Rio de Janeiro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rio de Janeiro: onde ficar

Graças à grande expansão da hotelaria para a Olimpíada, hoje você se hospeda no Rio com mais conforto e gastando sensivelmente menos do que gastava até 2015. Os novos hotéis (e algumas renovações) deram um senhor upgrade à cena hoteleira do Rio. Há ótimas novidades até mesmo na faixa econômica.

Que localização escolher?

Rio de Janeiro: onde ficar

Rio de Janeiro: onde ficar
Novidade: preços amigáveis

  • Segundo o Fohb (Fórum Hoteleiro do Brasil), em 2017 a diária média de hotel no Rio de Janeiro diminuiu 30%. Pesquisando com paciência, você encontrará pechinchas em todas as regiões da cidade, incluindo Ipanema e Copacabana.
  • A propósito: os preços de hotel no Rio ficam mais camaradas nos fins de semana e nos feriados. Mesmo no Carnaval e no Réveillon, quando as diárias vão à estratosfera nos bairros praianos da Zona Sul, você ainda encontrará bons preços na Lapa, no Largo do Machado e na Barra.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis em Ipanema & Arpoador

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Esta é a minha região favorita para ficar no Rio. Ipanema é o bairro mais charmoso da Zona Sul, com o equilíbrio ideal entre despojamento e sofisticação. Muitos de seus hotéis estão a até 3 quadras de uma estação de metrô. E agora que as linhas 1 e 4 foram unificadas, sem necessidade de baldeação, ficar em Ipanema e usar o metrô é o plano perfeito para a melhor estada no Rio.

Hotéis em Ipanema | N. Srª da Paz | Beira-mar | Pechinchas | Arpoador | Metrô

Hotéis próximos à Praça Nossa Senhora da Paz

Os hotéis desta categoria estão assinalados em vermelho no mapa.

Se Ipanema é a melhor localização do Rio, a região da Praça N. Srª da Paz é o melhor ponto de Ipanema. Sempre foi bacana ficar por aqui -- e agora com o metrô, ficou perfeito.

Rio de Janeiro: onde ficar - Ipanema Inn

Ipanema Inn

A meia quadra da praia e a uma quadra e meia da estação Nossa Senhora da Paz do metrô (acesso B Maria Quitéria), o simpaticíssimo Ipanema Inn (do mesmo grupo do Hotel Arpoador) sempre foi o queridinho dos durangos bem-informados. Depois de uma boa reforma para a Copa, saída da prancheta de Bel Lobo, ficou mais confortável e charmoso. Ainda que não seja mais uma pechincha, continua oferecendo uma boa relação custo x benefício.

Rio de Janeiro: onde ficar - Promenade Visconti

Promenade Visconti

A uma quadra e meia tanto da praia quanto do metrô N. Srª da Paz (acesso B Maria Quitéria), o Promenade Visconti tem boas acomodações e o serviço bastante profissional que caracteriza a rede.

Rio de Janeiro: onde ficar - Everest

Everest

O grande trunfo do tradicional Everest é a localização, praticamente a uma quadra da praia e uma quadra do metrô N. Srª da Paz (acesso B Maria Quitéria). Atenção: os quartos standard não foram renovados; prefira os superiores (mas para não pôr defeito, cacife os premium).

Rio de Janeiro: onde ficar - Mar Ipanema

Mar Ipanema

A duas quadras de praia (e do metrô N. Srª da Paz, saída B Maria Quitéria), o Mar Ipanema foi inteiramente renovado para a Olimpíada e deixa você junto à rua do comércio chique (a Aníbal de Mendonça) e ao corredor gastronômico (a rua Garcia d'Ávila).

Também estão próximos à praça: El Misti Ipanema, Vermont e San Marco(leia em Pechinchas).

Beira-mar em Ipanema e Arpoador

Os hotéis desta categoria estão assinalados em azul no mapa.

Mais beira-mar que o Hotel Arpoador (ex-Arpoador Inn), impossível: o hotel tem saída para o calçadão do Arpoador. É o único de toda a orla entre Copacabana e o Leblon em que você não precisa atravessar a rua para ir à praia. No momento, porém, está fechado para reforma (as reservas estão sendo direcionadas para o Ipanema Inn). Quando reabrir, no segundo semestre de 2018, terá quartos renovados e um terraço com piscina, rooftop bar e restaurante assinado por Roberta Sudbrack. Fica a 10 minutos de caminhada do metrô General Osório (acesso A Praça General Osório).

Rio de Janeiro: onde ficar - Fasano Rio

Fasano Rio

Os quartos standard do Fasano Rio são tão compactos, que dá para dizer que têm o cm² mais caro do Brasil. O café da manhã (excelente!) é extorsivo: são mais 130 reais por cabeça. Mas quem não gostaria de se hospedar naquela piscina? Se você pode pagar, não tem preço. (Recuse, porém, os quartos de fundos. Não valem o investimento. Cacife a vista, ou nada feito.)

O outro 5 estrelas da beira-mar de Ipanema é o Sofitel Rio Ipanema (ex-Caesar Park), que foi redecorado recentemente; fica na esquina da Vieira Souto com Maria Quitéria, a duas quadras do metrô Nossa Senhora da Paz (acesso B Maria Quitéria).

Rio de Janeiro: onde ficar - Sol Ipanema

Sol Ipanema

Os outros dois hotéis de frente para o mar em Ipanema pegam mais leve (que o Fasano...) no bolso. O Sol Ipanema está num excelente ponto do Posto 9 (entre Joana Angélica e Vinicius de Morais, a 3 quadras do metrô Nossa Senhora da Paz saída A Joana Angélica).

Rio de Janeiro: onde ficar - Praia Ipanema hotel

Praia Ipanema

No Praia Ipanema, todos os quartos têm vista (no mínimo, lateral) para a praia. Fica praticamente na divisa com o Leblon (a 4 quadras do metrô Jardim de Alah, acesso A Borges de Medeiros).

Pechinchas em Ipanema

Os hotéis desta categoria estão assinalados em verde no mapa.

Rio de Janeiro: onde ficar - hotel Vermont

Vermont

É possível encontrar diárias econômicas em Ipanema -- desde que você abra mão de alguns confortos. O básico Vermont, na Visconde de Pirajá entre Farme de Amoedo e Vinicius de Moraes, fica a duas quadras da Praia da Farme (o trecho LGBT das areias de Ipanema) e a uma quadra do metrô Nossa Senhora da Paz (acesso A Joana Angélica); o ar-condicionado, porém, ainda é do modelo antigo.

Já o San Marco, apesar de estar no ponto mais chique de Ipanema, faz a linha ultrabásica, com quartos pequeninos e TV de tubo; as diárias são quase de hostel. Está a duas quadras do metrô N. Srª da Paz (acesso B Maria Quitéria).

E por falar em hostel, o mais novinho é o El Misti Ipanema, mega bem-localizado na Joana Angélica, a uma quadra da praia e da da estação Nossa Senhora da Paz do metrô (acesso A Joana Angélica). Tem quartos coletivos e privativos, também.

Na Barão da Torre, a meia quadra do metrô General Osório (acesso C Rubem Braga) e a três quadras da praia de Ipanema, a Pousada Bonita ocupa uma casa onde já morou Tom Jobim; apenas os quartos superiores têm ar-condicionado garantido.

Hotéis no Arpoador

Os hotéis desta categoria estão assinalados em lilás no mapa.

Rio de Janeiro: onde ficar - Best Wester Premier Fashion Arpoador

BW Premier Fashion Arpoador

Da safra de hotéis construídos para a Olimpíada, o Best Western Premier Fashion Arpoador é o mais próximo do metrô (está a duas quadras e meia, ou 5 minutos a pé, da estação General Osório, acesso A Praça General Osório ou acesso D Sá Ferreira). Decorado pela estilista Glória Coelho, tem ambientes arejados, mas peca na iluminação: exagerando na temática branco-sobre-branco, a luz é toda branca, de geladeira, algo imperdoável num hotel com pretensões de charme. O restaurante de Bela Gil funciona no térreo, o que garante boas surpresas (orgânicas e brazucas) no café da manhã. Dá para ir a três praias andando menos de 4 quadras: Ipanema (vá pela Rainha Elisabeth), Arpoador (siga pela Bulhões de Carvalho e atravesse o Parque Garota de Ipanema) e o Posto 6 de Copacabana (siga pela Júlio de Castilhos).

Rio de Janeiro: onde ficar - Arena Ipanema

Arena Ipanema

O Arena Ipanema está a meia quadra da praia do Arpoador (Ipanema está a uma quadra e o Posto 6 de Copacabana, a uma quadra e meia). Os apartamentos, compactos mas bem divididos, têm vista para a vegetação do Parque Garota de Ipanema. A piscina, localizada na cobertura, oferece vista para a praia e a Pedra do Arpoador. Fica a 10 minutos de caminhada do metrô General Osório (acesso A Praça General Osório).

Dois hotéis do Arpoador oferecem comodidades de flat: o Adagio Apart-Hotel (antigo Mercure Ipanema) tem saleta em todos os apartamentos; fica a 3 quadras das praias do Arpoador e de Ipanema, e também a 3 quadras do metrô General Osório (acesso A Praça General Osório), tem saleta. O Mercure Arpoador, tem apartamentos com saleta e cozinha equipada; está a uma quadra das praias do Posto 6 e do Arpoador, duas de Ipanema e 10 minutos do metrô (General Osório, acesso D Sá Ferreira).

Rio de Janeiro: onde ficar - Atlantis

Atlantis Copacacabana

Também nesse miolo, o Atlantis Copacabana está a 5 minutos a pé das praias do Arpoador, Ipanema e Posto 6 em Copacabana. O metrô General Osório (acesso D Sá Ferreira) fica a 9 minutos de caminhada. Os quartos recentemente ganharam ar condicionado split, mas os preços subiram um pouco (este já foi o hotel com o preço mais simpático da Zona Sul).

Hotéis em Ipanema e Arpoador perto do metrô

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

*Depois das 20h, o acesso B Maria Quitéria da estação Nossa Senhora da Paz fecha. O uso do acesso A Joana Angélica aumenta em uma quadra o deslocamento desde os hotéis marcados com asterisco.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis em Copacabana (Postos 5 e 6)

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

O final de Copacabana se destaca do corpo do bairro por algumas vantagens logísticas. Para começo de conversa, você vai a pé ao Arpoador e a Ipanema (a estação de metrô do pedaço, General Osório, é a mesma do início de Ipanema). A praia tem características próprias: a faixa de areia é estreita e a água, calminha -- por isso, virou point de stand-up paddle. Voltar de Uber de um jantar em Ipanema não deve sair mais que R$ 12.

Hotéis novos nos Postos 5 e 6

O hotel desta categoria está assinalado em lilás no mapa.

Rio de Janeiro: onde ficar - Emiliano Rio

Emiliano Rio

A novidade mais luxuosa da hotelaria carioca nem chegou a ficar pronta para a Olimpíada: é o Emiliano Rio, filial do 5 estrelas paulistano, que abriu apenas no Réveillon de 2017. Fica no Posto 6 em Copacabana, com vista para o Forte de Copacabana e a curva inteira da praia (o Pão de Açúcar no canto esquerdo). Os quartos são consideravelmente mais amplos que os do Fasano Rio, têm uma charmosa persiana de cobogó que ajuda a compor a fachada mais original de Copacabana. Mas vá sabendo que a piscina da cobertura, apesar de ser linda e ter borda infinita, é bastante estreita, de raia. O metrô General Osório (acesso D Sá Ferreira) está a 10 minutos de caminhada (use a rua Sousa Lima). A praia de Ipanema está a 15 minutos a pé. O café da manhã custa R$ 75 por pessoa.

Beira-mar nos Postos 5 e 6

Os hotéis desta categoria estão assinalados em azul no mapa.

O trecho final de Copacabana tem o visual mais bonito -- a curva inteira da praia está em quadro, com o Pão de Açúcar majestoso no canto esquerdo.

Rio de Janeiro: onde ficar - Orla Copacabana hotel

Orla Copacabana

Vizinho ao antigo Sofitel (que está em reforma e só reabre entre 2018 e 2019 como Fairmont), o três-estrelas Orla ocupa a melhor localização do Posto 6, em frente ao trecho do SUP e a um pulinho do Arpoador. O metrô General Osório (saída D Sá Ferreira) está a 10 minutos de caminhada (use a rua Sousa Lima).

Entre a Sousa Lima e a Sá Ferreira, os quatro-estrelas Grand Mercure Copacabana Regente, novo nome do Golden Tulip Copacabana, e Miramar by Windsor estão a apenas 3 quadras do metrô General Osório (acesso D Sá Ferreira; use a rua Sousa Lima).

Leia sobre o Emiliano Rio na seção Hotéis novos nos Postos 5 e 6.

Pechinchas nos Postos 5 e 6

Os hotéis desta categoria estão assinalados em verde no mapa.

Na N. Srª de Copacabana, quase esquina Francisco Sá, o Copa Sul tem quartos bem-apessoados a preços básicos (está a 4 quadras do metrô General Osório, acesso D Sá Ferreira).

A caminho do Arpoador, o Copacabana Praia tem uma ala nova, inaugurada para a Olimpíada -- mas na ala antiga é que costuma oferecer os preços mais baixos do pedaço. O metrô está a 6 quadras (General Osório, saída D Sá Ferreira).

Mais hotéis nos Postos 5 e 6

Os hotéis desta categoria estão assinalados em vermelho no mapa.

Rio de Janeiro: onde ficar - Rio Design

Rio Design

Na rua Francisco Sá, a uma quadra da praia de Copacabana e 4 quadras da estação General Osório do metrô (saída D Sá Ferreira), o Rio Design tem decoração diferente a cada andar. Nem todos os apartamentos, porém, entregam o 'design' prometido pelo nome.

Discretinho na quadra da praia da Sá Ferreira, o Windsor Martinique sustenta a boa reputação da rede, com um bom custo x benefício. O metrô General Osório (acesso D Sá Ferreira) está a duas quadras e meia -- mas é melhor acrescentar duas quadras ao percurso e usar a rua Sousa Lima.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis em Copacabana (Postos 2 a 4)

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Copacabana é o bairro-síntese da cidade -- sinônimo de 'Rio de Janeiro' no mundo inteiro. Seus 160.000 moradores compartilham área de 8 km² (uma densidade demográfica semelhante à do principado de Mônaco, que tem 38.000 habitantes em 2 km²). Boa parte da estrutura turística do Rio está concentrada aqui: hotéis, agências de turismo receptivo, casas de câmbio. Mas também é o bairro turístico onde o visitante se sente menos seguro. O calçadão de Copa (tanto do lado da praia quanto ao longo dos prédios da av. Atlântica) é ponto preferencial de pivetes à espreita de correntes, celulares e bolsas de turistas. A av. N. Srª de Copacabana, o principal eixo comercial do bairro, é o endereço de cada vez mais moradores de rua. Hospedar-se em Copa sai mais barato do que em Ipanema -- mas se for para ficar por aqui, eu daria preferência a hotéis nas proximidades de estações de metrô, que são seguras e tiram você da área de atuação dos pivetes.

Para hotéis no final de Copacabacana, consulte Hotéis nos Postos 5 e 6.

Hotéis em Copacabana (Postos 2 a 4) perto do metrô

Os hotéis desta categoria estão assinalados em grená no mapa.

A região de Copacabana servida pela estação Cardeal Arcoverde tem vários atrativos. Hospedando-se aqui você vai estar próximo à Praça do Lido (de onde saem vans para o Cristo Redentor), vai topar com vários prédios art-déco e aproveitar os bares e restaurantes do pólo da Ronald de Carvalho. O micro-ônibus gratuito que leva ao shopping Rio Sul faz ponto final na estação.

Rio de Janeiro: onde ficar - Best Western Plus Copacabana Design

BW Plus Copacabana Design

Em frente à estação Cardeal Arcoverde, o Best Western Plus Copacabana Design é um dos bons hotéis construídos para a Olimpíada, e costuma oferecer preços parecidos com os do Ibis (mas, aqui, com café da manhã incluso). A uma quadra do metrô, o Copacabana Suites é antiguinho, mas como tem apartamentos com saleta e bons preços, é uma opção a considerar para viagens em família.

Indo em direção à praia, o hotel mais novo é o Ibis Copacabana Posto 2 (a uma quadra e meia da estação, na Ministro Viveiros de Castro). Os outros hotéis da área levam jeito mais antigo, como o Mirasol Copacabana (a uma quadra da estação, na Rodolfo Dantas), o retrofitado Royal Rio (a uma quadra e meia da estação, na Duvivier), e o Real Palace (a duas quadras da estação, na Duvivier).

A estação Siqueira Campos está num ponto supercomercial de Copa, integrada ao ponto final de linhas de ônibus e de vans que cruzam a cidade. Mas é nos seus arredores que fica o Bairro Peixoto, um oásis de prédios baixinhos. A Adega Pérola, um dos botequins mais carismáticos do Rio, fica em frente. O shopping Cidade Copacabana, que no segundo andar tem modernários e o teatro Net, fica ao lado.

Não há hotéis novinhos nas proximidades da estação Siqueira Campos. As melhores pedidas são o Premier Copacabana (em frente à estação) e o Mirador Rio (a uma quadra). O Bairro Peixoto tem uma opção de hospedagem curiosa, o Jucati Season Apartments -- um edifício com astral alternativo, 100% bairro-peixotiano, em frente à pracinha, com apartamentos básicos mas completos. Num gostosíssimo casarão situado no acesso principal ao bairro, a rua Anita Garibaldi, o CLH Suites Copacabana, da rede de hostels Che Lagarto, tem apenas quartos duplos, com opção de banheiro privativo ou compartilhado. Para ir do metrô a qualquer um desses hotéis, use o acesso B Figueiredo de Magalhães.

A estação Cantagalo fica num ponto agradável do bairro, com ruas predominantemente residenciais (e junto à saída de Copacabana para a Lagoa). A rua Bolívar, pontilhada de botecos (freqüentados sobretudo por cariocas), não está longe.

Rio de Janeiro: onde ficar - hotéis próximos ao metrô Cantagalo

Hotéis próximos ao metrô Cantagalo

A apenas meia quadra do acesso B Xavier da Silveira da estação Cantagalo, o Ibis Copacabana Posto 5 ainda está novinho; a praia está a 3 quadras. Também a meia quadra do mesmo acesso B da estação, mas no sentido Lagoa (e a 4 quadras da praia), o Atlântico Copacabana foi renovado recentemente. O Ibis Budget Copacabana também faz parte dos hotéis construídos para os Jogos, mas está a 4 quadras do metrô (saída B Xavier da Silveira).

Hotéis em Copacabana (Postos 2 a 4) à beira-mar

Os hotéis desta categoria estão assinalados em azul no mapa.

O grandalhão Othon Palace não esconde a idade, mas oferece lindas vistas da maioria dos quartos, e está a 4 quadras do metrô Cantagalo (acesso B Xavier da Silveira).

Rio de Janeiro: onde ficar - Pestana Rio Atlântica

Pestana Rio Atlântica

O Pestana Rio Atlântica teve suas áreas sociais repaginadas há alguns anos e está com uma linda piscina na cobertura; nem todos os apartamentos, porém, foram convertidos ao novo padrão. Os bares da rua Bolívar estão a meia quadra.

Se você suspira pelo Rio dos velhos tempos, o Olinda Rio pode ser o seu número: as áreas sociais remetem aos anos 40, e os apartamentos têm decoração clássica.

O envidraçado Arena Copacabana, no Posto 3, tem uma vibe mais jovem, bem distinta do padrão da orla de Copa (fez tanto sucesso, que deu cria no Leme e no Arpoador). O Windsor Excelsior é um 4 estrelas sóbrio, na quadra vizinha ao Copacabana Palace.

Rio de Janeiro: onde ficar - Belmond Copacabana Palace

Belmond Copacabana Palacde

Já o Belmond Copacabana Palace (o Belmond foi acrescentado ao nome quando a rede Orient-Express desmembrou a divisão hoteleira da divisão de trens de luxo) realizou um bem-sucedido lifting em sua mitológica piscina, que foi modernizada sem perder o charme clássico. Na minha opinião, as acomodações mais interessantes são as 'suítes de 1 quarto com vista para a piscina', que se localizam no prédio Anexo (construído nos anos 50) e têm vista para a piscina, o prédio principal e o mar (e custam o mesmo que os quartos frente mar do prédio principal). O serviço é ex-cep-cio-nal e, coisa rara nos 5 estrelas do Rio, o café da manhã está incluído em muitas diárias. Na minha opinião (particularmente implicante), o hotel sofre de um imperdoável déficit de carioquice. O Copacabana Palace refugia seus hóspedes num território anódino da Luxolândia, quando poderia oferecer uma viagem ao Rio dos anos 40 e 50. (Mas, como disse, é implicância minha.)

Finalmente, junto à Praça do Lido encontram-se os dois hotéis à beira-mar com a melhor relação custo x benefício de Copa: o Lancaster Rio e o Atlântico Praia. Ambos conservam um pouco do espírito da Copacabana de antigamente -- só lamento que a reforma do Atlântico (que era o Ouro Verde) tenha descaracterizado tanto o andar térreo. O metrô Cardeal Arcoverde está a 4 quadras. Vans oficiais para o Cristo Redentor saem da Praça do Lido, a uma quadra.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis no Leme

O canto esquerdo de Copacabana é um bairro autônomo, o Leme. Imprensado contra os morros e sem tráfego de passagem, é o ponto mais bucólico de Copacabana. O metrô não serve o bairro (a estação mais próxima é a Cardeal Arcoverde, em Copacabana).

Na esquina com a av. Princesa Isabel (caminho para Botafogo e o aeroporto Santos Dumont), o imenso Méridien, que tinha virado Windsor, é desde maio de 2017 o Hilton Rio Copacabana. O 5 estrelas já tinha sido reformado recentemente; ao incorporar a propriedade, o grupo Hilton praticamente só trocou o nome na porta.

Mais adiante, o antigo Othon Leme Palace ganhou um banho de loja e se tornou o Windsor Leme, de padrão 4 estrelas, com o bom serviço da rede.

Na quadra de trás da praia, o antigo Continental passou à administração da rede Accor e se tornou o Novotel Rio Copacabana, com tarifas simpáticas.

O único hotel novíssimo do pedaço é o Arena Leme, próximo ao canto esquerdo da praia, junto à Pedra do Leme -- o ponto mais fotogênico da orla.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis no Leblon

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

O Leblon é mais cobiçado dos bairros praianos para morar. Em comparação com Ipanema, tem uma densidade sensivelmente menor de turistas. A rua Dias Ferreira é o mais longo corredor de restaurantes da cidade, e o calçadão da praia tem os quiosques mais sofisticados da orla da Zona Sul. Mas o bairro tem poucos hotéis.

Dois deles -- justamente os da beira-mar -- estão fechados. Dizem que o Marina Palace ("o hotel Marina quando acende...") vai ser reformado para se tornar o primeiro Four Seasons da cidade (mas só acredito vendo; todos os anos existe o boato de um Four Seasons abrindo em algum lugar do Brasil e não abre nunca). Já o Marina All-Suites (carinhosamente apelidado de 'Marininha') está prometido para reabrir repaginado pelo novo dono, Oskar Metsavaht (o fundador da Osklen), com o nome de Janeiro.

Rio de Janeiro: onde ficar - Promenade Palladium

Promenade Palladium

Surgido num momento em que a hotelaria carioca estava estagnada, o Promenade Palladium já não parece tão moderno. De todo modo, mantém suas qualidades originais: conforto, ótimo serviço, e um excelente café da manhã, daqueles que vale a pena se demorar. Está a uma quadra e meia da praia, uma quadra e meia da Dias Ferreira e três quadras* do metrô (estação Antero de Quental, acesso B General Urquiza).

O Ritz Leblon fica na movimentada Ataulfo de Paiva, a uma quadra do finzinho da Dias Ferreira. Os apartamentos foram renovados há poucos anos. A praia está a dois quarteirões, e o metrô (Antero de Quental, acesso B General Urquiza), a cinco quadras*.

*O acesso B General Urquiza da estação Antero de Quental fecha às 20h de 2ª a sábado, e não abre domingo e feriado. O acesso A Bartolomeu Mitre permanece aberto e aumenta em uma quadra o percurso desde/para os dois hotéis.

A 1 km do final do Leblon (em frente ao acesso ao morro do Vidigal), o Sheraton Grand Rio tem porte de resort e a piscina mais confortável da orla da Zona Sul. Tem acesso privativo à praia do Vidigal -- antes de cair n'água, porém, informe-se se o trecho se encontra próprio para banho. Chegue e saia sempre de táxi ou Uber.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis em Botafogo

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Botafogo é um bairro de passagem. Hospedando-se perto da estação do metrô, você chega rapidíssimo tanto ao Centro quanto aos demais bairros litorâneos da Zona Sul; também é fácil ir de ônibus ao Jardim Botânico e à Gávea. E escolhendo um dos hotéis de frente para a baía, pode ter o Pão de Açúcar na sua janela. A rua Voluntários da Pátria, perto do metrô, reúne os cinemas de arte da rede Estação e os botecos do Baixo Botafogo (que hoje rivaliza com a Lapa em movimento nos fins de semana). Indo em direção ao Humaitá (de ônibus ou por uma besteirinha de táxi ou Uber) você chega ao corredor de (ótimos) restaurantes da rua Conde de Irajá.

Hotéis em Botafogo perto do metrô

Rio de Janeiro: onde ficar - Zii Botafogo

Zii Botafogo

Em frente ao acesso C São Clemente Praia (basta atravessar a rua), o Zii é a melhor novidade da hotelaria econômica na cidade. Mesmo sendo grandalhão, tem uma vibe de hotel-boutique (quartos super bem-decorados), com ecos de hostel (baias para jogar games com outros hóspedes junto à recepção). O café da manhã é adequado à diária, mas tem um luxo: pão na chapa feito na hora. Os bares do Baixo Botafogo estão a uma praça de distância.

A duas quadras do acesso B Muniz Barreto, o Ibis Budget Botafogo tem vista para o Pão de Açúcar em alguns quartos.

Na outra extremidade da estação, o Ibis Rio de Janeiro Botafogo está a uma quadra e meia do acesso E Mena Barreto. Já o Mercure Botafogo Mourisco está a duas quadras do mesmo acesso, mas no sentido baía.

Hotéis em Botafogo com vista para o Pão de Açúcar

Rio de Janeiro: onde ficar - Yoo2

Yoo2

De todos os hotéis da safra olímpica, o Yoo2 é o mais original: a decoração é excêntrica (by escritório do Philippe Starck) e a energia, jovem. Mas não há ambiente que supere a vista quase frontal do Pão de Açúcar que pode ser desfrutada dos apartamentos de frente e do bar do terraço (que na vida real é bem menor do que parece nas fotos do site oficial). O restaurante vale a visita mesmo se você não estiver hospedado (não só pelo visual, mas também pela comida). A estação do metrô mais próxima está a 4 quadras: Flamengo.

Caso você procure um apartamento com vista para o Cristo mas não faça questão de decoração invocada, considere o Novotel Botafogo. O metrô Botafogo (acesso B Muniz Barreto) está a três quadras.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis no Largo do Machado

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Procurando a melhor relação preço x conforto x logística do Rio, hoje? Encontrou: nas redondezas da estação Largo do Machado, para o lado do Catete, apareceram vários hotéis novinhos e econômicos, perfeitos para quem quer economizar na hospedagem e no transporte. (O Catete já era um pólo de hospedagem barata, mas a maioria dos hotéis era do padrão semi-espelunca.)

A localização é excelente até para quem economizar no transporte do aeroporto. O frescão 2012 (Galeão-Gávea) passa pela área -- uma vantagem que a Lapa não oferece. A boemia alternativa de Laranjeiras (praticamente uma Santa Teresa na planície) está pertíssimo; a própria Lapa e também Santa Teresa estão a corridas curtas de táxi ou Uber. Vans oficiais para o Cristo Redentor saem do próprio Largo do Machado.

Rio de Janeiro onde ficar - Villa 25

Villa 25

A opção mais charmosa da região é um misto de hotel com hostel: o Villa 25, instalado numa rua arborizada atrás da praça. Combinando dois prédios -- um casarão antigo restaurado e um anexo moderno -- tem quartos privativos e coletivos, e um bar muito gostoso.

Rio de Janeiro: onde ficar - Petit Rio

Petit Rio

A duas quadras do largo, a rua Artur Bernardes virou um corredor de hotéis novos e acessíveis. O Petit Rio tem quartos que custariam o dobro perto da praia.

Rio de Janeiro: onde ficar- Hotel 1900

Hotel 1900

O 1900, instalado num casarão reformado, tem quartos apertadinhos. E o Royal Regency é o mais pretensioso da turma, mas ainda assim com diárias bem mais palatáveis do que de hotéis novos da Zona Sul.

A estação Catete está praticamente à mesma distância da estação Largo do Machado e é mais conveniente de/para deslocamentos para o Centro e a Zona Norte.

Junto à estação Catete (acesso B Palácio do Catete), o Windsor Flórida tem um público cativo de viajantes a negócio.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis na Lapa

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

A expansão da hotelaria carioca para a Olimpíada encontrou na Lapa um território perfeito para a instalação de novos hotéis. O bairro tem grande apelo para quem quer curtir a vida noturna mais animada do Rio à porta, e também para quem está viajando a trabalho, com compromissos no Centro, e quer se hospedar perto, num lugar que tem vida à noite. Alguns dos novos hotéis fazem o gênero boutique, outros são padrão business 3 estrelas. Em comum, essas novidades da Lapa têm as diárias camaradas, que permanecem encaráveis até mesmo no Carnaval ou no Réveillon.

O único senão da Lapa para quem quer economizar é a falta de metrô. O bairro também não é atendido pelos frescões que vêm do Galeão. Só o Ibis Centro e o Ibis Budget Centro, na Praça Tiradentes (a uma quadra do final da rua do Lavradio), são servidos por transporte público desde um aeroporto -- no caso, o VLT (Linha 2), que faz a ligação com o aeroporto Santos Dumont. Se gastar R$ 50 de táxi desde o Galeão (é quanto custa a corrida tabelada no táxi comum) é contra a sua religião, o melhor a fazer é escolher um hotel novo e em conta no Largo do Machado (veja aqui). Do Santos Dumont o táxi é mais barato: no máximo uns R$ 20.

Onde ficar na Lapa: Hotel 55 Rio

55 Rio

Dentre os novos hotéis da Lapa, o que leva nota 10 nos quesitos bom, bonito e bem-localizado é o 55 Rio. Os apartamentos mais charmosos ficam no prédio da frente, que é um antigo hotel de luxo restaurado. Nos fundos há a ala moderna, com os apartamentos mais econômicos -- mas olhe, são espaçosos, funcionais e com ótimo astral (e banheiros inusitadamente grandes para um hotel novo). O 55 Rio é praticamente vizinho da Sala Cecília Meirelles está a uma quadra e meia da Escadaria Selarón . É o único hotel da Lapa próximo do metrô: a estação Cinelândia (acesso D Passeio) está a duas (longas) quadras.

Rio de Janeiro: onde ficar - Vila Galé

Vila Galé

O mais confortável da turma (e com as tarifas menos amigáveis) é o Vila Galé Rio de Janeiro, que funciona desde a Copa de 2014 num palacete tombado na rua do Riachuelo. É o único hotel da Lapa preparado para quem quer descansar durante o dia: o pátio interno tem uma deliciosa piscina. Os apartamentos de luxo estão no palacete da frente; há um anexo moderno ao fundo com os apartamentos standard (mais silenciosos).

Rio de Janeiro: onde ficar - Da Lapa Design

Da Lapa Design

Completando o trio de charme, o Da Lapa Design Hotel é um misto de hotel e hostel. O projeto tem a assinatura do arquiteto bambambã Hélio Pellegrino: os quartos ficam em volta de um vão livre de pé direito altíssimo, e lá em cima uma clarabóia enche tudo de luz natural. Os quartos duplos têm banheiro privativo, e não espere muito do café da manhã. A decoração é hi-lo e os hóspedes precisam ter espírito jovem: o hotel fica na esquina da Mem de Sá com a rua do Lavradio (o marco zero do agito).

Rio de Janeiro: onde ficar - Slaviero Lifestyle

Slaviero Lifestyle

Dos hotéis padrão business, o mais interessante é o Slaviero Lifestyle, na rua do Rezende, transversal à Mem de Sá. O lobby é elegante e os quartos, apesar de compactos, são super bem-equipados, têm toalhas grandes e box generoso. O hotel tem academia própria -- e Nutella no café da manhã. O Days Inn Lapa é praticamente seu vizinho, e tem menos pretensões no quesito design. O mais básico dos hotéis novos para executivos é o Bristol Easy Plus Lapa, mais adiante na rua do Riachuelo, um pouco longe já do fervo da noite da Lapa.

A dupla de Ibis -- o Ibis Centro e o Ibis Budget Centro -- divide o mesmo prédio na praça Tiradentes. Os hotéis ficam a três quadras do fim da rua do Lavradio, onde está o célebre Rio Scenarium. Na própria praça estão os teatros João Caetano e Carlos Gomes, além da gafieira Estudantina. A linha 2 do VLT tem uma estação na praça, a Tirdentes -- dá para ir de bonde à Rodoviária (sentido Praia Formosa), à estação das barcas (sentido Praça XV) e também ao aeroporto Santos Dumont (sentido Praça XV, salte na estação Colombo, caminhe até a estação Sete de Setembro e pegue a linha 1 sentido Santos Dumont).

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Centro e Porto (entre Rodoviária e Santos Dumont)

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Rio de Janeiro: onde ficar - Hotel Belga

Hotel Belga

Principal atração do novo centro do Rio, o Boulevard Olímpico ainda não formou sua própria zona hoteleira. O primeiro hotel pós-olímpico a colonizar a área é o charmosinho Belga Hotel, que preencheu com quartos modernos um edifício de ares art-déco. Os quartos standard são extremamente compactos; para ter espaço, cacife a 'suíte executiva'. O restaurante serve comida... belga, com cervejas conterrâneas. No café da manhã não há buffet: você preenche uma ficha com o que quer consumir e isso vem à mesa. O Boulevard Olímpico está a 4 quadras; a estação Uruguaiana do metrô, a 3 quadras; a estação Candelária do VLT, a 4 quadras. A localização é estratégica para ir ao samba da Pedra do Sal na 2ª feira e às casas noturnas da Gamboa, como Trapiche Gamboa (samba) e The Week (balada LGBT). À noite, chegue e saia de táxi ou Uber.

O Boulevard Olímpico e o VLT tornaram o Windsor Guanabara, tradicional quatro-estrelas para executivos na av. Presidente Vargas, interessante também nos fins de semana. A estação Candelária do VLT fica atravessando a rua, e se andar duas quadras você chega à Orla Conde à altura da Pira.

Perto da Rodoviária, e com VLT à mão, três hotéis se antecipam à expansão imobiliária (tanto residencial como de negócios) que deve acontecer na região portuária.

O Intercity Porto Maravilha é servido, no sentido Praia Formosa, pela estação Cordeiro da Graça. No sentido Santos Dumont (ou Praça XV), você usa a estação Equador.

A dupla Ibis Porto Atlântico e Novotel Porto Atlântico ficam uma quadra adiante. No sentido Praia Formosa, salte na estação Cordeiro da Graça (e ande uma quadra e meia). No sentido Santos Dumont (ou Praça XV), embarque na estação Pereira Passos.

Para quem vai a passeio, o atrativo dos hotéis são as instalações 0 km com preço ótimo, o VLT na porta para explorar o novo Centro e a facilidade de pegar um ônibus na rodoviária para um bate-volta a Petrópolis ou para seguir viagem a Búzios, Arraial do Cabo ou Paraty. Mas note que a região é erma, e à noite você vai querer chegar e sair de táxi ou Uber.

Situado no prédio anexo ao aeroporto Santos Dumont, o Prodigy Santos Dumont é muito mais que um hotel de aeroporto. No terraço, tem piscina (de raia) com vista espetacular para o Pão de Açúcar e o Aterro. É vizinho do muvucado restaurante Xian -- e o VLT, junto ao aeroporto, leva às atrações do Centro e ao metrô Cinelândia. Se você vai priorizar a exploração dessas bandas do Rio, é uma excelente localização.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis em Santa Teresa

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Se a Lapa é boêmia, Santa Teresa é bohemian -- reduto de visitantes que prezam o charme e viajam em modo slow, sem necessidade de estar do lado da praia. Os hotéis aqui são autorais: dos mais básicos aos mais sofisticados, têm espírito de bed & breakfast. Gringos, notadamente europeus, fazem a maioria dos hóspedes. A chegada do Uber tornou o acesso mais fácil, já que os táxis cariocas não gostam muito de subir as ladeiras de Santa. Ao sair na rua, tome as mesmas precauções que você tomaria no calçadão de Copacabana (à noite, saia e chegue de Uber).

Rio de Janeiro: onde ficar - Mama Shelter

Mama Shelter

A maior novidade do pedaço, porém, é importada: a primeira uniadde da América Latina do Mama Shelter, o hotel hipster que começou no 20ème arrondissement de Paris e acabou comprado pela gigante francesa da hotelaria, a Accor, como laboratório de inovação. O Mama Shelter carioca mantém a pegada urbana da rede, mas com um colorido extra, made in Rio.

Rio de Janeiro: onde ficar - Santa Teresa MGallery

Santa Teresa MGallery by Sofitel

A Accor também capturou o 5 estrelas do bairro -- o Santa Teresa Hotel agora ostenta a marca MGallery, que indica hotéis-boutique de alto luxo. É um lugar cheio de história: muitos intelectuais cariocas já moraram ali depois de uma separação -- o que lhe rendeu o apelido 'Hotel dos Descasados'. Depois de anos fechado, foi reaberto como pequeno hotel de charme, decorado com móveis de design brasileiro e peças únicas de artesanato.

Mas a cena hoteleira (e hosteleira) do bairro se caracteriza mesmo pelos casarões adaptados para receber hóspedes -- e onde você se sente mesmo 'em casa', mesmo se não for atendido pelos donos. Um dos pioneiros desse estilo é o elegante Mama Ruisa, escondido a uma quadra da Almirante Alexandrino, a rua de passagem do bairro. No acesso da Lapa a Santa Teresa, a Casa Gerânio tem decoração caprichadíssima e uma piscina pequenina mas muito gostosa. O maior luxo do Rio Panoramic é a vista para o Pão de Açúcar desde a piscina -- mas quem é fã de art-déco vai curtir também os móveis anos 40 dos quartos e ambientes sociais.

Duas boas opções na Almirante Alexandrino, a rua principal do bairro. Casais em busca de romance vão gostar do Quinta Azul, com suas camas com dossel. O Discovery Suites tem quartos desiguais, mas um bar bastante animado.

O bed & breakfast mais original do bairro deve ser o Modernistas Hospedagem e Arte: cada um de seus quartos tem decoração inspirada em um artista brasileiro, como Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Artur Bispo do Rosário e Volpi. É vizinho do Mama Shelter.

Rio de Janeiro: onde ficar - Casa Cool Beans

Casa Cool Beans

E se o orçamento estiver apertado, não deixe de conferir a simpática Casa Cool Beans, uma ótima pedida bbb em Santa.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis em São Conrado

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

Com os distúrbios que andam ocorrendo na Rocinha, em frente, está complicado se hospedar em São Conrado. O hotel Gran Meliá Nacional, lindamente restaurado, foi repentinamente fechado e aguarda novo administrador para reabrir.

Seu vizinho Pullman Rio de Janeiro (antigo InterContinental) carece de algum estilo; mas tem uma boa relação preço x conforto (e ótima piscina).

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis na Barra da Tijuca

Mexa no mapa! Use o comando (+) para aproximar e ver detalhes que não aparecem. Use o comando (-) para afastar e ter um plano ainda mais geral.

A chegada do metrô e a entrada do Uber na praça aproximaram a Barra da Zona Sul (e do centro). Pense nas excelentes praias da Zona Oeste, acrescente hotéis novinhos com tarifas promocionais e uma cena gastronômica cada vez mais diversa, e a Barra se impõe como uma nova zona hoteleira da cidade -- ou até mesmo um destino auto-suficiente para fins de semana ou feriadões.

Hotéis na Praia do Pepê e Jardim Oceânico

Os hotéis desta categoria estão assinalados em vermelho no mapa.

Quem se hospeda aqui aproveita os ótimos beach lounges da Praia do Pepê e a vida noturna do Jardim Oceânico, com os bares animados da Olegário Maciel e os restaurantes da Érico Veríssimo.

No canto esquerdo da praia, junto ao Quebra-Mar (um trecho freqüentemente impróprio para banho), o Ibis Barra da Tijuca é o Ibis mais perto do mar em todo o Rio. Está a 10 minutos de caminhada dos lounges do Pepê. (O Mercure Barra da Tijuca, que dividia o mesmo complexo, está temporariamente desativado.)

O Royalty Barra não é novinho, mas é ideal para curtir o bairro a pé: está a meia quadra dos bares da Olegário Maciel; os lounges de praia estão a menos de 5 minutos pelo calçadão. O único hotel a uma distância caminhável (duas quadras e meia) da estação Jardim Oceânico do metrô é um misto de hotel e hostel: Wolo Hostel. A praia está a 12 minutos de caminhada; a Olegário Maciel, a 10 minutos.

Hotéis em outros pontos da orla da Barra

Os hotéis desta categoria estão assinalados em azul no mapa.

Já fora do Pepê, o LSH Barra começou como Trump, mas abriu mão da marca depois de percalços iniciais. Está ao lado de uma praça, a 12 minutos de caminhada dos melhores beach lounges; há uma filial do Esplanada Grill no térreo. Três quadras adiante fica o tradicional Windsor Barra, um 5 estrelas com perfil business. Seu vizinho mais novo Windsor Oceânico, um 4 estrelas, tem quartos bem mais modernos. A 1,5 km do Pepê, o Sheraton Barra é todo de suítes, com saleta e cozinha equipada. Uma segunda torre funciona como apart-hotel, com apartamentos alugados pelo pool.

Rio de Janeiro: onde ficar - Laghetto Stilo Barra

Laghetto Stilo Barra

Já perto da extremidade oeste da Barra, há um núcleo de hotéis novinhos no entorno do posto 7. Tanto o 4 estrelas Novotel Barra da Tijuca quanto o 5 estrelas o Windsor Marapendi têm perfil business (mas a piscina do Windsor Marapendi, no terraço, é show). O Laghetto Stilo Barra, originalmente Pestana, marca a estréia carioca da maior potência hoteleira de Gramado. Os quartos são confortáveis, mas a piscina, no térreo, tem um muro que impede a vista da praia.

Rio de Janeiro: onde ficar - Grand Hyatt

Grand Hyatt

Na divisa com a praia da Reserva, o Grand Hyatt Rio de Janeiro pode ser curtido como um resort do Nordeste (ou do Caribe): você só precisa sair se quiser passear. Todos os apartamentos têm banheira e varanda; as tarifas costumam ser tentadoras, sobretudo no fim de semana. Os apartamentos são charmosos e aconchegantes: a decoração encontrou um ponto de equilíbrio entre conforto e despojamento. A melhor vista é a dos apartamentos de lado e de fundos, que dão para a Lagoa do Marapendi e revelam uma paisagem diferente daquele Rio que temos na cabeça. Entre os restaurantes, destaque para o excelente japonês Shiso e o brasileiro moderno Cantô. A praia da Reserva está a cinco minutos de caminhada para a direita -- você pode pegar praia no ótimo quiosque Pesqueiro, sem precisar disputar uma das escassas vagas de estacionamento.

Hotéis na Barra, fora da praia

Os hotéis desta categoria estão assinalados em verde no mapa.

Os hotéis ao longo da av. das Américas, preferidos dos viajantes a negócio, oferecem tarifas bastante vantajosas nos fins de semana e feriados. Estando de carro, você vai à praia sem dificuldade.

Rio de Janeiro: onde ficar - Promenade Paradiso

Promenade Paradiso

No trecho inicial da avenida das Américas e pertíssimo da estação Jardim Oceânico do metrô (daria para ir a pé, se não fosse preciso subir por um viaduto), o Promenade Paradiso tem apartamentos e suítes com decoração arejada e uma gostosa piscina. Novinho, o AC by Marriott Barra da Tijuca oferece quartos clean e vista para um parque. Também no miolo residencial entre a avenida das Américas e o canal de Marapendi, o Transamérica Prime Barra permanece favorito entre executivos paulistas.

Passando a avenida Ayrton Senna, já a caminho do Recreio, o Best Western Premier Américas é o hotel do complexo Vogue Square, que tem uma esplanada de bons restaurantes. Já o Ramada Encore Ribalta é um hotel econômico que concorre na faixa do Ibis (mas o café da manhã está incluído).

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis em Jacarepaguá/Parque Olímpico

Os hotéis do entorno do Parque Olímpico e do Riocentro só lotam durante eventos. Quando não há convenções, competições ou megashows em cartaz, você encontra por aqui a melhor relação conforto x preço do Rio. Estar de carro é essencial. Hospedar-se em Jacarepaguá é como ficar nos hotéis da região do aeroporto de Miami: você paga pouco, dorme num hotel novo e confortável e chega de carro aonde quiser.

No meio do caminho entre a Barra e região do Parque Olímpico, o Promenade Link Stay é o hotel mais próximo da casa de shows Metropolitan (que agora atende pelo nome inacreditável de 'Km de Vantagens Hall' -- parece coisa do Sensacionalista). Os quartos são clean e a piscina é indoor.

O início da avenida que leva ao Parque Olímpico tem um complexo reunindo o Novotel Parque Olímpico e o Ibis Parque Olímpico.

O luxuoso Hilton Barra é o 5 estrelas do Parque Olímpico, com tarifas bastante camaradas para um hotel deste padrão. No verão, o hotel tem uma van (shuttle) que leva hóspedes à Praia do Pepê e aos shoppings.

Com perfil mais moderninho, o Venit Barra é o hotel mais próximo da Jeunesse Arena: é só atravessar a rua. Integrados ao Parque Olímpico, o Courtyard by Marriott Barra da Tijuca e Residence Inn by Marriott oferecem conforto padrão business (e boas tarifas fora de eventos).

Aberto em 2015, o Grand Mercure Riocentro é o hotel 'oficial' do Riocentro, integrado ao centro de convenções. A piscina tem vista para a lagoa de Jacarepaguá.

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

  • Hotéis no Recreio

Quem se hospeda no Recreio tem ótima praia em frente ao hotel e, estando de carro, pode chegar às cobiçadas praias da Zona Oeste (Prainha, Abricó, Grumari) a tempo de encontrar vaga para estacionar. Os pólos gastronômicos de Vargem Grande e Barra de Guaratiba (que funcionam sobretudo no fim de semana) estão relativamente à mão. Visitar o sítio de Burle Marx requer bem menos esforço para quem fica por aqui.

Rio de Janeiro: onde ficar - Blue Tree Premium Recreio

Blue Tree Premium Recreio

O Blue Tree Premium Design é branquíssimo por fora e por dentro. O terraço é muito gostoso, com uma piscina de borda infinita com vista para a Pedra do Pontal. Está a cinco minutos de caminhada da praia do Pontal, e a dez minutos da praia da Macumba. O Atlântico Sul é mais convencional, mas está praticamente em frente à praia do Pontal.

A 3 km de distãncia orla, na avenida das Américas, o Ramada Recreio Shopping faz a linha básico-novo-barato. Fica anexo a um shopping de padrão menos sofisticado que os grandes da Barra. E na zona rural de Vargem Grande, o elogiado bed & breakfast Maison VG é sob medida para quem quer um fim de semana ou feriado longe dos arranha-céus, curtindo as praias off-Barra e os restaurantes da região (incluindo o da pousada).

Praias | Ipanema | Postos 5 e 6 | Copacabana | Leme | Leblon | São Conrado
Fora da praia | Santa Teresa | Botafogo | Largo do Machado | Lapa | Porto
Zona Oeste | Barra da Tijuca | Jacarepaguá (Parque Olímpico) | Recreio Conveniência | Perto do metrô

7 comentários

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Oi Boia e trips!
Os Hostel: Gaia e Aquarela do Leme são bem localizados no quesito segurança? Entre os dois qual escolher?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kamila! O Aquarela do Leme fica na subida de uma comunidade onde está havendo uma disputa de território entre facções. Esse de Botafogo fica a quatro longas quadras do metrô, numa rua que fica muito escura e erma à noite, você não vai se sentir segura. Além disso, hostels são bem mais vulneráveis que hotéis a assaltos.

Siga o conselho do Ricardo Freire: hospede-se perto do metrô. Confira os preços do El Misti em Ipanema e da Villa 25 no Largo do Machado.

Se você não conhece o território, mais uma razão para se apoiar na pesquisa que já fizemos, pensando nos quesitos logística e segurança.

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Muito obrigada!

Jen
JenPermalinkResponder

Olá pessoal. Ficarei em Copa por 1 semana em Agosto. É realmente inseguro andar pelo calçadão ali, a pé, de bike? Mesmo bem de manhã, tipo no nascer do sol? Ir dali até Ipanema pelo calçadão seria algo não recomendável?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jen! Só não ande no calçadão de Ipanema à noite.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2018/03/rio-de-janeiro-seguranca/

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Oii, vou ao Rio em janeiro e passarei 3 dias em Arraial do Cabo, 2 dias em Búzios e 2 dias na cidade do Rio, ainda em aberto mas preferencialmente próximo ao aeroporto Santos Dumond, e gostamos de sair à noite para barzinhos que possuam cerveja artesanal e petiscos mais elaborados. Alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Toda a Zona Sul é relativamente próxima ao Santos Dumont, aonde você chega de metrô e VLT.

Ipanema, Leblon e Botafogo têm muitos bares para sair à noite.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar