Santo André (BA)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santo André da Bahia: onde ficar

A vila de Santo André, na Bahia, é o destino perfeito para quem procura hotéis e pousadas à beira-mar, numa praia sem muvuca, que permite o distanciamento social. Veja nossas dicas de onde ficar em Santo André da Bahia:

A Bóia recomenda: onde ficar em Santo André

Clique nos nomes para ver os detalhes de cada hotel ou pousada

Luxo e mordomia: Campo Bahia

Custo x benefício à beira-mar: Vila Araticum

Em família: Vila Angatu Eco Resort & Spa

Frente de praia mais charmosa: Victor Hugo

Perto dos restaurantes: Corsário, Gaivota, PraiAmar

Para se sentir em casa: Banana da Terra (Casa da Lea)

Yoga e bem-estar: Ponta de Santo André

Casa na árvore: Village Mata Encantada

Pousadas e hotéis à beira-mar

Santo André é um dos melhores lugares do litoral brasileiro para se hospedar pé na areia. Nessas pousadas e hotéis você estará a poucos passos de uma praia com aspecto ainda selvagem, baixa densidade demográfica na areia e mar sempre calmo.

Campo Bahia Resort

Campo Bahia Resort

Campo Bahia

O alojamento da Seleção Alemã durante a Copa do Mundo de 2014 se tornou um dos mais elegantes hotéis de praia do Brasil: o Campo Bahia Resort. A proposta é original. Em vez de bangalôs espalhados ou um predinho de apartamentos, o Campo Bahia tem villas: casas de dois andares contendo quatro suítes luxuosas, reservadas de maneira avulsa, e um amplo living compartilhável no térreo. Cada suíte tem decoração única.

A estrutura é 5 estrelas, com direito a academia, spa e concierge de atividades. O único ambiente que permanece tematizado com o futebol é o bar da piscina, decorado com fotos clássicas de todas as Copas. Mas uma diversão extra é procurar os souvenirs da passagem de Podolski e seus colegas em 2014: fotos, autógrafos e recados estão sutilmente espalhados por todo o hotel. Nota 9,5 no Booking (junho/2020)

Pousada Victor Hugo

Pousada Victor Hugo, Santo André

Victor Hugo

A Victor Hugo é um clássico de Santo André. Seu maior trunfo é ter preservado toda a frente do terreno como jardim e área para tomar sol. A sede fica no centro da propriedade, com uma varanda e um deck charmosíssimos. Os apartamentos -- confortáveis, mas sem grandes luxos -- ficam no jardim dos fundos. Nota 9,4 no Booking (junho/2020)

Pousada Vila Araticum

Pousada Vila Araticum, Santo André

Vila Araticum

Ocupando um terreno comprido, que vai da saída da vila até a beira-mar, a Vila Araticum é composta por sobrados circundados por vegetação viçosa. Seja no térreo ou no segundo andar, todos os apartamentos têm varanda. Uma nova ala de suítes "deluxe" e "vista mar" foi inaugurada em 2019, com um upgrade na decoração. É uma pousada completa, com bar de praia e restaurante funcionando separadamente. Nota 9 no Booking (junho/2020)

Vila Angatu Eco Resort & Spa

Vila Angatu EcoResort, Santo André

Vila Angatu

Comprado pelo mesmo grupo que administra o Campo Bahia, o antigo resort Costa Brasilis se tornou, em meados de 2019, o Vila Angatu EcoResort Spa.

É um resort de médio porte, com arquitetura bem peculiar: os apartamentos ficam em predinhos com fachada colonial; há também chalés aconchegantes, com jeitão de pousada.

Os apartamentos ganharam um belo banho de loja, e novas espreguiçadeiras deram um upgrade à área da piscina. As diárias atualmente incluem café da manhã e jantar. Nota 8,9 no Booking (junho/2020)

Village Mata Encantada

Já fora do que se entende como vila, com acesso direto pela estrada Balsa-Belmonte, o Village Mata Encantada oferece a experiência de hospedagem na mata atlântica à beira-mar. A maioria dos apartamentos fica em casas de alvenaria. Da até para alugar uma casa inteira, com dois quartos e cozinha (com café da manhã cobrado à parte, e possibilidade de contratação de diarista para cozinhar). Mas o charme do hotel são as duas "casas da árvore", de madeira, construídas sobre palafitas -- uma delas, com vista para o mar. Nota 9,6 no Booking (junho/2020)

Banana da Terra (Casa da Lea)

Pousada Banana da Terra (Casa da Lea) Santo André

Banana da Terra (Casa da Lea)

Atrás da pousada Victor Hugo, a dois minutos da areia, a Banana da Terra (Casa da Lea), tem três chalés super aconchegantes, rodeados por árvores frondosas. Para manter o ambiente supercaseiro, no entanto, a pousada se auto-intula um bed & breakfast. É como se hospedar na casa de uma amiga que você fez no Facebook (não por acaso, as reservas são realizadas por lá).

Voltar | Topo

Pousadas à beira-rio

Se você vai estar sem carro e quer aproveitar a cena gastronômica, a beira-rio é um ótimo lugar onde ficar em Santo André. Você fica perto da maioria dos restaurantes e caminha só de dia, para ir à praia (uma pernada de 10 a 15 minutos).

Pousada Corsário

Pousada Corsário, Santo André

Pousada Corsário

A Pousada Corsário está bem no centro social da beira-rio -- na verdade, faz parte do centro social, por causa do seu (ótimo) restaurante El Floridita. A frente de rio, com gramado, deck e píer, é uma gostosura. Os melhores apartamentos ficam num casarão junto ao píer. Um segundo bloco de fica do outro lado da rua, com fundos para a mata. Nota 9,6 no Booking (junho/2020)

Pousada Gaivota

Um dos melhores restaurantes da cidade, o Gaivota, também aluga suites com vista para o rio e o mar. Nota 9 no Booking (junho/2020)

Pousada Ponta de Santo André

A localização é adorável: a a Ponta de Santo André fica no encontro do rio com o mar, num terreno de 300 metros de frente e lindamente ajardinado. Dispõe de 8 apartamentos na sede, 3 chalés e uma casa, confortáveis mas sem maiores luxos. A pousada organiza vários workshops de yoga ao longo do ano -- e é também um dos locais mais usados para casamentos na praia.

Pousada PraiAmar

Perto da beira-rio e também da praia, a PraiAmar é toda trabalhada no capricho. São apenas dois chalés, com varanda, branquinhos com janelas azuis, que poderiam estar em Minas ou na Grécia -- você decide. Nota 10 no Booking (junho/2020)

Voltar | Topo

Pousadas em Santo Antônio e Guaiú

Udexerê EcoHouse

Construída entre rio e mar perto do povoado de Santo Antônio, a 10 km de Santo André, a Udexerê EcoHouse mistura na decoração Tailândia, Báli e Bahia. O destaque fica para o deck da piscina debruçado no rio. Nota 9,2 no Booking (junho/2020)

Pousada Canto da Reg

Pousada Canto da Reg

Canto da Reg

Na praia do Guaiú, a quinze minutos de caminhada da praia (e da barraca da Maria Nilza), a simpaticíssima Canto da Reg tem ambiente caseiro: os quartos ficam em chalés espalhados pelo quintal; alguns têm ar, outros ventilador.

Voltar | Topo

23 comentários

PATRICIA
PATRICIAPermalinkResponder

Ricardo, estive em Santo André 2 vezes e fiquei na Victor Hugo. Na virada 2013/2014, você também estava lá e no carnaval 2014. Não consigo mais acessar a página da pousada, você tem o contato?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Quem responde é A Bóia. A pousada mudou de dono e pode ser que esteja reformulando o site. Tente pelo telefone: 73/9831-2096.

Edgard Bello
Edgard BelloPermalinkResponder

Assumi a Victor Hugo Pousada e Restaurante em abr/2018.
Pelos comentários que tenho ouvido, voltou a ser a pousada idealizada por Victor e Hugo ha mais de 20 anos.
Venha conferir !!!

Edgard Bello
Edgard BelloPermalinkResponder

Contato atual da Victor Hugo :
(73) 9.9943-5430 (tem whatsapp)
(73) 3671-4123
reservas também em www.vh.tur.br

NATALIA
NATALIAPermalinkResponder

Pretendo passar o feriado de 20 de novembro em Santo André, vou alugar um carro, mas não gostaria de ficar muito afastada da vila, para poder sair a pé para jantar a noite. O Costa Brasilis e a Pousada Victor Hugo, que me pareceram que têm estrutura de hospedagem melhor, ficam a que distância da vila?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Ficam a uns 10/15 minutos de caminhada do trecho mais movimentado da beira-rio. Não existe "vila", a ocupação começa na beira-rio e continua pela beira-mar.

cristina silva

querosaber se pode transitar na vila de carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Sem problema. (A 'vila' é praticamente uma rua beeem comprida, com três transversalzinhas ínfimas.)

Karina
KarinaPermalinkResponder

Boia, você recomenda Santo André e ficar no Costa Brasilis para uma viagem família no réveillon? Meu filho tem 2 anos. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! É uma ótima época para estar em Santo André.

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Oi, pessoal do Viaje na viagem, tudo bem? Escrevo, porque reservei um quarto para mim meu marido na udexere ecohouse e agora que vi que fica a 10 km de santo André. O deslocamento é fácil? Para chegar aos restaurantes à noite há transporte? Obrigada desde já! Um abraço e parabéns, o blog é sempre fonte de inspiração e aprendizagem para nossas viagens! Clarissa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarissa! Transporte na região é complicado. Você provavelmente vai precisar de táxi. Entre em contato com a pousada.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá! Entre as pousadas Vila Araticum e a Ponta de Santo André, qual avalia como melhor (estrutura e localização)?
Valeu pelas dicas sempre valiosas! Esse site é minha referência antes de qualquer viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! A Vila Araticum está na praia propriamente dita; a Ponta de Santo André está mais voltada para a foz do rio.

David
DavidPermalinkResponder

Olá pessoal!
Gostaria de saber se julho é uma boa época para ficar no Costa Brasilis. Estou em dúvida se o clima pode estar um pouco frio. O que recomenda? Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, David! Noites agradáveis, dias quentes.

Regina Celia do Espirito Santo

Ricardo, aqui é Regina da Pousada Canto da Reg, Guaiú.Feliz em saber que virá ao Festival de Lagosta e de aparecer em sua página como opção de hospedagem no Guaiú.Gostaria só de acrescentar que todas as nossas unidades agora ( suites, chalets e casa) têm ar condicionado e que a distância p/ praia são 600 metros uns 7 minutos de caminhada.
Apareça em outubro.Abraços

Marcelo Souza
Marcelo SouzaPermalinkResponder

Ficamos na Pousada Victor Hugo em Santo André por 5 Diárias. Ao Chegarmos a pousada estava vazia, só chegaram alguns Hóspedes dias depois. O lugar e super bem bonito mas os quartos merecem mais cuidado. No nosso quarto (03) a ducha higiênica fica pingando. A tábua do vazo está quebrada. Isso tudo passaria despercebido se não fosse a falta de cordialidade e arrogância de algumas funcionárias. Principalmente as da Recepcao. Parecem que estamos pedindo um favor quando estamos pagando por Tudo. O atendimento do restaurante deixa a desejar pois confunde os pedidos. Os pratos são bons mas extremamente caros em relação ao beneficio. A arrumação deixa a desejar, chegamos a ficar sem papel higiênico pois não repuseram na arrumação. As toalhas não são trocadas, ficamos 5 diárias e trocaram duas vezes. Hoje ao sairmos para o último café da manhã estava chovendo muito e tivemos que ir na chuva. A recepcionista disse que tinham guarda chuva na varanda eu falei que na nossa não tinha e perguntei se deveria ter ou não. Ela nem respondeu. Ao voltarmos pro quarto ainda estava chovendo e a recepcionista nem pra oferecer o tal guarda chuva que ela disse que tinha. O café da manhã parece contado. Hoje a jarra de suco; que por sinal só tem de um sabor por dia, só deu pra meio copo pra cada um. Café da manhã simplíssimo.
O custo benefício não vale a pena. Foi uma decepção. Não recomendo a ninguém. Existem outras que tratam com mais boa vontade e cordialidade. Poucos funcionários são cordiais. Ao fechar a conta ainda tinha 3 garrafas de água que não era nossa e eles já sabiam. Tiraram o valor.

Edgard Bello
Edgard BelloPermalinkResponder

Olá Marcelo,
Parece que voce não teve uma boa experiencia na Victor Hugo. Isso nos deixa muito chateados, porque temos como princípio fornecer o melhor atendimento possível aos nossos hóspedes. Como podemos nos desculpar ?
Veja os depoimentos do Booking, Tripadvisor e outras operadoras, são raríssimos os descontentamentos. Sabemos que não podemos agradar a todos, mas pode ter certeza que nos esforçamos.
Peço que nos dê uma chance para perceber que tudo não passou de um período negativo na sua viagem, e que esses comentários negativos não passaram de uma sequencia de erros ocasionais.
Muito grato pelos seus comentários, o que nos permite corrigir nossos erros e manter um local ideal para o descanso dos nossos clientes.
Forte abraço da equipe Victor Hugo Pousada e Restaurante.

Gledis
GledisPermalinkResponder

Eu vou 2 vezes por ano para Santo André desde 2010, já fiquei em quase todos da matéria , mas o melhor custo , benefício e serviço impecável e o Vila Araticum . Super recomendo !!!!

REGINA MARIA CAMPOS

Ficamos na Pousada Corsário, muito boa!

Pousada PraiAmar

Olá Ricardo. Feliz por seu olhar à Praiamar.
Grata Sibila.

Sione
SionePermalinkResponder

Estive ontem, na Pousada Victor Hugo, pois havia lido aqui e fui ver no Instagram sobre o seu restaurante. Realmente, atendimento excelente pois os 3 funcionários que estavam no restaurante ontem dia 07 cordiais , educados , sorrisos no rosto. Agora, minha total decepção ao realizar o pagamento, perguntei com cordialidade se o senhor que estava no caixa se este teria terminado o atendimento das hóspedes recém chegadas. Ele nem entendeu o que eu tinha perguntado e respondeu estava terminando minha conta. Sorri e agradeci, pois eu estava feliz até então, quando ao pagar a conta com cartão de crédito, sou informada pela atendente que não poderia pagar sua gorjeta no crédito só em dinheiro. E eu só estava com cartão na bolsa. Sem dinheiro algum. Eu ainda perguntei se poderia pagar no cartão a gorjeta, pois fui tão bem atendida e este senhor creio que era o dono desta pousada respondeu se eu conhecia o que é sindicato? Pois onera a folha de pagamento em férias, décimo terceiro. Fiquei extremamente triste ouvir de forma rude tal colocação ainda mais que todos os funcionários foram tão cordiais e um dono tão austero no falar. Ainda bem que não estou hospedada nesta Pousada Victor Hugo, quero um turismo sustentável para todos inclusive para quem trabalha. Deveria este informar tal posição em seu site e ou Instagram e ser mais empático com todos.
Agradeci novamente a atendente e espero que todos sejam beneficiados em Turismo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar