Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    756 comentários

    Olá! Primeiramente preciso dizer que eu adoro seu site! Parabéns!! Agora, tenho algumas perguntas, estou pensando em fazer uma viagem para Itália, em janeiro, tenho pouco tempo para viajar, basicamente 1 semana, sendo que um dos destinos certos é Veneza!
    Na sua opinião, qual seria outro destino?? Gostaria de saber também se os invernos são muito rigorosos, com neve, afugentando os turistas ou se dá para curtir as cidades!
    Obrigada

    Olá! Estou de passagem comprada para a Europa no mês de novembro. Passarei 12 dias ao total, sendo dez dias completos. A viagem se inicia em Roma e termina e Paris. Qual roteiro seria mais proveitoso na sua opinião? Grato.

      Olá, Felipe! Recomendamos um mínimo de 5 dias, idealmente 7, numa primeira visita a Paris. Você pode dividir a estada entre as duas cidades (voando entre elas) ou encaixar Veneza ou Florença entre as duas (voe de qualquer uma delas a Paris).

    Olá Bóia!
    Eu ia justamente fazer o trio Roma-Florença-Veneza em 7 dias (6-14/11), com 3 dias inteiros em Roma, 2 em Florença e 2 em Veneza, isso porque eu ainda tenho um voo pra Paris pra ficar só mais 2 dias, visto que meu voo de volta é por Paris. Nessas condições, acho que vou ter que sacrificar Florença ou Veneza. Eu sei que isso vai muito da pessoa, mas o que você me recomenda sacrificar, Veneza ou Florença?

      Olá, Açucena! Como o seu tempo é curto, em Roma fique 4 dias inteiros. Depois, com apenas 3 dias, sendo um com deslocamento, sobra pouco tempo para rodar pela Toscana. Por isso, talvez seja melhor ir para Veneza. Com 2 dias inteiros, dá pra passear bastante. E de lá, existe vôo direto para Paris.

    Olá,Luciano!!vou em dezembro para Milâo,quero ir para Roma de trem rápido,tenho uma duvida!!!!vc saberia me informar qual tamanho de mala daria para levar?sei que o espaço é pequeno,mala média daria? Obrigada cleai

      Olá, Cleia! O ideal é viajar com uma mala média, de até 65 cm de altura quando em pé. Maior que isso, você se arrependerá.

    ola o que voce me sugere em minha viagem onde saio do rio para roma e que ir parando ate chegar a munique no período de 20/09 a 04/10. gostaria muito daquelas cantinas bem artesanais também.

    Boa noite! Estamos indo para a Espanha / Itália em setembro e gostaria de saber se é necessário tomar alguma vacina? Valeu mesmo e obrigado pelas informações.

    Olá!!! Gostaria de uma ajudinha, por favor.
    Um amigo me informou que vários pontos turísticos em Roma estão em obra: Fontana de Trevi, Coliseu, Praça de Espanha…
    Fiquei um pouco frustada, uma vez que tô com viagem marcada para novembro.
    Vocês têm informações sobre essas obras e sabem me dizer se, mesmo em obras, vale à pena a viagem?

      Olá, Roberta! Em qualquer momento sempre haverá monumentos importantes em obras em qualquer, qualquer, qualquer lugar da Europa.

      Roberta, o Coliseu já teve sua restauração concluída. Inclusive, há algumas áreas liberadas para visitação que antes estavam fechadas. A Fontana di Trevi está desligada para restauração, mas você pode visitar e, inclusive, chegar mais perto das esculturas, por causa das passarelas instaladas para a restauração que podem ser usadas pelos turistas. E Roma não é a cidade eterna, é a cidade infinita. Existem centenas de outras atrações que valem muito a pena, pode apostar!

      Olá Roberta, também irei à Roma em novembro e parece que vamos estar num canteiro de obras. Que pena.

    Para complementar minha pergunta anterior: ate encontro aluguel de carro em agencias como Budget, mas nao sei se os precos fazem sentido – aluguel em torno de US$500 e taxas de US$2000! Eh isso mesmo?

    Obrigada.

      Olá, Juliana! É o que eu disse na resposta à mesma pergunta que você postou na Côte d’Azur. Não é um tipo de viagem que se faça. (E por favor, não repita perguntas em lugares diferentes).

    Boia et al.,

    Pretendo fazer Roma a Madrid de carro, mas estou com dificuldades de achar locadoras de carro que permitam pegar o carro em Roma e devolver em Madrid. A rota prevista eh Roma, Cinque Terre, Monaco, Nice, Avingnon, Lourdes, Madrid.

    Alguma dica de locadora ou site para ajudar na pesquisa?

    Obrigada!

    Juliana
    World, Surprise me: https://world-surpriseme.blogspot.com/

    Antes de mais nada, parabéns pelo novo visual. Tudo bem que o conteúdo de vocês fica bem até em papel de pão, mas nada como unir beleza exterior e interior :).

    Estou me antecipando um pouco, mas tive um incidente nas férias deste ano que me fizeram ficar em casa então estou com apetite para planejar as do ano que vem. Vou à Itália em julho/agosto do ano que vem (férias dos meninos, fazer o quê?) e planejo ficar entre 10 e 15 dias. Considerando que vou com 2 crianças, de 11 e 3 anos, então meu ritmo é mais lento, minha dúvida é: Roma-Florença-Veneza ou Roma-Florença-Costa Amalfitana/Capri?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito