Buenos Aires com crianças: a série educativa da Carla Portilho

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jonas na corbeta Uruguay

Todo mundo sabe que eu sou macaco de auditório do estilo da Carla Portilho, do Idas e Vindas. A Carla planeja suas viagens com rigor acadêmico, e depois conta tudo em linguagem de gente. É o melhor de dois universos que eu supunha inconciliáveis mrgreen

Nos últimos meses o blog andou devagar por conta (justificadíssima) da reta final de uma tese de doutorado. Mas ainda assim a doutora Carla produziu uma série espetacular. Transformou sua viagem a Buenos Aires com o sobrinho Jonas numa aula de como combinar interesses de crianças e adultos numa estada portenha.

De utilidade pública para todo mundo que está indo com pimpolhos nas férias de verão:

Leia mais:

40 comentários

Arthur
ArthurPermalinkResponder

De fato, parabéns à Carla e ao Jonas! E tem muito lugar em BA que as crianças certamente vão gostar.

bernardette amaral

Também sou fã da Carla Portilho e do Idas e Vindas, adoro o estilo dela. Essa série é interessantíssima,como sempre ela se superou. Ninguém escreve sobre Buenos Aires como ela.

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

A Carla é uma fonte de inspiração constante quando o assunto é Buenos Aires! A paixão pela cidade transparece no texto, que aliás é excelente e marcado pela aproximação com o leitor. Parece que depois da primeira linha lida nos conhecemos há décadas! É como ler o relato de uma amiga de infância,sem nunca (infelizmente, no meu caso) ter conhecido pessoalmente! Ela não sabe, mas foi a segunda pessoa a me incentivar (pelo exemplo) a ter um blog sobre BsAs. A primeira pessoa? Acho que nem preciso responder smile Parabéns Carla!!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Sério, Marco?!? Puxa, adorei saber... wink

Renata R
Renata RPermalinkResponder

Eu fui com o meu pequeno para Buenos Aires e visitei a maioria dos lugares que a Carla indica e foi OTIMO! Curtimos muito! Tambem alugamos apartamento com a bytargentina. Ah! E tinhamos uma babysitter (minha mae) para ficar com o pequeno a noite e nos pdermos curtir uns jantarzinhos a 2!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Já disse lá no I&V e repito aqui: a série tá maravilhosa! Mas, vindo da Carla, só podia mesmo estar ótima! grin

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Riq,

Por isso que eu adoro passar aqui todo dia!
Um simples café da manhã de uma condômina, vira uma tese de mestrado.
Eu fiquei 20 dias na Itália em setembro, fiz trocentas mil coisas e o máximo que eu consegui fazer foi esse álbum:

http://picasaweb.google.com.br/camargoqueiroz

Ainda por cima coloquei as pastas do fim pro começo. rs

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Já fui 2 vezes para Buenos Aires com meus filhotes. Na primeira vez eles tinham 1 e 5 anos. Agora fui em novembro e eles já estão com 5 e 9 anos. As dicas da Carla foram super preciosas! Embora eu também já conheça bem a cidade, sempre tem uma coisa legal e diferente para descobrir. O que eu acho imperdível para crianças na idade dos meus e até para os um pouco menores é o Museo de los Niños! É fantástico. Meus filhos adoraram. Me guiei muito também por um blog de uma Brasileira que atualmente mora lá e que dá dicas super bacanas. É esse aqui: http://buenosairesparaninos.blogspot.com/
Carla, parabéns! Adoro seu blog e sou uma leitora super assidua!

Vera Lucia
Vera LuciaPermalinkResponder

Diante das fotos e dos fatos percebo que Jonas já é um viajante, puxou a tia. Felicidades para ambos e parabéns.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Puxou mesmo, Vera... wink

Jorge Bernardes

Curti demais a série, mas acho que vai ter mais pelo que conferi ali. É muito bom ler o que a Carla escreve e o Jonas jamais esquecerá dessa viagem com a tia e os avós!

Ernesto, o pato

A Carla esta de parabens.....

Carla
CarlaPermalinkResponder

Riq, estou assim: eekops: Obrigadíssima pela chamada e pelos elogios - amei o "linguagem de gente"... wink

Pessoal, obrigada a todos pelos elogios, pelas visitas e pelo estímulo! Durante a tese, às vezes eu tinha um certo receio que o I&V não sobrevivesse à maratona e ao stress e acabasse caindo em um abandono sem volta... Aí eu chegava lá e lia um comentário, respondia, lia outro, respondia, vinha o Arthur e perguntava sobre a novela peruana e quando eu via já tinha mil idéias pra escrever mais um post... Ainda tenho na manga mais 4 ou 5 dessa série sobre Buenos Aires com crianças - que está ficando riquíssima nos comentários, com várias sugestões interessantes de quem também já foi ou vive em Bs.As. com suas crianças! wink

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Essa série ta mesmo impecável... mesmo pra quem não tem filho ou sobrinho ou outras espécies de crianças!
Indiquei pra uma amiga que estava em duvida se valia a pena levar a filha dela de 6 anos, ela amou e a filha agora fica perguntando quando elas vao voltar.

jb
jbPermalinkResponder

Carla,

Sou mais um a rasgar seda para seus textos. Estão mesmo muito bons.

Estou indo com 2 pré-adolescentes a Buenos Aires daqui a 15 dias e pensei em continuar sua série desbravando as opções para esta faixa etária. Espero que consiga chegar a seus pés... smile

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Embarco dia 8/2 levando a filhota de 5 anos...Seguindo as dicas da Carla, Riq e com AP alugado!! Obrigada

Carla
CarlaPermalinkResponder

Tiago, como vocês mesmos andaram comentando lá no I&V, a série é para crianças de todas as idades - eu, pelo menos, adoro essa coisa de me redescobrir criança o tempo todo... grin

JB, eu vou ficar de olho na sua continuação da série pra quando o Jonas crescer mais um pouco! wink

Eleonora, boa viagem! Tomara que vocês curtam bastante!

Sílvia Soares

Descobri um blog ótimo sobre programação para crianças em Buenos Aires, escrito por uma jornalista brasileira, residente lá, em português. É o http://buenosairesparaninos.blogspot.com

Vicente Frare
Vicente FrarePermalinkResponder

Sílvia,

agora o blog da Fernanda virou livro. Se chama Buenos Aires com crianças - aventurinhas na terra do dulce de leche!

Ana Cláudia Theme

Adorei todas as dicas! Vou em julho com marido e filha de 10 anos, saberiam dizer se ela pode entrar nos shows de tango?
Obrigada desde já!

Ricardo Freire

Acredito que não, mas pergunte ao comprar.

Carla
CarlaPermalinkResponder

No Bar Sur as crianças são bem-vindas, Ana Cláudia. Nos outros eu também acho que não, mas vale perguntar...

Nat
NatPermalinkResponder

Olá! Vocês conhecem alguma loja de brinquedos bacana com preços bons? Se for perto de Palermo, ainda melhor....desde já obrigada!

silvia
silviaPermalinkResponder

Conheço uma chamada "El Mundo del juguete" que tem lojas em:
( tiradas do google )

Av. Cabildo 436 Belgrano/ Te.: 4775-1515
Shoping Abasto. Local 2021 / Te.: 4959-3656
Ayacucho 1425 Recoleta / Te.: 4812-7800
Av. de Mayo 959 / Te: 4345-2200

Já comprei numa outra loja não citada no google , proxima ao shopping Galerias Pacifico, na avenida Cordoba.
Todas as lojas de brinquedos que já visitei na cidade são medianas, nenhuma maravilhosa
Vou até acompanhar aqui outras sugestões pois me interesso tambem pelo assunto

Nelson Breitman

A Giro Didactico (vários endereços) tem brinquedos de encaixar de madeira muito legais para crianças até uns 3 ou 4 anos (minha filha de 3 anos adora). Não me lembro dos preços, mas estes brinquedos de madeira no Brasil costumam ser bem caros.

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Eu não lembro o nome da loja, mas eu e o meu irmão voltamos a ser crianças numa loja de bonequinhos de chumbo próximo ao Sheraton da Av Córdoba. Fica do lado direito da rua de quem segue a Córdoba no sentido 9 de Julho - Florida. Têm exércitos inteiros, de todas as épocas e países, além de modelos de carros, aviões, etc pra vc mesmo montar. Dica certeira pra qualquer menino... seja ele grande ou pequeno.

BethN
BethNPermalinkResponder

Fui em julho c a minha filha de 10 anos no Rojo Tango sem problemas. Ela pagou meia e adorou o show.

Elaine Rego
Elaine RegoPermalinkResponder

Eu e maridão fazemos coleção de carros ( miniatura de ferro) e compramos sempre na Corrientes, uma loja chamada Tio Mario.

Em abril desse ano não tinha muitas opções pra bebês (uma amiga tá gravida) mas de resto tava bem sortido. Os preços estavam melhores que os da loja “El Mundo del juguete” do shopping Abasto.

Espero ajudar.

Beijos

Nat
NatPermalinkResponder

Obrigada pelas respostas, pessoal! Tenho dois meninos, um de 3 e um de 1 ano, como sera a primeira vez que viajamos sem eles, preciso abastecer a turminha de presentes para compensar a saudade! Ja anotei as dicas para quando voltbeijos!ar a Bs As com eles.

Jorge Cunha
Jorge CunhaPermalinkResponder

Então... estarei no próximo sábado partindo do Rio para Buenos Aires, com meu filho de 11 anos e ficaremos por lá uma semana na Recoleta. A idéia é fazer os passeios clássicos... Casa Rosada, Delta do Tigre, Obelisco, estádio do Boca, Museu, colônia del Sacramento, outlets, etc... Se alguém tiver dicas, please do!
Pena que não vou poder tomar todas na night Portenha, mas será uma oportunidade boa de curtir o filhão.
Esse site me ajudou muito à montar nossa agenda.
Abr a todos.
Jorge

Vicente Frare
Vicente FrarePermalinkResponder

Tem um livro ótimo, escrito pela jornalista carioca Fernanda Paraguassu, que morou dois anos em Buenos Aires com os filhos e escrevia o blog http://buenosairesparaninos.blogspot.com O nome do livro é Buenos Aires com crianças - aventurinhas na terra do dulce de leche, da editora Pulp.

Flávia Vasconcelos

Olá, Vou pra BA com meu marido e meus filhos de 11 anos( gêmeos). Sabem me dizer se o "Senhor Tango" permite a entrada de crianças?
Abçs e parabéns pelo Blog!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! É mais seguro confirmar diretamente com a casa. Se puder voltar aqui para contar, para deixarmos de referência para os leitores, agradecemos! wink

Veja logo acima que outros tripulantes conseguiram ir com crianças ao Rojo Tango e ao Bar Sur.

Flávia Vasconcelos

Ok. Mandei um e-mail ao local. Vamos ver o que me respondem (e SE me respondem). Mais tarde posto a informação aqui.
Até.

Lidiane
LidianePermalinkResponder

Olá, minha filha de 3 anos já foi a Buenos Aires 4 vezes de férias. A primeira na minha barriga(rsrsr) depois com 1 ano, com dois e agora a última com 3 anos. As viagens foram ótimas. Alguns lugares imperdíveis com crianças: Casa da Barbie em Palermo: tem tbm loja e lanchonete temáticas. Zoo é claro. Passear no parquinho do Shopping Paseo Alcorta. Games do Shopping ABasto. E uma loja com bonecos divertidos - a SOPA DE PRINCIPE. A loja é linda...parece um armazém: os brinquedos confeccionados em tecidos são colocados em expositores de madeira lembrando uma seção de hortaliças em supermercado. Enfim, amamos BUE. É uma cidade para todas as idades....Estamos planejando a próxima ida...

Karina
KarinaPermalinkResponder

Olá, pretendemos passar o natal em Buenos Aires (de 23 a 31/12) com nossa bebê que terá 8 meses. Já temos o local para nos hospedar (apto. próx. Av. Liberdade). Nossa grande dúvida: é uma época muito cheia de gente/calor para viajar para lá com um bebê? Aguardo opiniões. Nos ajudará muito para a nossa decisão. Muito obrigada!

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Karina;
É uma época muito cheia sim (notadamente de turistas) e faz muito calor, mas não acho impeditiva para um bebê de 8 meses.
Viajo com meus filhos sempre para lá e nunca tive problema.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Karina! Faz bastante calor, sim. É como o verão brasileiro!
Leia mais na página-guia de Buenos Aires: https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire/

Rosângela Lima

Oi Ricardo, tudo bem?
Não estou conseguindo acesso aos links dessa página e nem consigo achar o site Idas e Vindas, sabe me dizer o que aconteceu? Tava precisando muito de pegar umas dias de viagem para Buenos Aires com crianças.

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosângela! A instabilidade deve ser passageira.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar