Montevidéu: onde comer

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mercado del Puerto, Montevidéu

ATUALIZAÇÃO
Para consultar nossa lista atualizada de 40 restaurantes e bares de Montevidéu, com mapas, clique aqui.

Se na hora de se hospedar em Montevidéu pinta aquela dúvida entre centro ou bairro -- afinal, os monumentos e cartões postais estão todos no centro --, na hora de jantar bem a bússola aponta para os bairros classe média alta da orla.

Antes de sair para comer, não deixe de consultar o... Salir a Comer, o único site que lista todos os restaurantes da capital, e ainda por cima traz comentários de clientes. É sempre bom ligar antes, não só para fazer reserva, mas também para confirmar que o restaurante estará aberto naquela noite (em Montevidéu restaurantes podem fechar em feriados e também pode haver períodos de férias coletivas).

Além desses, por toda a cidade você vai encontrar filiais da cervejaria La Pasiva, que é o McDonald's local. Acho o chivito de lá bem marromenos, mas em compensação o pancho, um mini-cachorro quente, é deliciosamente simples, e tão barato, que se come de três em três...

 


Visualizar Restaurantes de Montevidéu em um mapa maior

 

Ciudad Vieja

El Palenque, MontevidéuMercado del Puerto

É o programa número 1 de Montevidéu: ir ao velho mercado e comer churrasco num dos 14 restaurantes especializados em churrasco que dividem o seu espaço. A razão de vir até aqui nem é para comer a melhor carne da cidade -- come-se excelente carne em qualquer da cidade. O que torna o Mercado um passeio único é a possibilidade de comer com vista para a churrasqueira. Muitos restaurantes têm balcões em torno da grelha inclinada, típica do Uruguai. É como comer num sushibar, só que em vez de apreciar a habilidade do sushiman, você observa a técnica do asador, que vai mudando de lugar na grelha os cortes (e os miúdos) à medida que vão assando. Claro que você sai do almoço quase tão defumado quanto a parrilla que comeu, mas faz parte grin

Sextas, sábados e domingos são os dias mais cheios. E à noite, quando a Ciudad Vieja morre, só funcionam os restaurantes que têm entrada externa. Se onde você for, enquanto a carne é preparada, a tradição é tomar um medio y medio, drink que mistura vinho branco com espumante e foi inventado num dos restaurantes do mercado, o Roldós.

Gosto muito do balcão do El Palenque. Abre de 3a. a sábado do meio-dia à meia-noite; domingo do meio-dia às 17h; fecha segunda. Tel.: (598) 2917-0190. Leia comentários no Salir a Comer aqui.

WaSa

Pequenino restaurante no miolinho da Cidade Velha. Os donos são franceses (transplantados há pouco ao Uruguai), mas a cozinha é viajada. O menu pode trazer blinis ao alecrim, kafta com polenta, risoto com queijo da Sardenha... espere orgânicos e integrais no prato. Ótimos preços. Abre para almoço de segunda a sábado das 11h30 às 16h; não abre à noite. Fica na calle Zabala 1341, entre Sarandí e Buenos Aires. Para o Facebook do restaurante, clique aqui. Comentários no Salir a Comer, aqui.

Café BrasileroCafé Brasilero

Vale pelo ambiente: funcionando desde 1877, é um dos mais veneráveis de Montevidéu. Passe para aquele cafezinho final do seu tour pelo centro, ou para uma torta ou um sanduíche de miga. Fica na Ituzaingó 1447, esquina 25 de Mayo. Tel.: (598) 2915-8120. Abre de segunda a sexta até 20h. Fecha no fim de semana.

Café Bacacay

Para almoçar com vista: as janela dão para o Teatro Solís. Bacana para um trago, um café ou mesmo para almoçar -- o cardápio oferece carnes e massas no almoço. Fica na Bacacay, esquina Buenos Aires. Tel.: (598) 2916-6074. Abre de segunda a sábado até de madrugada. Fecha domingo. Site oficial aqui. Comentários no Salir a Comer aqui.

Punta Carreras & Pocitos

Bar Tabaré, MontevidéuBar Tabaré

Possivelmente o restaurante mais charmoso de Montevidéu. Existe desde 1919, quando, a exemplo da maioria dos estabelecimentos da época, era uma mistura de armazém e botequim. As prateleiras e gavetas do antigo armazém foram perservadas e continuam guardando grãos e mantimentos. Da cozinha vêm boas carnes e massas. Fazer reserva é bastante recomendável. Fica na José Zorrilla de San Martín 152, esquina Tabaré. Tel.: (598) 2712-3242. Abre de segunda a sábado para jantar das 20h à 1h. Fecha domingo. Site oficial aqui. Comentários no Salir a Comer aqui.

La Perdiz, MontevidéuLa Perdiz

Um restaurante de muitas qualidades: (a) tem mesas ao ar livre na calçada; (b) além da dobradinha carne + massa onipresente na cidade, prepara também peixes e frutos do mar à espanhola; (c) está na zona hoteleira de Punta Carretas, pertinho do shopping -- e... (d) o melhor de tudo: é um restaurante que abre no domingo à noite! Fica na Guipúzcoa 350 esquina Baliñas, do outro lado da praçona do Sheraton. Tel.: (598) 2711-8963. Abre todos os dias das 12h às 16h e das 20h à meia-noite. Comentários no Salir a Comer aqui.

Ricci

Num belo casarão de esquina, prepara pratos da cozinha mediterrânea, com força para massas e frutos do mar. Outra opção salvadora para domingos à noite. Fica na Joaquín Núnez 2844, esquina Miñones. Tel.: (598) 2712-0030. Abre todos os dias para almoço entre 12h e 15h (domingo entre 12h30 e 15h30) e para jantar entre 19h30 e 23h30 (quinta, sexta e sábado entre 20h30 e 0h30). Comentários no Salir a Comer aqui.

La Pulpería, MontevidéuLa Pulpería

Vagando num domingo por Punta Carretas, me surpreendi com essa microchurrascaria lotada de gente comendo no balcão. Fui pesquisar e descobri que é dos lugarzinhos mais cultuados de Montevidéu para traçar um churras. Pelo jeito, sempre tem espera, mas o preço é elogiado até pelos nativos, o que é um ótimo sinal. Fica na Lagunillas 448, esquina Joaquín Núñez. Tel.: (598) 2710-8657. Abre de terça a sábado para jantar das 20h à 0h30; domingo para almoço das 12h às 16h. Comentários no Salir a Comer aqui.

Francis

Ainda não comi lá, mas só encontro boas referências a este restaurante. Muita gente volta dizendo que fez aqui a melhor refeição da viagem. O ambiente é classudo, e o cardápio, variado. Carnívoros vão gostar do menu "parrilla gourmet"; já quem não curte miúdos pode ficar com o "trio de carnes", que inclui picanha -- um corte que, ao contrário do que ocorre na Argentina, é valorizado no Uruguai. O Francis fica na Luis de la Torre 502, esquina Montero, no epicentro do corredor gastronômico de Pocitos-Punta Carretas. Tel.: (598) 2711-8603. Abre todos os dias para almoço e jantar (sim, domingos inclusive). Site oficial aqui. Comentários no Salir a Comer aqui.

Tranquilo Bar, MontevidéuBar Tranquilo

Quem me deu a dica foi um amigo uruguaio radicado no Rio. Numa esquina da rua mais comercial de Pocitos, o Tranquilo é um bar que poderia estar no Bom Fim, em Porto Alegre -- quer dizer, se os bares em Porto Alegre servissem carne tão boa. Recomendado para comer bem com orçamento limitado. (A gororoba mais famosa do lugar é o gramajo, batata frita palito servida com presunto, bacon, ovos e cebola.) É também indicado para experimentar um chivito (x-tudo uruguaio) de responsa. Quando está muito cheio (o que acontece com freqüência) o serviço pode ficar atrapalhado. Está na 21 de Septiembre 3000, esquina Roque Graseras. Tel.: (598) 2711-2127. Comentários no Salir a Comer aqui.

Bar 62, Montevidéu

Bar 62, MontevidéuBar 62

Outro bar com ares clássicos. O nome vem do fato de estar localizado na esquina onde era o ponto final do trolley da linha 62. Serve parrilla e sushi, com mesas no salão e na calçada arborizada. Fica na Miguel Barreiro 3301, esquina Alejandro Chucarro. Tel.: (598) 2707-3022. Abre de segunda a sábado do meio-dia à meia-noite e domingo só almoço. Site oficial aqui. Comentários no Salir a Comer aqui.

Carrasco

A pouco mais de 15 minutos de carro desde Pocitos, este bairro tem um quê de Punta del Este em plena Montevidéu. O centrinho comercial e gastronômico do pedaço fica atrás do Cassino de Carrasco, que chama atenção de quem passa pela costeira (e está em fase final de reforma para reabrir, em agosto, como o Sofitel Carrasco).

Leia mais:

70 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Lcosta
LcostaPermalink

Olá, estou em Montevidéu e queria somente repassar uma dica: evitem ir ao Mercado Del Puerto no sábado e domingo, estão acontecendo assaltos constantes, vários moradores nós alertaram e presenciamos um! Brasileiros que moram próximo disseram ser tranquilo na semana, mas no fim de semana é perigoso. Infelizmente presenciamos!

sandra
sandraPermalink

obrigada pela dica. vamos em março e tomaremos mais cuidado ...

Jean Carlo
Jean CarloPermalink

Obrigado pela dica. Já estava programado para amanhã, mas vai ficar para terça!!!

Daniel
DanielPermalink

Olá pessoal, eu e minha esposa acabamos de passar pela Ciudad Vieja e realmente está muito perigoso. Fomos seguidos e quase assaltados.

Jacques
JacquesPermalink

Eu e minha eaposa também estivemos lá hoje, 15/3/14. Não tivemos problemas de segurança, maa quase fomos "assaltados" no restaurante El Pelegrino, do mercado. Eles enfiaram na conta 2 taxas de serviço que, somadas, eram quase 23% da conta. Quandonpwsi que me explicassem, pediram desculpas e disseram que foi "um engano". Muita atenção ao pagar a conta!!!

Regina pereira
Regina pereiraPermalink

Gostaria de informação de restaurante com preço bom e boa comida ,de preferência churrasco próximo a Punta Carretas ou próximo a rua 21 de septiember.Informação para pessoas idosas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regina! As dicas acima são para todas as idades.

Anésia
AnésiaPermalink

Olá que tal! Poderia por gentileza me informar onde aceita nossa moeda (real)e onde é mais aconselhável ou mais seguro fazer troca para peso uruguaio. Muito grata pela atenção, grande abraço

Ivan Yoshio
Ivan YoshioPermalink

Restaurantes

Fomos no Francis jantar no domingo, fizemos reserva como sugerido, aliás é costume na cidade, estava vazio e a moça perguntou da reserva e indicou a mesa reservada. Acredito ser por educação e organização. Muito bom local para casal e jantar romântico. O preço é igual aqui em bons restaurantes, gastamos cerca de 2100,00 pesos perto de 240,00 reais com vinho, 2 pratos e 1 sobremesa. Pedimos Ceviche, péssimo, e Baby Beef excelente.

Tb fomos no restaurante da vinícola Bouza no almoço, com reserva e taxi, deu 550,0 pesos ida e 450,00 na volta, o valor dos pratos e vinhos é maior que no Francis ficou em 2800,00, perto de 310,00. Excelente tb, não fizemos tour e nem degustação, se vc já foi na Concha y Toro não perde nada, a vinícola é bem menor em tudo, loja, local e vinhos. Apenas o restaurante surpreendeu, o melho dos que fomos.

Comemos tb o Chivito no La Pasiva entregue no hotel e pizza no Don Perone, algo rápido e necessário com bebê.

Percebi que almoçam e jantam mais tarde que nós, almoçamos as 12h30 e 13h, jantamos as 20h e 20h30. Os locais enchiam as 14h e 14h30 e as 21h30 e 22h. Sempre fomos muito bem atendidos.

Anésia
AnésiaPermalink

Bom dia Ricardo Freire! Muito obrigada pela ajuda e atenção.
Quando retornarmos do Uruguai deixarei meu parecer da viagem. Ok.
Grande abraço.

nara
naraPermalink

Dica valiosa: evitem o Tranquilo Bar. Nossa tentativa foi só stress. Serviço péssimo, gente mal humorada e a cerveja mais cara do Uruguai.