Fotoblog: um dia em Xcaret

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Xcaret

Cancún não é um destino natural; é um destino "fabricado". Goste-se ou não do lugar, uma coisa é inegável: é muito bem-feito. Cancún não é só o paredão de hotéis em frente ao mar azul-calcinha do Caribe. Nem se vale apenas das atividades náuticas que a situação proporciona. Juntando a infra e o mar às ruínas maias próximas (Chichen-Itzá e Tulum), e já haveria atrações suficientes para oferecer aos três milhões de turistas que vêm aqui todo ano (ou vinham até a crise estourar).

Flutuação no rio

Mas Cancún tem mais uma cenoura turística: uma coleção de ecoparques temáticos ao sul da cidade.

O maior deles é Xcaret, a 70 km da zona hoteleira. Das outras vezes que vim eu nunca tive tempo (tradução: sempre morri de preguiça) de ir. Felizmente calhou do parque estar no programa da nossa excursão de blogueiros, e eu finalmente pude visitar o parque, e ainda por cima em ótima companhia.

Flutuação no rio

O conceito é bastante interessante: ecoturismo com uma pegada Disney. É como um Beach Park instalado em Bonito, com toques de Epcot Center. Dá para ver bichos (pumas, jaguares, peixes-bois, antas, peixes e corais num aquário), fazer flutuação num rio que passa por cavernas, mergulhar com golfinhos, mergulhar com tubarões ou simplesmente ir à praia. Nunca se sabe o que é verdadeiro ou o que é fake; certamente aproveitaram as incríveis condições naturais do terreno, mas aqui e ali deve ter rolado uma engenhariazinha. (Uma coisa é certa: no Brasil o Ibama jamais daria licença para um parque assim.

Peixe-boi

Almoço no restaurante mexicano
Voladores de Papantla
Voladores de Papantla
Voladores de Papantla
Uma das prainhas
A outra prainha

Há pequenos shows de folclore esparsos durante o dia -- e à noite, um mega-espetáculo de duas horas e meia, com 260 figurantes, com encenações da vida na época dos maias e aztecas (incluindo um jogo de pelota) e números de música e dança de diversos estados (muito, muito bons).

A caminho do show
Estado de Veracruz
México pré-columbiano

É bem fácil de chegar de carro (a rodovia da Riviera Maia é um retão com dupla pista). O jeito mais comum de ir é comprando o pacote ingresso + transporte.

136 comentários

Renata
RenataPermalinkResponder

Pretendo ir a Cancun na segunda quinzena de outubro.É grande o risco de pegar furacões nessa época ? Sobre dinheiro, o que v.recomenda que se faça:levar dolar em dinheiro; levar dolar em cartão pre-pago;ou só levar o usual cartão de credito?

Phillipe Lontra

Ola Ricardo ou Boia, gostaria de tirar uma duvida com vocês! Estou com o meu casamento marcado para o dia 29 de setembro deste ano e minha lua de mel para o dia 08 de outubro. Acontece que ontem descobri que estou com uma Hérnia inguinal e vou ter que operar na quinta feira dia 06 de setembro. O medico me disse que a recuperação para que eu possa começar a andar demora em torno de uns 15 dias, para o casamento vou conseguir ir sem problema, porem para a Lua de Mel ele disse que eu poderia ir mas com restrições pois ainda não vou poder correr e fazer muito esforço. Aí que entra a minha pergunta, gostaria de uma opinião em relação ao que eu faço! Vale a pena cancelar a minha lua de mel e viajar apenas quando eu estiver melhor? Ou pelo que vocês conhecem de Cancun eu teria muita coisa para fazer e o fato de não poder correr e fazer movimentos bruscos não prejudicaria a minha viagem! Pois caminhar eu poderei sem problemas!! E realmente cancelar a lua de mel seria um problema grande devido as minhas ferias no trabalho, porem caso não valha a pena eu irei cancelar a viagem! Desculpa pela mensagem extensa.
Desde já agradeço.
Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Phillipe! Veja se o seu hotel está em uma praia bacana, calma, para você poder aproveitar. Os passeios principais envolvem trajetos de barco ou carro/ônibus. Dê uma olhadinha aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Phillipe Lontra

Então Boia, vou ficar em Cancun no HOTEL GRAN CARIBE REAL, e em Playa del Carmem vou ficar no HOTEL GRAND SUNSET PRINCESS, 4 dias em cada hotel. Para andar de barco e carro não terei restrição, não vou poder andar de Jet ski fazer movimentos bruscos. Mas ate pelo que eu ja venho lendo no site a mais de 1 ano...o que mais tem em Cancun e Playa é atividade, acredito que eu consiga me organizar para aproveitar!!!

Susana
SusanaPermalinkResponder

Olá.
Eu e o meu marido vamos para Gran Bahi Príncipe em Tulum agora dia 8 e gostavamos de saber que locais não podemos perder e onde podemos fazer comprinhas (artesato por exemplo) baratinho.

Obrigada e parabéns pelo blog! smile

Blogueiros em Cancún - Uma Malla Pelo Mundo

[...] – Fotoblog: um dia em Xcaret [...]

Junior Achiles

Se tiver q escolher 2
Xel - ha ? Xcaret ou Xplor ? Vou de... ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junior! Escolha entre Xel ha e Xcaret. Xplor é uma proposta diferente.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Oi Ricardo, estou indo para Cancun em Janeiro eestou com algumas duvidas. Fui ha 14 anos e agora vou com meu marido e meus filhos de 10 e 12 anos. Tenho duvidas se vou aos 2 parque xel-ha e xecaret ou fico na praia de playa del Carmem ou akumal que não conheço. Meu roteiro:
dia 19- chego as 11: e fico no hotel Fiesta Americana Grand Coral para curtir e a noite vou ao Los Pericos.
20- Isla mujeres(passeio de barco para snorkel ou mergulho com golfinhos)
21- Cenote e Chichen-itza
22- Vou para Playa ficar no Aventura Mexicana vou cedo e penso em ir para o Xcaret
23- Tulum e Xel-ha
24- Cozumel
25 -Partir para Disney

O que vc acha;
Obrigada Danielle

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Chichén-Itzá é um passeio para um dia inteiro, você não consegue combinar com nada.

Playa del Carmen ou Akumal estão mais bem localizadas para ir aos parques e cenotes. Isla Mujeres é redundante se você ficar na Riviera Maia ou se for a Cozumel.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Oi Boia, obrigada pelo rapido retorno.Concordo que chichen-itza é passeio para um dia , ainda mais com crianças. Mas ficarei 3 noites em Cacun e 3 noites em Playa. Gostei muito de Isla mujeres e quero levar meus filhos , e náo conheci Cozumel, entáo acho que acabarei indo nos 2. Minha duvida é se vou aos 2 parques Xel-ha e xcaret ou se vou a um so e faço um programa mais natural indo ao Rio secreto, Praia de Akumal e cenote dos ojos. Vc conhece?
Se sim, gostaria de dicas . Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Com poucos dias, você precisará priorizar passeios. X-caret e Xel-ha são parecidos, então escolha um (X-caret é mais perto e produzido, Xel-ha é mais 'natural'). Se vai ao Rio Secreto, não precisará ir num cenote.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Obrigada, valeu a dica

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Bóia,

Saberia dizer qual dos parques, Xcaret ou Xel-ha, é mais apropriado pra ir com uma cruiança de 4 anos? Tenho medo de ir e meu filho não poder curtir a maioria das atrações, pois não sei se existe alguma idade mínima, como em Bonito.

Obrigada

Ivana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Xel-ha é mais parecido com Bonito: é um lugar para fazer snorkel e caminhadas. X-caret tem uma pegada mais Flórida, com muitas atrações e piscinas, incluindo infantis. Os dois têm mergulho com golfinhos, cobrado à parte. Os dois também tem pássaros e bichos.

Orlando Aguiar

Oi pessoal, pesquisei em vários sites e observei q vcs possuem os melhores comentários, preciso de ajuda, estou planejando ir para cancun passar minha lua de mel, e quero que seja tudo perfeito, mas não conheço nada por aquelas bandas, estou querendo ficar no Dreams Cancun. Quero a opinião de vcs qto a este hotel (caso exista outra recomendação melhor eu aceito tb) e também sugestão de passeios. A idéia é aproveitar o máximo q um hotel em cancun tenha a oferecer e sair pelo menos em duas noites para curtir a vida noturna da cidade. Desde já agradeço pela ajuda

Márcia Souza
Márcia SouzaPermalinkResponder

Boa tarde!

Vou pra Cancun em novembro com meu marido e meu filho de 1 aninho. Dá pra fazer o passeio em xcaret??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Dá para ir, sim. Algumas atividades, como o mergulho com golfinhos, só pode ser feito por crianças maiores.

Francisco Callegari

Aí Ricardo, beleza?
Cara, estou com reserva marcada de 24 set a 02out em Playa no The Reef Playacar. Me pareceu ser bom, voce o conhece? E para o passeio até os golfinhos? Quanto custa ? Pode se tirar fotos? Me disseram que é proibido, que só eles tiram fotos e cobram os olhos da cara, é verdade?
Abração.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francesco! Quem responde é A Bóia. Normalmente as fotos com golfinhos são tiradas pelos operadores, e cobradas à parte. Custam caro. Não há obrigação de fazer.

Escolha seu passeio:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/onde-nadar-golfinhos/

Leia mais sobre Playa:
https://www.viajenaviagem.com/category/playa-del-carmen

Pamella
PamellaPermalinkResponder

Ola gostaria de saber se acesso aos parques , xel-ha e xcaret é facil de carro, se vale a pena pegar carro pra não depender dos tranfers com hora marcada.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pamella! O acesso não é complicado. Você pode ir de carro, sim. Veja as distâncias aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá!

Os cenotes ficam dentro dos parques? Ou tem algum outro passeio específico para visitá-los?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Também dá para visitar cenotes fora dos parques, como o Cenote Dos Ojos, que a Erica visitou - https://www.viajenaviagem.com/2010/08/cancun-playa-del-carmen-ou-tulum-todos-por-erica-de-paula/

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

O Cenote Dos Ojos fica perto de Tulum, certo?
Será que existem passeios saindo dos hotéis para lá (Tulum e Dos Ojos)? Porque não queríamos alugar carro...

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Estando em qualquer lugar da Riviera você se encaixará em passeios. Todo hotel tem os contatos.

Neusa Regina
Neusa ReginaPermalinkResponder

gostaria de saber como e a ida a Xcaret de onibus de linhha.Vamos dia 16, Obridada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neusa! Não é preciso. Compre o ingresso com transporte, eles passam no seu hotel, é muito mais jogo. Para pegar o ônibus de linha você terá que ir do seu hotel para a rodoviária, que fica no centro de Cancún, e parar na estrada. Não compensa.

alessandra
alessandraPermalinkResponder

Ola Bóia!!Estou indo para Cancun e gostaria de ir ao Xcaret, só que ao entrar no site, tem várias opções diferentes de ingressos (plus, master, blaster...rs).Vc recomenda a compra da entrada simples e ver na hora atividades extras ou já incluir tudo na compra antecipada? O parque em si já tem atrações suficientes para 1 dia? Obrigada...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! O parque tem uma linda praia onde você pode descansar do ziguezague. O dia termina tarde, com o show. Compre o ingresso que inclua todas as atrações que você quer ver.

Pedro de souza melo

boa noite ! gostaria de recuperar algumas fotos tiradas no xcaret cancun no dia 28 `.11.2014 qual seria o processo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Entre em contato com o parque para verificar: http://www.xcaret.com/

Valéria
ValériaPermalinkResponder

Olá! Quero agradecer pelas ótimas dicas sobre o que se fazer em Cancun! Estivemos lá de 23 de fevereiro a 03 de março de 2015 e fizemos vários passeios com base nas suas informações. Em X-Caret o show de encerramento é um espetáculo que, por si só, vale o passeio (embora todo o resto também seja ótimo!). Mais uma vez, obrigada!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

O show foi a melhor parte do dia! Fomos ao Xcaret, Xplor e Xel-ha e, dos três, o Xplor, pra quem gosta de aventura, foi o melhor!
Se pudesse construir um parque perfeito faria o Xplor com o show do Xcaret!
Mas todos os 03 são fantásticos e uma boa pedida de passeio quando estiver em Cancun!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar