já fomos em lugares bem mais caros, e ótimo atendimento. O custo benefício desse lugar é incrível.

    Outra coisa, estou usando Uber e funciona muito bem. Tive uma experiência ruim com taxista logo no primeiro dia e decidi pegar só Uber.

      Tenho que concorda com você , restaurante maravilhoso, por fora ninguém da nada , mais a comida e excelente, atendimento muito bom…em uma semana que fiquei em Buenos Aires comi la 3 vezes .

    Conheço bem BA e gostei das dicas das casas de Parrillas.Acho que faltou a RioAlba,sugestão!!! Abçs

      Nossa eu não conhecia o Rio Alba, que fotos lindas, já acrescentou outros a lista depois de 2019?

    Por favor sugestões para comer carne e beber vinho em uma escala de 11 da noite de terça até as 11 da manhã de quarta – apenas 12 horas que pretendo passar comendo e bebendo !

      Olá, Andre! Reserve um hotel. É a única coisa responsável a fazer e a única coisa responsável a recomendar.

    Fui nas três primeiras, e gostei muito da Cabana Las Lilás, inclusive voltei para repetir o cardápio. Vale muito a pena!

    Ótimas dicas! Não gostei de Las Lilas, muito brasileira pro meu gosto! É falta uma aí que sempre que vou a bsas te to visitar e recomendo também : Fervor (nome de um poema de Borges). Fica na Calle Posadas, na Recoleta. O lugar é lindo, não se vê turistas (quase!) e a carne é explendorosa!

    Estive no Elauge Hnos em janeiro de 2018. Estava perfeito! Retornando agora, janeiro de 2019, percebi uma queda acentuada na qualidade e atendimento. O restaurante Santos Manjares, também no centro, está bem melhor. E mais barato!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito