Santo André (BA)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santo André da Bahia: onde ficar

Veja nesta página onde ficar na vila de Santo André:

A Bóia recomenda: onde ficar em Santo André

Clique nos nomes para ver os detalhes de cada hotel ou pousada

Luxo e mordomia: Campo Bahia

Custo x benefício à beira-mar: Vila Araticum

Férias all-inclusive: Vila Angatu

Frente de praia mais charmosa: Victor Hugo

Perto dos restaurantes: Corsário, Gaivota, PraiAmar

Para se sentir em casa: Banana da Terra (Casa da Lea)

Yoga e bem-estar: Ponta de Santo André

Casa na árvore: Village Mata Encantada

Pousadas e hotéis à beira-mar

Santo André é um dos melhores lugares do litoral brasileiro para se hospedar pé na areia. Nessas pousadas e hotéis você estará a poucos passos de uma praia com aspecto ainda selvagem, baixa densidade demográfica na areia e mar sempre calmo.

Campo Bahia Resort

Campo Bahia Resort

Campo Bahia

O alojamento da Seleção Alemã durante a Copa do Mundo de 2014 se tornou um dos mais elegantes hotéis de praia do Brasil: o Campo Bahia Resort. A proposta é original. Em vez de bangalôs espalhados ou um predinho de apartamentos, o Campo Bahia tem villas: casas de dois andares contendo quatro suítes luxuosas, reservadas de maneira avulsa, e um amplo living compartilhável no térreo. Cada suíte tem decoração única.

A estrutura é 5 estrelas, com direito a academia, spa e concierge de atividades. O único ambiente que permanece tematizado com o futebol é o bar da piscina, decorado com fotos clássicas de todas as Copas. Mas uma diversão extra é procurar os souvenirs da passagem de Podolski e seus colegas em 2014: fotos, autógrafos e recados estão sutilmente espalhados por todo o hotel. Nota 9,5 no Booking (novembro/2019)

Pousada Victor Hugo

Pousada Victor Hugo, Santo André

Victor Hugo

A Victor Hugo é um clássico de Santo André. Seu maior trunfo é ter preservado toda a frente do terreno como jardim e área para tomar sol. A sede fica no centro da propriedade, com uma varanda e um deck charmosíssimos. Os apartamentos -- confortáveis, mas sem grandes luxos -- ficam no jardim dos fundos. Nota 9,5 no Booking (novembro/2019)

Pousada Vila Araticum

Pousada Vila Araticum, Santo André

Vila Araticum

Ocupando um terreno comprido, que vai da saída da vila até a beira-mar, a Vila Araticum é composta por sobrados circundados por vegetação viçosa. Seja no térreo ou no segundo andar, todos os apartamentos têm varanda. Uma nova ala de suítes "deluxe" e "vista mar" foi inaugurada em 2019, com um upgrade na decoração. É uma pousada completa, com bar de praia e restaurante funcionando separadamente. Nota 8,5 no Booking (novembro/2019)

Vila Angatu EcoResort (all-inclusive)

Vila Angatu EcoResort, Santo André

Vila Angatu

Comprado pelo mesmo grupo que administra o Campo Bahia, o antigo resort Costa Brasilis se tornou, em meados de 2019, o Vila Angatu EcoResort Spa.

É um resort de médio porte, com arquitetura bem peculiar: os apartamentos ficam em predinhos com fachada colonial; há também chalés aconchegantes, com jeitão de pousada.

Mesmo com poucos meses sob nova admnistração, já dá para perceber um upgrade. O número de unidades disponíveis foi reduzido, para ajustar o padrão de atendimento. Os quartos, que já tinham bom nível de conforto, estão em processo de renovação. A piscina já está mais bonita, com espreguiçadeiras elegantes. O sistema all-inclusive foi mantido -- e, por enquanto, o custo x benefício, que sempre foi bom, continua atraente. Nota 8,5 no Booking (novembro/2019)

Village Mata Encantada

Já fora do que se entende como vila, com acesso direto pela estrada Balsa-Belmonte, o Village Mata Encantada oferece a experiência de hospedagem na mata atlântica à beira-mar. A maioria dos apartamentos fica em casas de alvenaria. Da até para alugar uma casa inteira, com dois quartos e cozinha (com café da manhã cobrado à parte, e possibilidade de contratação de diarista para cozinhar). Mas o charme do hotel são as duas "casas da árvore", de madeira, construídas sobre palafitas -- uma delas, com vista para o mar. Nota 9,5 no Booking (novembro/2019)

Banana da Terra (Casa da Lea)

Pousada Banana da Terra (Casa da Lea) Santo André

Banana da Terra (Casa da Lea)

Atrás da pousada Victor Hugo, a dois minutos da areia, a Banana da Terra (Casa da Lea), tem três chalés super aconchegantes, rodeados por árvores frondosas. Para manter o ambiente supercaseiro, no entanto, a pousada se auto-intula um bed & breakfast. É como se hospedar na casa de uma amiga que você fez no Facebook (não por acaso, as reservas são realizadas por lá).

Voltar | Topo

Pousadas à beira-rio

Se você vai estar sem carro e quer aproveitar a cena gastronômica, a beira-rio é um ótimo lugar onde ficar em Santo André. Você fica perto da maioria dos restaurantes e caminha só de dia, para ir à praia (uma pernada de 10 a 15 minutos).

Pousada Corsário

Pousada Corsário, Santo André

Pousada Corsário

A Pousada Corsário está bem no centro social da beira-rio -- na verdade, faz parte do centro social, por causa do seu (ótimo) restaurante El Floridita. A frente de rio, com gramado, deck e píer, é uma gostosura. Os melhores apartamentos ficam num casarão junto ao píer. Um segundo bloco de fica do outro lado da rua, com fundos para a mata. Nota 9,4 no Booking (novembro/2019)

Pousada Gaivota

Um dos melhores restaurantes da cidade, o Gaivota, também aluga suites com vista para o rio e o mar. Nota 8,8 no Booking (novembro/2019)

Pousada Ponta de Santo André

A localização é adorável: a a Ponta de Santo André fica no encontro do rio com o mar, num terreno de 300 metros de frente e lindamente ajardinado. Dispõe de 8 apartamentos na sede, 3 chalés e uma casa, confortáveis mas sem maiores luxos. A pousada organiza vários workshops de yoga ao longo do ano -- e é também um dos locais mais usados para casamentos na praia.

Pousada PraiAmar

Perto da beira-rio e também da praia, a PraiAmar é toda trabalhada no capricho. São apenas dois chalés, com varanda, branquinhos com janelas azuis, que poderiam estar em Minas ou na Grécia -- você decide.

Voltar | Topo

Pousadas em Santo Antônio e Guaiú

Udexerê EcoHouse

Construída entre rio e mar perto do povoado de Santo Antônio, a 10 km de Santo André, a Udexerê EcoHouse mistura na decoração Tailândia, Báli e Bahia. O destaque fica para o deck da piscina debruçado no rio. Nota 9,3 no Booking (novembro/2019)

Pousada Canto da Reg

Pousada Canto da Reg

Canto da Reg

Na praia do Guaiú, a quinze minutos de caminhada da praia (e da barraca da Maria Nilza), a simpaticíssima Canto da Reg tem ambiente caseiro: os quartos ficam em chalés espalhados pelo quintal; alguns têm ar, outros ventilador.

Voltar | Topo

16 comentários

PATRICIA
PATRICIAPermalinkResponder

Ricardo, estive em Santo André 2 vezes e fiquei na Victor Hugo. Na virada 2013/2014, você também estava lá e no carnaval 2014. Não consigo mais acessar a página da pousada, você tem o contato?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Quem responde é A Bóia. A pousada mudou de dono e pode ser que esteja reformulando o site. Tente pelo telefone: 73/9831-2096.

Edgard Bello
Edgard BelloPermalinkResponder

Assumi a Victor Hugo Pousada e Restaurante em abr/2018.
Pelos comentários que tenho ouvido, voltou a ser a pousada idealizada por Victor e Hugo ha mais de 20 anos.
Venha conferir !!!

NATALIA
NATALIAPermalinkResponder

Pretendo passar o feriado de 20 de novembro em Santo André, vou alugar um carro, mas não gostaria de ficar muito afastada da vila, para poder sair a pé para jantar a noite. O Costa Brasilis e a Pousada Victor Hugo, que me pareceram que têm estrutura de hospedagem melhor, ficam a que distância da vila?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Ficam a uns 10/15 minutos de caminhada do trecho mais movimentado da beira-rio. Não existe "vila", a ocupação começa na beira-rio e continua pela beira-mar.

cristina silva

querosaber se pode transitar na vila de carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Sem problema. (A 'vila' é praticamente uma rua beeem comprida, com três transversalzinhas ínfimas.)

Karina
KarinaPermalinkResponder

Boia, você recomenda Santo André e ficar no Costa Brasilis para uma viagem família no réveillon? Meu filho tem 2 anos. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! É uma ótima época para estar em Santo André.

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Oi, pessoal do Viaje na viagem, tudo bem? Escrevo, porque reservei um quarto para mim meu marido na udexere ecohouse e agora que vi que fica a 10 km de santo André. O deslocamento é fácil? Para chegar aos restaurantes à noite há transporte? Obrigada desde já! Um abraço e parabéns, o blog é sempre fonte de inspiração e aprendizagem para nossas viagens! Clarissa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarissa! Transporte na região é complicado. Você provavelmente vai precisar de táxi. Entre em contato com a pousada.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá! Entre as pousadas Vila Araticum e a Ponta de Santo André, qual avalia como melhor (estrutura e localização)?
Valeu pelas dicas sempre valiosas! Esse site é minha referência antes de qualquer viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! A Vila Araticum está na praia propriamente dita; a Ponta de Santo André está mais voltada para a foz do rio.

David
DavidPermalinkResponder

Olá pessoal!
Gostaria de saber se julho é uma boa época para ficar no Costa Brasilis. Estou em dúvida se o clima pode estar um pouco frio. O que recomenda? Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, David! Noites agradáveis, dias quentes.

Regina Celia do Espirito Santo

Ricardo, aqui é Regina da Pousada Canto da Reg, Guaiú.Feliz em saber que virá ao Festival de Lagosta e de aparecer em sua página como opção de hospedagem no Guaiú.Gostaria só de acrescentar que todas as nossas unidades agora ( suites, chalets e casa) têm ar condicionado e que a distância p/ praia são 600 metros uns 7 minutos de caminhada.
Apareça em outubro.Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar