Lisboa

Miradouro de São Pedro de Alcântara, Bairro AltoMuito gira | Ricardo Freire

Linda, inteiramente restaurada e civilizada como nunca, a cidade não deixa dúvida de que Portugal voltou a fazer parte da Europa. Tudo o que há 25 anos podia parecer pobreza ou subdesenvolvimento hoje é puro charme e personalidade.

Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode ver Lisboa como quem vê Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália. (E os preços também são de Leste Europeu.)

Suba em todos os miradouros, vá aos novos museus de Belém (a Coleção Berardo e o Museu do Oriente), caia na noite do Bairro Alto, atravesse o Tejo para ver o skyline de Lisboa da outra margem, dê um pulinho no Oceanário, passe um dia nas alturas em Sintra – e coma muitos pastéis de nata por mim, se faz favor.


Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
lisboa-oceanario lisboa-augusta lisboa-pds lisboa-sintra
Não há época desaconselhável para ir a Lisboa.

Seus invernos são amenos em comparação ao norte da Europa (pense em temperaturas mínimas de 8 graus) – e menos chuvosos do que no norte de Portugal.

Julho e agosto são muito quentes (com máximas em torno de 30 graus), mas nada que você nunca tenha vivido num verão brasileiro. A vantagem é que quase não chove.

O clima ideal para turistagem é o no fim da primavera (maio/junho) e no começo do outono (setembro/outubro), quando os termômetros dificilmente marcam abaixo de 15 graus, e as chuvas não chegam a atrapalhar.

A TAP voa sem escalas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Campinas e Porto Alegre. Todas as outras européias levam à cidade com apenas uma conexão.

Vindo do exterior, esqueça o trem. Os trilhos são úteis apenas para viajar por Portugal. A ligação com Madri é lenta e tem apenas uma freqüência noturna. Tampouco há trens que conectem o Algarve à Andaluzia (neste caso, venha de ônibus).

As cias. low-cost que servem Lisboa são a Vueling, a easyJet, a Air Berlin e a GermanWings. A Ryanair opera no Porto. Antes de comprar low-cost, orce incluir Lisboa na sua passagem transatlântica e confira os preços das cias. convencionais.

Na minha opinião, a região entre o Chiado e o iniciozinho da avenida Liberdade é a mais interessante – supercentral para a turistagem e próxima à noite do Bairro Alto.

O máximo aonde eu chegaria –.e se os preços estiverem convidativos – é ao final da avenida, à altura da rótula do Marquês do Pombal. Quem fica por ali está a duas estações de metrô de Restauradores, na entrada do centro (de onde o elevador da Glória leva ao Bairro Alto).

A Baixa é bem localizada e tem hotéis baratos, mas à noite fica vazia e mal-encarada. Os hotéis da região do Parque Eduardo VII ficam um pouco longe pro meu gosto. Se vai alugar apê, procure no Príncipe Real.

Lisboa é excelente base para bate-voltas. De trem, em meia hora você chega a Sintra ou Cascais. De ônibus dá para ir a Óbidos (1h), Évora (1h45), Fátima (1h30), aos mosteiros da Batalha (2h) e de Alcobaça (2h).

Portugal é perfeito para percorrer de carro. Alugue nos últimos dias da estada em Lisboa, faça os bate-voltas, e depois continue para o norte (Coimbra, Hotel do Bussaco, Aveiro antes do Porto) ou para o sul (onde se destaca o Alentejo – Évora, Marvão, Monsaraz).

Do norte você pode emendar à Espanha (La Coruña, Santiago de Compostela). A Madri ou Barcelona, vá de avião. A Sevilha, vá de trem a partir de Madri ou de ônibus via Algarve (Albufeira, Portimão ou Faro).

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Lisboa por Ricardo Freire









3.113 comentários para “Lisboa”

  1. Oi, Bóia!
    Como estamos indo pra Portugal, meus sogros, que são portugueses, querem porque querem que a gente traga azeite de lá. Dizem que são muito melhores e sentem falta. Mas será que é ´possível trazer? Alguém já trouxe?
    Obrigada,
    Bárbara.

    1. Olá, Bárbara! É permitido trazer azeite, sim. Você vai precisar pôr na mala e despachar.

  2. Boa noite!
    Obrigada, Bóia. Ai de nós se não fosse você. rsrsrs
    BJ.
    Bárbara.

  3. Desculpe-me mas, lembrei-me de uma outra coisa: alugaremos um carro em Lisboa para 14 dias e minha dúvida é: é mais negócio alugá-lo já daqui ou tanto faz?
    Bjão.
    Bárbara.

    1. Olá, Bárbara! Alugue daqui. Na hora pode não haver carros ou você pode ter que pagar tarifa cheia.

  4. olá Boia,

    Onde posso ir neste momento em Abril de Lisboa para um país mais quente que Lisboa, e que seja razoavelmente perto em voo direto para não estar muitas horas no avião. Tenho duas meninas de 7 e 11 anos.

    Bj
    manu

    1. Olá, Manu! Pense no Marrocos.

  5. olá boa tarde, estou indo para Portugal com a minha namorada
    vou passear e ver alguns familiares…tenho passaporte europeu minha namorada não tem…ela deve entrar comigo na fila de europeu??? ou na fila de não cidadão europeu?

    obrigado!!

    1. Olá, Bruno! Não, ela não vai poder passar junto com você, especialmente se você for entrar com o passaporte europeu. Se você fosse entrar com o passaporte brasileiro, ficaria a critério do fiscal deixar ou não vocês passarem juntos, uma vez que não são casados.

  6. Olá Bóia. Gostaria de dicas para 4 dias em Lisboa – viajaremos em lua de mel entre 14-18 de abril

    1. Olá, Andre! Monte o seu roteiro usando as dicas da nossa página-guia, acima.

      Se for visitar pontos turísticos, é vantagem fazer um Lisboa Card: http://www.viajenaviagem.com/2012/06/lisboa-card-viva-viagem-e-7-colinas/

  7. Olá!! Vou de lua de mel com meu noivo em agosto para Portugal. Ficaremos 9 noites. Qual rota vc indicaria??

  8. Olá Bóia. Você sabe informar se nós brasileiros temos direito (em Portugal, Espanha e França) aos descontos para menor de 18 anos e para terceira idade, quando concedidos em passagens de ônibus, trem e entrada de atrações?

    1. Olá, Ieda! Varia caso a caso. Às vezes os descontos são concedidos apenas para cidadãos da União Européia. Os sites das atrações e serviços costumam informar.

  9. Olá Bóia! Eu vou sair de Madrid de carro para Lisboa, Portugal. Alguma recomendação de quebra de viagem, para não fazer tudo num “tiro” só? Alguma recomendação de parada no meio do caminho, em alguma cidadezinha pitoresca, não muito cara, com boa gastronomia e romântica? Creio que uma noite nesse meio de caminho é o que queremos, podemos gastar. Estarei celebrando 10 anos de casado.

    Muito obrigado desde já! Forte abraço!!!!

    1. Olá, Cicero! É melhor ir de Madri a Lisboa de avião, e alugar um carro em Lisboa para fazer passeios lá.

      1. Bóia, obrigado! Mas já alugamos um carro em Madrid e queremos ir com o tal carro até Lisboa. Vi no site que seria uma boa parar em Salamanca, confere? Alguma dica especial dessa (ou de outra) cidade?

        Obrigado pela resposta ultra-rápida!!!

        1. Olá, Cicero! De carro o melhor fazer um pit stop em Ávila a caminho de Salamanca (duas noites), então Coimbra (duas noites: um dia para a cidade, outro para visitar Tomar ou Piódão), então um dia de trajeto entre Fátima, Batalha e Óbidos antes de chegar a Lisboa. Em Lisboa, deixe o carro na garagem; na cidade, será um estorvo.

  10. Ola Bóia.

    Estou chegando em Lisboa no dia 18/04/14 e no mesmo dia quero para a cidade do Porto de trem (combio) Preciso comprar o passe antes ou posso comprar na hora do embarque.

    Obrigado. Tuas dicas são muito legais.

    Docila

    1. Olá, Docila! Compre com antecedência em http://www.cp.pt para conseguir alguma tarifa descontada. O ideal seria ter comprado há mais tempo.

  11. Olá,
    Viajarei para Portugal em maio e tenho uma dúvida: para fazer passeios “bate-volta” a partir de Lisboa, como Évora (1 dia) e Sintra/Cascais (1 dia), é melhor alugar carro ou é fácil ir de trem e me deslocar nessas cidades a pé mesmo? E a partir do Porto, é possível em 1 dia conhecer o básico de Coimbra e Aveiro de trem?
    Agradeço desde já.
    Helena

    1. Olá, Helena!

      De carro fica mais fácil fazer Sintra e Cascais na mesma viagem; sem carro, faça Sintra num dia (trem até a cidade, depois o ônibus circular) e Cascais no outro (de trem). Há um ônibus entre Sintra e Cascais, que você pode usar se restringir seu tempo em Sintra.

      A Évora, vá de ônibus; a rodoviária fica mais perto do centro histórico.

      Tanto Aveiro quanto Coimbra podem ser visitadas de trem a partir do Porto — mas uma por dia.

      1. Bóia, muito obrigada pelo retorno! Aproveitando, queria fazer só mais uma perguntinha: também penso em ir de Porto a Guimarães, durante 1 dia (bate-volta mesmo). A melhor opção nesse caso é o trem? É fácil conhecer a cidade de Guimarães sem estar com carro?
        Helena

        1. Olá, Helena! É tranqüilíssimo ir de trem!

  12. Olá.

    Pretendo fazer um viajão por Portugal, alugando um carro em Lisboa e rumando para o norte, fazendo um círculo no país, sem repetir nenhum trajeto. Simulei no google maps e seria algo menos de 2.000km. Disponho de 24 dias para isso, contudo dedicaria uns 4 dias iniciais para Lisboa (sem o carro, claro, seguindo seus conselhos) e envolveria pernoites em 10 cidades.

    Início de novembro é um bom mês para isso? Corro o risco de pegar neve? Cotei o aluguel no buscados do VnV e um carro básico sai a R$ 24,00 a diária! É só isso mesmo, sem nenhuma pegadinha (não com relação ao aluguel e ao que está incluso, mas um combustível caro, pedágios absurdos, exigências mil e uma…)? Este Brasil é uma piada mesmo…

    1. Olá, Pedro! Novembro é um mês fraco para turismo (inverno chegando, dias mais curtos, tempo um pouco cinzento) e as locadoras então desovam o que sabem que não vão alugar por meio desses consolidadores como a Rentalcars. A pegadinha é que o seguro incluído tem uma franquia alta (se acontecer alguma coisa, o que você vai ter que desembolsar pode doer) e algumas partes do carro não estão protegidas. Sugerimos comprar a franquia adicional, que não custa caro e tira essa dor de cabeça.

  13. Olá, viajar de ônibus em Portugal e Espanha e confortável como o trem. O que e melhor?

    1. Olá, Milagres! Em Portugal, algumas (poucas) rodoviárias (Fátima, Évora) estão mais perto do centro das cidades do que as estações ferroviárias. Entre Lisboa e Sevilha não há trem, apenas ônibus. Nos outros percursos, prefira trem.

  14. Olá,
    Pretendo viajar a Portugal de carro, visitando varias cidades ao longo de 15 dias, pretendendo chegar a Santiago e depois Serra da Estrela, e tenho algumas dúvidas.
    1. como comprovar na imigração a estadia em hotel se para uma viagem de carro deste tipo a escolha do hotel é feita na estrada durante o passeio?
    2. qual seria uma comprovação prática de meios financeiros, além de dinheiro cash? Por exemplo tenho cartão de crédito internacional, como comprovar então, se solicitado, o limite do cartão, que documento levar para isso?
    Grato a todos pela ajuda.
    Abraços
    Ronaldo Louzada

    1. Olá, Ronaldo! A gente desaconselha viajar sem reservas feitas. Além de a imigração poder exigir os comprovantes de reserva, você perde tempo de viagem procurando onde ficar, e corre o risco de pagar mais caro e se hospedar em hotéis piores.

      O Silvio, leitor do Viaje na Viagem, fez uma viagem planejadinha de 30 dias por Portugal e deixou dicas de hospedagem (e muitas outras) aqui: http://www.viajenaviagem.com/2014/03/portugal-carro-algarve-alentejo-serra-estrela-dicas/

  15. Olá,

    Vou para Portugal em maio, chego dia 20 e volto dia 26 à tarde. Você acha que vale a pena ficar de 20 a 22 no Porto e de 22 a 26 em Lisboa? Ou é melhor ficar somente em Lisboa?

    Outra dúvida: ficando no Porto, pensei em alugar um carro para descer até Lisboa, mas não tenho cartão de crédito internacional. Vi que muitas locadoras pedem como ’segurança’. É possível alugar um carro mesmo sem o cartão?

    Obrigado!

    1. Olá, Julio! É bastante complicado alugar carro sem cartão internacional. Recomendamos que faça um, dá tempo. O que não dá tempo é de explorar Portugal de carro em tão pouco tempo.

  16. Oi! Estou planejando em alugar um apto com 03 amigas para passar uns 5 dias em Lisboa no final deste ano. Vc pode me sugerir alguns bairros bons para escolhermos?
    Abs,
    Marilia

    1. Olá, Marilia! Use as dicas da seção “Onde ficar” desta mesma página!

  17. Olá!
    Nossa, obrigada por nos ajudar tanto com nossos roteiros! :)
    Posso tirar mais uma dúvida contigo? A passagem de ônibus para Évora pode ser comprada na hora, logo cedo, para fazer um “bate-volta” a partir de Lisboa? Ou é melhor comprar com antecedência? Se for melhor comprar antes, em que site posso adquirir o bilhete?

    E as passagens de trem de Porto para Aveiro, Coimbra e Guimarães, é melhor comprar com antecedência para fazer um bate-volta? Para Aveiro e Guinarães é possível ir de metrô? Vi que eles possuem linhas próprias. É isso mesmo?
    Obrigada!!
    Tatiana

    1. Olá, Tatiana!

      Compre ônibus para Évora em http://www.rede-expressos.pt/ .

      A Aveiro, Coimbra e Guimarães, compre passagens de trem em http://www.cp.pt .

  18. Amigos, em função de uma conexão teremos um curto tempo em Lisboa e gostaríamos de dicas do que fazer/ conhecer. A proposta não é ir a museus e afins, mas vivenciar um pouco um local similar ao que Lapa e Santa Tereza são no Rio de Janeiro.

    Nosso voo chega às 12:20 h de um dia e sai às 6:50 h do outro. Acredito que teremos, de horas úteis, das 16 h até uma 22 h. Faz sentido?
    Outro ponto, existe hotel no próprio aeroporto ou próximo a ele?

    Muito obrigado!
    Arnaldo

    1. Olá, Arnaldo! Não há hotel no aeroporto. O mais próximo é o Radisson Blu.

      Passeie por Chiado e Bairro Alto. Escolha um miradouro. À noite, vá ao Bairro Alto ou ao Cais do Sodré.

      http://www.viajenaviagem.com/2011/08/5-mirantes-perdao-miradouros-em-lisboa/

  19. Olá Boia.
    Vou viajar para Portugal dia 4 de maio de 2014 e volto dia 28 do mesmo mês.
    Vou eu e minha esposa.
    Tenho parentes em Lisboa no bairro de Rio de Mouro.
    Pretendo alugar um carro e ir para o norte.
    Minha duvida é alugar o carro já no aeroporto ou dias depois quando vijarei dia 8 para o norte.
    Obrigado.

    1. Olá, Alberto! Pergunte para seus parentes se vale a pena estar de carro no bairro deles. Se o transporte ao centro de LIsboa for bom, vale a pena deixar para alugar o carro só para sair da cidade. Um carro nas zonas centrais de cidades grandes, na Europa, atrapalha muito mais do que ajuda.

      1. Vou dia 12/5 para o Algarve com reservas em hotel em Albufeira.
        Ficaremos até o dia 15/5 quando retornaremos a Lisboa.
        Esses quatro dias são suficientes para conhecer as partes principais do Algarve?

        1. Olá, Alberto! Leia sobre o Algarve neste post (e nos comentários):
          http://www.viajenaviagem.com/2013/08/portugal-as-praias-do-algarve/

  20. Também gostaria de saber,se puder me ajudar,quanto em média gasto por dia em alimentação entre almoço e jantar,para eu e minha esposa,no caso de uma alimentação simples.

1 ... 26 27 28

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!