Lisboa

Muito gira

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Linda, inteiramente restaurada e civilizada como nunca, a cidade não deixa dúvida de que Portugal voltou a fazer parte da Europa. Tudo o que há 30 anos podia parecer pobreza ou subdesenvolvimento hoje é puro charme e personalidade.

Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode ver Lisboa como quem vê Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália. (E os preços também são de Leste Europeu.)

Suba em todos os miradouros, vá aos museus de Belém (a Coleção Berardo e o Museu do Oriente), caia na noite do Bairro Alto, atravesse o Tejo para ver o skyline de Lisboa da outra margem, dê um pulinho no Oceanário, passe um dia nas alturas em Sintra – e coma muitos pastéis de nata por mim, se faz favor.

Quando ir

Não há época desaconselhável para ir a Lisboa.

Seus invernos são amenos em comparação ao norte da Europa (pense em temperaturas mínimas de 8 graus) – e menos chuvosos do que no norte de Portugal.

Julho e agosto são muito quentes (com máximas em torno de 30 graus), mas nada que você nunca tenha vivido num verão brasileiro. A vantagem é que quase não chove.

O clima ideal para turistagem é o no fim da primavera (maio/junho) e no começo do outono (setembro/outubro), quando os termômetros dificilmente marcam abaixo de 15 graus, e as chuvas não chegam a atrapalhar.

Como chegar

A TAP voa sem escalas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Campinas e Porto Alegre. Todas as outras européias levam à cidade com apenas uma conexão.

Vindo do exterior, esqueça o trem. Os trilhos são úteis apenas para viajar por Portugal. A ligação com Madri é lenta e tem apenas uma freqüência noturna. Tampouco há trens que conectem o Algarve à Andaluzia (neste caso, venha de ônibus).

Onde ficar

Na minha opinião, a região entre o Chiado e o iniciozinho da avenida Liberdade é a mais interessante – supercentral para a turistagem e próxima à noite do Bairro Alto e do Cais do Sodré (onde está o novo foco de animação noturna).

O máximo aonde eu chegaria –.e se os preços estiverem convidativos – é ao final da avenida, à altura da rótula do Marquês do Pombal. Quem fica por ali está a duas estações de metrô de Restauradores, na entrada do centro (de onde o elevador da Glória leva ao Bairro Alto).

A Baixa é bem localizada e tem hotéis baratos, mas à noite fica vazia e mal-encarada. Os hotéis da região do Parque Eduardo VII ficam um pouco longe pro meu gosto. Se vai alugar apê, procure no Príncipe Real.

Daqui pra onde

Lisboa é excelente base para bate-voltas. De trem, em meia hora você chega a Sintra ou Cascais. De ônibus dá para ir a Óbidos (1h), Évora (1h45), Fátima (1h30), aos mosteiros da Batalha (2h) e de Alcobaça (2h).
Portugal é perfeito para percorrer de carro. Alugue nos últimos dias da estada em Lisboa, faça os bate-voltas, e depois continue para o norte (Coimbra, Hotel do Bussaco, Aveiro antes do Porto) ou para o sul (onde se destaca o Alentejo – Évora, Marvão, Monsaraz).

Do Porto você pode emendar à Galícia (Santiago de Compostela). A Madri ou Barcelona, vá de avião. A Sevilha, vá de trem a partir de Madri ou de ônibus via Algarve.

Lisboa no Viaje na Viagem

59 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Roberto Amaro
Roberto AmaroPermalinkResponder

Quero viajar de Lisboa a Santiago de Compostela passando por Coimbra e Porto. Qual a melhor opção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Você pode ir de carro por todo o trajeto, ou de trem em Portugal, seguindo do Porto a Compostela de ônibus.

Iara
IaraPermalinkResponder

O novo layout ficou ótimo!! Já estava acostumada com a leitura no formato anterior, mas achei bacana a repaginada.
Parabéns!
bjos

Cristiano
CristianoPermalinkResponder

Olá! Vou a Lisboa em dezembro, com conexão em Madri (Barajas), com vôos independentes (SÃO-Madri pela Tam e Madri-Lisboa pela TAP). O tempo de conexão é de 2h10min... Você considera suficiente ou muito arriscado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiano! Como os vôos não são vinculados, se você puder contar com um intervalo maior, é mais recomendado. Se você ainda não efetuou a compra, aproveite para mudar de idéia e escolha vôos vinculados.

Ivana Cordeiro

Olá Ricardo Freire!
Preciso de um help meio que urgente! Vou viajar para Portugal dia 03 de outubro e vou passar uma semana lá para depois partir para espanha. Vou passar tres dias em Lisboa, fazer um bate e volta para Sintra e subir para porto. Queria saber se é melhor alugar um carro ou viajar de trem mesmo. Nesse caso, tem como passar de trem em óbidos, tomar, batalha, coimbra e chegar em porto de trem? E aind, fazer isso em um dia? Caso não dê, qual cidade você me indica dormir? Só preciso saber disso para reservar os hoteis!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Quem responde é A Bóia.

Você quer fazer por conta própria uma viagem num ritmo que nem a mais alucinada das excursões dá conta.

Por favor, leia os posts relacionados nesta página, eles vão ajudar você a entender Portugal.

Para viagens rápidas, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

RoseCS
RoseCSPermalinkResponder

Na minha opinião, o melhor é alugar carro. O trem não tem paradas perto de todas as cidades que você tem interesse em conhecer.
O trem seria bom se você fosse direto de Lisboa ao Porto.
São muitas cidades para ver em um dia só. A não ser que você seja the flash!
Ficaria em Coimbra que é a cidade maior e está no meio do caminho, mas aí depende do que gosta de ver.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Estou pensando em ir para Lisboa, por 7 ou 8 dias, provavelmente chegando lá entre 10 e 15 de Dezembro.

Como será inverno, o que é possível e o que não dá para fazer nesta época ?

Obrigado !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! Se você não se importar com o frio (que normalmente não é tão severo), tudo é possível. smile

Veja como foi a experiência do Renato e da Vanessa: http://www.viajenaviagem.com/2009/09/espanha-e-portugal-no-inverno-pro-renato-e-pra-vanessa

natacha simoes

Boa tarde, ficarei um dia em Lisboa em conesão chego as 8h30 e pego voo para o Brasil as 23h00. Gostaria de aproveitar este dia, pensei em visitar Sintra. Este seria o melhor roteiro? è possivel fazer em um dia? Como chego lá e retorno do aeroporto?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natacha! É melhor não arriscar. Lisboa tem diversas atrações. Passeie por lá e prefira não correr o risco de perder o vôo de volta.

Silvava
SilvavaPermalinkResponder

Oi Bóia, queria saber se alguém conhece o Hotel Gat Rossio na na Rua Jardim Do Regedor.

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Nossa, foi mal, errei meu próprio nome. Você sabe me dizer se a região da Rua Jardim Do Regedor no final da Praça Restauradores é segura, estou viajando sozinha.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! O perigo na Europa está nos pontos turísticos, nas aglomerações de dia e no transporte público.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/07/europa-inseguranca-turismo

BETO BISOGNIN
BETO BISOGNINPermalinkResponder

bom dia, sou do Brasil e gostaria de saber como usar o GPS do meu smartphone em Portugal ou devo comprar um chip com internet em Lisboa? e quanto custa este chip e qual a operadora.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beto! Você até pode programar a rota usando o wifi do seu hotel antes de sair, mas qualquer problema que haja no caminho você não terá sinal para reprogramar. O melhor é comprar um simcard local (fora do Brasil ninguém fala chip, é simcard).

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/chip-local-no-exterior

Ana Paula Ferreira

Olá ,gostaria de saber sobre a festa da cereja , alguem pode me dizer quando é ??? aonde ???? grata................................

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Uma rápida pesquisa no Google me revelou que existe mais de uma Festa da Cereja em Portugal! Faça a sua pesquisa também wink

Luara
LuaraPermalinkResponder

Oi
Vou à Lisboa com conexão em Madrid, é minha 1ª viagem p Europa e estou preocupada, irei com minha mãe e uma amiga, o meu agente de viagem programou um vôo q chega em Madrid 5h15 e sai p Portugal ás 6h15,acredito q ñ vai dar tempo, pois como li em outro post aqui, tem q passar pela Imigração no meu caso vai ser em Madrid e ainda minha amiga passa separado, é isso?
O aeroporto é grande os terminais são próximos?
A aeronave q vai p Portugal é menor?
Desculpe mais são dúvidas de "marinheiro de 1ª viagem" kk

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luara. 1 hora entre um vôo e outro é um pouco apertado. O ideal seria ter mais tempo. Mas se as suas passagens são vinculadas, caso você perca a conexão, a cia. aérea se responsabiliza em colocar vocês no próximo vôo.

Sem saber as cias. aéreas que você vai voar e o modelo do avião, não tem como a gente responder sobre terminais e tamanho do avião. Veja o site do aeroporto de Madri para tirar as suas dúvidas: http://www.aena-aeropuertos.es/csee/Satellite/Aeropuerto-Madrid-Barajas/es/Inicio.html

Bruno
BrunoPermalinkResponder

ola
por acaso, procurando sobre a violencia de Paris, vi uns artigos em jornais portugueses relatando muitos roubos com violencia, de grupos de jovens, principalmente em metrô, e ainda mais na linha Lisboa x Sintra e fiquei preocupado
sabia dos furtos em Lisboa, como em qqr cidade grande, mas não desses roubos com faca, pedras ou violencia
isso é coisa antiga ou ainda acontece por lá?
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Leia sobre o assunto aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/07/europa-inseguranca-turismo

paula
paulaPermalinkResponder

olá
estavamos pensando em fazer lisboa + marrakesh.
qual seria a melhor maneira de ir de um para o outro?
obrigada
paula.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Vá de avião.

Carlos R.
Carlos R.PermalinkResponder

Boa noite,
Estarei em Lisboa rm Jan/2015 e gostaria de assistir ai jogo do Benfica no estádio.
Consigo comprar os ingressos do Brasil?
Caso seja possível, poderia indicar alguns sites?
Grato
Carlos R.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Os ingressos são postos à venda no site do clube: https://loja.slbenfica.pt/bilhetes.aspx

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Ola, estarei passando 2 dias por Lisboa na conexão que farei a Italia, o que dará tempo de ver e dentre essas o que não posso perder. Chego ao hotel antes das 12:00 hs portanto tenho 2 dias quase inteiros. Ficarei hospedada proximo ao elevador da Gloria e da praça dos restauradores.
Obrigada pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! O post acima dá várias dicas de passeios.

Veja também o post sobre os miradouros: http://www.viajenaviagem.com/2011/08/5-mirantes-perdao-miradouros-em-lisboa/

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Ok, Obrigada, tentei encontrar a resposta e não consegui, postei novamente em duplicidade, me desculpem. Ja li todas essas dicas, vou continuar a garimpar.

Paulo Aguiar
Paulo AguiarPermalinkResponder

Olá,
Estou pesquisando um bom show de fado em Lisboa.
Sigo seu site e gostaria de saber sua opinai sobre o show Fado em chiado....
http://www.fadoinchiado.com/fado_Lisboa.aspx.
Teria alguma indicação ?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! O Ricardo Freire já esteve n'O Faial, no Bairro Alto e no Parreirinha da Alfama, na Alfama, e gostou do dois. Uma recomendação especial é o fado vadio (uma espécie de karaokê de fado) na Tasca do Chico, no Bairro Alto, que acontece nas noites de segunda e quarta.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Olá! Terei 5 noites em Portugal e gostaria de saber se é melhor ficar as 5 nts em Lisboa e fazer os passeios tipo bate e volta ou ficar 3 nts em Lisboa e 2 nts em Porto. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Fique em Lisboa. Vá ao Porto numa outra oportunidade.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Olá! Estou planejando uma viagem a Lisboa na primeira quinzena de dezembro, chegando lá no dia 5 daquele mês e voltando no dia 12 (ou 13 ou 14 - as passagens ainda não foram compradas). Gostaria de saber se, dentro desse intervalo e nesse período do ano, seria recomendável conhecer um pouco mais de Portugal, ou se só deveríamos ficar só em Lisboa mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Reserve pelo menos 4 dias inteiros para Lisboa e nos outros dias, aproveite para conhecer mais de Portugal. wink

Vanessa Alves
Vanessa AlvesPermalinkResponder

Olá!! Em abril/15 estou programando de fazer o seguinte roteiro:
- Lisboa (5 dias inteiros); Barcelona (3 dias inteiros); Paris (6 dias inteiros), nessa ordem. De Barcelona à Paris pretendo ir de trem bala (raileurope). Os outros trechos farei de avião mesmo, voltando ao Rio de Janeiro por Paris. O que acha desse roteiro? Acha q

Vanessa Alves
Vanessa AlvesPermalinkResponder

Olá!! Em abril/15 estou programando de fazer o seguinte roteiro:
- Lisboa (5 dias inteiros); Barcelona (3 dias inteiros); Paris (6 dias inteiros), nessa ordem. De Barcelona à Paris pretendo ir de trem bala (raileurope). Os outros trechos farei de avião mesmo, voltando ao Rio de Janeiro por Paris. O que acha desse roteiro? Acha que esse número de dias é suficiente para cada cidade? E me ajude em outra coisa, por favor! Em Lisboa pretendo me hospedar no Residencial Florence que fica na Rua Portas de Santo Antão, 99. A localização é boa? Aguardo sua opinião para decidir se fecho com esse hotel!! Desde já, muitíssimo obrigada!!
p.s. Também pedi sua opinião para outro hotel em Paris em outro comentário... smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Quem responde é A Bóia.

Note que o dia de deslocamento é meio que perdido; você acabaria com apenas dois dias em Barcelona, o que não seria suficiente. Tente aumentar a viagem em mais dois dias para ficar quatro noites em Barcelona.

A localização Restauradores não é má.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/10/lisboa-porto-hoteis-mais-reservados-brasileiros

www.viajenaviagem.com/2014/02/comparacao-precos-raileurope-x-ferrovias-europeias

Luiz Mauricio Kottler

Boa Noite, Ricardo. Tudo bem ?

Sempre ouço seus toques na Band. Gosto muito. Estou pensando em ir para a Europa ano que vem. Lisboa, Madri e Barcelona. Pode dar umas dicas ? Pretendo ir num pacote de agencia de turismo. Que acha ? Como posso baratear esta minha primeira viagem a Europa ? Grande Abraço !!!

Luiz M. Kottler

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! A gente prefere viajar de maneira independente. Veja dicas para o seu roteiro aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá. Vamos meu pai (70anos, com dificuldades para locomoção), e eu, para Portugal, em novembro, por uma semana. Ficaremos um final de semana inteiro. E teremos 5 dias inteiros para aproveitar. Ele tem interesse em conhecer o máximo possível dos costumes locais, as vilinhas e viajar em Portugal, não será um problema. Por isso entro em contato. Preciso saber o que não deixar de fazer de jeito nenhum com meu "pai-ceiro viajante", em sua primeira viagem internacional. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Veja as dicas na seção "Daqui pra onde" no post acima. smile

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Boa tarde! Quero uma ajuda! Consegui aumentar uma noite na minha viagem Portugal, terei 6 noites. Pensei em chegar(a tarde) por Porto e passar 2 nts(1 dia e meio). Depois fazer Porto x Lisboa de carro parando em algumas cidades ao longo da estrada. E então, chegar a noite em Lisboa e passar 4 nts(3 dias inteiros). O que acha? Ou é melhor ficar as 6 nts(5 dias e meio) em Lisboa e fazer os passeios bate e volta de Lisboa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Não se iluda. O que vale são dias inteiros. Por favor não nos peça para avalizar uma viagem-correria por Portugal. Nâo é o nosso estilo, não é o que acreditamos ser proveitoso.

Victoria
VictoriaPermalinkResponder

ola
curto e aproveito muito tuas dicas
estou preparando uma viagem a portugal ,meados de outubro e começaram as duvidas
Como ir a Sintra por conta propria , transporte publico, pois as excursoes ,acho demoradas e não tenho interesse em alguns itens
prefiro curtir as ruas,restaurantes ,comercio,docerias, e ficar apenas meio diaVou torcer que me responda breve pois,já estarei fora do Brasil em 29/09 e até lá espero estar com tudo organizado
Desde já agradeço
Victoria

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victoria! Você chega a Sintra de trem, a partir de Lisboa. Dá para fazer sem excursão numa boa.

Victoria
VictoriaPermalinkResponder

muito obrigada o retorno
se incomoda de mandar exatamente o local aonde pegar o trem?
ah,já marquei ,com certeza, o que visitar ,para me locomover sem muita burocracia ,qual a melhor maneira?
Hop on, Hop off tour , Viva Viagem (não entendi como funciona) ou ir comprando os passes?
Curto tanto o preparo das viagens,me baseando neste blog, que chego a abusar nas perguntas
Obrigada e até a resposta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victoria! Faça o passeio hop-on hop-off se gostar desse tipo de tour. Não é imprescindível.

Victoria
VictoriaPermalinkResponder

penso neste sistema como mais pratico e menos burucratico , o que me facilitara, De uma certa vez fiz a compra do passe q ´so permitia um
certo trecho e q não se estendia a Belem, aonde corri o risco da multa,sem saber
Mais uma vez muito, muito obrigada
Fique a vontade para dizer se será ou não uma furada
Prabéns pelo BLOG

Victoria
VictoriaPermalinkResponder

olá
Somos duas jovens sras..modestia a parte, divertidas e gostariamos de dicas que nos deixassem tranquilas ,seguras qt a localização dos hts em
Lisboa,Porto
Queremos conhecer Porto,Coimbra e Guimarães,qual o melhor, ir direto de Lisboa e voltar parando ou vice - versa? E em que tramsport sem ser alugar carro?
Mil abraços e obrigada.
Estaremos saindo do Brasil em 29/09 com outros destinos tb
Pretendemos fazer Porto,Guimarães e Coimbra em 4 dias

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victoria!

Neste post o Ricardo Freire explica os prós das localizações em Lisboa e no Porto:
http://www.viajenaviagem.com/2013/10/lisboa-porto-hoteis-mais-reservados-brasileiros

4 dias para 3 cidades é bastante pouco tempo.

Um roteiro que otimiza o seu tempo é o seguinte: peguem um trem cedinho de Lisboa a Coimbra. Deixem as bagagens no Café Cristal, em frente à estação. Passem o dia em Coimbra e no fim da tarde peguem o trem para o Porto. Passem as 4 noites no Porto. Tirem um dos dias para fazer o bate-volta a Guimarães. Sobrarão dois dias inteiros para o Porto, que é o mínimo do mínimo para a cidade.

Eliane Luzia Bisinotto

Olá pessoal de "A Boia", estou precisando de uma "luz"; viajaremos pela primeira vez para Portugal - Lisboa de 26/12/14 a 03/01/15; estou com meu marido, dois filhos (6 e 9 anos) e com meu sogro (86 anos) e pretendo alugar um apartamento; gostaria de uma dica quando à localização pois gostaria de estar próxima a padaria ou uma café ou até mesmo a pequeno restaurante, enfim, gostaria de me sentir em casa! obrigada e um grande abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Veja dicas na seção "Onde ficar" deste guia! Use o Google Maps para espiar o comércio da vizinhança smile

PAULO JORGE LISBOA MACEDO

Qual a empresa rodoviária que faz o trajeto Porto/Lisboa e qual sua duração ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo Jorge! Do Porto a Lisboa, vá de trem: http://www.cp.pt

Simone Izabel Vieira de Santana

Vou para Portugal em Dezembro, gostaria de visitar o norte o sul e se der ir a alguns lugares da Espanha. Ficarei 20 dias por lá. Chegada e saída de Lisboa. Quais dicas de lugares, transportes, e quantos dias ficar em cada local vc daria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Para dicas de como montar seu roteiro, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Para dicas de lugares visitar, veja a seção "Daqui pra onde" do guia acima.