Lisboa

Muito gira
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Não sabe o que é "gira"? É tipo assim o mesmo que "fixe". Entendeu?

Haha: o fato da gente aqui no Brasil não saber nem as gírias mais básicas de Portugal mostra o quanto existe para ser descoberto numa viagem à Terrinha.

Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode descobrir Lisboa como quem descobre Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália.

Este é um ótimo momento para visitar Lisboa. A crise de 2008, se empobreceu os portugueses, também fez aflorar sua energia criativa. Em toda parte você vai encontrar sofisticação no despojamento -- por preços que não assustam nem mesmo depois da nossa crise.

Lisboa está tão cheia de novas bossas, que não é mais antiga: virou vintage.

Roteiros por Portugal

573 comentários

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Visitar Portugal é entender o nosso fardo de mazelas e tantos defeitos. Chegando no Aeroporto de Lisboa, não havia água nos banheiros. Vastos corredores com seus paredões de cor única. Saindo do Aeroporto, uma longa fila para o taxi com passeio inclinado o que dificulta o transporte de malas. Nas ruas com seus prédios centenários, o sinal de abandono. Restaurantes com garçons toscos, rudes (nisto o Brasil está muito acima). Castelo de Sintra com o preço da entrada mais caro já visitado (18 euros), a expressão do abandono com paredes e tetos mofados, transporte com preços abusivos e precários (ficamos numa fila ao tempo mais de 40 minutos em dia chuvoso e trato mal-educado do motorista). Em Porto, na estação de trem, uma área isolada com gesso do teto caído no chão. Os bilhetes dos metrôs e trens além de muito caros, são exigidos na catraca da entrada e saída e são vistoriados pelo fiscal no metrô e trem.
Saindo de Portugal e chegando em Sevilha, encontro outro mundo com a cidade alegre, prédios limpos, pintados e assim acontece em toda Andaluzia.

M.Pacheco
M.PachecoPermalinkResponder

Possivelmente o Roberto ñ sabe utilizar as torneiras dos banheiros do Aeroporto de Lisboa, tudo o resto é para rir ! LOL

Teresa Braga
Teresa BragaPermalinkResponder

Só mesmo para rir.....
"uma longa fila para o taxi com passeio inclinado o que dificulta o transporte de malas" ... passeio inclinado não deve ser certamente em Lisboa.
Castelo de Sintra, não existe. Se for o Castelo dos Mouros em Sintra, a entrada custa 7,5 Eur.
Roberto, por favor, deixe de escrever bobagem.

Luiz Neto
Luiz NetoPermalinkResponder

Como as percepções são diferentes. Pessoalmente enxerguei o oposto do Roberto, achei muito charmoso, preços razoáveis tendo a exceção dos pedágios. Pretendo voltar.

Maila
MailaPermalinkResponder

Morei 2 meses em Lisboa e não tenho dó que reclamar... Em Lisboa se pode tomar água até das torneiras dos banheiros. Sobre a longa espera para o taxi, de metrô chega em qualquer lugar... Podia ter ido pelo metrô... Amei loucamente Lisboa, pessoa mal educada encontra-se em todo lugar (principalmente no Brasil). O povo reclama demais. Os portugueses são umas graças!

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Olá Maila, estou indo em três semanas para Portugal e tenho muitas dúvidas. Poderia me ajudar? Meu email é bvitelli@terra.com.br. Obrigada!!!

Beth
BethPermalinkResponder

Adoro Lisboa! Estive lá três vezes (a última em Outubro/2014) e quero voltar sempre.....Não vi nada disso...O Porto é lindo! Tive o prazer de ficar hospedada na frente do Rio...Moraria em qualquer lugar de Portugal...
E qual o problema de apresentar os bilhetes na entrada e saída????

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Boa Noite,
Vou terminar minha viagem por Portugal em Lisboa, fico 4 diárias lá ( 3 dias cheios) e chegarei de carro.
Gostaria de saber se é necessário ficar todos os dias c o carro na cidade, ou apenas 1 ou 2 dias p alguns passeios bate volta.
Aceito sugestões.
Aguardo retorno.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Lisboa demanda no mínimo dois dias muito cheios de atividades, em que o carro será um transtorno. Você pode usar o carro para ir a Sintra e a Cascais no mesmo dia. São passeios que também podem ser feitos, em dias separados, de trem.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Obrigada!

Ana Paula Ferreira

Olá, quero ir para Portugal mais gostaria de saber quando é a festa da cereja ? para coincidir a data ??? como funciona ,em que lugar precisamente acontece ?
grata ,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Você já fez essa pergunta e nós respondemos aqui:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lisboa/comment-page-1/#comment-432840

wink

Alex
AlexPermalinkResponder

Cara Ana, a cidade de Fundão é conhecida como a Capital da Cereja. Fica na Serra da Estrela e o Festival costuma ser no início de Junho. Espero que se divirta smile

Ivan Lima
Ivan LimaPermalinkResponder

Eu e esposa chegaremos em Lisboa no próximo dia 10/11/14 para 7 dias , estou em dúvida de alugar carro nas agências do Brasil ou alugar diretamente em Lisboa, qual melhor empresa para alugar c/preço médio, quais os lugares indicados para passeio nos arredores da cidade de Lisboa. Por fim, pretendo visitar Fátima.

Saudações
Ivan Lima

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivan! Alugue sempre com antecedência. Na hora é mais caro. Não use carro dentro da cidade, use apenas para passeios. A combinação Sintra + Cascais vale a pena fazer de carro. Fátima e Évora + Monsaraz são dois outros passeios interessantes.

Nora Maria Kramer Porto Stein

Eu e meu marido voltamos de Portugal no dia 13 de outubro e já devo ter pelo menos uns 10 motivos para querer voltar. Chegamos de carro, vindos desde o Porto, ficamos hospedados no Sana Lisboa, que é excelente, tanto pelo Hotel que é muito bom, quanto pela localização, próximo ao Metrô Marquês de Pombal, embora tenhamos ido a muitos lugares caminhando. Adoramos tudo e Lisboa, da hospedagem aos passeios e restaurantes. Nos primeiros dias ficamos com o carro para visitarmos Caiscais, Sintra, Fátima e Alcobaça. Enumerar os lugares visitados em Lisboa é bobagem, pois visitamos os pontos turísticos onde todos costumam ir, mas ainda ficaram faltando outros, o que nos dá a certeza de que voltar é preciso. Dos restaurantes que fomos (o Contemporâneo, A Casa do Bacalhau, As Salgadeiras, Nosolo Itália Lisboa, Casa de Fados, O Caniço, o Assinatura, La Dolce Vita e Laurentina) o que menos gostei foi do Contemporâneo, pois não acho que valha o que custa, e de longe o melhor foi Às Salgadeiras, tanto que retornamos na última noite para nos despedirmos de Lisboa. O Assinatura tbm é excelente! Diferente do que comentaram aqui nessa página, ficamos muito bem impressionados com Portugal! Uma país lindo, limpo, com pessoas educadas e simpáticas, estradas excelentes, o Aeroporto funcionando muito bem (acho que nunca fizemos um checkin tão fácil e rápido), banheiros limpos (aliás, até em postos de gasolina nas estradas os banheiros são limpos!) e a TAP, que foi a companhia aérea que nos levou e nos trouxe, tudo foi excelente!

M.Pacheco
M.PachecoPermalinkResponder

Volte sempre!

Nora Maria Kramer Porto Stein

Ah, me esqueci! Uma dica: Fiz todas as reservas de hospedagem pelo Booking.com e ao reservar o hotel de Lisboa o pacote romântico estava com o mesmo preço de uma reserva comum, vislumbrando saborear um espumante e mais alguns agradinhos, obviamente optei por este pacote e, qual não foi a minha surpresa, ter em todos os sete dias em que lá ficamos, uma mesa arrumada à tardinha com um espumante e morangos deliciosos! Além disso, isenção do custo do estacionamento do hotel, por estarmos em "lua de mel"

Daniel Câmara

Boa noite Ricardo,

Há muito te ouço com prazer pela rádio e gostaria de uma dica.
Viajarei dia 18 de dezembro próximo para Portugal, ficarei até 18 de janeiro voltando para o Brasil (entrada e saída por Lisboa).
Meu foco é conhecer Portugal.
Fiz reserva num hostel no Rossio até a virada do ano (não sei se ficar em Lisboa tantos dias é o melhor mas tive receio de não conseguir reservas em cima da hora). Quero tempo para conhecer Lisboa e fazer pequenas incursões usando a cidade como base (como vc recomenda), idem no Porto, ficando ao menos 4 ou 5 dias nessa cidade.
Viajarei só, não alugarei carros. Quero contato com as pessoas...
Minha principal dúvida e dica que rogo é a seguinte:
Vou ao Alentejo (Évora, Beja e talvez Algarve/Sevilha) e subo para o Norte (Guimarães, Braga, Viana, Vigo, talvez Santiago) e desço para Lisboa ou faço o contrário? Ou seja, o Norte e depois Alentejo. (lembrando, saio por Lisboa)
Quando eu decidir penso em fazer as reservas lá mesmo...
Espero não ter sido demasiado longo...qq resposta por aqui será ótimo.
Desde já obrigado.
Na tentativa de ser lido por vc talvez replique essa msg...desculpe rs.
-- Daniel Câmara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Quem responde é A Bóia. Você não terá a menor dificuldade em fazer reservas de última hora nesta época. O inverno é baixa temporada turística fora das estações de esqui.

Algarve não vale a pena. Deixe para ir a regiões de praia no verão.

Daniel Câmara

Muito obrigado pela pronta resposta Bóia!
E quanto ao trajeto: Lisboa - Alentejo-Norte-Lisboa ou Lisboa-Norte-Alentejo-Lisboa? Tanto faz? rs.
Como recomenda dividir o tempo (1 mês) entre as cidades?
Desde já obrigado!!

Nazare
NazarePermalinkResponder

Gostaria de saber como meu amigo faz para me mandar uma carta-convite para eu me hospedar na casa dele. Ele é português e lá não está conseguindo as informações de como fazê-la. Será que pode ser em nome dele, mesmo a casa estando no nome da mãe? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nazaré! É uma carta em que o cidadão Fulano, residente no endereço tal, afirma que convidou Beltrano, documento tal, para se hospedar na sua casa no período de tal a tal. Assina e pronto.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Ola, ,, Bóia, leitores do VnV, vou estar em Lisboa em 25/12, sei que pontos turisticos estarão fechados, mas alguém sabe me dizer se bares , restaurantes, estarão abertos neste dia/? Aceito sugestões.! Obg.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! É um dia complicado. Seu hotel poderá sugerir alguns estabelecimentos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Seu hotel saberá dizer quais restaurantes estarão abertos neste dia nas redondezas.

É um bom dia para fazer o circuito dos miradouros ou ir a Fátima:

https://www.viajenaviagem.com/2011/08/5-mirantes-perdao-miradouros-em-lisboa

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/fatima-como-chegar

O Oceanário estará aberto e funcinando das 13h às 18h.
http://www.oceanario.pt/cms/1048/

Thayane
ThayanePermalinkResponder

Olaa.. Moro em Madri e meus paid estao vindo me visitar no final do ano. Programei ima Eurotrip, mas nao inclui Portugal. Agora, depois de todas as passagens compradas e hotéis reservados, meu pai pediu Para irmos à Portugal. Retornamos a Madrid dia 01/01 (de noite), mas, por conta de trabalho, tenho que estar em Madrid dia 03/01 no máximo até umas 20h. Se formos a Portugal, vamos de carro. Pensei em ir dia 02/01 de manha bem cedinho e voltar dia 03/01 depois do almoço.A minha dúvida é: Com tao pouco tempo.. O que é melhor? Lisboa ou Porto? Ou alguma outra cidade de Portugal? Como estaremos de carro.. Queria dar uma passadinha em Fatima ou Salamanca. Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thayane! 48 horas para três cidades... é uma maratona, não é uma viagem.

Raphaela
RaphaelaPermalinkResponder

Olá, chego em Portugal dia 26.12 e retorno dia 05.01. Meu voo é ida e volta de Lisboa. Por favor, estou com muitas dúvidas no roteiro. Queria saber se está viável e adequado.

Dia 27 - Lisboa
Dia 28 - Lisboa
Dia 29 - Sintra e Cascais (bate e volta de Lisboa). É possível fazer as duas cidades no mesmo dia? Queria ir de transporte público. É possível? Ou tem que ser de carro? Tem onibus de uma cidade para a outra?
Dia 30 - Óbidos (bate e volta de Lisboa) - é possível neste mesmo dia conhecer alguma outra lá perto, como Alcobaça, Batalha, etc?
Dia 31 - Évora (bate e volta de Lisboa)
Dia 01 - ida para Porto (de trem)
Dia 02 - Porto
Dia 03 - Porto (pensei em tentar fazer um bate e volta para Guimarães)
Dia 04 - retorno para Lisboa e dia todo em Lisboa
Dia 05 - retorno para Brasil

Por favor, o roteiro está viável? Preferi escolher duas cidades só para dormir (Lisboa e Porto) para nao ter ficar arrumando mala.

Consigo fazer esse roteiro sem estar de carro?

Obrigada pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphaela! Só dá para fazer Sintra e Cascais no mesmo dia no verão, com dias mais longos, e de preferÊncia de carro. No inverno, fique com Sintra. Não vale a pena ir no inverno para a praia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Teresa Braga
Teresa BragaPermalinkResponder

Eu fiz esse roteiro numa van duns caras muito simpaticos - magnificat tours - consegui ir a Evora e Monsaraz, mas depois a ida para o Norte, foi mais facilitada pois tinha vôo desde o Porto.

MariaCristina
MariaCristinaPermalinkResponder

Olá! Preciso de ajuda. Iremos à Portugal e Espanha de 16 a 27 de abril, portanto, tirando os dois dias gastos com ida e volta, teremos exatos 10 dias. Pensei em voar para Lisboa, ficar lá 4 dias inteiros e voar para a Espanha no quinto dia, ficando lá até o retorno ao Brasil, no dia 27/04/15. Sei que o tempo e "justo", e por isso mesmo estou solicitando sugestão de como melhor aproveitá-lo. Tenho visto algumas excursões de bate e volta em Lisboa, será que são válidas? e na Espanha, o que recomenda? Obrigada.

Mariana livia
Mariana liviaPermalinkResponder

Há alguma forma de se conseguir passagem aérea mais barata para 05-12/01/2015? Como conseguir promoções(bh-lisboa ou sp-lisboa). Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Infelizmente, não existem milagres na hora de comprar as passagens aéreas. Dificilmente as cias. aéreas fazem promoção para janeiro, já que é mês de férias no Brasil e alta temporada. Mas, temos algumas dicas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais

Fabiana Nunes Utsch

Boa tarde,

Quero passar minha lua de mel em Lisboa, mas é minha primeira viagem para fora do Brasil. Fui informada para fazer um roteiro Lisboa e Espanha. Gostaria de ter orientações, quanto a hotéis, lugares para conhecer, etc, pois estou um pouco perdida. caso no dia 05/03/2015. Aguardo retorno. Fabiana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Não fazemos roteiros personalizados, mas você pode navegar pelo site e usar as nossas dicas para montar a sua viagem smile Comece por aqui: https://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

Gabe
GabePermalinkResponder

Boa noite...Vou me hospedar no Novotel Lisboa e notei que existe uma estação de metro bem proxima ao hotel..nao conheco nada lá e gostaria de saber se é seguro andar de metro a noite na região dessa estação (Praca de Espanha)

Obg!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabe! É tranqüilo; só tenha atenção a batedores de carteira que tentam se aproveitar de turistas (algo comum na Europa).

Gabe
GabePermalinkResponder

Obrigado pelo esclarecimento!
Na chegada vc me aconselha a usar um táxi? Essa estimativa de 15 euros tbm serve para o Novotel (Av José Malhoa)?
Obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabe! Veja dicas para a sua chegada aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/03/transporte-aeroporto-lisboa

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Amigos viajantes! Lisboa no Reveillon o que vocês sugerem para fazer na cidade na virada do ano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Para dicas de Réveillon em Lisboa, veja: https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

cissa oliveira

fui para Lisboa em junho de 2014. amei a cidade, limpa, pessoas gentis. quero voltar!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

A Boia tudo bem!
Gostaria de saber a sua opinião sobre quantos dias seria ideal para desfrutar um passio legal em Lisboa, Évora e Funchal. Como eu já fui 2 vezes à Portugal, mas irei desta vez com uma amiga, pensei em ficar pouco tempo em Lisboa(no máximo 2 dias), quanto a Évora iria no bate e volta, pq pelo que andei vendo leva-se 1h:30m de carro, mas me aconselharam a ficar tbm 2 dias por lá e quanto a Funchal, quero ficar 4 dias. Pegaria um voo interno de Lisboa/Funchal ou se fosse direto para Funchal, faria o roteiro inverso. Mas o que seria melhor qto ao voo? Brasil/Lisboa/ Funchal ou Brasil/Funchal/Lisboa. Não sei se fui mto clara qto a minha pretensão. Agradeço e aguardo sua resposta. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmen! Uma base em Évor é interessante para visitar, de carro, outros lugares do Alentejo, como Monsaraz, Arraiolos, Extremoz e Marvão.

Faça Lisboa-Funchal e durma em Lisboa na véspera de retornar ao Brasil.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Obrigada A Bóia pela indicação de visitação a outros lugares saindo de Èvora e também o que seria melhor quanto ao meu retorno ao Brasil. Abraços

DANIEL DOMINGOS

Olá, este é o meu primeiro post no blog. Estou planejando uma viagem a Europa no início de maio de 2015 (Chegada: 1 de maio e Retorno: 22 de maio) e gostaria de ajuda.
Este é meu roteiro por enquanto:
- Portugal: Lisboa, Sintra, Cascais, Evora, Obidos e Porto.
- Espanha: Sevilha, Madrid e Barcelona

Minha dúvida é: como devo ir de Portugal para Sevilha e depois de Sevilha para Madrid, de ônibus, carro ou avião?

Outra dúvida, gostaria muito de encaixar uma ida a Paris (a partir de Barcelona). Vale a pena ou é melhor ficar para uma próxima?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! 22 dias para tanta cidade não é recomendável.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Esmeralda
EsmeraldaPermalinkResponder

Estou pretendendo ir à Portugal em julho de 2015 com marido e filho adulto. Devo passar 15 dias (incluindo a ida e a volta) . Gostaria de conhecer a terra do meu sogro (Aveiro) . Qual seria o melhor roteiro para conhecer os pontos turísticos mais importantes de Portugal e meios de transporte mais adequados? Se tiver dica de hotel, agradeço...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Esmeralda! Temos um post interessante com uma sugestão de roteiro passando por Aveiro aqui - https://www.viajenaviagem.com/2011/08/duas-semanas-em-portugal-do-norte-a-lisboa-o-relato-da-sheila/

João Saliba
João SalibaPermalinkResponder

Bom dia, vamos a Portugal entre os dias 19/01 e 01/02. Estamos pensand o em irmos de carro do porto a madrid. Costuma nevar? Como são as estradas? Você recomendaria? Agradeço desde já
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Não precisa repetir a sua pergunta em outro post. Nós respondemos todas. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/fatima-como-chegar/comment-page-4/#comment-450044

Beloní Caciqu

Olá
Estou indo para Portugal e fiz um roteiro, que ainda está sendo modificado.
Irei com meu esposo de 13 a 28 de janeiro com entrada por Lisboa e fiz assim..
14,15 - Lisboa(fechado)
16 a 19 Barcelona (fechado)
19 a 21 Porto(fechado)
21 a 24 Braga, Guimarães
24 a 28 Lisboa
O que acha do roteiro? Não fiz a reserva de Hoteis em Braga e Lisboa. Pode indicar?

Obrigada
Beloní

Renato
RenatoPermalinkResponder

Escrevo de Lisboa, e pela descrição do Sr. Roberto estou seguro q ele estava em outro país q não Portugal e não percebeu... Como disse a Teresa...pare de escrever BObagens (com B maiúsculo). Portugal da um banho no nosso belo (e triste) pais. Transporte, restaurantes, educação (nas escolas e nas ruas), museus conservados, etc,etc e mais etcs... De resto, umbom Natal a todos,até ao equivocado e azedo R !

Jorge D' Andrade Jr

Estou pensando em conhecer Lisboa e Porto no início de maio em uma viagem de 10 dias e tenho algumas dúvidas.
- O Hotel Lisbon Short Stay Apartments Baixa está em uma boa localização? É um lugar razoavelmente tranquilo para se caminhar durante a noite?
- Quantos dias devo dividir para Lisboa e Porto?
- Vale a pena pagar R$ 35 a mais na diária para ter café da manhã no hotel ou com esse valor consigo tomar café em uma padaria.
- É possível passar o dia com R$ 130 reais contando transporte, atração e transporte?

Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge! A Baixa é central, mas morre à noite. Entretanto, não há perigo nas ruas ermas; o perigo na Europa está nas aglomerações diurnas, nos pontos turísticos e no transporte urbano.

https://www.viajenaviagem.com/2013/07/europa-inseguranca-turismo

Ao chegar, caminhe em torno do seu hotel e descubra se há um café e quanto custam os itens que você quer consumir de manhã. Padarias na Europa (em Portugal são "pastelarias") vendem pães, não servem café da manhã.

Veja como estimar gastos em viagem:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Leia sobre tempo de permanência:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Maria Lima
Maria LimaPermalinkResponder

Desculpe, mas acho que o Roberto nunca colocou o pé fora do Brasil. Se colocou, é do tipo que só gosto de EUA e não consegue entender o que é Europa. Por favor, desconsiderem os comentários dele. Lisboa é linda, as pessoas são muito educadas e tem estrutura excelente. Achei o metrô, inclusive, melhor do que o de Paris. Lisboa vale cada minutos e cada centavo.

Regina Célia Righetti

meu marido e eu estamos pensando em uma viagem para Portugal e Espanha, em abril. Temos 15/18 dias para esses dois itinerários. Gostaríamos de ir sem pacote turistico para ficarmos mais a vontade. Qual o roteiro indicado, locomoção apropriada? Agradecemos resposta por email.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Somos um site de consulta. Nâo fazemos roteiros individuais nem prestamos serviços por email.

Por favor leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol

Alan Corrêa
Alan CorrêaPermalinkResponder

Olá, Roberto Freire e Bóia. Parabéns pelo site, que uma das minhas leituras obrigatórias quando planejo minhas viagens.
Estou com passagens compradas para passar três semanas em Portugal, chegando e voltando por Lisboa. Comecei nosso planejamento (viajo com minha esposa) e a princípio devemos ficar a primeira semana na capital portuguesa para explorá-la juntamente com as cidades próximas (Cascais e Sintra, p. ex). Depois pensamos em, de trem, seguir para o Porto, descendo pelas duas semanas seguintes em retorno à Lisboa, tendo como bases também as cidades de Coimbra e Évora. Meu plano inicial é somente alugar um carro na saída da Porto, mas não sei o ideal seria já pegá-lo na chegada para melhor explorar a região. Fico em dúvida sobre quanto tempo dedicar a cada região nessas duas semanas pelo norte e interior de Portugal. O que recomendam considerando a sua experiência e a de outros viajantes?

carlos alberto de sáfreire

Pretendemos viajar em março de 2015 para a Europa. A ideia é começar por Lisboa e, fazendo bate volta, visitar Porto e Coimbra seguindo para Madrid e Barcelona. Nosso tempo para a viagem é de 17 dias, o que você nos indicaria como melhor sequência, pontos de base e transportes? Com 17 dias é um roteiro viável? Desde já gratos. Carlos e Gisa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Voe para Lisboa e volte por Barcelona ou Madri, ou inverta a ordem. Deixe por último o paísQcidade que tem mais expectativa de conhecer.

Para dicas de como montar o seu roteiro, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Alex
AlexPermalinkResponder

Caro Carlos, 17 dias para conhecer Lisboa, Bate-voltas, Porto, Coimbra e ainda Madri e Barcelona me parece um pouco corrido. Se quiser me manda um email e lhe ajudo a montar o roteiro pelo menos a parte de Portuga que é onde eu moro (alexbezz@hotmail.com). Abraço

LUIS CLAUDIO
LUIS CLAUDIOPermalinkResponder

Prezados,
Vou para Portugal no período de 31/01 - 13/02 e estou com algumas dúvidas em relação ao roteiro. Minha ideia é ficar uns dias em Lisboa, alugar um carro e subir para o Norte, caso dê tempo dar uma esticada até o sul (Faro) minha dúvida inicial e a que vai nortear o resto da viagem é: Quantos dias ficar em Lisboa??
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis Claudio! Lisboa requer pelo menos três dias inteiros apenas para as atrações principais. 13 dias não dá pra fazer tudo o que você está pensando, não. (Não há o que ver no Algarve no inverno. Praia no inverno é deprê em qualquer lugar do mundo.)

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/duas-semanas-em-portugal-do-norte-a-lisboa-o-relato-da-sheila/

Aparecida Regina Corci de Araujo

Ouvi dizer que muitas coisas não funcionam em agosto, porém estamos pensando em ir dia 23/11/2015, em, uma viagem de 10 dias. Será que conseguiremos fazer passeios interessantes? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aparecida! Consegue sim. wink

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Boa noite Bóia,

Vou para Europa em agosto e na volta ficarei 2 noites ( 1 dia inteiro) em Lisboa. Gostaria de saber se vocês indicam alguma empresa que faça city tour por lá... ou aceito dicas também ! Obrigado. Eduardo

Alex
AlexPermalinkResponder

Olá Eduardo, moro em Lisboa se quiser posso lhe passar algumas indicações (alexbezz@hotmail.com). Abraço e boa viagemsmile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Alguns passeios bacanas pela cidade podem ser feitos a pé, como para conhecer os atrativos de Belém, por exemplo - https://www.viajenaviagem.com/2015/01/roteiro-dia-belem-lisboa
Mas há aqueles ônibus hop-on/hop-off na cidade, que também podem ser bem aproveitados por quem tem pouquinho tempo.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ola boia! Vou para Lisboa em Abril onde fico 04 dias inteiros, pra dai seguir para Madri. Acha factível ir a Fátima e Sintra num mesmo dia de carro? Pois do contrário reduziria muito meu tempo em Lisboa. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Se você quer passar por Sintra, sem visitar palácio nenhum, pode... mas não será aproveitável. Não queira fazer viagens The Flash por conta própria. Só funcionam com excursões, e às custas dos passageiros serem tocados como gado.

Vítor
VítorPermalinkResponder

Oi. preciso de uma ajuda, pois é a primeira vez que vou com meu filho para a Europa e estou um pouco apreensivo..
Estarei indo para roma, via lisboa. Chego às 05:35 e a última chamada para a conexão é às 05:55. O vôo sai às 06:55. Vai dar tempo de sair do avião, passar pela imigração e voltar a embarcar?
Parabéns pelo site, pois está sendo de grande ajuda para organizar meu roteiro em Roma.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vítor! É bem apertado, mas se as suas passagens são vinculadas, a cia. aérea se responsabiliza caso o seu primeiro vôo atrase e você perca a conexão.

Marcus Henrique

Desculpe me meter na conversa, mas quando fui a primeira fez, o meu voo demorou no desembarque, e perdi o translado para o hotel, fiquei assustado, mas como o boia disse, se o voo for conjugado não tem problema, mas se não é arrume outro horário.

Marcus Henrique

Delete os comentários do Roberto, porque só li coisa boa de Portugal - e acho que ele não este lá com outros falaram, gostei de suas opiniões boia porque acompanho, pois pretendo ir lá em 2015, não sei se vai dar com o que está acontecendo no país (brasil), mas vou mandar meu roteiro para pedir a sua opinião mais para frente, pois estou acabando - vai ser madri, barcelona, porto e lisboa, em Portugal sempre o bate volta como li em seus posts, já que achei muito interessante. Quando eu mandar meu roteiro espero receber a sua opinião.

Claudia duarte

Estou pretendendo fazer uma viagem a Portugal é uma amiga disse que fazer o roteiro pelo litoral até Barcelona é muito bacana. Alguém já fez? Tem dicas? É mesmo viável?? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! O Ricardo Freire não recomenda essa maluquice não...

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol

Dane Rosa
Dane RosaPermalinkResponder

Olá! meu marido e eu estamos com passagens compradas para março do corrente ano, sendo as seguintes capitais: Lisboa, Madri, Londres e Paris. Precisamos de dicas sobre o quê levar na mala. Poderiam nos ajudar?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dane! Março ainda é inverno. Estejam preparados para mínimas abaixo dos 10ºC.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um

Everardo Martins

Eu e minha esposa estaremos visitando a Europa no final de março, onde passaremos cerca de 3 dias e meio em Lisboa. Pretendo passar um dia e meio só conhecendo a capital, e nos outros dias fazer um bate-e-volta para Sintra, e outro para Tomar, usando a noite para conhecer mais um pouco de Lisboa.

Perguntas:

- Estou pensando em me hospedar perto da Av. Liberdade ou do Parque das Nações, qual o mais recomendado? Alguma sugestão de hotel bom e barato?

- Os senhores indicam alguma forma de organizar melhor este roteiro? Tomar vale a pena? Sintra também? Alugo um carro ou vou de trem/comboio? E em Lisboa? Alugo o carro ou uso apenas o metro? Alguma locadora com bons preços e serviço de qualidade?

Lisboa? Quais os melhores programas para um casal, durante o dia e à noite? Não somos muito de festa e agito, preferimos programas mais culturais, visitas históricas...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Everardo! Um dia e meio é muito pouco para Lisboa. Esse dia de Tomar será melhor aproveitado em Lisboa. A Sintra, vá de trem.

Por favor leia os itens "Onde ficar?" e os posts que estão elencados nesta página.

Eliana Sekiya
Eliana SekiyaPermalinkResponder

Olá, vamos p Lisboa no carnaval. Chegamos 15/02 de manhã e retornamos 20/02 à noite. Gostaria de sugestões de passeios bate-e-volta de carro p 2 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! Leia em 'Daqui pra onde"?', logo acima.

Marta
MartaPermalinkResponder

Olá,

Minha pergunta é sobre conexão. Eu li um post sobre tempo de conexão que vc escreveu, mas os comentários lá estão encerrados. Pode me ajudar?

Vou para Londres e tenho uma conexão em Lisboa de 4 horas. (10h às 14h40). Gostaria de encontrar uma amiga que mora em Lisboa no aeroporto. Dá tempo de sair da área de embarque para tomar
Um café com ela?? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marta! Se o vôo é intra-europeu, você desembarcará na ala "nacional". Só passará pela imigração para fazer o vôo seguinte. Caso esteja chegando do Brasil, fará imigração ao chegar. Em ambos os casos poderá passar pelo saguão antes de reembarcar.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Vou para Portugal em março. Primeiro vou ficar quatro dias em Lisboa, por onde chegarei, um dia vou para Sintra, depois vou para Évora, região de Óbidos, Coimbra e Porto, de onde partirei, ficando tres dias la antes. No total serao 14 dias. Vou alugar carro, que vou retirar e devolver nos aeroportos de Lisboa e Porto, respectivamente (tenho desconto no aluguel mas so se pegar/devolver em aeroporto). Minhas duvidas são:
1. pego o carro alugado em Lisboa já no primeiro dia, ou deixo pra ir buscá-lo no aeroporto no dia que for para Sintra (compensa voltar ao aeroporto pra isso)? Meus amigos divergem sobre isso, um deles garante que com carro farei muito mais coisas em Lisboa, outro diz que carro la é roubada....
2. Fico com o carro no Porto, devolvendo só quando for embarcar de volta ao Brasil, ou deixo a bagagem no hotel e ja vou devolver, e fico sem carro no Porto?
3. Nao tenho muita experiência em alugar carro no exterior, a unica vez que fiz isso foi com agente de viagem que não usarei dessa vez. Tenho a opção com franquia e com franquia zero por €100 a mais. Compensa a franquia zero?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Carro e cidade grande não combinam. Pegue o carro só no dia do passeio de Sintra e, caso não vá fazer nenhum bate-volta com carro no Porto, devolva o carro ao chegar. Táxi é bastante barato em Portugal e estacionar dá trabalho e custa mais caro. Comprar o "franquia zero" do seguro é uma boa medida, sim.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Complementando a pergunta anterior, e depois de ler o texto sobre overplanning, resolvi perguntar: planejei cinco noites em Lisboa (quatro dias so para a cidade, um para Sintra); duas noites em Évora; uma noite em Óbidos (sei que da pra fazer bate e volta mas me hospedar la é um sonho meu); uma noite em Coimbra; e quatro noites (tres dias inteiros) no Porto.
Esse é um roteiro viável? Gosto de curtir os lugares, sem ficar correndo de um lugar pro outro.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Está bom.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Muito obrigada. Vocês são ótimos, sempre consulto as dicas aqui antes de viajar. Já me ajudou muito quando fui pra California e está me ajudando de novo a planejar minha ida pra Portugal

Carolina Pereira

Olá pessoas!
Meu marido e eu iremos para Portugal em junho, e nos indicaram visitar o Vale do rio Douro. O que vcs indicam de passeios e/ou locais para dormir? Sugeriram a cidade de Pinhão...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina!

Dê uma lidinha aqui:
https://www.viajenaviagem.com/destino/douro

Carolina Pereira

obrigada!!!!!!!!
vai ajudar muito!

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Boia, pode falar um pouco mais sobre Monsaraz e Marvão. Acha que dá pra fazer um bate-volte de Lisboa para essas 2 cidades?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! São duas pequenas cidades muradas. Monsaraz e Évora fazem um passeio possível de carro. Marvão fica um pouco fora de mão, vale mais a pena a caminho da Serra da Estrela por trás.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Prezados, estou pretendendo comprar as passagens para a Europa pela TAP, está mais barata que as demais, mas não conheço a Cia. Vou viajar com o marido e duas filhas pequenas, 06 e 08 anos, de econômica. Alguém recomenda ou desencoraja? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Não existe cia. perfeita. Você vai encontrar críticas, como em toda cia. aérea. É uma cia. muito conveniente, sai de várias cidades brasieiras e conecta com 40 destinos europeus.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Obrigada!!

Erick Luz
Erick LuzPermalinkResponder

Andrea,

Fui a Europa em novembro passado entrando por Lisboa, pela Tap. Não tive problemas.

LUIS CLAUDIO
LUIS CLAUDIOPermalinkResponder

Bóia.

Por favor, dá para colocar no mesmo dia o roteiro de Belém com do Parque das Nações?

Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luís Claudio! Só se você abreviar muito Belém. Nâo recomendamos, não.

LUIS CLAUDIO
LUIS CLAUDIOPermalinkResponder

Obrigado pelo retorno rápido, de fato, estou pesquisando e vendo que é muito apertado. Como devo chegar em Lisboa num domingo cedo, pretendo fazer o passeio de ônibus turístico (sei que você não é fã, mas é uma alternativa pelo horário) e nesse passeio já conhecer a região de Belém , deixando o Parque das Nações com Cascais...O que achas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis Claudio! O dia em 24 horas para todo mundo. 1 km tem 1.000 metros para todo mundo. O sol se põe à mesma hora para todo mundo que está num mesmo lugar. Não adianta alegar pressa, nada disso vai mudar só para você. Duvidamos que você consiga fazer Parque das Nações e Cascais no mesmo dia, mas se quiser tentar, fique à vontade.

LUIS CLAUDIO
LUIS CLAUDIOPermalinkResponder

Certo, o Parque das Nações toma praticamente um dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis Claudio. O Parque das Nações toma uma boa tarde. Mas combinar com uma atração tão distante quanto Cascais é investir um tempo de que você não dispõe. Esses passeios de um turno, um turno e pouquinho combinam com mirantes ou atrações do centro de Lisboa.

Iris
IrisPermalinkResponder

Olá! Estou precisando de uma ajudinha no meu roteiro, montei de acordo com o que li aqui. Fico 5 dias em Lisboa, com direito a Sintra e Cascais , e sigo de carro para o Porto . Gostaria de passar em Óbidos, Aveiro, Nazaré , Batalha e Coimbra assim qual seria o melhor lugar para pernoite ? Coimbra ou Aveiro ? Por 1 ou 2 noites? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iris! Para uma viagem aproveitável, passe em Óbidos e Batalha a caminho de Coimbra. Passe duas noites em Coimbra (no primeiro dia você vai chgar à noite). Passe em Aveiro a caminho do Porto. Nazaré não vale o desvio.

Aline
AlinePermalinkResponder

Ola!
Vamos, eu, meu marido e nossa filha de 1 ano e 3 meses, para Lisboa - Madrid em meados de março. Chegaremos dia 12 em Lisboa e vamos de Madrid para Amsterdã dia 24. A ideia é ficarmos do dia 12 ao dia 15 em Lisboa, sair de Lisboa para a região do Algarve de carro no final do dia 15. Ficar na região do Algarve por 2 dias (16 e 17), de lá partir para Sevilha para mais 2 dias (18 e 19) e de lá para Madrid (20 a 24).
O que você acha desse roteiro? Factível? Interessante para a época do ano? Obrigada!!!
Aline

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Crianças de 1 ano e três meses não fazem turismo -- apenas influenciam no ritmo da viagem dos adultos, que deve ser mais pausado para acomodar os períodos de brincadeira, sono e comida do pequeno.

Algarve em março não tem atrativos. Não vá à praia no inverno, é deprê. Aumente a permanência em Lisboa e Sevilha. Vá de avião de Lisboa a Sevilha e de trem de Sevilha a Madri.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar