Lisboa

Muito gira

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Não sabe o que é "gira"? É tipo assim o mesmo que "fixe". Entendeu?

Haha: o fato da gente aqui no Brasil não saber nem as gírias mais básicas de Portugal mostra o quanto existe para ser descoberto numa viagem à Terrinha.

Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode descobrir Lisboa como quem descobre Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália.

Este é um ótimo momento para visitar Lisboa. A crise de 2008, se empobreceu os portugueses, também fez aflorar sua energia criativa. Em toda parte você vai encontrar sofisticação no despojamento -- por preços que não assustam nem mesmo depois da nossa crise.

Lisboa está tão cheia de novas bossas, que não é mais antiga: virou vintage.

431 comentários

Andre
AndrePermalinkResponder

Bom dia amigos! Vi que o acordo Shengen foi suspenso em Portugal entre 10 e 14 de maio por causa da visita do papa, e faço uma conexão em Lisboa no dia 11, quais impactos na prática? terei que fazer 2 imigrações? Em Portugal e na França ou apenas no destino como acontece na Inglaterra ou nada muda para os Brasileiros? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andre! Não sabemos. Provavelmente não mudará nada no seu caso, porque o objetivo da medida é controlar a entrada em Portugal, não a saída. Pela lógica, se todos os vôos desde Portugal à Europa se tornassem internacionais, os aviões teriam todos que usar terminais internacionais dos aeroportos em todos os outros países, o que deve ser de difícil implantação. Fique tranqüilo, você será informado pela cia. aérea.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá Bóia, vou ter que fazer conexão em Lisboa para seguir ao meu destino final, Praga, no dia 14/05 (saio do Rio de Janeiro). Há um anúncio no site da TAP de que o Acordo de Schengen estará suspenso em Portugal entre os dias 10 e 14/05 devido á visita do Papa. O aviso afirma que "Durante este período, apenas a documentação requerida pelas autoridades portuguesas será válida para entrar em território nacional". Mas para saber que documentos seriam esses, redirecionam para o site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF, que não ajuda. Vocês por acaso tiveram notícias de alguma mudança para documentação de passageiros em conexão nesse período? Estou com medo de estarem exigindo um visto ou alguma documentação que não possa arranjar em tempo hábil.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Essa suspensão já ocorreu durante a Eurocopa (um período de quase um mês) e não foi registrado absolutamente nenhum problema com entrada ou conexão de brasileiros. O que vai acontecer é que as fronteiras terrestres estarão também sujeitas ao controle de imigração. Não se preocupe com o que não merece preocupação.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Muito obrigada!

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá Bóia,
Fiz o seguro PB4 e gostaria de saber se é obrigatório o seguro viagem.
Outra coisa...Minha carta convite está emperrada em Curitiba e não chegará a tempo...Vc sugere que eu use a carta convite scaneada ou é melhor fazer uma reserva em Lisboa?
Muito obgda!???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Não conhecemos este seguro, verifique se oferece a cobertura de 30.000 euros e traslado de corpo exigida pelo Espaço Schengen. A carta-convite pode ser escaneada sim.

Carolina Paula Lourenço de Souza

Oi boia tenho uma viagem marcada para Portugal mês que vem vou passar 14 dias será eu e meu esposo, a Carta convite tem que ser uma para cada ou só uma já serve? Vou para ficar na casa da minha mãe, ela é cidadã portuguesa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Uma carta mencionando os dois nomes.

Sabrina Moser Merini

Boa Tarde, estarei em Lisboa em outubro para visitar minha mãe e meus irmãos que moram lá há 14 anos. Gostaria de saber se preciso carta convite e se o seguro viagem é OBRIGATÓRIO. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! Pode ser pedido na imigração e se você não tiver pode ter problemas para entrar.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Boa tarde, Bóia.
Eu vou com a esposa para Lisboa em Setembro por 15 dias.
Quero ir sem escala, saindo de São Paulo ou Campinas.
Quais as opções de companhias aéreas que eu tenho e o VnV tem algum parceiro onde eu possa comprar as passagens?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Maria! A única que faz o percurso sem escalas é a TAP, que tem seis saídas semanais de Campinas e saídas diárias de São Paulo. Nosso parceiro para passagens aéreas é o Viajanet.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar