Lisboa

Miradouro de São Pedro de Alcântara, Bairro AltoMuito gira | Ricardo Freire

Linda, inteiramente restaurada e civilizada como nunca, a cidade não deixa dúvida de que Portugal voltou a fazer parte da Europa. Tudo o que há 25 anos podia parecer pobreza ou subdesenvolvimento hoje é puro charme e personalidade.

Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode ver Lisboa como quem vê Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália. (E os preços também são de Leste Europeu.)

Suba em todos os miradouros, vá aos novos museus de Belém (a Coleção Berardo e o Museu do Oriente), caia na noite do Bairro Alto, atravesse o Tejo para ver o skyline de Lisboa da outra margem, dê um pulinho no Oceanário, passe um dia nas alturas em Sintra – e coma muitos pastéis de nata por mim, se faz favor.


Quando ir Como chegar Onde ficar? Daqui pra onde?
lisboa-oceanario lisboa-augusta lisboa-pds lisboa-sintra
Não há época desaconselhável para ir a Lisboa.

Seus invernos são amenos em comparação ao norte da Europa (pense em temperaturas mínimas de 8 graus) – e menos chuvosos do que no norte de Portugal.

Julho e agosto são muito quentes (com máximas em torno de 30 graus), mas nada que você nunca tenha vivido num verão brasileiro. A vantagem é que quase não chove.

O clima ideal para turistagem é o no fim da primavera (maio/junho) e no começo do outono (setembro/outubro), quando os termômetros dificilmente marcam abaixo de 15 graus, e as chuvas não chegam a atrapalhar.

A TAP voa sem escalas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Campinas e Porto Alegre. Todas as outras européias levam à cidade com apenas uma conexão.

Vindo do exterior, esqueça o trem. Os trilhos são úteis apenas para viajar por Portugal. A ligação com Madri é lenta e tem apenas uma freqüência noturna. Tampouco há trens que conectem o Algarve à Andaluzia (neste caso, venha de ônibus).

As cias. low-cost que servem Lisboa são a Vueling, a easyJet, a Air Berlin e a GermanWings. A Ryanair opera no Porto. Antes de comprar low-cost, orce incluir Lisboa na sua passagem transatlântica e confira os preços das cias. convencionais.

Na minha opinião, a região entre o Chiado e o iniciozinho da avenida Liberdade é a mais interessante – supercentral para a turistagem e próxima à noite do Bairro Alto.

O máximo aonde eu chegaria –.e se os preços estiverem convidativos – é ao final da avenida, à altura da rótula do Marquês do Pombal. Quem fica por ali está a duas estações de metrô de Restauradores, na entrada do centro (de onde o elevador da Glória leva ao Bairro Alto).

A Baixa é bem localizada e tem hotéis baratos, mas à noite fica vazia e mal-encarada. Os hotéis da região do Parque Eduardo VII ficam um pouco longe pro meu gosto. Se vai alugar apê, procure no Príncipe Real.

Lisboa é excelente base para bate-voltas. De trem, em meia hora você chega a Sintra ou Cascais. De ônibus dá para ir a Óbidos (1h), Évora (1h45), Fátima (1h30), aos mosteiros da Batalha (2h) e de Alcobaça (2h).

Portugal é perfeito para percorrer de carro. Alugue nos últimos dias da estada em Lisboa, faça os bate-voltas, e depois continue para o norte (Coimbra, Hotel do Bussaco, Aveiro antes do Porto) ou para o sul (onde se destaca o Alentejo – Évora, Marvão, Monsaraz).

Do norte você pode emendar à Espanha (La Coruña, Santiago de Compostela). A Madri ou Barcelona, vá de avião. A Sevilha, vá de trem a partir de Madri ou de ônibus via Algarve (Albufeira, Portimão ou Faro).

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Lisboa por Ricardo Freire









3.223 comentários para “Lisboa”

  1. Boa tarde,

    estou indo pra Lisboa pra ficar apenas 2 noites, gostaria de saber se perto de onde vc indica (à altura da rótula do Marquês do Pombal) se existem bons albergues, e se voce poderia me indicar, caso conheça algum.

    Obrigada

    1. Olá, Tereza! Para pesquisar albergues em Lisboa, recomendamos o Hostelworld: http://www.hostelworld.com/

  2. Olá Bóia, quero passar 7 dias em Portugual. Mas não tenho ideia da quantidade de euros que irei gastar com comida e turismo. Qual seria a quantidade +/- a levar?
    Obrigada.Beijos

    1. Olá, Janaína!

      Veja como estimar gastos de viagem:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

  3. Ricardo, boa tarde.
    Eu, meu marido e meu filho (16 anos) iremos para Portugal/Espanha, chegando em Lisboa dia 7 de julho e retornando por Madri dia 18 de julho. Gostaria de opção de hotel em Lisboa, Évora, Coimbra, Porto e Madri.Ficaremos mais tempo em Portugal, onde a ideia é alugar um carro e conhecer Évora, Cascais, Sintra, Coimbra e Porto. Em Porto entregaremos o carro e seguiremos para Madri. Qual a melhor forma de transporte de Porto para Madri? Gostaria de algumas dicas de passeios pelas cidades citadas.
    Grata pela atenção.
    Aguardo retorno.
    Excelente dia!
    Elaine.

    1. Olá, Elaine! Quem responde é A Bóia.

      Do Porto a Madri vai-se de avião.

      11 dias para 7 cidades é loucura.

      Leia sobre as cidades a partir do nosso índice da Europa: http://www.viajenaviagem.com/europa-a-z

      Leia também:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

  4. Boa noite,

    Estamos indo dia 03/01/2015 para ficar 10 dias em Lisboa, Hotel Ibis e 7 dias no Porto, também Hotel Ibis.
    Vamos conhecer cidades da região com calma e paciência.
    Acha que os dias e os hotéis, são válidos.

    Grato
    Seu fã Carlos

  5. Olá Ricardo!!
    Pretendo ir a Portugal em janeiro e fazer Lisboa-Porto conforme as informações aqui colhidas.

    De Portugal iria para Istambul

    Minha dúvida é quanto ao vo Portugal Istambul.
    Como finalizo a visita a Portugal no Porto, o lógico seria voar Porto Istambul.

    Pergunta: achando uma tarifa melhor partindo para Istambul por Lisboa, valeria a pena retornar a Lisboa para este embarque? Somos 2 adultos e 1 criança
    obrigada!

    1. Olá, Eleonora! Não há vôos diretos Porto-Istambul. Há vôos diretos Lisboa-Istambul. Você pode voar do Brasil para o Porto e iniciar sua viagem lá.

  6. Ricardo, bom dia. Vou em setembro a Lisboa, Madri, Sevilha, Córdoba, Granada e Barcelona. 3 dias em Lisboa, 4 em Madri, 2 em Sevilha, 1 em Córdoba, 1 em Granada e 3 em Barcelona. Já fiz um roteiro. Acha que dá pra vê o essencial? Granada é para ver O Alhambra, mas fica longe de Sevilha e tem de voltar no mesmo dia.Dá para dispensar Granada conhecendo a mesquita de Córdoba?
    Obrigado,
    João camilo

    1. Olá, João Camilo!

      Quem responde é A Bóia.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/02/andaluzia-roteiro-7-dias/

  7. Olá! Boa tarde!
    Eu e meu marido vamos em agosto para a SUIÇA (EVENTO MOTOCICLÍSTICO – 3 dias) e depois entramos num pacote turístico de 8 dias para a SUIÇA e Austria e depois vamos por nosa conta para Lisboa e Porto.
    Em Lisboa já temos hospedagem , mas gostaríamos de algumas dicas sobre passeios equalquer coisa que seja importante para o turista.
    No Porto ainda estamos procurando hotel, IMPORTANTE, não priorizamos luxo, mto pelo contrário, só precisamos de um lugar bem localizado, com banheiro, e limpo.
    Temos parentes em MAIA e tb vamos visitar uns amigos em Pórvoa de Varzim e até pensamos em ficar mais próximos desses 2 lugares(parece que é região de praia) e irmos ao Porto a passeio.
    OBS.: Nosso interesse é mais voltado para natureza, conhecer pessoas e não mto para igrejas e museus.
    Se puderem ajudar, somos gratos

    1. Olá, Regina!

      Nossos últimos posts sobre Lisboa:

      http://www.viajenaviagem.com/category/lisboa

      Nossos posts sobre o Porto:

      http://www.viajenaviagem.com/category/porto

  8. Qual a melhor maneira de ir de Lisboa para Sevilha, de Sevilha para Cordoba e de Cordoba para Marid
    Quantos dias sao suficientes para Sevilha e Cordoba
    Obrigado

  9. Olá, Ricardo! Tudo bem?

    Irei a Portugal para um estágio de pesquisa (de 30 a 60 dias) na Universidade Nova de Lisboa. Acho que será difícil alugar um imóvel nesse curto período de tempo. Você teria alguma dica sobre hospedagem, para esse caso específico, em Lisboa?
    Ah! E mais uma pergunta: quais os melhores meios de transportes para ir a Paris ou a Atenas saindo da capital portuguesa?
    Desde já, obrigada! E parabéns pelo site!
    Ana.

    1. Olá, Ana Paula! Aqui quem responde é A Bóia! Você pode alugar um quarto ou um apartamento de temporada:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/03/como-alugar-apartamentos-de-temporada-no-exterior-parte-1/
      http://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
      É possível que você consiga dicas de alojamento mais barato através da própria universidade.

      A Paris ou a Atenas, vá de avião.

      1. Valeu, Ricardo! Muito obrigada!!!

  10. Há cerca de 30 anos atrás conheci Lisboa.Amigos estavam ali morando e me animei a fazer minha primeira viagem à Europa. Lisboa não me agradou.No entanto,este incômodo sentido à época, sem justificativa, não me saía da cabeça. Anos e viagens transcontinentais depois, decidi que tinha que resolver esta minha questão. Responsabilizava um certo rancor de ex colonizado à rejeição à Lisboa. Pois bem. No ano passado, final de setembro, resolvi me instalar por 1 semana inteira em Lisboa, planejando alguns bate e volta.Logo que cheguei, uma falta de vontade foi se apossando de mim.Desisti dos bate e volta e comecei a sentir saudade de casa… Bonita cidade, sim. Mas não sei…falta, falta…? Deprimida não fiquei, mas melancólica, talvez seja a palavra.Minha chegada a Berlim foi como um nascer do sol após longo e tenebroso inverno. Ao voltar ao Brasil, comentei com meu marido esta experiência. Ele me disse: pois quando estive em Lisboa, senti a mesma coisa…

  11. Boa tarde! Consegui estender uma viagem de trabalho que farei com meu pai. Iremos ter o sábado, domingo e segunda em Lisboa e arredores. Ambos já viajamos da espanha para o leste, porém nunca em Portugal. O que nos indicaria? Ps: adoramos vinho. Obrigado!

    1. Caro André, 3 dias não é muito tempo para conhecer Lisboa e arredores… mas se gosta de vinho deixo aqui 3 dicas – Para comprar: GN Cellar; Para beber e petiscar: Garrafeira Alfaia; Para visitar: Vinícola da Cartuxa em Évora ou Esporão em Monsaraz. Boa viagem :)

    2. Olá, André! Não é muito tempo. Fique por Lisboa. Você pode dar um pulo em alguma das cidades que estão na seção “Daqui pra onde?”.

  12. Oi Bóia.

    Estou indo para Portugal dia 04 de Julho e fico até 29 de julho.

    Gostaria de saber quais prais mais bonitas eu posso visitar.

    1. Olá Laís, dá uma olhada nesta reportagem onde uma praia poruguesa foi eleita a mais bonita do mundo. Independente de eleições , que são subjetivas, o Algarve tem praias belíssimas, com o a Praia do camilo, por exemplo. Outro local de praias bonitas é a costa alentejana. Boa viagem : http://p3.publico.pt/vicios/em-transito/11725/algarve-lagos-tem-praia-mais-bonita-do-mundo

  13. Boa noite Ricardo,

    Li que a área onde fica o Hotel Mundial fica meio esquisita à noite.
    Reservei para agosto e irei com o meu namorado, acha aconselhável trocarmos?
    Tem alguma dica de outro hotel ou lugar melhor para ficarmos?
    Muito obrigada

    1. Olá, Ana! Se ficar nesta região não está te deixando confiante, procure um outro hotel em uma região mais tranquila. Veja a seção “Onde Ficar” no post acima para saber onde o Ricardo Freire indica ficar.

      Para hotéis em Lisboa, pesquise o Booking.

    2. Ane,
      Já fiquei no Hotel Mundial, seguindo muitas dicas do pessoal daqui. Gostei muito, pois fica perto de tudo. À noite costumava sair a pé, para jantar numa boa, sem problemas. Se estiver insegura, tem ponto de táxi na porta e que não é caro. Ano que vem volto a Lisboa, e ficarei lá novamente. Insegurança a gente tem é aqui no Brasil… Abraços.

  14. Olá, Bóia!
    Que hotel pode indicar-me para que eu tenha acesso fácil ao aeroporto de Lisboa?
    Obrigado pela informação entre outras muito úteis que tenho obtido no seu site.
    Marcus

    1. Olá, Marcus! Pesquise hotéis próximos ao aeroporto de Lisboa no Booking.

  15. Olá Bóia,

    muito obrigada pela pronta resposta.

    Acho que ficarei no Bairro Alto, então :)

  16. E aí pessoal . Quem tiver vindo pra Portugal e precisar de passeios com um toque Brasileiro , me contacte …Sou Luso-Brasileiro .
    http://www.tours.com.pt

    Abraços
    P:S; esse Blogue é demais .

    Hugo

  17. Boa Tarde,

    Gostaría de dicas de locadoras de veículos, para 16 dias.
    Prefiro retirar e devolver no Aeroporto de Lisboa, de 05 a 21/01/2015.
    Aguardo as dicas..

    Grato

    Carlos

    1. Olá, Carlos! O nosso parceiro Rentalcars faz cotações entre diversas locadoras: http://www.viajenaviagem.com/2013/12/rentalcars-com-como-funciona/

  18. Gostaria de sugestão de onde ir e onde se hospedar nas praias do sul de Portugal

  19. Alguem tem dicas de empresas de turismo que facam a viagem bate-volta Lisboa a Fatima?
    Estou buscando um tour com guia para os meus pais.

    Obg!

    1. Olá, Juliana! Veja no site da Viator algumas opções de passeios a Fátima, com guia: http://www.viator.com/search/F%C3%A1tima

  20. Olá Ricardo e Bóis,
    Eu e meus pais estamos planejando viajar esse mês (eu sei, meio corrido) e ficar uns 15 dias na Europa. Como primeira viajem vocês aconselhariam melhor Italia, Espanha ou Portugal? Eles estão bem decididos em ir para Lisboa, mas eu me pergunto se é a melhor opção já que pretendemos ficar pela região mesmo e até hospedados em apenas um hotel.

    Obrigada :)

    1. Olá, Jessica! Aqui quem responde é A Bóia! Realmente está muito em cima. Com 15 dias, vocês podem dividir os dias entre Portugal e Espanha ou ficar 2 semanas curtindo a Itália por exemplo. Mas não podemos decidir pelos leitores. Escolha o seu destino e assim poderemos ajudar com dicas de roteiros. :)

  21. Gostaria de saber se e possível ir de Lisboa a Pedrogao Grande passando por Fatima e talvez alcobaca emum dia. Estarei de carro e posso sair bem cedo. Ser
    Tarei em Lisboa no princípio de julho. Obrgada

    1. Olá, Fatima! Simule itinerários em http://maps.google.com .

  22. Olá! Alguém sabe informar se dia 15/08 ainda é feriado nacional em Portugal? Há alguma festa típica em Lisboa? :)
    Muito obrigado!!!!

    1. Olá, Luquésio! Continua feriado, é assunção de Nossa Senhora. Não consigo achar festas na internet. Informe-se ao chegar, vai ser bastante fácil descobrir.

      1. Muito obrigado! <3

  23. OLÁ A BÓIA! Vc acha que vale a pena um bate-volta Lisboa-Évora no mesmo dia? Vale mais a pena ir de trem ou ônibus(comboio)?
    Obrigado, Marcelo

    1. Olá, Marcelo! Vale a pena, sim! Vá de ônibus.

  24. Boa noite!
    Chegamos em Lisboa no dia 24/12/2014 e vamos direto para o Porto. Será que alguém tem uma indicação de transfer de Lisboa para o Porto?

    1. Olá, Aglaia! Você pode combinar um trânsfer com o seu hotel, será de confiança. Note que são 3 horas de viagem, não sairá propriamente barato.

      Como alternativa, você pode pegar o trem na estação Oriente. Compre em http://www.cp.pt com 3 meses de antecedência.

1 ... 27 28 29

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!