Lisboa

Muito gira

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Linda, inteiramente restaurada e civilizada como nunca, a cidade não deixa dúvida de que Portugal voltou a fazer parte da Europa. Tudo o que há 30 anos podia parecer pobreza ou subdesenvolvimento hoje é puro charme e personalidade. Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode ver Lisboa como quem vê Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália. (E os preços também são de Leste Europeu.) Suba em todos os miradouros, vá aos museus de Belém (a Coleção Berardo e o Museu do Oriente), caia na noite do Bairro Alto, atravesse o Tejo para ver o skyline de Lisboa da outra margem, dê um pulinho no Oceanário, passe um dia nas alturas em Sintra – e coma muitos pastéis de nata por mim, se faz favor.

Quando ir

Não há época desaconselhável para ir a Lisboa. Seus invernos são amenos em comparação ao norte da Europa (pense em temperaturas mínimas de 8 graus) – e menos chuvosos do que no norte de Portugal. Julho e agosto são muito quentes (com máximas em torno de 30 graus), mas nada que você nunca tenha vivido num verão brasileiro. A vantagem é que quase não chove. O clima ideal para turistagem é o no fim da primavera (maio/junho) e no começo do outono (setembro/outubro), quando os termômetros dificilmente marcam abaixo de 15 graus, e as chuvas não chegam a atrapalhar.

Como chegar

A TAP voa sem escalas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Campinas e Porto Alegre. Todas as outras européias levam à cidade com apenas uma conexão. Vindo do exterior, esqueça o trem. Os trilhos são úteis apenas para viajar por Portugal. A ligação com Madri é lenta e tem apenas uma freqüência noturna. Tampouco há trens que conectem o Algarve à Andaluzia (neste caso, venha de ônibus).

Onde ficar

Na minha opinião, a região entre o Chiado e o iniciozinho da avenida Liberdade é a mais interessante – supercentral para a turistagem e próxima à noite do Bairro Alto e do Cais do Sodré (onde está o novo foco de animação noturna). O máximo aonde eu chegaria –.e se os preços estiverem convidativos – é ao final da avenida, à altura da rótula do Marquês do Pombal. Quem fica por ali está a duas estações de metrô de Restauradores, na entrada do centro (de onde o elevador da Glória leva ao Bairro Alto). A Baixa é bem localizada e tem hotéis baratos, mas à noite fica vazia e mal-encarada. Os hotéis da região do Parque Eduardo VII ficam um pouco longe pro meu gosto. Se vai alugar apê, procure no Príncipe Real.

Daqui pra onde

Lisboa é excelente base para bate-voltas. De trem, em meia hora você chega a Sintra ou Cascais. De ônibus dá para ir a Óbidos (1h), Évora (1h45), Fátima (1h30), aos mosteiros da Batalha (2h) e de Alcobaça (2h). Portugal é perfeito para percorrer de carro. Alugue nos últimos dias da estada em Lisboa, faça os bate-voltas, e depois continue para o norte (Coimbra, Hotel do Bussaco, Aveiro antes do Porto) ou para o sul (onde se destaca o Alentejo – Évora, Marvão, Monsaraz). Do Porto você pode emendar à Galícia (Santiago de Compostela). A Madri ou Barcelona, vá de avião. A Sevilha, vá de trem a partir de Madri ou de ônibus via Algarve.

Lisboa no Viaje na Viagem

248 comentários

Brena
BrenaPermalinkResponder

Bom dia! A minha dúvida é quanto ao aeroporto de Lisboa... Estou planejando uma viagem a Berlim e há um voo de volta para o Brasil que faz uma conexão de 1h15min em Lisboa (BER - BRU - LIS - FOR). Você acha que esse tempo é suficiente para enfrentar as filas? Há um outro voo que faz uma conexão de 3h15min... Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Brena! É bastante apertado. Caso a passagem toda seja vinculada, a responsabilidade é da cia. aérea de realocar você num outro vôo. Mas isso não livra dos perrengues decorrentes de uma remarcação.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Bom dia! Minha duvida tambem é sobre conexoes.. Tenho um voo que faz escala em Lisboa chegando as 6 da manhã e saindo as 13:00.. O que dá pra fazer na cidade nesse meio tempo? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O intervalo parece grande, mas se você considerar que o vôo pode atrasar, que você deve chegar 2 horas antes do seu próximo vôo no aeroporto e o tempo de deslocamento do aeroporto para a cidade, muitas vezes não vale a pena. Para saber mais, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Serio?? Nao dá pra fazer nadinha de nada a nao ser ficar esperando a conexao no aeroporto? Mesmo que o aviao chegue no horario? Nem uma area da cidade onde seja legal de ficar andando a esmo pra passar o tempo? Que triste isso! heheheh..

Ana de Lisboa
Ana de LisboaPermalinkResponder

Oi! mesmo ao lado do aeroporto tem o Parque das Nações, o Shopping Vasco da Gama. De carro são 5 minutos. O problema podem ser os taxistas ficarem meio chateados pela curta viagem.. mas.. aí é o trabalho deles né.. se forem simpáticos, gorjeta! Também tem onibus indo para lá, se tiver 1h30 pode ir e voltar e ainda ver uma das partes mais nobres e modernas da cidade! Tem ainda ali pertinho a Av. da Igreja (Onibus 44) onde pode ir petiscar algo, é uma rua cheia de lojas e cafés e mercadinhos. Amo essa rua! wink Dica: coma um sorvete na cinquentenária gelataria da Av. da Igreja smile Pertíssimo do aeroporto! wink

Cândida Silva

Olá,Carlos! estou com uma situação semelhante e decidi usar minhas 2 a 3 horinhas entre um voo e outro, para tomar café da manhã em uma das muitas pastelarias que tem pros lados do Rossio. Depois, desço a Rua Augusta até o Terreiro do Paço, também chamado de Praça do Comércio, dou um cheirinho no Tejo e volto para o aeroporto a tempo de embarcar com calma até o próximo destino!

Regina Alcoforado

Oi Bóia, boa noite!

E tão vou a Portugal em marco gostaria de fazer um bate- volta do Porto para Guimarães e Braga. E possível ir de Guimarães a Braga de ônibus, trem ou taxi.
De taxi acha que e muito caro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Não sabemos os valores.

Mario Jorge
Mario JorgePermalinkResponder

Oi Regina!
Espero que este link da CP (comboios de Portugal) a possa ajudar!
Boa viagem e divirta-se! MJ
https://www.cp.pt/sites/passageiros/pt/consultar-horarios/horarios-resultado

Tiago Vieira
Tiago VieiraPermalinkResponder

https://www.facebook.com/discoverlisbon?fref=ts

Para pequenas estadias e ter o prazer de se sentir em casa smile

Olinta
OlintaPermalinkResponder

Dia 13/02 chego a Portugal. Pretendemos ficar 04 dias em Lisboa e depois seguir para Porto. De Porto pretendemos ir até Santiago de Compostela. Pensamos em ir e voltar no mesmo dia, acha que é razoável? Vamos alugar um carro, também queriamos uma dica( empresa, e condições como seguros e etc.)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Olinta! Não é razoável não. São duas horas e meia de estrada para ir, duas horas e meia de estrada para voltar, sem contar o tempo que você leva para sair e entrar das duas cidades. Durma duas noites em Santiago.

Solange
SolangePermalinkResponder

Para alugar carro em Portugal o brasileiro necessita de carteira internacional de motorista ou basta a brasileira ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Eles não costumam pedir, mas recomendamos ter a PID. Para saber mais, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter

Sandro
SandroPermalinkResponder

Oi Bóia! Estou planejando uma viagem a Portugal em agosto, uma semana ou quem sabe até 10 dias e gostaria de ir à Sevilha. Vale a pena um bate-volta de trem a partir de Lisboa ou fica apertado o tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Não há trens entre Portugal e a Andaluzia. São 7h15 de viagem entre Lisboa e Sevilha. Compre em http://www.alsa.es .

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Ola estou planejando uma viagem na primeira semana de Novembro , queria saber sobre as chuvas nessa epoca.

Dircylene
DircylenePermalinkResponder

Olá,
Estou querendo viajar a Portugal sozinha em Abril por 7 dias. Meu roteiro é: New York para Porto,
Porto para Santiago de Compostela,
Santiago de Compostela para Coimbra ,
Coimbra pra Fátima,
Fatima pra Lisboa.
Voltando de Lisboa pra New York . Eu nao quero alugar carro, pq eu estou sozinha.
O que vc me sugere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dircylene! É bastante coisa para apenas 7 dias. Lisboa, sozinha, mereceria uns 4 dias inteiros. Dê uma olhada em http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Olà eu estou indo pra Portugal em maio partindo da Italia a Lisboa gostaria de saber se tem um trem ou onibus que me leva atè o Algave ou Faro. Obrigada

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Me desculpem mais esqueci de dizer que o aeroporto de partida é Venezia Marco Polo pra Lisboa e do aeroporto de Lisboa estou procurando um meio de transporte economico que me leve atè o Algarve.Essa è a minha primeira viajem pra Portugal. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Os ônibus saem da estação Sete Rios.

Sergio honda
Sergio hondaPermalinkResponder

Estou chegando em Lisboa no dia 30/05 pretendo ir de trem para Porto e ficar 2dias depois alugar um carro e retornar a Lisboa para retornar ao Brasil no dia06/06 o que me sugeria neste tempo no aguardo tks

Ana Carla Barra

Ola VNV, gostaria de uma dica de voces para a o roteiro da minha proxima viagem, da Europa, falta eu conhecer Portugal, Espanha e gostaria de incluir na mesma viagem a grecia. O que voces acham? Como seria o deslocamento? Navio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Quem responde é a Bóia. Infelizmente a gente não consegue montar roteiros individuais, mas podemos ajudar depois que você já tiver algo em mente. Mas você não disse quantos dias terá, nem em que época fará a viagem...

Julio
JulioPermalinkResponder

Pretendo viajar 10/04 e voltar 21/04; gostaria de conhecer Lisboa e Paris; esses dias são suficientes? pra onde vou primeiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julio! Sim. Pense em 4 dias em Lisboa, 5 em Paris e 1 para o deslocamento. Deixe por último a cidade que tem mais expectativas de conhecer. wink

Jam567
Jam567PermalinkResponder

Boia, vou ficar somente 2 noites em Lisboa para aproveitar a promoção da Tap (meu destino principal e Paris). Lendo os vários posts fiquei na dúvida entre ficar no Hotel SANA Lisboa, ou ficar no Apartamento Lisbon Colours.
O Hotel deve ser mais confortável com bom café da manhã, mas acredito que a localização do apartamento me permite aproveitar mais o tempo com menos deslocamentos. Me mande uns comentários para decidir.... Super obrigada !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jam! O Bairro Alto está mais perto da noite.

Inacia Silveira

Olá,
Estou tentando fazer reserva pelo Airbnb, mas o site coloca por bairro o que dificulta minha pesquisa de acordo com sua sugestão (região do Chiado, Av. da Liberdade...). Oferece Bairro Alto, Baixa ... etc
O que vc sugere?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inacia! Sugerimos Príncipe Real para alugar. Está no tópico "Onde ficar", com grifo e tudo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Cancelar