Lisboa

Muito gira

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Não sabe o que é "gira"? É tipo assim o mesmo que "fixe". Entendeu?

Haha: o fato da gente aqui no Brasil não saber nem as gírias mais básicas de Portugal mostra o quanto existe para ser descoberto numa viagem à Terrinha.

Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode descobrir Lisboa como quem descobre Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália.

Este é um ótimo momento para visitar Lisboa. A crise de 2008, se empobreceu os portugueses, também fez aflorar sua energia criativa. Em toda parte você vai encontrar sofisticação no despojamento -- por preços que não assustam nem mesmo depois da nossa crise.

Lisboa está tão cheia de novas bossas, que não é mais antiga: virou vintage.

303 comentários

Brena
BrenaPermalinkResponder

Bom dia! A minha dúvida é quanto ao aeroporto de Lisboa... Estou planejando uma viagem a Berlim e há um voo de volta para o Brasil que faz uma conexão de 1h15min em Lisboa (BER - BRU - LIS - FOR). Você acha que esse tempo é suficiente para enfrentar as filas? Há um outro voo que faz uma conexão de 3h15min... Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Brena! É bastante apertado. Caso a passagem toda seja vinculada, a responsabilidade é da cia. aérea de realocar você num outro vôo. Mas isso não livra dos perrengues decorrentes de uma remarcação.

tania torres
tania torresPermalinkResponder

Tente fazer desta escala ... uma parada de 3 dias. .. pois até este prazo não tem que pagar nova taxa de embarque . O aeroporto é próximo ao Cais do Oriente e ao Parque das Nações ( Lisboa moderna ) ... mas 1h e meia é só o tempo de ida e volta. Lisboa é uma cidade bem em conta para hospedagem + alimentarão= menos de 100 euros /dia. Vc vai se apaixonar e vao passar a fazer desta cidade sua escala obrigatória em toda sua ida ao Velho Continente ! ... e de saída tb ... Bela porta e receptiva ! ...

Alexandre Magrineli dos Reis

Oi Brena, lembro q na minha primeira viagem para lá era um tempo apertado assim. Colocaram todo mundo na mesma fila da imigração (pq em todas as viagens eu nunca vi o guiche especifico da CPLP aberto) e o ritmo era tão lento q todos os passageiros começaram a gritar pedindo uma solução. Passado tudo isto tivemos q literalmente correr pelo aeroporto até o nosso portão de embarque. Conexão na Europa tem q ter tempo seguro para isso. Abraços

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Bom dia! Minha duvida tambem é sobre conexoes.. Tenho um voo que faz escala em Lisboa chegando as 6 da manhã e saindo as 13:00.. O que dá pra fazer na cidade nesse meio tempo? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O intervalo parece grande, mas se você considerar que o vôo pode atrasar, que você deve chegar 2 horas antes do seu próximo vôo no aeroporto e o tempo de deslocamento do aeroporto para a cidade, muitas vezes não vale a pena. Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Serio?? Nao dá pra fazer nadinha de nada a nao ser ficar esperando a conexao no aeroporto? Mesmo que o aviao chegue no horario? Nem uma area da cidade onde seja legal de ficar andando a esmo pra passar o tempo? Que triste isso! heheheh..

Anna
AnnaPermalinkResponder

Carlos, se o seu voo chegar no horário, dá para fazer sim. O aeroporto de Lisboa é muito bem localizado.

Ana de Lisboa
Ana de LisboaPermalinkResponder

Oi! mesmo ao lado do aeroporto tem o Parque das Nações, o Shopping Vasco da Gama. De carro são 5 minutos. O problema podem ser os taxistas ficarem meio chateados pela curta viagem.. mas.. aí é o trabalho deles né.. se forem simpáticos, gorjeta! Também tem onibus indo para lá, se tiver 1h30 pode ir e voltar e ainda ver uma das partes mais nobres e modernas da cidade! Tem ainda ali pertinho a Av. da Igreja (Onibus 44) onde pode ir petiscar algo, é uma rua cheia de lojas e cafés e mercadinhos. Amo essa rua! wink Dica: coma um sorvete na cinquentenária gelataria da Av. da Igreja smile Pertíssimo do aeroporto! wink

Cândida Silva

Olá,Carlos! estou com uma situação semelhante e decidi usar minhas 2 a 3 horinhas entre um voo e outro, para tomar café da manhã em uma das muitas pastelarias que tem pros lados do Rossio. Depois, desço a Rua Augusta até o Terreiro do Paço, também chamado de Praça do Comércio, dou um cheirinho no Tejo e volto para o aeroporto a tempo de embarcar com calma até o próximo destino!

Regina Alcoforado

Oi Bóia, boa noite!

E tão vou a Portugal em marco gostaria de fazer um bate- volta do Porto para Guimarães e Braga. E possível ir de Guimarães a Braga de ônibus, trem ou taxi.
De taxi acha que e muito caro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Não sabemos os valores.

Mario Jorge
Mario JorgePermalinkResponder

Oi Regina!
Espero que este link da CP (comboios de Portugal) a possa ajudar!
Boa viagem e divirta-se! MJ
https://www.cp.pt/sites/passageiros/pt/consultar-horarios/horarios-resultado

Tiago Vieira
Tiago VieiraPermalinkResponder

https://www.facebook.com/discoverlisbon?fref=ts

Para pequenas estadias e ter o prazer de se sentir em casa smile

Olinta
OlintaPermalinkResponder

Dia 13/02 chego a Portugal. Pretendemos ficar 04 dias em Lisboa e depois seguir para Porto. De Porto pretendemos ir até Santiago de Compostela. Pensamos em ir e voltar no mesmo dia, acha que é razoável? Vamos alugar um carro, também queriamos uma dica( empresa, e condições como seguros e etc.)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Olinta! Não é razoável não. São duas horas e meia de estrada para ir, duas horas e meia de estrada para voltar, sem contar o tempo que você leva para sair e entrar das duas cidades. Durma duas noites em Santiago.

Solange
SolangePermalinkResponder

Para alugar carro em Portugal o brasileiro necessita de carteira internacional de motorista ou basta a brasileira ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Eles não costumam pedir, mas recomendamos ter a PID. Para saber mais, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter

Sandro
SandroPermalinkResponder

Oi Bóia! Estou planejando uma viagem a Portugal em agosto, uma semana ou quem sabe até 10 dias e gostaria de ir à Sevilha. Vale a pena um bate-volta de trem a partir de Lisboa ou fica apertado o tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Não há trens entre Portugal e a Andaluzia. São 7h15 de viagem entre Lisboa e Sevilha. Compre em http://www.alsa.es .

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Ola estou planejando uma viagem na primeira semana de Novembro , queria saber sobre as chuvas nessa epoca.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá Andrea, em novembro não costuma chover. Já está mais frio, mas não significa chuva. Não posso afirmar que não vai cair uma chuvinha, mas não é o habitual.

Dircylene
DircylenePermalinkResponder

Olá,
Estou querendo viajar a Portugal sozinha em Abril por 7 dias. Meu roteiro é: New York para Porto,
Porto para Santiago de Compostela,
Santiago de Compostela para Coimbra ,
Coimbra pra Fátima,
Fatima pra Lisboa.
Voltando de Lisboa pra New York . Eu nao quero alugar carro, pq eu estou sozinha.
O que vc me sugere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dircylene! É bastante coisa para apenas 7 dias. Lisboa, sozinha, mereceria uns 4 dias inteiros. Dê uma olhada em http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Olà eu estou indo pra Portugal em maio partindo da Italia a Lisboa gostaria de saber se tem um trem ou onibus que me leva atè o Algave ou Faro. Obrigada

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Me desculpem mais esqueci de dizer que o aeroporto de partida é Venezia Marco Polo pra Lisboa e do aeroporto de Lisboa estou procurando um meio de transporte economico que me leve atè o Algarve.Essa è a minha primeira viajem pra Portugal. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Os ônibus saem da estação Sete Rios.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Silvana, do aeroporto você pode pegar o metro até a estação Oriente e lá pegar o trem para Faro. A viagem leva umas 3 horas e sai por 23,00 euros, em média. Tranquilo de fazer essa viagem, já fiz algumas vezes...

Sergio honda
Sergio hondaPermalinkResponder

Estou chegando em Lisboa no dia 30/05 pretendo ir de trem para Porto e ficar 2dias depois alugar um carro e retornar a Lisboa para retornar ao Brasil no dia06/06 o que me sugeria neste tempo no aguardo tks

cecilia
ceciliaPermalinkResponder

oi Sergio se vc esta de carro e facil as estradas em Portugal sao otimas saia do Porto e visite a cidade de Viseu é imperdível a melhor qualidade de vida de Portugal e se orgulham disso.O centro histórico é fantático se quiser dormir aproveite os bons preços da rede de pousadas de Portugal e hospede-se na pousada de viseu veja pousadas de Portugal. Siga em seguida para Coimbra se não quiser gastar muito hospede-se no ibis 49 euros senão a pousada da quinta das lágrimas e muuuito romântica com vista sensacional mas é mais cara.Jante no Loggia restaurante do museu Machado de Castro na universidade e depois vá assistir os fados de Coimbra na Capela(é uma capela do sec XVI adaptada para espetaculos.Pegue o carro em direção a Fátima e no mesmo dia visite o Mosteiro da batalha na cidadezinha com o mesmo nome é lindíssimo se quiser ir até Orém visite o seu sensacional burgo medieval pode ate dormir na ousada do Burgo.Continuando o caminho para Lisboa tenho mais dicas se quiser faça contato por email que te mando muito mais abraços.

cecilia
ceciliaPermalinkResponder

Se quiser o roteiro completo que eu já fiz faça contato por email abraços.Detalhe sou portuguesa e conheço tudo

heloisa liserra

Cecilia, Gostaria de fazer contato com vc. Qual o teu email ? desde já agradeço.

Ana Carla Barra

Ola VNV, gostaria de uma dica de voces para a o roteiro da minha proxima viagem, da Europa, falta eu conhecer Portugal, Espanha e gostaria de incluir na mesma viagem a grecia. O que voces acham? Como seria o deslocamento? Navio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Quem responde é a Bóia. Infelizmente a gente não consegue montar roteiros individuais, mas podemos ajudar depois que você já tiver algo em mente. Mas você não disse quantos dias terá, nem em que época fará a viagem...

Julio
JulioPermalinkResponder

Pretendo viajar 10/04 e voltar 21/04; gostaria de conhecer Lisboa e Paris; esses dias são suficientes? pra onde vou primeiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julio! Sim. Pense em 4 dias em Lisboa, 5 em Paris e 1 para o deslocamento. Deixe por último a cidade que tem mais expectativas de conhecer. wink

Jam567
Jam567PermalinkResponder

Boia, vou ficar somente 2 noites em Lisboa para aproveitar a promoção da Tap (meu destino principal e Paris). Lendo os vários posts fiquei na dúvida entre ficar no Hotel SANA Lisboa, ou ficar no Apartamento Lisbon Colours.
O Hotel deve ser mais confortável com bom café da manhã, mas acredito que a localização do apartamento me permite aproveitar mais o tempo com menos deslocamentos. Me mande uns comentários para decidir.... Super obrigada !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jam! O Bairro Alto está mais perto da noite.

Inacia Silveira

Olá,
Estou tentando fazer reserva pelo Airbnb, mas o site coloca por bairro o que dificulta minha pesquisa de acordo com sua sugestão (região do Chiado, Av. da Liberdade...). Oferece Bairro Alto, Baixa ... etc
O que vc sugere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inacia! Sugerimos Príncipe Real para alugar. Está no tópico "Onde ficar", com grifo e tudo.

Nina Schuster
Nina SchusterPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se essa localização é segura para andarmos a pé à noite: Rua Nova da Trindade, Chiado

Pode me informar?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nina! O Chiado tem movimento à noite.

Nina Schuster
Nina SchusterPermalinkResponder

Fiquei um pouco apreensiva pensando que poderia ser deserto.

Muito obrigada pela resposta!

Marcélia
MarcéliaPermalinkResponder

Olá. Gostaria de saber se há alguma dificuldade em estar na Páscoa em Lisboa e arredores, se fecham alguns lugares. Obrigada

Malu
MaluPermalinkResponder

Estou pensando em fazer o passeio de um dia a Obidos, Nazare, Fatima e Batalha e ja havia pesquisado umas empresas que fazem esse tour a partir de Lisboa. Gostaria de saber se a empresa acima ,a Viator , é uma indicação de voces, o que ja seria uma otima opção, pois sou seguidora do site ha anos e faço minhas viagens com base nas otimas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Malu! A Viator é o maior catálogo de passeios online do mundo. Os passeios são feitos por agências locais de boa reputação. Hoje é uma empresa do grupo TripAdvisor.

Fabiola Mazotti

Lisboa me surpreendeu muito! Que cidade gostosa para passear, com pessoas educadas, solícitas! Não vejo a hora de voltar! Meu marido e eu fomos em 2013 para ficar ao todo vinte dias. Alugamos carro para andar pelo interior durante 12 dias e o restante ficamos por Lisboa e arredores.
Muito bom. Saudades de lá...

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Eu fiquei apaixonada por Lisboa. Tb tinha implicância, menosprezava mesmo (admito) mas fui por insistência do meu marido e vi o quanto estava sendo patética. É uma cidade maravilhosa, com comida nota 10 e vistas perfeitas acessíveis através dos funiculares. Um dia ainda volto smile

Tadeu
TadeuPermalinkResponder

Malu,
fiz o passeio que você cita em seus comentários, aconselho alugar um carro é ir primeiro a Fátima,uma hora de viagem de Lisboa. Com 1h, 1 e meia você conhece Fátima. As demais cidades também se conhece rápido. A vantagem do carro é poder ir no contrafluxo dos ônibus e encontrar os locais vazios e tranquilos. Os ônibus fazem Fátima por último e chegam depois do almoço.
Não tem erro, a estrada é excelente, é praticamente uma linha reta de Lisboa a Fátima, não se esqueça de alugar o GPS e o sem parar.

João Garcia
João GarciaPermalinkResponder

Olá, trippers.
Eu e minha esposa voltamos há poucos dias de uma viagem por Portugal e um dos programas de que mais gostamos foi Tour GRÁTIS (a contribuição é espontânea!) pelo centro histórico de Lisboa. Excelente nível de informações! É realizado pela SANDEMANs e dura em torno de 2h. A partir deste pode-se comprar outros (por Alfama, por Belém), mas o preço me parece acessível. Existem em outras cidades da Europa também. Vale muito a pena! Segue o link: http://www.newlisbontours.com/es.html
Abs, João e Clarice.

João Carlos
João CarlosPermalinkResponder

olá, vou ficar 25 dias em Portugal. Vou com todas documentações necessárias, passagem ida e volta, dinheiro mais que suficiente para isso. Mas não quero ficar em um único hotel 25 dias. Quero ficar 4 dias em um hotel em Lisboa e depois ir para outras cidades. Só que as exigências para entrar em Portugal são de comprovar hotel. Minha dúvida é, posso comprovar apenas 4 dias de hotel? ou quantos dias preciso comprovar o hotel? obrigado pelo ajuda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Carlos! A regra é clara: reservas para toda a estada. É provável que não peçam para ver, mas se pedirem, você vai ter que se explicar. Faça reservas canceláveis sem custo. Vai ajudar você a estudar melhor o itinerário e viajar melhor. Não se viaja mais sem reserva, não há mais razão nem desculpa para isso.

João Carlos
João CarlosPermalinkResponder

grande ajuda A Bóia, vou pegar os 7 dias em Lisboa e no resto cancelo o outro hotel e faço as minhas escolhas. estou aprendendo muito com esse site/blog, muito útil para quem vai viajar, ja estou recomendando a muitos amigos, e muitos ja conheciam.

Elaine Goulart

Alguém já usou os serviços da empresa Viator? Se sim, o que acharam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! É o maior catálogo de passeios que você pode achar na internet. Os passeios são executados por agências de receptivo locais.

Arthur | agoravaimesmo.com

Notícia... está prevista greve dos pilotos da TAP entre 01/05/2015 e 10/05/2015:
http://www.tvi24.iol.pt/economia/15-04-2015/tap-avanca-com-greve-de-10-dias-a-partir-de-1-de-maio

Ludmila
LudmilaPermalinkResponder

Riq, Boia, boa tarde!
Vou à Espanha agora em junho. Como as tarifas da TAP eram as mais interessantes, vou entrar por Lisboa, chegando às 6h da manhã. Depois de ler o tópico "intervalo entre voos", resolvi comprar o voo que sai para Madrid apenas às 16h15. Ou seja, 'noves fora', terei aí umas 6 horas livres em Lisboa para passear. Pensei em ir comer um legítimo pastel de belém, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos. Além disso, o que vocês me sugerem fazer, até as 14h15, quando volto para o aeroporto (a tempo de chegar com 1h de antecedência para o embarque)?
Além disso, também vou voltar por Lisboa, e pernoitar no hotel Radisson, relativamente próximo ao aeroporto. O que tem naquela região para fazer à noite (chego por volta das 21h, fim de tarde)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ludmila! Vá de metrô a Belém. Veja outros atrativos do bairro na seção O que fazer:

http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-lisboa

Pedro Brito
Pedro BritoPermalinkResponder

Olá!
Infelizmente não tem metro até Belém... Mas já tem metro no aeroporto desde 2012!
Então o melhor é ir de metro até à estação "Marquês de Pombal" e aí apanhar o autocarro 727 (onibus) até à estação de Belém.
Bom apetite!

Pedro Richardson @travelwithpedro

Com certeza, é uma cidade muito "fixe". Tão ignorada por muitos brasileiros, que acabam por descobrir o quanto a cidade é charmosa e super barata.

daniela
danielaPermalinkResponder

Acabei de voltar de uma viagem de 21 dias tendo como destino Portugal/ Paris.Fiquei 5 dias em Lisboa.O hotel escolhido foi o Turim Europa, próximo a praça Marques de Pombal. O hotel foi muito confortável e contava com uma estação de metro próximo. Os passeios a Cascais e Sintra foram realizados de transporte público ( metro e trem/ comboio), sem qualquer tipo de dificuldade. Tanto o trem, que em Portugal se chama Comboio, quanto o metro é muito simples de usar, seguro e muito bem sinalizado. Assim, conforme já dito em alguns comentários neste site, o aluguel de carro em Lisboa é dispensável. Até porque achar um lugar para estacionar não é fácil. Lisboa, é linda, limpa e muito segura, sem contar que como fui na primavera o clima estava ótimo. Em alguns dias usamos até bermuda!! Os portugueses são muito solícitos e a comida muito boa!

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boia, vamos em dois casais para Portugal e li que é legal chegar por Porto e voltar por Lisboa. É isto mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! Ou isso, ou o oposto! O que não vale a pena é voltar a Lisnoa (ou so Porto) só para pegar o vôo de volta.

Ir e voltar por Lusboa vsle a pena fazendo a volta total do centro e norte de Portugal (Lisboa-Alentejo-Serra da Estrela-Alto Douro-Porto-Coimbra-Lisboa).

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Vou tentar achar um jeito de viabilizar esta ideia de chegar e sair por Lisboa.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! A rota mais simples é Lisboa - Évora - Serra da Estrela (Manteigas ou Covilhã) - Peso da Régua (região) - Porto - Coimbra - Lisboa.

Dê uma olhadinha nos posts da viagem do Silvio linkados nesta página:

http://www.viajenaviagem.com/destino/lisboa/como-chegar-lisboa

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Vou ver,sim.
Obrigado.

Maria Luiza
Maria LuizaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria!
Estivemos recentemente conhecendo Portugal e ficamos muito bem impressionados em Évora, com o Vitória Stone Hotel e o restaurante 5amendoas. Valorização do hóspede, café da manhã divino e jantar "dos deuses"! Vale muito a pena!

Ieda Fernandes

Tenho 68 anos e minha mãe 89. Ambas brasileira. Moramos nos Estados Unidos. Com passaporte americano .Estamos viajando de Miami a Portugal em Setembro com retorno em Outubro. Uma amiga portuguesa irá buscar-nos no aereoporto. É preciso que essa amiga mande carta família dizendo que iremos ficar com ela um mês? Onde conseguir essa carta? É preciso seguro de saúde? Vacina? É arriscado para minha mãe viajar com muitas horas de voo devido sua idade? Imensamente agradecida por qualquer informação. Atenciosamente Ieda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ieda! Entrando com passaporte americano não é necessário nada disso. Mas faça seguro, não viaje sem.

Betina Neves
Betina NevesPermalinkResponder

Tá bacana fazer um bate-volta para Oeiras agora que abriram o Palácio Marquês de Pombal ao público!

Renata
RenataPermalinkResponder

Ola!! Acabei de chegar de Portugal!
Ca estou mais uma vez, para dividir um pouquinho da minha experiencia com voces, afinal vcs sempre me ajudam antes de ir...
Ficamos hospedados em Lisboa por 8 noites, no Expo Astoria,do lado da Marques de Pombal, super bem localizado, la tambem tem um restaurante. O cafe da manha la, eu nao recomendo, alem de caro, nao compensa, mas do lado tem um Cafe Nicola, otimo! Deu pra conhecer bem Lisboa e fazer muitos bate e voltas: Queluz, Sintra, Fatima (Batalha, Nazare e Obidos) e Porto. Td de trem, menos o dia de Fatima que optamos por um tour.
Antes de ir, estava na duvida sobre alugar um carro para alguns bate-voltas. Hoje mais do que nunca, nao alugaria, o transporte publico é excelente, o transito é complicado, nao há vagas, as ruas sao estreitas e nao estou me referindo a Lisboa, la e impossivel..rsrsr
Pra comer, fomos a otimos restaurantes, mas onde acho que nao pode deixar de ir é no Time Out, no Mercado da Ribeira, muitas excelentes opcoes, inclusive de chefs e o preco justo, eu diria....
Adorei tudo, os palacios e castelos principalmente, tem que ter pique, muita ladeira pra subir, escadas, eu adoro, mas vou confessar que nao imaginava que era tanto..rsrs. Em Fatima, infelizmente o Santuario desta em reforma, nao pudemos nem olhar pela porta...uma pena.
Nos tres primeiros dias usamos o Lisboa Card, valeu mto a pena, principalmente por causa do transporte, alem dos descontos nas atracoes;
Pra quem for a Sintra compre os bilhetes de todas as atracoes que quer ir, no Castelo dos Mouros, pra conseguir mais desconto, tem que ser la! Eu nao sabia, agora fica a dica!
Pra ir a Porto comprei os bilhetes pelo site com um mes de antecedencia, consegui 50 por cento de desconto, ha descontos otimos em alguns horarios como o que fomos (6 da manha), como era so um dia, tinha que ir cedo, ja que sao quase 3 horas de viagem, com internet wifi, em?
Um dia fomos ao Freeport, so pra conhecer mesmo, nao compramos nada, ate pq o momento nao permite, mas analisando bem, algumas coisas valem sim, o negocio é estar com dinheiro...rsrs
Achei Lisboa meio sujinha e os lisboetas nao sao assim muito simpaticos nao, tambem acho que por ter muito turista (pq tem muitooo e de td parte do mundo, ouvi mais ingles e frances do que portugues de Portugal) as atracoes e suas informacoes sobre acesso poderiam ser melhores, muitas ruas nao tem identificacao do nome e mudam de nome de repente... mas nada que tenha tirado o encanto dessa viagem!!!
Adorei a terrinha e sua riqueza cultural, super indico e voltaria com toda certeza!
Abraco e ate a proxima!

Paulo Almeida
Paulo AlmeidaPermalinkResponder

Obrigado por compartilhar. Dicas muito boas.

Bia
BiaPermalinkResponder

Não está no assunto, mas alguém sabe in loco sobre essa situação de revista às turistas em Portugal? Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/10/brasileiras-relatam-discriminacao-ao-chegarem-sozinhas-portugal.html

Liana
LianaPermalinkResponder

Olá!
Estarei em Lisboa no reveillon e não consigo achar nada na internet sobre a programação da cidade. Vocês têm alguma dica? Estarei com meus pais e minha irmã, então não seria nada badalado. Gostaríamos de ver alguns fogos, jantar em algum lugar. Como vamos voltar para o Brasil no dia 01 de jan pela manhã, seria algo mais ligth mesmo. Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liana! Há fogos no cais de Santo Amaro.

Mara
MaraPermalinkResponder

Olá! Queria deixar um pouco da minha impressão em relação a Portugal.
Estive em Portugal no mês de outubro e, pela segunda vez, encantei-me com o país, tanto em relação à comida quanto à hospitalidade do português e opções de lazer.
Fui com minha família, incluindo minha filha de 3 anos e minha mãe que é idosa.
Assim, gostaria de deixar alguns comentários para quem deseja viajar com crianças ou com idoso.
Fomos em família, ao todo 8 pessoas, como já falei, uma criança de 3 anos e uma sobrinha de 10.
Porém, nada impediu nenhum tipo de passeio. Fizemos alguns passeios que foram comprados pelo site Viator. Pegamos os passeios de dia inteiro com almoço incluído. Os guias foram muito bons também.
Ficamos ao todo 11 dias.
No primeiro dia fomos à Évora, incluindo a Capela dos Ossos. No fim do dia fizemos uma degustação de vinhos, com queijos e frios, na vinícola Herdade do Esporão, a qual recomendo até para aqueles que não costumam beber vinho, pois o passeio é bem interessante.
No segundo dia, fizemos Óbidos, Nazaré, Batalha e Fátima, incluindo o Mosteiro de Alcobaça. Tudo muito interessante e lindo, aprendendo e reaprendendo um pouco de história.
Já no terceiro dia, deixamos por conta de Sintra, valendo destacar aqui o Palácio da Pena. Aliás, Sintra é uma graça e vale ir lá. Na volta passamos por Cascais e Estoril, com direito a "andar" de carrossel em Cascais - não é só para crianças - adorei!!!
Já nos demais dias em que ficamos em Lisboa, aproveitamos bastante a cidade. Passeios pelo Oceanário, Parque das Nações, Castelo de São Jorge, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, dentre outros mais, estavam entre os locais visitados.
Deixamos para ir no Freeport Alcochete (outlet) no penúltimo dia. E achei válido para algumas compras, mas com o euro nas alturas valeu mais para comprar roupas de frio e botas.
Ah! Já ia esquecendo de mencionar que ficamos hospedados, pela segunda vez, no Hotel Borges, que fica no Chiado, ao lado do Café à Brasileira. Já é a segunda vez que fico nesse hotel. E escolhi por ser bem acessível aos locais e a vários restaurantes. Inclusive por haver crianças e idoso no grupo. Gosto muito de lá, pois embora seja um hotel mais antigo, é bem acessível em relação a metrô (tem uma estação na frente), shopping, ponto do "elétrico" e alguns restaurantes. Sem dizer que fica bem próximo a alguns pontos turísticos, como o elevador de Santa Justa, Terreiro do Paço e Praça do Rossio, dentre outros. Além disso, o hotel, embora antigo está bem conservado e o atendimento é legal.
Com relação a alguns dos restaurantes que fui, quero deixar minha opinião aqui: em relação à Cervejaria Trindade, que sempre desejo voltar, atendimento bom e comida nem se fala. Restaurante Ramiro, para comer frutos do mar - a sapateira vale muito a pena. E o Aprazível, também com culinária muito boa. Fui nesses depois de ler alguns comentários por aqui e gostei muito. Portugal para comer bem é o lugar ideal!
Assim, espero que tenha contribuído um pouco com alguma informação.
Foi a primeira vez que viajei para fora do Brasil com minha filha. E considero Portugal um lugar bem amistoso e agradável tanto para jovens e idosos. Levei um carrinho de bebê tipo umbrella mas, mesmo minha filha não querendo muito ficar no carrinho, valeu bastante o passeio.
Também quero ressaltar a ajuda desse blog nas minhas viagens, pois sempre me esclarece e auxilia muito.
Espero voltar breve!
Viajar é muito revigorante.

Jefferson
JeffersonPermalinkResponder

Olá. Irei pela primeira vez à Europa em breve e escolhi Lisboa. Pesquisei no site da embaixada portuguesa os documentos necessários para o ingresso no país. Um deles me chamou a atenção: "documento comprovativo de vínculo laboral ou atividade profissional no Brasil (declaração emitida pela entidade patronal, pública ou privada, devidamente reconhecida em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal da sua área de residência)."

Esse documento é essencial? Apenas no site da embaixada eu li sua possível exigência, porém todos os outros fóruns que visitei não mencionam essa necessidade. E agora? Onde moro não há consulado, teria que ir até São Paulo para tanto, o que me causaria um gasto maior além da falta no trabalho. Em suma, eu quero não poder precisar. Adianta alguma coisa eu levar, por exemplo, identidade funcional, comprovante de rendimento (sou servidor público do Estado) sem a tal autenticação? Vou sozinho, para ficar apenas uma semana em Lisboa e retornar ao Brasil. Todos as demais exigências serão satisfeitas. Corro grande risco se for sem esse documento específico?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jefferson! Isso só é pedido na chegada em casos extremos, quando o agente está realmente inclinado a barrar a entrada do visitante, o que é raríssimo. Só por desencargo de consciência, leve a identidade funcional e o contracheque, mas não serão necessários. O importante é ter numa pasta a passagem de volta, as reservas de hotel para toda a estada (ou carta-convite do anfitrião que te hospedar) e dinheiro ou extrato de cartão que comprove que você tem 65 euros por dia para custear a viagem.

Jefferson
JeffersonPermalinkResponder

Com relação à passagem de volta, o impresso reserva enviado por e-mail no ato da compra, com as datas de ida e volta é suficiente? Ou é preciso solicitar algum outro comprovante da data de retorno junto a TAP no momento do check-in, aqui no Brasil?

Muito obrigado pelo retorno.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jefferson! A confirmação que você recebeu ao comprar a passagem basta. É só imprimir o itinerário.

DINA GOMES
DINA GOMESPermalinkResponder

Olá. Gostaríamos de ir à Portugal, porém estamos com dúvidas em relação ao mês. Seria melhor maio ou junho? Verifiquei que junho é um mês festivo (isso é positivo ou não?)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dina! Evite agosto pelo calor excessivo e por estar cheio. Junho estará um pouco mais quente que maio. Ser um mês festivo é positivo.

Renata
RenataPermalinkResponder

Acabei de chegar de Portugal e fiz um texto com todas as minhas dicas do Porto, Lisboa e outras cidades
https://reviajandoblog.wordpress.com/2015/12/01/roteiro-porto-e-lisboa-portugal/

Milena
MilenaPermalinkResponder

Olá!!!! Irei de lua de mel em maio para Lisboa.... 7 dias,,... Vale a pena ir para Porto? Bate e volta em 1 dia? Qual o melhor maneira de ir? Trem? Muito obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milena! Fique pelo menos duas noites, idealmente três ou quatro, no Porto. Ir e voltar no mesmo dia é como ir e voltar no mesmo dia entre São Paulo e Rio. É para executivos, não para turistas.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Em lua de mel sinceramente eu não recomendo. Aproveite Lisboa e arredores (Cascais, Sintra, e se quiser, Óbidos e Nazaré). Já tem programa de sobra para 7 dias sem perrengue. smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar