Alerta: cuidado com sua câmera, sua bolsa e suas compras em Buenos Aires

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

denunciablur

Ontem, no post em que em pedia dicas de lojas de fotografia em Miami, falei sobre o meu assalto em Buenos Aires, quando um trombadão arrancou a câmera da minha mão em Palermo Soho (Soler entre Borges e Gurruchaga) e seguiu na garupa de uma moto que estava à sua espera mais adiante.

Pois bem: nada menos do que cinco seis pessoas diferentes relataram casos semelhantes, sofridos ou presenciados por elas. (Isso que o post sequer falava de segurança no título. E era feriado no Brasil, o que diminui bastante a audiência.)

Ao contrário do que acontece no Brasil, não parece haver violência nem ameaça com armas; mas existem quadrilhas que sabem aproveitar nossos momentos de distração. Atualização: o Henrique menciona um arrastão na calle Florida sofrida por um grupo onde estava a sua irmã.

Não é o fim do mundo: apenas temos que atualizar o arquivo Buenos Aires no nosso mapa de preocupações. Temos que tirar Bs. As. da categoria "muito mais seguro que o Brasil" e colocar na categoria "tomar todas as precauções de praxe".

Quais sejam: não usar câmera em lugares não-movimentados; não desgrudar da bolsa em restaurantes e bares; acomodar as sacolas de compras embaixo da mesa, e não ao lado da cadeira.

Se você alugar apartamento, use TODAS as chaves fornecidas pela imobiliária, dando duas voltas na fechadura. Em hotéis, use o cofre para os documentos.

Pela cara de paisagem que fizeram os policiais enquanto eu prestava minha denúncia, não acredito que eles estejam se mexendo para combater isso, não.

Leia mais:

318 comentários

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Estou me preparando para passar 10 dias em BS AS. Ja fui muitas vezes e nunca tive problemas mas sempre amigos de lá, argentinos me avisavam dos perigos. Nao irei mais arriscar minha vida, tenho 73 anos e numa investida me derrubam ao solo e posso me quebrar todo. Lástima mis Hermanos argentino, voy procurar un lugar mais tranquilo.! Lastima mesmo!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Faz muito tempo que ninguém traz relatos ruins para cá. Esse post é de uma época em que nós brasileiros não tínhamos cuidado em Buenos Aires porque achávamos seguro. Agora costumamos nos precaver mais, como no Brasil.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar