Santo André (BA)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santo André (BA): onde ficar

As pousadas em Santo André se espalham entre a vila, à beira-rio, e a praia. A hospedagem aqui é excepcionalmente bem avaliada: há pouquíssimos destinos de praia com pontuação média tão alta no Booking.

Beira-rio

Pousada Corsário

Santo André onde ficar: Pousada Corsário

A Corsário está bem no centro social da beira-rio. Os melhores apartamentos ficam num casarão junto ao píer. Um segundo bloco de fica do outro lado da rua, com fundos para a mata. Há vários restaurantes no entorno -- além do próprio restaurante da pousada, que é top desde os tempos em que se chamava El Floridita. Tem nota 9,2 no Booking (outubro/2018).

Pousada Ponta de Santo André

No encontro do rio com o mar, num terreno enorme e ajardinado, a Ponta de Santo André tem acomodações rústicas (oito apartamentos na sede, três chalés e uma casa) e organiza vários workshops de yoga ao longo do ano. (É também um dos locais mais usados para casamentos na praia.)

Beira-mar

Campo Bahia Resort

Onde ficar Santo André: Campo Bahia

Pé na areia, mas convenientemente longe da região das barraquinhas, o Campo Bahia aproveita o pequeno resort 5 estrelas construído para hospedar a Seleção Alemã na Copa de 2014. É o único local de Santo André onde não cabe o adjetivo 'rústico'. Todos os ambientes do hotel -- piscina, bar, restaurante, academia, spa -- seguem a cartilha do luxo praiano. Os apartamentos, estilosíssimos (decorados um a um!), estão agrupados em villas com living compartilhado no térreo. Uma diversão extra é procurar os souvenirs da passagem de Podolski e seus colegas em 2014: fotos, autógrafos e recados estão espalhados por todo o hotel. Tem nota 9,2 no Booking (outubro/2018).

Pousada Victor Hugo

Santo André onde ficar: Pousada Victor Hugo

A primeira pousada propriamente dita à beira-mar é a clássica Victor Hugo, com charmosas espreguiçadeiras (e mesas com tampo de mármore!) espalhadas por toda sua frente de praia. Você toma o café da manhã vendo o mar, na varanda da arejadíssima sede. Desde 2018 a pousada tem novos administradores e voltou a ser muito bem avaliada: tem nota 9,7 no Booking (outubro/2018).

Banana da Terra

Santo André onde ficar: Pousada Banana da Terra

Atrás da Victor Hugo, a dois minutos da areia, a Banana da Terra, com três aconchegantes chalés, tem estrutura de pousada, mas para manter o ambiente supercaseiro se auto-intula um bed & breakfast. É como se hospedar na casa de uma amiga que você fez no Facebook (não por acaso, as reservas são realizadas por lá).

Costa Brasilis Resort

Santo André onde ficar: Costa Brasilis

Vizinho de muro com a Victor Hugo e o Banana da Terra está o Costa Brasilis, um resort com uma arquitetura bem diferente dos resorts convencionais. Os apartamentos ficam em predinhos com fachada colonial; há também chalés aconchegantes, com jeitão de pousada. Em 2017 o sistema do resort voltou a ser all-inclusive. Costuma oferecer ótima relação custo x benefício. Tem nota 8,7 no Booking (outubro/2018).

Pousada Vila Araticum Praia

Santo André onde ficar: Vila Araticum

Imediatamente depois do resort, a Vila Araticum tem sobrados com apartamentos super bem-montados. Há alguns anos o terreno em frente foi incorporado à pousada, que passou a se estender até a areia -- onde funciona seu bar de praia. O restaurante, que hoje ocupa uma casa entre os apartamentos e a praia, funciona o ano inteiro. Tem nota 8,7 no Booking (outubro/2018).

Village Mata Encantada

Um pouco mais adiante, a Mata Encantada tem casas térreas (de alvenaria) com cozinha completa e casas suspensas em palafitas, de madeira, com cozinha compacta -- tudo num terreno à beira-mar que preserva boa parte da mata nativa. Tem Mata Encantada (outubro/2018).

Santo Antônio e Guaiú

Udexerê EcoHouse

A grande novidade da região é a Udexerê EcoHouse, construída entre rio e mar perto do povoado de Santo Antônio, a 10 km de Santo André. A arquitetura e a ambientação misturam Tailândia, Báli e Bahia. O destaque fica para o deck da piscina debruçado no rio. Ainda não há um número mínimo de resenhas para determinar a nota no Booking, mas as primeiras resenhas são bastante positivas.

Pousada Canto da Reg

Santo André onde ficar: Canto da Reg

5 km adiante, na praia do Guaiú, a quinze minutos de caminhada da praia (e da barraca da Maria Nilza), a simpaticíssima Canto da Reg tem ambiente caseiro: os quartos ficam em chalés espalhados pelo quintal; alguns têm ar, outros ventilador.

16 comentários

PATRICIA
PATRICIAPermalinkResponder

Ricardo, estive em Santo André 2 vezes e fiquei na Victor Hugo. Na virada 2013/2014, você também estava lá e no carnaval 2014. Não consigo mais acessar a página da pousada, você tem o contato?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Quem responde é A Bóia. A pousada mudou de dono e pode ser que esteja reformulando o site. Tente pelo telefone: 73/9831-2096.

Edgard Bello
Edgard BelloPermalinkResponder

Assumi a Victor Hugo Pousada e Restaurante em abr/2018.
Pelos comentários que tenho ouvido, voltou a ser a pousada idealizada por Victor e Hugo ha mais de 20 anos.
Venha conferir !!!

NATALIA
NATALIAPermalinkResponder

Pretendo passar o feriado de 20 de novembro em Santo André, vou alugar um carro, mas não gostaria de ficar muito afastada da vila, para poder sair a pé para jantar a noite. O Costa Brasilis e a Pousada Victor Hugo, que me pareceram que têm estrutura de hospedagem melhor, ficam a que distância da vila?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Ficam a uns 10/15 minutos de caminhada do trecho mais movimentado da beira-rio. Não existe "vila", a ocupação começa na beira-rio e continua pela beira-mar.

cristina silva

querosaber se pode transitar na vila de carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Sem problema. (A 'vila' é praticamente uma rua beeem comprida, com três transversalzinhas ínfimas.)

Karina
KarinaPermalinkResponder

Boia, você recomenda Santo André e ficar no Costa Brasilis para uma viagem família no réveillon? Meu filho tem 2 anos. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! É uma ótima época para estar em Santo André.

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Oi, pessoal do Viaje na viagem, tudo bem? Escrevo, porque reservei um quarto para mim meu marido na udexere ecohouse e agora que vi que fica a 10 km de santo André. O deslocamento é fácil? Para chegar aos restaurantes à noite há transporte? Obrigada desde já! Um abraço e parabéns, o blog é sempre fonte de inspiração e aprendizagem para nossas viagens! Clarissa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarissa! Transporte na região é complicado. Você provavelmente vai precisar de táxi. Entre em contato com a pousada.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá! Entre as pousadas Vila Araticum e a Ponta de Santo André, qual avalia como melhor (estrutura e localização)?
Valeu pelas dicas sempre valiosas! Esse site é minha referência antes de qualquer viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! A Vila Araticum está na praia propriamente dita; a Ponta de Santo André está mais voltada para a foz do rio.

David
DavidPermalinkResponder

Olá pessoal!
Gostaria de saber se julho é uma boa época para ficar no Costa Brasilis. Estou em dúvida se o clima pode estar um pouco frio. O que recomenda? Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, David! Noites agradáveis, dias quentes.

Regina Celia do Espirito Santo

Ricardo, aqui é Regina da Pousada Canto da Reg, Guaiú.Feliz em saber que virá ao Festival de Lagosta e de aparecer em sua página como opção de hospedagem no Guaiú.Gostaria só de acrescentar que todas as nossas unidades agora ( suites, chalets e casa) têm ar condicionado e que a distância p/ praia são 600 metros uns 7 minutos de caminhada.
Apareça em outubro.Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar