Uruguai: itinerários de 2 a 7 dias por Montevidéu, Punta, Colonia (e Buenos Aires)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uruguai: itinerários

A dificuldade de definir um itinerário pelo Uruguai está no fato de duas cidades que interessam aos brasileiros -- Punta del Este e Colonia del Sacramento -- estarem em direções diametralmente opostas à capital, Montevidéu. O roteiro mais intuitivo, que seria instalar-se em Montevidéu, mudar-se para Punta (ou Colonia) e de lá seguir a Colonia (ou Punta), não é fluido, já que Punta del Este e Colonia del Sacramento estão cada uma num ponto extremo da costa uruguaia voltada para o Prata; a viagem de uma cidade para outra leva pelo menos 4 horas de carro ou 6 horas de ônibus (incluindo um transbordo em Montevidéu).

Este post mostra:

  • o número de dias recomendados em cada cidade
  • prós e contras de cada destino em dia útil ou fim de semana
  • diferenças entre ir no verão e fora de temporada
  • se vale a pena o bate-volta a cada uma das cidades
  • as alternativas de transporte entre os destinos

Depois de tudo isso destrinchado, você verá minhas recomendações para percorrer o Uruguai: itinerários detalhados de de 2 a 7 dias.

    Montevidéu

Uruguai: itinerários

Quantos dias em Montevidéu?

O essencial de Montevidéu pode ser visto em 1 dia de correria. Caso você queira explorar o essencial com calma, vai precisar de 2 dias. Com 3 ou 4 dias, você já pode pensar numa visita a uma vinícola ou num bate-volta a Punta del Este.

Dia útil x fim de semana em Montevidéu

Segunda-feira é o dia menos indicado para estar em Montevidéu, porque os museus fecham e o restaurante El Palenque, nosso preferido no Mercado del Puerto, também. Os outros dias úteis, porém, são os mais recomendáveis para visitar a Ciudad Vieja, o centro histórico de Montevidéu. No fim de semana, evite ruas ermas na região do porto; muitos leitores já relataram assaltos.

Caso você queira assistir ao set de candombe, a salsa uruguaia, que acontece depois da 1h da manhã no Baar Fun Fun, vai precisar pernoitar numa sexta ou num sábado. E a Feria Tristán Narvaja, o quilométrico misto de brechó e feira popular, só acontece no domingo.

Se você tiver alguma expectativa de balada em Montevidéu, programe se hospedar na cidade entre as noites de 5ª e sábado. A zona festeira é o alto de Pocitos, nas duas quadras da avenida Luis Alberto de Herrera antes do cruzamento com o boulevard 26 de Marzo. Outra zona boêmia é o boulevard España nas proximidades do Parque Rodó.

Verão x fora de temporada em Montevidéu

A única diferença entre ir a Montevidéu no verão ou em outras épocas do ano é que no verão dá para pegar praia -- em Pocitos, por exemplo. (Mas em Punta a praia é mais gostosa.) Evite Montevidéu na semana do Carnaval; a cidade se esvazia de tal maneira que fecham até (muitos) restaurantes. (A Semana Santa, que no Uruguai é feriado escolar desde a segunda-feira -- a chamada Semana do Turismo -- também pode ocasionar um ou outro restaurante fechado.)

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale a pena fazer bate-volta a Montevidéu?

Se você está em Buenos Aires e aproveitar o buque Francisco, que faz a travessia do Prata em 2h10, pode passar o dia em Montevidéu e fazer aquela exploração super-hiper-corrida do essencial em um dia. Não recomendo, mas é possível.

No mesmo esquema corridão, também daria para fazer um bate-volta desde Punta del Este. Mas só faz sentido caso você chegue e volte pelo aeroporto de Punta.

Precisa carro em Montevidéu?

Tanto o trânsito quanto o estacionamento são mais tranqüilos em Montevidéu do que em Buenos Aires. Se você for um carromaníaco, pode alugar carro em Montevidéu, sim. Mas precisar, não precisa: o táxi é em conta e agora tem Uber, que barateia a única corrida realmente extorsiva na cidade, o trajeto aeroporto-hotel.

    Punta del Este

Uruguai: itinerários

Quantos dias em Punta del Este?

Dá pra fazer Punta del Este de ponta a ponta, de José Ignacio à Casa Pueblo, em 1 dia de intensa turistagem. O passeio fica muito melhor, no entanto, se você dispuser de 2 dias: dá para dedicar um dia à Península e à Casa Pueblo e outro dia às praias de La Barra a José Ignacio, com direito a almoçar com calma pé na areia no La Huella em José Ignacio e fazer uma degustação de azeites na Colinas de Garzón. Mais do que dois dias, só vale a pena se for no verão (ou se você estiver a fim de descansar).

Dia útil x fim de semana em Punta del Este

A única diferença entre dia de semana e el finde é que no fim de semana haverá mais gente. No verão, a cidade vai ficar mais lotada (e a balada vai ser mais concorrida). Fora de temporada, a densidade demográfica aumentará só um pouquinho. Mas para propósitos turísticos, é quase indiferente.

Verão x fora de temporada em Punta del Este

Aqui sim, a diferença é total. Do Natal ao Carnaval, Punta del Este se mostra por completo. Durante a temporada, vale a pena ficar bem mais tempo do que os dois dias necessários para a turistagem básica. Fique quatro, cinco dias, uma semana, e aproveite para ir a diferentes praias, dar um pulinho na ilha dos Lobos, visitar Piriápolis, levar as crianças para brincar na fazenda La Pataya, explorar a cena gastronômica e cair na balada.

Depois do Carnaval, Punta só ganha alguma animaçãozinha durante a Semana Santa -- mas já está frio, não dá praia, e a energia não é a mesma. Fora de temporada, a maioria dos restaurantes (e até mesmo muitos hotéis) de La Barra fecham. Se você vai se hospedar na cidade fora de temporada, fique na Península; os restaurantes que abrem o ano inteiro estão todos por lá (muitos deles, na região próxima ao porto). E se o seu objetivo em Punta for jogar, então não se preocupe: o cassino Conrad funciona o ano inteiro.

Vale a pena fazer bate-volta a Punta del Este?

Fora de temporada, o bate-volta desde Montevidéu faz sentido: você sai de tour organizado ou de carro alugado, faz o tour de ponta a ponta e volta no mesmo dia a Montevidéu. Vale mais a pena em tour do que por conta própria; ir e voltar de carro será bastante cansativo.

Se você está de carro, vale a pena passar uma noite. O passeio fica bem tranqüilo e aproveitável.

Precisa carro em Punta del Este?

Se você vai se hospedar em Punta del Este, estar de carro é essencial. O táxi em Punta é caríssimo (ainda não sabemos se o Uber já chegou por lá). O ideal é já sair de Montevidéu de carro alugado. Se for na alta temporada de Réveillon e janeiro, alugue com a maior antecedência possível.

    Colonia del Sacramento

Uruguai: itinerários

Quantos dias em Colonia del Sacramento?

Colonia del Sacramento é uma gracinha, mas é também é bastante compacta. 1 dia é suficiente para dar um rolê por todo o centro histórico e ainda entrar em alguns museus (são todos pequeninos). Quem pernoita descobre o charme do povoado à noite, e ainda tem as primeiras horas da manhã para fazer fotos antes da chegada dos turistas que vêm passar o dia. Fique mais dias se gostar do astral de pequenas cidades históricas ou se quiser fazer um bate-volta à vizinha Carmelo, um pólo emergente de vinícolas (nesse caso, pode valer a pena dividir a estada entre as duas cidades).

Dia útil x fim de semana em Colonia del Sacramento

No fim de semana a cidade estará mais cheia, por conta da visita de turistas argentinos, seja em esquema bate-volta, seja para pernoitar. Mas nada que deixe a cidade insuportável, não.

Dia de semana sempre será mais tranqüilo (fora de temporada, será tranqüilíííísssimo). Quanto ao funcionamento das atrações turísticas, é praticamente indiferente. A grande atração de Colonia é seu conjunto arquitetônico tombado. Os museus são pequenos e têm algum interesse, mas são apenas acessórios numa visita. De todo modo, os museus da cidade têm um rodízio de dias de fechamento -- quase todos fecham em dois dias por semana, mas em dias diferentes uns dos outros. Meus museus favoritos são o Português (fechado às quartas e sextas) e o Nacarello (fechado às terças), os dois que são parcialmente mantidos com fundos do governo português e explicam a Colonia lusa. Dessa maneira, se você fizer questão de ver os dois museus abertos, esteja em Colonia num sábado, num domingo, numa segunda ou numa quinta.

Verão x fora de temporada em Colonia del Sacramento

A diferença vai ser de clima e de número de visitantes (quente e cheio no verão, frio e mais vazio fora de temporada), mas nada disso afeta o jeito de visitar ou o atrativo turístico da cidade.

Vale a pena fazer bate-volta a Colonia del Sacramento?

Vale se você estiver hospedado em... Buenos Aires. Colonia é um passeio perfeito de um dia para quem está na capital argentina: dá apenas uma hora hora de travessia do Prata.

O bate-volta no mesmo dia desde Montevidéu é possível, mas não é recomendável. São duas horas e meia de carro ou três horas de ônibus: acho o custo x sacrifício muito alto.

Um jeito esperto de visitar Colonia a partir de Montevidéu é como pit-stop a caminho de Buenos Aires. Aí sim. Pode ser feito passando o dia ou com pernoite, à sua escolha.

Precisa carro em Colonia del Sacramento?

Precisa não. A cidade é minúscula e andar a pé é o melhor jeito de visitar. No verão, pode valer a pena alugar localmente um carrinho elétrico (desses tipo de golf) para ir à arena de touros (que pode ser vista apenas por fora) e esticar em alguma das praias fluviais dos arredores da cidade.

    Transporte entre Montevidéu, Punta, Colonia e B. Aires

Montevidéu-Punta del Este

Uruguai: itinerários

Agência da COT na calçada do aeroporto de Montevidéu

Punta del Este está a 100 km do aeroporto de Montevidéu, e a 125 km da zona hoteleira de Punta Carretas. Não é preciso entrar em Montevidéu para ir do aeroporto a Punta. As duas cidades cidades são ligadas por uma auto-estrada duplicada de ponta a ponta.

De carro você faz o percurso em 1 hora e meia.

Um táxi do aeroporto de Montevidéu a Punta del Este sai 260 dólares. A van compatilhada sai 45 dólares por pessoa; há um quórum mínimo de 5 passageiros para a viagem ser feita. Ambas viagens devem ser compradas no guichê do táxi oficial no saguão de desembarque. Aceitam também cartão e reais.

No próprio aeroporto passam ônibus da COT (melhores) e da Copsa (mais velhuscos) para Punta. O trajeto é feito em 2h. Há saídas freqüentes (veja horários aqui); a passagem pode ser comprada na hora, na agência da COT na calçada do desembarque, à direita de quem sai do saguão. Agora a COT também dá a opção de compra online (ainda não testei); também é possível fazer a reserva (não a compra) por Skype. Mas fora de feriados, é tranqüilo comprar na hora. Em julho de 2016, a passagem custava 266 pesos; confira preços atualizados aqui.

Se você já estiver instalado em Montevidéu, será melhor pegar o ônibus na rodoviária Tres Cruces, que fica entre Pocitos e o centro. A tarifa é a mesma. Também dá para comprar na hora. (Em feriados, tente a compra online ou reservar por Skype).

Não existe a possibilidade de fazer Montevidéu-Punta del Este por via marítima.

 

Montevidéu-Colonia del Sacramento

Uruguai: itinerários

Ônibus a Colonia

Colonia del Sacramento está a 180 km da zona hoteleira de Punta Carretas (e também da rodoviária Tres Cruces), e 200 km do aeroporto de Montevidéu. Se você está no aeroporto, é preciso atravessar Montevidéu e sair da cidade na direção oeste.

De carro, são duas horas e meia de viagem.

De ônibus são 3 horas desde o terminal Tres Cruces, a rodoviária que fica para dentro de Montevidéu, entre Pocitos e o Centro. Não há ônibus desde o aeroporto. Se você desembarca no aeroporto e quer ir direto a Colonia, vai precisar ir de táxi ou Uber até a rodoviária Tres Cruces e lá pegar o busão.

As duas melhores cias. na rota Montevidéu-Colonia são a COT (horários aqui) e a Turil (horários aqui). Ambas cias. agora têm a opção de comprar online (ainda não testei). Fora de feriados, dá para comprar na hora, na rodoviária. A tarifa é tabelada pelo governo e, em julho de 2016, custava 330 pesos nas duas cias. (confira preços atualizados aqui e aqui).

A rodoviária de Colonia é vizinha ao terminal hidroviário e está colada ao centro histórico; dá para ir caminhando.

Não existe a possibilidade de fazer Montevidéu-Colonia por via marítima.

Punta del Este-Colonia del Sacramento

As duas cidades estão nas duas 'esquinas' do Uruguai: Punta del Este, na esquina do Rio da Prata com o Atlântico; Colonia, um pouco abaixo da foz do rio Uruguai. São 310 km de centro a centro, que podem ser percorridos pela Ruta 1 (passando por dentro de Montevidéu) ou por uma combinação da Ruta 9 com a Ruta 11, via Canelones, evitando passar pela capital (a distância pelos dois percursos é praticamente a mesma).

De carro, a viagem leva pelo menos 4 horas. Consulte o Google Maps no momento da viagem para ver qual trajeto está mais rápido.

Não existe ônibus direto entre Punta e Colonia. Você vai precisar comprar duas passagens separadas (Punta-Montevidéu + Montevidéu-Colonia, ou Colonia-Montevidéu + Montevidéu-Punta), trocando de ônibus na rodoviária Tres Cruces em Montevidéu. Com o intervalo do transbordo, conte em levar umas seis horas para completar o percurso. Veja nos tópicos anteriores como comprar as passagens de ônibus Montevdéu-Punta e Montevidéu-Colonia.

Colonia del Sacramento-Buenos Aires

Uruguai: itinerários

Barco da Buquebus

Colonia está bem mais perto de Buenos Aires do que de Montevidéu: a travessia do Prata é feita em apenas 1 hora.

3 cias. fazem o trajeto.

A Buquebus é a mais poderosa delas, com barcos maiores, free shop e câmbio a bordo. Seu terminal em Buenos Aires fica no canto do Puerto Madero mais próximo do Centro, à altura da av. Córdoba.

A Seacat é do grupo Buquebus, opera catamarãs menores e tem preços menores que a empresa-mãe. O desembarque em Buenos Aires é no terminal Buquebus.

A Colonia Express é a mais barateira, mas também é a menos confiável; de vez em quando cancela travessias em cima da hora. Seu terminal em Buenos Aires é no lado oposto do Puerto Madero, pra lá do Cassino.

O ideal é comprar a passagem online, para garantir tarifas descontadas e não correr o risco de o horário que você quiser estar lotado. Leitores têm relatado que só estão conseguindo comprar na Seacat com Mastercard. Não tem havido reclamações sobre Buquebus.

Não se esqueça de chegar com pelo menos 45 minutos de antecedência do horário de partida. Tanto em Colonia quanto em Buenos Aires, você vai passar pelas imigrações dos dois países antes de embarcar (a primeira imigração é a do país de saída; a segunda, do país de entrada). Você pode subir com sua bagagem, se for pequena, ou despachar.

Os barcos da Buquebus levam carros (escolha a opção 'bodega'), mas desaconselhamos vivamente ir de carro a Buenos Aires. Há estacionamentos seguros ao lado do terminal de Colonia (um deles pertence à própria Buquebus).

Colonia como pit-stop entre Montevidéu e Buenos Aires

Uruguai: itinerários

Guarda-volumes na rodoviária em Colonia

Se você quer passar o dia em Colonia num percurso entre Montevidéu e Buenos Aires (ou vice-versa), você vai precisar comprar duas passagens separadas: o ônibus entre Montevidéu e Colonia com com COT ou Turil, e a travessia entre Colonia e Buenos Aires com Buquebus, Seacat e Colonia Express.

Na rodoviária de Colonia há um guarda-volumes aberto das 8h às 20h. O terminal hidroviário de Colonia fica ao lado. Ambos estão colados ao centro histórico; dá para ir caminhando.

Caso venha de Buenos Aires, aproveite a ida à rodoviária para deixar as bagagens no guarda-volumes e já compre a passagem de ônibus a Montevidéu para mais tarde.

Montevidéu-Buenos Aires

De avião, a Aerolíneas Argentinas faz um puente aéreo entre o aeroporto de Montevidéu e o Aeroparque, o aeroporto central de Buenos Aires. O vôo leva 45 minutos.

De barco, existem duas maneiras de fazer essa travessia: direta ou via Colonia.

O buque (barco) rápido Francisco reduziu o tempo de travessia direta entre Montevidéu e Buenos Aires a 2h15 de viagem. Compre online no site da Buquebus com antecedência, para pagar tarifa descontada e garantir o horário desejado. O barco também leva carros (selecione a opção 'bodega'), mas não recomendamos chegar de carro em Buenos Aires. Há um estacionamento da Buquebus junto ao terminal de embarque em Montevidéu (atrás do Mercado del Puerto). Em Buenos Aires, o desembarque é no canto do Puerto Madero mais próximo do Centro, à altura da av. Córdoba.

A travessia via Colonia del Sacramento sai bem mais em conta do que a rota direta. O trecho entre Montevidéu e Colonia é feito de ônibus, com chegada coordenada com a saída do barco de Colonia a Buenos Aires. No total, incluindo a passagem pelas imigrações em Colonia, dá umas 5h de viagem. As três cias. que fazem a travessia Colonia-Buenos Aires também fazem o percurso completo: Buquebus, Seacat e Colonia Express. Como já expliquei no tópico anterior, a Colonia Express é barateira mas inconstante; na Seacat, segundo leitores, só está sendo possível comprar com MasterCard; a Buquebus não tem dado reclamações.

Em Montevidéu, o embarque da rota via Colonia pelas três cias. é na rodoviária Tres Cruces.

Não é possível interromper a viagem em Colonia: a passagem vale para o trajeto inteiro feito de uma vez só. Se a sua intenção é passear em Colonia, vai ter que comprar separadamente o ônibus entre Montevidéu e Colonia (com COT ou Turil) e a travessia Colonia-Buenos Aires (com Buquebus, Seacat e Colonia Express).

Todas essas informações, tanto da travessia direta quanto da travessia via Colonia, valem também para o sentido contrário, Buenos Aires-Montevidéu.

Punta del Este-Buenos Aires

O jeito mais fácil de ir de Punta del Este a Buenos Aires é de avião: a Aerolineas faz a rota o ano inteiro, em vôos de 55 minutos. O aeroporto usado em Buenos Aires é o Aeroparque, o mais central.

Se estiver de carro, você vai ter que ir a Montevidéu ou Colonia e atravessar com a Buquebus. (Mas não recomendamos chegar de carro em Buenos Aires; há estacionamentos tanto junto ao terminal Buquebus em Montevidéu quanto junto ao terminal hidroviário de Colonia).

O jeito mais barato de viajar entre as duas cidades é com as cias. que fazem a travessia Colonia-Buenos Aires: Buquebus, Seacat e Colonia Express. Todas vendem o trajeto inteiro, entre Punta del Este e Buenos Aires (ou vice-versa, claro). O percurso entre Punta e Colonia é feito de ônibus (com parada, sem transbordo, em Montevidéu), com chegada coordenada com a saída do barco da cia. Para garantir tarifa descontada e o horário desejado, compre com antecedência. Como já expliquei dois tópicos acima, a Colonia Express é barateira mas inconstante; a Seacat tem dificultado a compra por brasileiros; a Buquebus não tem dado reclamações.

Não é possível interromper a viagem em Colonia: a passagem vale para o trajeto inteiro feito de uma vez só. Se a sua intenção é passear em Colonia, vai ter que comprar separadamente o ônibus entre Punta del Este e Montevidéu (com a COT), o ônibus entre Montevidéu e Colonia (com COT ou Turil) e a travessia Colonia-Buenos Aires (com Buquebus, Seacat ou Colonia Express).

    Uruguai: itinerários de 2 a 7 dias

De um modo geral:

  • Se você vai pernoitar em Punta del Este, é melhor sair do aeroporto de Montevidéu direto para lá
  • Passar o dia em Colonia, sem pernoitar, só vale mesmo a pena se você seguir viagem a Buenos Aires

Uruguai: itinerários de 2 dias

Uruguai: itinerários

Palacio Salvo, Montevidéu

Só Montevidéu

Fique os dois dias em Montevidéu.

Montevidéu com passeio a Punta del Este

Se estiver com muito pique, pode fazer um bate-volta no segundo dia a Punta.

Só Punta del Este

Entre o Natal e o Carnaval, vale a pena passar as duas noites em Punta. Saia direto do aeroporto para lá.

Uruguai: itinerários de 3 dias

Uruguai: itinerários

Jarra de clericó em Punta

Montevidéu com passeio a Punta del Este

Fique as três noites em Montevidéu e faça um bate-volta a Punta.

Montevidéu com pernoite em Punta del Este

Vá do aeroporto direto a Punta, durma a primeira noite por lá e passe os dois últimos dias em Montevidéu.

Uruguai: itinerários de 4 dias

Itinerarios: Uruguai

Café em Colonia

Montevidéu + Punta del Este

Fora de temporada, passe uma noite em Punta e três em Montevidéu.

Entre o Natal e o Carnaval, vale a pena inverter: ficar três noites em Punta e uma em Montevidéu.

Montevidéu + Colonia

Passe as dois primeiros dias em Montevidéu, no terceiro vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).

Montevidéu + Punta del Este + Colonia

Vai ser corrido. Passe as dois primeiros dias em Montevidéu; no segundo dia, faça o bate-volta a Punta del Este. No terceiro dia vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).

Uruguai: itinerários de 5 dias

Uruguai: itinerários

Colonia del Sacramento

Montevidéu + Punta del Este

Fora de temporada, passe duas noites em Punta e três em Montevidéu.

Entre o Natal e o Carnaval, vale a pena inverter: ficar três ou quatro noites em Punta e uma ou duas em Montevidéu.

Montevidéu + Colonia

Passe as dois primeiros dias em Montevidéu, no terceiro vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).

Montevidéu + Punta del Este + Colonia

Passe as dois primeiros dias em Montevidéu; no segundo dia, faça o bate-volta a Punta. No terceiro dia vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).

Uruguai: itinerários de 6 dias

Uruguai: itinerários

Mercado del Puerto, Montevidéu

Montevidéu + Punta del Este + Colonia

Passe as duas primeiras noites em Punta del Este. Durma as duas noites seguintes em Montevidéu. No quinto dia, vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).

Montevidéu + Punta del Este + Colonia + Buenos Aires

Passe as três primeiras noites em Montevidéu. No segundo ou no terceiro dia, faça um bate-volta a Punta del Este. No quarto dia, passe o dia ou durma em Colonia. Atravesse a Buenos Aires, onde você passa as últimas duas ou três noites. (Com apenas dois dias inteiros em Buenos Aires, recomendo esse itinerário apenas para quem já conheça a cidade e vá só matar a saudade.) Voe de volta de Buenos Aires.

Uruguai: itinerários de 7 dias

Uruguai: itinerários

Porto de Punta del Este

Montevidéu + Punta del Este + Colonia

Passe as duas primeiras noites em Punta del Este. Durma as duas noites seguintes em Montevidéu. No quinto dia, vá a Colonia e durma duas noites: no segundo dia, faça um passeio a Carmelo. Volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).

Montevidéu + Punta del Este + Colonia + Buenos Aires

Passe as duas primeiras noites em Punta del Este, e as duas noites seguintes em Montevidéu. No quinto dia, passe o dia ou durma em Colonia. Atravesse a Buenos Aires, onde você passa as últimas duas ou três noites. (Caso seja a sua primeira vez em Buenos Aires, tire uma noite de Punta e acrescente em Buenos Aires, para ter pelo menos três dias inteiros de turistagem na cidade.) Voe de volta de Buenos Aires.

Montevidéu + litoral uruguaio

No verão você até esnobar Punta del Este e curtir praias mais rústicas do litoral de Rocha, como Cabo Polonio, a 'Jericoacoara' uruguaia (260 km de Montevidéu) ou Punta de Diablo (290 km de Montevidéu).

Leia mais:

93 comentários

Yara Monsalve
Yara MonsalvePermalinkResponder

Estou em Porto Alegre. Para ir a Colonia do Sacramento , é melhor ir a Montevideo , ou tem outro caminho mais curto . .?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yara! O melhor mesmo é voar a Buenos Aires (Aeroparque). Por via rodoviária, é melhor ir por Montevidéu.

Luiz Mariano
Luiz MarianoPermalinkResponder

Para chegar no inicio da madrugada pelo aeroporto Carrasco é fácil conseguir transfer para Pocitos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Sempre haverá táxis no horário em que chegam võos.

Visitante
VisitantePermalinkResponder

Bom dia,
Você não recomenda ir no carnaval para Montevidéu ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Visitante! A cidade se esvazia nessa época, muitos restaurantes e lojas fecham. O Mercado del Puerto, no entanto, abre. No Carnaval é melhor ir a Punta ou Colonia.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Estava querendo passar o dia 01 de janeiro em Colonia, mas será que vou encontrar tudo fechado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Não há nada que possa estar "fechado" que inviabilize um passeio em Colonia. A cidade vale pelo casario e pelo ambiente. Sempre haverá restaurantes abertos numa cidade que vive do turismo. Se os museuzinhos estiverem fechados, você não perde muita coisa.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá, Ricardo e Boia! Vou para o Uruguai final de janeiro/início de fevereiro (Carmelo, Colonia, Montevideo e Punta). Não estávamos querendo alugar carro em nenhuma das cidades e fazer o deslocamento de ônibus. O que você acha? Especialmente para Punta del Este que vi que agora tem Uber, você ainda acha essencial alugar um carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Ainda não temos relatos consistentes sobre a efetiva disponibilidade de Uber em Punta na alta estação... é provável que carro continue sendo necessário. Carro não faz falta nenhuma em Colonia nem em Montevidéu, mas se você quiser ir a estâncias e vinícolas em Carmelo, vale a pena estar motorizada.

Jupira
JupiraPermalinkResponder

Muito obrigada!!
Ajudou bastante!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Será que fica muito ruim voltar de Colônia na manhã que irei retornar para o Brasil ?
Pensei em chegar em Montevideu na segunda, ir direto para Punta, voltar na quarta para Montevideu, ficar até domingo pela manhã, ir a Côlonia e voltar na terça cedo. Meu vôo é no meio da tarde.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Desse jeito que você está dizendo, seu último dia vai estar perdido para o stress de voltar de Colonia e ir ao aeroporto. Isso é uma viagem de mais de 4 horas, sendo que você vai ter que chegar duas horas antes do vôo. É mais tranqüilo sair um dia antes de Montevidéu e voltar um dia antes a Montevidéu também.

Sara
SaraPermalinkResponder

Preparem os bolsos para ambos os países!
Emendei Argentina e Uruguai em janeiro/2018. 6 dias em BA, 1 em Colônia, 4 em Montevidéu e 2 em Punta.Fui soberba de que o valor de compra do real me ajudaria frente aos pesos. Nada feito. E ainda caí na de usar bastante o cartão de crédito por conta do desconto do IOS e tal. Não valeu a pena. São países caros e na primeiras vez que visitamos vamos em todos os pontos turísticos exploradores - paguei 20 reais em 400ml de água no el caminito. Café da manhã simples em Punta? Não por menos de 80 reais. Prepare-se bem antes de ir para poder comer e andar tranquilamente. São países lindos, mas difíceis para os low cost.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sara! Desculpe, mas uma coisa é o custo de vida, que é mais alto no Uruguai. Outra coisa é culpar o cartão de crédito, que faz você economizar 22% na conta... mesmo com o nosso IOF, o desconto ainda é de 15%.

Vinicius
ViniciusPermalinkResponder

Voltando hoje o Uruguai. Obrigado pelas dicas do site.
País acolhedor, bonito, organizado e de pessoas simpáticas.
Punta é top. Montevideo também foi muito bom.
Os preços não são tão absurdos como as pessoas falam.
Com pesquisa e cuidado para não ir à restaurantes, cafés, etc., feitos "especialmente" para turistas os valores estão no padrão dos outros países.
E o desconto no cartão ajuda bastante. Valeu muito a pena.
Dica: o desconto do cartão é para serviços (restaurante, etc). Para produtos, como vinho, alguns locais tem Global tax free que tem que ser solicitado no aeroporto, com a nota fiscal (não fiz, mas parece que é fácil, tem até totem eletrônico pra fazer).
Uber é bem tranquilo de usar em Montevideu.
Fiquei com medo de ir e voltar da Bodega Bouza de Uber e foi muito tranquilo!
Recomendo muito as duas cidades.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! Sim, o desconto no cartão é exclusivo para restaurantes e locação de carros.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar