Cancún

Adoradores do sol

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Inventada na década de 80 para ser um pólo turístico, Cancún é o último dos grandes balneários verticais. Seus hotelões enfileiram-se à beira de uma praia de areia branquíssima e mar turquesa.

Espalhados pela zona hoteleira estão shoppings, bares e discotecas ao gosto americano. Se você gosta da Barra da Tijuca, vai amar Cancún.

Mas Cancún não é apenas frozen margaritas e macarena. Nas redondezas existem ecoparques temáticos, como Xcaret, que têm um pé em Brotas e outro na Disney. Ruínas maias rendem três dias inteiros de passeios (Chichén Itzá, Tulum, Cobá). E há 150 km de praias genuinamente caribenhas.

Quem quer curtir a parte da praia, dos parques e das ruínas mas não quer a parte dos hotelões deve se hospedar fora da cidade. Nesse caso, escolha entre o vilarejo de Playa del Carmen, a estrutura rústica de Tulum ou um dos resorts all-inclusive ao longo da Riviera Maia.

  • Precisa passaporte? Sim.
  • Precisa visto? Não.
  • Precisa seguro-saúde? Não é exigido, mas não é esperto viajar sem.
  • Precisa vacina contra febre amarela? Não.
  • Precisa habilitação internacional? Não.
  • Que moeda eu levo? Dólar. Leia mais.

247 comentários

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Pessoal, não conheço América Central. Vou fazer 30 anos e quero fazer uma viagem com o maridão.... Estou na dúvida: cancun, punta cana ou aruba??
Me ajudem.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Cancún fica na América do Norte; Punta Cana e Aruba, no Caribe. Nenhum dos três está na América Central.

Veja como escolher seu destino no Caribe:

http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe

Jose Carlos
Jose CarlosPermalinkResponder

Não perca tempo, Cancun é disparado a melhor opcao. Ja fui nas suas 03 opcoes e so retornaria em Cancun. Estou voltanto neste Carnaval pela terceira vez.

Betânia
BetâniaPermalinkResponder

Oi, Cancún ainda não conheço, vou no próximo verão, mas entre Aruba e Punta Cana diria que é difícil escolher pois são opções bem diferentes. Punta Cana achei melhor curtir o Resort com seus restaurantes e bebidas e claro com algumas opções de passeios. Já em Aruba a idéia foi alugar um apartamento e não gastar tanto em hotel. Alugamos um carro para percorrer a ilha e conhecer as diferentes praias, foi maravilhoso. Achei Aruba um destino caro em relação a Punta Cana.

Renata Soares dos Santos

Oi Priscila, na CVC dizem que Punta Cana não tem muitas atrações noturnas, já Cancum tem bastante! Aruba nunca procurei saber, mas liga na CVC que eles vão te ajudar!
No mais, boas férias!

Millena Albuquerque

Ola,
Gostaria de saber se você indicaria trocar o real por dolar em panama ou apenas em cancun mesmo, levando em consideração a alta do dolar aqui no brasil, onde o valor que encontramos é de 2,90 correspondendo a 1 dolar. O que voce me indicaria?
Agradeço desde ja

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Millena! Não leve reais para fora do Cone Sul. O real valerá ainda menos no México e no Panamá (na hipótese, remota, de você conseguir quem compre de você). Leve dólares.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito

Daniel
DanielPermalinkResponder

Ola boia! Gostaria de saber se no inicio de Abril, os Hoteis de Cancun ainda vao ter o spring break? Eu li muita gente tambem reclamando do Hotel Oasis Cancun e da praia, vc tb é dessa mesma opinião ou teria uma outra sugestão ? E Cancun é muito melhor mesmo que punta cana, no geral considerando hotel, passeios praia.
Muito Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! O auge do spring break é em março, mas pode ser que no começo de abril ainda tenha alguns estudantes tirando férias por lá.

Cancún é mais legal para passeios e vida noturna badalada. Em Punta Cana é legal ficar em hotéis com sistema all-inclusive. São duas propostas diferentes.

tatiana
tatianaPermalinkResponder

Boa noite, estou pretendo fazer uma viagem de lua de mel no início de outubro desse ano para cancun ou punta cana, será que nesse período é bom? Pois não sei se qual vai ser a estação se estara quente ou frio poderia me da uma dica?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Outubro, além de fazer parte dos meses de temporada de possíveis furacões, é também época de chuvas. Veja o nosso Praiômetro - http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Luiz Fernando Pinheiro

Olá, estarei em Cancun em março e gostaria de saber quais as melhores opções para se fechar os passeios, se fecho antes de viajar ou fecho quando chegar em Cancun. Também gostaria de saber quais as agências recomendadas. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Fernando! Dá para fechar tranqüilamente por lá. Caso você faça questão de reservar com antecedência, pode usar nosso parceiro Viator.

Luiz Fernando Pinheiro

Obrigado pelas informações! Não corro o risco de não ter vagas em algum passeio, se deixar para fechar lá? Os preços lá são melhores do que se fechar por aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Fernando! Os preços serão os mesmos para os mesmos fornecedores.

Vinicius Nogueira

Olá, Boa noite.

Parabéns pelo site. Sem sombras de dúvida, o melhor no segmento.
Pretendo ir com meu filho e esposa para Cancun em Julho, data das férias escolares dele.
Estou um pouco incomodado com o preço das passagens, visto não conseguir para nós três, preços inferiores a oito mil reais, sem contabilizar, obviamente, o preço de hospedagem.
Na sua opinião, qual um preço razoável para se pagar em passagens esta época do ano.
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! É temporada... sad Dê uma olhada em sites como o Submarino Viagens. Ou use sites como o Voopter, que avisam quando uma passagem está disponível num valor próximo ao que você quer pagar - http://www.viajenaviagem.com/2014/10/voopter-como-funciona-dicas-passagens-aereas-baratas

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Priscila fuja da CVC, os pacotes de Cancun de lá são muito caros!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Vou em Ago/15 com uma amiga e gostaria de informações sobre locais confiáveis e de bom preço para locação de carro. Ficaremos hospedadas 06 dias em Playa del Carmem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Você pode pesquisar preços de aluguel de carros de várias locadoras de confiança com a nossa parceira RentalCars.

Suellen Campos

Sou tão dependente deste site para organizar minhas viagens, que resolvi contar nossa (minha e do meu marido) última viagem: Cancun.
Estivemos na cidade no período de 18 a 26 de fevereiro/2014. De início, fechamos apenas o transfer do aeroporto até o hotel antes de chegar lá. Não fechamos nenhum pacote de passeio, mas pesquisamos muito pela internet sobre eles, definimos aqueles que talvez faríamos, e ao final concluímos uns 4 orçamentos para negociar quando da chegada em Cancun, deu certo! Fizemos poucos passeios, e acabamos fechando em uma agência com um descontinho melhor (pagamos uns 60 dólares mais barato- o casal). O que não indico é fechar passeio com as diversas pessoas que te oferecem no meio da rua... e isso acontece o tempo todo, porque no geral, não achei o povo de lá mto confiável, durante a viagem conhecemos pessoas que foram assaltadas, extorquidas por policiais, enganadas no troco do ônibus (eu, rs!) e assim vai... mas, td requer um pouco de conhecimento antes de ir. Não dê bobeira na bolsa em cima da mesa na balada ou bares, e se alugar carro, é um risco que se corre, já que os policias quando para inventam um problema para ganhar uns dólares (minha amiga pagou 20).
Se vc não fechar transfer, tem vans no aero coletivas que custam em média 16 dólares pra te levar no hotel.
Primeiro, sugiro levar dólar e trocar lá pelo peso, há caixas de câmbio espalhados na cidade inteira (no centro o dólar custava cerca de 13,7 pesos, mas havia lugares em que custava 13,50 a 14,00). Faça os pagamento em dinheiro em peso, compensa, principalmente no ônibus (10,50 pesos), e de preferência leve o mais trocado o possível. Geralmente, onde vc paga com dólar, eles te dão o troco em pesos, e há locais em que a cotação é baixa. Tudo se paga propina (gorjetas), não achei nada fora do normal, comparado as outras viagens internacionais que já fiz - algo em torno de 15 a 20%. No mais, aprenda a dizer não. No centro, perto da boates e no shopping eles costumam chamar sua atenção puxando papo, pedindo pra fazer uma pergunta, ou lhe paparicando pq vc é brasileiro, acredite, não é simpatia, eles querem te vender algo ou ganhar gorjetas. Tbm aparecem mtos fotógrafos onde quer que vc esteja, não tire, a não ser que vc queira pagar não menos que 10 dólares por cada uma! Em frente a Coco tem vários personagens, uma foto com eles = gorjetas... Mas, como dito, como havíamos lido mto aqui antes de viajar, não fomos importunados por gorjetas nem vendas, qualquer sinal de aproximação, já agradecíamos com um sorrisão bem simpático, dizíamos não e segue o rumo, pq se vc parar... já viu!!!.
Ficamos hospedados no hotel Krystal Cancun, no meio da muvuca, a meu ver, é a melhor localização. Fizemos as baladas a pé, e o resto ( Playa, shopping) de ônibus, o transporte público é mto eficiente lá, vc não espera mais que 5 minutos por um. Não fizemos os parques, já temos algumas experiências similares, e não é a nossa praia. Conhecemos um casal de Fortaleza que fizeram Xel há e Xplore, mas como eles ficaram apenas 5 dias, acharam mta coisa ter feito os dois parques pq os parques são um pouco longe, vc sai mto cedo e volta tarde, por volta das 22h... 2 parques em seguida requer mto esforço físico... pra quem gosta, há mtas opções de passeios. Dos passeios, fizemos o Jungle tour, o qual vc vai de lancha pela lagoa até alto mar (meu marido foi pilotando), faz snorkel e volta, algo em torno de 2:30 de duração, meu marido amou (fizemos pela agência).
Visitamos também o Garrafon, fomos por pacote fechado com a agência, em média 89 dólares por pessoa tudo incluso (comida e bebida), eu gostei mto, o lugar é lindo, não tem praia, mas tem piscina com vista pro mar, e dá pra fazer snorkel, tirolesa, além de passeio de bicicleta, recreação, área de descanso... mto bacana mesmo.
Fomos também para Playa del Carmen, já conhecíamos e por isso queríamos voltar. A praia é boa, pra quem gosta dá pra fazer sky rider. A famosa barraca Mamitas tava lotada, não conseguimos ficar nela. Pra quem pretende ir pra lá, sugiro que vá pela avenida, pegue um táxi da rodoviária até lá, é perto para ir de carro (fica por volta da rua 28 e a rodoviária por volta da rua 02), mas são uns 15 minutos andando. O centrinho de Playa é lindo, lembra arraial 'ajuda, ou Pipa, sai da muvuca americanizada de Cancun e tem bons restaurantes, boas lojas (Forever 21, VS, etc...) dá pra fazer boas comprinhas, mas não esqueça, nada dos preços de Miami, mas melhores que do Brasil.
Para Playa fomos de ônibus, pegamos um ônibus do nosso hotel até o terminal rodoviário, e de lá pegamos outro para Playa. Custa em média 6 dólares a passagem, e a duração da viagem é de 1 hora. Quando vc chega em Playa, a rodoviária já é bem no centrinho, um pulo da praia e das lojas, vale uma visita aqui, ou até ficar por Playa uns 2 ou 3 dias, esse lugar é encantador, um charme!
Também fomos para Isla Mujeres, por conta. Pegamos um ferry do terminal da Praia Caracol, há 5 minutos a pé do nosso hotel, pagamos 19 dólares por pessoa ida e volta. Em Isla, saindo do ferry vc já está no centrinho, dá pra ir a pé para a praia, mas, seguindo a dica do Ricardo, não pare nas primeira barracas, vale ir para as últimas: a faixa de areia é maior, e as barracas mais descoladas. Aqui ficamos até umas 15h, depois alugamos um carrinho de golfe - 15 dólares a hora, e demos uma volta na ilha... vale o passeio, dá para dar umas paradas em locais bacanas... valeu mto!
Em Cancun, fomos na Coco Bongo, que é uma casa de show, que vira balada lá pelas 3h da manhã, é bacana, tem que ir, mas pra quem gosta de balada, o negócio é a Mandala, nuooossa, amei este lugar, música boa, vibe boa, umas gorjetas pro garçom e nos divertimos horrores, ao meu ver, a melhor balada!
Por fim, fomos no shopping La Isla, tem boas lojas, boas grifes, dá pra comprar boas makes tbm, em resumo, tem loja da MK, LV, Zara, Mac, Duty free, relógios, óculos, VS, Tommy... mas lembre-se, não são os preços dos EUA, mas dá pra fazer boas compras!
Em relação a comida, não se desespere! a comida local é boa, para quem gosta, mas tem Mac, outback, hooters, restaurante italiano, etc...
Enfim, em resumo, é isso! Curtam Cancun que o mar é ma-ra-vi-lho-so. Ahhh, a praia não é boa, o mar é agitado nos hotéis após o km 7... tbm não indico ficar em all inclusive, a não ser que o seu foco seja ficar só no hotel, tem mta coisa pra fazer dia e noite, de verdade. Quem pretende fazer mtos passeios, acho que precisa de pelo menos 8 dias. Como nós somos mto praia, foi o suficiente 8 dias: 1 para Playa, 1 para Isla, 1 para o Garrafon, 1 fizemos o jungle meio dia e depois shopping, no dia que fomos na Coco e na Mandala, no dia seguinte morgando na praia do hotel, que é ótima. No último dia, fomos pro shopping fazer as comprinhas, deu td certo!
Amei, amei, amei!

Rubertony
RubertonyPermalinkResponder

Muito obrigado pela sua dedicação em descrever a sua viagem, será de grande importancia para nos.

Bruno Leonardo

Estou indo em julho. Parabéns pelo conteúdo!

Suellen Campos

Priscila, conheço Cancun e Punta Cana, são o oposto, e ambos são perfeitos. Portanto, decida se vc quer descanso num lugar paradisíaco curtindo uma super estrutura de hotel all inclusive, que funciona, ou quer uma viagem agitada, americanizada, com muita agitação noturna, mtos passeios pelo mar, shopping, e mtas atividades (Cancun).

Michel Araujo
Michel AraujoPermalinkResponder

Olá,

Minha mulher e eu sairemos de férias em maio e ela estará grávida de 5 meses de gêmeos. A médica recomendou que façamos viagens para locais que tenham infraestrutura hospitalar. Vocês acreditam que Cancún tem essa infraestrutura?

Obrigado

Michel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michel! Tem sim.

Jefferson
JeffersonPermalinkResponder

Olá!
Estou utilizando este site que planejo viagens. Parabéns pelo conteúdo!
Aqui vai uma duvida em tempos de cambio, que estou contando com a ajuda de voces para finalizar.
Com o preço do dolar nas alturas e o real desvalorizado , pergunto. Se eu levar reais para trocar nas casas de cambio no aeroporto da Cidade do Mexico ou Cancum, conseguirei trocar? Penso em levar 4000 reais para trocar por pesos mexicanos la no méxico.
Alguém com uma experiencia parecida para poder me ajudar?
Acha que posso ganhar fazendo esse cambio la e não utlizar dólares com esse valor absurdo que esta aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jefferson! Leve dólares.

Suellen Campos

Vi algumas casas de câmbio lá fazendo a troca, mas poucas... não é como trocar dólar... o preço em média que se pagava ao final de fevereiro/2015 era 4,75 pesos por 1 real, enquanto o dólar estava em média 13,80 pesos. Faça as contas e veja se vale a pena! Boa viagemAbraços

Gustavo Aerre
Gustavo AerrePermalinkResponder

Já estive na região de Cancun por duas vezes e afirmo: se a sua intenção é aproveitar o resort e a praia ou fazer apenas os passeios aos parques (xcaret ou xel-ha) fuja de Cancun e procure um resort na Riviera Maya. Você estará num resort melhor, com praia melhor, será melhor atendido e pagará menos.

Diego Ernan
Diego ErnanPermalinkResponder

Olá, Bóia e leitores!
Saberiam informar Bares e/ou Boates em Cancún e Playa Del Carmen onde posso encontrar músicas latinas (Bachata, Reggaeton, Rumba, Salsa), porque quando estive alguns anos atrás nessas cidades só encontrei músicas americanas/inglesas (ex: Coco Bongo).
Vou novamente mês que vem (Cancún, Valladolid, Playa Del Carmen, Cidade do México).
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Informações sobre noite é mais efetivo descobrir in loco. Pergunte explicitamente sobre esse tipo de música e você achará quem informe um lugar quente para a noite em que você vai sair.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar